sexta-feira, 5 de março de 2021

Propriedade Legal será implementado em Vertente do Lério em parceria entre o Iterpe e o STR

 

Na última quinta-feira (04), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, participou de um encontro junto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) do município de Vertente do Lério, para apresentar o Programa Propriedade Legal. A reunião teve como objetivo dialogar sobre a implantação das ações da regularização fundiária no município, por meio de parceria entre as duas instituições.

Na ocasião, o Iterpe escutou as demandas fundiárias junto ao STR, que identificou uma realidade fundiária com mais de 80% da população rural sem título de propriedade. “O trabalho do Propriedade Legal, programa voltado para a regularização dos imóveis rurais, envolve um conjunto de etapas, que resultam na identificação, cadastro, medição e entrega dos títulos de propriedade às famílias de agricultores, já com devido registro em cartório”, explicou Henrique Queiroz.

O presidente destacou ainda, que o Propriedade Legal é um programa do Governo de Pernambuco que visa a entrega de 65 mil títulos de propriedade, somando os beneficiários que vivem em áreas rurais e urbanas. O Iterpe visa firmar parceria junto ao STR de Vertente do Lério para contribuir no trabalho de identificação das famílias e das posses. Dentre os encaminhamentos da reunião foi acordada a formação de uma comissão especial para coordenar o processo de regularização fundiária das comunidades rurais do município.

Estiveram na reunião o gerente de ações fundiárias do Iterpe, Ivison Silva; o gestor de monitoramento do Iterpe, Cleodon Ricardo; os sindicalistas Roberto Oliveira, Nilda do Sindicato, Hildenize dos Anjos, Luciano Santana e Joana Darque.

lmprensa lterpe