quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Em Paulista, Projeto Sema nas Escolas é realizado na Gelda Amorim


Para fortalecer a educação ambiental dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Paulista, a Escola Municipal Dra. Gelda Amorim, em Paratibe, recebeu, nesta quarta-feira (23.08), o Projeto ‘SEMA nas Escolas’. A iniciativa é realizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente da cidade (SEMA) e levou palestras e exposições sobre tipos de solos, tartarugas marinhas e fauna e flora do município, aos alunos do 6° ano da instituição. 

“Trouxemos aqui uma exposição científica com esqueleto em tamanho real de tartarugas marinhas, além de uma exposição fotográfica com informações sobre esses animais. Ainda temos a exposição de ciência dos solos e minerais e sobre a arborização do município. Isso nos ajuda a sensibilizar os jovens para que sejam multiplicadores da preservação ambiental”, disse a analista ambiental da SEMA, Ana Laura Loureiro.

Segundo a gestora da escola, Edenilza Cabral, o trabalho desenvolvido pela SEMA é muito importante e traz uma abordagem diferenciada sobre a consciência de preservação do meio ambiente para formação dos estudantes. “Os alunos estão adquirindo conhecimentos de forma lúdica e prática. Relevante também é a exposição sobre as tartarugas marinhas, pois como é sabido, nosso município é berçário da espécie no Litoral Norte”, frisou a servidora.

Protagonismo Infanto-Juvenil 

“É muito legal aprender assim. A sociedade deve ficar atenta à preservação e nós podemos ser emissores dessa mensagem. Foi fantástico aprender sobre a gravidez das tartarugas marinhas. Aprendemos que, por exemplo, se estivermos na praia e pisarmos num ninho com ovos, imediatamente devemos avisar aos nosso país, tampar com areia e acionar a SEMA, para que eles vão até o local e façam o reconhecimento e monitoramento do ninho e dos filhotes”, disse a estudante Caylane Beatriz, de 11 anos, aluna do 6° ano.

Imprensa Paulista PE 

Coach em mercado imobiliário ensina novas técnicas para comemorar o Dia do Corretor de Imóveis


O Professor Tarcísio Silva, coach em técnicas e táticas de vendas para o mercado imobiliário, vai ser o palestrante da ACLF Empreendimentos na celebração do Dia do Corretor de Imóveis, comemorado no domingo, dia 27 de agosto. O encontro será realizado na segunda (28) e vai reunir mais de 100 convidados num café da manhã para os corretores que mais se destacaram na ACLF.

O evento será realizado em uma das salas do cinema do Paulista North Way Shopping, a partir das 9h. Com o tema “Criando, atendendo e multiplicando clientes” o encontro é para aprimorar conhecimento sobre o mercado imobiliário para todos os corretores que transformaram a ACLF Empreendimentos em uma das 100 maiores construtoras do Brasil, e uma das três maiores de Pernambuco, segundo o Ranking INTEC edição 2023.

Serviço : ACLF Empreendimentos comemora o Dia do Corretor de Imóveis com a palestra “Criando, atendendo e multiplicando clientes” do Professor Tarcísio.

Sala do cinema do Paulista North Way Shopping, dia 28/08 às 9h.  


Descontentamento da população de menor renda reflete barreiras de crédito e endividamento em Pernambuco


O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela CNC, apresentou variação de 1,8%, no Brasil, entre julho e agosto. A pesquisa recebeu um corte local feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco, Fecomércio-PE, que demonstrou um crescimento de 2%, acima do nacional. No estado, há indícios de melhora associados à avaliação do emprego, perspectiva profissional, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para duráveis.

Em relação ao emprego, 23% dos pernambucanos sentem-se mais seguros relativamente à situação vigente no ano passado; 37,7% daqueles com renda superior a 10 salários-mínimos acompanham essa afirmação; e 34,8% dos entrevistados com até 10 salários-mínimos sentem-se em condições semelhantes. A perspectiva profissional continua bem dividida entre aqueles que acreditam numa melhora profissional (37,6%), numa piora profissional (34,5%) e aqueles que não sabem opinar (28%). Nota-se que a população com renda mais elevada está mais satisfeita em relação ao emprego, haja vista 52,7% acreditarem ter boas perspectivas profissionais.

Entre a população geral, houve um sentimento de recuo em relação à renda. É importante destacar o registro dessa percepção entre a população de menor renda, estrato no qual 21,4% da população indicaram uma depreciação em sua situação financeira, em comparação ao ano passado.

O mesmo pode ser dito quanto ao acesso ao crédito. Para 44,1% da população com renda acima de 10 salários-mínimos, o acesso ao crédito ficou mais fácil quando cotejado a igual mês de 2022. Enquanto isso, para 29,5% da população de renda mais baixa há uma percepção de que o acesso ao crédito ficou mais difícil. Essa disparidade evidencia uma diferenciação entre pessoas com distintas faixas de rendimento. Tanto é assim que, em relação ao nível de consumo, a pesquisa revelou que 45,9% das famílias com renda até 10 salários-mínimos estão comprando menos quando comparado ao ano passado, enquanto 42,3% da população que recebe acima de 10 salários-mínimos indicaram que estão comprando mais que no ano passado.

Em Pernambuco, 36,4% das famílias com renda até 10 salários-mínimos indicaram um consumo menor que no ano passado, enquanto 49,5% das famílias com renda superior a 10 salários-mínimos têm a expectativa de que o consumo se mantenha igual neste ano. A perspectiva de consumo revela não apenas os impactos da desigualdade de renda no Estado, mas também antecipa um cenário desafiador para as empresas do setor de comércio e serviços.

Para 51,1% dos pesquisados, este é um mau momento para compra de bens duráveis (televisão, geladeira, fogão etc.). Na faixa de renda mais baixa, é levemente maior essa insatisfação, com 52,6% corroborando a afirmação anterior. Enquanto isso, na faixa de renda mais elevada, 50,5% avaliam que a circunstância é favorável para a aquisição de duráveis. A insatisfação da parcela menos favorecida da população com a aquisição de bens duráveis está diretamente relacionada às dificuldades de obter crédito, devido às taxas de juros elevadas e à situação em que uma parte considerável de sua renda é destinada ao pagamento de dívidas.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela CNC em agosto de 2023, apresenta a avaliação dos consumidores em relação a aspectos relevantes para as condições de vida, como emprego e renda, perspectiva profissional e acesso ao crédito. Trata-se de uma importante ferramenta para avaliar a conjuntura econômica e identificar tendências de consumo, auxiliando empresas e governos a planejar suas estratégias de negócios e políticas públicas.

A análise é feita considerando a ótica de otimismo ou pessimismo do consumidor em relação a esses aspectos, indexada a um índice que, abaixo de 100 pontos, indica pessimismo do consumidor em relação à intenção de consumo. Valores acima de 100 pontos indicam otimismo em relação à intenção de consumo. Além de sistematizar os resultados para o Brasil e as Unidades da Federação, a pesquisa distingue resultados para dois grupos de renda: famílias com renda até 10 salários-mínimos e famílias com renda acima de 10 salários-mínimos. 

Compesa investe em tecnologia para monitorar abastecimento


A Compesa vai investir R$ 25 milhões no monitoramento da distribuição de água em Pernambuco. Trata-se do projeto que prevê a instalação de 3,5 mil dataloggers, que são dispositivos eletrônicos que monitoram em tempo real o abastecimento. A iniciativa foca em melhorar a confiabilidade do calendário de abastecimento das áreas. O projeto contempla municípios da Região Metropolitana do Recife e interior do estado, com investimentos pelos próximos cinco anos. Será o maior aporte já feito pela Companhia para monitorar o fornecimento de água para os pernambucanos.

A instalação dos equipamentos já começou. Somente no Grande Recife foram implantados 800 dataloggers na rede de distribuição de água. No interior, a instalação segue nos municípios de Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Gravatá, Carpina, São Bento do Una e Ouricuri. A implantação é objeto de dois contratos da Compesa no formato desempenho, modalidade cuja empresa contratada recebe pela entrega dos dados.

Na Região Metropolitana, foram contempladas 800 áreas de abastecimento em todos os municípios da região. Mais de 80% dos 1 mil equipamentos previstos já foram instalados. A implantação começou em fevereiro do ano passado e tem previsão de conclusão no fim deste ano. No interior, a instalação dos dataloggers começou pelo município de Caruaru, em fevereiro, e até agora foram instalados 250 aparelhos de monitoramento em sete municípios da região. No total, serão 2,5 mil pontos de monitoramento instalados no interior até dezembro de 2024.

Os dataloggers são dispositivos capazes de informar, remotamente, situações de baixa pressão nas redes, tempo de abastecimento e subsidiar a localização de vazamentos ocultos. O gerente de Automação da Compesa, Antônio Lucena, destaca a importância desse monitoramento para a tomada de decisão. “A instalação dos equipamentos em pontos estratégicos das redes permite o acompanhamento do trajeto da água, desde a produção até a chegada nas torneiras. Além do controle em tempo real, a tecnologia permite a integração dos dispositivos com os demais sistemas operacionais da Compesa. Dessa forma, conseguimos antecipar situações que podem comprometer o abastecimento de uma determinada área, antes que cheguem ao cliente”, pontua.

De acordo com o gerente, a ideia do projeto é que pelo menos um datalogger seja instalado por área de abastecimento, fornecendo subsídios para diagnósticos e elaboração de projetos para melhorar o abastecimento, garantindo que a água chegue sempre de forma adequada à população. “São dois grandes contratos que estão ajudando a ampliar de forma significativa a cobertura da Companhia, pois os setores responsáveis já estão utilizando esses dados de forma objetiva, resolvendo situações de forma mais eficiente e efetiva”, afirma Lucena.

Confiança no abastecimento

Um dos benefícios para a população com a implantação dos dataloggers é o monitoramento em tempo real das redes é o cumprimento do calendário de abastecimento das áreas. Para se ter uma ideia, na zona norte do Recife foram instalados 70 dataloggers em localidades como o Córrego do Jenipapo, Alto Santa Isabel, Nova Descoberta e Alto José Bonifácio, e o benefício para essas áreas está sendo percebido pelos moradores.

Uma recifense que já conta com a água em casa no dia certo do abastecimento é Elinete Marques, moradora da Rua Teolândia, em Nova Descoberta. “Não dá pra reclamar da água agora. Ela está vindo boa e forte, a cada dois dias, desde que fizeram as mudanças aqui na área. Antes a gente nem considerava que tinha água, de tanto problema que tinha, mas agora está uma beleza”, comemorou Elinete, que mora há 30 anos no local e convivia com situações de descumprimento do calendário antes da implantação dos dispositivos na comunidade.

As informações geradas pelos dataloggers implantados nas redes de distribuição de água são utilizadas por toda a operação da Compesa, especialmente as unidades de controle das gerências e o Centro de Operação Integrado (COI), que funciona 24 horas por dia, na sede da Companhia. São 18 controladores dedicados ao monitoramento do caminho da água até a chegada nas torneiras. Os indicadores apresentados pelos dataloggers são consolidados no Portal Cooperação, um ecossistema inovador de soluções para a operação da Companhia baseado na indústria 4.0, que permite a integração dos dispositivos com os demais sistemas operacionais da Compesa.

Imprensa Compesa

Em Olinda, Feira do Bem promove o empreendedorismo inclusivo


Neste sábado (26), a Prefeitura de Olinda promove a primeira edição da Feira do Bem, um encontro voltado ao empreendedorismo inclusivo, interação e solidariedade. A ação será realizada na tradicional Praça do Carmo, das 15h às 20h, com a participação de mães de crianças atípicas. A ideia é impulsionar a geração de renda e promover atividades locais. Para formar o time especial, 31 expositoras vão compor as mesas, que incluem gastronomia, artesanato, moda, acessórios, perfumaria, serviços, utensílios e muitos outros segmentos. O movimento também vai reunir música e atividades culturais, com atrações para todas as idades.

A Feira do Bem é mais uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com a proposta de incrementar o protagonismo feminino, desta vez, com enfoque nas mães de crianças autistas e outras neurodiversidades. O espaço lúdico para a garotada vai contar com parque infantil, brinquedos infláveis e um time de arteeducadores, com distribuição de guloseimas. Para animar a festa, marcam presença o músico Washington Paes; o Maestro Eder e, ainda, a expressão artística do Maracatu Batuques do Monte. Também haverá espaço para o cuidado com a saúde, com o público tendo acesso aos serviços do Odontomóvel e a atualização da caderneta de vacinação.

Enquanto estiverem expondo os seus trabalhos, as mulheres poderão contar com um espaço de convivência infantil, montado na sede do órgão, instalado na Avenida Liberdade. A ideia é entreter os pequenos e sanar qualquer preocupação com a segurança e integridade das crianças. O local vai ofertar alimentação, recreação, uma equipe técnica de psicomotricidade e também ações de saúde bucal, com o escovódromo. O trabalho do projeto Bolinha de Pelo, já premiado na cidade, também será ofertado. A estratégia, com a atividade de cães treinados, realiza intervenções assistidas e proporciona experiências construtivas.

Imprensa Olinda

Pernambuco prorroga prazo de inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, prorrogou o prazo das inscrições para os 12 editais da Lei Paulo Gustavo, possibilitando que os agentes culturais tenham mais tempo para elaborar e submeter seus projetos ao Mapa Cultural de Pernambuco. Os editais que se encerrariam no dia 5 de setembro passarão para o dia 11, os editais do dia 6 de setembro foram prorrogados para o dia 12, e os que terminariam no dia 8 de setembro agora têm até o dia 13.

“O Governo de Pernambuco entendeu as razões do apelo dos agentes culturais. Ao prorrogar o prazo das inscrições, a Secretaria de Cultura está ampliando as possibilidades para que mais pessoas, de todos os segmentos artísticos e de todas as regiões do Estado, tenham acesso às informações sobre os editais e possam inscrever suas propostas no Mapa Cultural de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Atendendo à solicitação da chefe do Executivo estadual, a Secretaria de Cultura também vai reforçar a visita aos municípios, fazendo busca ativa de agentes culturais, capacitando-os para fazer a inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco (www.cultura.pe.gov.br). Ao mesmo tempo, a Secult-PE dá prosseguimento ao 1º Edital de Credenciamento de Pareceristas, que irá selecionar técnicos para a análise do mérito dos Editais da LPG.

Em Pernambuco, os valores da Lei Paulo Gustavo correspondem a R$ 184 milhões, dos quais R$ 100 milhões serão executados diretamente pelo Governo do Estado através dos 12 editais.

“O setor cultural estava esperando muito os editais da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco. É o maior investimento em Cultura na história do Brasil. A Secretaria de Cultura tem o desafio de executar os R$ 100 milhões diante de um cronograma muito apertado, devendo efetuar todos os pagamentos até o fim do ano fiscal em dezembro”, disse a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A elaboração dos editais foi realizada após mais de vinte escutas com a participação de mais de 1.500 representantes da sociedade civil, com participação do Conselho Estadual de Política Cultural – (CEPC-PE), Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e o Conselho Consultivo do Audiovisual. Também foi realizado um trabalho de escuta e capacitação com os gestores municipais para a inscrição dos Planos de Ação no site TransfereGov, o que levou Pernambuco ser o 1º Estado do Nordeste a atingir a adesão de 100% dos municípios à Lei Paulo Gustavo, resultando no aporte de R$ 84 milhões de investimento a mais para o setor cultural.

A consolidação das demandas do setor cultural serviram de base para elaboração dos editais, na elaboração de cotas e de indutores sociais.

Imprensa PE

Centro geriátrico promove campanha "Adote uma idosa" no Recife

Para alegrar a vida de várias idosas atendidas pelo Centro Geriátrico Padre Venâncio (CGPV), instituição sem fins lucrativos administrada pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, foi criado um projeto intitulado "Adote uma idosa". O objetivo da ação é mobilizar pessoas para fazerem visitas, proporcionarem momentos especiais ou levarem presentes em datas comemorativas. O centro geriátrico é o mais antigo do Estados, com 95 anos, celebrados em junho desde ano.

Além da doação de presentes e itens básicos para os cuidados da idosa, as pessoas podem doar um pouco do seu tempo, um abraço, um sorriso ou alguns minutos de conversa. Atualmente, são 36 idosas atendidas, muitas delas sem vínculos familiares, por isso, a campanha é uma forma de aliviar um pouco a solidão causada por essa falta.

Através de um catálogo disponibilizado pela instituição, é possível saber o nome das idosas, idade, fotos, um pouco da história de cada uma e já fazer um cadastro para se colocar como adotante. Não há limites para o número de adoção de idosas. "A Santa Casa de Misericórdia, que cuida do Centro Padre Venâncio, quer abrir os olhos das pessoas para enxergarem a terceira idade de forma diferente. É evidente que nossa cultura muitas vezes evita encarar essa fase da vida de frente, e é justamente aí que entra a importância de aprendermos e sensibilizarmos para um olhar mais compassivo, mais atento aos anseios, necessidades e sonhos dos idosos. Nossa meta é plantar a semente da conscientização, nutrindo o respeito e a valorização da terceira idade", afirma a gestora da Santa Casa de Misericórdia, Marceline Cavalcanti.

O centro - O CGPV, administrado pela Santa Casa de Misericórdia desde 2011, acolhe apenas mulheres e completou 95 anos em junho deste ano. A unidade acolhe idosas em situação de vulnerabilidade social, com ou sem vínculos familiares, proporcionando moradia, alimentação, atendimento às necessidades básicas prioritárias e acompanhamento de equipe multiprofissional. Entre os serviços prestados estão: fisioterapia, fonoaudiologia, lavanderia, apoio religioso, atividades de lazer e nutrição. A unidade fica localizada na Avenida Afonso Olindense, nº 1764, bairro da Várzea.

Serviço:

Adoção de idosas do Lar Padre Venâncio

Endereço: Avenida Afonso Olindense, nº 1764, bairro da Várzea

Informações: (81) 3271.0352

Em declaração conjunta, líderes do BRICS anunciam a entrada de seis novos países


Em uma declaração conjunta na manhã desta quinta-feira, 24/8, os líderes do BRICS – o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (de forma virtual) – anunciaram a entrada de seis novos países ao grupo.
 
A partir de janeiro de 2024, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos passarão a fazer parte do bloco de nações emergentes. É a primeira expansão desde 2011, quando ocorreu a entrada da África do Sul. Com isso, o BRICS terá cerca de 46% da população mundial e quase 36% do PIB global em paridade de compra. A adesão foi oficializada na Declaração de Joanesburgo, documento acordado entre todos os atuais integrantes do BRICS.
 
“Neste mundo em transição, o BRICS nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. A relevância do BRICS é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Entre os vários resultados da cúpula de hoje, ressalto a ampliação do BRICS, com a inclusão de novos membros”, disse o presidente Lula em seu discurso.
 
MOEDA DE REFERÊNCIA - Os atuais países-membro também anunciaram a definição de critérios para a futura entrada de novas nações no bloco. Foi anunciado que os bancos centrais e ministérios da Fazenda e Economia de cada país ficarão responsáveis por realizar estudos em busca da adoção de uma moeda de referência do BRICS para o comércio internacional. “Essa medida poderá aumentar nossas opções de pagamento e reduzir nossas vulnerabilidades”, afirmou o presidente Lula. Outro acordo foi para que o grupo siga em busca de uma reforma da governança global, especialmente em relação ao Conselho de Segurança da ONU.
 
“Seguiremos defendendo temas com impacto direto na qualidade de vida de nossas populações, como o combate à fome, à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável. Que o BRICS continue sendo força motriz de uma ordem mundial mais justa e ator indispensável na promoção da paz, do multilateralismo e na defesa do direito internacional”, ressaltou o presidente brasileiro.

A 15ª Cúpula de chefes de Estado do BRICS se encerra nesta quinta-feira, após duas sessões ampliadas com participação dos países-membro e mais nações convidadas. Após o fim da conferência, o presidente Lula viaja para Angola, onde fará uma visita de Estado, e depois para São Tomé e Príncipe, para participar da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Governo Raquel Lyra anuncia como bondade redução de IPVA já prevista em lei da gestão anterior, avalia Sileno


A redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) anunciada pelo Governo Raquel Lyra “não é novidade ou bondade nenhuma”, segundo o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes. Isso porque a Lei 16.488, de 3 de dezembro de 2018, aprovada ainda no Governo Paulo Câmara, já previa que, a partir de 1º de janeiro de 2024, a alíquota seria rebaixada a 2,5%, patamar similar aos 2,4% definidos em projeto de lei enviado pela atual gestão, nesta semana, para tramitação em regime de urgência na Alepe. A avaliação do parlamentar foi feita em entrevista ao Blog de Jamildo.

“A grande cereja do bolo seria a redução da alíquota do IPVA, mas essa ‘novidade’ já é prevista em lei, já iria acontecer a partir de janeiro de 2024”, afirmou Sileno, acrescentando que o que de fato é novo no pacote fiscal do governo é o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que terá efeito negativo para todos os cidadãos, sobretudo os mais pobres.

Em Pernambuco, o ICMS, que atualmente é de 18%, passaria para 17% após 31 de dezembro de 2023. Entretanto, se o projeto de lei for aprovado nos termos em que foi proposto pelo Poder Executivo, essa alíquota passará para 20,5%. “Com essa iniciativa, o Governo Raquel Lyra universaliza o [imposto] que pega todo mundo, o ICMS, e, na prática, vai reduzir em apenas 0,1% o que beneficia apenas quem tem carro ou moto, o IPVA. A bondade assim não é uma bondade”, complementou Sileno.


Prefeitura do Paulista e BNB vão realizar parceria para aplicação de R$ 400 milhões no turismo da região


Com o objetivo de fortalecer o turismo do município de Paulista e da região do Litoral Norte, representantes da gestão municipal de Paulista receberam, nesta quinta-feira (24.08) representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Durante o encontro, foi discutida a criação de uma parceria que permita a aplicação de R$ 400 milhões para o incremento do turismo da região, através do Programa de Desenvolvimento de Territórios (Prodeter). A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, no centro da cidade. 

Na ocasião, o coordenador do Prodeter, Rosmero Farias, informou como será o processo que visa incorporar as inovações tecnológicas existentes no Brasil e no mundo, tendo o município de Paulista como âncora. “Queremos e necessitamos promover o financiamento para esses pontos destacados. Como banco comercial, também podemos oferecer as taxas mais competitivas e diferenciadas do mercado, com linhas de crédito subsidiadas que por exemplo as outras entidades não podem garantir”, afirmou o representante do BNB.

Ainda segundo Farias, de impactos esperados na parceria, a entidade e o município terão o desenvolvimento territorial organizado, que é pouco utilizado pelas Prefeituras do Litoral Norte, o financiamento integrado e orientado com a real cobertura para cada necessidade dos empreendedores, o aumento da competitividade e da qualidade de serviços oferecidos pelo setor, a ampliação dos investimentos na região e a criação de emprego e de renda.

Da mesma forma, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, destacou a relevância que tem o apoio do BNB na iniciativa. 

“O trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria, é fundamental para que o município continue sua expansão econômica e industrial-comercial. Temos o direcionamento diário para que se criem postos de trabalho e para isso nos associamos em parcerias com instituições que tenham expertise financeira e que ofereçam as melhores condições aos empreendedores. Ficamos agradecidos pelo crédito que o BNB dá à gestão municipal de Paulista e pela demonstração de confiança na administração do Prefeito Yves Ribeiro”, concluiu o secretário.  

Prefeitura de Belo Jardim e Rotary Club oferecem aulas de violino para jovens


A Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com o Rotary Club, está promovendo inscrições para aulas de violino destinadas a jovens de 10 a 17 anos. As vagas são limitadas, e as inscrições ocorrerão nos dias 24 e 25 de agosto. Os pontos de inscrição incluem o CREAS na Rua Antônio Franklin Cordeiro, n° 32, no bairro Ayrton Maciel, além dos CRAS Santo Antônio e da Cohab 1.

O horário de atendimento será das 8h às 16h. No total, serão disponibilizadas 14 vagas, com a possibilidade de formar uma lista de reserva para aqueles que não conseguirem uma vaga imediatamente.

Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar documentação dos responsáveis, incluindo RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS, juntamente com os documentos da criança ou adolescente interessado.

As aulas de violino ocorrerão todas as quartas-feiras, das 16h às 17h, no Rotary Club, localizado na Rua Centenário do Rotary, s/nº, bairro Ayrton Maciel. Essa é uma oportunidade única para os jovens mergulharem na beleza da música, aprenderem a tocar um instrumento clássico e sofisticado.

No Dia da Primeira Infância, Caruaru lança projeto “Primeiros passos na inclusão digital”


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc) e da Gerência de Educação Infantil, dentro das comemorações do “Mês da Primeira Infância”, aproveitou o dia alusivo a data (24), para lançar o projeto “Primeiros passos na inclusão digital”, que tem como objetivo promover a inclusão digital dos estudantes da Educação Infantil da rede municipal de Caruaru, introduzindo o uso do computador na vida das crianças de forma lúdica, atrativa e criativa através de um software educativo.

O evento foi apresentado por estudantes protagonistas das Escolas de Tempo Integral (ETIs) e contou com a presença de gestores, coordenadores, professores, além da secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio; do secretário executivo de Desenvolvimento de Aprendizagem, Lúcio Farias; e da professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Patrícia Smith.

“Para que a gente possa fazer um projeto com propriedade, bem fundamentado, a gente vai começar ensinando as nossas crianças como utilizar com responsabilidade as tecnologias. Isso também será repassado para os pais, pois muitas vezes eles se utilizam das telas para distrair as crianças, mas propomos fazer isso de forma mais pedagógica e que gere um aprendizado. Sem esquecer, claro, do desemparedamento e dos parques naturalizados que também inserimos na educação de nossas crianças”, explicou a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.

O projeto “Primeiros passos na inclusão digital” está fundamentado na Aprendizagem Criativa como abordagem pedagógica, onde o professor irá elaborar atividades que oferecem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, perpassando pela espiral da aprendizagem criativa, onde imaginar, criar, pensar brincando, compartilhar e refletir estejam presentes no processo educacional e integrados ao currículo da rede. 

“Através de um processo educacional lúdico, criativo, dinâmico e inclusivo, espera-se que os estudantes do Pré I e Pré II da Educação Infantil possam desenvolver diversas habilidades digitais, cognitivas e relacionais, além de assumirem o protagonismo na realização de atividades e no desenvolvimento da sua aprendizagem”, disse a gerente da Primeira Infância, em Caruaru, Iracleide Araújo.

Durante o evento aconteceu a palestra “Os desafios da inclusão tecnológica de crianças pequenas: para onde vamos?”, com a professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Patrícia Smith. Também foi exibido um vídeo mostrando o projeto “Primeiros passos na inclusão digital”, que apresentou, na prática, a utilização do software por duas escolas-modelo, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Severino José de Oliveira, no bairro Vassoural, e a Escola intermediária Maria do Socorro de Freitas, no Sítio Xicuru.

Para a professora que participou da formação, Simone Leite, a inclusão da tecnologia em sala de aula enriqueceu o seu trabalho. “Eu faço o trabalho com eles em sala de aula e depois trago eles dentro do conteúdo para o jogo no computador. As crianças estão amando e facilitando, assim, o aprendizado deles”, comentou.

“Estou ansiosa para começar a utilizar isso com meus alunos. Vai facilitar o conhecimento de forma responsável com a tecnologia e todo o processo de aprendizagem deles”, disse a professora Gilda Mergulhão.

No mês de setembro, os professores da Educação Infantil passarão por uma formação sobre os aplicativos que serão utilizados e, em novembro, o projeto chegará nas escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino.

Waldemar participa da aprovação da MP que reajusta salário mínimo e amplia faixa de isenção do IR


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1172/23, com a votação a favor do deputado pernambucano, Waldemar Oliveira (Avante), que reajusta o salário mínimo e cria uma política de valorização dele por meio de aumentos reais vinculados ao Produto Interno Bruto (PIB). O texto aprovado também amplia a faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda. A MP será enviada ao Senado.

“Votei com total consciência pela aprovação desta Medida Provisória do nosso presidente Lula que teve a coragem de aumentar o salário mínimo ainda mais do que estava previsto e ainda, mexer com um problema que os gestores anteriores não tiveram menção de fazer, foi a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda. A população que mais precisa vai se beneficiar sobremaneira com essa medida.” Relata Waldemar.

O novo valor, de R$ 1.320, está vigente desde 1º de maio deste ano (em janeiro era de R$ 1.302). A política de valorização segue os mesmos parâmetros daquela que vigorou até 2015: reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação positiva do PIB de dois anos antes.

Imposto de Renda

Outro tema incorporado à MP 1172/23 é o reajuste da faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que consta da MP 1171/23. Assim, os rendimentos isentos aumentam de R$ 1.903,98 para R$ 2.112,00 a partir de 1º de maio de 2023.

Segundo a proposta, a isenção pode chegar ao valor bruto de até R$ 2.640,00 mensais se o desconto simplificado ao mês, criado pela MP, for maior que as deduções mensais permitidas.

Com essa sistemática, quem ganha até R$ 2.640,00 (dois salários mínimos atuais) poderá contar com R$ 528,00 a título de desconto mensal para não pagar Imposto de Renda.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Procon-PE fiscaliza venda de atum, após proibição da Anvisa


O intuito é garantir o cumprimento das normas estabelecidas que proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível, com caldo vegetal, fabricado pela Cellier

O Procon-PE está nas ruas do Recife e Região Metropolitana (RMR), até a próxima sexta-feira (25), conduzindo fiscalizações rigorosas com o intuito de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, por sua vez, proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível, com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025.

O pedido da Anvisa veio, devido a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas/SP, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina. Ontem, terça-feira (24), foram visitados oito supermercados localizados na Zona Norte e na Zona Sul, de Recife, mas em nenhum foi encontrado o atum da marca Cellier.  

O órgão está atento a todas as informações relativas a esse produto e está conduzindo inspeções para verificar se o fabricante está aderindo à resolução da Anvisa. Caso seja identificada alguma irregularidade que coloque em risco a saúde dos consumidores, serão tomadas as medidas cabíveis para proteger o bem-estar de todos.

Pedimos aos consumidores que tenham adquirido o produto mencionado que estejam atentos às atualizações fornecidas pelo Procon-PE e Anvisa. Caso o consumidor tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma denúncia, é só entrar em contato com o órgão nos seguintes canais: 0800 282 1512, e-mail: denuncia@procon.pe.gov.br, ou whatsapp: 3181-7000. Lembramos que as denúncias, também, podem ser feitas de forma anônima.

Imprensa Procon PE

Certificado Digital pode facilitar rotina da Pessoa Física


Que o certificado digital pode facilitar a rotina da pessoa jurídica muitos já sabem, o que poucos têm ciência é de que a solução também pode atender as necessidades da pessoa física. É o que explica Janaína Araújo, supervisora da Certificação Digital da CDL Caruaru. Ela lembra que a assinatura eletrônica identifica pessoas físicas ou jurídicas no ambiente online.  

A solução é capaz de assegurar a autenticidade de documentos, por meio da criptografia, e validar juridicamente as transações digitais, como esclarece a supervisora. “Sempre que for necessário confirmar a identidade ou assinar digitalmente um documento ou contrato com validade jurídica, o certificado digital pode ser usado. Frisando que não há a necessidade de validação pessoal ou reconhecimento de firma, servindo, nesse caso, para processos via internet”.

O certificado digital acompanha e valida etapas processuais, o envio e o acompanhamento da declaração de Imposto de Renda, conforme acrescenta Janaína Araújo. “Com ele, também é possível realizar transações comerciais, emitir notas fiscais, além de fazer solicitações a órgãos oficiais, como a Receita Federal”.

Entre os tipos de certificados digitais para pessoa física estão o tipo A1, emitido e armazenado diretamente no computador, e o tipo A3, emitido e armazenado em uma mídia criptográfica. Mais informações sobre o produto podem ser obtidas pelo número de telefone 81 3101-2904.

*CDL Caruaru* – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2904.

Na SP-Arte Rotas Brasileiras 2023, a Galeria Marco Zero apresenta Arte Armorial e artistas contemporâneos do Sertão brasileiro


Para SP-Arte Rotas Brasileiras 2023, a Galeria Marco Zero apresenta um projeto que reúne artistas cujo repertório visual e técnico é aprendido em diálogo com as técnicas profissionais do artesanato, as narrativas populares e com forte relação com a natureza. As obras estarão em exibição na ARCA, entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro de 2023. 
 
Com curadoria de Cristiano Raimondi, a seleção apresenta artistas do Movimento Armorial cuja produção se inscreve nas artes visuais, tal como Ariano Suassuna, Miguel dos Santos e Gilvan Samico. Esses artistas se voltam às fantasias e estandartes das festas populares do Nordeste, às xilogravuras que tradicionalmente ilustram os folhetos de cordel e ao folclore regional para depurar um repertório visual e narrativo. Nesta seleção, ganha destaque a apresentação de dois álbuns completos de duas fases das “Iluminogravuras” de Suassuna.
 
Soma-se ao grupo, obras de artistas que conviveram com o movimento, mas cuja a produção não era associada ao projeto Armorial. As peças em cerâmica e pinturas de Francisco Brennand que reportam a figuras oníricas e naturais que fazem parte de uma mesma mitologia arcaica da criação do mundo. E também a emblemática série de pinturas de Montez Magno intitulada “Fachadas do Nordeste”. 
 
Além desses, são apresentados três artistas cuja produção está em plena atividade. Bozó Bacamarte que pinta de forma bem-humorada e com espírito crítico os motivos da paisagem e folclores regionais friccionados aos personagens da vida urbana de Recife, com signos boêmios e carnavalescos. As esculturas de Marlene Almeida com formas esguias e preenchidas com a terra que a artista coleta – há 35 anos – em suas expedições ao interior da Paraíba. E Advânio Lessa que esculpe a madeira em diversos estados físicos com emendas e trançados de cestaria, técnica ensinada por sua família camponesa.  
 
Segundo Cristiano, a relação com a natureza se estabelece fortemente nas obras apresentadas. “Esse recorte traz a aproximação entre fazer artístico com materiais e formas naturais da paisagem, fonte para as obras de Marlene de Almeida e Advânio Lessa, por exemplo. Para ambos, o tempo natural que fornece os materiais, também é o fator primordial para o ato escultórico.” Das matérias minerais transformadas em pó, Marlene realiza suas esculturas: sacos de algodão esguios a frágeis que servem como um corpo à terra porosa. Já o Advânio Lessa trabalha com troncos de madeira de árvores mortas que utiliza como suporte para seus trançados de cipó e formas feitas com pó de serragem. O ato escultórico busca encontrar a fusão entre essas diversas partes e estados físicos da madeira, anteriores e posteriores à manipulação humana. 
 
*Sobre a Galeria Marco Zero*
 
Fundada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Marco Zero foi concebida para ser um lugar de encontro para o qual confluem diferentes gerações e correntes artísticas. Da arte moderna à contemporânea, artistas consagrados alinham-se com talentos em ascensão, em um constante diálogo no qual o visitante é convidado não só a ser um espectador, mas também um participante do pensamento sobre arte e cultura. A partir da sensibilização do olhar, com exposições, cuidado no processo de pesquisa, atividades educativas, a galeria busca ser um ponto de fomento e convergência, colaborando na formação de novos colecionadores e públicos para as artes visuais.
 
_*Serviço*_
Galeria Marco Zero volta à SP-Arte: Rotas Brasileiras 2023
Onde: ARCA - Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, 05317-020
Quando: de 30 de agosto até 03 de setembro de 2023
https://www.sp-arte.com/

Na Zona da Mata Norte, projeto social oferece aulas de hidroginástica para 100 pessoas idosas

Um grupo de 100 pessoas idosas do município de Lagoa de Itaenga, localizado na Zona da Mata Norte, estão tendo a oportunidade de participar de aulas gratuitas de hidroginástica com vistas na melhoria da saúde e do condicionamento físico deste público. A iniciativa é realizada pela Associação Conexão Social (ACS), por meio do projeto Conecta Vidas.

As atividades de hidroginástica são realizadas na segunda, quarta e sexta, com turmas entre às 7h e 17h, no Espaço Hidroginástica e Natação Recanto São Miguel, no bairro Saudade. “A importância da hidroginástica na vida da pessoa idosa é muito significativa porque traz uma gama de benefícios para a saúde de maneira integral, movimentando o corpo, combatendo o sedentarismo, e garantindo mais independência para todos”, ressalta o educador físico Janailton Batista.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Lagoa de Itaenga, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e da empresa Nubank. “Essa é uma oportunidade de melhorar minha qualidade de vida e das dores nas articulações que eu tinha, além disso, temos a alegria de fazer novos amigos e movimentar nossa vida”, destaca Severina Maria da Silva, de 76 anos.

“Hoje estamos atendendo 100 pessoas idosas no Conecta Vidas, que conta ainda com um curso de inclusão digital para o conhecimento básico na internet e no mundo tecnológico. Para o próximo ano temos a perspectiva de ter ao todo 400 pessoas idosas na hidroginástica e no letramento digital, contando com o nosso outro projeto ‘VamoSimbora’ ”, finaliza a coordenadora institucional, Iaura Lima.

*Associação Conexão Social* - a Associação Conexão Social (ACS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada 2005. A organização possui o objetivo principal de mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A entidade atende em seus projetos crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas idosas.


Prefeitura de Goiana realiza o Primeiro Curso de Treinador de Várzea


A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude, em parceria com a Liga Desportiva de Goiana, realiza o Primeiro Curso de Treinador de Várzea de Goiana, iniciando nesse sábado (26 ) indo até o dia 16 de setembro. O curso é presencial e ocorrerá apenas aos sábados, no horário das 8h às 18h. 

Os inscritos assistirão o curso do Professor Edvaldo Tacão (Campeão Pernambucano, Campeão da Copa do Brasil, Campeão NE, Professor da UPE e Preparador Físico), que será realizado no Estádio Municipal Agamenon Magalhães, na rua da Soledade. 

O objetivo do curso é promover mais conhecimento e técnica para os alunos. Durante as disciplinas, serão abordados temas como primeiros socorros, avaliação física, nutrição, psicologia, preparação física, arbitragem, detecção de talentos, treinamento das categoria de base, treinamento técnico, e treinamento tático.

Para o secretário de Esportes e Juventude, Gilberto Miranda, o curso reflete a importância do esporte no município. "Se inscreveram para participar do curso 81 pessoas. Os alunos terão acesso a novas técnicas e conhecimentos que poderão a aplicar em treinamentos e aulas práticas e teóricas", comentou.

Imprensa Goiana PE

Vereador Jorge Quintino propõe Iniciativa para Inclusão de pessoas com deficiência em Eventos Culturais e Esportivos em Caruaru


O Vereador Jorge Quintino (SD), em um esforço contínuo para promover a inclusão e acessibilidade em nossa comunidade, apresentou um projeto de lei que visa a criação de espaços reservados em shows, apresentações artísticas e culturais, teatros, eventos esportivos e similares para pessoas com deficiência no município de Caruaru. 

A medida proposta visa garantir que todas as pessoas, independentemente de suas capacidades, tenham a oportunidade de desfrutar plenamente dos eventos culturais e esportivos que acontecem em nossa cidade. O espaço reservado permitirá que pessoas com deficiência tenham uma experiência mais confortável e acessível, proporcionando uma visão clara do palco ou da área de evento, isto é, em todos os setores, próximos aos corredores, devidamente sinalizado, evitando-se áreas segregadas de público e obstrução das saídas, em conformidade com as normas de acessibilidade. O Vereador Jorge enfatizou a importância de criar uma sociedade inclusiva, onde todas as pessoas possam participar ativamente da vida cultural e social da cidade. Ele destacou que a iniciativa não apenas beneficia indivíduos com deficiência, mas também enriquece a diversidade e o senso de comunidade em Caruaru.

A proposta também inclui outras medidas relacionadas à acessibilidade, visando garantir que as pessoas com deficiência tenham igualdade de oportunidades em todas as áreas da vida pública. O Vereador Jorge está ansioso para o apoio de seus colegas no legislativo e para a colaboração de grupos da sociedade civil, defensores da inclusão e organizações que trabalham com pessoas com deficiência. A cidade de Caruaru continua a demonstrar seu compromisso com a igualdade e a diversidade, à medida que busca implementar práticas que tornem o município mais inclusivo e acessível para todos os cidadãos.

Senado aprova proteção de crianças como parte da formação de educadores


O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que inclui a proteção dos direitos de crianças e adolescentes na formação de profissionais de educação. A senadora Teresa Leitão foi a relatora do projeto, que tem a autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). 

De acordo com o texto (PL 5.016/2019), a identificação de maus tratos, de negligência e de violência sexual praticados contra menores passa a fazer parte dos princípios de atendimentos do SUS.

No relatório, Teresa Leitão destacou que, somente entre janeiro e abril deste ano, o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos recebeu 69,3 mil denúncias e registrou 397 mil violações de direitos da criança. “Esses números demonstram que é preciso desenvolver e aprimorar mecanismos de identificação, denúncia e prevenção a todas as situações que ponham crianças e adolescentes em risco”. 

Para a senadora, o projeto reafirma a preocupação constitucional com a saúde integral de crianças e adolescentes no país. Ela acredita que isso pode fazer da escola e do SUS importantes colaboradores no reconhecimento de situações de ameaça à saúde de crianças e adolescentes. 

Aprovado no Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial.

Neoenergia recuperou 84 milhões de kwh de energia no primeiro semestre de 2023, o suficiente para abastecer 700 mil casas por 30 dias


A Neoenergia Pernambuco avança em ações preventivas para combater os desvios de energia. No primeiro semestre deste ano, a distribuidora recuperou 84 milhões de KWh de energia, o que corresponde ao fornecimento de 700 mil residências por 30 dias, ou de todo o município de Jaboatão dos Guararapes de pelo mesmo período. O resultado foi obtido com as mais de 65 mil inspeções realizadas de janeiro a junho deste ano. A companhia atende a cerca de 4 milhões de clientes no estado.

Entre outras ações para evitar as perdas, destacam-se a regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes. Os dados do período também revelam que a Neoenergia Pernambuco também regularizou mais de 36 mil ligações clandestinas, bem como substituiu 57 mil medidores obsoletos. 

“Para garantir a qualidade e a segurança do fornecimento, a distribuidora mantém uma forte atuação no combate aos desvios. Além disso, estamos investindo na modernização do serviço com a blindagem de redes, em que as concessionárias do grupo promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores”, explica Ícaro Bezerra, Supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Pernambuco.

Segundo o executivo, uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.

Outra ação realizada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de clientes clandestinos por meio da instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares. A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita. 

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

*Parceria*
No primeiro semestre, a Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar ainda 368 mil quilowatts-hora (KWh) em 29 ações com apoio policial. A tecnologia também é uma aliada na hora de definir as localidades onde serão realizadas essas operações. A companhia possui sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade, que permitem acompanhar o balanço energético da rede. Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas, para subsidiar o trabalho.

*Denúncia*
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras.

Imprensa Neoenergia PE

Paulista vai receber novo empreendimento imobiliário da MULTTÉCNICA Engenharia

A cidade do Paulista vai receber o mais novo empreendimento habitacional da MULTTÉCNICA Engenharia. Detalhes da operação foram anunciados, nesta quinta-feira (24.08), em visita realizada por representantes da instituição privada a representantes da Prefeitura, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca. 

Na ocasião, o CEO da empresa, Mário Fernandes de Oliveira, deu detalhes da operação, a qual deve receber aproximadamente R$ 40 milhões em investimentos e gerar 300 empregos diretos e 200 indiretos até o final da construção.

“Estimamos um tempo de 48 meses para erguer o empreendimento. De forma pioneira vamos realizar a operação no bairro de Maria Farinha já que o local apresenta as condições necessárias dentro da análise de mercado que realizamos. São 280 unidades compreendidas em quatro blocos de nove e dez andares. Ficamos gratos à Prefeitura pelo apoio em todo do processo de licenciamento o qual respeita as diretrizes municipais”, disse o empresário.

Ainda sobre o assunto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, ressaltou. “Aqui vemos mais um exemplo do sucesso de crescimento do município. Mais postos de trabalho estão sendo criados para os paulistenses, mais renda está ingressando na cidade. O compromisso da gestão é claro e, diariamente, trabalhamos para que isso seja uma realidade constante e concreta”, afirmou o secretário.

Violência patrimonial: como reconhecer e combatê-la



Existem diversos tipos de violência na sociedade, incluindo a patrimonial. Essa forma de coação ocorre de maneira astuta e afeta os bens de um indivíduo, podendo envolver destruição material ou gerenciamento financeiro. Tais atitudes vão de restrições econômicas à perda de itens sentimentais, incluindo invasão de privacidade e divulgação de informações sensíveis como ferramentas de manipulação. Reconhecer e abordar essa questão é vital. Priscila Rosa, advogada e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNINASSAU Rio de Janeiro, orienta como identificar e lidar com tal situação.

Enquanto os filhos são menores de idade, os pais atuam como gestores e beneficiários dos bens, tendo a obrigação de sempre agir visando o melhor interesse das crianças. De acordo com Priscila, a minuciosidade com que essa violência ocorre se torna um obstáculo na hora de identificá-la. “A agressão física é diferente da patrimonial. Uma vez que ela ocorre de forma bem sutil e gradual, não com marcas expostas, torna-se difícil de ser comprovada e denunciada. Em um contexto familiar, tal ação leva o indivíduo a entender que não se trata de uma agressão, mas de um cuidado excessivo. Outro ponto a se destacar é o receio em denunciar por medo de sofrer represálias e até outras privações financeiras”, afirma a advogada.

Ao atingir a maioridade, o filho pode solicitar um balanço completo desses ativos. Sendo assim, os pais não têm o direito de apropriar-se indevidamente desses bens. Para enfrentar essa situação por meio do sistema judiciário, é necessário procurar a delegacia mais próxima e apresentar uma denúncia formal. De acordo com Priscila, existem diversas leis que oferecem medidas contra o abuso. Entre elas estão incluídas a possibilidade de recuperar bens indevidamente retirados, a proibição da venda de propriedades pertencentes ao prejudicado e até mesmo a revogação de procurações conferidas pela vítima ao agressor, além da ação indenizatória.

Segundo a advogada, a educação sobre a violência patrimonial é de extrema importância. Ao incluir tópicos como gerenciamento de finanças e ética monetária no ensino, os jovens aprendem a tomar decisões responsáveis desde cedo. Essa conscientização não apenas protege os interesses financeiros, mas também fortalece a sociedade contra abusos e manipulações. “Com maior consciência do assunto, principalmente nas escolas, será possível evitar a prática desses delitos”, ressalta.

Santander com inscrições para Programa de Trainee com salário de R$ 8,3 mil


O Santander Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Trainee 2024, que oferece diversas vagas de trabalho em São Paulo, em áreas como Atacado, Wealth Management, Riscos, Finanças, Tecnologia, Varejo, entre outras. Os benefícios incluem salário de R$ 8,3 mil, remuneração variável atrelada à performance, vale alimentação, refeição e transporte, auxílio creche / babá, assistência médica e odontológica, além de previdência privada.

Estudantes universitários e recém-formados na graduação poderão se candidatar até o dia 1º de setembro pelo link www.ciadetalentos.com.br/traineesantander. O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento profissional dos jovens e formá-los para serem futuros líderes e/ou especialistas que vão ajudar o Santander ser a melhor empresa de consumo do país.
 
São 12 meses de programa com atuação na área de escolha no momento da inscrição em diferentes projetos, de acordo com a necessidade de cada negócio. Durante este tempo, o trainee receberá mentoria com executivos que darão apoio no desenvolvimento do profissional. Para aqueles que se destacarem, será oferecido um intercâmbio para uma experiência internacional, ação que faz parte do programa de mobilidade global do Santander.
 
“Todos os anos percebemos o quanto é rica a troca de experiência entre nosso pessoal e os trainees que chegam ao Banco com novas ideias, conhecimento técnico e vontade de fazer a diferença”, diz Elita Ariaz, vice-presidente de Pessoas do Santander Brasil. “Queremos ir além de contribuir na formação desses profissionais: vamos construir a nova geração da organização, fortalecendo ainda mais nossa cultura de inovação e foco no cliente. Buscamos pessoas curiosas, capazes de solucionar problemas, acompanhar tendências de mercado e que não têm medo de enfrentar desafios.”
 
O processo de seleção será online e dividido em algumas etapas: inscrição, avaliação do perfil, dinâmica de grupo e/ou entrevistas e entrevista final. Para poder se candidatar, é necessário ter formação universitária concluída entre dezembro de 2020 e dezembro de 2023, em cursos como Economia, Administração, Matemática, Estatística, Engenharias, Direito, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, entre outras. Conhecimento do idioma inglês avançado e experiência profissional anterior serão considerados diferenciais. O início das atividades será em janeiro de 2024.

Com mais de 94% das unidades vendidas, Motto By Hilton ratifica o Recife Antigo como polo de grandes projetos


Hotel lifestyle de bandeira internacionalmente consagrada entrou em fase final de vendas, com apenas 9 unidades de um total de 132 disponíveis; conforme o planejamento aprovado e que vem sendo implementado estritamente dentro do cronograma, entrega do empreendimento está prevista para agosto de 2025
Com o relógio em compasso acelerado, o Recife Antigo está cada vez mais próximo de ver concluído e em operação o primeiro Motto By Hilton do Nordeste. O empreendimento já passou dos 94% de unidades vendidas e está com um terço do cronograma de desenvolvimento cumprido. Agora, o hotel lifestye tem pela frente 24 meses até a conclusão da obra, que segue sendo rigorosamente cumprida e com prazo de finalização para agosto de 2025. Com marca reconhecida internacionalmente, o projeto chancela o movimento de grandes negócios que têm se deslocado para o centro da capital pernambucana.

"Há um movimento natural de volta para a região, para o centro. Esse movimento começou com o projeto do Estelita, que vai gerar uma requalificação muito importante do entorno. Com a chegada de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão ao Estelita, a Avenida Sul e a Rua Imperial serão beneficiadas e devem passar por um processo de requalificação e valorização no médio e longo prazo. O Moinho Recife, o hotel Marina e o centro de convenções, empreendimentos de grupos de investidores importantes da região, irão consolidar de vez a retomada tão aguardada do bairro. 

O Motto by Hilton chega para complementar esse pacote de investimentos privados que estão mudando o panorama do Recife Antigo. Como pernambucano, estou muito orgulhoso de poder contribuir através da Revpar", destaca Danilo Canuto, presidente da Revpar Incorporações Imobiliárias. "Além disso tudo, existem, hoje, mais de 70 projetos protocolados para o entorno da região. É um momento sem volta, são investimentos privados substanciais. Em breve, os dois melhores hotéis da cidade serão no bairro. Esses equipamentos irão gerar um fluxo itinerante de pessoas constantemente para o bairro, beneficiando todos os estabelecimentos da região", analisa.

O recorde de vendas de unidades do Motto by Hilton, decerto, passa longe de ser fruto do acaso. Canuto elenca parte das razões. "O sucesso é muito, também, pela localização, já que o Recife Antigo está vivendo um bom momento, com empreendimentos importantes sendo entregues, com bom pacote de incentivos fiscais. Do nosso lado, tem a marca Hilton, que é muito forte. Tudo isso faz com que o projeto seja bem recebido. Mais de 70% das vendas foram feitas para o Sul do país, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Isso é um reflexo do potencial do bairro. Esses compradores se colocam no lugar do turista, eles se enxergam se hospedando nesse hotel se viessem para o Recife. Eles valorizam o Recife Antigo."

Reforçando o compromisso com os investidores, o Motto by Hilton segue com cronograma rigorosamente em dia, com os 12 meses da primeira etapa devidamente concluída. "A instalação aconteceu em agosto de 2022, e esse primeiro ano foi importante na composição do caixa. Agora, com ele robusto e forte, temos mais 24 meses pela frente. É uma obra de prazo curto, visando gerar economias importantes para nossos investidores. Estamos 100% dentro do planejamento traçado e aprovado. A nova etapa começa agora em setembro, dia 12, e entregamos tudo no final de agosto se 2025", explica Canuto.

Sobre o empreendimento
O projeto do Motto by Hilton foi apresentado ao mercado imobiliário em junho de 2021. Os apartamentos têm valores únicos e custam, atualmente, R$ 300 mil, acumulando uma valorização acima da inflação desde seu lançamento. Com escrituras independentes de todas as unidades, o funcionamento seguirá a modalidade de condo-hotel, com os investidores tendo participação no faturamento total – inclusive em alimentos e bebidas.
O empreendimento é uma parceria entre a Revpar Incorporações, MUV Empreendimentos, Hilton e Atlantica Hotels. Com um investimento de R$ 30 milhões, o hotel será o segundo Motto by Hilton no Brasil. A primeira unidade foi anunciada em São Paulo.

 Com o conceito lifestyle e presente em grandes metrópoles do mundo, a proposta é de hotel urbano e inteligente, com diferenciais de tecnologia e conexão com a cultura local. No Recife, o projeto de arquitetura e interiores tem assinatura da Metro e de Juliano Dubeux e tem inspiração em ícones pernambucanos em suas áreas, como Janete Costa e Ariano Suassuna.
Entre os diferenciais do hotel está o controle de funcionalidades da acomodação por meio do aplicativo Hilton Honors. Com ele, é possível controlar a televisão, além do termostato, iluminação, entre outros recursos. “Ele conta com muita tecnologia embarcada, o que é a cara do Porto Digital, cuja sede está localizada a poucos passos do hotel. A expectativa é que seja um dos melhores hotéis da cidade e que tenha uma das melhores performances. O hóspede poderá começar a interagir com o hotel antes mesmo de chegar, usufruindo da plataforma Hilton Honors, através do qual poderá utilizar o controle remoto online da acomodação, como personalizar o menu interativo da tv, abrir persiana e regular temperatura. Através da ferramenta, o hóspede prepara tudo ao seu gosto antes chegar ao apartamento”, esmiuça Danilo Canuto.

Final da Copa Tururu de Futebol em Paulista está marcada para o próximo sábado (26)

No próximo sábado (26.08) será realizada a grande final da 1ª Copa Tururu de Futebol de Várzea. A disputa será entre as equipes do Camarões, fundado em 2000; e Os Dominados, de Olinda, na Arena localizada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, s/n, na Comunidade Jardim Justiça e Paz (Tururu), no bairro do Janga, a partir das 19h. 

Os finalistas estão treinando com afinco para a grande final, que tem gerado uma grande expectativa. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulista, que mostra comprometimento com o esporte de base e a promoção do entretenimento saudável.

Anderson Correia pede a criação de um programa de fiscalização para limpeza de terrenos sem edificação em Caruaru


Visando cumprir a Lei nº 6148 de 21 de dezembro de 2018, que “Dispõe sobre a limpeza de imóveis não edificados localizados no Município”, o vereador Anderson Correia (PP) solicitou que fosse criado um programa de fiscalização para limpeza de terrenos sem edificação na Capital do Agreste. 

Frequentemente chegam demandas desta natureza no gabinete do parlamentar, por parte da população, que muitas vezes se queixam em ter que lidar com locais praticamente abandonados, com mato alto, lixo e animais peçonhentos que invadem as casas, vindo desses terrenos que terrenos que tem donos e precisam ser responsabilizados, conforme a Lei municipal.

“Em Caruaru existem diversos terrenos sem edificação, ou seja, vazios, que possuem donos, mas que sequer cuida destes locais, que passam a contrair um ambiente hostil para os moradores em volta. Não podemos mais tolerar isso, temos uma Lei onde tem todas as diretrizes sobre como deve ser a conduta dos donos dos terrenos, suas obrigações e penalidades quando não cumprir a letra da Lei. E ainda que esses não cumpram com suas obrigações, a prefeitura deve efetuar os serviços necessários na área, lançando esses custos em nome do proprietário ou possuidor constante no Cadastro Imobiliário Municipal, em carnê de IPTU do ano subsequente, ou em dívida ativa municipal”, destacou Anderson.

Após denúncia do Sintepe, MPPE instaura Procedimento Administrativo para apurar impacto da falta de reajuste salarial


O MPPE (Ministério Público de Pernambuco) instaurou um Procedimento Administrativo de acompanhamento com o objetivo de apurar o impacto da falta de reajuste salarial para maior parte dos trabalhadores/as em educação, inclusive aposentados/as, desvirtuando completamente o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Educação em Pernambuco.

O MPPE considera a denúncia do Sintepe apresentada ao órgão do judiciário em 3 de agosto, onde o Sintepe comprova, inclusive através de análise técnica do DIEESE, que a Lei Complementar 519/2023 igualou os vencimentos de professores da rede estadual com diversos níveis de formação e tempo de serviço público, promovendo uma drástica distorção na categoria. 

O MPPE vai ouvir a Secretaria de Educação acerca dos argumentos apresentados pelo Sintepe, assim como vai aprofundar sua análise sobre o pleito do Sindicato.

Projeto de Lei que institui o Selo "Empresa Amiga da Amamentação" pode ser votado no Senado na próxima semana


O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira, 24/8, o requerimento de urgência para a discussão do Projeto de Lei 3635/23, proposto pela Deputada Federal Iza Arruda (MDB/PE), que visa estabelecer o selo "Empresa Amiga da Amamentação".

A proposta tem como principal objetivo incentivar e valorizar a prática da amamentação, conforme destaca a própria Deputada Iza Arruda. Ela considera o selo como “um importante estímulo para promover uma cultura de apoio à amamentação, enquanto oferece um ambiente propício para as mães exercerem esse direito sem constrangimentos”, afirma. A votação do projeto está programada para a próxima semana no Senado Federal; se aprovado, o texto seguirá para a sanção presidencial.

O selo será concedido às empresas que atendam aos seguintes requisitos: respeito às disposições do art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que assegura os direitos das empregadas lactantes; disponibilização de espaço e condições adequadas para a amamentação ou extração de leite materno; promoção de ações, projetos ou programas que promovam a amamentação; e, durante o mês de agosto, iluminação ou decoração das instalações com a cor dourada, buscando conscientizar a comunidade sobre a relevância da amamentação, em consonância com a campanha global de incentivo ao aleitamento materno.

A Deputada Iza Arruda acredita que essa iniciativa possibilitará oferecer às mães que trabalham um ambiente acolhedor em sua jornada materna, “assegurando assim a provisão de um alimento nutricional e essencial, repleto de afeto, para seus bebês”, conclui.

Moção de repúdio às declarações de Zema sobre o Nordeste é aprovada na Câmara


BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou Moção de Repúdio contra as falas preconceituosas sobre o Nordeste, ditas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A iniciativa, de autoria do deputado federal Pedro Campos, foi aprovada no último dia 23 pelas Comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e de Finanças e Tributação.

Em sua fala na CFT, o parlamentar teceu novas críticas ao governador mineiro. “É legítimo que os governadores de todos os estados se juntem para discutir pautas próprias, mas não podemos minimizar a gravidade de falas que enfraquecem a nossa unidade federativa”, afirmou. 

O deputado, que ocupa a vice-presidência da Frente em Defesa do Nordeste, alertou que as falas do governador Zema foram feitas no contexto da discussão da reforma tributária e pouco contribuem para um debate republicano. “Dentro da discussão de reforma tributária, é preciso olhar para o desenvolvimento regional, sem que ocorra uma disputa nociva entre os estados, seja de qual região for”, concluiu.

O parlamentar voltou a defender a ampliação dos investimentos na região para que o Nordeste possa, além de remediar injustiças históricas, contribua com o crescimento do país. “Precisamos investir e impulsionar o desenvolvimento regional, dando luz a todo potencial econômico, energético, científico e cultural que a nossa região possui para contribuir com a nova fase de crescimento do Brasil, sob liderança do presidente Lula”, concluiu.

Garanhuns sobre quase 60 posições em Ranking de Competitividade dos Municípios do Brasil, e é o terceiro do interior do Nordeste


O Centro de Liderança Pública (CLP) acaba de publicar os resultados da edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, e Garanhuns é mais uma vez destaque nacional, aparecendo na 8ª posição dentre os municípios do Nordeste, e 3º em Pernambuco, atrás apenas da capital, Recife lidera o Ranking, e Caruaru, que está na 6ª colocação. Excetuando as capitais, Garanhuns sobe para a terceira posição, atrás apenas de Sobral e Caruaru.

No geral nacional, Garanhuns saiu da 254ª posição para assumir a 195ª, um salto positivo de 59 posições. Os dados completos podem ser acessados no site RankingdeCompetitividade.org.br

Para o prefeito Sivaldo Albino, os dados apresentados pelo CLP vêm mostrar a gestão pública como mecanismo de desenvolvimento. "Quando tratamos a máquina pública e os investimentos com planejamento e projetos, com organização e responsabilidade, gestão humana e participativa, e bons profissionais com objetivos claros, estamos atuando pelo desenvolvimento, criando o ambiente propício para a atração de investimentos privados geradores de emprego e renda. Ficamos felizes de observar mais este dado positivo do nosso governo sendo apurado por uma instituição de tanta credibilidade no país.

A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros, com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. O resultado do Ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia, que trazem os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

SAIBA MAIS

O CLP é uma organização que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública. O CLP já realizou projetos de educação e competitividade em mais de 100 organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor. a exemplo da Microsoft e Sebrae.

Diocese de Caruaru promove Semana de Teologia em setembro


"A Igreja: Povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo" é o tema da Semana de Teologia que a Diocese de Caruaru e o Instituto Teológico São João Crisóstomo irão promover de 26 a 28 de setembro de 2023. O evento será realizado na sede do Instituto e também no Centro Pastoral, que fica ao lado do Seminário Nossa Senhora das Dores.

O evento tem como objetivo promover uma formação permanente para o Clero e fomentar nos leigos(as) a reflexão sobre aspectos teológicos relacionados ao tema, que foi inspirado no Decreto Presbyterorum Ordinis, do Concílio Vaticano II. Esse Decreto trata sobre o ministério e a vida dos sacerdotes na Igreja Católica. Ele aborda questões como a formação dos padres, seu papel na comunidade e a importância da colaboração entre eles e os leigos.

Para aprofundar o tema, o conferencista convidado foi o Pe. Miguel de Salis Amaral. Ele é um sacerdote português Doutor em Teologia pela Universidade de Navarra, Espanha; Professor de Eclesiologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma). Também é Consultor Teólogo da Congregação das Causas dos Santos na Cidade do Vaticano e um dos diretores espirituais do seminário "Collegio Ecclesiastico Internazionale Sedes Sapientiae", em Roma. Escreveu o livro "Concidadãos dos Santos e Membros da Família de Deus".

Na programação do evento haverá uma noite de autógrafos desta sua obra tão importante e atual, além das conferências, grupos de estudos com outos sacerdotes convidados, Missas, e também um momento cultural. A inscrição está sendo feita pelo site da Diocese de Caruaru e tem o investimento de R$ 100, com vagas limitadas. Padres, Diáconos, seminaristas, religiosos (as), leigos (as) são convidados a participarem.

A inscrição é feita da seguinte maneira:
- Faça o cadastro no site;
- Envie um PIX para 10.076.487/0048-03
- Envie o comprovante para (81) 2161-6999
*A inscrição só é confirmada após a confirmação de pagamento.

Confira a programação completa:

*Terça, 26 de setembro*
7h30 - Credenciamento
8h30 - Cerimônia de Abertura: Dom José Ruy Gonçalves Lopes.
9h - 1ª Conferência: A Comunhão sinodal do Povo de Deus
10h - Coffee break
10h30 - 2ª Conferência: Uma Igreja profética: dinâmicas fundamentais da comunicação da Palavra
11h30 - Diálogo com o conferencista
11h45 - Almoço
14h30 - Grupos de estudos
15h30 - Coffee break
16h - 3ª conferência: A presença da Igreja e dos cristãos da sociedade
17h - Diálogo com o conferencista
17h30 - Santa Missa

*Quarta, 27 de setembro*
8h - Santa Missa
9h - 4ª Conferência: Cristo cabeça da Igreja e a Igreja como corpo de Cristo.
10h - Coffee break
10h30 - 5ª Conferência: A Corporeidade da Igreja: Igreja local e celebração eucarística
11h30 - Diálogo com o conferencista
11h45 - Almoço
14h30 - Grupos de estudos
15h30 - Coffee break
16h - 6ª conferência: Os muitos membros de um único corpo: ministério ordenado e sacerdócio comum dos fiéis.
17h - Diálogo com o conferencista
19h30 - Noite cultural e de autógrafos

*Quinta,,28 de setembro*
8h - Santa Missa
9h - 7ª Conferência: O Espírito Santo e a Igreja
10h - Coffee break
10h30 - 8ª Conferência: A vocação da Igreja à santidade
11h30 - Diálogo com o conferencista
11h45 - Almoço
14h30 - 9ª conferência: Reforma e renovação da Igreja
15h30 - Coffee break
16h - Cerimônia de Encerramento

*Grupos de Estudos*
A Igreja na história - Pe. Nivaldo Magela
A eclesiologia eucarística - Pe. Frederico Gurgel
A espiritualidade diocesana - Pe. Eronildo Cruz
A dimensão pastoral da liturgia - Pe. Adriano Davi

O Instituto de Teologia São João Crisóstomo e o Centro Pastoral ficam localizados na Rua Garanhuns, 179 - 187, no bairro Petrópolis, em Caruaru.

Faça a inscrição através do link: https://www.diocesedecaruarupe.com/semanadeteologia

Prefeitura de Belo Jardim inicia asfalto em ruas de Xucuru; intervenção também contempla 14 ruas da cidade no total


A Prefeitura de Belo Jardim iniciou mais uma etapa do recapeamento asfáltico na cidade, dessa vez, levando uma leva de asfalto para o distrito de Xucuru. A obra está sendo realizada nas ruas Manoel Pereira, Bela Vista e Sebastião Lins, contemplando mais de seis mil metros quadrados de asfalto, garantindo bem-estar para os moradores. Ao todo, 14 ruas do município receberão a pavimentação asfáltica, incluindo a Vila Raiz, Vila do Socorro e Taboquinha. 

Essa já é a terceira leva de asfalto que a gestão executa em Belo Jardim. Em 2021, cinco ruas dos bairros São Pedro, Edson Mororó Moura, Floresta, Cohab I e Bom Conselho, também receberam pavimentação asfáltica, uma execução de 27,5 metros quadrados no total. Já em 2022, outros dez pontos também receberam a intervenção, a exemplo do Pátio da Feira, algumas avenidas e os distritos de Serra do Vento e Água Fria, totalizando mais de 80 mil metros quadrados. 

“São obras importantes que viabilizamos através de articulações políticas de pessoas que amam Belo Jardim e que entendem a importância de investir na nossa cidade e no nosso povo”, disse o prefeito Gilvandro Estrela”. A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza, completou dizendo que “são mais de 23 mil metros quadrados de asfalto que será colocado em pontos distintos do município e que com trabalho e boa vontade, a gestão tem construído uma nova história para Belo Jardim”. 

Confira a lista das ruas que serão contempladas com asfalto nesta terceira etapa:

Rua Manoel Pereira - Xucuru (2.082m²)
Rua Bela Vista - Xucuru (2.560m²)
Rua Sebastião Lins - Xucuru (2.545,60m²)
Rua Principal da Vila Raiz (1.500m²)
Entorno da Praça da Câmara/Hospital - Centro (2.450,42m²)
Entorno Praça da Moura (antigo ITEC) - Centro (1.782m²)
Praça Desembargador João Paes - Centro (249,40m²)
Vila Taboquinha (1.301,30m² / 230,10m²)
Vila do Socorro (736m² / 168m² / 225m² / 198m²)
Praça Jorge Aleixo (205,32m² / 126,75m²)
Rua Benjamin Constant (2.132,48m² / 1.350m²)
Rua Horácio de Barros Campelo (1.800,27m²)
Vila Santa Luzia (1.932m²)