quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Eduardo destina 100% dos recursos do Pré-Sal para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação


”Em Pernambuco, está virando lei aquilo que é uma bandeira dos estudantes do Brasil”. Essas foram as palavras do governador Eduardo Campos após assinar o Projeto de Lei que destina 100% dos recursos dos royalties do petróleo para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. O PL, que já seguiu na noite desta terça-feira (22) para Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi assinado diante de centenas de estudantes, durante a abertura da 8ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), na praia de Casa Caiada, em Olinda.  
Em seu discurso, Eduardo destacou que foi sua experiência como militante do movimento estudantil que o ensinou a servir o estado hoje. O governador também conclamou a juventude a “usar seu talento e energia” para sentar à mesa com o Governo Federal e com governadores dos Estados produtores e não produtores para “arrancarmos um consenso que una o Brasil”, arrematou ao som dos aplausos dos estudantes.  
Eduardo também defendeu a “melhor distribuição” dos royalties para assegurar mais recursos para melhorar educação pública no Estado e para “embalar” as lutas dos estudantes em todo o Brasil. “O dinheiro dos royalties do petróleo precisa ser direcionado para aquilo que porta futuro, para legarmos às futuras gerações uma educação de qualidade, que possa construir cidadania, capacidade de refletir e de construir um país muito mais equilibrado socialmente”, justificou o governador.  
A Bienal da UNE, que é considerada o maior festival estudantil da América Latina e já contabiliza 14 anos de existência, aporta pela segunda vez em terras pernambucanas, que já sediaram o evento em 2003. Com a proposta de valorizar a identidade nacional e juntar as produções juvenis de todo o Brasil, o evento promove debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos e shows. As atividades da Bienal, iniciadas na noite desta terça, seguirão até o sábado (26), nas cidades de Olinda e Recife. 
Secretaria de Imprensa de Pernambuco