segunda-feira, 17 de março de 2014

Morre no Recife o cineasta Fernando Spencer

Morreu na madrugada desta segunda-feira(17) o cineasta Fernando Spencer, 87 anos. Ele estava internado no Hospital Capibaribe, na Boa Vista, Centro do Recife. Spencer tinha câncer de pulmão e foi internado na quarta (12) devido a uma infecção. Segundo a cunhada do cineasta, Abigail Souza Spencer, o câncer foi detectado seis anos atrás, quando ele começou o tratamento.
Nascido no Recife, Spencer foi também jornalista e trabalhou por 40 anos no Diario de Pernambuco. Autor do mais de trinta filmes e documentários, sua ligação com o cinema começou na década de 60. É considerado um dos pioneiros do cinema em Pernambuco, tendo se destacado com o uso do filme Super 8.
O cineasta foi coordenador da Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco por vinte anos, onde se aposentou em 2000. Em 2007, ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Fernando Spencer era viúvo de seu segundo casamento. Ele deixa seis filhos, oito netos e três bisnetos.
O velório começou às 5h no Cemitério de Santo Amaro, Centro da cidade. O enterro será às 17h desta segunda, no mesmo local.
Portal G1