quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Concurso da Compesa será realizado neste domingo

Os 3.274 candidatos inscritos no concurso da Compesa já podem imprimir os cartões informativos e conhecer os locais onde vão realizar a prova na tarde do próximo domingo (27). O certame será realizado entre as 14 e as 18 horas e contará com 50 questões de múltipla escolha. No total são 40 vagas, das quais 23 para nível médio (técnico) e 17 para nível superior.

Segundo os dados divulgados pela Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (Conupe), as maiores concorrências se concentram nos cargos de Assistente de Saneamento e Gestão Técnico em Segurança do Trabalho (441 candidatos por vaga) e Analista de Gestão Biólogo (326 candidatos por vaga).

Já os cargos que tiveram o maior número absoluto de candidatos foram os de Analista de Gestão Advogado e Assistente de Saneamento e Gestão Técnico em Saneamento, com 723 e 587 inscritos, respectivamente. Veja mais detalhes na tabela abaixo.

A Compesa lembra que os portões serão fechados às 14 horas e os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência munidos do seu cartão informativo, documento oficial com foto e canetas esferográficas pretas ou azuis. Não será permitido o acesso aos prédios com telefones celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos.

O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado ainda no domingo, no site da Conupe (
www.upenet.com.br). Já o resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro.


Imprensa Compesa

Eduardo destina 100% dos recursos do Pré-Sal para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação


”Em Pernambuco, está virando lei aquilo que é uma bandeira dos estudantes do Brasil”. Essas foram as palavras do governador Eduardo Campos após assinar o Projeto de Lei que destina 100% dos recursos dos royalties do petróleo para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. O PL, que já seguiu na noite desta terça-feira (22) para Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi assinado diante de centenas de estudantes, durante a abertura da 8ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), na praia de Casa Caiada, em Olinda.  
Em seu discurso, Eduardo destacou que foi sua experiência como militante do movimento estudantil que o ensinou a servir o estado hoje. O governador também conclamou a juventude a “usar seu talento e energia” para sentar à mesa com o Governo Federal e com governadores dos Estados produtores e não produtores para “arrancarmos um consenso que una o Brasil”, arrematou ao som dos aplausos dos estudantes.  
Eduardo também defendeu a “melhor distribuição” dos royalties para assegurar mais recursos para melhorar educação pública no Estado e para “embalar” as lutas dos estudantes em todo o Brasil. “O dinheiro dos royalties do petróleo precisa ser direcionado para aquilo que porta futuro, para legarmos às futuras gerações uma educação de qualidade, que possa construir cidadania, capacidade de refletir e de construir um país muito mais equilibrado socialmente”, justificou o governador.  
A Bienal da UNE, que é considerada o maior festival estudantil da América Latina e já contabiliza 14 anos de existência, aporta pela segunda vez em terras pernambucanas, que já sediaram o evento em 2003. Com a proposta de valorizar a identidade nacional e juntar as produções juvenis de todo o Brasil, o evento promove debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos e shows. As atividades da Bienal, iniciadas na noite desta terça, seguirão até o sábado (26), nas cidades de Olinda e Recife. 
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Ausência de negros nas esferas decisórias leva à falta de políticas públicas específicas


A baixa representatividade da população negra nas esferas de poder leva ao círculo vicioso da falta de acesso a esses postos e também à dificuldade de evolução na escala social.
Para o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Paixão, coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Sociais (Laeser) do Instituto de Economia (IE), quando uma pessoa de pele escura evolui na escala social, mais barreiras ele tem para desfrutar da condição conquistada.
Ele lembra que não se pode deixar de lado o fato de que as práticas sociais existentes, independentemente das condições econômicas, não favorecem a mobilidade social ascendente da população negra. “Porque no Brasil houve uma espécie de consenso de que as melhores posições deveriam ser ocupadas por um determinado grupo de cor e um determinado grupo de sexo. E que as outras funções sociais de menor destaque, as mais precárias, essas sim, poderiam ser exercidas por pessoas negras.
Na opinião do professor, não pode ser acaso que entre cantores e jogadores de futebol se encontrem tantos negros de destaque e em funções como na Confederação Nacional da Indústria e no Congresso Nacional não haja quase nenhum. “A abolição se deu há mais de 100 anos, já teria dado tempo de uma mudança ter se processado no país, se não existissem essas outras barreiras”.
A assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Eliana Graça, lembra que essa dificuldade de acesso dos negros à estrutura de poder leva à falta de discussão da pauta política racial.
“Os direitos e os interesses da população negra não conseguem chegar na estrutura de poder. A crença nossa é que você tendo essas pessoas ocupando espaços de poder, elas têm condições de [atender] as necessidades dessa população. Não tem um olhar com esse corte específico, quer dizer, a pauta política, de uma maneira geral, não atende a população negra, porque você não tem pessoas que defendam essa pauta”.
A deputada federal Benedita da Silva vai além. Para ela, a exclusão prejudica o desenvolvimento de todo o país.
“Como você perde um segmento que tem uma cultura forte, expressiva no campo da economia, da política, da ciência, da tecnologia. Os negros que vieram [para o país durante a escravidão] não eram analfabetos, como tentam passar historicamente. Tinham conhecimento [e havia entre eles alguns que eram] até reis e rainhas nos seus países respectivos, com sua língua, suas tradições”.
Para Benedita, a representação racial na política tem melhorado, mas ainda esta muito longe do que seria ideal. Ela acredita que o negro está brigando mais para conquistar mais espaço, mas ainda está muito aquém dessa representação.
“Você ainda pode dizer: fulano está ali, sicrano está lá. É uma conquista, não deixa de ser, mas você ainda pode [contar essas pessoas] nos dedos das mãos. O que nós buscamos é que daqui a um pouco mais seja uma coisa tão natural que não dê para [contar].”
Para a secretária de políticas de ações afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Nascimento, a dificuldade começa com a falta de acesso a diversos mecanismos que facilitam a entrada no poder político, como o ensino superior.
“Na vida da população negra o acesso ao ensino superior foi mais difícil. Essa realidade começa a ser mudada com a política de cotas. O acesso a determinadas oportunidades de cargos públicos também foi mais difícil, tem sido ainda mais difícil para a população negra”.
Ângela diz que a expectativa com a lei de cotas, que passa a ser agora para todas as universidades e institutos federais, aumente mais a participação da juventude que está acessando a universidade a outros cargos, “inclusive ao poder político”.
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pretos que frequentavam o ensino superior subiu de 2,3% no ano 2000 para 8,4% em 2010. Entre os pardos, o número passou de 2,2% para 6,7%.

Agência Brasil

Serviço da CDL/Recife para o carnaval

O carnaval ainda não chegou, mas a folia já está solta em várias cidades do país, especialmente em Pernambuco. Nesse período o número de documentos perdidos cresce, já que a multidão e a distração dos foliões nas ruas facilitam a ação dos “batedores de carteiras”. A CDL Recife lembra aos carnavalescos do serviço de Alerta 24 horas, no qual é possível bloquear gratuitamente cheques e documentos perdidos ou extraviados através do site http://www.cdlrecife.com.br/.

Campanha da Compesa termina nesta sexta-feira


Os clientes da Compesa que estão com a conta em dia tem até a próxima sexta-feira (25) para se inscrever na campanha Fique Legal e concorrer a um carro 0 Km, 180 televisores e 30 aparelhos celulares. Para participar bastar acessar www.compesa.com.br ou facebook.com/compesa e fazer o cadastro. Além da internet, o cliente ainda pode aderir à campanha pelo 0800 081 0195 ou em qualquer loja da Compesa. O sorteio dos prêmios ocorrerá no dia 31 de janeiro. 
Segundo o diretor Comercial e de Atendimento da Compesa, Franklin Azoubel, a empresa criará novos mecanismos para incentivar a adimplência. “No próximo ano, desenvolveremos novas estratégias para nos aproximarmos dos nossos clientes, assim como estimular o pagamento da conta em dia”, revela o diretor. Até o momento, já estão inscritas 27.965 pessoas. Franklin Azoubel lembra que os condomínios também podem participar dos sorteios. A inscrição é única para cada número de matrícula e, caso o condomínio ganhe um dos prêmios, a decisão sobre ele ficará a cargo dos condôminos. Azoubel acrescenta ainda que inquilino também tem direito aos sorteios. Ele deve procurar uma loja de atendimento da Compesa, munido dos documentos necessários, e fazer a transferência de titularidade. 
Também termina sexta-feira (25) o prazo para quem está com faturas não quitadas até o mês de agosto de 2012 e deseja regularizar a sua situação, com descontos que variam de 60 a 85% no pagamento à vista. Para quem deve até R$ 5 mil, o desconto é de 60%. Acima desse valor, a dedução pode chegar a 80% e para quem tem causa na justiça, o abatimento é de 85%. “Essa é a última oportunidade de regularização com descontos tão atrativos”, antecipa Azoubel. O diretor explica que não haverá mais campanhas de negociação de débito nesta gestão. 
Para realizar a negociação o cliente tem a opção de acessar o site da Compesa (exceto para os casos judiciais, que deverão ser negociados em lojas de atendimento), o aplicativo do facebook ou em qualquer unidade da Compesa no Estado, inclusive os postos de atendimento nos Expressos Cidadão. De acordo com Azoubel, a campanha está sendo bastante positiva. “Já conseguimos equacionar pendências de 19.798 clientes, gerando uma receita de R$ 7,8 milhões (pagamento à vista) e regularizando R$ 24,1 milhões em dívidas pendentes. 
Mesmo quem não tem condições de quitar a dívida pagando à vista, com direitos aos descontos, pode negociar o débito com parcelamento. O valor devido pode ser parcelado em até 72 vezes para os clientes que pagam tarifa social e até 60 vezes, a depender do valor total do débito, para os demais casos. Não há cobrança de juros para parcelamentos em até seis vezes. A partir de sete parcelas existe a cobrança de juros, que vão de 0,5% a 1,5% ao mês.
Imprensa Compesa

Pnuma e FAO lançam campanha para reduzir desperdício de alimentos no mundo


A cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimento são perdidas ou desperdiçadas no mundo. Diante da expectativa de alguns especialistas, que acreditam que essas perdas podem ser revertidas com mudanças de padrões de produção e consumo, representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançaram hoje (22), em Genebra, uma campanha intitulada “Pensar, Comer, Preservar” para tentar estimular novas ações em todo o planeta.
Segundo o sub-secretário-geral e diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, a proposta é revelar a situação atual e apresentar modelos que foram adotados com sucesso para minimizar o desperdício. Steiner acredita que essas informações podem estimular um novo debate no mundo e uma reflexão sobre o que deve ser feito para reverter o cenário.
O representante do Pnuma lembrou as projeções que indicam que a população mundial deve passar de 7 bilhões de pessoas para 9 bilhões até 2050, o que significa um crescimento da demanda por alimentos. “Não faz sentido, economicamente, ambientalmente e eticamente, desperdiçar alimentos”, disse, destacando o impacto do desperdício e da pressão pela maior produção de alimentos sobre o meio ambiente.
“São desperdiçados também recursos como água, terras cultiváveis, insumos agrícolas e tempo de trabalho, sem contar a geração de gases estufa pela comida em decomposição e pelo transporte dos alimentos. Para termos uma vida verdadeiramente sustentável, precisamos transformar a maneira como produzimos nossos alimentos”, acrescentou Steiner.
De acordo com dados divulgados por representantes da FAO, 20% de todas as terras do mundo já são cultivadas pela agricultura, que também responde pelo consumo de 70% da água doce do mundo. A organização também destaca que quase metade da comida descartada nas regiões industrializadas ainda poderia ser consumida. O volume de desperdício das nações mais ricas soma quase 300 toneladas por ano, quantidade que, segundo a FAO, é equivalente à toda a produção de alimentos da África Subsaariana e suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.
Diretora do departamento de Infraestrutura Rural e Agroindústrias da FAO, Eugenia Serova, defendeu uma profunda mudança nas formas de consumo e produção de alimentos. Ela lembrou que, apesar de os países desenvolverem diferentes padrões agrícolas, “todos desperdiçam comida, em maior ou menor volume”. Dados da FAO revelam que um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido durante os processos de produção e venda, o equivalente a US$ 1 trilhão.
O movimento lançado hoje pelos órgãos das Nações Unidas é resultado de debate que ganhou força durante a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, os chefes de Estado que participaram das negociações concordaram em adotar iniciativas para mudar os padrões de consumo e produção em seus países.
campanha reúne em um portal da internet informações em mais de quatro idiomas, incluindo o português, sobre ações organizadas em todo o mundo. O site destaca dicas para os consumidores sobre o que fazer para reduzir as perdas, como elaborar listas e comprar vegetais que, mesmo não atendendo o padrão dos mercados, estão plenamente adequados para o consumo. As orientações também são voltadas para comerciantes que podem medir melhor o desperdício e evitar algumas perdas.

Agência Brasil

Itep divulga informe sobre chuvas ocorridas este mês


A Unidade de Meteorologia (Lamep) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulgou informe sobre as chuvas ocorridas nos primeiros 22 dias deste ano, destacando que foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este sistema atmosférico tem favorecido a formação de nuvens convectivas e provocado chuvas intensas e localizadas. 
Segundo o informe, os maiores acumulados de precipitação no mês, em Pernambuco, foram de 175mm, 173mm e 166mm nos municípios de Tacaratu, Araripina e Exu, respectivamente. Considerando que o mês de janeiro ainda não acabou, os meteorologistas do Itep destacam que já choveu 25% acima do esperado para todo o mês. Na microrregião de Araripina, para a quadra chuvosa (janeiro a abril), os acumulados observados representam 25% do total esperado para o período.
Apesar dos altos valores acumulados, a precipitação em grande parte do Estado continua abaixo do esperado, para o mês de janeiro, sendo a mesorregião do Agreste a menos favorecida com até 80mm abaixo da média histórica.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Biblioteca Pública de Olinda recebe exposição de J. Borges


As xilogravuras do artista José Francisco Borges podem ser visitadas a partir desta quarta-feira (23) na Biblioteca Pública de Olinda. J.Borges começou como cordelista há 50 anos. Hoje aos 77 anos de idade, o pernambucano é um dos xilogravuristas mais famosos do Brasil e inclui no currículo a arte de abertura da novela Cordel Encantado, da Rede Globo. Ele é também o autor da arte que aparece em todo o material de divulgação da 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Para a mostra, que faz parte da bienal, foram selecionadas apenas gravuras com personagens femininas.
A questão de igualdade de gênero é um dos destaques do evento. Para J.Borges as gravuras escolhidas são especiais. “A mulher engrandece o ambiente em todo canto que chega. No trabalho da gravura, ela representa uma figura muito forte”.
Ao todo foram 17 figuras selecionadas. Logo na entrada, duas figuras que resumem a exposição: a mulher em suas várias facetas. Uma delas, A Poetisa, a mulher altiva, em posição de poder. Ao lado, Rezando Para Casar, aquela que se ajoelha perante Deus e pede a companhia de um homem.
Ao longo da exposição, segundo a coordenadora de Artes Visuais da Bienal, Daiara Figueroa, “a mulher é retratada como aquela que tem o controle da situação. Ela engana o diabo [A Mulher que Colocou o Diabo na Garrafa] e tem o amor de vários homens [Coração de Mulher]”.
J. Borges diz que é tudo verdade, que é assim que enxerga as mulheres. O que retrata faz parte do que vivencia. “Trabalho com pensamento, com as coisas que acontecem, com o que o povo fala. Tudo isso faz parte de um imaginário que compõe as minhas obras”. Ele foi o primeiro xilogravurista a usar cores. Tudo porque uma mulher o questionou, certa vez, se com cores as imagens não ficariam mais interessantes. "Por causa dessa mulher resolvi experimentar e deu certo".
A diversidade de gênero e sexual está presente em várias atividades da bienal. A Mostra de Projetos de Extensão Cinescrevendo: Gênero e Práticas Identitárias no Cinema Latino-Americano usa o cinema para discutir sexualidade. A atividade ocorre nesta quinta-feira (24). O espetáculo de rua Filhas de Maria, Cheias de Graça, do grupo baiano Baphão Queer, selecionado na Mostra de Artes Cênicas, fala sobre desrespeitos contra homossexuais nesta sexta-feira (25). A mostra de audiovisual também traz registros como Corpo a Corpo, do estudante carioca Adil Lepri, apresentado nesta quarta-feira .
Agência Brasil

Capitania dos Portos de Pernambuco muda de comando


O Capitão-de-Mar-e-Guerra (CMG) Cláudio Grilli toma posse como novo Capitão dos Portos de Pernambuco no próximo dia 29. A cerimônia ocorrerá às 10h e será realizada na sede desta Capitania, no Recife Antigo. Ele substituirá o Capitão-de-Mar-e-Guerra  (CMG) Ricardo Pinheiro Padilha, que está no cargo desde 14 de fevereiro de 2012 e seguirá para Buenos Aires, na Argentina, a fim de exercer, até 2015, função de delegado brasileiro no Centro de Estudos Estratégicos de Defesa (CEED) do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS).

A solenidade será presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, e deverá reunir autoridades civis e militares, além de representantes dos setores das comunidades marítima e portuária de Pernambuco.

O novo Capitão dos Portos de Pernambuco é natural de São Paulo-SP, tem 46 anos, dos quais 29 anos dedicados à carreira militar na Marinha do Brasil. Aviador, o CMG Grilli foi Comandante do 1.º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino e Imediato do Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, ambos em São Pedro da Aldeia, RJ. Em sua carreira naval cumpriu 2.256 horas de voo. No último ano, atuou no Comando do Distrito Naval, em Natal/RN, onde exerceu a função de Encarregado da Seção de Organização, ligado à gestão de recursos humanos. O CMG Grilli veio para Recife acompanhado da esposa, a jornalista Renata Grilli, do filho Gustavo e das filhas gêmeas Giovanna e Giselle.

Capitania dos Portos de Pernambuco

Campanha da SECMulher alcança o Brasil


A campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo, da Secretaria Estadual da Mulher, vai circular em todo o Estado e, inclusive, a nível nacional já que está impressa nos cartões de orelhão da operadora Oi. A Secretária Cristina Buarque recebeu o diretor de relações institucionais da empresa, Frederico de Siqueira Filho para conversar sobre essa iniciativa e também para propor novas ações que possam ser desenvolvidas conjuntamente. “O objetivo é atingir o maior número de pessoas possível com a mensagem de que a violência contra a mulher é crime e dá cadeia. Essa é uma ação de ampla repercussão social”, registra Cristina Buarque.
Num primeiro momento foram emitidos 133 mil cartões telefônicos com o layout da campanha, que tem uma juíza dando cartão vermelho – simbolizando a expulsão da violência contra a mulher. O material será distribuído para ser comercializado em estabelecimentos em Pernambuco e nos estados que possuam cobertura da operadora.
Futebol – Na mesma ocasião, Cristina Buarque foi homenageada pela Federação Pernambucana de Futebol - FPF. O presidente da entidade desportiva, Evandro Carvalho, entregou uma medalha e um certificado pelo apoio prestado pele Secretária aos jogos da Copa Feminina de Futebol - Libertadores da América, realizada no final do ano passado. Durante os jogos, equipes da SecMulher estiveram nos estádios com a campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo, conversando e entregando o material educativo com o público presente nos estádios.
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Índios decidem combater extração ilegal de madeira no Maranhão e pedem presença da PF


Índios Pukobjê-Gavião da Terra Indígena Governador, em Amarante (MA),  apreenderam, na semana passada, quatro caminhões e um trator que transportavam cerca de 20 metros cúbicos de ipê e de sapucaia derrubados por madeireiros que atuavam irregularmente no interior da terra indígena, localizada a cerca de 110 quilômetros de Imperatriz. Com medo de represálias dos madeireiros, os índios pedem a presença da Polícia Federal na reserva indígena.
A apreensão provocou revolta de moradores da cidade e continua gerando medo entre os índios, que, mesmo assim, prometem agir para impedir que os madeireiros continuem agindo impunemente no interior da terra indígena. "Estava demais. Eles estavam se aproximando cada vez mais das nossas aldeias, nos desrespeitando e levando nossas árvores", disse à Agência Brasil, por telefone, Ubirajara Guará, cacique da Aldeia Nova, uma das três existentes no interior da reserva.
Os Pukobjê-Gavião temem que, sem a presença da Polícia Federal (PF) na área, os madeireiros prejudicados pela iniciativa indígena cumpram os boatos que tem corrido na cidade. "Andam dizendo que madeireiros prometeram pegar um por um os líderes das três aldeias. Isso quem disse foram as pessoas de fora da aldeia com quem temos contato. Tememos que aconteça algo como o que já ocorre em várias partes do país, onde índios são mortos. Por isso pedimos a presença da Polícia Federal”, disse o cacique.
Ubirajara afirma que ao menos um índio foi agredido durante os tumultos ocorridos em Amarante na semana passada e que, esta semana, desconhecidos sabotaram o fornecimento de energia elétrica para a Aldeia Nova e espalharam tábuas com pregos na estrada próxima à entrada da Aldeia Governador. Além disso, alguns comerciantes deixaram de atender aos índios.
Inicialmente, nem os próprios policiais federais e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) escaparam de ser alvo dos protestos de pessoas contrárias à iniciativa indígena. Procurada, a assessoria da PF revelou que uma das viaturas policiais foi atingida por dois tiros durante os protestos da semana passada.
O gerente executivo substituto do Ibama em Imperatriz, Felippe Dias Lucas, disse à Agência Brasil que ele e outro fiscal ambiental, além de seis policiais federais, foram impedidos, por falta de segurança, de levar para Imperatriz (MA) os caminhões e o trator apreendidos pelos índios, tendo que permanecer na aldeia até que policiais militares deslocados de cidades próximas chegassem à Amarante. Segundo Lucas, ao menos 60 pessoas participavam dos protestos e muitas estavam visivelmente alcoolizadas. 
“Fomos acionados pelos próprios índios e chegamos à aldeia por volta do meio-dia do dia 15. Só então soubemos da manifestação na cidade e que populares, provavelmente incitados por madeireiros, tinham feito uma barreira na estrada que liga a aldeia ao município. O delegado federal tentou negociar com alguns manifestantes o fim do bloqueio, mas como não obteve sucesso, tivemos que permanecer na aldeia até a madrugada do dia seguinte, quando chegou reforço policial e o número de manifestantes diminuiu”, disse o gerente executivo a Agência Brasil.
Após essa primeira tentativa, as autoridades retornaram a Amarante na madrugada de quinta-feira (17). Dessa vez o grupo era formado por 16 agentes federais, 30 policiais militares e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo a assessoria da PF em Imperatriz, o aparato policial serviu para coibir novos protestos e o grupo, enfim, conseguiu transferir os veículos apreendidos para o pátio da Funai, em Imperatriz. Já a madeira extraída ilegalmente permanece na aldeia, à espera de que o Ibama conclua o processo de apreensão.
Esta não é a primeira vez que algo parecido ocorre em Amarante. Em 2010, homens armados invadiram a aldeia Rubiácea, na mesma Terra Indígena Governador, para tentar recuperar três caminhões carregados de madeira ilegal apreendidos durante a Operação Arco de Fogo, do Ibama.
“Naquela e em outra regiões do estado há poucas áreas com potencial para fornecer madeira legalmente. Isso faz com que a pressão sobre as terras indígenas e outras áreas de proteção ambiental seja muito grande. Além disso, a Terra Indígena Governador é um alvo fácil, já que fica muito próxima a Amarante”, explica Lucas.
Para o missionário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Maranhã, os órgãos responsáveis, sobretudo a Funai, não está conseguindo dar uma resposta satisfatória aos problemas da Terra Indígena Governador. “Daí os próprios índios estarem tomando suas medidas. Só que, com isso, a tensão tem crescido e o clima de animosidade de parte da população contra a comunidade está crescendo”.
Ubirajara disse que como as autoridades dificilmente conseguiam flagrar a extração ilegal de madeira na terra indígena, os Pukobjê-Gavião decidiram criar grupos para vigiar a área. “Nossa impressão é que os madeireiros eram avisados da operação e, por isso, os governos gastavam um dinheirão e nunca pegavam ninguém. Por isso montamos nossa própria estratégia. Não temos poder para prender ou multar ninguém, mas podemos apreender o material de quem está acostumado a ganhar dinheiro fácil desrespeitando nossa terra e comunicar as autoridades”.
Para evitar retaliações, a comunidade está limitando o acesso de pessoas estranhas ao interior da reserva, interrompendo após as 18 horas o tráfego de veículos pela estrada que corta a terra indígena e que liga Amarante a Campo Formoso. De acordo com o cacique, a passagem só é permitida à ambulâncias e em casos de emergência. 
Questionada sobre o assunto, a assessoria da PF informou que a delegacia de Imperatriz tem apenas 22 agentes, um efetivo pequeno para viabilizar operações permanentes no interior da reserva indígena. A PF assegurou ainda que, sempre que acionada ou necessário, realiza ações pontuais, mas que não há, por enquanto, nenhum plano sendo discutido em função do medo dos índios de sofrerem represálias.
Agência Brasil

Mudanças de Itinerário dos ônibus para o Bloco Virgens de Verdade


Os foliões que desejarem participar, neste domingo (27), do bloco carnavalesco Virgens de Verdade 2013 contarão com um reforço na hora de participar da festa. É que o Grande Recife Consórcio de Transporte realizará mudanças de itinerário nas linhas de ônibus que circulam naquela localidade. Além disso, haverá também reforço na frota. Ao todo serão 77 veículos a mais, gerando cerca de 530 viagens. 
As interdições, que acontecem na Rua do Sol, Rua do Farol e trecho da Av. Getúlio Vargas/Olinda, passam a valer das 07h às 23h do domingo. Dessa forma, haverá alteração no itinerário das seguintes linhas: 
Linhas:       
881 – CAENGA / RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
882 - CAENGA / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTE)
884 – JARDIM BRASIL / RIO DOCE
885 – SÍTIO NOVO / RIO DOCE
886 – OURO PRETO / RIO DOCE

Alteração do itinerário 
Sentido: Caenga/Olinda 
... Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...
 Sentido: Olinda/Caenga 
...Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Av. Presidente Kennedy...

Linha: 
883 – CAENGA / RIO DOCE (II PERIMETRAL)
 Alteração do itinerário 
Sentido: Caenga/Olinda 
... Rua Arthur Serpa, Rua Manoel de Barros Lima, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Eduardo Morais, Av. Getulio Vargas, Av. José Augusto Moreira...
 Sentido: Olinda/Caenga
 ...Av. José Augusto Moreira, Rua Marcolino Botelho, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Manoel de Barros Lima, Rua Arthur Serpa ...

Linhas:
910 – RIO DOCE/PIEDADE
920 – RIO DOCE/CDU
930 – RIO DOCE/DOIS IRMÃOS
958 – COSTA AZUL
973 – CASA CAIADA
981 – RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)
983 – RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
987 – RIO DOCE (PRÍNCIPE)
992 – PAU AMARELO
993 – CONJUNTO PRAIA DO JANGA
994 – CONJUNTO BEIRA MAR

Alteração do itinerário
Sentido: Olinda/Recife
...Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...
Sentido: Recife/Olinda
...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...

Linha: 
972 – BULTRINS
 Alteração do itinerário
Sentido: Olinda/Recife
 ...Av. Chico Science, Retorno (próximo ao cruzamento com Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante), Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...

Sentido: Recife/Olinda
 ...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Professor Manoel Regueira.

Linhas:
971 – AMPARO  
974 – JARDIM ATLÂNTICO
982 – CONJ. BEIRA MAR/DERBY

Alteração do itinerário
Sentido: Olinda/Recife
... Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...

Sentido: Recife/Olinda

...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...

Linha:

950 – ENGENHO MARANGUAPE/VARADOURO

Alteração do itinerário

Sentido: Janga/Varadouro/Janga

...Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Av. Gov. Agamenon Magalhães (retorno na Unicordis), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto da Tacaruna, Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...

Linha:

990 – PAU AMARELO/VARADOURO

Alteração do itinerário

Sentido: Janga/Varadouro/Janga

...Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho (retorno), Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...

Linha:

911 – OURO PRETO (COHAB)

Alteração do itinerário

Sentido: Olinda/Recife

...Rua Manoel Clementino Marques, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...

Sentido: Recife/Olinda

...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Retorno em frente ao 7º R.O, Rodovia PE-15...

Linha:

940 – ABREU E LIMA/OLINDA

Alteração do itinerário

Sentido: Abreu e Lima/Olinda/ Abreu e Lima

...Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Jornalista Luiz de Andrade, Av. José Augusto Moreira, Rua Marcolino Botelho, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15...

Imprensa Grande Recife

Programas do governo federal oferecem exames gratuitos para mulheres


O Programa de Mamografia Móvel, criado pelo governo em outubro do ano passado, já está em andamento em Manaus, em Taubaté (SP) e em várias cidades do Distrito Federal. O serviço é feito durante o ano todo em locais considerados estratégicos pelas secretarias de Saúde. Além de oferecer exames de mamografia, as carretas estão habilitadas para realizar ultrassonografias e o papanicolau, o preventivo do câncer de colo de útero.
Em Taubaté, no Vale do Paraíba, o programa, que existe desde novembro do ano passado, faz por dia 25 atendimentos para exames de mamografia e papanicolau. Em Manaus, os atendimentos são feitos nas zonas norte, sul e centro-sul, das 7h às 17h. Para fazer mamografia e ultrassonografia, é necessária a requisição médica. No local também se coleta material para o preventivo de câncer do colo do útero.
No Distrito Federal, onde existe a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, o primeiro atendimento foi feito no dia 8 de março do ano passado, na região Pôr do Sol, em Ceilândia, região administrativa do DF. Dentro da unidade são oferecidos sete tipos de exames diferentes. A carreta já passou por 15 regiões administrativas, entre as quais: Ceilândia, Estrutural, Guará, Brazlândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Riacho Fundo II, Santa Maria e Sobradinho.
Em entrevista à Agência Brasil, a subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Sudo, informou que, de março de 2012 até a última sexta-feira (18), foram feitos 29.451 exames. O serviço funciona durante todo o ano, nos dias úteis. “Priorizamos as cidades onde as mulheres têm mais dificuldade de fazer os exames. A unidade móvel tem o objetivo de melhorar o acesso a exames que as mulher precisam fazer”, disse a médica.
De acordo com Rosalina, o resultado tem sido positivo, principalmente quanto à prevenção do câncer de mama. “Na unidade móvel, também fazemos exames preventivos para que as mulheres possam se cuidar e evitar o câncer de mama.” Rosalina explicou que os exames são de “rastreamento", para saber como está a situação da paciente. "A mulher tem condições de repetir a cada dois anos, ou seja, ela poderá saber se houver alguma alteração nesse exame e quando se deu a alteração.”
Até a próxima sexta-feira (25), a carreta estará em Taguatinga, região administrativa do DF a 21 quilômetros de Brasília. Mulheres com idade a partir de 40 anos devem fazer mamografia. Para a ecografia, é preciso ter o pedido médico em mãos. A previsão é que sejam atendidas 50 mulheres por dia, das 8h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 13h. É preciso levar apenas o documento de identidade e um comprovante de residência.
Agência Brasil

Forrozão Santroppê no MPBar


Para quem pretende dançar ao som do forró estilizado, uma ótima oportunidade. Isso porque a banda Forrozão Santroppê estará se apresentando no MP Bar, esta noite. Além da banda, o forrozeiro Cikó Macedo se apresenta no mesmo palco. Hits como “Pianinho, Caladinho”, além de outros grandes sucessos farão parte do repertório de show. A música “Pianinho, Caladinho”, que é carro chefe da banda vem “estourando” nas principais rádios da capital pernambucana. Santroppê é comandada por Simara Pires, ex-vocal da banda Limão com Mel e Marcão. O ingresso para o show custa R$ 25 (homem) e R$ 20 (mulher). O MP Bar fica na Avenida Beira Mar, nº 20, Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Mais informações pelo fone (81) 3462-6200.

Reunião de prefeitos em Brasília reforçará necessidade de investimento em educação


No encontro com prefeitos de todo o país, na próxima semana, o governo federal buscará fortalecer a parceira com as prefeituras para cumprir metas na área de educação, como a de construir seis mil creches e pré-escolas até 2014. A reunião com os prefeitos empossados no início do mês foi idealizada para apresentar os programas federais executados em parceria com as prefeituras.
A instalação de novas quadras esportivas e a destinação de royalties do petróleo para a educação foram incluídos na pauta, de acordo com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A meta de construir seis mil unidades de educação infantil até 2014 foi assumida pela presidenta Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. A ação, no entanto, depende de parceira com as prefeituras, responsáveis pela educação infantil.
Segundo levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação até outubro de 2012, foram firmados contratos para 3.019 unidades. Atualmente, 1.195 estão concluídas ou em fase de conclusão. Para este ano, há previsão de investimento em mais 1,5 mil unidades de educação infantil. Para acelerar a construção, o governo lançou em dezembro de 2012 editais para abertura de licitações que permitem às prefeituras usar métodos alternativas à alvenaria, como pré-moldados, a fim de diminuir o prazo de conclusão das unidades.
A educação vai ter enfoque claro na questão das creches, das quadras de esportes, do acesso ao ensino técnico e da educação no campo. “Está sendo escolhido aquilo que é realizado em conjunto com as prefeituras. A ordem foi muito clara: ser objetivo, direto e concreto”, disse hoje (23) a ministra Salvatti.
Agência Brasil

SecMulher leva ações de cidadania para cinco unidades prisionais femininas.


A campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Mulher, vai facilitar o acesso à cidadania de mulheres apenadas de cinco unidades prisionais femininas pernambucanas. Nesta primeira edição voltada para este público alvo, o programa quer promover a regularidade civil das apenadas, através da emissão de documentos como a Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e de Identidade, e fotografias 3x4. Juntamente com a retirada da documentação, em cada uma das colônias penais e cadeias públicas visitadas pela SecMulher também está sendo realizada uma oficina sobre Gênero, Violência e Cidadania.
Técnicas da secretaria estiveram hoje, 22, desenvolvendo atividades da campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento na cadeia pública de Verdejante, no sertão pernambucano. Na sexta-feira, 25, estarão em Petrolina, também no sertão. A iniciativa já foi realizada na Colônia Penal Feminina do Recife, na unidade prisional feminina de Abreu e Lima e na Colônia Penal Feminina do município de Buíque, no Agreste.
As oficinas realizadas pela SecMulher nas unidades prisionais femininas abordam a importância da retirada de documentos para garantia dos direitos das mulheres e sua autonomia política, econômica e social. Enquanto que a temática de gênero envolve as questões do enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres, bem como da violência contra as mulheres e suas motivações.
Com isso, explica a gerente de fortalecimento sociopolítico da SecMulher, Karine Farias,  o objetivo é sensibilizar para a importância da documentação como uma condição à cidadania das mulheres. Outras edições do Nenhuma Pernambucana sem Documento vêm sendo desenvolvidas desde 2007, pela secretaria em parceria com outros órgãos governamentais.
 Secretaria da Mulher de Pernambuco