segunda-feira, 5 de abril de 2021

Como conseguir o tão sonhado emprego? Consultor traz dicas

 

Com a Pandemia muitas pessoas tiveram que se reinventar em sua profissão seja encontrando um plano B ou gerenciando de forma diferente o negócio para que o mesmo sobreviva neste momento de incertezas.

De acordo com o Consultor de Gente e Gestão, Edson Xavier, é muito importante percorrer alguns caminhos para que a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho aconteça. “Apesar do momento desafiador, muitos segmentos continuaram em ascensão como é o caso da saúde, veículos, material de construção, reformas e tecnologia e, consequentemente, aumentaram as suas vagas”, ressalta.

Para acelerar a tão sonhada vaga de emprego pode-se percorrer alguns passos que facilitarão essa conquista. Segundo Edson Xavier, fazer cursos e atualizar o currículo são estratégias importantes. Caso seja urgente a necessidade de um trabalho, agarre as oportunidades que aparecerem e não a que você deseja e mostre vontade de aprender e disponibilidade de crescer dentro da empresa.

Fazer uso do seu network, conversando com seus amigos sobre a sua disponibilidade pode ajudar bastante em sua recolocação no mercado de trabalho. Outras dicas valiosas é estar presente em grupos e redes sociais que divulgam vagas e seguir empresas que estão s segmentos que mais crescem.

De acordo com o consultor Edson Xavier essas dicas irão impulsionar a conquistar vagas e com certeza colocará o candidato para participar de mais processos seletivos. Siga os hospitais, lojas de carro, empresa de internet e outros segmentos que estão em alta. Prepare-se para a entrevista de emprego, sempre chegue cedo e evite entrar no quesito política ”, salienta.

Outra ação importante é não deixar de lado a motivação para conquistar a vaga. “Muitos candidatos frustrados levam uma energia baixa para entrevista, já com o sentimento que não vai ficar na vaga. Essa desmotivação é comum, porém gera uma rápida rejeição por parte do RH e dos entrevistadores. Esteja motivado, mostre alegria e energia”, aconselha o profissional.

Especialistas contam três dicas para evitar problemas de privacidade em aplicativos de celular

 

“Você permite que este aplicativo acesse sua galeria de fotos, lista de contatos, suas redes sociais e seus dados bancários?” Várias pessoas já tiveram que responder essas perguntas ao baixar um novo aplicativo em seu smartphone. Essas autorizações são permitidas? Há risco para o consumidor? Os advogados especialistas em Lei Geral de Proteção de Dados, Gabriel e Daniela Vasconcelos esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto e dão dicas para não cair em golpes.

1. Baixar somente aplicativos de lojas oficiais

" É recomendável que o usuário evite o download e a instalação de aplicativos que não estejam listados nas lojas oficiais. Principalmente no sistema android, onde o usuário possui mais liberdade, é preciso ficar atento, pois os aplicativos de fontes desconhecidas podem apresentar comportamento malicioso e efetuar o roubo dos dados dos usuários. As lojas oficiais realizam uma checagem prévia dos aplicativos listados, o que garante maior segurança ao usuário. Importante ressaltar que mesmo nas lojas oficiais o usuário deve ficar atento, pois alguns aplicativos maliciosos conseguem driblar a verificação.

2. Cheque as permissões que você precisa dar

Ainda que o aplicativo esteja em loja oficial, é necessário que o usuário fique atento no momento de utilização as permissões que são solicitadas. É importante que o usuário adquira o costume de sempre analisar detalhadamente quais dados serão captados pelo aplicativo e somente conceder as permissões que julgar necessárias para o uso. Muitos apps solicitam permissões desnecessárias e por isso o usuário deve evitar conceder permissão total.

3. Seja consciente do que compartilha em redes sociais

“As empresas podem coletar os dados publicados em redes sociais, desde que observadas as disposições legais, ou seja, observadas as determinações contidas na Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD não visa coibir nenhum tipo de atividade de tratamento de dados, apenas visa estabelecer que essa relação entre empresa-titular seja a mais transparente possível. 

Assim, as empresas podem utilizar os dados de um usuário para benefício próprio, o que evidentemente é o padrão do mercado, entretanto os usuários precisam estar cientes de que possuem o direito de conhecer os dados que estão tratados e qual a finalidade, sendo certo que, o tratamento desses dados precisam observar as bases legais estipuladas na LGPD, de modo que, para fins exclusivamente comerciais e de benefício exclusivo das empresas.  

Todavia, com relação as postagens no perfil público do usuário, estas podem ser utilizadas por qualquer empresa, vez que esta informação se torna disponível para o grande público. Importante ressaltar que, ainda que nesses casos a proteção dos dados seja diminuída, ainda devem ser observadas as disposições legais, pois mesmo os dados públicos ainda devem observar a LGPD, sendo vedado por exemplo o seu uso para fins discriminatórios”, disse Gabriel Vasconcelos.


Olinda anuncia calendário de abril dos exames de mamamografia

 

A Secretaria de Saúde de Olinda divulga o calendário do mês de abril dos exames de mamografia de rastreamento nos bairros da cidade. A atividade é itinerante e destinada às mulheres com idades de 50 a 69 anos, preconizada pelo Ministério da Saúde. O primeiro atendimento começou nesta segunda-feira (05.04), na Policlínica da Mulher de Peixinhos.

A programação dos exames é realizada pela Diretoria de Políticas Estratégicas, por meio da Coordenação Saúde da Mulher de Olinda. Duas vezes na semana, a Secretaria de Saúde visita uma comunidade, sendo disponibilizados 80 exames/dia, 40 pela manhã (8h) e mais 40 à tarde (14h), de forma espontânea. Na ocasião, a mulher deverá apresentar Cartão SUS e ser moradora de Olinda.

Destaca-se, que todas as recomendações e protocolos de enfrentamento à pandemia são respeitadas, como distanciamento social, aferição da temperatura das pessoas, uso de máscaras e higienização das mãos.

lmprensa Olinda

Veja como o autoconhecimento pode ajudar a eliminar os vícios e compulsões

 

Com a pandemia do COVID-19, tem aumentado cada vez mais o número de pessoas que sofrem com problemas de saúde, seja física ou principalmente mental. O estresse causado pelo bombardeio de informações, pressão e esforço diário para sobreviver, tem atingido, não somente os mais diversos profissionais de saúde, como também os seus familiares e amigos nessa luta contra o vírus.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a pandemia está aumentando a demanda por serviços de saúde mental. Luto, isolamento, perda de renda e medo estão desencadeando problemas de saúde mental ou agravando os existentes. Muitas pessoas podem estar enfrentando níveis elevados de uso de álcool e drogas, insônia e ansiedade. Enquanto isso, a própria COVID-19 pode causar complicações neurológicas e mentais, como delírio, agitação e AVC. Pessoas com transtornos mentais, neurológicos ou de uso de substâncias pré-existentes também são mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus e podem correr um risco maior de resultados graves e até de morte.

Desta forma, visando trazer mais informações para os familiares, profissionais de saúde, estudantes e a sociedade em geral, o Grupo Recanto lança o curso “Tudo sobre vícios e compulsões”. A instituição, que ao longo dos anos tem investido cada vez mais na divulgação de conteúdos relacionados a saúde mental na área de dependência química e suas comorbidades, traz um material inédito a ser apresentado no curso pelo psicanalista Fabrício Selbamann.

Vivendo ainda em tempos de pandemia, onde muitos serviços voltados para o tratamento de vícios e compulsões foram paralisados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o curso visa mostrar de maneira simples e didática assuntos relacionados aos vícios e compulsões sofridos diariamente pelas famílias brasileiras, explica o psicanalista Fabrício Selbamann.

O evento será online, mas contará com um canal para tirar dúvidas, apostilas e disponibilização do material apresentado.

Inscrições - Para realizar as inscrições basta acessar o link https://is.gd/cursodofabricioselbmann . O investimento é de 78 reais e ao realizar a inscrição você já recebe o link de acesso no e-mail e garante a apostila, certificado e um material inédito a ser ministrado nas aulas. Todo conteúdo programado você tem acesso através do link acima.

Conta de Luz pode virar doação para o lmip

 

Já é possível contribuir financeiramente com as ações desenvolvidas pela Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), por meio da conta de energia. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) firmou um convênio com a Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF) com a finalidade de permitir aos mais de 3,8 milhões de clientes a opção de realizar doações diretamente para o hospital. Agora, o IMIP faz parte do Conta do Bem, projeto da concessionária que congrega todas as ações solidárias promovidas pela Celpe, utilizando a fatura como fonte de arrecadação de recursos para organizações sociais.

Para participar do projeto e realizar sua doação, o cliente deve acessar o site https://www.imip.org.br/contadobem/ e preencher o formulário de adesão disponibilizado pela instituição. Os valores vão de R$ 1,00 a R$ 10,00 ou outro à escolha do doador. A doação é adicionada, automaticamente, às contas de energia dos meses seguintes.

"Com mais essa iniciativa, estamos somando a vocação de empresa socialmente responsável ao trabalho de referência historicamente realizado pelo IMIP no Estado. Somos extremamente criteriosos e orgulhosos dos parceiros que integram a Conta do Bem”, comenta o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Mensalmente, o instituto realiza mais de 50 mil consultas, 2,5 mil sessões de quimioterapia, 830 procedimentos cirúrgicos e aproximadamente 145 mil exames. São números muito expressivos e a ajuda será fundamental para que o hospital permaneça crescendo e mantendo a qualidade no atendimento às pessoas aos pacientes.

De acordo com a presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, Elizabeth Veiga, essa campanha é mais um meio de captação de recursos em prol do IMIP, e irá contribuir para que a Instituição alcance os seus propósitos sociais e científicos. “Só tenho a agradecer por essa iniciativa, e pela solidariedade de tantas pessoas, que irá beneficiar a população mais carente de Pernambuco”, completou ela.

lmprensa Celpe

Respostas à Covid-19 em debate


 

Cordel em Sala de Aula

 


TIM lança oferta para carro conectado e avança em estratégia de Internet das Coisas

 

A TIM lançou nesta segunda (05) oferta inédita de conectividade para automóveis, com conexão de qualidade da partida até o destino, ampliando seu portfólio de soluções para Internet das Coisas (sigla IoT, em inglês). Em uma parceria com a Stellantis, a operadora habilita a plataforma Adventure Intelligence, presente no novo Jeep® Renegade, primeiro veículo conectado da montadora no Brasil. O carro tem um eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, e os consumidores terão três ofertas para escolher, com pacote de dados para compartilhar, navegação em app de mobilidade sem descontar da franquia e assinaturas de serviços de entretenimento inclusas.

“As ofertas foram desenvolvidas pensando nas necessidades reais de motoristas e passageiros, com a tecnologia servindo para potencializar a experiência de uso do carro e facilitar a vida das pessoas. Além da internet a bordo, viabilizamos que a Stellantis entregue conteúdos relevantes de entretenimento e mobilidade que propiciam maior conveniência e segurança para os consumidores, com sistema de contratação simples e rápido”, conta Alberto Griselli, CRO da TIM.

Estarão disponíveis ofertas de 5GB, 10GB e 40GB e os preços variam de R$ 30 a R$ 100 mensais. A internet pode ser compartilhada ao mesmo tempo dentro do veículo com até oito pessoas. De acordo com a opção escolhida, estão inclusas diferentes assinaturas de apps de entretenimento: AUDIOBOOKS, que disponibiliza ao cliente acesso a um audiolivro por mês; OLA PODCASTS, plataforma de criação, hospedagem e distribuição de podcasts; e o CARTOON NETWORK, para entreter as crianças durante os passeios de carro. As ofertas de 10GB e 40GB contam ainda com navegação no Waze sem descontar do pacote de internet.

A adesão é feita de forma simples e rápida. Assim que o dono do veículo habilitar o Wi-Fi do carro e se conectar à rede por meio de um smartphone, basta acessar o navegador de internet pelo próprio celular para ser direcionado automaticamente a uma página de contratação. Também é possível contratar pelo site www.tim.com.br/carroconectado. O pagamento é descontado no cartão de crédito e a TIM oferece 30 dias de uso grátis para que os consumidores experimentem as vantagens de contar com um carro conectado. Após esse período, o cliente começa a ser cobrado pela oferta escolhida.

Festival Durante

 

Como o artista se relaciona com seu próprio corpo e quais as associações políticas existentes nesta conexão. Este era um dos motes do evento happening “Do corpo à Terra", que foi parte da Semana de Vanguarda de 1970, importante evento homenageado agora na 11ª edição do Festival “Durante,” criado por Cesco Napoli, Luan Nobat e outros artistas, em Belo Horizonte. 

 

Em 2021, a mostra acontece totalmente virtual, entre 8 e 12 de abril de 2021, por meio do site www.festivaldurante.com.br. A curadoria é dos artistas Paulo Nazareth, Shima e Camila Buzelin, com coordenação da pesquisadora Yacy-Ara Froner. As mesas e debates estarão disponibilizadas nas redes sociais do festival. 

 

“O “Durante,” sempre promoveu uma aproximação de artistas e público em geral. Público não especializado, público que desconhece todos os meandros que acontecem no, muitas vezes, elitizado mundo da arte. Na 11ª edição, o “Durante,” faz uma homenagem ao “Do Corpo à Terra”, um evento ocorrido em Belo Horizonte na década de 1970. Nós selecionamos 12 performances do Brasil inteiro para que esses artistas, em diálogo com “Do Corpo à Terra”, pudessem não só rememorar esse evento emblemático mas também atualizá-lo, neste momento extremamente simbólico que estamos vivendo, quando a história está acontecendo aos nossos olhos, durante o “Durante,”. Duremos”, diz Cesco Napoli.


Foram mais de 170 inscrições, de todo o Brasil e com trabalhos de diversas áreas e expressões artísticas, boa parte de Minas Gerais. O pré-requisito era de que os vídeos de performances deveriam, de alguma forma, dialogar com o mote do “Do corpo à Terra”. Valem trabalhos anteriores que se aproximem do evento homenageado ou trabalhos confeccionados a partir desta convocatória.

 

Na ocasião do “Do Corpo à Terra” o corpo tropical emergia como um canal de comunicação e participação. Em 2021, nessa edição do “Durante,”, a proposta é pensar a relação do corpo com a terra, evocar a memória artística das cidades e provocar esse desafio que a pandemia nos trouxe: tentar transpor a tactibilidade do corpo para o dispositivo eletrônico.

 

Entendendo que a arte brasileira não cabe nas narrativas que dominam a história da arte, a convocatória teve como mote inicial a seguinte provocação: Como eu me relaciono com meu próprio corpo? Quais as implicações políticas desta relação? Em que medida o happening “Do corpo à Terra" antecipa um olhar decolonial? 

 

Para dialogar com essa provocação curatorial, as performances Cura Senhor Onde Dói, de Daniel Bretas (Belo Horizonte / MG); Depil(ação), de Pedrosa Camilo (Contagem/ MG); Edi_t – Uma Ginástica Autobiográfica Fragmentada em Vários Selfies, de Ciber_Org (Belo Horizonte / MG); Ex-tinto, de Rodrigo Augusto de Souza Antero (Belo Horizonte/MG); Meu Rabo, de Mamutte (Belo Horizonte); ViDa TeRrEnA NãO IdEnTiFiCaDa, de Nanaue (Belo Horizonte / MG) - todas de artistas mineiros - foram selecionadas para se apresentarem ao público do Durante, nesta edição tão singular da história mundial.


Serviço

Festival “Durante,”

De 8 a 12 de abril de 2021

www.festivaldurante.com.br

 

Dia 8 de Abril de 2021

19h - Mesa de Abertura 

Convidados: Francesco Napoli, Yacy Ara Froner e Marília Andrés Ribeiro

Mediação: Michelle Barreto

Transmissão pelo canal do  Youtube do Festival Durante

21h - Conversa com artistas

Conversa com os artistas selecionados que exibirão obras no Festival: Ciber_Org (Belo Horizonte / MG), Mamutte (Belo Horizonte/ MG), Nanaue (Belo Horizonte / MG)

Transmissão via Instagram do Festival Durante

 

Dia 9 de Abril de 2021

19h - Mesa: Itinerário Crítico 

Convidados: Ana Cecília Soares + Guilherme Bueno + Rita Lages 

Mediação: Francesco Napoli 

Transmissão pelo canal do  Youtube do Festival Durante

21h - Conversa com artistas

Conversa com os artistas selecionados que exibirão obras no Festival: Aline Luppi Grossi (Maringá-PR), Pedrosa Camilo (Contagem/ MG) e Lívio (Crato/CE)

Transmissão via Instagram do Festival Durante

 

Dia 10 de Abril de 2021

19h - Lançamento e Audição Comentada do álbum do Coletivo nMUnDO

Participantes: Barulhista, Camila Buzelin, Francesco Napoli e Michelle Barreto

Transmissão pelo Zoom  (Link a ser disponibilizado no dia através das redes do Festival Durante)

21h - Conversa com artistas

Conversa com os artistas selecionados que exibirão obras no Festival:

Dona Conceição (Alvorada/RS), Roberta Pereira de Miranda (Goiânia/GO), Rodrigo Antero (Belo Horizonte/MG)

Transmissão via Instagram do Festival Durante

 

Dia 11 de Abril de 2021

 

19h - Lançamento do e-book

Participantes: Yacy-Ara Froner + Sandra Makowiecky (Diretora da Associação Brasileira de Críticos de Arte

Mediação: Francesco Napoli

Transmissão via Instagram do Festival Durante

21h - Conversa com artistas

Conversa com os artistas selecionados que exibirão obras no Festival: Luna Recaldes (São Paulo/SP), Daniel Bretas (Belo Horizonte / MG) e Clara de Clara (Sorocaba/SP)

Transmissão via Instagram do Festival Durante

 

Dia 12 de Abril de 2021

19h - Mesa: Do Corpo à Terra 50 anos depois 

Convidados: Celso Favaretto e Maria Angélica Melendi 

Mediação: Yacy-Ara Froner  

Transmissão pelo canal do Youtube do Festival Durante

21h - Conversa com Manfredo Souzanetto

Transmissão via Instagram do Festival Durante

23h - Tropofonia especial Do Corpo à Terra 

Transmissão ao vivo via Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e pelo site https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml

 

Projeto contemplado pelo Edital 16 Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Governo Federal, operacionalizada, em Minas Gerais, a partir do trabalho de todo o Sistema Estadual de Cultura, formado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Mineira de Comunicação (EMC – Rede Minas e Rádio Inconfidência), Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

 


ECI/SCGE promoveu 70 capacitações online no mês de março

 




















A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), concluiu na última semana sua grade de cursos programados para março. Ao longo do mês, foram realizadas 70 capacitações online de servidores do Poder Executivo estadual. Em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a ECI promoveu os cursos “Básico de Prestação de Contas” e “Suprimento Individual e Institucional – Execução de Despesa e Prestação de Contas”.

Tendo como instrutora a chefe da Unidade de Contas de Governo e Prestação de Contas da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), Simone Melo, o curso “Básico de Prestação de Contas” ocorreu no período de 15 a 19 de março, com a proposta de promover conhecimento sobre procedimentos de composição, análise e arquivamento dos processos de Prestação de Contas das despesas efetuadas pelos órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Governo do Estado, integrantes do orçamento fiscal.

Já no período de 22 a 26 de março, a ECI promoveu o curso “Suprimento Individual e Institucional”, com aulas ministradas pelo coordenador de Orientação e Contas de Governo da DOGI/SCGE, Jamerson Souza. Ao longo de uma semana, ele repassou conhecimentos sobre os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das modalidades: Suprimento Individual, Suprimento Institucional e Repasse Financeiro.

Parcerias  – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Estado, no enfoque do controle interno, a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

lmprensa SCGE PE

Bezerros registra queda nos casos de Covid-19

O município de Bezerros, no Agreste pernambucano, apresentou redução no número de casos confirmados da Covid-19. Segundo o somatório dos boletins diários, a Secretaria de Saúde fechou o mês de março de 2021 com 229 casos, já em fevereiro foram confirmados 241 casos de pessoas infectadas com o vírus, representando uma queda de quase 5% nos números. O valor pode parecer pequeno, mas tem grande importância quando comparado aos dados de todo estado de Pernambuco no mesmo período.

Segundo o Consórcio de veículos de Imprensa, em fevereiro deste ano, foram registrados 38.175 casos da Covid-19 no estado, já em março 49.765 casos confirmados, representando um aumento de mais de 30%. Isso significa que Bezerros segue na contramão do crescimento do Coronavírus, em relação aos números estaduais e, assim, conseguiu frear o crescimento dos casos de contágio.

A secretária de saúde de Bezerros, Iêda Campos, apontou alguns fatores como determinantes para essa redução no número de casos. "Desde que assumimos a gestão, nós temos apostado na educação da população e das equipes de saúde, reforçando a importância do cumprimento das medidas preventivas ao mesmo tempo em que temos aumentado o número de testes realizados. Outro fator importante é a velocidade que estamos vacinando nossa população, à medida que as vacinas estão chegando. Dessa forma, não podemos relaxar, temos que redobrar os cuidados para evitar um aumento de casos e de internamentos", comentou Iêda.

Importante lembrar que o município segue todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 e orienta à população a manter os cuidados necessários com o uso de máscara de proteção individual, álcool gel e principalmente respeitando o distanciamento social.

lmprensa Bezerros




13º Festival Celebração da Consciência Negra

 

A 13º edição do Festival Celebração da Consciência Negra acontece entre os dias 05 e 07 de abril, com transmissão no canal do YouTube do Museu Poço Comprido ( encurtador.com.br/guy09) . O projeto de fomento à cultura negra é uma realização do Ponto de Cultura e do Museu Comunitário Poço Comprido, localizado no município de Vicência, região da Mata Norte pernambucana. Nesta edição, o evento exalta a importância da mulher negra, com shows culturais, videoaula e rodas de diálogo. Por conta da pandemia, as atividades serão realizadas online.

A estreia da grade artística está agendada para segunda-feira (5), a partir das 20h, com shows culturais regionais, que mesclam ritmo, dança e musicalidade, como coco de roda, ciranda, maracatu rural e forró pé de serra. Na ocasião, o público vai acompanhar, do conforto de casa, os shows de Baixinhos dos Oito Baixos (Vicência), Coco de Fulô (Nazaré da Mata), Maciel Salú (Olinda), Ciranda Bela Rosa de Mestre Bi (Nazaré da Mata), Maracatu Leão da Floresta (Vicência), Maracatu Estrela Formosa (Povoado de Angélicas - Vicência) e Maracatu Leão Coroado (Buenos Aires).

Na terça-feira (6), segundo dia de programação, o festival apresenta uma videoaula de danças afro-brasileiras. A atividade, que une movimentos e expressão corporal, explora os seguintes ritmos: maculelê, afro e afoxé. No vídeo, Juçara, dançarina popular, juntamente com os músicos: Nino Alves e Nino Sousa, apresentam os sons, movimentos e passos de cada música. A formação, destinada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, visa contribuir para a formação da cidadania, da expressão artística e cultural e dos valores sociais que há em dentro de si. O vídeo, gravado na Moita do Engenho Poço Comprido, zona rural de Vicência, será exibido no canal do Youtube, a partir das 20h.

O ponto alto da programação acontece na quarta-feira (7), último dia do evento, com a roda de diálogo intitulada “Mulheres: força, garra e determinação habitam em nós”. A ideia do encontro é chamar atenção para um olhar sobre a atuação das mulheres negras, trabalhadoras rurais e autônomas, que lutam na preservação das memórias, cultura e identidade de suas tradições, por meio Ponto de Cultura e o Museu Comunitário Poço Comprido, localizado no município de Vicência, na região da Mata Norte de Pernambuco. A conversa será exibida no canal do Youtube do Museu Poço Comprido, a partir das 20h.

Seis mulheres participam da conversa. Cada uma delas são convidadas a se expressarem acerca da realidade das lutas e da importância de se trabalhar em articulação e defesa da comunidade em que estão inseridas. O bate-papo reúne falas da produtora cultural e professora, Joana D'Arc Ribeiro, contando suas experiências da importância da educação patrimonial e imaterial para o resgate das memórias, a exemplo da Escola Frei Caneca. Um espaço dedicado à formação de novos saberes ligados à cultura da Mata Norte de Pernambuco.

A conversa também terá as presenças de Mestra Mazer e Mestra Cosminha. Elas são especialistas em criar, a partir da fibra da bananeira, artesanatos feitos à mão, como chapéu, sandália, bolsas, entre outros acessórios. É dessa atividade artesanal, que elas extraem o sustento de suas famílias, transmitem os seus saberes e dividem seus afazeres domésticos, a exemplo da criação de animais e agricultura. O município de Vicência é o terceiro maior produtor de bananas de Pernambuco. Essa mesma atividade é a segunda responsável pela economia local.

O evento, realizado de forma online, recebe a Mestra Cida, moradora da comunidade e atuante no Coletivo das Artesãs do Poço Comprido. Sua habilidade está na produção de artesanatos a base de sementes, colhidas em matas da região. O processo, realizado de forma manual, aliado a criatividade, geram vários acessórios, como brincos, colares, entre outros.

A roda de diálogo recebe, ainda, Elisabete e Marcela Saturno, mãe e filhas. Dentro da comunidade do Poço Comprido, o papel delas é voltado à culinária. Suas especialidades têm sido a reaplicação e adaptação das receitas herdadas pelas avós e bisavós, sobre doces, compotas e bolos que remetem a memória e sabores dos antigos engenhos de açúcar da região. Por meio desse trabalho, elas criaram uma receita de bolo de macaxeira caramelizado. A iguaria, considerada um patrimônio da culinária local, foi vencedora de um concurso regional de gastronomia, em 2014. Para assistir a conversa, basta acessar a página do festival na internet ( encurtador.com.br/guy09 )

No mesmo dia será realizada uma roda de diálogo, que tem como tema: Conversa de Mestres. A iniciativa busca reunir personalidades da cultura popular da região para uma conversa sobre memória, desafios e tradição. presenças do Mestre Calú (Mamulengueiro), Cacá (Violeiro), Sebastião Pedro (Maracatuzeiro), Noé (Cirandeiro). Juntos, eles fazem uma viagem no tempo e na história, com boas lembranças, sobre as manifestações de cultura popular que estão inseridos, até chegarem ao atual momento da pandemia. O conteúdo poderá ser acompanhado pelo público no canal do festival no Youtube, também a partir das 20h.

O Engenho Poço Comprido, é o único remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O espaço também é reconhecido como museu e integra as edificações casa-grande, capela e moita do engenho de açúcar.

A produção artística do festival é assinada pela Amata Produção e Serafim Produção, e conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc - PE, e apoio do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Governo Federal.

Serviço
O quê: 13º Festival Celebração da Consciência Negra
Quando: 5 a 7 de abril.
Onde: Canal do Youtube do Museu Poço Comprido ( encurtador.com.br/guy09)
Classificação: Livre para todos os públicos.

Com lnformações do jornalista Salatiel Cícero e fotos de Luise Marques



Condado divulga novo calendário de distribuição do Kit Alimentação Escolar

 

A Prefeitura do Condado (a 75 km do Recfe), através da Secretaria de Educação, informou o novo calendário de distribuição do Kit Alimentação Escolar.

Os novos dias, locais e horários foram publicados nas redes sociais oficiais do município e começará já na próxima quarta-feira (7) e segue na quinta-feira (8) e sexta-feira (9).

Para receber os alimentos é preciso informar e relembrar que estamos em tempo de pandemia e seguimos firmes na luta contra a Covid-19, portanto, no ato da entrega é obrigatório o uso da máscara de proteção. Além desse item, para receber o kit é necessário levar o RG (Identidade) e o CPF do pai ou responsável e não precisa levar a criança para o local.

Confira o cronograma:

Na quarta-feira (7): As entregas serão feitas só pela manhã no horário de 8h às 11h.

Os locais de entrega são nas escolas: Mínima do Diogo, Olegário Fonseca, Creche Alvina Cabral, Pedro de Oliveira e Santa Cristina.

Na quinta (8) e na sexta (9), as entregas terão um horário ampliado pela manhã e também à tarde. Das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Os locais de entrega são nas escolas: Manoel Rodrigues, CECOLL, Francisco Cabral, Emapa e Ludovico Gouveia.

Com lnformações do Portal de Prefeitura e do lnstagram da Prefeitura de Condado

Recife divulga edital para pesquisa pública de preços de serviços de hospedagem

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJDP), divulga edital para pesquisa pública de preços de prestação de serviços de hospedagem voltados à proteção da população em situação de vulnerabilidade e risco social. As empresas interessadas em participar da pesquisa devem encaminhar propostas a partir desta segunda (5) até a próxima sexta-feira (9). O chamamento foi publicado no Diário Oficial do último sábado (3). Os detalhes do processo constam no Edital publicado na página da SDSDHJPD no site da Prefeitura do Recife.

O objetivo da publicação do edital é a pesquisa de preços e de capacidade de atendimento para acomodação das pessoas em situação de rua, além do interesse em desenvolvimento de medidas para prevenir e mitigar riscos e agravos sociais decorrentes da disseminação da covid-19. Neste momento, a apresentação das propostas não está atrelada à formalização da contratação.

Nas propostas apresentadas pelas empresas, os estabelecimentos devem oferecer, no mínimo, portaria e/ou recepção para atendimento e controle permanentes de entrada e saída; local para guarda de objetos de uso pessoal dos hóspedes; conservação e manutenção das áreas comuns, instalações e equipamentos; condições adequadas de higiene e infraestrutura voltadas à covid-19; acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; serviços de segurança em tempo integral. Outros detalhes podem ser conferidos no Edital.

lmprensa Recife

Conselho Municipal de Meio Ambiente do Paulista publica a relação de habilitado a participar da eleição de novos conselheiros

 

O Conselho Municipal de Meio Ambiente do Paulista (CMMA), órgão colegiado ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, publicou a relação das entidades e instituições habilitadas a participar da eleição de novos conselheiros. O Edital n° 01/2021 foi publicado no dia 08 de março de 2021, no Diário Oficial do município, disciplinando o processo eleitoral para a eleição de novos conselheiros representantes de entidades com atuação em Paulista. As entidades tiveram até o dia 26 de março para se cadastrar, e o mandato dos novos conselheiros será para o biênio 2021-2022. O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, formado paritariamente, composto de 12 membros titulares e 12 suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, os quais exercem a função de Conselheiros Municipais do Meio Ambiente.

lmprensa Paulista PE