sábado, 28 de março de 2020

Recife realiza doação de 10 mil barras de sabão amarelo para instituições de acolhimento e população em situação de rua

Com o intuito de reforçar a necessidade da higiene das mãos para conter o avanço da propagação do Novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), realizou, nesta sexta-feira (27), a entrega de mil barras de sabão amarelo para a instituição filantrópica Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, que acolhe pelo menos 50 idosas. A iniciativa foi possível graças à doação de 10 mil barras pelo Grupo Asa feita para a Prefeitura do Recife e que irão ser distribuídas entre as instituições da rede de acolhimento públicas e filantrópicas, sobretudo, as que atendem os idosos, pois fazem parte do grupo de risco da doença. As doações também serão distribuídas com pessoas em situação de rua.

Conforme indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso sabão amarelo tem sido um importante aliado no combate à pandemia do Covid-19, uma vez que sua composição conta com uma substância que quebra a gordura e consegue eliminar os organismos causadores da doença. A expectativa é que, apenas nas casas de acolhida, a iniciativa alcance pelo menos 27 abrigos, beneficiando 240 idosos e 350 crianças, adolescentes e adultos. 

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, reforçou a importância da solidariedade. "No momento que estamos vivendo, é gratificante saber que podemos também contar com a iniciativa privada. Ser voluntário e direcionar o olhar para quem mais precisa é essencial para superarmos as dificuldades trazidas pela pandemia", disse.

O Centro Geriátrico Padre Venâncio abriga 50 idosas com idades que variam entre 65 a 102 anos. "Temos feito de tudo para que elas se distraiam no dia a dia, apesar do isolamento que a pandemia traz. A doação de sabão veio no momento certo, já que está cada vez mais difícil encontrar álcool em gel. Além disso, a ação vai nos ajudar a conscientizá-las sobre a importância da higienização", contou Márcia Ramalho, fonoaudióloga da instituição.

Além das barras de sabão amarelo, a PCR também recebeu mil litros de álcool 70% doados pelo Grupo Petribú, que serão utilizados para higienizar as superfícies dos equipamentos municipais. A iniciativa irá reforçar a limpeza dos locais onde o atendimento ao público não foi suspenso completamente, garantindo a segurança dos cidadãos que precisam utilizar os serviços.

TRANSFORMA RECIFE - A população interessada em ingressar na rede de apoio para doar mantimentos às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social no Recife, pode fazê-lo através da Plataforma Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, lançada pela PCR em 2014. A proposta do Transforma Recife é criar uma ponte entre instituições e voluntário, facilitando o contato entre as pessoas que desejam praticar a solidariedade com quem precisa e muitas vezes não sabiam por onde começar. Para se tornar um voluntário, o recifense interessado só precisa se cadastrar no site do Transforma Recife (transformarecife.com.br). Devido à situação de emergência diante do Covid-19, o Transforma Recife iniciou uma ação para doações e também de cadastramento de instituições, onde os interessados podem realizar a inscrição do projeto de forma on-line. Além disso, em parceria com o Porto Social e a ONG Novo Jeito, a plataforma está em campanha de arrecadação de cestas básicas. Para saber mais, é só conhecer o perfil @transformarecife no Instagram.

Imprensa Recife