quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Itep divulga informe sobre chuvas ocorridas este mês


A Unidade de Meteorologia (Lamep) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulgou informe sobre as chuvas ocorridas nos primeiros 22 dias deste ano, destacando que foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este sistema atmosférico tem favorecido a formação de nuvens convectivas e provocado chuvas intensas e localizadas. 
Segundo o informe, os maiores acumulados de precipitação no mês, em Pernambuco, foram de 175mm, 173mm e 166mm nos municípios de Tacaratu, Araripina e Exu, respectivamente. Considerando que o mês de janeiro ainda não acabou, os meteorologistas do Itep destacam que já choveu 25% acima do esperado para todo o mês. Na microrregião de Araripina, para a quadra chuvosa (janeiro a abril), os acumulados observados representam 25% do total esperado para o período.
Apesar dos altos valores acumulados, a precipitação em grande parte do Estado continua abaixo do esperado, para o mês de janeiro, sendo a mesorregião do Agreste a menos favorecida com até 80mm abaixo da média histórica.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco