terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Reunião solene homenageia “mulheres que orgulham o Recife”

 

Uma reunião solene foi realizada na noite desta terça-feira (5), na Câmara Municipal, para homenagear “as mulheres que orgulham a cidade do Recife”. A iniciativa foi do vereador Ebinho Florêncio (Podemos), que entregou certificados a 62 escolhidas pelo gabinete, representantes de diversos setores sociais. Na justificativa da solenidade, o parlamentar explicou que “para homenagear a mulher, é preciso considerar itens importantes como o contexto cultural e histórico, as conquistas alcançadas e as políticas públicas ainda carentes no cenário brasileiro. Nada mais delicado e adequado para definir esse ser humano como aquele que dissemina a luz, a alegria, a esperança e ser a matriz da humanidade — que só continua sendo humanidade — por causa da mulher, que é vida e gera a vida”.

A solenidade foi realizada sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; a professora, desembargadora federal aposentada e escritora Margarida Cantarelli; a desembargadora eleitoral Erica Ferraz; e a secretária executiva de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, Marta Lima. Após o Hino Nacional, executado pela Orquestra Criança Cidadã, o vereador Ebinho Florêncio foi convidado a ocupar a tribuna e a fazer suas colocações. Ele destacou que no atual momento social, constata-se a expressiva participação feminina na construção de uma sociedade que busca ser melhor.

“Hoje é um dia que me deixa muito feliz em poder utilizar esta casa para reconhecer e homenagear pessoas tão importantes para a sociedade. Hoje é ainda mais especial para mim pois encerramos o ciclo de homenagens que realizamos no ano de 2023. Teria que ser uma solenidade festiva. Vocês, que aqui estão, representam milhares de mulheres que fazem a diferença no Recife. Sempre que pudermos exaltar cada uma de vocês, o faremos nesta casa legislativa. Este, portanto, é um momento que ficará marcado na vida de todos nós, especialmente em minha vida”, disse.

Ele acrescentou que a homenagem realizada tinha o perfil do “respeito por todas as mulheres que representam sabedoria, sensibilidade, inteligência e força. E que consegue se superar a cada desafio, continuando linda, capaz de abraçar novas tarefas e cumpri-las integralmente”. Ele comparou a atuação da mulher como um milagre. E registrou que a homenagem, através da solenidade, foi escolhida com “muito critério”. O vereador finalizou parabenizando a todas as homenageadas, mas também estendeu suas homenagens “aos homens que sabem respeitar as mulheres”.

Após o discurso, o cantor Rudy Barros fez uma apresentação musical e, na sequência, o parlamentar entregou os certificados às 62 homenageadas. A lista completa está abaixo. Uma das homenageadas, a jornalista Leusa Santos, editora da Folha de Pernambuco, foi convidada para ocupar a tribuna e a fazer suas considerações. Ela disse que observou as mulheres homenageadas, e ficou refletindo sobre a área de atuação de cada uma.

“Quando nós, mulheres, acordamos todos os dias, pensamos em cumprir nossa rotina, mas a nossa preocupação diária é fruto da luta de muitas outras que lutaram no passado pelos direitos e da equidade das mulheres”.

Leusa Santos lembrou a luta pela conquista ao longo dos anos, passando pelo direito do voto, o feminismo, entre outros momentos históricos. Também lembrou de nomes de mulheres que foram exemplo para a humanidade como irmã Dulce, Berta Lutz, Nise da Silveira, Marielle Franco, entre outras. “A nossa história ainda está sendo escrita. Começou em lutas do passado, conquistamos direitos e muito mais precisamos conquistar. Esta luta é de todos nós”, afirmou.

Logo em seguida, o jornalista e advogado Thales Cabral, presente à solene, também ocupou a tribuna e lembrou a luta de mulheres como Celina Nigro, Marta de Holanda e Edwirges Sá Pereira, todas escritoras que lutaram pelo direito ao voto feminino; mas também citou outras como Adalgisa Rodrigues Cavalcanti, Maria Amélia de Queiroz, Branca Dias e a primeira vereadora do Recife, Julia Santiago. O jornalista leu um texto escrito pela filha, Julia, de 16 anos, em que ela homenageia as mulheres, em nome da mãe.

Para encerrar, o cantor Rudy Barros fez uma apresentação musical, acompanhado da Orquestra Criança Cidadã e a presidente fez suas colocações finais. A vereadora Natália de Menudo também convidou a todos os presentes para acompanharem e ouvirem o Hino da Cidade do Recife, que foi interpretado por Rudy Barros e Nena Queiroga.

Lista das homenageadas:

Adriana Vasconcelos
Elza Mendonça
Akter Lima
Alba Aguiar
Andrezza Assis de Souza Jácome
Beth Andrade
Camila Neves Duda
Carolina Pinto de Lemos
Cláudia Heráclio
Cristianne Boulitreau de Menezes Barros
Daniela Câmara
Danyelle Sena
Dioneide Lucena de Siqueira Campos Barros
Edja Maria Corte Real
Eliane Henrique da Silva
Equipe de Recepcionistas da Câmara Municipal do Recife
Equipe do Gabinete do vereador Ebinho Florêncio
Érika Ferraz
Irah Caldeira
Isabel Esteves
Iza Paula de Deus e Mello Albuquerque Arruda representada por: Roseana Faneco
Jô Mazarollo
Judite Cortizo
Juliana Britto
Katia Fabíola Ramos Couceiro
Laura Amélia Moreira Brennand Simões
Laura Pedrosa Caldas
Leide Clemente
Leusa Santos
Lúcia Leão
Lúcia Souza
Ma Prem Zaki
Marcia Thays Lopes Nogueira Diniz
Margarida Cantarelli
Maria Claudinéia Gomes da Costa
Maria da Piedade da Silva Matos
Maria do Céu de Ataíde Vasconcelos
Maria do Socorro Macêdo Brito
Maria do Socorro Pereira Magalhães e
Edcleide Pereira Gonçalves Guerra
Maria Etiene Barros Costa
Maria Iara de Andrade
Mariana Bezerra Lyra
Marluce Albuquerque
Marta Lima
Mel Brito
Milka Pamela
Miqueline Batista do Nascimento de Assis
Myrna Salsa da Nóbrega Targino
Natalia Rosa
Nena Queiroga
Oneide da Silva Pontes
Patrícia Muniz
Raquel Medeiros de Barros Menezes
Regina Célia Barbosa
Regina Guimarães Freitas
Renata Lapenda Lins
Rosane de Oliveira Ferraz Torres
Roseana Faneco
Sabrina Rocha
Savianne Aguiar
Sheila Kohen
Veronica Dantas de Araújo
Virginia Augusta Pimentel Rodrigues Castellar


Imprensa Câmara Recife