A Prefeitura de Olinda executou mais uma ação de prevenção do Covid-19 na manhã deste sábado (28.03). A Secretaria Executiva de Serviços Públicos em parceria com a Defesa Civil higienizou cerca de três quilômetros nos principais pontos da Orla de Olinda. Partindo de Bairro Novo, nas proximidades do Bode do Nó, a equipe utilizou 20 mil litros de uma mistura composta por água, cloro e sabão.
sábado, 28 de março de 2020
MPPE alerta prefeitos que descumprimento de medidas sanitárias pode motivar intervenção estadual
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, publicou neste sábado, a Recomendação PGJ n.º 16, que dispõe sobre a impossibilidade de que os gestores municipais determinem a reabertura do comércio local ou qualquer outro ato administrativo que vá de encontro à Lei Federal n.º 13.979/2020 e, por consequência, os Decretos Federal n.º 10.282/2020 e Estadual nº 48.809/2020 e suas alterações.
Caso os gestores descumpram as medidas sanitárias, principalmente as medidas de quarentena, o município poderá sofrer intervenção estadual. “Todos os entes e diversos órgãos estão ensejando tentativas de contenção da pandemia da Covid-19. E, além disso, tem chegado ao conhecimento do Ministério Público de Pernambuco que alguns prefeitos promovem movimentos de flexibilização, ou até mesmo de descumprimento, das normas restritivas emanadas das autoridades sanitárias no âmbito federal e estadual. Assim estamos expedindo essa recomendação, alertando, principalmente, sobre as penalidades que podem decorrer do descumprimento”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, no texto da recomendação.
Os promotores de Justiça de todo o Estado, principalmente aqueles que têm atuação na defesa do Patrimônio Público, por delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, foram orientados a notificar os prefeitos em suas respectivas localidades, sobre o conteúdo da Recomendação exarada.
Além de adotar as providências necessárias para que sejam cumpridas em todos municípios do Estado as normas sanitárias federais e estaduais, promovendo, inclusive, medidas administrativas ou judiciais. O promotor de Justiça pode solicitar, inclusive, reparação dos danos materiais, caso seja criado ônus financeiro ao Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes do descumprimento.
A recomendação foi encaminhada aos promotores de Justiça de todo o Estado e também para a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para que seja dada ampla divulgação aos gestores municipais. “O afrouxamento das normas de quarentena impostas pelo Estado de Pernambuco, sem qualquer estudo técnico, poderá colocar em risco o sucesso das ações de enfrentamento da pandemia, vindo a provocar não só a falência do sistema de saúde pernambucano, como muitas vidas perdidas”, reforçou o PGJ no documento.
Imprensa MPPE
Recife mantém vacinação contra gripe na próxima segunda-feira(30)
Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura do Recife ultrapassou a marca de mais de 150 mil pessoas vacinadas contra a gripe em quatro dias de vacinação, o que representa mais de 60% dos idosos e profissionais de saúde que deveriam ser imunizados nos 18 dias úteis desta primeira fase de Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que vai até o dia 15. Somente nesta sexta, foram imunizadas mais de 20 mil pessoas, sendo 4.200 idosos nos pontos de vacinação drive thru montados no Shopping Riomar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte. Nesse último, muita gente se vacinou sem precisar descer dos mais diversos tipos de veículos: automóvel, ônibus e até kombi.
Já os profissionais de saúde foram vacinados exclusivamente em cerca de 150 unidades de saúde do Recife, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. Da mesma forma acontecerá na segunda-feira (30). Como a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife não recebeu novas doses do Ministério da Saúde (MS), o Programa de Imunização do Recife (PNI) dará continuidade à vacinação nesta segunda (30) com as 27 mil doses restantes.
Para evitar aglomeração e não permitir que os idosos se exponham em ambientes onde circulam pessoas doentes, como as unidades de saúde, a Sesau manterá a imunização deles concentrada em dois drive thrus, mas com mudança de lugar de um dos pontos. Novamente haverá imunização para os idosos no Shopping Riomar, e o novo ponto será na Avenida Recife, na frente do Big Bompreço (antigo Walmart), em Areias, nº 3.777. Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), respectivamente.
A vacinação dos idosos nas escolas, creches, clubes e outros locais só será retomada quando a Sesau Recife receber mais doses de vacina contra Influenza do Ministério da Saúde (MS). A expectativa é de que haja reabastecimento na próxima semana. Acredita-se que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia da Covid-19. A Secretaria garante que o público prioritário não precisa se preocupar, pois todos serão vacinados até o próximo dia 15, quando acaba a primeira fase da campanha.
OUTRAS ETAPAS - Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.
Imprensa Recife
#ValeAPenaLerDeNovo Hannah & Sullen - Capítulo Final
Arlan e Sullen chegaram ao cativeiro, um barraco de madeira no alto do Morro Santo. O lugar era tão ermo, que a única companhia dos dois era uma enorme mangueira e muito capim. Sullen tentava esconder as dores, mas Arlan já dizia a ela:
- Não adianta, cunhadinha... Minha sobrinha linda já está nascendo. Aqui tem uma estrutura simples, mas que dá para você ter a neném em segurança.
- Espera, Marie-Ange... Só um pouquinho...
Mas agora, Sullen sangrava forte e gritava de dor. Se sentia derrotada, pois sabia que a filha seria mais uma vítima de Arlan. Só restava a ela ceder. No barraco havia um colchão velho, uma tesoura e uma garrafa de álcool gel. Arlan ajudou Sullen a se deitar e à maneira dele, tentava ajudar no parto.
De repente, os dois ouviram um barulho. Um tiro que arrombou a porta do barraco. E de repente, Santiago, Fernando e Hannah entram no local.
- Você não vai dominar minha filha, cabra safado! - Santiago puxou Arlan pela camisa.
Mas Arlan reagiu e atirou no braço de Santiago e em meio à luta, Fernando e Hannah ajudavam Sullen no parto:
- Santiago, tire Arlan daqui! - gritava Hannah
Nem precisou pedir, pois Arlan e Santiago brigaram até o lado de fora do barraco. Coronhadas, socos, pontapés, cada um que tentasse se sobressair. Até que os dois ouviram um choro de criança e a briga parou.
Arlan reviu sua vida como em um filme, pensou nas suas vítimas, olhou nos olhos de Santiago e disse:
- Essa criança está livre a partir de agora.
E com o revólver, atirou contra a própria cabeça, morrendo instantaneamente.
Hannah, que havia ouvido o tiro e temia por Santiago, viu o corpo do ex-marido:
- Obrigada, Santiago...
- ...Mas foi ele que se matou, quando ouviu o choro da menina.
- Ai, que alívio. Ele não viu a menina nascer e se curou da psicose, mas ele percebeu que tinha feito tanto mal que não suportou a culpa.
- E Sullen?
- Na medida do possível, está bem. Arlan teve o cuidado de trazer uma tesoura e uma garrafa de álcool para desinfetá-la. Fernando cortou o cordão umbilical e... Marie-Ange está amamentando!!!
- Ai, meu Deus, sou pai a partir de agora. - E correu pra ver a filha recém-nascida.
Fernando desinfetou as mãos com o restante do álcool e verificou a ferida de Santiago. Chamou a polícia e uma ambulância e todos foram para o hospital. O corpo de Arlan foi para o Instituto de Medicina Legal e foi enterrado como indigente.
***
Meses depois, a Igreja Matriz estava em festa e não faltou chuva de pétalas de rosas brancas. Todos na Igreja estavam vestidos de branco e dourado, desejando paz e prosperidade para a família que batizava três crianças. Os padrinhos, claro, seriam Pai Francisco e Mãe Rita. Quando o Padre perguntou a Santiago e Sullen qual seria o nome da menina, eles responderam:
- Marie-Ange Benjamin Santiago.
O Padre perguntou a Fernando e Hannah qual seria o nome do casal de gêmeos, nascidos três dias antes:
- Klein Benjamin Neto e Sarah Benjamin Bravio.
Pai Francisco e Mãe Rita se entreolharam e se lembraram da profecia proferida 35 anos antes:
“Duas irmãs benjamitas estão separadas por um mal e só a união delas irá quebrar o encanto da serpente. E elas procriarão, dando a seu pai e suas mães, um novo sopro de vida. Pais se tornam filhos e filhos se tornam pais”.
Como tudo na Vila Mãe África terminava sempre em festa, já havia um palco armado na praça em frente à igreja. Uma banda formada por alunos de Sullen e Santiago já estava tocando e depois da cerimônia, eles subiram para cantar músicas que falavam de amor e paz.
***FIM***
Shopping Costa Dourada lança programação online
Com as mudanças no funcionamento de estabelecimentos comerciais em Pernambuco desde o dia 21 de março, shoppings estão realizando em suas redes sociais programações especiais para o público que, agora mais do que nunca, é consumidor de conteúdo online.
Durante os dias de confinamento o perfil do Shopping Costa Dourada vem realizando uma série de lives, vídeos e posts contando com a participação de influenciadores e profissionais de diversas áreas trazendo informações e dicas de atividades que podem ajudar a ocupar o tempo do público nesta época de distanciamento social.
A iniciativa busca colaborar com a prevenção à pandemia do COVID-19 ao mesmo tempo em que traz informação, entretenimento e também novos ares às pessoas e famílias que estão em suas casas se prevenindo da melhor forma possível.
Recife realiza doação de 10 mil barras de sabão amarelo para instituições de acolhimento e população em situação de rua
Com o intuito de reforçar a necessidade da higiene das mãos para conter o avanço da propagação do Novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), realizou, nesta sexta-feira (27), a entrega de mil barras de sabão amarelo para a instituição filantrópica Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, que acolhe pelo menos 50 idosas. A iniciativa foi possível graças à doação de 10 mil barras pelo Grupo Asa feita para a Prefeitura do Recife e que irão ser distribuídas entre as instituições da rede de acolhimento públicas e filantrópicas, sobretudo, as que atendem os idosos, pois fazem parte do grupo de risco da doença. As doações também serão distribuídas com pessoas em situação de rua.
Conforme indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso sabão amarelo tem sido um importante aliado no combate à pandemia do Covid-19, uma vez que sua composição conta com uma substância que quebra a gordura e consegue eliminar os organismos causadores da doença. A expectativa é que, apenas nas casas de acolhida, a iniciativa alcance pelo menos 27 abrigos, beneficiando 240 idosos e 350 crianças, adolescentes e adultos.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, reforçou a importância da solidariedade. "No momento que estamos vivendo, é gratificante saber que podemos também contar com a iniciativa privada. Ser voluntário e direcionar o olhar para quem mais precisa é essencial para superarmos as dificuldades trazidas pela pandemia", disse.
O Centro Geriátrico Padre Venâncio abriga 50 idosas com idades que variam entre 65 a 102 anos. "Temos feito de tudo para que elas se distraiam no dia a dia, apesar do isolamento que a pandemia traz. A doação de sabão veio no momento certo, já que está cada vez mais difícil encontrar álcool em gel. Além disso, a ação vai nos ajudar a conscientizá-las sobre a importância da higienização", contou Márcia Ramalho, fonoaudióloga da instituição.
Além das barras de sabão amarelo, a PCR também recebeu mil litros de álcool 70% doados pelo Grupo Petribú, que serão utilizados para higienizar as superfícies dos equipamentos municipais. A iniciativa irá reforçar a limpeza dos locais onde o atendimento ao público não foi suspenso completamente, garantindo a segurança dos cidadãos que precisam utilizar os serviços.
TRANSFORMA RECIFE - A população interessada em ingressar na rede de apoio para doar mantimentos às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social no Recife, pode fazê-lo através da Plataforma Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, lançada pela PCR em 2014. A proposta do Transforma Recife é criar uma ponte entre instituições e voluntário, facilitando o contato entre as pessoas que desejam praticar a solidariedade com quem precisa e muitas vezes não sabiam por onde começar. Para se tornar um voluntário, o recifense interessado só precisa se cadastrar no site do Transforma Recife (transformarecife.com.br). Devido à situação de emergência diante do Covid-19, o Transforma Recife iniciou uma ação para doações e também de cadastramento de instituições, onde os interessados podem realizar a inscrição do projeto de forma on-line. Além disso, em parceria com o Porto Social e a ONG Novo Jeito, a plataforma está em campanha de arrecadação de cestas básicas. Para saber mais, é só conhecer o perfil @transformarecife no Instagram.
Imprensa Recife
Núcleos de Fisioterapia de Olinda se adequam ao home office para manter atendimento
As orientações das autoridades de saúde para a permanência das pessoas em casa por conta da pandemia do Covid-19 fizeram os Núcleos de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Olinda mudarem sua atuação para o modelo home office. Mas engana-se quem achou que isso reduziria a capacidade. Os 80 atendimentos diários foram mantidos durante essa semana, a primeira na nova modalidade.
De acordo com a Coordenadora do Projeto e dos Núcleos de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Olinda, Rosely Chaves, as sessões agora são feitas através de ligações por telefone, WhatsApp (tanto chamadas em vídeos como grupos) e vídeos. "Temos pacientes com asma fazendo fisioterapia respiratória, com hérnia de disco, todos nesse tipo de tratamento", explica.
São dois núcleos, nos bairros de Águas Compridas e Ouro Preto, cada um com dois fisioterapeutas mais o pessoal do administrativo. "Continuamos com 20 atendimentos no período da manhã e mais 20 à tarde em cada núcleo. Na semana são 400 atendimentos somando os dois", diz.
A equipe reúne-se semanalmente - por WhatsApp - quando os profissionais apresentam os relatórios, produzidos diariamente, para ajuste de tratamentos.
Os Núcleos de Fisioterapia de Olinda trabalham com diversas formas de terapia, como osteopatia, RPG (Reeducação Postural Global), ventosaterapia (que se popularizou com o ex-nadador Michael Phelps) e auriculoterapia - uma parte da acupuntura, em que sementes de mostarda substituem as agulhas nos pontos de pressão.
Imprensa Olinda
Prefeitura do Recife inicia distribuição de Cesta Básica nos kits de alimentação dos mais de 90 mil alunos da rede
Com o intuito de ampliar o apoio aos alunos da Rede de Ensino do Recife e seus familiares, a Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de cestas básicas para as mais de 90 mil famílias de estudantes. Na manhã desta sexta-feira (27), começaram a ser entregues as cestas básicas para complementar a alimentação de estudantes e familiares na primeira quinzena do mês de abril. Também estão sendo entregues os kits alimentação com itens da merenda completando o mês de março, além da segunda remessa dos kits pedagógicos e de limpeza. A distribuição foi organizada pelo turno que os alunos estão matriculados e, no momento da distribuição, a orientação é que as pessoas se organizem em filas para manter distância entre si, evitando aglomerações.
Na última semana, os mais de 90 mil kits somavam 270 toneladas em alimentos e, com a cesta básica para todo o corpo estudantil, a entrega soma mil toneladas em alimentos. Para viabilizar a operação, a Secretaria de Educação precisou reforçar as equipes de montagens de kits e, pelo aumento de volume e logística necessária para tal operação, os alimentos foram pensados para atender às necessidades nutricionais e complementar a alimentação familiar por 15 dias. A partir de então, a próxima entrega será feita no dia 9 de abril (quinta-feira) e será correspondente a 30 dias de complemento à alimentação para os estudantes e seus familiares.
“O Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Covid-19 tem agido com a eficácia que este momento inédito exige, e a decisão do prefeito Geraldo Julio de estender a cesta básica para estudantes de toda a rede, independente da quantidade de refeições que eles faziam anteriormente em nossas unidades, reflete o entendimento da gestão de ampliar o apoio aos alunos e seus familiares, pois todos devemos estar resguardados em nossas residências”, esclareceu Bernardo D'Almeida, secretário de Educação do Recife.
Em todos os seis tipos de kits (alimentação e cesta básica) - que atendem os estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino em creches, turmas regulares, escolas integrais e modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - as famílias dos alunos da rede receberão uma cesta básica que contém itens como grãos e insumos proteicos. A montagem dos kits levou em consideração o valor nutricional e a segurança alimentar do corpo estudantil da rede de ensino, incluindo proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas.
Na Escola Municipal Santo Amaro, no bairro de mesmo nome, Flávia Maria Barbosa, 37 anos, é mãe de dois alunos da unidade e destacou a importância dessa ação para a família inteira. “Eu e meu esposo estamos desempregados, então, esses kits são uma boa ajuda tanto para alimentação do meu filho como para gente também", disse Flávia. A dona-de-casa Cilene Soares, mãe de dois filhos da Escola Municipal Lutadores do Bem, enfatizou: “Esse kit representa tudo pra mim, chegou na hora certa e eu agradeço a todos vocês”, pontuou.
KIT LIMPEZA E MATERIAL PEDAGÓGICO – Além dos kits alimentares, cada pai ou responsável pelo aluno também recebe um kit limpeza (sabão, desinfetante, água sanitária e detergente) e os estudantes receberão material pedagógico para auxiliar na continuidade dos estudos em suas residências. Os kits são diversificados, estão organizados por série e englobam desde jogos e brincadeiras para as crianças até literatura e simulados para os jovens e os adultos. “Desta forma, garantimos o vínculo socioemocional com as nossas escolas e a manutenção do ritmo de aprendizagem dos nossos estudantes. É fundamental o envolvimento dos pais neste processo”, pontuou Bernardo D`Almeida.
A dona-de-casa, Duliane Vasconcelos, 31, é mãe de dois alunos da Escola Municipal de Santo Amaro e destacou a importância do material pedagógico nesse período das crianças em casa. "Esse kit para nós que somos de baixa renda é bom porque é uma ajuda alimentar, muito bem-vinda, que a Pefeitura está dando para gente. E os kits do livro vai ajudar eles se distraírem dentro de casa”, declarou Duliane.
Na última semana, os estudantes receberam a indicação do Catálogo de Aplicativos e Sites Assistivos, que traz uma seleção de jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral. Para os próximos 15 dias, os estudantes receberam materiais como CDs e DVDs educativos, além de livros e apostilas.
Imprensa Recife
Máscaras são produzidas em espaço profissionalizante da Funase em Caruaru
Um espaço antes dedicado somente a aulas profissionalizantes dentro da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) agora está temporariamente voltado ao abastecimento de um insumo importante em tempos de pandemia. A produção de máscaras ocorre a todo vapor na sala de costura e customização do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A expectativa é de que sejam confeccionadas até 400 unidades para distribuição em 15 unidades socioeducativas em operação no Estado. As máscaras serão utilizadas por servidores e ficarão à disposição de socioeducandos que apresentarem sintomas gripais.
A confecção está sendo feita pela instrutora da oficina de costura e customização do Cenip Caruaru. “Conseguimos uma doação de tecido TNT de uma loja de plásticos e forrações do município e iniciamos a produção, levando em conta que esse tipo de material está em falta por conta da intensa procura da população ou com altos preços de venda. As primeiras máscaras já estão prontas e embaladas para distribuição para as unidades socioeducativas”, diz a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim.
Embora medidas de prevenção tenham sido adotadas para reduzir a circulação de pessoas nas unidades da Funase, como a redução da carga horária de funcionários e a implantação de restrições para a entrada de visitantes, a comunidade socioeducativa é numericamente significativa, com cerca de 700 adolescentes em atendimento e um quadro de mais de dois mil servidores. “Por isso, além de ações solidárias e criativas como essas, também estamos buscando reforçar a compra de itens de higiene pessoal e de limpeza de espaços e manter ações educativas sobre a importância da prevenção”, afirma a presidente da Funase, Nadja Alencar.
PORTARIA – Até o momento, nenhum caso de Covid-19 foi notificado na instituição. Conforme portaria conjunta publicada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e pela Funase, na semana passada, no Diário Oficial do Estado, adolescentes que tiverem sintomas gripais devem ser encaminhados para unidades de saúde de referência na região. Se as autoridades sanitárias determinarem o isolamento do paciente, já há locais específicos para esse fim nas unidades da Funase.
Imprensa Funase PE
Cesta Básica de Fernando de Noronha compromete mais de 80% do salário mínimo
Com o objetivo de dar mais suporte à população na hora das compras, o Procon-PE segue realizando as pesquisas de preço em supermercados. Com a ajuda da unidade do órgão no Arquipélago de Fernando de Noronha, foi realizada nesta semana a pesquisa da Cesta Básica. Na Ilha, o valor da cesta neste mês foi de R$ 851,85, o que compromete 81,52% do salário mínimo vigente (sem desconto do INSS).
O produto que apresentou a maior diferença de valor de estabelecimento para outro foi o quilo da batata inglesa, 186,12%. Em um local ela pode ser comprada por R$ 6,99, já em outro por R$ 20,00. Já a carne de segunda apresenta uma diferença percentual de 156,03%. O produto pode ser visto nas prateleiras por R$ 19,99 o quilo e por R$ 51,18.
Já nos setores de limpeza e higiene pessoal, os que precisam ser pesquisados pela população antes de comprar são o sabão em barra e o papel higiênico. Há uma diferença percentual de um estabelecimento para outro de 115,68% e 100%, respectivamente.
A análise dos preços é feita em itens entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal. Foram pesquisados 10 estabelecimentos da Ilha. O objetivo da pesquisa da cesta básica é identificar o preço de cada item por estabelecimento. Desse modo fornece ao consumidor os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.
A pesquisa está disponível no site do Procon-PE – www.procon.pe.gov.br
Imprensa Procon PE
Brincadeiras educativas: uma alternativa divertida em tempos de isolamento social
Com a recomendação de reclusão em prevenção ao Coronavírus, em que escolas e creches estão fechadas, os pais estão precisando criar alternativas para manter os filhos entretidos sem sair de casa. Isso porque, nesta fase, o rompimento da rotina impacta diretamente na vida dos pequenos. E para que o desenvolvimento delas não se perca nestes dias, aprender brincando pode fazer com que elas estimulem a criatividade.
E se para ajudar a distrair os pequenos e encaixar um conteúdo educacional em seus dias em casa, fosse possível tratar de temas como a importância do saneamento na qualidade de vida e na conservação do meio ambiente ou reforçar a importância de atitudes sustentáveis para o futuro delas? No site da BRK Ambiental (http://www.brktransforma.com.br/interatividade/](www.brktransforma.com.br/interatividade), além dos conteúdos voltados aos serviços prestados, também há atividades educativas online que vão enriquecer o conhecimento das crianças de forma interativa e divertida.
Uma das opções é um quebra-cabeças “Dança da Chuva” em que o ciclo da água é mostrado como acontece na natureza, desde o momento da evaporação, no rio, passando pela chuva, captação de água, tratamento, uso humano e industrial, sua transformação em esgoto, a nova captação para mais um tratamento, e a devolução da água tratada para a natureza.
Já no “Vilões do Esgoto”, as crianças vão poder interagir com personagens como Bolinha, Mafralda, Lambuja, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete”, Camelo “Bola de Cabelo”, Viola “Sacola”, Jão “Algodão” e Durval “Fio Dental”. Como em qualquer jogo da memória é preciso memorizar as cartas para conseguir encontrar seus pares. Mas, como nenhum outro jogo da memória, esse pede a sua atenção redobrada com os Vilões do Esgoto, já qualquer resíduo descartado incorretamente causa transtorno para a qualidade de vida e saúde, além de contribuir para a poluição.
“Para esse período de isolamento social, é importante utilizarmos a criatividade e estimular as crianças por meio de ferramentas lúdicas e educativas e que possibilitem uma reflexão sobre a questão ambiental de forma prazerosa.
E trabalhando numa empresa ambiental temos responsabilidade em reforçar o papel do saneamento básico na transformação de vida das pessoas”, destaca Karine Mourato, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental.
Além de poder brincar online, os jogos educativos também podem ser baixados gratuitamente. E no site da BRK Ambiental (www.brkambiental.com.br) também estão disponíveis outros conteúdos, como o blog “Saneamento em Pauta” com diversas informações sobre água, esgoto, saneamento, sociedade e meio ambiente.
Olinda recebe doação de 10 mil máscaras para profissionais de saúde
Um reforço na hora certa. Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Olinda recebeu doação de 10 mil máscaras, que vão ajudar os profissionais da área no combate ao Coronavírus. A entrega foi realizada pela Faculdade de Medicina de Olinda, através do seu diretor Inácio de Barros Melo Neto. "Nosso estoque estava precisando desse reforço, agradeço muito à FMO, essa ajuda apareceu em ótimo momento. O município de Olinda e os profissionais de saúde agradecem e seguem na luta contra o Coronavírus", disse o vice-prefeito Márcio Botelho.
Imprensa Olinda
Compesa atende 230 mil pessoas em uma semana
Após o anúncio das ações emergenciais para levar mais água para a população, a Compesa já contabiliza mais de 50 municípios atendidos em todo o Estado na operação de reforço via carros-pipa em localidades desabastecidas. Nesta primeira semana da ação (dados de 20 a 26/03), a Companhia já levou água a mais de 230 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do Estado. A medida emergencial, alinhada às estratégias do Governo do Estado, terá duração inicial de 30 dias e representa um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.
Cerca de sete milhões de litros de água já foram distribuídos em 169 localidades desabastecidas – sem rede ou com pressão insuficiente - na RMR e no Interior, entre os dias 20 e 26 deste mês. Na Região metropolitana, a ação já contemplou as cidades do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. O incremento na utilização de carros-pipa é de 150%, com a realização de 160 viagens por dia. No interior, foram atendidas as localidades desabastecidas dos municípios de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Paudalho, Carpina, Vitória de Santo Antão, Belo Jardim, Gravatá, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Ouricuri, entre outros. No interior, os veículos estão realizando cerca de 1.200 viagens por dia.
“A Compesa vem trabalhando incessantemente para abastecer a população durante esse período de enfrentamento da COVID-19. Aumentar o nosso atendimento é meta prioritária, uma vez que, neste momento, cada vez mais, a água é sinônimo de saúde e qualidade de vida para a população”, afirma a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Imprensa Compesa
Procon-PE alerta que e-mails falsos estão sendo enviados em nome do órgão
Aproveitando o momento da pandemia do coronavírus e de informações falsas e fraudulentas circulando pela internet, criminosos estão enviando e-mails para escritórios de advocacia e empresas usando o nome do Procon-PE e do gerente geral do órgão, Fernando Leão.
Os e-mails trazem o seguinte texto “Olá boa tarde, sou Fernando gerente virtual do Procon-Cdl-PE, estamos entrando em contato com as partes responsáveis pelos loteamentos das regiões próximas ao Recife e que temos conhecimentos, para informar que cartas e ligações estão suspensas pelos próximos 90 dias”.
Um deles foi enviado para uma empresa de empreendimentos, orientando que ela não realizasse mais cobranças e devolvesse o dinheiro pago aos consumidores.O órgão de defesa do consumidor informa que não envia mensagens, tão pouco se manifesta através de e-mail para formalizar qualquer tipo de posicionamento. Os e-mails disponibilizados à população são canais alternativos para atendimento quanto ao recebimento de denúncias e reclamações.
O Procon-PE rechaça veementemente a fraude e adianta que irá acionar as autoridades competentes para investigar o caso.Qualquer comunicado ou posicionamento do órgão será realizado através de nota oficial.
Imprensa Procon PE
Assinar:
Postagens (Atom)