terça-feira, 5 de dezembro de 2023

José Patriota coordena Frente Parlamentar para Fortalecimento da Micro e Pequena Empresa em Pernambuco

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na última segunda-feira (4), a instalação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Coordenador-geral do grupo, o deputado estadual José Patriota liderou o evento que reuniu deputados e representantes de entidades como Femicro, Fecomércio-PE, Sebrae-PE, Amupe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife, dentre outras.

A Frente Parlamentar visa promover discussões, audiências públicas e propor medidas que beneficiem os micro e pequenos negócios em Pernambuco. Atualmente, essas empresas são responsáveis por metade dos postos de trabalho no estado, representando um setor em constante crescimento. Segundo dados do Sebrae, esses empreendimentos foram responsáveis por 71% dos empregos formais gerados no Brasil entre janeiro e setembro de 2023.

Patriota destacou a importância da Frente Parlamentar para destravar gargalos, como a burocracia, e criar políticas públicas específicas para o setor. Além disso, enfatizou o papel crucial das micro e pequenas empresas na geração de empregos no estado. "A Frente Parlamentar é um marco para Pernambuco. Estamos aqui para desburocratizar, entender as necessidades dos empreendedores e propor soluções eficazes. Nosso estado só tem a ganhar com o fortalecimento das micro e pequenas empresas."

O evento contou com apresentações do Sebrae e da ONG estrangeira IDH, que trouxeram alternativas de apoio e projetos regionalizados para incentivar o empreendedorismo em todas as regiões de Pernambuco.

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira concluiu, destacando a relevância de unir esforços para apoiar empreendedores locais, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Nós somos a representação do povo pernambucano, por isso, não podemos ser omissos. É preciso haver políticas públicas específicas e esse espaço é para construir esses dispositivos”, afirmou Patriota.

Pela segunda edição consecutiva, MRV conquista o selo 'Pró-Ética', maior reconhecimento à integridade e a ética no meio corporativo

 

A MRV, maior construtora da América Latina, é aprovada e reconhecida pela segunda vez consecutiva para receber o selo Pró-Ética - iniciativa realizada há mais de uma década pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Ethos. O objetivo é reconhecer e fomentar a adoção de boas práticas de integridade para as empresas se engajarem no combate à corrupção e se esforçarem em implementarem programas de integridade efetivos, que possam tornar o ambiente corporativo brasileiro mais íntegro, ético e transparente, sobretudo nas relações que envolvam a Administração Pública.

A MRV aumentou a sua nota em 12% desde o último selo recebido na edição 2020 - 2021, mostrando o compromisso da empresa em evoluir com seu Programa de Integridade, responsável por implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude. É o coroamento de uma série de ações realizadas nos últimos anos, inserindo a empresa em um alto patamar de responsabilidade e engajamento, garantindo a aderência aos princípios da legalidade, ética e de combate à corrupção na condução dos negócios e relações com clientes, acionistas, executivos, colaboradores, fornecedores, mercado e entes públicos.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na quinta-feira (30), em São Paulo, e contou com a presença do Ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, do Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Viana, além de outras autoridades do governo federal, e Alex de Souza Medeiros, diretor GRC e Privacidade da MRV&CO, e Letícia Fonseca Cruz Coelho, coordenadora de compliance da MRV&CO, que receberam o prêmio em nome da Companhia.

Nesta edição do Pró-Ética, das 299 empresas se inscreveram no Sistema de Avaliação e Monitoramento de Programas de Integridade, 84 foram reconhecidas com o selo Pró Ética, todas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção.

Avanços da MRV

Dentre as medidas executadas, algumas iniciativas da construtora se destacaram, com a conscientização de colaboradores próprios e terceiros nos canteiros de obra e nas lojas, por meio do projeto Integridade em Pauta, que conseguiu através da capacitação e multiplicação de conteúdo do Código de Conduta pelos Técnicos de Segurança e Gerentes.

Ainda, para estimular a integridade dos cerca de 20 mil colaboradores em mais de 100 cidades, a empresa implementou o programa dos Guardiões da Integridade, em que colaboradores de áreas diversas e cidades são selecionados e treinados para atuarem como promotores de boas práticas de compliance em seus setores de atuação.

"Ao implementar essas ações e, sobretudo, obter reconhecimento pelas nossas iniciativas, a MRV reforça o seu compromisso com a cultura ética da organização em nossas tomadas de decisão e nos motiva a seguir adiante, ampliando a nossa responsabilidade de agir e de inspirar todo o ecossistema de pessoas e organizações ", destaca Eduardo Fischer, CEO da companhia.

Sobre MRV

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria.

Praça de Boa Viagem Será Palco de Caminhada Contra a Violência de Gênero

 


No domingo, dia 10 de dezembro, diversos artistas se reunirão para a 6ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. O evento está previsto para começar às 09h, com concentração na Praça do terminal de Boa viagem e promete reunir centenas de pessoas apoiadoras da causa.

Durante todo o percurso rumo ao Posto 7, dois trios elétricos irão acompanhar os participantes, tocando muita música ao vivo com o Grupo Cultural Boi de Mainha, Bacamarteiros e Cirandeiras de Abreu e Lima. Além deles, estarão presentes: Almir Rouche, Angelo Gabriel, Bárbara Ayres, Cristina Amaral, Cylene Araújo, Ed Carlos, Edilsa Aires, Hugo Esteves, Kelly Rosa, Mima Barci, Nena Queiroga e Pedro Kauan.

A caminhada, em Pernambuco, é uma realização do Grupo Mulheres do Brasil e coordenada por Claudia Molinna que, através deste encontro, reúne artistas e ativistas que apoiam a causa. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o assunto e sensibilizar toda a população pela importância do combate e eliminação de todos os tipos de violência.

Claudia enfatiza que é preciso a participação de todos nessa luta, “que é não apenas de mulheres, mas de toda sociedade”. Ela ressalta que não basta dizer que é contra a violência: “a gente precisa ter um posicionamento firme nesse assunto, entender do que se trata e da importância de falar sobre isso o tempo todo.”

A caminhada será aberta ao público, mas para aqueles interessados em adquirir a camisa do evento, as peças estarão à venda nas lojas Via Sol em Boa Viagem e no Shopping Boa Vista. Além disso, todos os detalhes das programação também ficarão disponíveis no Instagram @grupomulheresdobrasilrecife e no site https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/

Leci Brandão na Caixa Cultural

 

A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 13 a 16 de dezembro, às 20h, o espetáculo musical Leci Brandão - Eu Sou o Samba. Em quatro apresentações, a artista fará um passeio por clássicos de sua carreira de mais de cinco décadas. Na lista de músicas atemporais, Leci canta hits como Zé do Caroço, Só Quero Te Namorar, As Coisas Que Mamãe Me Ensinou e diversos outros sucessos. Os ingressos para as apresentações estarão à venda a partir do dia 07/12, no site da CAIXA Cultural.

Considerada um dos maiores nomes da música brasileira, Leci Brandão leva ao palco faixas de sua autoria e de grandes mestres e parceiros, como Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Paula Lima, Leandro Lehart e Martinho da Vila, entre outros artistas. Leci canta a vida e o samba e suas músicas se perpetuam em versões e até em ritmo de rock, funk e com elementos eletrônicos.

Voz do samba:

Nascida em Madureira, no Rio de Janeiro, em setembro de 1944, e criada em Vila Isabel, Leci Brandão da Silva foi a primeira mulher a fazer parte da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira, em 1972. Em 2017, Leci lançou o trabalho Simples Assim – Leci Brandão, com o qual foi premiada como melhor cantora de samba no 29º Prêmio da Música Brasileira.

Foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo e eleita deputada estadual por São Paulo. Presença marcante nos desfiles das escolas de samba, em São Paulo e no Rio, Leci foi uma das homenageadas pela Mangueira, em 2019, quando a escola acabou sendo a vencedora do Carnaval.

Nessa longa e produtiva trajetória, Leci fez duetos com diversas personalidades e viu sua obra ganhar novos timbres e alcances na interpretação de e com grandes nomes de épocas distintas da música brasileira, a exemplo de Seu Jorge, Emílio Santiago, Teresa Cristina, Mano Brown e Mariana Aydar.

Entre seus novos projetos, Leci Brandão celebra 80 anos de vida em 2024, com um novo disco que promete reunir grandes convidados da música brasileira.

As pioneiras compositoras e o legado de Leci Brandão

No dia 16 de dezembro, a partir das 15h, o público poderá conferir a palestra As pioneiras compositoras e o legado de Leci Brandão, ministrada pelo jornalista, produtor e crítico musical Rodrigo Faour, que também é historiador da música popular brasileira. O acesso é gratuito, com distribuição de ingressos uma hora antes.

Serviço:
[Música] Show Leci Brandão - Eu Sou o Samba

Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife
Datas: 13 a 16 de dezembro de 2023 (quarta-feira a sábado)
Horário: 20h
Sessão com intérprete de Libras: quinta-feira (14), às 20h
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 15,00 (meia entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) e R$ 30,00 (inteira) | venda a partir de 07/12, às 12h, no site da CAIXA Cultural
Informações: (81) 3425-1915 | CAIXA Cultural | @caixaculturalrecife
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

[Palestra] As pioneiras compositoras e o legado de Leci Brandão, com Rodrigo Faour
Data: 16 de dezembro de 2023 (sábado)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes
Informações: (81) 3425-1915 | CAIXA Cultural
Vagas: 96

Unit PE conquista 1º e 2º lugares no Demoday Kick Off 2023.2

 

O clima era de ansiedade e confiança. O Demoday Kick Off é uma etapa do programa Residência Onboard, do Porto Digital, em que são apresentados os melhores projetos da área de Tecnologia para uma banca avaliadora, sendo uma grande oportunidade para as empresas e os investidores conhecerem as startups e decidirem se elas serão dignas de investimento. E o saldo foi positivo para os alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). As equipes, formadas por alunos do primeiro período do Curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, conquistaram o 1º e 2º lugares com os projetos Manguetown e Sabor Solidário, respectivamente. O evento aconteceu no dia 4 de dezembro, no Cais do Apolo.

O reitor, Prof.º Diogo Galvão, e o pró-reitor de Marketing, Vendas e Relacionamento da instituição, Prof.º Arthur Filgueiras, estiveram presentes para prestigiar os alunos. “Já estamos muito felizes, antecipadamente, porque dos dez trabalhos classificados, sete são da Unit-PE. Mas estamos felizes também pelo empenho e envolvimento de toda comunidade acadêmica, professores, funcionários. Todos eles. E hoje é a culminância de todo esse esforço, então estamos aqui para torcer e vibrar com eles”, afirma Diogo.

E a torcida deu resultado. O tema da noite foi “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e o projeto Manguetown trouxe dados sobre o esvaziamento do Centro do Recife, expondo a queda de 50% do movimento nas ruas dessa região histórica da cidade. O objetivo da ação é dar mais visibilidade e vida a esse bairro, divulgando os eventos e festas de forma prática e rápida em um aplicativo. A ideia agradou a todos da banca e foi a campeã da noite. “A primeira coisa que queríamos fazer era se diferenciar dos outros grupos. Então, fomos atrás de ler toda a documentação para ver como podíamos conseguir isso. Escolhemos esse tema de programação de festas porque é uma situação que a gente vive. Tudo foi pensado coletivamente e ficamos muito felizes em sermos recompensados por esse trabalho”, comemora Giovanna Ramalho, uma das integrantes do grupo, do qual ainda fazem parte os alunos: Gabriela Monte, Gabriella Pontes, Gracielle de Melo, Juliana Gonçalo, Ingrid Santos, Igor Machado, Igor Araújo e João Calado.

O segundo lugar também foi da Unit-PE. A base do projeto “Sabor Solidário” foi a empatia com pessoas que não têm acesso a uma alimentação digna. Para mudar essa realidade, o grupo propôs criar uma rede de restaurantes e voluntários, reunidos em um aplicativo, em que as sobras dos alimentos desses estabelecimentos virem refeição para aqueles que têm fome, diminuindo, assim, os números preocupantes de desperdício de comida no país, onde 60% dos restaurantes geram sobras e apenas 37% deles fazem doações. A equipe foi formada pelos alunos: Bruno Weslei, Diego Santiago, Diogo Santiago, Dislani Beserra, Enzo Moraes, Filipe Leonny, Francisco Assis, Gabriela Maranhão e Gustavo Maciel.

Além de brindes, os campeões terão direito a um almoço especial com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Olinda inicia nova etapa de sua história com a PPP da iluminação

 

A Prefeitura de Olinda firmou, na manhã desta terça-feira (5), um dos momentos mais importantes dos 487 anos da cidade, com a assinatura do contrato referente à maior requalificação de iluminação pública de sua história. O prefeito, Professor Lupércio, formalizou o início dos trabalhos do programa "Nova Luz LED", que irá modernizar todo o parque existente, representando a substituição de mais de 26 mil pontos de luminárias, além da instalação de iluminação cênica especial em 27 dos principais monumentos e marcos turísticos.

“A palavra de hoje é gratidão por esse momento histórico. A todos que se envolveram para que essa parceria se tornasse realidade. Quando a gente fala em troca de todo parque de iluminação não falamos só em luz, mas também em qualidade de vida, autoestima e segurança. Quero agradecer em nome dos quase 400 mil habitantes de Olinda a todos que se empenharam para chegarmos a esse dia”, ressaltou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, Mirella Almeida, lembrou o caráter social e econômico da Parceria Público Privada, que começa a instalar as primeiras luminárias no mês de janeiro. “Os primeiros locais a receberem as novas lâmpadas são as áreas de periferia e polos econômicos de Olinda. Queremos garantir que as pessoas possam ir e vir de suas residências com mais segurança e incrementar ainda mais o potencial econômico noturno na nossa cidade”.

Para o secretário de Gestão Urbana de Olinda, Odin Neves, a população vai ganhar duplamente: além de ter uma cidade mais iluminada, vai ver os recursos públicos retornarem em mais e melhores serviços, já que a nova iluminação prevê uma economia de mais de 60% na despesa do município. “É um divisor de águas para Olinda porque é um recurso que vai retornar para a população com serviços públicos. Quero agradecer à Caixa Econômica por toda parceria”, enfatizou.

A etapa decisiva para a mudança se deu com a escolha do consórcio vencedor para a Parceria Público-Privada (PPP), em julho deste ano. O resultado foi fruto de uma caminhada, iniciada há três anos, quando a Prefeitura recebeu a habilitação da Caixa Econômica Federal, via Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP).

O Consórcio Brilha Olinda, que integra as empresas Ilumitech e Stylux, arrematou o contrato. A oferta vencedora prevê investimentos (Capex + Opex) superiores a R$ 69 milhões. O leilão foi vencido pela oferta que assinalou o menor valor de contraprestação mensal máxima, R$ 334.687,20, o que representa um deságio de 53,59%.

O representante do consórcio, Diego Vinícius Silva, elogiou o empenho da gestão em cumprir todas as etapas do processo observando os critérios técnicos necessários para a parceria virar realidade. “A gente roda o Brasil inteiro e vê o empenho, a alegria, o comprometimento e a seriedade com que vocês trabalham. A empresa está engajada em trazer muita tecnologia, o led traz muito desenvolvimento econômico, sustentabilidade e segurança. Estamos engajados em trazer o que tem de melhor em tecnologia de iluminação para a cidade”.

- AÇÕES:

A concessão, que tem prazo de 13 anos, prevê a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED em mais de 26 mil pontos. Ela também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que valoriza não só o patrimônio histórico e cultural como também fomenta a atividade turística na região.

O projeto foi desenvolvido com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e do Ministério das Cidades. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Imprensa Olinda

No bairro da Mirueira, Defesa Civil do Paulista realiza capacitação de agentes mirins na Escola Professora Iracema Castro

 

Crianças da Escola Municipal Professora Iracema Castro, no bairro da Mirueira, participaram, nesta terça-feira (05.12), pela manhã, de uma capacitação de agentes mirins sobre problemas relacionados às áreas de risco, como as barreiras. O local será designado como um dos pontos de encontro durante o simulado de desastres que será realizado junto à população da localidade.

Na ocasião, os estudantes aprenderam o que não deve ser feito, sobretudo, quando se trata do descarte de lixo, através de um personagem que se apresentou ao grupo: o “Barreirinha”, que interagiu com a garotada e mandou o recado de forma lúdica e divertida.

Para a pré-adolescente Alice Bianca, do 3º ano A, a iniciativa da Defesa Civil foi interessante. “Gostei muito da apresentação e aprendi que não devemos jogar lixo nas barreiras, nem tocar fogo no lixo, pra não terminar ocasionando o deslizamento da barreira, que acaba atingindo muitas casas”, disse a estudante.

“Nós escolhemos várias escolas de áreas de risco para poder ensinar um pouco à criançada, porque eles são multiplicadores e o teatro de mamulengo mostra como proceder e repassar isso para os pais”, explicou a secretária executiva de Defesa Civil, Cíntia Silva.

Imprensa Paulista PE

Em ato de entrega de Casa de Acolhida requalificada, Prefeitura do Recife anuncia nomeação de 79 aprovados em concurso

 

Com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou a nomeação de 79 aprovados em concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. O anúncio ocorreu durante ato de entrega da requalificação da Casa de Acolhida Aconchego, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, que abriga atualmente 20 crianças e adolescentes. A reforma foi orçada em R$ 500 mil, sendo a primeira entrega dentro de um total de 12 casas de acolhimento institucional para a população em vulnerabilidade. Ao todo, serão cerca de 400 pessoas beneficiadas com o investimento de R$3,6 milhões nas reformas.

Já as nomeações terão como foco qualificar, prioritariamente, as ações voltadas para primeira infância, além da implantação de novos serviços, como o Centro Dia para pessoas com deficiência e fortalecer os serviços voltados à população em situação de rua. Esses profissionais também passarão a integrar diversos centros de assistência social como a Casa Aconchego.

O concurso realizado pela Fundação Carlos Chagas previa a nomeação de 301 classificados - com essa nomeação, já são mais 117 classificados nomeados para compor o corpo técnico da assistência social e direitos humanos na cidade do Recife.

“A gente está requalificando todas as nossas unidades de acolhida e essa é a primeira entrega. É muito importante ter esse cuidado com a infraestrutura social da cidade, com os equipamentos da assistência social, programas, servidores e profissionais. Aqui nós temos 20 crianças e adolescentes que estão abrigados. E trabalhamos diariamente para garantir todos os direitos no melhor conforto possível, desde a infraestrutura adequada até a matrícula nas escolas. O acompanhamento de toda a equipe da assistência faz toda a diferença nesse cuidado dos direitos, que é papel do poder público”, frisou João Campos.

As paredes passaram a ser revestidas em cerâmicas, o que vai levar maior durabilidade ao local, menos umidade e higiene. As janelas também foram trocadas com proteção gradeada, assim como os armários destinados à guarda de pertences, que foram trocados por materiais novos. A área externa também foi trocada por piso de lajotas, o que vai garantir mais durabilidade e segurança - já que o material é antiderrapante. O local também vai contar com uma área de lazer onde foi pintada uma pequena quadra de futebol, que funciona para interação em grupo e atividade física dos acolhidos.

"O nosso objetivo é investir na dignidade dessas pessoas acolhidas. Por isso, é tão importante garantir a nomeação de profissionais qualificados para o trabalho, como também uma infraestrutura preparada para receber a todas e todos. Quem é atendido nesse espaço de acolhida já tem um histórico de vulnerabilidade e de direitos violados - então, precisamos fortalecer o equipamento para entregar um bom serviço e potencializar os resultados que queremos, que é o de ver essas crianças e adolescentes se empoderando como sujeitos de direitos e tendo, principalmente, dignidade", destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna.

A Casa de Acolhida Aconchego é gerenciada pela Prefeitura do Recife desde 2017. No local, são oferecidos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes temporariamente afastados de sua família e comunidade, com o objetivo de proteger a integridade física e mental, além de assegurar os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nessas casas, são assegurados direitos como a oferta de moradia, alimentação, vestimenta, educação, saúde, lazer, além do acompanhamento junto às famílias.

Jael Engracia, psicóloga e servidora social que atua na Casa Aconchego, conta que as reformas trouxeram melhorias significativas para o dia a dia das crianças. “Nós estamos muito felizes com essa nova estrutura. A casa atualmente é o lar das crianças, então elas precisam se sentir confortáveis. A gente percebe o quanto essa mudança na estrutura trouxe maior conforto, os meninos estão mais animados e alegres com esse novo espaço. Além de a casa estar toda revitalizada e com a carinha deles, nós também ganhamos muito em segurança, que era um antigo déficit”, explicou.


Imprensa Recife

SESI-PE oferece 600 vagas em cursos gratuitos on-line de capacitação profissional

 

Para ajudar os profissionais a se tornarem mais competitivos em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com inscrições abertas para 600 vagas em dois cursos on-line gratuitos: “Gestão do tempo” e “Comunicação no foco organizacional”. Para se inscrever, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, além de acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 17 de dezembro, no site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”.

No curso “Gestão do tempo”, serão apresentadas temáticas relacionadas à importância da organização e do planejamento como estratégia para alcançar mais produtividade e eficiência no ambiente de trabalho. Os alunos irão estudar assuntos como a questão do tempo na contemporaneidade; administração do tempo e estabelecimento de prioridades; e desafios da gestão do tempo nos âmbitos pessoal e profissional. O curso tem carga horária total de 8h.

Já quem optar pelo curso de “Comunicação no foco organizacional” irá aprender conhecimentos básicos sobre a comunicação, considerando as demandas de trabalho e as interações com as pessoas. O conteúdo programático inclui conteúdos como gestão e comunicação; comunicação, trabalho e aprendizagem; e estratégias para melhoria da comunicação no trabalho. A carga horária é de 20h.

Após a efetivação das matrículas, o aluno terá até 30 dias para concluir o curso escolhido. Para receber o certificado de conclusão, será preciso participar de uma avaliação na plataforma educacional e atingir, no mínimo, 70 pontos no exame. Em caso de dúvidas ou para outras informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (81) 98151-8375 ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Imprensa FIEPE

Gabriel Iguana fica entre os melhores no Puro Mountain Bike – PB

 

O ciclista Gabriel Santos “Iguana” conquistou a segunda colocação, categoria Elite, no Puro Mountain Bike XCS, prova realizada na cidade de Areia (PB) que reuniu os principais ciclistas de vários estados.

Foram dois dias de prova, onde o representante de Santa Cruz do Capibaribe percorreu um total de 104 quilômetros (62 no primeiro dia e 42 no segundo) em percursos que aliaram estradas de terra e a vegetação típica daquela região.

Gabriel, que conta com patrocínio do Moda Center para a disputa de competições, destacou mais esse resultado positivo para o mountain bike santa-cruzense.

“Fiquei muito feliz por estar novamente presente na prova e por conseguir entregar uma boa performance. Também estou feliz em poder representar minha cidade e, claro, o Moda Center que vem sempre me apoiando.”, disse.

Iguana agora se prepara para a disputa do Desgarrados MTB Marathon, que acontece no próximo dia 17 de dezembro em Aldeia (PE). “Esta será a última prova do ano e já fui três vezes campeão geral. Irei mais uma vez em busca da vitória.”, concluiu.

Produção científica nas escolas: V Inova Paudalho - Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023 termina com diversos trabalhos premiados

 



Visando investir e incentivar a produção científica em estudantes do Ensino Básico, Fundamental e Médio do município, a Prefeitura de Paudalho promoveu a V Inova Paudalho 2023 - Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, com cerca de 123 trabalhos submetidos.

O Inova Paudalho deste ano teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, abrangendo cinco categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais, EJA Médio, EJA Fundamental, Ensino Médio/Técnico e Ensino Fundamental Anos Finais. O evento teve duração de três dias, iniciando no dia 29 de novembro até o dia 1º de dezembro.

No primeiro dia, o Inova recebeu a apresentação dos trabalhos das categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), EJA Fundamental e Médio, e Ensino Médio/Técnico. No segundo dia de evento, foi a vez dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), apresentarem os seus trabalhos. Já no último dia, contamos com apresentação de todas as 123 pesquisas; palestra com o tema "Inovação na Educação: Desafios e Oportunidades", com a Prof. Dra. Jeyce de Andrade, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); além da divulgação e entrega das premiações por categoria.

"O método científico não nasce na universidade, lá a gente aprimora o método científico que já tem que ser intrínseco ao ser humano. E isso a gente não tem em casa, a gente precisa ter na escola, já começar a implementar nas crianças o pensamento da curiosidade, da investigação, de se questionar o porquê das coisas, para que elas cresçam cidadãs com pensamento crítico e, quando chegar na universidade, possam aplicar o pensamento científico que eles começaram a aprender na escola. [...] Então, a iniciativa da cidade de Paudalho com esse evento é maravilhoso e estou muito contente em fazer parte disso. Eu só tenho a parabenizar!", destacou Prof. Dra. Jeyce de Andrade.

O Inova Paudalho - Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação é a culminância do Programa de Iniciação Científica Municipal (PICM) do município, que oferta bolsas de pesquisas para os estudantes da Rede Municipal produzirem, ao longo do ano, pesquisas e trabalhos científicos na escola. O PICM busca fomentar a vocação científica e incentivar talentos em potenciais entre estudantes da Rede Municipal de Educação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por docentes qualificados. Além disso, visa estimular no estudante o desenvolvimento do pensamento científico, tecnológico e artístico-cultural, levando em consideração o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Na edição deste ano, também tivemos a presença do stand do Projeto Eduki Mais, que tem como objetivo estimular o ensino de disciplinas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Exatas, entre outras, utilizando jogos eletrônicos educativos. O projeto já realiza uma parceria com a Rede Municipal de Ensino de Paudalho, trazendo uma forma inovadora de ensino para os estudantes paudalhenses.

Imprensa Paudalho

Programa ProMorar apresenta proposta de complexo de lazer no viaduto Capitão Temudo

 

A comunidade de Vila do Papel, inserida na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, será a primeira área de vulnerabilidade socioambiental beneficiada pelas intervenções de urbanização do ProMorar. A Prefeitura do Recife elaborou projeto para a construção do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo. Essa foi uma requisição apresentada pela comunidade durante o processo participativo realizado nos últimos meses. O projeto foi amplamente debatido e será validado pela população nesta quarta-feira (6) às 19h.

Na comunidade, que fica nas proximidades do Compaz Dom Hélder Câmara, o ProMorar vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas. A área de lazer será dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços; o segundo setor é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e Academia da Cidade. O complexo também contará com uma Praça da Infância, anfiteatro, palco para apresentações e pátio para feiras. A área permeável da alça do Viaduto será contemplada com uma pista de cooper e Academia da Saúde, com intuito de atender a população idosa residente da comunidade.

Entre as intervenções estão também a instalação de mobiliários urbanos que estimulem a vivência em comunidade, como bancos, lixeiras e mesas de jogos; passeios de qualidade e com garantia da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; melhor sinalização vertical e horizontal; e iluminação pública mais eficaz para reforçar a segurança.

Para a elaboração do projeto da área de lazer a equipe do social do ProMorar implementou a metodologia participativa junto aos moradores da comunidade. Ao todo, foram promovidas oito oficinas participativas, sendo quatro gerais e quatro segmentadas com crianças, mulheres, idosos e juventude. Entre os pleitos mais pedidos estão o complexo esportivo e de lazer, melhoria habitacional e saneamento.

As demais ações de urbanização integrada que irão beneficiar Vila do Papel estão em fase de elaboração de projetos e deverá ser apresentada à comunidade.

PROMORAR - Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife e vai investir R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado.

Entre as ações estão obras de macrodrenagem para reduzir do risco de inundações, como o alargamento da calha e a dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas.

Imprensa Recife

IPA presente na homenagem aos extensionistas brasileiros

 

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) esteve presente na sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 75 anos de atuação das empresas de assistência técnica e extensão rural (Ater) no país. A equipe de extensionistas da empresa foi representada pelo gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Maviael Fonseca.

Durante a homenagem, a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) exibiu um vídeo com depoimentos de extensionistas de vários estados. O IPA foi o único representante da Região Nordeste. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (4).

No vídeo produzido pela equipe de comunicação do IPA, tendo como imagem de fundo a cidade do Recife, é possível ver a colônia de pescadores do Pina. Nele, Maviael destaca que, em Pernambuco, os extensionistas têm o desafio de contar com uma estimativa de 40 mil pescadores artesanais, mais de 100 comunidades quilombolas em todo estado e, ainda, um grande número de populações indígenas.

“Por muito tempo essas populações foram esquecidas pelas políticas públicas. Então, o Estado e a sociedade, de forma geral, têm um grande débito com essa população. Hoje, o nosso desafio é alinhar políticas públicas, esforços técnicos, mas também humanos, para tentar resgatar essas pessoas de uma situação de invisibilidade e trazer essas pessoas para um contexto de dignidade, transformação e qualidade de vida”, afirmou Maviael.

Imprensa IPA

Mais quatro dias de programação circense no Recife

 

Depois de espalhar piruetas, aplausos, sorrisos e emoções no fim de semana recifense, quando mais de 40 atrações se apresentaram no Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Teatro Hermilo Borba Filho e na Escola Pernambucana de Circo, a 12ª Mostra de Circo do Recife iniciou ontem (4) a etapa formativa da programação, destinada a qualificar as próximas gerações que ocuparão os picadeiros do futuro.

Até quinta-feira (7), serão oferecidas três oficinas, todas gratuitas, dedicadas aos artistas e trabalhadores do circo: Segurança nos Trabalhos em Altura no Âmbito Circense, ministrada por Diego Ferreira (SP), mestre em Educação Física pela Unicamp e autor do livro ‘Segurança no circo: questão de prioridade’; Palhaçaria, uma pesquisa por narrativas, com Ronaldo Aguiar, pernambucano radicado em São Paulo, diretor artístico dos Doutores da Alegria; e Flex/contorcionismo, que será conduzida por Maria Karolyna (PE), educadora de circo social desde 2017, formada pela escola nacional de circo em 2019.

Na quinta-feira, derradeiro dia da Mostra, que encerra o calendário de festivais culturais realizados pelo poder público municipal, para celebrar as cenas e cadeias locais de literatura, dança, teatro e circo, despede-se da cidade com a apresentação do Coletivo Família Malanarquista, trupe que surgiu do asfalto do cotidiano recifense para convidar as ruas da cidade ao riso e à arte. Participarão do espetáculo ainda a Cia Devir e o Circo Nova Era. A apresentação será às 19h, na Praça da Várzea, palco cativo dos malanarquistas.

Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Mostra rendeu homenagem nesta edição a três circos itinerantes populares: Circo Alves, Circo Nawellington e Disney Circo, que há décadas convidam Pernambuco inteiro a rir e acreditar na cultura como caminho.

12ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

DIA 7 (Quinta)
Praça da Várzea
Das 19h às 21h
Coletivo Família Malanarquista convida Cia Devir e Circo Nova Era

ETAPA FORMATIVA

Dias 6 e 7 (Quarta e quinta-feira)
Palhaçaria,uma pesquisa por narrativas - Com Ronaldo Aguiar, das 18h às 22h, no Paço do Frevo
Flex/contorcionismo - Com Maria Karolyna, das 18h às 22h, no Teatro de Santa Isabel

Imprensa Recife

Governadora em exercício Priscila Krause recebe embaixadora da Romênia e celebra inauguração de consulado no Estado

 

Em sua última agenda como governadora em exercício, Priscila Krause recebeu, na manhã desta terça-feira (5), no Palácio do Campo das Princesas, a embaixadora da Romênia no Brasil, Monica-Mihaela Știrbux, que pela primeira vez visitou um Estado do Nordeste. Durante o encontro, a gestora e a representante do país Europeu celebraram a inauguração do Consulado Honorário da Romênia no Recife, no último dia (4). Com isso, Pernambuco passa a contar com 34 consulados, todos instalados no Recife.

“Pernambuco se consolida como um hub consular, indo ao encontro do cuidado do nosso Governo com as possibilidades de negócios e intercâmbios, a partir dessas relações internacionais. Temos uma secretaria especifica que cuida dessas articulações para que possamos gerar oportunidades de emprego e intercâmbio para os pernambucanos”, destacou Priscila Krause.

Ainda durante o encontro, também foram discutidas oportunidades de expandir parcerias em áreas de interesse mútuo, relacionadas à educação, proteção ambiental, inovação e tecnologia, intercâmbio cultural, turístico e acadêmico; e as relações comerciais e industriais. Um plano de trabalho será instaurado para que as articulações sejam executadas em 2024.

"Através destas ações, a Romênia e o Brasil pretendem consolidar uma parceria duradoura e em um excelente nível, o mais alto dos últimos 20 anos. Contamos com o apoio do Governo de Pernambuco", enfatizou a embaixadora.

Também participaram do encontro o secretário chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda; a gerente-geral de Relações Internacionais do Estado, Rayane Aguiar; o cônsul-honorário da Romênia em Recife, Rodrigo Maia e o Cônsul-Geral da Romênia no Rio de Janeiro, Florin Marian Palade.

Imprensa PE

Caboprev receberá medalha de honra da Casa Vicente Mendes

 

O Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho (Caboprev) vai receber, na próxima quinta-feira (07), a Medalha Joaquim Nabuco na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho. A solenidade, aberta ao público, será realizada na Casa Vicente Mendes a partir das 9h.

A homenagem é uma forma de reconhecimento pelos 18 anos do Caboprev, que carrega uma história repleta de ações e serviços aos aposentados e pensionistas do município. No mesmo evento, também será entregue a Medalha Natanael Barbosa Medrado à aposentada e ao aposentado que fazem parte do grupo de beneficiários mais antigos do Caboprev. Uma ação simbólica de reconhecimento aos servidores aposentados pelos anos de serviço dedicados ao município. Os projetos de resolução são de autoria da vereadora Gisele de Dudinha.

A Medalha de honra Joaquim Nabuco homenageia e reconhece pessoas nascidas ou não na cidade, incluindo pessoas jurídicas, que tenham prestado relevantes serviços na cidade. "O Caboprev orgulha-se de receber a medalha Joaquim Nabuco, símbolo de referência humanista em nosso país. A nossa instituição ganhou um novo significado perante a sociedade por tratar o serviço público de forma humanizada, ou seja, enxergar as pessoas com olhar de importância no contexto social”, ressaltou o diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues.

Imprensa Caboprev

Site do TCE-PE tem novo endereço eletrônico

 

A partir do próximo dia 6 de dezembro, o endereço eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco passará a adotar um novo domínio, o www.tcepe.tc.br, seguindo assim a orientação do Instituto Rui Barbosa (IRB) para todos os tribunais de contas do país.

Além dessa mudança, também será alterado o domínio do processo eletrônico do TCE (e-TCEPE) para e.tcepe.tc.br e do sistema eletrônico de informações (SEI) para sei.tcepe.tc.br.

A partir das 13h do dia 05, os serviços do site serão interrompidos para a realização da mudança.

No período de transição de um domínio para o outro, o site funcionará com o novo e o antigo endereço eletrônico, facilitando o acesso ao site do órgão.

Durante o processo de alteração de domínio, é recomendado aos visitantes do site e de serviços do TCE-PE na internet, que tenham links salvos de acesso direto à página em computadores pessoais, e que excluam o www.tce.pe.gov.br e incluam o www.tcepe.tc.br.

Esta é a segunda e última etapa da mudança do domínio. A primeira ocorreu em 16 de outubro, com as contas de e-mail do TCE, que passaram a ter a terminação @tcepe.tc.br.

Atualmente, mais da metade dos Tribunais de Contas já efetuaram a mudança e estão utilizando os domínios específicos dos TCEs do Brasil.

Para mais detalhes, acesse aqui.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800 281 7717 ou pelo e-mail: atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Imprensa TCE-PE

Paudalho lança a unidade piloto do Programa Saúde na Hora, que irá ofertar atendimento em horário estendido nas UBSs do município

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada da população para o atendimento de saúde, é onde se inicia o cuidado com o bem-estar do povo. Porém, com a correria do dia a dia, seja pela rotina de trabalho e/ou estudo, muitas pessoas não conseguem acessar os serviços das UBSs no horário comercial. Pensando nisso, a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria de Saúde, lança o Programa Saúde na Hora na UBS Primavera 1,3 e 4, que irão funcionar em horário estendido, todos os dias de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

A sede das UBS Primavera 1 e 2, localizada na R. Fábio Gomes da Mota, no Loteamento Primavera, foram reconstruídas, além de ter sido inaugurada, no mesmo local, a UBS Primavera 4. Com a nova unidade, as UBSs juntas contam com 3 equipes completas, cada uma formada por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionista e equipe de serviços gerais, além das consultas a domicílio para os pacientes que não têm condições de se deslocar até às unidades.

  • Além do horário noturno, as UBSs ganharam uma nova sala de coleta de exame preventivo para atender a comunidade. Fique por dentro dos serviços ofertados nas unidades:
  • Sala de vacina, com técnicas de enfermagem à disposição para vacinar a população todos os dias, das 7h às 20h
  • Sala de curativos e retirada de pontos pós-cirúrgicos e de procedimentos em gerais
  • Farmácia à disposição da população
  • Consultas médicas por agendamento e demanda espontânea
  • Consulta de enfermagem, ofertando serviços como planejamento sexual e reprodutivo, puericultura, pré-natal, exame preventivo, entre outros
  • Consultas a domicílio de médico, enfermeira e técnicas de enfermagem
  • Consultório odontológico todos os dias, das 7h às 17h30
  • Sala de atividades para palestras e orientações

A UBS Primavera 1,3 e 4 é a unidade piloto do novo programa de horário estendido, o Saúde na Hora. Fernanda Vasconcelos, uma das gerentes e enfermeiras da UBS Primavera 1, ressalta os benefícios do programa.“Ter mais uma UBS é garantir ainda mais o cuidado de forma integral e contínua a nossa população. O SUS é um serviço universal e nosso principal objetivo com o Saúde na Hora será atender àquela população que não consegue ter acesso em horário comercial, por trabalhar, e ir a UBS nesse período. Nosso horário, que antes era de 7h às 17h30, com o Saúde na Hora, teve os atendimentos estendidos para toda população da Primavera até às 20h”, destaca Fernanda.


Imprensa Paudalho PE

Reunião solene homenageia “mulheres que orgulham o Recife”

 

Uma reunião solene foi realizada na noite desta terça-feira (5), na Câmara Municipal, para homenagear “as mulheres que orgulham a cidade do Recife”. A iniciativa foi do vereador Ebinho Florêncio (Podemos), que entregou certificados a 62 escolhidas pelo gabinete, representantes de diversos setores sociais. Na justificativa da solenidade, o parlamentar explicou que “para homenagear a mulher, é preciso considerar itens importantes como o contexto cultural e histórico, as conquistas alcançadas e as políticas públicas ainda carentes no cenário brasileiro. Nada mais delicado e adequado para definir esse ser humano como aquele que dissemina a luz, a alegria, a esperança e ser a matriz da humanidade — que só continua sendo humanidade — por causa da mulher, que é vida e gera a vida”.

A solenidade foi realizada sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; a professora, desembargadora federal aposentada e escritora Margarida Cantarelli; a desembargadora eleitoral Erica Ferraz; e a secretária executiva de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, Marta Lima. Após o Hino Nacional, executado pela Orquestra Criança Cidadã, o vereador Ebinho Florêncio foi convidado a ocupar a tribuna e a fazer suas colocações. Ele destacou que no atual momento social, constata-se a expressiva participação feminina na construção de uma sociedade que busca ser melhor.

“Hoje é um dia que me deixa muito feliz em poder utilizar esta casa para reconhecer e homenagear pessoas tão importantes para a sociedade. Hoje é ainda mais especial para mim pois encerramos o ciclo de homenagens que realizamos no ano de 2023. Teria que ser uma solenidade festiva. Vocês, que aqui estão, representam milhares de mulheres que fazem a diferença no Recife. Sempre que pudermos exaltar cada uma de vocês, o faremos nesta casa legislativa. Este, portanto, é um momento que ficará marcado na vida de todos nós, especialmente em minha vida”, disse.

Ele acrescentou que a homenagem realizada tinha o perfil do “respeito por todas as mulheres que representam sabedoria, sensibilidade, inteligência e força. E que consegue se superar a cada desafio, continuando linda, capaz de abraçar novas tarefas e cumpri-las integralmente”. Ele comparou a atuação da mulher como um milagre. E registrou que a homenagem, através da solenidade, foi escolhida com “muito critério”. O vereador finalizou parabenizando a todas as homenageadas, mas também estendeu suas homenagens “aos homens que sabem respeitar as mulheres”.

Após o discurso, o cantor Rudy Barros fez uma apresentação musical e, na sequência, o parlamentar entregou os certificados às 62 homenageadas. A lista completa está abaixo. Uma das homenageadas, a jornalista Leusa Santos, editora da Folha de Pernambuco, foi convidada para ocupar a tribuna e a fazer suas considerações. Ela disse que observou as mulheres homenageadas, e ficou refletindo sobre a área de atuação de cada uma.

“Quando nós, mulheres, acordamos todos os dias, pensamos em cumprir nossa rotina, mas a nossa preocupação diária é fruto da luta de muitas outras que lutaram no passado pelos direitos e da equidade das mulheres”.

Leusa Santos lembrou a luta pela conquista ao longo dos anos, passando pelo direito do voto, o feminismo, entre outros momentos históricos. Também lembrou de nomes de mulheres que foram exemplo para a humanidade como irmã Dulce, Berta Lutz, Nise da Silveira, Marielle Franco, entre outras. “A nossa história ainda está sendo escrita. Começou em lutas do passado, conquistamos direitos e muito mais precisamos conquistar. Esta luta é de todos nós”, afirmou.

Logo em seguida, o jornalista e advogado Thales Cabral, presente à solene, também ocupou a tribuna e lembrou a luta de mulheres como Celina Nigro, Marta de Holanda e Edwirges Sá Pereira, todas escritoras que lutaram pelo direito ao voto feminino; mas também citou outras como Adalgisa Rodrigues Cavalcanti, Maria Amélia de Queiroz, Branca Dias e a primeira vereadora do Recife, Julia Santiago. O jornalista leu um texto escrito pela filha, Julia, de 16 anos, em que ela homenageia as mulheres, em nome da mãe.

Para encerrar, o cantor Rudy Barros fez uma apresentação musical, acompanhado da Orquestra Criança Cidadã e a presidente fez suas colocações finais. A vereadora Natália de Menudo também convidou a todos os presentes para acompanharem e ouvirem o Hino da Cidade do Recife, que foi interpretado por Rudy Barros e Nena Queiroga.

Lista das homenageadas:

Adriana Vasconcelos
Elza Mendonça
Akter Lima
Alba Aguiar
Andrezza Assis de Souza Jácome
Beth Andrade
Camila Neves Duda
Carolina Pinto de Lemos
Cláudia Heráclio
Cristianne Boulitreau de Menezes Barros
Daniela Câmara
Danyelle Sena
Dioneide Lucena de Siqueira Campos Barros
Edja Maria Corte Real
Eliane Henrique da Silva
Equipe de Recepcionistas da Câmara Municipal do Recife
Equipe do Gabinete do vereador Ebinho Florêncio
Érika Ferraz
Irah Caldeira
Isabel Esteves
Iza Paula de Deus e Mello Albuquerque Arruda representada por: Roseana Faneco
Jô Mazarollo
Judite Cortizo
Juliana Britto
Katia Fabíola Ramos Couceiro
Laura Amélia Moreira Brennand Simões
Laura Pedrosa Caldas
Leide Clemente
Leusa Santos
Lúcia Leão
Lúcia Souza
Ma Prem Zaki
Marcia Thays Lopes Nogueira Diniz
Margarida Cantarelli
Maria Claudinéia Gomes da Costa
Maria da Piedade da Silva Matos
Maria do Céu de Ataíde Vasconcelos
Maria do Socorro Macêdo Brito
Maria do Socorro Pereira Magalhães e
Edcleide Pereira Gonçalves Guerra
Maria Etiene Barros Costa
Maria Iara de Andrade
Mariana Bezerra Lyra
Marluce Albuquerque
Marta Lima
Mel Brito
Milka Pamela
Miqueline Batista do Nascimento de Assis
Myrna Salsa da Nóbrega Targino
Natalia Rosa
Nena Queiroga
Oneide da Silva Pontes
Patrícia Muniz
Raquel Medeiros de Barros Menezes
Regina Célia Barbosa
Regina Guimarães Freitas
Renata Lapenda Lins
Rosane de Oliveira Ferraz Torres
Roseana Faneco
Sabrina Rocha
Savianne Aguiar
Sheila Kohen
Veronica Dantas de Araújo
Virginia Augusta Pimentel Rodrigues Castellar


Imprensa Câmara Recife

Anatel visita Projeto Antenar na Maré e IHS Towers Renova Parceria Social com AfroReggae até janeiro de 2025

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi conhecer, nesta segunda, 04 de dezembro, de perto o "Antenar", uma iniciativa de conectividade desenvolvida pela IHS Towers em parceria com o AfroReggae. O projeto busca instalar antenas de sinal 4 e 5G em favelas e áreas periféricas densamente povoadas, atendendo à crescente demanda por conectividade de alta velocidade nessas regiões. Essa ação não apenas proporciona acesso a serviços de qualidade, mas também abre oportunidades em setores cruciais como finanças, educação, vendas online e até serviços públicos.

O desafio de implementar o novo padrão de redes em áreas vulneráveis é significativo, especialmente em um país com mais de 11,4 mil favelas abrigando 16 milhões de pessoas, conforme o censo de 2022 do IBGE. A IHS Towers, desenvolvendo instalações compactas de telecomunicações que utilizam imóveis residenciais como base, tem expandido sua presença nas comunidades, agilizando a implementação e minimizando o impacto visual no ambiente.

Com o apoio do AfroReggae, que identifica locais ideais para a instalação da infraestrutura e estabelece vínculos com a comunidade, a estratégia da IHS Towers envolve a instalação de mais de 300 antenas para cobrir áreas carentes de infraestrutura. Operadores já observaram um aumento de 30% no uso de dados no Complexo da Maré, demonstrando o impacto positivo do projeto.

A Anatel, como entidade reguladora das telecomunicações no Brasil, desempenha um papel crucial na normatização e fiscalização para garantir qualidade no setor. Sua missão central é promover o desenvolvimento da conectividade e da digitalização em benefício da sociedade.

“É muito importante observar de perto o funcionamento de um projeto de tamanho impacto para o Brasil”, destacou Paula Fonteles, representante da Anatel.

A renovação da parceria social entre a IHS Towers e o AfroReggae, que garante a continuidade do AfroGames até janeiro de 2025, destaca a confiança contínua na missão e nos resultados positivos alcançados.

“Essa parceria é muito importante para as atividades oferecidas pelo AfroGames, como as aulas de inglês, os treinamentos em games e criação de jogos.” Enfatizou Aldo Clemente, da IHS Towers. Ele ressaltou que essa preparação não apenas enriquece as habilidades dos participantes, mas também melhora significativamente suas condições de empregabilidade ao ingressarem no mercado de trabalho.,

O AfroGames é um projeto de formação de talentos em e-sports, focado em jovens negros e de favelas, oferecendo um ambiente de treinamento completo. O projeto não apenas capacita e-atletas, mas também se dedica à formação de profissionais para a indústria de jogos eletrônicos, equipando jovens com competências em programação e design gráfico. Na Maré, o AfroGames atende aproximadamente 200 crianças, adolescentes e jovens, promovendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

A IHS Towers, listada na bolsa de Nova York, destaca-se como uma das maiores empresas globais de infraestrutura de comunicações compartilhadas, ocupando a posição de quarta maior multinacional independente de torres. Com sede em Londres, a empresa opera mais de 39 mil torres em 11 mercados, concentrando-se principalmente na África, América Latina e Oriente Médio. Adotando uma abordagem de rede neutra, a IHS Towers constrói e aluga espaço para operadoras móveis, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas como Claro, Vivo e TIM no Brasil.

Unidade Móvel do Artesanato chega a Olinda nesta quinta-feira

 

Olinda recebe, a partir desta quinta-feira (07), a Unidade Móvel de Artesanato da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que ficará na Praça do Carmo. A iniciativa consiste em um caminhão especial, transformado em uma galeria popular, com obras de 50 expositores. O espaço segue aberto ao público, das 10h às 20h, em frente ao prédio da Biblioteca Pública, na Avenida Liberdade, até o próximo domingo (10).

O trabalho chega a Marim dos Caetés por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Os profissionais contam com a oportunidade de expor e divulgar suas peças e o visitante pode desfrutar da rica cultura local. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda, a iniciativa é fundamental, operando como uma grande vitrine, impulsionando visibilidade e contribuindo para a divulgação e fomento da economia criativa do município.

“A maior pegada é fortalecer o empreendedorismo e colocar em evidência esses artistas mestres e artesãos, que fomentam a economia criativa e circular de nosso município. Em cada evento da Unidade Móvel é emitido um certificado de expositor para alimentar o currículo dos participantes além destes, já terem frequentados cursos e oficinas realizados na Sala do Empreendedor de Olinda”, disse a diretora de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Aurora Barreto.

INICIATIVA

Customizada em 2010, pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), a Unidade Móvel do Artesanato já percorreu diversos municípios pernambucanos. Por onde passa, a loja volante divulga o que há de mais rico do famoso artesanato de Pernambuco, conhecido pelos seus traços, cores e cultura. A ação conjunta conta com o empenho da Sala do Empreendedor de Olinda e Centro de Artesanato de Pernambuco.

PARTICIPAÇÕES

Já circularam pela Unidade Móvel do Artesanato: Mestre Nado, patrimônio vivo de Pernambuco, que há mais de 20 anos produz ocarinas, instrumento de sopro inspirado na natureza e que é uma marca da sua arte; Tiago Amorim, que também emprega na sua arte um traço elegante característico, num universo de mulheres, pássaros, peixes e outras representações.

Agora, nesta versão de dezembro de 2023, o evento terá a Mestra Lea Gomes, mamulegueira, que com mais de 30 anos de tradição usa a cabeça na sua arte e mantém o seu ateliê, em Sítio Novo. Também irá comparecer à Unidade Edmilson Luiz França, conhecido como Edmilson Bonequeiro, futuro candidato a Mestre. Ele produz sua arte com bonecos há mais de 30 anos. Morador de do Alto da Bondade, ele conta com a oportunidade de expor e divulgar seus trabalhos e o visitante/turista que vem a Olinda pode desfrutar da rica sabedoria dos mestres e da cultura local.
Imprensa Olinda

Espetáculo Consentimento, da premiada autora inglesa Nina Raine, ganha novas apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo

 

Em resposta ao aumento de casos de violência contra a mulher em todo o mundo – sobretudo no Brasil – nos últimos anos, o espetáculo Consentimento, da premiada autora inglesa Nina Raine, propõe uma discussão afiada e universal sobre o sistema judicial, que acaba culpabilizando as vítimas dos crimes sexuais.

A peça ganhou uma versão brasileira dirigida e idealizada por Camila Turim, com codireção de Hugo Possolo, que estreou no Sesc Belenzinho em 2022. Agora, o trabalho ganha novas apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade em dezembro: nos dias 11, 12, 13, 14, 15 e 18, as sessões são às 19h. Já no dia 16, a apresentação é às 18h.

A montagem brasileira, que tem tradução de Clara Carvalho, traz no elenco Anna Cecília Junqueira, Camila Turim, Erica Montanheiro, Fernando Nitsch, Guilherme Calzavara, Lisi Andrade e Sidney Santiago.

O texto, uma tragicomédia de humor ácido que dialoga com temas urgentes e universais, estreou no National Theatre de Londres, na Inglaterra, e, desde então, ganhou várias encenações ao redor do mundo. A versão dirigida por Camila Turim foi a primeira montagem brasileira da obra.

“É um dos textos contemporâneos mais brilhantes que já li, uma peça que consegue ser impactante, contundente, dolorosa, afiada e divertida. É como se pudéssemos vivenciar as contradições de uma geração que hoje chega aos 40 anos refletindo sobre o espírito do nosso tempo. É, também, pessoalmente uma peça em legítima defesa. Minha terceira produção sobre uma das últimas instâncias das violências que o corpo da mulher atravessa: o estupro”, comenta a diretora Camila Turim.

A trama do espetáculo acompanha casais de amigos que compartilham entre si opiniões sobre um caso de estupro, no qual o agressor alega ter tido o consentimento da vítima para a relação sexual. Essas opiniões são confrontadas com as atitudes de cada um dos personagens em suas vidas privadas. As relações entre os casais da peça se aprofundam a ponto de revelar um cotidiano que ultrapassa as pequenas agressões. Entre festas, encontros e audiências jurídicas, o limite entre o pessoal e o profissional das personagens começa a ser borrado e as certezas vão perdendo contorno.

Sobre esses personagens complexos e contraditórios, Turim pontua: “elas e eles são protagonistas que se debatem entre suas escolhas nas suas vidas públicas e privadas. Entre seus discursos e seus desejos. O universo da justiça é o palco para um jogo desumano de estabelecer a força da narrativa que vence, numa construção de retóricas muitas vezes tão cruel que nos leva ao riso. Na berlinda estão as mulheres vítimas de violência sexual, revitimizadas por um sistema que não as acolhe”.

Consentimento aprofunda a discussão sobre como o sistema judiciário muitas vezes é incapaz de reconhecer os limites entre o estupro e a relação sexual consentida, culpabilizando a vítima dos crimes sexuais e deixando o agressor impune. A peça traça um retrato provocativo sobre a falta de empatia e é também um cruel panorama de uma classe social privilegiada, diplomada e bem-sucedida que se considera acima do universo de crimes e violência.

Sobre a encenação

A encenação é pensada para colocar o espectador dentro da cena, convidando-o a se sentir tanto no papel de voyer como um juri popular dentro de um tribunal.

“A encenação, por meio da arquitetura cênica que dispõe o público ao redor da cena, da iluminação que inclui a plateia no acontecimento teatral e da sonoridade que delimita os espaços, busca estabelecer uma relação de reconhecimento e proximidade com os ambientes privados das casas de classe média. E, em contraposição, de testemunho no ambiente público do julgamento. A ideia é permitir o teatro na sua vocação arquetípica de fórum para que tenha sua potência aumentada pelo encontro do elenco com a dramaturgia de Raine, que nos lembra sempre que a verdade, assim como o olhar, tem pontos de vista diversos”, comenta a encenadora.

Já o codiretor Hugo Possolo, conta sobre os desafios de discutir um tema tão importante. “Coloquei-me diante de meu próprio machismo. Minha trajetória como artista, com tantas outras vertentes de linguagem, foi convocada a se redimensionar para artisticamente expor e viver minhas próprias contradições. Nessa montagem tenho como principal tarefa me voltar à atuação, construindo os caminhos das atrizes e atores para suas personagens, respondendo às opções estéticas concebidas pela Camila. Retirado de uma condição de poder à qual me habituei, à frente de muitas direções, combinamos que minha experiência estaria a serviço de esmiuçar as diversas possibilidades de cada atuação, para chegarmos juntos ao deslocamento que a dramaturgia de Nina Raine nos oferece”, afirma.

A equipe de criação do espetáculo ainda conta com o cenário de Bruno Anselmo, trilha sonora original composta por Daniel Maia, os figurinos de Anne Cerutti, e a iluminação de Miló Martins.

Sobre Nina Raine - dramaturga

Por seu primeiro texto teatral, Rabbit (2006), Nina venceu o prêmio de Most Promiseng Playwrite (Mais Promissora Dramaturga) pela Evening Standard Theatre Awards (prêmio teatral mais tradicional e longevo do Reino Unido). O texto Tribos (2012) recebeu o prêmio Drama Desk Award de melhor peça teatral pela New York Drama Critics Circle (Associação dos críticos teatrais de Nova Iorque). No Brasil, a produção dessa comédia perversa pelo ator Antonio Fagundes estreou em 2013 e ficou em cartaz durante dois anos. Entres seus outros textos, estão Tiger Country (2011) e Stories (2018).

Consent (Consentimento) estreou no National Theater de Londres em 2017. Suas peças já foram montadas em Nova Iorque, Los Angeles, São Paulo, por toda Europa e no Japão. Uma autora jovem que tem uma dramaturgia que capta questões universais tendo suas obras traduzidas para mais de dez idiomas, entre eles, português, espanhol, italiano, hebreu, croata, húngaro e coreano.

Sinopse

Consentimento é uma tragicomédia que conta a história de casais amigos, em sua maioria advogados e promotores. Entre festas, encontros e audiências, as relações de amizade, casamento, traição e maternidade evidenciam que não há separação entre suas vidas públicas e privadas. A peça traz o conflito de pessoas privilegiadas, que se consideram isentas e acima do universo dos crimes e violências com as quais trabalham, até verem os contornos de suas verdades borrados quando, diante de crimes de estupro, se deparam com o conceito do que é o ato de consentir.

Ficha Técnica
Texto: Nina Raine
Tradução: Clara Carvalho
Direção: Hugo Possolo e Camila Turim
Elenco (em ordem alfabética): Anna Cecília Junqueira, Camila Turim, Erica Montanheiro, Fernando Nitsch, Guilherme Calzavara, Lisi Andrade e Sidney Santiago.
Assistência de ireção e Stand In – Tadeu Pinheiro
Trilha Sonora: Daniel Maia
Figurinos: Anne Cerrutti
Desenho de Luz: Miló Martins
Cenário: Bruno Anselmo
Fotos – Priscila Prade
Contrarregra – Marun Reis
Operador de Luz – Binho Govith
Operador de Som – Deivson Nunes
Produtoras Assistentes – Isadora Bellini e Giovanna Ueda
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Coordenação de Projeto: Elen Londero
Administração: Cirandar
Coordenação Produção e Idealizaçāo: A Outra Produções

Serviço
Consentimento, de Nina Raine
Ingressos: gratuitos, distribuídos com uma hora de antecedência
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos, com 4 minutos de intervalo
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Quando: 11 a 15 de dezembro, às 19h
15 de dezembro, sessão extra às 15h
16 de dezembro, às 18h
18 de dezembro, às 19h
Capacidade: 70 lugares
Acessibilidade: Local acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida