quarta-feira, 19 de julho de 2023

Caravana Caminhos de São Saruê leva música e mamulengo para 900 crianças de 18 cidades do Brasil

São Saruê é um lugar imaginário, que diversos mestres dos bonecos do  Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, mais conhecido como Mamulengo -  Patrimônio Cultural do Brasil, evocam em suas apresentações. Baseado nesta mitologia do imaginário da cultura popular nordestina, o produtor cultural e diretor artístico pernambucano, Afonso Oliveira, convidou o mestre mamulengueiro, Chico Simões, de Olhos D`Água, da cidade de Goiás; e o mestre de cultura popular pernambucano,  Maciel Salú, para juntos, criarem o espetáculo “Caminhos de São Saruê”, iniciativa que vai percorrer 18 cidades, de seis estados do Brasil: Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Maranhão.  A programação é gratuita.

O projeto, que inclui em seu processo formativo música, teatro e cultura  popular, é destinado para 50 crianças, na faixa da primeira infância, dos 0 aos 07 anos. A ação também contempla estudantes de escolas públicas de áreas periféricas e rurais, dos 07 aos 12 anos, que residem em 18 cidades do país.  A ideia é que, a cada lugar visitado pelo projeto, o público-infantil, além de poder conhecer sobre o universo criativo e lúdico de São Saruê, também terá a oportunidade de se expressar, por meio de uma oficina, na qual serão motivadas e convidadas a pintar, desenhar, escrever e fotografar. E o bacana desta atividade é que todo o material produzido pelas crianças dentro das oficinas, passarão por uma curadoria, montada pela própria equipe do projeto, e em seguida, se transformará em um  livro, que será distribuído de graça. 

A proposta é que cerca de  900 crianças sejam contempladas com a publicação. Para além disso, o projeto vai proporcionar para o público em geral, um documentário especial, que será gravado na Vila Mamulengo, Olhos D`Água, em Goías.  O conteúdo vai ser disponibilizado pela equipe na internet e redes sociais da caravana, para acesso do público em geral. O pontapé da caravana acontece no próximo dia 30, por Goiás. Em seguida, parte para Brasília. 

Já no dia 08 de agosto, desembarca em Pernambuco, com apresentações e oficinas nos municípios de Lagoa do Carro, Tracunhaém, Aliança, Condado, Itambé, Goiana ( Zona da Mata Norte); Recife, Olinda (Região Metropolitana); Gravatá e Caruaru ( Agreste).  A ação também acontece na Paraíba,  nas cidades de João Pessoa e do Conde.  No dia 21 de agosto o projeto chega a Alagoas, para apresentar-se para crianças das cidades Maceió, Piaçabuçu e Penedo. E no dia 29, é a vez do público infantil do São Luís do Maranhão. 

Para ser possível a realização do projeto foi necessária a montagem de uma grande rede de apoiadores, articulada pelo Movimento Canavial - organização cultural independente formada por artistas, grupos e instituições culturais,  da Zona da Mata pernambucana. A caravana, conta, ainda, com apoio dos Pontos de Cultura Vila Mamulengo/GO; Estrela de Ouro de Aliança/PE; Caravana Andaluza/PE, Museu de Animação/PE; Olho do Tempo/PB, Olha o Chico/AL; A Torda/PE, Caboclinho 7 Flexas de Goiana/PE. 

Também são parceiros do projeto, as instituições Instituto MandaVer/AL; Cemur/PE; Museu do Mamulengo/PE; Parque Botânico São Luís – Vale/MA, Cia; de Teatro Flor do Sertão/AL; Escola Parque/DF; Escola Geminiano Ferreira de Queiroz/GO; e as prefeituras de Olinda, Aliança, Itambé e Caruaru, em Pernambuco;  João Pessoa e Conde, na Paraíba. 


SOBRE O ESPETÁCULO

O espetáculo "Caminhos de São Saruê" apresenta as estórias contadas e cantadas do mito de São Saruê: uma terra do imaginário da cultura popular nordestina, onde todas as brincadeiras acontecem. Estruturado no teatro de bonecos (mamulengo) - , com Chico Simões atuando e Maciel Salu tocando rabeca e cantando, o espetáculo vai levar as crianças e adolescentes para um passeio aos lugares incríveis e mágicos das terras de São Saruê (rios de leite, pedras de rapaduras, nuvens de algodão doce), onde os bonecos do mamulengo (benedito, bastião, professor, mateus, boi, cobra, etc) vivem suas aventuras.

Rico em cores, formas, diversão, palhaçadas e música, os personagens caminham e brincam com as crianças na plateia, onde elas vão poder tocar nos bonecos, conversar com eles e cantar juntos, numa interação lúdica e enriquecedora do imaginário infantil.

SOBRE OS ARTISTAS

CHICO SIMÕES

Chico Simões, morador do Distrito Federal, em Brasília, e há mais de 30 anos atua como mamulengueiro, palhaço, mágico, camelô, ventríloquo e bonequeiro. Sua formação inicial ocorreu entre 1980 e 1985, quando viajou diversas vezes pelo Nordeste, convivendo diretamente com mestres da cultura popular, dentre eles: Carlos Babau, do Carroça de Mamulengos - CE; Mestre Solon, do Mamulengo Invenção Brasileira - PE; e Mestre Chico de Daniel - RN. Além disso, viajou por vários países levando sua arte de encantar e arrancar risadas do público com a teatralização dos seus bonecos. Ele também ministrou curso na Escola de Guaratelli em Napoli - Itália; estudou na Escola Internacional de Teatro Antropológico – ISTA e no CENDREV – Centro Dramático de Évora – Portugal. Foi visitante convidado da Universidade de Berkeley - Califórnia e da universidade UCONN de Connecticut nos EUA. É fundador do Grupo Mamulengo Presepada, do Ponto de Cultura Invenção Brasileira e da Vila Mamulengo, onde vive atualmente. Recebeu diversos prêmios, dentre eles, a Bolsa Virtuose - 1998, para pesquisar as origens das tradições do teatro popular brasileiro na Europa; o Prêmio Betinho - 1994, pelo trabalho realizado com crianças nas ruas de Brasília; Melhor Ator e Melhor Espetáculo Infantil no Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo - 1997; Prêmio Economia Criativa, pelo trabalho com mestres mamulengueiros; Prêmio Mestre de Mamulengo - Patrimônio Cultural 2016 e Prêmio Cultura Viva 2018. Escreve livros e artigos sobre Teatro Popular de Bonecos.

MACIEL SALÚ

Artista reconhecido pela crítica e pelo público, Maciel Salú, pernambucano, é conhecido por fundir melodias ancestrais com a cultura nordestina e a música contemporânea. Já foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Regional de Música Brasileira com um de seus projetos paralelos, a Orquestra Contemporânea de Olinda; e com o projeto Orchestra Santa Massa, ganhou reconhecimento através do BBC Awards, do Prêmio Tim (melhor álbum) e do Prêmio Multicultural Estadão. 

Herdeiro de uma das famílias mais expressivas na cultura popular, a família Salustiano, Maciel Salu traz, no sangue, o DNA pela arte, música e cultura. Entre as suas habilidades estão: cantor, compositor, rabequeiro, mestre de Maracatu Rural, brincante de Cavalo Marinho e militante pela cultura popular. Convive desde a infância, em meio às tradições afro-indígenas da Zona da Mata de Pernambuco. 

Na música desde 1997, iniciou carreira solo em 2003. Desde então já foram 06 álbuns gravados, sendo o mais recente, “Ogum” (2023), em homenagem ao seu Orixá de cabeça. A referência à cultura das religiões afro-brasileiras permeia o trabalho não apenas na faixa que dá título ao disco. O álbum reflete o olhar e a experiência de Maciel Salú nos terreiros de Candomblé, Umbanda e Jurema, e também no maracatu rural, no cavalo marinho, e tantas outras tradições da cultura popular. 

Sua voz é única. Dono de um timbre grave, Maciel Salú é chamado pelo público como voz do trovão. A sua identidade vocal é semelhante à sonoridade que imprime com a sua rabeca. Em seus acordes, Maciel Salú traz referências do rebab árabe norte-africano.


renomados, participando de turnês. Já participou de trabalhos fotográficos em shows, espetáculos e oficinas em diversos estados brasileiros, na África e em Londres. Fotografou artistas como Quinteto Violado, Silvério Pessoa, Velha Guarda da Mangueira, João Donato, Isaar, Afonjah, Maracatu Estrela Brilhante, entre outros.


Daniel Alves – Vídeo

Daniel Alves é empreendedor, produtor cultural, com mais de 15 anos de experiência em vídeo. Tem inúmeros trabalhos em produção de clipes, lives, documentários da música nordestina, com destaque para a música pernambucana. Tem experiência em edição de vídeo, painéis de led, iluminação e sonorização. Já participou de grandes eventos, como Carnaval de Pernambuco, São João de Caruaru, entre outros.


Salatiel Cícero  – Jornalista e Assessor de Imprensa


Jovem, negro da periferia, atua em prol da comunicação da cultura popular, há mais de 14 anos. Natural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, tem feito um trabalho na preservação, documentação e registro das manifestações de tradição da cultura popular, por meio da atividade de comunicação social. Entre as ações, está o trabalho de assessoria de imprensa para divulgação dos festivais e eventos culturais promovidos por artistas, grupos e instituições pernambucanas. Ao longo de mais de uma década, acumula experiência na comunicação cultural de projetos de diferentes fontes de financiamento, bem como, das inúmeras linguagens, como lançamentos de livros, cobertura de eventos, assessoria para festivais, mostras, espetáculos, exposições, turnês, dentre outros trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

ROTEIRO DA CARAVANA DO PROJETO CAMINHOS DE SÃO SARUÊ


1 – 30/07/2023 e 31/07/2023 – Domingo e Segunda-feira

Município: Distrito de Olhos D´Água - Alexânia/GO

Local: Vila Mamulengo

Gravação do vídeo

Horário: 09:00h às 12:00h e 15:00h às 17:00h


2 – 01/08/2023 – Terça-feira

Município: Distrito de Olhos D´Água - Alexânia/GO

Local: Escola Geminiano Ferreira de Queiroz

Horário: 08:30h às 11:30h


3 – 02/08/2023 – Quarta-feira

Município: Brasília/DF

Local: Escola Parque 313/314 Sul

Horário: 09:00h às 12:00h


4 – 08/08/2023 – Terça-feira

Município: Lagoa do Carro/PE

Local: Sede do CEMUR

Horário: 09:00h às 12:00h


5 – 08/08/2023 – Terça-feira

Município: Tracunhaém/PE

Local: Sede da Caravana Andaluza

Horário: 14:00h às 17:00h


6 – 09/08/2023 – Quarta-feira

Município: Distrito de Chã de Camará - Aliança/PE

Local: Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança

Horário: 09:00h às 12:00h


7 – 09/08/2023 – Quarta-feira

Município: Condado/PE

Local: Sede da TORDA – Escola Técnica de Arte e Cultura

Horário: 14:00h às 17:00h


8 – 10/08/2023 – Quinta-feira

Município: Itambé/PE

Local: Escola Municipal

Horário: 09:00h à 12:00h


9 – 10/08/2023 – Quinta-feira

Município: Goiana/PE

Local: Sede do Caboclinho União 7 Flexas de Goiana

Horário: 18:00h às 21:00h


10 – 11/08/2023 - Sexta-feira

Município: João Pessoa/PB

Local: Escolha Olho do Tempo

Horário: 09:00h às 12:00h


11 – 11/08/2023 - Sexta-feira

Município: Conde/PB

Local: Escola José Albino Pimentel

Horário: 14:00h às 17:00h


12 – 14/08/2023 – Segunda-feira 

Município: Recife/PE

Local: Cores do Amanhã

Horário: 14:00h às 17:00h


13 – 15/08/2023 – Terça-feira

Município: Olinda/PE

Local: Museu do Mamulengo

Horário: 09:00h às 12:00h


14 - 16/08/2023 - Quarta-feira

Município: Gravatá/PE

Local: MUCA – Museu Cinema de Animação

Horário: 09:00h às 12:00h



15 – 17/08/2023 – Quinta-feira

Município: Caruaru/PE

Local: Escola Municipal

Horário: 09:00h às 12:00h




16 - 21/08/2023 – Segunda-feira

Município: Maceió/AL

Local: Instituto Manda Ver

Horário: 14:00h às 17:00h


17 - 23/08/2023 – Quarta-feira

Município: Piaçabuçu/AL

Local: Olha o Chico

Horário: 14:00h às 17:00h


18 – 24/08/2023 – Quinta-feira

Município: Penedo/AL

Local: Teatro Sete de Setembro

Horário: 14:00h às 17:00h


19 – 29/08/2023 – Terça-feira

Município: São Luis/MA

Local: Parque Botânico São Luís – Vale

Horário: 09:00h às 12:00h


20 – 29/08 – Terça-feira

Município: São Luís/MA

Local: Ilê Ashe Yemowá Abê (Terreiro de Iemanjá)

Horário: 14:00h às 17:00h



Ficha Técnica

Coordenação Geral: Afonso Oliveira Produções Culturais

Produção Executiva: Selene Caetano/Orum Produções

Coordenação Pedagógica: Andréa Lima

Fotografia/Produção: Pedro Raiz

Social Mídia/Fotografia: Carlita Roberta

Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero

Ilustração: Anna Goëbel

Registro em vídeo: Daniel Alves

Assistentes de Produção: Jorge Sinésio, Lenny Souza, Ronaldo Rodrigues e Ozeias Figueiredo






É amanhã - Estreia de Barbie no Paulista North Way Shopping traz bolsa rosa especial

Os fãs pernambucanos da boneca mais famosa do mundo terão um mimo especial para a estreia do tão aguardado filme “Barbie” nesta quinta (20), nas salas de cinema da rede Cinesystem do Paulista North Way Shopping: um combo com pipoca rosa em um exclusivo balde em formato de concha.

O balde é todo rosa e vira uma bolsinha, na compra é possível escolher a pipoca doce ou salgada, o item estará disponível para compra com exclusividade no site e retirada na bilheteria do cinema. Vale ressaltar também que no site só é possível comprar o combo Barbie após a compra do ingresso.

Quem quiser garantir os melhores lugares em uma das salas multiplex da rede Cinesystem os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias na sede do shopping em Paulista ou no site https://www.cinesystem.com.br

SERVIÇO:
Estreia de Barbie no Paulista North Way Shopping – Quinta, 20 de julho

Rodovia PE 15 - KM 16,5 nº 242 - Centro do Paulista.

Horários: segunda a sábado - 9h às 22h. Domingos e feriados: 12h às 21h

Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema no Paulista North Way Shopping ou pelo site da rede Cinesystem (www.cinesystem.com.br )







Faturamento do Turismo no Recife cresce 32% no primeiro trimestre de 2023, aponta OTREC

 

O Observatório de Turismo do Recife (OTREC) segue divulgando dados importantes sobre o setor na capital pernambucana. Após a disponibilização da 2ª edição do Anuário Estatístico de Turismo do Recife 2022, novas métricas – referentes ao primeiro trimestre de 2023 – foram apresentadas (ver material completo neste link: bit.ly/trimestre123). O maior destaque fica com o faturamento: no recorte específico, houve uma alta de 32,01% nos primeiros três meses de 2023, quando comparado com o mesmo período no ano passado. Ou seja, o equivalente a R$255.592.419,17 no primeiro trimestre deste ano.

Somente no mês de fevereiro, este ano, o faturamento das empresas vinculadas com o setor do Turismo (como agências e operadoras; empresas de transporte aéreo e terrestre; hotelaria; alimentação; arte e cultura e outros) contabilizou mais de R$ 84,5 milhões. Durante o Carnaval, juntando todos os setores envolvidos, a cidade movimentou cerca de R$ 2 bilhões.

“Estamos muito felizes em lançar a segunda edição do Anuário Estatístico do Turismo do Recife. Este documento reúne dados importantes para nortear o trabalho da nossa secretaria e também do segmento. O Observatório de Turismo do Recife vem ganhando destaque e, em um ano de funcionamento, já integra a Rede de Observatórios de Turismo do Brasil e também faz parte do Programa de Destino Turístico Inteligente, do Ministério do Turismo”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

O relatório traz outras informações destacáveis, contemplando, por exemplo, uma recuperação da movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional do Guararapes – que teve o maior fluxo de voos do Nordeste –, e a melhor média em ocupação hoteleira dos últimos quatro anos da série histórica - em 2023, a ocupação média do trimestre é de 76,26% enquanto no ano anterior 72,83%, um crescimento de 4,71%.

Com o boletim do primeiro trimestre de 2023, o OTREC propõe uma reflexão sobre o panorama do setor na cidade no início deste ano. No documento constam os principais indicadores da área: movimentação no aeroporto, taxa de ocupação hoteleira, dados econômicos, os projetos dos roteiros turísticos e os Centros de Atendimento aos Turistas (CATs).

O Aeroporto do Recife, no primeiro trimestre de 2023, contou com um total de 2.292.959 passageiros. O número abrange a soma dos embarques, desembarques e conexões nacionais e internacionais. Há uma recuperação em comparação com todos os anos anteriores. A taxa de crescimento com relação ao período de 2022 é de 2,74%, e em relação a 2019, antes da pandemia, 0,51%.

Os dados obtidos sobre a malha aérea (ANAC, 2023) coloca o Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre como o de maior fluxo de voos (média trimestral de 6.028) do Nordeste. O dado é a soma de pousos e decolagens. Foram 44 ligações domésticas e quatro internacionais (Lisboa, Portugal; Buenos Aires, Argentina; Montevidéu, Uruguai e Fort Lauderdale, Estados Unidos). A taxa de ocupação hoteleira obteve a melhor média dos últimos quatro anos, com um crescimento de 4,71% com relação a 2022 e de 8,99% comparado com 2019. Ou seja, média superior ao período pré-pandêmico.

O OTREC é executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com a função primordial de manter e monitorar indicadores do setor. Apesar de ser uma iniciativa com pouco mais de um ano de execução, o OTREC se destaca e atualmente compõe a diretoria da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), representando a região Nordeste.

2ª EDIÇÃO DO ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE TURISMO DO RECIFE 2022 - Em março deste ano, a Prefeitura do Recife disponibilizou a 2ª edição do Anuário Estatístico de Turismo do Recife 2022. O documento foi compilado pelo OTREC e apresenta números e informações do turismo da cidade. Esta é uma ferramenta importante para os profissionais e empresários do setor de turismo, pois permite uma visão abrangente do panorama da atividade turística na cidade. Além disso, o Anuário também é útil para pesquisadores e estudantes que buscam compreender melhor o comportamento do turismo na região. Recentemente, o OTREC foi eleito para compor a diretoria da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), representando a região Nordeste.

Os indicadores foram organizados em seis grupos de forma a facilitar a análise e leitura, são eles: Atividade Econômica: Faturamento do Turismo; Faturamento dos Meios de Hospedagem e Arrecadação de Imposto sobre Serviço (ISS) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Hotelaria: Taxa de Ocupação Hoteleira; Aeroporto Internacional do Recife: Movimentação de passageiros, desembarque doméstico e internacional e a malha aérea; Roteiros Turísticos: Circuito Sagrado e Olha! Recife; Centro de Atendimento ao Turista - CATs; e Redes Sociais: Instagram “Viva Recife” e “Visit Recife”; Todas as informações presentes no Anuário foram recolhidas de fontes oficiais para garantir sua legitimidade. O acesso pode ser feito através do link bit.ly/anuarioturismo2022.




PRIMEIRO ANO DO OTREC – Com um ano de existência, completo em março deste ano, o Observatório de Turismo do Recife (OTREC) se mostrou como ferramenta essencial na coleta e análise de dados do Recife no setor turístico. A ferramenta garantiu a ampliação de cinco para 19 indicadores analisados diretamente pela gestão municipal, organizados no Sistema de Inteligência Turística (Power BI).

São eles: Movimentação de passageiros no aeroporto do Recife; desembarque de passageiros doméstico e internacional; tráfego de cargas (aeroporto); tráfego de operações (aeroporto); malha aérea; Pousos e Decolagens; terminal marítimo de passageiros/movimentação de passageiros por temporadas; Taxa de ocupação hoteleira; diária média; Unidades habitacionais dos estabelecimentos (UHs); faturamento do turismo; arrecadação do ISS do turismo; Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Turismo; páginas do instagram; visit Recife e Viva Recife; os projetos de sensibilização turística Olha!Recife; Recife Walking Tour; Recife Sagrado; Parque de Esculturas; e os Centros de Atendimentos ao Turista (CATs).

Através do OTREC, com o uso da tecnologia, foi possível modernizar o atendimento dentro dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) vinculados à Prefeitura do Recife, munindo as equipes com sistemas próprios para captação de informação do perfil dos turistas, além de QR code com informações do turismo da nossa cidade. Outro ponto importante é que o OTREC está incluso no mapa dos Observatórios de Turismo no Brasil, ligado ao Ministério do Turismo.

Entre as muitas conquistas do Recife, em que o OTREC foi peça fundamental, estão a consagração do Recife enquanto Destino Turístico Inteligente em Transformação (DTI) e a inserção na Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). Vale também destacar a participação do OTREC em treinamentos, eventos e palestras no Brasil e no exterior. 

No endereço http://observatorioturismo.visit.recife.br há todo o conteúdo produzido, tais como: Sistema de Georreferenciamento Turístico, indicadores, boletins, anuários, infográficos, entrevistas realizadas com representantes de entidades parceiras e notícias relacionadas aos dados do setor. Há também um repositório com estudos, pesquisas e artigos referentes ao cenário do turismo no Recife.

Imprensa Recife

Leitura teatral na Várzea

IEL-PE seleciona para vagas de estágio na cidade de Limoeiro


Estudantes de Química, Biologia, Biomedicina ou Farmácia estão com duas oportunidades de estágio na cidade de Limoeiro, no Agreste do estado. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) está selecionando estudantes de qualquer uma dessas graduações que estejam cursando do sexto ao oitavo período. A primeira vaga exige disponibilidade das 10h às 12h e das 13h às 17h, enquanto que a segunda vaga tem o horário das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 14h30. A remuneração oferecida é de R$ 600 + auxílio-transporte de R$ 250. Os interessados devem enviar seus currículos, com nome do curso, período e turno que está estudando, para o e-mail: caruaru@ielpe.org.br, com o assunto quimica/biologia/biomedicina/farmácia.

*Sistema FIEPE -* Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação.

NOTA INFORMATIVA - Redução do horário de vacinação na Via Parque, em Caruaru, nesta quarta (19)


A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS) informa que, excepcionalmente nesta quarta (19), o horário de vacinação da Via Parque teve que ser reduzido, com o encerramento dos atendimentos às 17h, em virtude da manutenção da rede elétrica no local da vacina. Na quinta-feira (20), o horário de atendimento volta ao normal, que é das 8h às 16h e das 17h às 19h30, de segunda à sexta, e das 08h às 16h, aos sábados.

Conselho Municipal de Cultura do Paulista se reúne para debater Lei Paulo Gustavo

Nesta quarta-feira (19/07), o Conselho Municipal de Política Cultural do Paulista promoveu reunião extraordinária na Sala dos Conselhos, localizada no Centro Administrativo, na Avenida Brasil, 222, Maranguape I - Paulista/PE. 

O encontro teve o objetivo de realizar formação, apreciação geral e estudos sobre os recursos disponíveis para a Lei Complementar n° 195 – Lei Paulo Gustavo (LPG).

Além de debates e trocas de experiências, o Conselho Municipal de Política Cultural do Paulista contou com a apresentação do conteúdo da LPG pelo Mestre na Arte Circense Mickael Marvey, também integrante da setorial de cultura do Estado de Pernambuco 

Criada para reduzir os impactos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 no segmento cultural, a Lei Paulo Gustavo estabelece a obrigatoriedade do repasse de aproximadamente R$ 2,66 milhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) no Município do Paulista.

Agenda com o governador do Ceará marca reaproximação da Sudene com o estado


*Fortaleza (CE* - “Queremos reconectar a Sudene com todos que operam a transformação do Nordeste”. Com este objetivo, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, cumpriu agenda institucional nesta quarta-feira (19) junto ao governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas. A visita é parte da estratégia de reaproximação da Sudene junto aos governadores da área de atuação da autarquia. O diretor de gestão de Fundos da superintendência, Heitor Freire, e a senadora Augusta Brito também estavam presentes.

“É um gesto importante para sinalizar a disponibilidade da Sudene em dialogar com todos os estados. E o Ceará, que marcou presença na última reunião do nosso Conselho Deliberativo, é fundamental para a estratégia de reposicionar o Nordeste no Brasil e no mundo”, comentou Danilo.

De acordo com Elmano de Freitas, na reunião, foram tratados os projetos prioritários para o estado que integram o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste.”A  Transnordestina e a energia renováve são prioridades para o Ceará”, destacou. 

O superintendente da Sudene destacou a participação do estado em projetos estratégicos para a pauta econômica regional. “A questão da sustentabilidade reposiciona o Nordeste como solução. E o Ceará já demonstrou a importância do apoio à geração de energia sustentável, dando destaque ao hidrogênio verde. É um tema de grande importância para a região e que a Sudene tem condições de articular parceiros e viabilizar projetos”. O gestor mencionou os fundos regionais e os incentivos fiscais administrados pela Sudene como instrumentos de apoio ao setor produtivo regional. Atualmente, a autarquia oferece mais de R$ 35 bilhões em linhas de crédito, além da possibilidade de as empresas terem a redução de 75% do imposto de renda para investimentos em modernização e ampliação de investimentos.

Imprensa Sudene

"FETEAG 2023: Homenagens e Novidades na Renomada Mostra Profissional e na Inspiradora Mostra Estudantil

 



O Festival de Teatro do Agreste (FETEAG) é reconhecido como o mais importante e duradouro evento de artes cênicas no interior de Pernambuco. Ele se destaca por abraçar uma ampla diversidade de expressões teatrais e oferecer uma programação rica de obras contemporâneas. Essa abordagem rompe com a visão tradicionalmente homogênea do teatro, abrindo espaço para diferentes estilos, abordagens e vozes artísticas.

Através dessa diversidade de expressões teatrais, o FETEAG desempenha um papel significativo na descentralização cultural. Ele amplia o leque de opções para o público, permitindo que diferentes perspectivas e narrativas sejam apresentadas e apreciadas. Ao incluir obras contemporâneas, o festival acompanha as transformações e evoluções do teatro, oferecendo uma visão mais abrangente e atualizada das artes cênicas.

Ao possibilitar a diversidade de estilos e abordagens, o FETEAG promove o encontro e a interação entre diferentes artistas e grupos teatrais. Isso cria um ambiente propício para a troca de experiências e influências, enriquecendo o panorama teatral local e regional.

Além disso, ao oferecer uma plataforma para artistas e grupos teatrais do interior de Pernambuco, o FETEAG contribui para descentralizar a produção cultural, valorizando e promovendo as expressões artísticas locais. Essa descentralização fortalece as identidades culturais da região e proporciona maior representatividade às comunidades e artistas do interior.

Portanto, o FETEAG desempenha um papel fundamental na descentralização cultural, ao ampliar o acesso a diferentes expressões teatrais, promover a interação entre artistas e grupos, e valorizar a produção cultural local. Ele oferece uma experiência enriquecedora tanto para o público quanto para os artistas, fortalecendo o cenário teatral do Agreste de Pernambuco e contribuindo para a diversidade cultural da região.

A 32ª edição do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), que acontecerá no período de 22 de setembro a 08 de outubro, traz emocionantes novidades. A Mostra Profissional, que promove espetáculos nacionais e internacionais, passa a receber o nome de Mostra Argemiro Pascoal em homenagem ao mestre do teatro pernambucano e cofundador do Teatro Experimental de Arte (TEA).

Essa renomeação da Mostra Profissional para Mostra Argemiro Pascoal é uma forma especial de reconhecer e preservar o legado desse importante artista do teatro pernambucano. A Mostra Argemiro Pascoal continua a trazer ao FETEAG espetáculos de alta qualidade, promovendo a profissionalização dos artistas locais e proporcionando ao público uma experiência teatral enriquecedora e diversificada.

Desde sua criação em 2004, a Mostra Profissional tem promovido a circulação de espetáculos nacionais e internacionais, estimulando a profissionalização dos artistas locais. Essa mostra já recebeu espetáculos e grupos que são referências mundiais e inéditos no Nordeste.

Entre eles, destacam-se produções como "O Filho", do renomado Teatro da Vertigem; "Hamlet", uma adaptação do encenador suíço Boris Nikitin, ganhador do prestigioso prêmio de artista mais importante da Suíça em 2019; "Café com Queijo", apresentado pelo conceituado grupo LUME Teatro de Campinas/SP; "Batucada", uma obra do renomado coreógrafo piauiense Marcelo Evelin; "Black Off", do talentoso Ntando Cele, da África do Sul; "Le Cargo", do congolês Faustin Linyekula; "Home Visit", do coletivo suíço/alemão Rimini Protokoll; e "GALA", uma criação do coreógrafo francês Jérôme Bel, entre muitos outros espetáculos de destaque.

Já a Mostra Estudantil do FETEAG passa a se chamar Mostra Erenice Lisboa, em honra à importante dramaturga caruaruense. Erenice Lisboa deixou um legado significativo no campo teatral, especialmente voltado ao público infantil e prioritariamente aos estudantes da rede pública de ensino de Caruaru. Seu trabalho buscou proporcionar acesso e envolvimento com o teatro desde cedo, incentivando a apreciação e participação das crianças nessa forma de arte.

Essa homenagem prestada pelo FETEAG é mais do que merecida e mantém viva a memória e o legado de Erenice Lisboa. A Mostra Erenice Lisboa será um espaço especial para a apresentação de espetáculos infantis, servindo como uma fonte de inspiração para as futuras gerações de artistas em Caruaru. Será um local onde o talento e a criatividade das crianças serão valorizados, promovendo o desenvolvimento artístico e cultural na comunidade.

Com a renomeação da Mostra Estudantil para Mostra Erenice Lisboa, o FETEAG reafirma seu compromisso em honrar e preservar o legado de importantes personalidades artísticas locais, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para que os jovens talentos se destaquem e inspirem outros a seguirem seus passos. Essa mostra se torna um espaço de descoberta, aprendizado e empoderamento, ajudando a fortalecer a cena teatral e formar novas gerações de artistas em Caruaru.

Porém, a grande surpresa é a estreia da Mostra Hilda Felipe, inspirada no Festival Fringe de Edimburgo. Essa mostra cultural busca valorizar a diversidade, sendo inclusiva e aberta a diversas expressões artísticas. Artistas emergentes e independentes têm a oportunidade de compartilhar suas criações, seguindo os princípios de liberdade artística e descentralização. A Mostra Hilda Felipe celebra a diversidade cultural, promovendo um ambiente de experimentação e descoberta, onde qualquer pessoa com uma história para contar pode participar.

Essas novidades enriquecem o FETEAG, oferecendo um palco para espetáculos renomados e homenageando figuras importantes do teatro local, além de criar oportunidades para artistas emergentes e abrir espaço para uma ampla variedade de expressões artísticas. O festival se torna uma celebração da arte, da diversidade e da inclusão, proporcionando uma experiência enriquecedora para o público e os participantes.

Nota - Desinterdição PE 50

 



Como evitar o desperdício de alimentos e aproveitar ingredientes rejeitados


Pesquisa da FGV Social diz que a insegurança alimentar atingiu 77 milhões de pessoas no país; e o Inquérito da Rede Penssan mostrou que 33 milhões encontravam-se com insegurança alimentar grave. A estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é que o mundo jogue no lixo cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos por ano. O número equivale a 17% de toda a produção mundial de alimentos.

A maior parte do desperdício de alimentos - o equivalente a 61% - vem das famílias. O desperdício ocorre quando os alimentos, mesmo que ainda aptos para o consumo, são jogados fora por estarem com uma aparência desagradável, por serem considerados feios, deformados ou fora do padrão. Contudo, estas ações, principalmente em meio a altas dos preços, podem ser evitadas desde que implementada algumas medidas. “Evitar o desperdício de alimentos não é só uma atitude de consciência social e ambiental. Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitamento, estamos falando das cascas, talos, folhas de frutas, verduras e legumes, além de ainda existir diversos ganhos para a saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais”, explica Thais Dias, docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e nutricionista especialista Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

Além disso, a especialista ressalta a importância de fazer um planejamento. “Comprar somente o necessário, se planejando para cada refeição, armazenar os alimentos de forma adequada garantido a segurança e vida útil do alimento, organizar os alimentos por data de validade, preparar a quantidade de comida de acordo com o que será consumido e colocar no prato apenas a porção da qual será possível comer durante as refeições, são outras formas que podem ajudar a evitar o desperdício em casa. É preciso criar uma consciência coletiva”. 

Já entre as ações do poder público que podem minimizar o quadro de perdas e desperdícios dos alimentos e incentivar o consumo consciente da população, estão a realização de pesquisas que auxiliem na determinação das causas e possíveis soluções das perdas e dos desperdícios de alimentos no Brasil, o fomento à inovação tecnológica e às tecnologias sociais direcionadas à redução das perdas de alimentos, o apoio a campanhas educativas, ações de comunicação e divulgação de boas práticas junto à população. 

Não sabe como aproveitar os alimentos? Aprenda a usar os ingredientes que você tem em casa com estas receitas. Confira: 

Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Ingredientes:  
● Cascas de um abacaxi, bem lavadas
● xícara (chá) de capim cidreira
● 1 litro de água
● Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo:

1. Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água
2. Coe e adoce a gosto
3. Você ainda pode usar o bagaço para fazer uma geléia

Bolinho de vegetais

Ingredientes:  
● 3 xícaras (chá) de casca de chuchu, cenoura, berinjela
● ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa
● ½ xícara (chá) cebola ralada
● 1 dente de alho
● 2 colheres (sopa) de óleo para refogar
● 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
● ½ xícara (chá) de leite
● ½ xícara (chá) de água
● 1 xícara (chá) de arroz cozido
● ½ xícara (chá) de farinha de rosca
● 1 xícara(chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

1. Lave bem as cascas dos legumes e talos das hortaliças. Pique-os e reserve
2. Refogue a cebola e o alho no óleo
3. Junte as cascas e os talos e, se necessário, ½ xícara de chá de água. 
4. Refogue até ficarem macios. 
5. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado. 
6. Cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. 
7. Desligue o fogo e misture o arroz cozido
8. Faça bolinhos, passe-os na farinha de rosca e frite

Adubo orgânico
Uma ótima forma de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras é triturando-as para a adubagem. Os nutrientes das cascas de batata, por exemplo, são ótimos para o desenvolvimento de folhagens. As cascas de banana são ricas em potássio e fósforo, elementos importantes para a saúde das plantas. Ainda, cascas de cenoura, abóbora e manga também são ótimas para essa finalidade. Só não é recomendado utilizar as cascas de frutas cítricas para esta função (como abacaxi, laranja e limão)

Ônibus podem entrar em greve no Grande Recife

WhatsApp apresenta instabilidade neste momento

 Vejam repercussão nas redes sociais






 

Desenvolve PE leva consultoria ao Cimpajeú


O Desenvolve PE, uma parceria entre a Amupe e o Sebrae, esteve presente na última terça-feira (18.07), no Sertão do Pajeú. O Cimpajeú, que tem sede no município de Afogados da Ingazeira, recebeu representantes do projeto para discutir o apoio na implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) consorciado do território.

A reunião contou com a presença da supervisora técnica do projeto, Rosineide Gonçalves e a assistente de monitoramento, Bruna Mangueira do convênio Amupe/Sebrae; Pedro Augusto, Charles Maia, Otávio Vasco e Flaviana Rosa, representantes da Agenda Líder Pajeú; e a equipe do Cimpajeú: Deorlanda Carvalho - coordenadora do SIM, Hilana Santana - Gerente Geral, Germana Torres, João Pedro e Bruna Leite da equipe do Consórcio anfitrião.

"A partir deste encontro, boas parcerias se iniciam com a disponibilização de consultoria contratada pelo projeto para atuar junto ao consórcio desde o diagnóstico até a implantação do SIM. Agradecemos a recepção e estamos certos de que temos muito a somar", declarou supervisora do projeto pela Amupe, Rosineide Gonçalves.

Importante destacar, ainda, que o SIM já foi implantado pelo consórcio do Araripe, o CISAPE, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a geração de renda. Agora, o Cimpajeú também busca atuar por meio deste serviço.

Imprensa Amupe

Advogada orienta sobre o uso indevido de marca e imagem com a febre do filme Barbie


O filme da Barbie está prestes a ser lançado e já vemos uma grande quantidade de produtos que estão levando a marca da boneca mais amada do Brasil como estratégia de marketing, dialogando com a novidade do momento. Porém, muitos desses artigos podem estar violando direitos de terceiro, sejam eles o autoral, de marca ou até mesmo de imagem. 

A advogada Maira Uchôa, que atua pela empresa especializada no registro de marcas ComoRegistrar, alerta para o perigo de utilizar a marca Barbie buscando a comercialização de produtos sem a autorização da prévia detentora dos direitos da marca, a Mattel. “A utilização de marcas consolidadas sem a devida autorização do titular - mesmo que este esteja sendo beneficiado por uma divulgação orgânica positiva -  podem gerar a abstenção da utilização da marca em toda a estratégia comercial e, até mesmo, o dever de indenizar o seu titular. É um enorme risco que se corre”. 

Além da violação ao direito de marca, também é importante se atentar em relação à divulgação de imagens do filme e dos atores que fazem parte do longa. Isto vem acontecendo também com os intérpretes da Barbie, Margot Robbie, do Ken, Ryan Gosling. “A utilização indevida de cenas do filme ou de seus personagens, sobretudo com o intuito comercial, podem ser consideradas violações tanto no aspecto do direito autoral quanto ao direito de imagem”, disse Uchoa.

“Para evitar essas dores de cabeça, a recomendação é que se busque firmar um contrato de licenciamento com os titulares do direito ou buscar afastar, ao máximo, qualquer utilização de marcas, signos distintivos e imagens da obra, adaptando sua estratégia de marketing à utilização de sinais genéricos e de domínio público”, orienta a advogada.

Prefeitura de Caruaru vivenciará a Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha


A Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha será realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), entre os dias 25 e 28 de julho. Com o tema: “Unidas na Cultura, Fortalecidas na Luta!”, o evento será voltado para debater sobre a importância da negritude na cultura brasileira, com diversas atividades. Entre as pautas estão a violência contra a mulher negra, o colorismo e a mulher negra em espaços de poder. 

A programação será iniciada na terça-feira (25), às 10h, com a Feira da Mulher Negra, no Shopping Difusora, que permanecerá até o dia 28. A abertura oficial da Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha será realizada no mesmo dia (25), às 19h, no Teatro Difusora, com um momento cultural. Dança, poesia, música, além de momentos de diálogos de combate ao racismo e machismo, farão parte do evento. A programação continuará até o dia 28, com atividades na sede da SPM.

Todas as atividades serão gratuitas, abertas ao público e com vagas limitadas. Para participar, a interessada deve acessar o link (https://linktr.ee/spmcaruaru ) e realizar a inscrição para a atividade escolhida. A Secretaria de Políticas para Mulheres fica na Rua dos Expedicionários, 30, centro de Caruaru. Outras informações: (81) 9.8384-2954.

*Mulheres Negras Latinas*

O primeiro encontro entre Mulheres Negras Latinas, aconteceu em 25 de julho de 1992, com o intuito de trazer visibilidade e combater o racismo e o machismo que as mulheres negras enfrentam diariamente. Essa data ficou instituída no Brasil em homenagem a Teresa de Benguela, mulher negra, que lutou pela resistência ao governo escravista e liderou o quilombo de Quariterê durante 20 anos. 


*Programação:*

_Semana de  25 à 28 de julho_
*Feira da Mulher Negra*
Local: Shopping Difusora
Horário: Das 10h às 22h 
Programação: comercialização de produtos das mulheres empreendedoras com barraquinhas temáticas.

Terça-feira (25) - Dia Laranja
*Momento Cultural de Abertura*
Local: Teatro Difusora 
Horário: 19h 

_Programação:_ 
Abertura - Fala em alusão a Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com Fáthyla Mélo; Apresentação de dança (Grupo ORI); Declamação de 
Poesia, com Manu Monteiro.

Apresentação de Dança, com o grupo Pérolas Negras; Fala sobre a luta antirracista, com Tamyres Silva; Apresentação de dança, com o grupo Juventude Vitalina; Fala sobre racismo religioso, com Rose de Oxum; e apresentação musical e  do Projeto Afrobetizando, com Chris Mendes. 

_Quarta-feira (26)_
*Oficina de Maquiagem para Pele Negra* 
Local: Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 14h às 16h
Programação: A oficina visa falar sobre a pele negra e o colorismo por meio do ensino da automaquiagem.
20 vagas  

_Quinta-feira (27)_
*Oficina de Percussão* 
Local:  Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 9h às 11h
Programação: A oficina tem o intuito de mostrar a influência dos instrumentos musicais da cultura negra na constituição do mercado musical e nos diversos gêneros da música no Brasil. 

*Palestra sobre Empreendedorismo Feminino*
Local:  Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 14h às 16h
Programação: A palestra será realizada pelo Instituto Negra Linda, com intuito de promover o debate sobre empreendedorismo feminino, bem como a busca do fortalecimento da mulher negra, de comunidades periféricas e quilombolas.

_Sexta-feira (28)_
*Palestra: Mulher Negra em Espaços de Poder*
Local:  Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 14h às 16h
Programação: Debater sobre o racismo institucional e a mulher negra em espaços de poder.
Convidadas: Lucimary Passos, Raiana Rodrigues e Josivane Silva.

Nova diretoria do Lions Caruaru toma posse neste sábado (22)


Será realizada, neste sábado (22), a assembleia de posse da nova diretoria do Lions Clube Caruaru para o Ano Leonístico 2023/2024. O evento está marcado para às 20h, na sede social do clube e contará com a presença de sócios, familiares e convidados. Na ocasião, também tomarão posse as novas diretorias do Lions Mestre Vitalino e das Lionesses.

A nova diretoria é composta por: Erasmo Santos (presidente), Rossane Interaminense (1ª vice-presidente), Bernardo Cysneiros (2º vice-presidente e tesoureiro), Maria do Socorro de Sousa (secretária), Thiago Pessoa (2º secretário), Israel Araújo (diretor de patrimônio), Leonildo José (2º diretor de patrimônio), Fernando Santos (diretor social), Renata Karine (2ª diretora social), Josefa Silva (diretora de associados), Paulo Ely (2º diretor de associados), Conceição Ricarte (diretora de comunicação e marketing), Kátia Waléria (assessora de serviços) e Deise Cerqueira (2ª assessora de serviços).

Com o slogan “Servindo com Harmonia e União”, a nova diretoria irá buscar ampliar o alcance, fortalecer os projetos humanitários e incentivar a participação de todos os membros em atividades de impacto social. “Vamos trabalhar em parceria com outras organizações locais, governamentais e da sociedade civil para potencializar nossos esforços e alcançar resultados ainda mais significativos. Além disso, investiremos na capacitação e desenvolvimento dos nossos associados, promovendo a formação de líderes comprometidos com os ideais leonístico”, comentou o novo presidente do Lions Caruaru, Erasmo Santos.

*Lions Club Internacional* – O Lions é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias e promover trabalhos voltados a comunidades locais. São mais de 1,5 milhões de homens e mulheres que se importam, servindo juntos para que possam ter um impacto ainda maior e mudar mais vidas.

Em Caruaru, o clube existe há 57 anos e realiza diversos trabalhos sociais voltados para as causas defendidas pelo Lions Internacional (fome, diabetes, câncer infantil, visão e meio ambiente).

PE aposta no fortalecimento da Agricultura Familiar para produzir mais alimentos


A solenidade foi realizada na manhã da segunda-feira (17), em Fortaleza, com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, governadores, do governador do Ceará, Elmano Freitas, deputados estaduais e federais, senadores, secretários estaduais de Agricultura e prefeitos.

Foram anunciados R$ 72 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada.  “A política de crédito rural é um instrumento capaz de promover o desenvolvimento da agricultura familiar e aumentar a produção de alimentos,  para que o agricultor familiar tenha condições de trabalho e de geração de renda”, destaca Aloísio Ferraz. 

As mulheres rurais ganharam uma linha específica neste Plano Safra da Agricultura Familiar. Trata-se de uma nova faixa na linha Pronaf Mulher, com limite de financiamento de até R$ 25 mil por ano e taxa de juros de 4% ao ano destinada às agricultoras com renda anual de até R$ 100 mil.  

Outro destaque é a redução da taxa de juros, de 5% para 4% ao ano, para quem produzir alimentos, como arroz, feijão, mandioca, tomate, leite, ovos, entre outros. O objetivo é contribuir com a segurança alimentar do país ao estimular a produção de alimentos essenciais para as famílias brasileiras. 

Os agricultores familiares que optarem pela produção sustentável de alimentos saudáveis, com foco em orgânicos, produtos da sociobiodiversidade, bioeconomia ou agroecologia, terão ainda mais incentivos, com juros de apenas 3% ao ano no custeio e 4% no investimento. 

"Temos esperança na eficácia da política de crédito rural, reconhecendo o relevante papel dos bancos, como Banco do Brasil e BNB, afirmando que que a SDA-PE desenvolverá amplo esforço para a preparação e fundação da Safra de 2024, sobretudo apoiando os agricultores e melhorando as condições de Alimentação da população, como  prevê o Plano de Governo da Governadora Raquel Lyra", destacou o secretário Aloísio Ferraz.

Paulista discute parcerias com o Bradesco


Com o objetivo de fortalecer ainda mais o desenvolvimento do município, a Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, discutiu parcerias com o Banco Bradesco. O encontro ocorreu, nesta quarta-feira (19.07), entre representantes da entidade financeira e da gestão municipal, na sede do órgão, no centro da cidade. Na ocasião, foram discutidas ações para consolidar a economia local, o apoio aos empreendedores e aos setores de agropecuária e pesca do município.

De acordo com o gerente geral do banco em Paulista, Paulo Germano, a instituição, que já cuida das contas dos servidores ativos e inativos da Prefeitura, deseja aprofundar suas atividades no município para incrementar a prospecção de apoio ao setor privado de pequeno, médio e grande porte e do Microempreendedor Individual na cidade.

“Buscamos, com isso, que a produção de renda fique e aumente no município, ou seja, o Produto Interno Bruto (PIB) local. Vemos que Paulista deu um salto importante no sentido de aumento de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) e isso se deve à boa gestão realizada pela Prefeitura e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, afirmou o gerente.

“Nosso órgão tem a responsabilidade de aproximar os empresários dos bancos, para intermediar oportunidades exclusivas que os ajudem a se expandir, empregando mais pessoas e contribuindo com a geração de renda para o município. Outro aspecto importante é o de estreitar relações com o Bradesco, para que apoiem e participem dos eventos promovidos pela Prefeitura, oferecendo aos empreendedores da cidade produtos e serviços bancários diferenciados, facilitando a aprovação de linhas de crédito com taxas e prazos acessíveis”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Raimundo Lopes.

Imprensa Paulista PE

Prefeitura de Caruaru terá flexibilização de horário nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, publicou, nessa terça- feira (18), a portaria N° 245, que estabelece critérios de funcionamento dos órgãos públicos no município. 

Nos dias em que estão previstos jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, na Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, o expediente administrativo nos prédios públicos  funcionarão da seguinte forma: 
24 de julho de 2023, será das 11h às 16h; 02 de agosto de 2023, será das 10h às 16h.

“A flexibilização é importante para podermos ter a oportunidade de reunir nossos servidores e torcer pela nossa Seleção Brasileira Feminina de Futebol”, disse a secretária de administração Michely Martins.

Lei de Acesso à informação: principais solicitantes de informação pública ao MS foram jornalistas, pesquisadores e estudantes


Novo estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade de São Paulo (USP) mostra que jornalistas, pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado foram os que mais fizeram solicitações por dados públicos ao Ministério da Saúde (MS) via Lei de Acesso à Informação (LAI), entre 2015 e 2021. Dentre todos os pedidos, que inclui a maioria de anônimos, 80% foram atendidos, inclusive durante a pandemia. A pesquisa está publicada na edição de quarta (19) da revista “Cadernos Gestão Pública e Cidadania”.

O estudo foi feito utilizando dados da Controladoria Geral da União (CGU), que agrega todas as solicitações via LAI, sobre os pedidos realizados entre 2015 e 2021. Depois de selecionarem somente aqueles feitos ao MS, os pesquisadores identificaram que as solicitações aumentaram durante a pandemia. O maior interesse foi por informações sobre distribuição de verba pública para contenção da Covid-19, ações do MS no combate à pandemia e dados sobre tuberculose, dengue e meningite.

Segundo Gisele Craveiro, uma das autoras do estudo, o trabalho dá sequência a outra pesquisa desenvolvida por ela e colegas, que apontou que, desde 2015, o maior interesse dos solicitantes da LAI era por dados públicos sobre saúde e educação. “Já naquela época, queríamos ajudar o governo a compreender a demanda por dados e, assim, a priorizar a disponibilização deles. Quando veio a pandemia, foi importante concentrar as análises na saúde porque essa informação era extremamente necessária para tomadas de decisão”, afirma Craveiro.

A professora também destaca que os resultados confirmaram suas hipóteses e são parcialmente positivos. Segundo ela, o fato de muitas das solicitações terem sido atendidas demonstra que a burocracia da transparência do Governo Federal não foi completamente desmontada. “É muito importante que dados abertos sobre controles de gastos, estado da evolução da pandemia, distribuição de remédios e outros temas de interesse público sejam, de fato, disponibilizados à sociedade”, reforça Craveiro. A especialista acrescenta que a solicitação por mais informações sobre “prestação de contas” já tinha sido observada em outros estudos. “Mesmo assim, as ações não cumprem todas as metas previstas no Plano de Dados Abertos do Ministério da Saúde”, pontua.

Craveiro destaca que o Brasil tem um ecossistema de consumo de dados robusto, com organizações da sociedade civil e de mídia organizados para obter os dados, organizá-los e divulgá-los para o público durante a pandemia, promovendo assim o acesso à informação de qualidade em um momento em que retrocessos da transparência e notícias fraudulentas afetavam a confiança da população na ciência. A pesquisadora afirma que, embora não tenha sido objeto de estudo, o consórcio de veículos de imprensa para obtenção de dados primários sobre a pandemia de Covid-19, criado em junho de 2020, deve ser lembrado como iniciativa exitosa.

Os autores seguem com estudos na área, dando enfoque para a abertura de dados públicos nas universidades federais brasileiras. Além disso, estão investigando se as agências governamentais financiadoras de ciência no Brasil incentivam os pesquisadores contemplados com dinheiro público a guardar e compartilhar os dados brutos das suas pesquisas.

Com informações da Agência Bori

Revisão da Vida Toda: espera pelo fim do “Trânsito em julgado” pode representar risco de perda de direitos


Nos últimos meses, com os desdobramentos do julgamento do STF em relação à Revisão da Vida Toda, alguns beneficiários e pensionistas do INSS decidiram aguardar os resultados dos processos para dar início às ações que fossem recalcular suas aposentadorias, no entanto, essa espera não é necessária, e, na realidade, pode representar a perda dos direitos do aumento no benefício.  

Segundo o advogado previdenciário Elizeu Leite, não é necessário esperar o fim do “trânsito em julgado” do processo. “O INSS entrou com o recurso, mas esse recurso foi muito mais para esclarecer o julgado, de modo que, se as pessoas esperarem o término do processo, pode ser que elas percam o direito de entrar [com a ação]”, esclarece o Elizeu. 

Mesmo que os processos ainda estejam acontecendo no STF, não é necessário aguardar o seu fim para que instâncias inferiores iniciem ações e recalculem as aposentadorias. Isso porque, a medida que orienta os demais tribunais do Brasil de acordo com as decisões do STF foi publicada ainda em dezembro de 2022. 

Elizeu alerta que o perigo na espera do  “trânsito em julgado” está na possibilidade de que os beneficiários ultrapassem o período de dez anos do recebimento inicial do benefício. “O trâmite do processo não impede que se entre com ação.”, finaliza o advogado.

Centro Cultural Sesc realiza ações paralelas durante o Festival de Inverno de Garanhuns


O Centro Cultural Sesc Garanhuns (CPC Sesc) está pronto para mais um Festival de Inverno, que começa nesta sexta (21/07). Considerado o maior complexo de fruição artística do interior do Estado, ele será palco de ações de teatro, cinema, dança, música, performances, circo, gastronomia e artes visuais. Além da programação da Fundarpe, a unidade promove ações próprias, para todas as idades, durante os dias do evento, com entrada gratuita.
 
Já na sexta (21), às 16h, o grupo Acordes do Mundaú faz apresentação musical, na Comedoria. Às 18h30, é a vez do Núcleo de Dança do CPC Sesc, com a performance “Voçoroca: Processo ANU”, no HHll. Durante os dez dias do Festival, sempre das 10h às 22h, o público pode apreciar a exposição Colab Galeria, montada no hall, e apreciar o cardápio especial Cena Gastrô que vai ser servido na Comedoria.
 
No sábado (22), as ações começam com duas oficinas. A primeira, às 14h, é para crianças, com a professora Sandra Helena, no Hall; a segunda, para adultos, às 15h, é com Lúcia Padilha e o tema “Arte Educação e Mediação Cultural”, na Sala de Exposição, do 2º andar do prédio.  Às 16h, a Trupe Animação é a atração do projeto Ciranda das Palavras, no palco da Comedoria. Neste mesmo local, a partir das 17h, tem música ao vivo com Bruno Rodrigues e Ivanar Nunes.
 
A programação do domingo (23) começa às 14h, com mais uma oficina artística para crianças, desta vez com o professor Henrique Nagope, no Hall do CPC Sesc. Na sequência, às 16h, tem nova apresentação da Trupe Animação, no projeto Ciranda das Palavras, no palco da Comedoria, e às 18h, a performance “Voçoroca – Projeto ANU”, com o Núcleo de Dança da unidade, volta a encantar o público, também no Hall.
 
E depois de duas sessões de contação de histórias, a Trupe Animação ministra oficina para crianças, na segunda (24), das 14h às 16h. A data marca, ainda, a abertura da 1ª Mostra Inhumas de Cinema – Janela Agreste Meridional, com exibição de curtas-metragens e rodas de conversa, na sala CineJardim, com ingressos ao preço único de R$ 10. A mostra segue até a quarta-feira, dia 26, sempre em dois horários: às 16h e às 19h.
 
A arte circense é o tema da oficina para crianças que abre as atividades da terça (25), com o Circo Muamba, às 14h. Durante a formação, o casal Mauro Terrazas e Luíza Soares apresenta um pocket show aos participantes. Às 16h, tem a primeira sessão da Mostra Inhumas de Cinema. Depois, às 17h, as atenções se voltam para o palco da Comedoria, onde se apresenta a cantora Paty Carlos. O dia termina com a segunda sessão da mostra de cinema, às 19h.
 
Na quarta (26), às 14h, na Comedoria, acontece a mesa de produção, gestão e curadoria artística “Um olhar de dentro para o mundo: O que o interior tem?”, com os artistas e produtores culturais, Djaelton Quirino e Stéphany Metódio, e os supervisores de Cultura do Sesc, André Brandão (Petrolina) e Valkíria Dias (Triunfo). No mesmo horário, no Hall, tem oficina do Circo Muamba para crianças, com pocket show. Às 17h, de volta à Comedoria, tem show musical com Michelly dos Anjos.
 
Na quinta (27), às 14h, na Comedoria, acontece uma mesa de discussão sobre os festivais como dispositivos de articulação de mercado para cultura, que vai contar com a participação de André Brandão, Eduardo Espinhara, supervisor de Cultura do Sesc Arcoverde, e Raphael Viana, técnico de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc. No mesmo horário, a professora Sandra Helena promove mais uma oficina artística para crianças, no hall da unidade. E na Comedoria, às 17h, tem música com Leo Noronha.
 
Na sexta (28), Ailton Santana realiza uma performance artística, das 10h às 18h, no Hall, local que recebe a banda Semente Girassol e o bailarino Kléber Cândido, às 17h. Antes, às 14h, tem formação artística para a criançada, com a professora Sandra Helena. Às 17h30, a banda Amodu, sobe ao palco da Comedoria. No sábado (29), tem oficina infantil com a Trupe Animação, às 14h; Ciranda das Palavras, com a contadora de histórias Marissônia, às 16h; e música com o grupo VPCR (Vanguarda Popular Revolucionária), às 17h.
 
E no domingo (30), último dia do Festival de Inverno de Garanhuns, o Centro Cultural Sesc apresenta mais uma oficina artística do professor Henrique Nagope para o público mirim, das 14h às 16h. “Pode-se perceber que as nossas atividades também levam em consideração a cena cultural de Garanhuns, afinal de contas, o FIG é um momento importante para a divulgação do trabalho da nossa gente”, afirma Rita Marize, gerente do CPC Sesc.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Sesc no FIG – programação do Centro Cultural Sesc*
Local: CPC Sesc – Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro de Garanhuns
Informações: (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (WhatsApp)
 
*_Programação_*
De 21 a 30 de julho, das 10h às 22h
_- Cena Gastrô_
Cardápio especial
Local: Comedoria
_- Exposição Colab Galeria_
Local: Hall
 
Sexta (21)
16h | Acordes do Mundaú
Local:  Comedoria
18h30 | Voçoroca: Processo ANU (Núcleo de Dança do CPC Sesc)
Local:  Hall
 
Sábado (22)
14h às 16h | Oficina para crianças, com Sandra Helena
Local: Hall
15h | Oficina de Arte Educação e Mediação Cultural, com Lúcia Padilha
Local: Sala de Exposição – 2º andar
16h | Ciranda das Palavras, com Trupe Animação
Local:  Comedoria
17h às 19h | NaComedoria, com Bruno Rodrigo e Ivanar Nunes
Local:  Comedoria
 
Domingo (23)
14h às 16h | Oficina para crianças, com Henrique Nagope
Local: Hall
16h | Ciranda das Palavras, com Trupe Animação
Local: Comedoria
18h | Voçoroca: Processo ANU (Núcleo de Dança do CPC Sesc)
Local: Hall
 
Segunda (24)
14h às 16h | Oficina para crianças, com Trupe Animação
Local: Hall
 
1ª Mostra Inhumas de Cinema | Janela Agreste Meridional
16h | Abertura: Sessão Ventos Agrestes (L) + debate
19h | Sessão Mergulho nas Subjetividades (12+) + debate
Local: Sala de cinema CineJardim
 
Terça (25)
14h às 16h | Oficina para crianças, com Circo Muamba + Pocket show
Local: Hall
17 às 19h | NaComedoria, com Paty Carlos
Local: Comedoria
 
1ª Mostra Inhumas de Cinema | Janela Agreste Meridional
16h | Sessão Contracorrentes (L) + debate
19h | Sessão Corpas que Transbordam (12+) + debate
Local: Sala de cinema CineJardim
 
Quarta (26)
14h - Mesa de produção, gestão e curadoria artística
“Um olhar de dentro para o mundo. O que o interior tem?”, com Djaelton Quirino, André Brandão, Stéphany Metódio e Vakíria Dias
Local: Comedoria
14h às 16h | Oficina para crianças, com Circo Muamba + Pocket show
Local: Hall
17 às 19h | NaComedoria, com Michelly dos Anjos
Local: Comedoria
 
1ª Mostra Inhumas de Cinema | Janela Agreste Meridional
16h | Sessão Memória da água (L) + debate
19h | Encerramento: Sessão Desaguar (10+) + debate
Local: Sala de cinema CineJardim
 
Quinta (27)
14h | Mesa de discussão sobre festivais como dispositivos de articulação de mercado para cultura, com Raphael Viana (RJ), André Brandão e Eduardo Espinhara
Local: Comedoria
14h às 16h | Oficina para crianças, com Sandra Helena
Local: Hall
17h às 19h | NaComedoria, com Léo Noronha
Local: Comedoria
 
Sexta (28)
10h às 18h | Performance artística de Ailton Santana
Local: Hall
17h | Banda Semente Girassol e o bailarino Kléber Cândido
Local: Hall
14h às 16h | Oficina para crianças, com Sandra Helena
Local: Hall
17h30 | NaComedoria, com Banda Amodú
Local: Comedoria
 
Sábado (29)
14h às 16h | Oficina para crianças, com Trupe Animação
Local: Hall
15h | Ciranda das Palavras, com Marissônia
Local: Comedoria
17h às 19h | NaComedoria, com VPCR (Vanguarda Popular Revolucionária de Candeias)
Local: Comedoria
 
Domingo (30)
14h às 16h | Oficina para crianças, com Henrique Nagope
Local: Hall