quinta-feira, 17 de junho de 2021

Bancários suspendem greve

 


Após aprovação da inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI) na Câmara Federal e avanço na agenda de negociação da categoria com o Governo do Estado, os bancários de Pernambuco decidiram em assembleia geral pela manutenção do Estado de Greve e suspensão da paralisação de 24 horas prevista para esta sexta-feira (18/6). 


A paralisação foi supensa com aprovação de 68% da assembleia contra 31% dos votos pela manutenção e 1% de abstenção. Já o Estado de Greve foi mantido, garantindo à categoria condições para que, caso a negociação que foi estabelecida para efetivação da vacinação não se concretize, os bancários paralisem as atividades a qualquer momento.   


Em reunião na tarde desta quinta-feira, com participação de representantes do Sindicato, da Fenaban e do Governo de Pernambuco, por meio da secretaria de Saúde e da Casa Civil, articulada pelo deputado Federal Carlos Veras (PT-PE), os representantes do Governo assumiram o compromisso de avançar no debate sobre a ampliação da vacinação para a categoria.  Com isso, ficou acertado que os levantamentos realizados pelo Sindicato e pela Fenaban, indicando o total de trabalhadores do sistema bancário não imunizados, estratificados por município, serão disponibilizados para a secretaria de Saúde do Estado na segunda-feira (21). No prazo de 48 horas após o envio, uma nova reunião com as partes envolvidas na negociação será realizada para retorno do Governo sobre a viabilidade para o início da vacinação.


Em Pernambuco, a categoria é composta por cerca de 11 mil bancários, com concentração de mais de 6 mil bancários no Recife. A previsão é que cerca de 60% dos bancários do Estado ainda não tenham sido contemplados pela vacinação, pois estão na faixa etária abaixo dos 40 anos.


Imprensa Sindbancários PE