segunda-feira, 17 de março de 2014

Operação Lava Jato: Polícia Federal prende 24 suspeitos

A Polícia Federal (PF) prendeu 24 suspeitosacusados de participar de organização criminosa que tinha como objetivo a lavagem de dinheiro. Segundo a PF, foram apreendidos veículos de luxo e grande quantia de dinheiro em moeda nacional e estrangeira - dólares e euros - que ainda está sendo contabilizada. 

A Operação Lava Jato foi deflagrada na manhã de hoje (17) em seis estados e no Distrito Federal (DF). De acordo com as informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), obtidas pela Polícia Federal, os suspeitos movimentaram mais de R$ 10 bilhões.

No DF, foram presos três suspeitos, um deles é o dono de um dos maiores postos de combustíveis da área central de Brasília, próximo à Torre de TV, onde também funciona uma lavanderia e uma casa de câmbio.

Segundo a PF, o grupo investigado, “além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil”, é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas em crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração e contrabando de pedras preciosas e desvio de recursos públicos.

A operação foi intitulada Lava Jato porque o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. Na manhã desta segunda-feira, cerca de 400 policiais federais cumpriram 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em 17 cidades. Entre as localidades estão Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Paraná. São cumpridas também ordens desequestro de imóveis, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas e bloqueio de contas e aplicações bancárias.

Agencia Brasil

Ações educativas para o dia da Água

O uso consciente da água é o tema debatido pela Compesa durante as comemorações da Semana Mundial da Água. De hoje (17) até o dia 26, a companhia promove uma série de ações educativas, como palestras e exposições, para chamar a atenção da população sobre a importância de utilizar esse recurso de forma racional. Hoje (17), as atividades estão sendo desenvolvidas na empresa Consórcio Conest Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Amanhã, será a vez do grupo Brasil Kirin, em Igarassu, receber as ações. No dia 22, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, a ação chegará ao bairro de Casa Amarela, no Recife.
Durante a programação, representantes da Compesa irão ministrar palestras para conscientizar sobre o combate ao desperdício de água e abordar a relação entre água, energia e a escassez do recurso no planeta. Também haverá exposição da maquete virtual que explica o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto.
Nos dias 21 e 22 de março, a equipe da companhia levará a programação para o Sesc de Casa Amarela. O encerramento da programação da Semana da Água será no dia 26, na Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro dos Coelhos, Recife, com a realização de palestras e atividades lúdicas para as crianças.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de abrir espaço para a discussão sobre os problemas relacionados à utilização inadequada desse recurso. Este ano, a ONU escolheu o tema Água e Energia para nortear as discussões, uma vez que a geração de energia, sobretudo no Brasil, ainda tem a água como principal fonte.
Imprensa Compesa

Morre no Recife o cineasta Fernando Spencer

Morreu na madrugada desta segunda-feira(17) o cineasta Fernando Spencer, 87 anos. Ele estava internado no Hospital Capibaribe, na Boa Vista, Centro do Recife. Spencer tinha câncer de pulmão e foi internado na quarta (12) devido a uma infecção. Segundo a cunhada do cineasta, Abigail Souza Spencer, o câncer foi detectado seis anos atrás, quando ele começou o tratamento.
Nascido no Recife, Spencer foi também jornalista e trabalhou por 40 anos no Diario de Pernambuco. Autor do mais de trinta filmes e documentários, sua ligação com o cinema começou na década de 60. É considerado um dos pioneiros do cinema em Pernambuco, tendo se destacado com o uso do filme Super 8.
O cineasta foi coordenador da Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco por vinte anos, onde se aposentou em 2000. Em 2007, ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Fernando Spencer era viúvo de seu segundo casamento. Ele deixa seis filhos, oito netos e três bisnetos.
O velório começou às 5h no Cemitério de Santo Amaro, Centro da cidade. O enterro será às 17h desta segunda, no mesmo local.
Portal G1

Namorada de Mick Jagger é encontrada morta em Nova York

estilista L'Wren Scott, namorada de Mick Jagger, foi encontrada morta em seu apartamento, em Manhattan, Nova York, nesta segunda-feira. Segundo a imprensa local, o corpo da estilista estava pendurado em uma maçaneta preso por um lenço. O assistente de L'Wren Scott encontrou o corpo da estilista nesta manhã e chamou a polícia. Segundo os jornais, não havia evidências de crime no local e a polícia suspeita de que ela tenha cometido suicídio. Perth, porta-voz do grupo Rolling Stones, disse que Mick Jagger está "completamente chocado e devastado". O roqueiro e a estilista estavam juntos desde 2001.

Jornal O Dia - Rio

Petição Eletrônica solicita tombamento do Ed. Caiçara

Associações, ONGs e demais entidades da Sociedade Civil Organizada fizeram uma petição pública, através do Change.Org, ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O obejrtivo é o de manter a estrutura original do Edifício Caiçara, construção histórica do bairro de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana. Leia a seguir a íntegra da carta:

Excelentíssimo Senhor,
Vimos, através desta, informar a Vossa Excelência, que a sociedade civil, a partir dos movimentos sociais urbanos que ora assinam a seguinte carta consideram ofensiva a postura do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco que, por unanimidade, desaprovou o pedido de tombamento do Edifício Caiçara.
Conselho perdeu, por unanimidade, a sua característica fim, que seja a proteção da cultura pernambucana e demonstrou estar alheio aos processos de reivindicação de uma cultura mais ampla, estando restrito a interesses que não dizem respeito àcompreensão de cultura que a sociedade civil – de forma ampla – vem reivindicando sobre a cidade.
As consequências dessa ação equivocada estão relacionadas, primordialmente, à própria constituição do Conselho que não compartilha suas decisões com a sociedade civil, seguindo uma formulação construída em 1967, em pleno regime militar. Dessa forma, o Conselho Estadual de Cultura do Estado torna-se um exemplo sui generis de anacronismo político, com avanços pontuais – como a política de Patrimônio Vivo e grandes retrocessos – como o silenciamento quanto a importante questões reivindicadas ao nível da ampliação da compreensão de patrimônio sejam elas relacionadas ao Edífício Caiçara, Edíficio Oceania ao Cais Estelita ou as diversas casas modernistas que foram a baixo na cidade do Recife.
Além disso, é o momento, Governador, de Vossa Excelência realizar um passo importante que é a completa reformulação do Conselho com vistas à adequação aoPlano Nacional de Cultura que prevê a necessidade de um Conselho democrático, com 50% dos integrantes eleitos pela sociedade civil. Nossa não adequação, nesse sentido, compromete o acesso dos diversos coletivos e instituições da cidade aos recursos federais bem como não possibiltia a contribuição dos movimentos sociais e coletivos na efetivação de uma política de patrimônio em Pernambuco.
Nesse momento, também seria extremamente relevante para os movimentos sociais e coletivos que subscrevem essa carta que Vossa Excelência realizasse um pronunciamento quanto à garantia de uma política radicalmente nova de patrimônio para que os desejos da sociedade civil, relacionados a uma compreensão profundamente afetiva com a cidade do Recife, sejam atendidos. Uma política que efetiva o patrimônio seja nas casas do Modernismo, seja nos usos sociais, seja na paisagem cultural ou nas comunidades populares. A cidade vem se tornando cada vez mais descaracterizada em suas paisagens históricas – principalmente as construções dos anos 40 a 70, de modo que está desaparecendo as marcas e provas da história da arquitetura em Pernambuco para  a construção de grandes arranha-céus que testemunham apenas a história do presente.
Desse modo, além da implementação de uma política de patrimônio efetiva, relacionada com os anseios da sociedade civil, os movimentos e coletivos que agora lhe subscrevem, solicitam, de Vossa Excelência, o tombamento do Edifício Caiçara como bem público de Pernambuco uma vez que consideramos esta construção como símbolo das lutas urbanas e das lutas pela memória. A destinação do edifício – dentro de uma política de patrimônio coerente – deverá então ser discutida com a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil organizada.
Por fim, a comoção popular que se relacionou à demolição parcial do mesmo tem em nós um forte aliado e esperamos ansiosos um pronunciamento de Vossa Excelência sobre o caso nos próximos dias.
Mas estamos certos de que seremos atendidos e de que a cidade do Recife e o Estado de Pernambuco irão, mais uma vez, dar uma lição de história e participação popular.
Atenciosamente,
- Movimento Salve o Caiçara
– Partido Pirata do Brasil
- Comitê Popular da Copa
- Direitos Urbanos (DU)
- Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF)
- Centro Popular dos Direitos Humanos (CPDH)
– Resistência Pernambucana
– Centro de Documentação Dom Hélder Câmara (CENDHEC)
- Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AMECICLO)
- Coque Vive
– Marcha da Maconha
- Copa Favela 2014
- Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU) 
– Ação Darmata
– Bicho Brilhante Núcleo de Criação
-  Movimento Resistência UFRPE
– Associação Esperança do Coque
– Juventude Alternativa
– Coletivos Antiproibiacionistas
– Frente de Luta pelo Transporte Público
– DCE Unicap
– Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque
– Biblioteca Popular do Coque
- DA Psicologia FAFIRE
– StandArte Candeias
– Centro de Estudos Budistas de Pernambuco (CEBB)
– Galeria Mau Mau
– Unidade Vermelha
– Biblioteca Educ Guri
– Sindicato dos Jornalistas Profissionais
–-Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (Muda Direito)
-  
Frente Independente Popular de Pernambuco
– Núcleo de Assistência Jurídica Popular (NAJUP)
– Cine Vila
– Coletivo Luta Comunitária (CLC)
–  Cinemat Filmes
– Mar Ilha Produções
– PE-daleiras
- Garça Torta Filmes
- 7Fotografia
- Coletivo Narramundo
– Jacaré Produções Cinematográficas
-  Símio Filmes 
- Orquestra Cinema e Estúdios
– Jura Filmes
– Aroma Filmes
– Coletivo Bagaceiro
– Desvia Produções Artísticas e Audiovisuais
– Peluqueria Carangi
– Instituto Candela
– Fórum Pernambucano de Comunicação
– Ventana Filmes
– Parabelo Filmes
– Contravento
– Zumballyu Filmes
– Trincheira Filmes
– Movimento Dança Recife
– Movimento Zoada
– 3emeio cultura em movimento
– Federação Nacional de Estudantes de Direito
– Núcleo de Comunicação Carangueijo Uçá da Ilha de Deus
– Cinemascópio
– Orb Coworking -
Nosotros y Los demás
– Theia Produções e Associados
–  Grupo João Teimoso
- Agência de Talentos de Pernambuco (ATP)
-  Candieiro Produções
– Cineclube Dissenso
– Farache Comunicação
–  REC Produtores
– Shen
– SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia
– Grupo Guerrilha Cultural
– Retratografia
Associação Brasileria de Documentaristas e Curtametragistas-PE
- Associação Pernambucana de Cineastas
- Fórum de Mulheres de Pernambuco

E para você também assinar, é só clicar aqui

Ipojuca dá início às celebrações do dia de São José

O Engenho de Gaipió, na zona rural do Ipojuca, iniciou os festejos de São José. A festa do padroeiro da região acontece há 111 anos e atrai milhares de fiéis. A celebração segue até esta quarta-feira, 19, com a procissão e a missa de encerramento no próprio Engenho, às 17h. 
Destino cultural e histórico do município, que atrai turistas e curiosos, Gaipió possui uma bela capela e um casarão de 1000 m², construído no ano de 1863 com traços neoclássicos. O casarão ainda mantém a mobília original, seguindo os padrões de vida dos senhores de engenho.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca
Foto: Danilo Luiz

Renato Aragão: "Foi só um susto!"

Para alívio dos fãs, o humorista Renato Aragão passa bem. Ele continua internado na Unidade Coronariana do Hospital Barra D’Or, com estabilidade do quadro clínico e cardiovascular, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (17/3). O artista, de 78 anos, deu entrada na unidade médica, na Zona Oeste do Rio, após passar mal. 
O artista está lúcido, respirando espontaneamente e não necessita de medicação venosa para controle dapressão arterial. A previsão é de que ele seja transferido para o quarto ainda nesta segunda-feira (17/3). 
O ator participou ao vivo, por telefone, do programa Mais Você de hoje. Renato afirmou que não foi nada demais. "Não aconteceu nada demais. Foi só um susto. Poderia ter sido muito pior", contou. "Já posso jogar futebol de novo", comemorou. 
Renato Aragão sofreu uma  crise hipertensiva no início da tarde do último sábado (15). O artista, famoso por interpretar o personagem Didi Mocó, teria começado a passar mal depois da festa de 15 anos da filha, Livian, na noite de sexta-feira (14/3). 
Correio Braziliense com informações do Diario de Pernambuco