quinta-feira, 17 de junho de 2021

Bancários suspendem greve

 


Após aprovação da inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI) na Câmara Federal e avanço na agenda de negociação da categoria com o Governo do Estado, os bancários de Pernambuco decidiram em assembleia geral pela manutenção do Estado de Greve e suspensão da paralisação de 24 horas prevista para esta sexta-feira (18/6). 


A paralisação foi supensa com aprovação de 68% da assembleia contra 31% dos votos pela manutenção e 1% de abstenção. Já o Estado de Greve foi mantido, garantindo à categoria condições para que, caso a negociação que foi estabelecida para efetivação da vacinação não se concretize, os bancários paralisem as atividades a qualquer momento.   


Em reunião na tarde desta quinta-feira, com participação de representantes do Sindicato, da Fenaban e do Governo de Pernambuco, por meio da secretaria de Saúde e da Casa Civil, articulada pelo deputado Federal Carlos Veras (PT-PE), os representantes do Governo assumiram o compromisso de avançar no debate sobre a ampliação da vacinação para a categoria.  Com isso, ficou acertado que os levantamentos realizados pelo Sindicato e pela Fenaban, indicando o total de trabalhadores do sistema bancário não imunizados, estratificados por município, serão disponibilizados para a secretaria de Saúde do Estado na segunda-feira (21). No prazo de 48 horas após o envio, uma nova reunião com as partes envolvidas na negociação será realizada para retorno do Governo sobre a viabilidade para o início da vacinação.


Em Pernambuco, a categoria é composta por cerca de 11 mil bancários, com concentração de mais de 6 mil bancários no Recife. A previsão é que cerca de 60% dos bancários do Estado ainda não tenham sido contemplados pela vacinação, pois estão na faixa etária abaixo dos 40 anos.


Imprensa Sindbancários PE

Pernambuco flexibiliza restrições

 

O Governo de Pernambuco informou, nesta quinta-feira (17.06), que os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão poderão avançar no Plano de Convivência, com horários estendidos de funcionamento de atividades e serviços. A partir da próxima segunda-feira (21.06), até o dia 4 de julho, para as Macrorregiões 1, 2 e 4 o horário de funcionamento de boa parte dos setores poderá se estender até às 22h durante a semana e até às 21h nos fins de semana. Na Macrorregião 3 – que engloba as Gerências Regionais de Saúde com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada – a partir de segunda-feira, até o dia 27, as atividades econômicas poderão voltar a funcionar até às 18h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, explicou que entre as flexibilizações anunciadas há medidas específicas setoriais. “As academias terão de fechar às 22h durante a semana, e às 18h nos finais de semana. Além disso, museus, teatros e cinemas poderão voltar a funcionar, com limite de 30% da capacidade. Já os eventos corporativos poderão ser realizados com até 50 pessoas”, informou. O funcionamento do comércio de praia será decidido pelas prefeituras, assim como as medidas de fiscalização. A secretária esclareceu ainda que é preciso atenção máxima ao cumprimento aos protocolos para que a economia não precise sofrer novas restrições.

De acordo com o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, a retomada do comércio de praia nos fins de semana será um fator importante para o período de férias de julho. “Vamos trabalhar junto às prefeituras dos municípios litorâneos para que o ordenamento e a aplicação dos protocolos sejam observados nessa nova fase”, apontou.

Segundo o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, continua sendo observado em Pernambuco uma desaceleração dos indicadores da Covid-19. “Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por exemplo, na Semana Epidemiológica 23, registramos uma redução de 10% em comparação à semana 22 e de 12,3% em relação à semana 21. Nas solicitações de leitos de UTI, houve redução de 16% no acumulado do Estado. A 1ª Macrorregião teve queda de 15%. O Agreste apresentou redução de 30%. A 3ª Macrorregião conseguiu reverter a tendência de alta e encerrou a semana com um cenário de estabilidade, com redução de 4%. Já a 4ª Macrorregião manteve a estabilidade, com uma leve oscilação de oito casos a mais”, analisou.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, por sua vez, que o número de solicitações de leitos de terapia intensiva nos primeiros quatro dias desta semana apontam para nova redução em todas as regiões. Já há uma queda de 11% na 1ª; de 28% na 2ª; 44% na 3ª; e 13% na 4ª Macrorregião. “O principal impacto destes indicadores é sentido na rede de saúde. Hoje a fila de espera por leito de UTI está zerada de maneira consolidada, além da taxa de ocupação das UTIs que, pela primeira vez em quase quatro meses, está abaixo de 90%”, disse.

André Longo atribuiu esses números, que mostram sinais de melhora, a uma série de medidas restritivas que foram intensificadas de forma progressiva, e também à vacinação e à expansão da rede de atendimento, além do impacto do final do período de sazonalidade. No entanto, ele reforçou que, apesar de estarmos colhendo frutos do esforço, o comportamento social de cada um permanece sendo determinante.

lmprensa PE

Olinda requalifica unidade de saúde de Águas Compridas III

 

A Prefeitura de Olinda realizou a requalificação na Unidade de Atenção Básica de Saúde de Águas Compridas III. O serviço, que atende cinco mil pessoas cadastradas, agora vai funcionar na rua Nelson Melo Paes Barreto, 425, Águas Compridas.

A unidade recebeu adequações, nova pintura, novas salas e iluminação, agora é toda climatizada e ganhou porta de vidro com objetivo de atender melhor a população e profissionais.

A estrutura tem dois pisos. O térreo destinado para os serviços e o superior será para o administrativo.

A unidade, que deverá ser entregue à população no início de julho, oferece atendimento médico, de enfermagem, vacinação de rotina, realiza coletas laboratoriais, citologia e puericultura.

A equipe multiprofissional é norteada pelos agentes comunitários de saúde, que chegam até as residências ofertando o cuidado holístico à família.

Além de muita educação preventiva e promoção de agravos à saúde.

lmprensa Olinda 

Recife realiza ação de limpeza nos manguezais que margeiam Rio Capibaribe

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inicia, nesta sexta-feira (18), mais uma ação de limpeza das áreas de manguezal nas margens do Rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho acontece na área de Casa Forte, Jaqueira e Santana, compreendendo as ruas Leonardo Bezerra Cavalcanti, Afonso Albuquerque de Melo, Dr. Saulo Suassuna, Fernando Benvindo da Fonseca, e área interna do Parque Santana (na margem do rio), totalizando 1,7 km de extensão.

Além disso, a ação vai contemplar o tratamento de um ponto de descarte irregular de resíduos, no lado oposto ao Parque da Jaqueira. A limpeza irá mobilizar a atuação de 62 garis, um Ecobarco para a remoção de resíduos flutuantes, duas caçambas basculantes para resíduos volumosos, e um caminhão compactador para resíduos domésticos.

Todos os meses, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.

Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros. As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).

lmprensa Recife

Extra inicia o atendimento de Eletro pelo WhatsApp

 

O Extra inicia a pré venda de itens de Eletro por meio do WhatsApp, garantindo a proximidade e praticidade aos clientes. Com o mote “Precisou de Eletro, fale no Meu Zap com o Extra Hiper”, o canal passa a funcionar como um suporte, no qual o cliente é direcionado imediatamente com as lojas do Extra Hiper mais próximas.

O novo formato de contato já está disponível e serve para realizar os atendimentos exclusivos para produtos de Eletro e colchão, solucionando dúvidas do cliente, como a validade do preço e oferta, especificações, disponibilidade, condições de pagamento e modalidade de entrega. O consumidor pode escolher o produto que deseja e o funcionário o deixará separado. Para a finalização da compra é preciso comparecer à loja para realizar o pagamento e retirar o produto até a data de validade da oferta.

Para utilizar o WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número 11.4890-1078 ou clicar no link wa.link/5ga7ju e o consumidor receberá de imediato as lojas mais próximas para escolher para qual quer ser direcionado. O horário de funcionamento do atendimento no aplicativo acompanha o horário de funcionamento das lojas, e pode ser consultado no site www.clubeextra.com.br/nossas-lojas.

Pernambuco zera fila de espera por leitos de UTI

 

O governador Paulo Câmara informou, em pronunciamento nesta quinta-feira (17.06), que pela primeira vez em quatro meses a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI ficou em 87%, zerando a fila de espera por vagas de UTI no Estado. Ele enfatizou que esse resultado é fruto de uma série de medidas restritivas intensificadas a partir de 7 de dezembro de 2020, além do avanço da vacinação e da expansão da rede de UTIs em Pernambuco, que hoje é a maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Temos um longo caminho pela frente até chegarmos ao patamar de retomada que estamos vendo nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Estamos avançando no Plano de Convivência, mas não é hora de relaxar os cuidados”, salientou Paulo Câmara.

O governador reforçou que a população continue usando máscara, evitando aglomerações e ajudando as pessoas que ainda não se vacinaram, embora já tenha chega a sua vez, a marcarem a imunização. “É muito importante observar o calendário e tomar a segunda dose da vacina. Vamos fazer um grande esforço, em parceria com os municípios, para completar a imunização de quem só recebeu a primeira dose”, finalizou.

lmprensa PE

Jornalista pernambucano concorre ao Prêmio Comunique-se

 E quem conta é o próprio Leandro Magalhães:

 

Sindicato convoca assembleia emergencial dos bancários sobre a vacinação para hoje

 

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará uma Assembleia Geral na noite desta quinta-feira (17/6), às 19h30, em caráter de urgência, para discussão sobre as próximas ações pela inclusão dos bancários como prioritários na vacinação contra a Covid-19, considerando a aprovação do Projeto de Lei 1011/20 pela Câmara dos Deputados na tarde de hoje, que amplia os grupos prioritários contemplando a categoria bancária. Com uma paralisação de 24h prevista para esta sexta-feira (18), caberá aos bancários decidirem junto à direção sobre quais estratégias de luta serão usadas neste momento, diante da nova conjuntura.

Ainda na tarde de hoje, às 16h30, representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco estarão reunidos virtualmente com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Saúde e da Casa Civil, e com o deputado Federal Carlos Veras, para avaliar como o governo do Estado irá incluir no calendário a vacinação dos bancários, uma vez que a inclusão nacional já foi aprovado na Câmara.

O PL aprovado pelos deputados federais, agora, vai para votação no Senado e, em caso de aprovação, vai para a aprovação do presidente. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que a categoria bancária registrou um crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte, seguindo uma tendência similar aos casos de óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

No primeiro trimestre de 2020, o impacto da pandemia do novo coronavírus foi quase nulo, com uma média mensal de óbitos de 18,33 vidas. Já no mesmo período deste ano (2021), com o agravamento da pandemia no país, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, com crescimento de 176,4%.

lmprensa Sindicato Bancários

Teatro pernambucano de luto com a morte do ator e diretor Carlos Reis

 

Morreu no Recife, aos 84 anos, de leucemia, o ator e diretor Carlos Reis. Até o ano de 2019, Reis dirigiu a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém - cancelada em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19. Reis estava em casa, sob cuidados médicos quando faleceu. Por nove anos, fez o papel de Jesus e por décadas, dirigiu o espetáculo. Além de ator, Carlos Reis era climatólogo e professor universitário. 

O governo de Pernambuco escreveu em sua nota de pesar: "Homem de grande inteligência e inúmeros talentos, também era professor universitário e pesquisador, atuando nas áreas de agrometeorologia e climatologia. Chegou, inclusive, a escrever um livro contando a história do Instituto Agronômico de Pernambuco. No teatro, seguiu uma carreira de sucesso, atuando como ator e diretor no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. Nessa fase, chegou a interpretar diversos personagens. Aos familiares e amigos, admiradores e fãs, nossos sinceros pêsames e solidariedade".

Bancários em greve nesta sexta (18)

 

Os bancários de Pernambuco realizam uma "Greve pela Vida", nesta sexta-feira (18/6), com paralisação de 24h das atividades, para cobrar aos governantes a inclusão da categoria bancária como prioridade na vacinação contra a Covid-19. A decisão foi aprovada por 95% dos votos em assembleia realizada no início desta semana, após o Governo do Estado não atender ao pleito da categoria, desconsiderando o crescimento exponencial dos casos de Covid-19 entre bancários em Pernambuco, com registros de mortes.

A programação do dia de luta dos bancários começa com o fechamento de agências bancárias, e prevê também uma mobilização nas redes sociais com uso da #GrevePelaVida, às 11h, e a realização da Marcha dos Bancários de Pernambuco pela Vacinação, às 16h. A passeata sairá da Agência Caixa - Boa Vista rumo ao Palácio do Governo do Estado.

Os bancários foram considerados trabalhadores essenciais durante a pandemia pelo Decreto 10.282/2020 e não pararam de trabalhar, garantindo o pagamento do auxílio emergencial, INSS, seguro-desemprego, liberação de crédito, entre outros serviços. Entretanto, não foram incluídos no Plano de Imunização.

Por serem enquadrados como serviço essencial, os bancários irão garantir 30% dos serviços durante a paralisação, para atender à população mais vulnerável, como é o caso de idosos que precisam realizar prova de vida.

No Estado, a categoria é composta por cerca de 11 mil bancários, com concentração de mais de 6 mil bancários no Recife. Cerca de 60% dos bancários do Estado ainda não foram contemplados pela vacinação por faixa etária, pois têm menos de 40 anos. Desta forma, a categoria segue exposta à contaminação, trabalhando em agências superlotadas e, inclusive, colocando em risco também toda a população que precisa dos serviços bancários.

lmprensa SindBancários PE

SP: Programação do Teatro Estadual de Araras

 

Na comemoração dos seus 30 anos, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, conhecido como Teatro Estadual de Araras, traz programação pensada para toda a família, com espetáculos infantis e adultos. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o equipamento pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerido pela Amigos da Arte. Neste mês, a programação é composta por uma peça infantil e pela estreia do Festival de Humor, que vai levar atrações de comédia ao espaço em temporadas presenciais e digitais.

No dia 26 de junho, sábado, 18h, haverá apresentação presencial e por transmissão online de A Noviça Mais Rebelde com Wilson de Santos. A peça também ficará em cartaz, apenas por transmissão online, em mais três sessões também aos sábados, 18h (3, 10 e 17 de julho), via Sympla Streaming. Já no dia 27 de junho, domingo, 11h, o infantil Bichos do Brasil, da Pia Fraus, faz apresentação única presencial e com transmissão online.

As apresentações presenciais ocorrem com capacidade limitada e respeitando todos procedimentos de segurança para evitar o contágio por Covid-19 e as transmissões online ocorrem via Sympla Streaming, plataforma criada pela Sympla com o objetivo de criar soluções para a realização de eventos online. As duas modalidades são gratuitas.

O objetivo do Teatro Estadual de Araras é democratizar o acesso à cultura, já que pessoas de todo o mundo poderão prestigiar a programação do espaço via transmissão online. A iniciativa dialoga com outra ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerida pela Amigos da Arte: a plataforma #CulturaEmCasa, que oferece centenas de eventos artísticos de diversas naturezas, como dança, teatro, música e performance.

"É uma alegria poder reabrir o Teatro Estadual de Araras, em especial no ano em que ele comemora 30 anos de história. Dessa vez, além do público presencial, que será recebido com todos os protocolos sanitários exigidos, teremos a transmissão online dos espetáculos de forma gratuita, ampliando o alcance da arte e da cultura através da difusão", diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação

A Noviça Mais Rebelde

Sinopse: Na peça, o ator Wilson de Santos dá vida à Irmã Maria José, uma freira que canta, dança e conta histórias do seu passado picante para interagir com o público enquanto aguarda a chegada da Madre Superiora, que lhe prometeu um número de destaque num espetáculo beneficente. A Irmã Maria José é uma das personagens originais do musical Noviças Rebeldes, sucesso Off-Broadway chamado Nunsense, dirigido por Wolf Maia com a Cia Baiana de Patifaria.

Evento Presencial (Assista no teatro) - 26 de junho, sábado, 18h
Evento Online (Assista via plataforma Sympla) - 26 de junho e dias 3, 10 e 17 de julho de 2021, sábados, 18h
Gratuito
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade 186 lugares (40% da capacidade total da sala)
Gênero: Comédia Musical


Bichos do Brasil - Cia Pia Fraus

Sinopse: Bichos do Brasil é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, essa produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.

Evento Presencial (Assista no teatro) - 27 de junho de 2021, domingo, 11h
Evento Online (Assista via plataforma Sympla) - 27 de junho de 2021, domingo, 11h
Gratuito
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
Capacidade 186 lugares (40% da capacidade total da sala)
Gênero: Infantil