sábado, 28 de março de 2020

Brincadeiras educativas: uma alternativa divertida em tempos de isolamento social

Com a recomendação de reclusão em prevenção ao Coronavírus, em que escolas e creches estão fechadas, os pais estão precisando criar alternativas para manter os filhos entretidos sem sair de casa. Isso porque, nesta fase, o rompimento da rotina impacta diretamente na vida dos pequenos. E para que o desenvolvimento delas não se perca nestes dias, aprender brincando pode fazer com que elas estimulem a criatividade.

E se para ajudar a distrair os pequenos e encaixar um conteúdo educacional em seus dias em casa, fosse possível tratar de temas como a importância do saneamento na qualidade de vida e na conservação do meio ambiente ou reforçar a importância de atitudes sustentáveis para o futuro delas? No site da BRK Ambiental (http://www.brktransforma.com.br/interatividade/](www.brktransforma.com.br/interatividade), além dos conteúdos voltados aos serviços prestados, também há atividades educativas online que vão enriquecer o conhecimento das crianças de forma interativa e divertida.

Uma das opções é um quebra-cabeças “Dança da Chuva” em que o ciclo da água é mostrado como acontece na natureza, desde o momento da evaporação, no rio, passando pela chuva, captação de água, tratamento, uso humano e industrial, sua transformação em esgoto, a nova captação para mais um tratamento, e a devolução da água tratada para a natureza.

Já no “Vilões do Esgoto”, as crianças vão poder interagir com personagens como Bolinha, Mafralda, Lambuja, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete”, Camelo “Bola de Cabelo”, Viola “Sacola”, Jão “Algodão” e Durval “Fio Dental”. Como em qualquer jogo da memória é preciso memorizar as cartas para conseguir encontrar seus pares. Mas, como nenhum outro jogo da memória, esse pede a sua atenção redobrada com os Vilões do Esgoto, já qualquer resíduo descartado incorretamente causa transtorno para a qualidade de vida e saúde, além de contribuir para a poluição.

“Para esse período de isolamento social, é importante utilizarmos a criatividade e estimular as crianças por meio de ferramentas lúdicas e educativas e que possibilitem uma reflexão sobre a questão ambiental de forma prazerosa.

E trabalhando numa empresa ambiental temos responsabilidade em reforçar o papel do saneamento básico na transformação de vida das pessoas”, destaca Karine Mourato, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental.

Além de poder brincar online, os jogos educativos também podem ser baixados gratuitamente. E no site da BRK Ambiental (www.brkambiental.com.br) também estão disponíveis outros conteúdos, como o blog “Saneamento em Pauta” com diversas informações sobre água, esgoto, saneamento, sociedade e meio ambiente.