sexta-feira, 5 de março de 2021

Mulheres em busca do seu protagonismo

 

Yelitza Flores e Keila Ramirez são duas mulheres venezuelanas que saíram de seu país de origem para tentar uma vida melhor no Brasil. Após passar por diversas dificuldades neste novo país, dormirem na rua e terem dias de não ter o que comer, elas tiveram a chance de se reconstruírem. Por meio do Projeto Reinventar, promovido pela BRK Ambiental, elas puderam se reencontrar com suas famílias e se reinserirem socialmente, além de terem acesso a uma formação como encanadoras.

 

Ambas encontraram no curso, uma oportunidade de mudar de vida e investir em uma nova profissão. Ao fim da capacitação, as duas foram contratadas pela BRK Ambiental, empresa que desenvolve um trabalho de inclusão social para pessoas em situação de vulnerabilidade, como é o caso das refugiadas venezuelanas. Abandonando a antiga vida, Yelitza e Keila, tiveram a chance de recomeçar, e o melhor, junto com as suas famílias.

 

“Chegamos no Brasil há dois anos, pela fronteira de Roraima. A crise na Venezuela estava muito grande, mas por muito pouco não retornamos para lá, pois também foram muitas as dificuldades encontradas no Brasil. Fiquei cinco meses morando na rua e comendo quando dava. Não era essa vida que eu queria nem para mim e nem para meu neto ”, explica Yelitza, que era cozinheira em seu país de origem.

 

Yelitza e Keila seguem com um emprego fixo, melhor qualidade de vida e a família por perto e, muito em breve, mais venezuelanas formadas pelo Projeto Reinventar devem se juntar à família BRK. Elas são exemplos de força e superação, como o de tantos outros imigrantes que lutam por uma vida digna, um futuro melhor, trazendo à tona a esperança de um mundo mais diverso, inclusivo e justo.

 

Para a gerente de operações, Renata Samuel, foi muito impactante saber que mulheres com filhos e famílias estavam vivendo em situações tão adversas. “A história de vida dessas mulheres foi muito impactante para todos nós. É um exemplo inspirador para outras mulheres que desejam encontrar seu protagonismo”.


lmprensa BRK Ambiental 

Prefeitura do Recife inicia segunda etapa da obra para eliminar ponto de alagamento na Estrada do Encanamento

A Prefeitura do Recife dará início, nesta segunda-feira (08), à segunda etapa da obra de drenagem para melhorar o escoamento de águas das chuvas da Estrada do Encanamento, desta vez no trecho compreendido entre a Estrada das Ubaias e a Rua João Barbalho. O serviço, executado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), contará com o apoio da CTTU. A obra irá eliminar um ponto crítico de alagamento da região por meio da requalificação da rede de drenagem da Estrada do Encanamento.

A intervenção completa conta com a implantação de 320 metros de canaletas e mais 269 metros de tubulações de diâmetros variados, melhorando a capacidade de vazão das águas. O prazo de execução da obra, que começou no dia 2 de fevereiro, é de 180 dias, com investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões.

Trânsito - A CTTU montou um esquema especial de trânsito para a segunda etapa da obra de implantação de sistema de drenagem no bairro de Casa Amarela, realizada pela Emlurb. Agora, a Estrada do Encanamento será interditada no trecho entre a Estrada das Ubaias e a Rua João Barbalho.

Os veículos que estiverem na estrada do Encanamento deverão desviar para Estrada das Ubaias e Rua Conselheiro Nabuco, que terão sentido único de circulação. A partir daí, o condutor poderá girar à direita na Rua da Harmonia em direção ao Parnamirim ou à esquerda em direção à Avenida Norte. O acesso para os moradores e para o Hospital Santa Luzia será mantido. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local para auxiliar condutores e pedestres na mobilidade.

lmprensa Recife




Projeto Travessa Economia, Cultura e Criatividade

 

Entre os dias 8 e 12 de março de 2021 acontece de modo gratuito e online o MINICURSO: Economia, Cultura e Criatividade, com objetivo de apresentar e debater conceitos, experiências e reflexões sobre temas importantes para compreensão e atuação no campo da Economia Criativa. O evento ocorre sob a mediação de André Lira (foto) e conta com a participação de facilitadores especialistas, consultores e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, conforme programação abaixo:

 

• Encontro 1: Cultura em Rede / Luciana Guilherme (BR) - dia 08/03/21 - 20h

• Encontro 2: Cultura em Tempos de Incerteza - com Pedro Affonso Ivo Franco (BR/AL) - dia 09/03/21 - 18h

• Encontro 3: Economia, Trabalho e Cultura - com Rodrigo Correio do Amaral (BR) - dia 10/03/21 - 19h

• Encontro 4: Cultura de Inovação ou Inovação através da Cultura? - com Perseu Bastos (BR) - dia 11/03/21 - 19h

• Encontro 5: Cultura 3.0: A Cultura Como Plataforma Aberta - com Carlos Martins (PT) - dia 12/03/21 - 18h

 

O projeto TRAVESSIA tem como propósito auxiliar os agentes dos setores cultural e criativo partindo do entendimento até a superação das adversidades impostas pela COVID-19. A iniciativa da empresa Cultive Soluções começou em 2020 e avança agora em 2021, através do projeto aprovado pela Lei de Emergência Cultural/Aldir Blanc (PE), propondo desenvolver um estudo sobre o panorama da Economia Criativa no estado de Pernambuco e a realização do MINICURSO: Economia, Cultura e Criatividade.  

 

André Lira, idealizador e responsável principal pelo do projeto TRAVESSIA, além de sócio da Cultive Soluções, é também consultor de negócios e inovação nos setores criativos. Publicou o guia “Negócios, Cultura e Criatividade: guia para empreender na economia criativa”. Atuou em projetos como Sertão Criativo (Pernambuco); Connect Programme (Europa); e Douro Creative Hub (Portugal). Em 2020, durante a pandemia, foi um dos responsáveis por estruturar e coordenar a pesquisa “Percepções do Impacto da Covid-19 nos Setores Cultural e Criativo no Brasil, com apoio da UNESCO Brasil, SESC Nacional, FFLCH USP e Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura.

Obs. Nas fotos André Lira,  consultor de negócios e oficineiro.

 

Serviço:

 

MINICURSO: Economia, Cultura e Criatividade

Gratuito

Quando: 8 a 12 de março de 2021

Horário: seg 20h; ter e sex 19h; qua e qui 18h

Local: Canal do Youtube da Cultive Soluções (https://bit.ly/3pDSj2u)

Mais informações: @travessialab (instagram)

Olinda imuniza 100% dos trabalhadores da saúde do sistema SUS

Nesta primeira semana de março, a Secretaria de Saúde de Olinda atingiu 100% de imunização destinada aos trabalhadores de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) dos serviços de atendimento no município, incluindo aqueles em home office, que totalizam mais de 2 mil pessoas. Idosos dos Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPI) também foram 100% imunizados.

O destaque também é referente a vacinação destinada aos profissionais das clínicas médicas e odontológicas privadas de Olinda, que foram atendidas por solicitações recebidas pelo e-mail coordenacaopniolinda@gmail.com.

A imunização contra Covid-19 em Olinda continua. Das 23.114 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford/AstraZeneca, até o momento já foram aplicadas 15.838 doses às pessoas dos grupos prioritários. São eles, idosos com idades de 80 anos acima, acamados, trabalhadores da saúde e Institutos de Longa Permanência para Idosos, conforme estabelece o Plano Nacional de Imunização.

Para agendar o recebimento da imunização, a Secretaria de Saúde de Olinda disponibilizou aos idosos prioritários uma plataforma no site da Prefeitura de Olinda (www.olinda.pe.gov.br). A Secretaria estabeleceu dois locais de vacinação presencial, sendo no Shopping Patteo, em Bairro Novo, das 9h às 17h, pelo sistema Drive Thru, e no Piso L1, além do Espaço Caenga, na Estrada de Águas Compridas, das 9h às 16h.

Para os idosos acamados com idade de 80 anos acima, a Secretaria de Saúde de Olinda informa que o agendamento continua sendo programado pelos WhastApps (81) 99442-3181 e (81) 99220-2811. Vale destacar, que o prazo para receber a segunda dose da vacina CoronaVac é de 14 a 28 dias após a primeira dose, enquanto a Oxford/AstraZeneca obedece ao prazo criterioso de 90 a 120 dias, e não necessita obrigatoriamente de agendamento, pois o vacinador especifica no cartão de vacina a data do reforço.

lmprensa Olinda

Após requalificação, Estação de BRT Tacaruna retoma operação amanhã (06)

 

Com o fim dos serviços de retrofit na Estação de BRT Tacaruna, o equipamento, que faz parte do Corredor Norte/Sul, retoma a operação com embarque e desembarque de usuários a partir deste sábado (06). Neste primeiro momento, os passageiros contarão com o atendimento da linha 1900 – TI PE-15 (PCR)(Parador). Além da Tacaruna, já foram liberadas para operação as EBRTs Istmo do Recife e Forte do Brum.

O retrofit consiste na melhoria, adequações e manutenções de instalações já existentes com o objetivo de aperfeiçoá-las, tornando-as mais seguras e confortáveis aos usuários. Desta forma, a Estação Tacaruna recebeu serviços no piso e coberta, colocação de lâmpadas de LED, piso tátil, defensas e guarda-corpos, pintura e sinalização. Com isso, a linha 1900 – TI PE-15 (PCR) (Parador), que já atendia às Estações Istmo do Recife e Forte do Brum, passa atender também a EBRT Tacaruna.

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife

lnscrições para Faculdade CNA vão até 7 de março

 

A Faculdade CNA, Polo Recife, está com período de inscrições abertas para o vestibular 2021, no site http://faculdade.cnabrasil.org.br/.

Os interessados têm até o dia 7 de março para se candidatar a uma das vagas dos cursos a distância em Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.

A seleção é realizada por meio de vestibular online (prova de redação), resultado do Enem dos últimos três anos (nota a partir de 250 pontos) ou análise documental. Essa última é destinada apenas aos candidatos que já possuem nível superior.

Mais informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo, disponível na internet faculdade.cnabrasil.org.br/, ou no telefone: (81) 3312.8966.

lmprensa SENAR

Belo Jardim: Profissionais de saúde da iniciativa privada são convocados para vacinação

 

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização, convoca os trabalhadores de saúde ativos, acima de 50 anos, da rede privada, residentes no município, para vacinação contra a Covid-19.

A imunização será de 09 a 12 de março, das 8h às 12h, no Centro de Vacinação COVID, localizado na Policlínica Professor Ulisses Lima, na rua Geminiano Maciel, S/N - Boa Vista. É necessário levar carteira do Conselho de Classe, comprovante de residência, declaração de vínculo, CNE e CNES.

“Recebemos 50 novas doses da Coronavac e seguimos o plano nacional de vacinação, em relação aos trabalhadores de saúde. A medida que novas doses forem chegando, novos grupos serão convocados para imunização”, explicou a coordenadora do PNI, em Belo Jardim, Flávia Santos.

lmprensa Belo Jardim PE

Feministas do Grande Recife organizam live em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres

Na próxima segunda-feira (08), mulheres da Região Metropolitana do Recife farão uma live das 19h às 21h para celebrar o Dia Internacional de Luta das Mulheres, 08 de Março através do Youtube e do Facebook do 8M Recife. Diferente dos anos anteriores, cujas atividades aconteceram nas ruas, com milhares de pessoas dando o recado político e trazendo suas reivindicações, dessa vez, diante do cenário de pandemia que o mundo está passando e cuja situação tem se agravado no Brasil, o foco vai ser o ambiente virtual.

Realizar o ato virtual em meio a esse cenário de aprofundamento das desigualdades é um dos desafios. “Gostaríamos muito de poder estar ocupando as ruas como em todos os anos, mas pela ação deliberada genocída dos governos, precisamos nos cuidar e denunciar coletivamente a negação aos nossos direitos básicos pela vida de todas as mulheres. Estamos morrendo pelo aumento da violência, pela fome, por nos faltar o mínimo, não deixaremos de denunciar e lutar. Buscamos uma forma de seguir em luta, cuidando das nossas vidas.”, disse Luisa Lins, militante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e do Fórum de Mulheres de Pernambuco.

A partir do eixo central “Feministas pela vida, contra o governo da morte! Fora Bolsonaro e Mourão”, o evento terá momentos de arte, de poesia, música e de manifesto e demarcação do posicionamento político. A live faz parte de uma construção coletiva de mulheres de diversos espaços, de coletivos, movimentos, organizações, partidos, sindicatos e que vêm se reunindo desde janeiro. Além do lema central, há eixos temáticos, que foram fruto de muitos debates. 

São eles: “Abaixo à Violência contra as Mulheres Cis, Negras, Travestis, Trans, LBTQIA+, Indígenas e Mulheres com Deficiência”; “Gravidez Forçada é Tortura, Legalização do Aborto já”; “Pela Saúde Integral das Mulheres, em Defesa do SUS, Vacina para Todas e Todes!”; “Para enfrentar a fome e a pobreza, queremos emprego, renda básica e moradia já!”; “Pelos Direitos do Povo Negro, Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos e da População Trans”; “Mulheres negras livres: basta de encarceramento!”; “Em defesa da vida das crianças e das mães negras: justiça por Miguel!” e, por fim, “Abaixo à Violência Racista contra a População Negra!”.

São eixos que trazem a dimensão de como os problemas têm se manifestado de forma concreta na vida das mulheres e que tem aprofundado as desigualdades de gênero, pois são as mulheres que têm sofrido as consequências da pandemia. Em pesquisa feita pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao ano de 2020, 99,5% dos empregos formais perdidos em Pernambuco foram de mulheres, o que evidencia as desigualdades de gênero no estado. 

Segundo notícia do jornal O Globo publicada no dia 21 de fevereiro, 19% das 5 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 até então no Brasil eram negras. Levando-se em consideração que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população brasileira é negra, esse percentual de vacinação evidencia a desigualdade racial no aspecto da imunização. A partir de domingo (07), as mulheres também realizam intervenções políticas e culturais em comunidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão e Igarassu.

Serviço:
O que: Live-ato virtual – 8 de Março - Feministas pela vida, contra o governo da morte! Fora Bolsonaro e Mourão
Quando: segunda-feira (08) das 19h às 21h






Propriedade Legal será implementado em Vertente do Lério em parceria entre o Iterpe e o STR

 

Na última quinta-feira (04), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, participou de um encontro junto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) do município de Vertente do Lério, para apresentar o Programa Propriedade Legal. A reunião teve como objetivo dialogar sobre a implantação das ações da regularização fundiária no município, por meio de parceria entre as duas instituições.

Na ocasião, o Iterpe escutou as demandas fundiárias junto ao STR, que identificou uma realidade fundiária com mais de 80% da população rural sem título de propriedade. “O trabalho do Propriedade Legal, programa voltado para a regularização dos imóveis rurais, envolve um conjunto de etapas, que resultam na identificação, cadastro, medição e entrega dos títulos de propriedade às famílias de agricultores, já com devido registro em cartório”, explicou Henrique Queiroz.

O presidente destacou ainda, que o Propriedade Legal é um programa do Governo de Pernambuco que visa a entrega de 65 mil títulos de propriedade, somando os beneficiários que vivem em áreas rurais e urbanas. O Iterpe visa firmar parceria junto ao STR de Vertente do Lério para contribuir no trabalho de identificação das famílias e das posses. Dentre os encaminhamentos da reunião foi acordada a formação de uma comissão especial para coordenar o processo de regularização fundiária das comunidades rurais do município.

Estiveram na reunião o gerente de ações fundiárias do Iterpe, Ivison Silva; o gestor de monitoramento do Iterpe, Cleodon Ricardo; os sindicalistas Roberto Oliveira, Nilda do Sindicato, Hildenize dos Anjos, Luciano Santana e Joana Darque.

lmprensa lterpe

Cuidar das plantas é uma válvula de escape para a ansiedade e o estresse causados pela pandemia

 

Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e acabaram descobrindo novos hobbies - o da jardinagem foi um deles. O setor de flores e plantas fechou 2020 com crescimento de 10% garantido pelas vendas de plantas ornamentais e flores em vasos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Floricultura. As pessoas perceberam que tendo flores e plantas dentro do ambiente, ele fica bem mais alegre, mais harmonioso, mais vivo.

Florir a casa e cuidar das plantas se tornou também uma válvula de escape para o estresse e a ansiedade causados pela pandemia. A atividade, muito comum na Europa, é conhecida por ser terapêutica e deixar o ambiente mais leve. Por isso, em 2020, até as plantas verdes, que não possuem flores, ganharam espaço nos lares brasileiros. 

As fotos a seguir são da empresa Fridas Suculentas. O lnstagram das empresárias Dani e Luiza é esse aqui @fridasuculentas, no Recife.






Ela faz a cerveja dela


O Pão de Açúcar colocou 300 rótulos de cervejas especiais com 25% de desconto em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A dinâmica estará em vigor entre os dias 6 e 8 de março (segunda-feira). A ação complementa as iniciativas da rede para a data, que incluiu também a campanha “Ela Faz a Cerveja Dela”, a qual destaca o protagonismo da mulher cervejeira nos centros urbanos.

As compras poderão ser feitas pelo aplicativo Pão de Açúcar Mais, pelo e-commerce do Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com) e em todas as lojas físicas da rede no Brasil.

Entre os principais rótulos nacionais e importados estão Lagunitas IPA, Blue Moon, Hoegaarden, e Eisenbahn além de uma variedade de marcas e estilos que as apreciadoras de cervejas encontram somente no Pão de Açúcar.

Sobre a campanha ‘Ela faz a cerveja Dela’- O filme conta com a participação de quatro mulheres: duas donas de marcas de cerveja e duas sommeliers, resgatando o protagonismo feminino na ancestralidade da produção da cerveja, que foi descoberta e criada por uma mulher. Elas compartilham suas histórias e mostram a relevância do poder das mulheres no universo cervejeiro.

Também com foco nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Pão de Açúcar preparou uma temporada especial para o podcast 'Lugar de escuta', que foi lançado no ano passado pela marca, e vai ao ar dia 08/03. Serão cinco episódios especiais focados em temas como empoderamento feminino, equidade de gênero e violência doméstica. Além disso, está previsto ainda esse ano o 2º Desafio de Cervejas Pão de Açúcar – Representatividade Feminina. O objetivo da iniciativa é reconhecer e criar novas cervejas a partir da criatividade e conhecimento cervejeiro das mulheres.

“A campanha está alinhada com nosso compromisso em trazer mais representatividade e diversidade, quebrando estereótipos, inclusive na cadeia de abastecimento. A equidade de gêneros é um dos temas prioritários em diversidade para a marca, não só no público interno mas também na relação com nossos clientes e fornecedores”, diz Mirella Gomiero, Diretora Executiva de Recursos Humanos e Sustentabilidade do GPA, grupo controlador da marca. “Hoje mais de 50% do quadro de colaboradores do Pão de Açúcar são mulheres e temos um Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, lançado em 2019, que estimula nossas colaboradoras a ampliarem seu desenvolvimento profissional e pessoal, rompendo paradigmas de papéis de gênero” completa a executiva.


A Ferreira Costa funcionará em horário especial

 

Em virtude do decreto nº 50.346, o Home Center Ferreira Costa funcionará em horário especial até o dia 17/03. Durante esse período, o mesmo funcionará de Segunda a Sexta das 08h às 20h nas lojas da Tamarineira e Imbiribeira, já na loja de Garanhuns, o funcionamento será das 08h às 18h. Nos sábados e domingos, as lojas estarão fechadas.

Porém a nossa loja online www.ferreiracosta.com, está funcionando normalmente com itens essenciais para o seu lar e em carácter emergencial o canal de televendas que está disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Para quem buscar o televendas, o serviço acontece através do número (81) 3338-8388 para a loja Imbiribeira e (81) 3267-1080 para a loja da Tamarineira. Esse atendimento é realizado por um vendedor de plantão.

Para quem buscar qualquer um dos dois canais de vendas, a mercadoria será entregue na comodidade do seu lar durante o final de semana.

Em qualquer um dos serviços, a entrega obedecerá a todas as medidas de segurança recomendadas, com todo o cuidado necessário tanto para nossos clientes quanto para nossos colaboradores.

O Mall da Ferreira Costa, localizado na loja da Tamarineira não funcionará no final de semana, já durante a semana o mesmo será conforme o horário da loja

Alerta: Se quiser engravidar e está acima dos 35 anos, é importante avaliar logo sua reserva ovariana!

 

Um alerta para as mulheres que já têm 35 anos ou que estão se aproximando dessa idade. Há alguns anos, era comum chegarmos aos 30 anos com a família formada ou com pelo menos um filho. Atualmente, grande parte das mulheres nesta faixa etária nem pensa nisso. Está focada em estudos, viagens e compromissos profissionais.

Adiar a maternidade tem sido uma escolha cada vez mais comum. Dados recentes do IBGE mostram que 33,69% dos recém-nascidos em 2018 tinham mães entre 30 e 50 anos. Em 2005, eram apenas 22,5%. 

Quem dá o alerta é a  médica especialista em fertilidade, Altina Castelo Branco (foto), da Clinica Artfértil, no Recife. "O problema é que, com o passar do tempo, as mulheres vão eliminando naturalmente os óvulos. Ela nasce com aproximadamente 1 a 2 milhões de óvulos, porém chega à puberdade com cerca de 300 a 500 mil. Quando a mulher chega aos 30 anos de idade, a fertilidade começa a diminuir, e após os 35, passa a reduzir-se acentuadamente, ano após ano. A cada ciclo menstrual ela perde muitos óvulos, e nada impede esse processo natural", afirma Dra Altina .

Como está sua reserva ovariana? Alguns exames estão disponíveis para medi-la:

Contagem de folículos antrais - Ultrassonografia transvaginal – Por meio de imagem, é feita a contagem de folículos com diâmetro de 2 a 10 mm. Menos de dez indicam baixa reserva; mais de 20, é considerada uma excelente reserva de folículos. Deve ser feito nos primeiros dias do ciclo menstrual.

FSH (hormônio folículo-estimulante) - Exame de sangue – mede o FSH, que é o indutor natural do ovário. Este hormônio determina o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos. Sua produção é regulada por hormônios produzidos nos ovários, como o estradiol e a inibina B. Quanto maior a presença desses dois hormônios, menores são os níveis de FSH. 

Com a idade avançada da mulher, a concentração sanguínea de FSH aumenta, pois a quantidade de folículos diminui, e, consequentemente, a produção de estradiol e inibina B também. A dosagem deste hormônio dá uma ideia da reserva ovariana, mas pode oscilar em mulheres com baixa reserva ovariana. Deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dias do ciclo menstrual.

AMH (hormônio antimülleriano) - Exame de sangue – o hormônio antimülleriano é produzido pelas células do ovário. Quanto maior o número dos folículos no ovário, maior a reserva ovariana e concentração sanguínea de AMH. Este hormônio, diferente do FSH, não sofre variação significativa dentro do ciclo menstrual, e é um exame mais preciso, ou seja, com melhores chances de acerto. Pode ser feito em qualquer fase do ciclo menstrual.

Iterpe participa de reunião com foco na inclusão das mulheres do campo nas políticas de desenvolvimento rural

 

O Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe) participou, nesta quarta-feira (03), de reunião que integrou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF) e a Secretaria da Mulher do Estado (SecMulher). Realizada na sede da SDA, o objetivo da reunião foi discutir sobre a inclusão e a valorização das mulheres nas políticas de desenvolvimento agrário de Pernambuco.

Durante a reunião, foi discutida a importância de estreitamento e fortalecimento das instituições participantes para construir um planejamento voltado à promoção, de forma conjunta, das ações do desenvolvimento agrário e fundiário voltadas à atender às necessidades das mulheres rurais.

“A Secretaria da Mulher possui um levantamento de demandas apontadas por uma parcela da população rural formada por mulheres, que já norteia bastante o planejamento. O acesso à água, o acesso ao crédito, a assistência técnica à produção e à comercialização são as prioridades das mulheres do campo que sonham em trabalhar, cuidar dos filhos e conquistar seu dinheiro através dos quintais produtivos”, explicou a secretária da SecMulher, Silva Cordeiro, na ocasião.

“O Iterpe se coloca à disposição da SecMulher para contribuir no trabalho de escuta, sistematização e busca de parcerias que sejam capazes de atender as necessidades das mulheres rurais, que vivem em assentamentos estaduais e unidades produtivas do Crédito Fundiário”, afirmou o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, que durante a reunião propôs a união de esforços técnicos de ambas as pastas para fortalecer o planejamento e a execução das ações conjuntas.

Participaram da reunião o secretário da SDA, Claudiano Martins Filho, o secretário de gestão da SDA, Antônio Dourado; o secretário executivo da Seaf, Humberto Arraes; a secretária da SecMulher, Silvia Cordeiro; a gerente de interiorização da SecMulher, Márcia Aguiar; o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; a gestora do Crédito Fundiário em Pernambuco, Priscila Carneiro; o gerente do Jurídico do Iterpe, Bartolomeu Vieira, e a gestora do jurídico da SDA, Mirela Neukranz.

lmprensa lterpe

Fiocruz divulga série histórica da situação de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS

Desde julho de 2020, o Observatório Covid-19 Fiocruz vem publicando boletins quinzenais monitorando quatro indicadores básicos: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); casos e óbitos por Covid-19; e taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). A série histórica agora apresentada é um documento complementar ao boletim extraordinário do Observatório, divulgado na última  quarta-feira (3/3), sobre o agravamento da pandemia.

"Observar na sequência de 17 mapas abaixo, mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos estados e Distrito Federal na zona de alerta crítica", alerta o novo documento.


Agência Fiocruz de Noticias