quinta-feira, 17 de junho de 2021

Sindicato convoca assembleia emergencial dos bancários sobre a vacinação para hoje

 

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará uma Assembleia Geral na noite desta quinta-feira (17/6), às 19h30, em caráter de urgência, para discussão sobre as próximas ações pela inclusão dos bancários como prioritários na vacinação contra a Covid-19, considerando a aprovação do Projeto de Lei 1011/20 pela Câmara dos Deputados na tarde de hoje, que amplia os grupos prioritários contemplando a categoria bancária. Com uma paralisação de 24h prevista para esta sexta-feira (18), caberá aos bancários decidirem junto à direção sobre quais estratégias de luta serão usadas neste momento, diante da nova conjuntura.

Ainda na tarde de hoje, às 16h30, representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco estarão reunidos virtualmente com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Saúde e da Casa Civil, e com o deputado Federal Carlos Veras, para avaliar como o governo do Estado irá incluir no calendário a vacinação dos bancários, uma vez que a inclusão nacional já foi aprovado na Câmara.

O PL aprovado pelos deputados federais, agora, vai para votação no Senado e, em caso de aprovação, vai para a aprovação do presidente. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que a categoria bancária registrou um crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte, seguindo uma tendência similar aos casos de óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

No primeiro trimestre de 2020, o impacto da pandemia do novo coronavírus foi quase nulo, com uma média mensal de óbitos de 18,33 vidas. Já no mesmo período deste ano (2021), com o agravamento da pandemia no país, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, com crescimento de 176,4%.

lmprensa Sindicato Bancários