terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Trabalho desenvolvido pelo IPA é apresentado no Seminário “75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções”

 

O diretor-presidente do IPA, Joaquim Neto, e diretor de Extensão Rural do instituto, Francisco Dantas, participam, nesta terça-feira (5), em Belo Horizonte/ MG, do “Seminário 75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções”, promovido pela Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

O evento celebra os 75 anos de serviços prestados pela Emater-MG, uma instituição que tem fornecido suporte técnico e assistência aos agricultores desde 1948. O seminário visa a promover debates construtivos e a oferecer ideias inovadoras para enfrentar os desafios e implementar melhorias na agricultura no país.

Ao falar para os participantes do seminário, nesta terça-feira (5), Joaquim Neto teve a oportunidade de apresentar a estrutura e ações do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, destacando o compromisso da instituição com o desenvolvimento agrícola e a inovação. Na ocasião, ele apresentou o trabalho realizado pelas estações experimentais de Araripina, que dispõe de um singular banco de germoplasma da mandiocultura e a de Belém do São Francisco, onde se trabalha o melhoramento genético vegetal (cebola, tomate e feijão e outros).

O evento reúne representantes de empresas de pesquisa e Ater de todo o país, um ambiente propício para a troca de ideias e experiências. Entre os temas discutidos, o perfil da Agricultura Familiar no século XXI: desafios e tendências, desenvolvimento sustentável local/territorial, segurança alimentar e novas tecnologias do agronegócio, inclusão digital no meio rural, empreendedorismo e associativismo, protagonismo de jovens e mulheres rurais, políticas públicas e práticas inovadoras de Ater.

O Seminário termina nesta quarta-feira (6), contando com a participação de representantes do MDA, Senado, entre outros órgãos federais e estaduais. “Estamos entusiasmados em fazer parte deste evento que busca impulsionar a agricultura, promover a sustentabilidade e construir um futuro agrícola mais resiliente”, destacou Joaquim Neto.

Imprensa IPA