domingo, 8 de julho de 2018

FPS lança o primeiro centro de inovação do Nordeste especializado em saúde e educação

Pioneirismo, inovação, qualidade e credibilidade sempre foram premissas da Faculdade Pernambucana de Saúde. Com DNA inovador, a FPS chegou ao mercado há 13 anos com uma proposta de educação diferenciada para os padrões da época. Hoje é considerada instituição referência em educação de saúde no Norte-Nordeste.

Juntos, a FPS e o IMIP, um dos maiores complexos hospitalares do Norte-Nordeste, darão agora um importante passo para o futuro com o lançamento de um Centro de Inovação dedicado ao incentivo do empreendedorismo voltado para transformar a saúde e educação. O Centro tem o objetivo de conectar, formar e inspirar startups, pesquisadores, profissionais de saúde e de educação, estudantes, empreendedores e inventores a desenvolverem novos produtos, tecnologias, soluções e serviços que possam trazer impactos no desenvolvimento educacional e nos tratamentos de saúde. Como resultado, a melhoria da qualidade de vida do ser humano e a evolução contínua da prestação de serviços da FPS e do IMIP para a sociedade.

“A FPS e o IMIP sempre foram instituições preocupadas em permanecer atualizadas. Por isso, estudamos sempre formas de manter nossos serviços modernizados. Agora, é a hora de construirmos um legado concreto de benefícios para a sociedade”, explica Carlos Figueira, diretor acadêmico da FPS.

O Centro de Inovação funcionará em Recife e contará com uma estrutura voltada para estimular, agilizar e favorecer o ambiente de inovação e o desenvolvimento de novos negócios, além de um espaço de coworking que será aberto ao público. O complexo ainda contará com uma Clínica Escola nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e psicologia e um moderno Centro de Simulação Realística capaz de simular atividades clínicas que os estudantes e profissionais poderão vivenciar nos cenários de prática da saúde.

Inovação tecnológica

O Centro de Inovação fomentará o empreendedorismo por meio de seus programas de pré-aceleração e incubação para startups em estágio inicial, e aceleração para startups mais maduras. Além de promover eventos e treinamentos que abrangerão todo o país. As startups incubadas no Centro contarão com serviços de assessoria e mentorias em diversas áreas, escritórios, salas de reuniões e auditório. 

Também terão acesso ao know-how dos profissionais e pesquisadores do IMIP e da FPS para solucionarem problemas e desafios, desenvolver, prototipar e validar seus produtos, o que possibilitará uma rica troca de experiências com profissionais da saúde, da educação e pacientes. Ter um ambiente voltado para essa área específica é propício para que aconteçam novas parcerias e geração de negócios.

Gilliatt Falbo, presidente do IMIP e coordenador acadêmico da FPS, é entusiasta da tecnologia aplicada na saúde e educação. “A inteligência artificial, a engenharia genética, a realidade aumentada, a robótica, entre outros avanços tecnológicos, vão impactar profundamente as práticas de saúde, na qualidade de vida e nos costumes e hábitos da sociedade num futuro bastante próximo. E estamos nos preparando para isso” comenta.

As primeiras atividades foram iniciadas e, neste mês de julho, a FPS lançará um processo seletivo para startups que trabalhem com soluções nas áreas de saúde e educação possam prototipar e validar seus negócios utilizando os campos de prática do IMIP e da própria FPS.




Aumento dos casos de Leptospirose preocupa médicos

Um aumento de 25% no número de casos notificados de leptospirose no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017 está deixando médicos e unidades de saúde em estado de alerta. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), até 9 de junho deste ano foram notificados 435 casos da doença no estado, contra 348 no mesmo período do ano passado. Em 2017, 24 pessoas morreram por causa da leptospirose. Em 2018, até agora, 4 óbitos foram confirmados.

A doença é transmitida pela urina de ratos contaminados pela bactéria Leptospira, presente em esgotos, bueiros e lixo, misturada à água das chuvas e à lama de enchentes. O contato com a água contaminada pode provocar sintomas como febre, fadiga e dor muscular, que muito se assemelham aos da gripe e da dengue. “A pessoa tem febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na batata da perna, podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Urina escura, cor de sangue e olhos alaranjados além de manchas de sangue na pele e sangramentos, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte”, explicou o coordenador de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes (HMA), Fábio Queiroga.

De janeiro a junho deste ano, o HMA registrou 38 notificações da doença. Maio foi o mês com mais sorologias positivadas para leptospirose, com 11 notificações e, desses, 7 resultados reagentes. Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NEPI/HMA), o motivo foi a chuva, que aumentou o risco de exposição e contaminação da doença.

Dr. Fábio alerta que é muito importante procurar as unidades de saúde se você teve contato com água das chuvas e for constatado algum dos sintomas previstos. “Não se deve fazer automedicação, pois a doença pode se agravar de forma muito rápida”. A demora no diagnóstico pode agravar a doença, levando até ao óbito. Os casos mais leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam de internação. O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.

Com informações da jornalista Iana Gouveia


Férias no Caruaru Shopping

Diversão não vai faltar no Caruaru Shopping para a garotada que está de férias. Até o dia 4 de agosto, o centro de compras e convivência estará oferecendo uma vasta programação, que inclui pinturas no rosto, jogos, oficinas gourmet, shows infantis e muito mais.

Durante o período, um lounge estará funcionando próximo à agência de viagens, com pinturas no rosto, maquiagem infantil, fantasias e acessórios de super-heróis e princesas. “Será uma ótima oportunidade para que a criançada possa se fantasiar e tirar fotos”, afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping. Diversos jogos infantis também podem ser encontrados no espaço, que funcionará das 13h às 20h.

Além do lounge, outras atividade nos fins de semana farão a alegria da garotada. Neste domingo, dia 8, por exemplo, haverá a apresentação da banda infantil Super Kids, em frente à Praça de Alimentação Gourmet, a partir das 16h. Nos dias 14, 21 e 28 de julho haverá o Mini Chef, com oficinas gourmet infantil de pizza, frutas no palito, docinho de leite ninho, sanduíches, mini-hambúrguer, cupcake, entre outros. No dia 22 de julho serão realizados pockets shows com princesas e super-heróis.

Já no dia 29 de julho, das 12h às 20h, um grande encontro de quadrinistas, desenhistas e cosplays promete momentos de muita diversão. A programação completa das atividades pode ser conferida no site www.caruarushopping.com


O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.

Compesa inicia testes para colocar água do Rio São Francisco no Agreste Pernambucano

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou a fase de testes com água, no Sistema Adutor do Moxotó. O empreendimento será a primeira ligação do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com a região Agreste. A previsão é que no final deste mês, seja iniciada a pré-operação da adutora, com 70 quilômetros de extensão, da captação da água da Transposição na Barragem do Moxotó, localizada no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Arcoverde. 

A expectativa da Companhia é chegar com a água do Rio São Francisco até Arcoverde, até o final de julho, e já começar a testar o trecho até Tacaimbó, pela Adutora do Agreste. 

No mês de agosto as águas do Velho Chico deverão chegar até São Caetano, depois de ter atendido Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó. “A obra da Adutora do Moxotó foi a alternativa técnica encontrada pelo Governo Paulo Câmara para antecipar a chegada da água da Transposição para a região do Agreste, e a obra só será interrompida se o Governo Federal não mandar os R$ 68 milhões que estão pactuados”, pontua Roberto Tavares.

Imprensa Compesa

Tryp Pernambuco terá late check out free nos domingos de julho

O primeiro semestre escolar terminou. Com as férias de julho, muitos pais de crianças e adolescentes organizam a programação para os filhos nesse período do ano, pessoas de outras cidades e estados também se preparam para viajar e curtir várias opções de lazer e entretenimento. Para aproveitar essa demanda, o Tryp Pernambuco, em Barra de Jangada, ampliou seu late check out free para até 16h nos domingos de julho, para quem almoçar no novo restaurante do hotel.

Segundo pesquisa realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco, o mês registrou um fluxo de 230.890 hóspedes, enquanto que no mesmo período em 2016 o número foi de 221.907, resultando num crescimento de 4,05%. “Julho, ao lado de dezembro e janeiro, são as melhores épocas do ano para a rede hoteleira. Estamos otimistas para esse período e esperamos grande presença de turistas de todo Brasil, seja curtindo a nossa piscina de borda infinita ou o restaurante com cardápio ítalo-pernambucano”, destacou o gerente geral do hotel, Vinícius Corrêa.

Restaurante - Inaugurado recentemente, o restaurante do Tryp Pernambuco, o primeiro de gestão própria, tem cardápio assinado pela chef Jade Santos. O restaurante funciona de domingo a domingo e é aberto para não hóspedes, inclusive. A grande aposta dela, que tem mais de 13 anos de experiência na área, é o cardápio que mistura pratos italianos e pernambucanos, como canelone de jerimum e carne de sol, pappardelle com ragu de linguiça de bode, penne tricolore ao pesto pernambucano e raviolli de jerimum com queijo coalho.



Criados conselhos de Juventude e de Igualdade Étnico-Racial em Caruaru

Representantes dos povos de religiões de matriz africana, de movimentos sociais de juventude, vereadores e secretários municipais estiveram presentes na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru, nesta quarta-feira (04), para acompanhar a prefeita Raquel Lyra sancionar as leis que instituem os Conselhos de Promoção de Políticas Públicas para a Juventude (Lei 7.785/2018) e de Políticas de Promoção de Igualdade Étnico-Racial (Lei 7.748 / 2018), aprovadas na Câmara Municipal. A assinatura dos documentos pela chefe do poder executivo municipal foi acompanhada com comoção pelos participantes do evento.

“O agradecimento deste momento vai para a luta dos que estão aqui presentes, em especial aos movimentos, e à Câmara de Vereadores que permitiu a aprovação dessas leis. A gente precisa fazer valer o nosso mandato, possibilitando que todos façam parte de uma sociedade mais igualitária, dessa forma, continuaremos trabalhando para que isso seja construído no nosso município”, ressaltou Raquel.

“A nossa constituição garante esse espaço e é muito importante que Caruaru, por meio da senhora prefeita, institucionalize esse espaço de participação da sociedade civil e do poder público, dialogando para que a gente possa enfrentar adequadamente essa mazela que é o racismo em nosso país, começando pelo nosso município”, destacou, em sua fala, a mestra e doutoranda em Educação, Michelle Guerreiro.

O representante da União da Juventude Socialista de Caruaru (UJS), Caio Felix, comentou sobre a importância da criação de um conselho especial para a juventude no município. “O conselho vem como forma de ampliar a participação da juventude, de modo a mostrar que nós estamos antenados com o nosso direito político. É uma grande vitória para o jovem, que por tanto tempo vem lutando por algo tão simples, mas que se torna grandioso, principalmente para os que são negros e de periferia”, pontuou. 

Imprensa Caruaru


Geraldinho Lins canta novos sucessos


Geraldinho Lins está com a agenda cheia de shows para esse mês de julho! E avisa que ainda tem muito forró pela frente. Seus próximos shows são no dia 13, na Sala de Reboco; dia 14, em Pedra; no domingo, dia 15, o forrozeiro estará em Belo Jardim e no Sábado (28), em Riacho das Almas. Geraldinho Lins traz um show de pegada romântica, com os maiores hits das quase três décadas de carreira somados a novos sucessos, como “Reapaixonar”, “Um por de sol de sentimento” e “Tudo que eu queria agora”.

Um mar de diversão nas férias do Shopping Boa Vista

A criançada conta com programação super divertida para as férias no Shopping Boa Vista. Até o dia 12 de agosto ficará montado na praça de eventos, o Mar de Bolinhas. Um espaço caracterizado com um Farol localizado no centro do cenário, medindo 7 metros de comprimento. O Farol é a porta de entrada para os três escorregos principais e para plataforma que dá acesso ao quarto escorrego. O Mar de Bolinhas é um fenômeno de bilheteria e é diversão garantida para os pequenos.

Outras opções de lazer são o Game Station, com games e brinquedos para várias faixas etárias e o cinema Kinoplex, querecebe os maiores sucessos da telona, para divertir a garotada.Entre uma brincadeira e outra ainda dá tempo de fazer um saboroso lanche. Nas duas Praças de Alimentação o que não faltam são opções deliciosas e também saudáveis para o público escolher.

A gerente de Marketing, Tarcia Galvão, explica que os detalhes do evento foram pensados tendo em vista o aumento no fluxo de pessoas nesse período, um público formado especialmente por crianças e adolescentes, que, nesta época, estão em recesso das atividades escolares e querem fazer uma programação com toda a família.

Para participar do Mar de Bolinhas, o valor é de R$ 18 por 15 minutos e R$ 1,00 por minuto adicional. A organização é da Happy Times, empresa que atua no ramo de entretenimento desde 2004, e tem feito a diferença com sua equipe de coordenadores e promotores treinados alegrando e emocionando crianças e adultos

Serviço:

Shopping Boa Vista fica na Rua do Giriquiti, 48 - Boa Vista, Recife-PE.
Funcionamento: Segunda a sábado das 9h às 21h. Domingo das 11h às 19h.
Fone: 81 3423.5666.


Limoeiro alcança pela primeira vez os melhores resultados de sua história da Educação



No momento em que Pernambuco supera os 25 Estados mais o Distrito Federal e comemora a liderança na rede pública de ensino a nível nacional, Limoeiro também festeja a segunda colocação geral no ranking da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe alcançando a 21ª posição em todo o Estado. Os números foram divulgados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo de Pernambuco. 

Considerando os Anos Iniciais, houve um salto de 4,63 para 5,45 no IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) e ficou em 21º dentre as cidades pernambucanas. Ainda neste parâmetro, nos Anos Finais, o avanço foi de 3,88 para 4,63, estatística que a deixou em 24º. Estes são os melhores desempenhos do nosso município no IDEPE, que avalia a educação básica do nosso Estado desde 2008.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Luiz Gonzaga Tavares Júnior, os resultados positivos são consequências do investimento significativo da gestão em um ensino humanizado e, também, da atenção com os estudantes que tinham maiores dificuldades de assimilação do conteúdo em sala de aula. “No ano passado, o prefeito João Luís demandou para a Educação 40% dos recursos arrecadados. Hoje vemos que este esforço valeu muito a pena”, recordou. 

“Na metade do ano letivo de 2017, a pasta teve uma grande preocupação de ouvir todos os técnicos e todos os secretários executivos, onde nós vimos a necessidade da rede de se debruçar sobre os alunos prioritários, aqueles que tinham mais dificuldades de aprender. Para se ter ideia, 1/3 dos estudantes estavam em estado de iminente reprovação. Este projeto de intervenção foi o grande diferencial do nosso trabalho, porque mostrou que o aluno aprovado em Limoeiro teve proeficiência, ou seja, ele passou por média e está aplicando seus conhecimentos no dia-a-dia”, completou.

Luiz Gonzaga ressaltou o mérito dos professores em todo este trabalho. “Sabemos que eles são os grandes responsáveis por esta conquista. Os professores são a base das escolas juntamente com os estudantes. É essa convivência entre professor e aluno que faz a Educação crescer, e hoje o município alcançou seus melhores registros históricos. Também destaco o trabalho dos gestores, que administram este cenário e determinam onde cada profissional vai atuar, papel semelhante, por exemplo, ao do técnico de uma equipe de futebol, que escala os seus jogadores em determinadas áreas do campo”, concluiu.

A gestora governamental da Seplag, Poliana Evas, fez um balanço muito positivo do encontro com os gestores e professores de Limoeiro. “Pelos dados que observamos e apresentamos, vimos que o município de Limoeiro abraçou a política de gestão por resultados com foco no aprendizado do estudante. Ao longo da reunião, pude ver que os números refletem a realidade do município. E saio daqui com o sentimento de que o município vai continuar nesse ritmo de crescimento do aprendizado do estudante para que sejam formados cidadãos mais críticos”, afirmou a servidora, que também atua no Pacto pela Educação em Pernambuco.

A didática adotada e apresentada pelos educadores recebeu elogios de Poliana. “É uma estratégia que funciona muito bem. É o foco no processo, no dia-a-dia das escolas e nos resultados das avaliações internas. A partir disso, são identificados os estudantes com maiores dificuldades e existe uma intervenção ao longo do ano. A pedagogia do projeto consiste em avaliar o interesse do estudante e a realidade que ele vivencia e em transformar tudo isso em matérias associadas aos componentes curriculares. Os professores devem ter a visão e a maturidade de mostrar aos alunos o que há em comum entre os interesses deles e as disciplinas das escolas, para despertarem neles o desejo pelo aprendizado. A gente sabe que o interesse por aprender não existe se não houver um propósito no ensino”, destacou ressaltando que a troca de aprendizado entre os professores e a combinação do fazer pedagógico estão funcionando nas escolas do Estado que têm implementado planejamento e projetos em conjunto.

Imprensa Limoeiro




Balanço do São João de Caruaru

Com o anúncio de cinco atrações do São João de 2019, Caruaru dá mais uma mostra de planejamento e organização. Cinco âncoras da programação do Parque de Eventos foram anunciadas: Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Gustavo Mioto, Dj Alok e Léo Santana, bem como a ampliação do São João na Roça de dez para 14 polos. Além disso, a data dos festejos já foi divulgada: de 1º a 30 de junho.

Este ano, a festa teve 30 dias de programação em 22 polos espalhados pela zona urbana e rural, com 510 apresentações. O público na cidade superou os 2,5 milhões de visitantes. Foram gerados mais de 6 mil empregos diretos e indiretos e injetados cerca de R$ 200 milhões na economia. As origens e a tradições juninas como as comidas gigantes, o concurso de quadrilhas e a cidade cenográfica se juntaram a uma novidade implantada pela atual gestão, o São João na Roça, que teve seus polos ampliados de quatro para dez, levando a festa com infraestrutura para a zona rural do município. 

No Pátio do Forró, organização, segurança e diversidade. Atrações de peso fizeram com que a média de público fosse uma das mais altas da última década. A verdadeira multidão que participou dos festejos pôde constatar a atuação do Centro Integrado e Monitoramento e Gestão de Eventos (Cimge), que, se no ano passado registrou uma redução de 38% nos índices de violência, em 2018 conseguiu baixar o índice para 64% em relação a 2017.

Foram 1461 atendimentos no Centro, sendo 43 deles por videomonitoramento. Este ano, nenhuma ocorrência grave foi registrada. Para garantir o ir e vir dos milhões de visitantes, a Destra montou uma operação que totalizou 2502 autuações. Nos dias de shows, 179 remoções foram realizadas.

A atenção à saúde também esteve presente. Além dos atendimentos, que alcançaram a marca de 880 durante todos os dias de festa, campanhas educativas como as de prevenção às DST’s, com distribuição de preservativos, e do abuso do álcool foram realizadas. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também esteve presente com ações de acolhimento de crianças com direitos violados ou em situação de risco, arraial com mais de mil idosos de 11 cidades, além da realização do evento religioso Fogueira de Xangô. 

Vale ressaltar todo o trabalho realizado com relação à acessibilidade: o camarote destinado a pessoas com necessidades especiais recebeu mais de 560 convidados e, ainda, a Estação Ferroviária foi adaptada com obras físicas que garantiram o acesso de todos. Nesse quesito, as apresentações também foram inclusivas, com tradução de libras em todas as noites de shows no Parque de Eventos. O público LGBT também foi contemplado, com a 4ª Intervenção Cultural LGBT.

A ações pelas mulheres também tiveram destaque este ano. A Feira da Mulher Empreendedora, montada na Estação Ferroviária, contou com a exposição de 50 microempreendedoras. Além disso, duas noites foram dedicadas à força feminina. 

No Polo Azulão, dia 24 de junho, quatro caruaruenses mostraram o empoderamento feminino e, no dia 29, no Polo das Quadrilhas, foi realizada a Noite Junina Feminina, com a apresentação de 29 artistas mulheres. Mais de 1400 atendimentos foram prestados na Casa da Mulher, na Estação Ferroviária, e no Espaço Mulher, localizado no Centro de Operações Integradas (COI).

"O São João é uma oportunidade de reunir e mostrar toda a riqueza cultural, de serviços e produtos que Caruaru tem durante o ano inteiro. Nós nos planejamos para que o visitante que vem em junho consiga, dentro da grande festa, perceber o cuidado que temos para que tudo funcione e o carinho que temos pelas pessoas e por essa cidade", destaca Raquel Lyra, prefeita de Caruaru. 

São João de Caruaru 2018 em números:

Cultura
22 polos
510 apresentações – música, dança, teatro, poesia, artesanato, artes plásticas, cinema, cultura popular
394 artistas/grupos de Caruaru (77%)
370 artistas/grupos contratados pelo edital (72%)

Secretaria de Ordem Pública (SECOP)
Sistema CIMGE (atendimentos) – 1.461
Atendimentos por videomonitoramento – 43

Mobilidade (DESTRA)
Número de autuações - 2502
Número de remoções - 179

Saúde
Total de atendimentos - 880
Desse total, por uso excessivo de álcool - 294

Vigilância Sanitária
Número de itens apreendidos - 864

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH)
Crianças e adolescentes identificados com pulseiras - 6.554
Crianças acolhidas nos espaços de proteção – 279
Crianças e adolescentes identificadas em situação de risco, violência e/ou violação de direitos – 692

Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM)
Atendimentos na Casa da Mulher na Estação Ferroviária/ Espaço Mulher
no COI – 1465
Atendimentos relacionados à violência contra a mulher - 17

Conselho Tutelar
Total de atendimentos – 203

Procon
Fiscalizações – 437

Ouvidoria
Divulgação de informativo sobre os serviços do órgão

Juizado do Forró
Atendimentos - 30 audiências 

Imprensa Caruaru



Lula pode ser solto ainda hoje

Em decisão divulgada neste domingo (8), o desembargador federal Rogério Favreto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, decidiu conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde 7 de abril deste ano em Curitiba. Lula foi condenado na Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O despacho determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula.

"Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente", diz trecho da decisão.

Portal G1



SCHIN é reconhecida como marca de alto renome pelo INPI

O Grupo HEINEKEN no Brasil, fabricante global de cervejas e um dos maiores players no mercado brasileiro de bebidas alcóolicas e não alcóolicas, obteve o reconhecimento do status de “Alto Renome” da marca SCHIN pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

Para que sua marca fosse reconhecida como sendo de Alto Renome, foi necessário que Grupo HEINEKEN no Brasil comprovasse que sua marca SCHIN é, não só conhecida e apreciada pelos consumidores em todo o território nacional, mas que também traz consigo os atributos de qualidade, reputação e prestígio associados aos produtos oferecidos. 

A proteção especial conferida à marca SCHIN proíbe o uso e o registro de marca idêntica ou semelhante por outras empresas não só com relação a bebidas, mas também para produtos e serviços pertencentes a outros segmentos, de acordo com o artigo 125 da Lei da Propriedade Industrial. Assim, durante os próximos 10 anos (prazo de duração da proteção), não será permitido o registro de marcas idênticas ou similares a SCHIN em todos os ramos de atividade.

Dentre as marcas que também obtiveram tal reconhecimento pelo INPI, destacam-se FUSCA, BARBIE, HAVAIANAS, FABER-CASTELL, DANONINHO, BAUDUCCO, IBOPE, PAÇOQUITA, TIGRE e NIKE. 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil 

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 fábricas localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Blumenau (SC), Campos de Jordão (SP), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Manaus (AM), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Kaiser, Bavaria, Bavaria 0,0%, Xingu, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, Schin 0,0%, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn e Glacial. O portfólio de não alcoólicos inclui refrigerantes, sucos, energético e água como Água Schin, Itubaína, K Energy Drink, Schin Tônica, Skinka e Viva Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa, a segunda em termos de rentabilidade e a terceira em volume. A HEINEKEN opera 170 cervejarias em mais de 70 países.



Olinda define instalação de três delegacias especializadas

Mais presença policial aportando em Olinda. A partir do próximo mês de agosto, a Secretaria de Defesa Social, em parceria com a Prefeitura da Cidade, vai instalar três delegacias especializadas na Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, ampliando o atendimento e a segurança para a população. A localidade também vai receber a nova Diretoria de Homicídios da Região Metropolitana, reforçando as áreas de inteligência e investigação.

A medida foi definida após encontro no Palácio dos Governadores, sede do poder executivo municipal. O prefeito Professor Lupércio viabilizou a proposta e indicou um dos imóveis do CAIC, localizado em uma região estratégica e de fácil acesso. A gestão vai executar reformas estruturais, após a devida análise da equipe de engenharia. Na mesma tarde, foi realizada uma visita de inspeção, identificando todas as demandas necessárias. Após a instalação, as delegacias terão operação diária, atendendo também as demandas de bairros vizinhos. 

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Cel. Pereira Neto, a implantação faz parte dos esforços para manutenção do clima de paz na cidade, que já vem apresentando números positivos. A reunião contou, ainda, com a presença dos delegados João Leonardo e Ricardo Macário, além do secretário-executivo de Planejamento, Ricardo Meireles e o secretário-executivo de Segurança Urbana, Guilherme Cabral.

Imprensa Olinda


1º Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte

A pacata e aconchegante cidade de Taquaritinga do Norte será roteiro certo para os amantes do café, boa música, e cultura entre os dias 19 e 22 de julho, com a realização do 1º Festival Cultural do Café.

O evento vem resgatar e valorizar a cultura do café, muito rica na cidade, que já foi coroada como tendo um dos melhores cafés do País. Seu tipo é o café arábica sombreado, cultivado as sombra das árvores. O mesmo é 100% orgânico, só recebe adubação natural e é exportado para vários Países, pois é o único do país que serve para utilização em qualquer tipo de bebida feita a base de café, porque tem o gosto achocolatado.

Durante o evento, a cidade se transformará em um grande multiculturalismo no interior do estado, com cinco polos de animação que reunirá grupos de cultura popular de cortejos, renomados artistas musicais do Forró, MPB e ritmos da cultura pernambucana, bem como, oficinas de formação, exposições e um considerável aquecimento da economia com a geração de empregos e fortalecimento do turismo.

Confira a programação completa:

Quinta - feira – 19 de julho
- Polo Literário (Câmara dos Vereadores)
16h – Lançamento de Livro

- Polo Arte e Poesia
17h - Teatro de Mamulengos
18h – Cantoria de Violeiros

- Polo Teatro do SESC (Altar da Pátria)
18h – Grupo Cultural Siriri do Horizonte Alegre – (Cidade de Pedra)
- Quadrilha Junina (Cidade de Pedra)
- Sarau Estudantil (Apresentações Culturais)
- Show com Alexandre Revoredo

- Polo Café no Coreto (Cafeteria)
Estandes com artesanato (todos os dias do Festival)


Sexta – feira – 20 de julho
- Polo Literário (Câmara dos vereadores)
16h – Lançamento de Livro - Isabele Moreira

- Polo Arte e Poesia
17h – Oficina de Teatro e apresentações

- Polo Teatro do SESC
18h – Grupo 2 em cena – Peça Teatral Sol lá no Picadeiro
- Quadrilha Junina (cidade de Sanharó)
- Grupo de Xaxado Cabras de Lampião (foto abaixo)
- Show com Socorro e Mazé

- Polo Principal
22h – Trio Nordestino
- Santana o Cantador
- Fulô de Mandacaru

Sábado – 21 de julho

9h – Caminhada ecológica
16h- Cortejo Multicultural pelas principais ruas da cidade

- Polo Literário (Câmara dos vereadores)
16h – Lançamento de Livro – Geraldo Freire

- Polo Arte e Poesia
18h – Contação de estórias – Arly Arnold
- Monologo (Peça Teatral)

- Polo Teatro do SESC
18h – Peça Teatral - Sonhos do Palhaço Nuneca
- Show com Vertim Moura
- Desfile de Moda
- Show com Lara Sales (cantores de rádio)

- Polo Principal

22h – O Disco (Tributo a Banda Roupa Nova)
- Adilson Ramos

Domingo – 22 de julho

- Polo Principal
14h – Orquestra de Frevo
- Show Viva Pernambuco (André Rio, Luciano Magno, Cezinha do Acordeon, Carla Rio)
- Benil

Com informações do jornalista Henrique Figueiroa


Balanço do São João de Arcoverde

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, divulgou os dados do balanço do São João 2018 no município. De acordo com a apresentação, a cidade contou, de 22 a 30 de junho, com a presença de aproximadamente 500 mil pessoas, entre nativos (que saem de suas residências para participar efetivamente dos eventos), visitantes, excursionistas e turistas.

Nos dez polos de animação, estrategicamente espalhados pela cidade, mais de 150 atrações artísticas e culturais, entre shows, cortejos e outras ações oferecidas gratuitamente, foram realizadas. “Apesar da crise nacional, promovemos com muito esforço e vários parceiros um ciclo junino marcado por muita animação e segurança, garantindo retorno econômico para diversos setores de desenvolvimento da cidade e também da população”, enfatizou a prefeita. Vários setores estiveram compuseram o Comitê Gestor de Eventos da cidade e estiveram envolvidos na realização do evento:

Mulher - Durante o ciclo junino, a Coordenadoria da Mulher trabalhou com o tema ‘Na Capital do São João não tem Lugar para Valentão – Campanha São João 2018 de Arcoverde sem Machismo’. Foram distribuídas 800 minicartilhas Maria da Penha e dois mil panfletos, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco. Na Casa Maria da Penha foram registrados 1.658 visitantes diretos e indiretos, além de 11 denúncias. 

Entre os visitantes, 72% eram mulheres e 28% homens. Enquanto as mulheres visitantes eram da faixa etária dos 12 aos 78 anos, os homens eram dos 20 aos 75 anos, procedentes de Arcoverde, Buíque, Pesqueira, Caruaru, Recife, Alagoas, Paraíba, Bahia, Piauí, Brasília, Santa Catarina e Portugal. Arcoverde também foi a primeira a realizar uma Caminhada de Mulheres Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A Casa Maria da Penha está na segunda edição. O fluxo deste ano aumentou em 58% com uma participação significativa de homens em relação ao São João 2017.

Trânsito - Uma equipe formada pelo Batalhão de Trânsito, Secretaria de Saúde de Pernambuco e o Detran trabalhou durante as festas juninas de Arcoverde para fazer cumprir a Lei Seca. Foram realizadas 359 abordagens, sendo 28 de pessoas que se recusaram a fazer o teste de alcoolemia; duas estavam alcoolizadas, mas não houve crimes. Entre as pessoas abordadas, 36 pessoas estavam sem a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, 15 sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV. Também foram feitas 17 remoções e 138 motoristas foram multados. Não foram encontradas armas, veículos roubados, drogas, não houve desacatos, nem desobediência.

Economia - Durante o mês de junho, estima-se que foram gerados mais de R$ 30 milhões na economia local, com o aquecimento na movimentação da rede hoteleira e extra-hoteleira, nos equipamentos de gastronomia, comércio, na rede de prestação de serviços em geral e em toda a infraestrutura de apoio ao turismo existente na cidade. A geração de emprego chegou a mais de três mil empregos diretos e indiretos.

Turismo - Considerando os equipamentos cadastrados na Secretaria de Turismo de Arcoverde e segundo levantamento realizado, a taxa de ocupação da rede hoteleira e extra-hoteleira atingiu 100% de ocupação entre os dias 22 e 24 de junho. De 25 a 27, o índice foi de 70% e subiu para 90% entre 28 e 20 do mês. Além desses, levantamentos extraoficiais apontam que mais de 300 imóveis foram locados por vários períodos dentro do período geral da festa, entre 22 e 30 de junho.

Comércio - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arcoverde, empenhada em oferecer um excelente trabalho, fomentou apoio aos vendedores temporários, desde o período de inscrições, passando pela realização de reuniões para orientações e fiscalização. Foram mais de 100 pontos de venda divididos nas áreas de alimentação, bebidas, artesanatos, fogos, entre outro, além de vendedores temporários de outras cidades, o que demonstra a pujança do evento.

Segurança – A Prefeitura teve o apoio das Polícias Militar, Civil, Científica, Bombeiros e do Conselho Tutelar, que contaram com efetivos de quase 200 pessoas trabalhando diariamente durante todo o evento. A Polícia Científica contou com um efetivo diário de cinco pessoas e, ao todo foram feitos 12 atendimentos divididos entre perícia em drogas e exames traumatológicos em custodiados. O Corpo de Bombeiros contou com dez profissionais por dia e durante o período eles fizeram 36 atendimentos divididos entre mal súbito, quedas, agressões físicas e ferimentos. 

O Conselho Tutelar atuou com cinco pessoas trabalhando por dia e eles fizeram 49 atendimentos, divididos entre bebida, trabalho infantil, droga e mendicância. A segurança da festa tinha também 16 câmaras que transmitiam imagens para um vídeo de monitoramento no Posto de Comando que funcionou em um ônibus fornecido pela Secretaria de Defesa Social. De 22 a 30, no Hospital Regional de Arcoverde não registrou ocorrências relativas ao São João.

Estrutura - A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente foi responsável pela montagem, limpeza e manutenção dos polos e montou uma equipe de 35 trabalhadores. Diariamente 25 funcionários limpavam, capinavam, retiravam todo o lixo e faziam a manutenção dos polos de animação.

Acessibilidade - Um total de 265 pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e seus respectivos acompanhantes foram recebidas neste Espaço que funcionou no frontstage. Entre as mobilidades reduzidas havia gestantes, idosos e obesos. E no caso de deficientes, casos de paralisia cerebral, deficiente visual, cadeirantes, deficiente intelectual, cognitiva, entre outros. O Programa Atenção Redobrada, que funcionou no Espaço Novo Tempo instalado na Secretaria de Assistência Social, teve em média 30 atendimentos por dia. Foram recebidas crianças de sete meses até 13 anos de idade.

Cultura - A versão 2018 do ciclo junino contou com o tema “Pífano é Arte, Pífano é Emoção... Em 2018 o Som do Pífano faz a Festa da Capital do São João”, em homenagem a Banda de Pífanos Santa Luzia. Foram dez Polos de animação, que tiveram 144 atrações: Polo das Artes com 33; Pé de Serra com15; Raízes do Coco (Alto Do Cruzeiro) com 22; Rubens Pastor (Multimusical) com 13; Poesia (Budega Da Poesia) com 15; Estação da Cultura com 07; Multicultural com 25 e o II Festival de Quadrilhas Juninas Capital do São João, que trouxe 14 juninas participantes. 

Além dessas atrações, foram realizados cortejos na cidade, aumentando o número de artistas presentes na festa. Neste ano, o percentual de participação de atrações locais em relação ao total atingiu 80, já que, do total, apenas 25 eram de fora de Arcoverde.



Mulheres corpo afora

A exposição fotográfica Mulheres: Corpo Afora é resultado do trabalho de conclusão de curso de publicidade e propaganda da UFPE, por Kaísa Andrade e orientado por Fernanda Capibaribe. O projeto propõe a visibilidade de corpos de mulheres fora do padrão, subvertendo, por meio do olhar feminino, a forma como eles são comumente retratados: estereotipados, seguindo uma lógica sexista, racista, gordofóbica, que violenta essas identidades. As imagens abrem um questionamento crítico sobre a objetificação dos corpos femininos, promovendo a diversidade sob a perspectiva da temática do empoderamento da mulher. 

Serviço:

Apoio: Maria Bonita Beer e Centro Cultural Correios
Disponível do dia 5 de julho a 20 de setembro
Local: Sala 2 do 1º Pavimento do Centro Cultural Correios
Visitação: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada franca


Durante as férias, consumidor pode pedir suspensão temporária de serviços

O mês de julho é um dos meses escolhidos pela maioria das pessoas para tirar férias, já que acabam casando com as férias escolares. O que o consumidor não sabe é que alguns serviços, como telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, fornecimento de água e energia elétrica, entrega de revistas e jornais e internet, podem ser suspensos temporariamente e evitar gastos desnecessários.

Pedir a suspensão do fornecimento destes e outros serviços é um direito do consumidor. Para isso, é preciso enviar uma solicitação para a empresa prestadora, de preferência uma correspondência com aviso de recebimento, para evitar contestações futuras.

No caso da telefonia (fixa e móvel) e TV paga, as normas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelecem que, após a notificação do consumidor, a empresa tem 24 horas para atender o pedido, mas, para isso, é preciso estar com as contas em dia. A suspensão do serviço só pode ser feita uma vez a cada 12 meses por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias.

O corte temporário de serviços essenciais, como água, luz e gás é cobrado do cliente, dependendo da empresa fornecedora – por isso é importante ler o contrato para tirar as dúvidas. Já para internet banda larga, após a solicitação do consumidor, o cancelamento é automático. Academia e entrega de jornais e revistas também podem ser suspensos durante as férias. Nesses casos, a dica é negociar um desconto direto com a empresa para esse período.

Imprensa Procon PE



Historiador afirma que Jesus usava óleo de cannabis para fazer os milagres

Um estudo da autoria do historiador e jornalista David Bienenstock revela que Jesus Cristo usava óleos de canabis para fazer curas medicinais aos cristãos. Para o catedrático, o uso da substância poderá explicar os 'milagres' atribuídos a Jesus. 

David Bienenstock estima que a canabis estava amplamente disponível em todo o Médio Oriente há dois mil anos e pode ter sido usada para tratamento de doentes. O controverso historiador sustentou em declarações ao jornal The Daily Star a existência de registos históricos que mostram a presença do ingrediente 'kaneh-bosem', contido nos óleos sagrados da unção usados pela Igreja, era um extrato de canabis. 

Bienenstock sugere que "eles [os profetas] saberiam como cultivar a canabis e explorar as suas propriedades medicinais. "O próprio Jesus Cristo foi ungido e essa unção envolveu o uso de óleo de canabis ", acrescentou. Os especialistas concordam que a aceitação dessa teoria poderia ajudar a promover o uso controverso do medicamento no tratamento de várias doenças. 

Outro especialista na matéria citado pelo mesmo diário, o escritor Chris Bennett, defende que há registos arqueológicos que sustentam a teoria de Bienenstock. Os sábios no assunto da religião apontam para uma receita de óleo de canabis no Êxodo 30: 22-25: "Tome também para si o mais fino dos temperos: de mirra flutuante quinhentos siclos [unidade de peso usada no Oriente], e de canela aromática a metade, duzentos e cinquenta, e de cana-de-cheiro duzentos e cinquenta… Este será um óleo sagrado da unção". 

CM Jornal (Portugal)


#ThaiCaveRescue Já são seis o número de jovens resgatados

A operação de resgate dos 12 meninos tailandeses e de seu monitor começou neste domingo, e seis deles deixaram a caverna já nas primeiras horas da operação, segundo a agência Reuters. Às dez da manhã deste domingo na Tailândia (23h de sábado em Brasília), 13 mergulhadores internacionais e 5 tailandeses começaram o trajeto para retirar o grupo da caverna de Tham Luang, no norte do país asiático, em uma viagem prevista para durar pelo menos dez horas. A expectativa de que o primeiro resgatado emergisse em torno das 21h locais, anunciada pelo coordenador do resgate, Narongsak Osottanakorn, se confirmou.

“Chegou o dia D. Os meninos estão mais do que preparados, física e mentalmente. Estão decididos (a sair) e sabem como vai se desenrolar a retirada. Todos vão voltar para casa conosco, não importa o que tenham de enfrentar”, afirmou Narongsak, também governador da província de Chiang Rai, no início de uma entrevista coletiva. As famílias foram informadas e deram seu consentimento.

As condições eram as melhores possíveis. Depois de uma semana de trabalhos intensos, e de constante aumento do número de máquinas de bombeamento, conseguiu-se extrair água suficiente para que as crianças possam fazer a pé a maior parte do trajeto. Essa era a principal preocupação em um túnel de quase quatro quilômetros entre o ponto onde se encontravam os treze e a entrada da caverna, extremamente estreito em um trecho. Nesse túnel morreu sexta-feira um dos mergulhadores voluntários. É um trajeto perigoso para homens adultos, em forma e experientes. Muito mais para garotos entre 11 e 16 anos que até segunda-feira tinham ficado nove dias sem comer e que, embora tenham recebido aulas intensivas nos últimos dias, não sabiam nadar quando começou sua odisseia.

Com informações do El País

Grupos contrários à vacinação avançam no País e preocupam Ministério da Saúde

Embora o Brasil tenha um dos mais reconhecidos programas públicos de vacinação do mundo, com os principais imunizantes disponíveis a todos gratuitamente, vêm ganhando força no País grupos que se recusam a vacinar os filhos ou a si próprios. Esses movimentos estão sendo apontados como um dos principais fatores responsáveis por um recente surto de sarampo na Europa, onde mais de 7 mil pessoas já foram contaminadas. No Brasil, os grupos são impulsionados por meio de páginas temáticas no Facebook que divulgam, sem base científica, supostos efeitos colaterais das vacinas.

O avanço desses movimentos já preocupa o Ministério da Saúde, que observa queda no índice de cobertura de alguns imunizantes oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, por exemplo, a cobertura da segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, teve adesão de apenas 76,7% do público-alvo.

“Isso preocupa e causa um alerta para nós porque são doenças imunopreveníveis, que podem voltar a circular se a cobertura vacinal cair, principalmente em um contexto em que temos muitos deslocamentos entre diferentes países”, diz João Paulo Toledo, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, que ressalta que todas as vacinas oferecidas no País são seguras.

A disseminação de informações contra as vacinas ocorre principalmente em grupos de pais nas redes sociais. O Estado encontrou no Facebook cinco deles, reunindo mais de 13,2 mil pessoas. Nesses espaços, os pais compartilham notícias publicadas em blogs, a maioria de outros países e em inglês, sobre as supostas reações às vacinas – por exemplo, relacionando-as ao autismo.

Os pais também trocam informações para não serem denunciados, como não informar aos pediatras sobre a decisão de não vacinar os filhos, e estratégias que eles acreditam que garantiram imunização das crianças de forma alternativa, com óleos, homeopatia e alimentos. 

Exemplos -  A doula Gerusa Werner Monzo, de 33 anos, participa de um desses grupos. Ela afirma que há anos começou a ler sobre as vacinas e, por isso, sempre foi contrária a imunizar os filhos, hoje com 6 e 9 anos. “Tomaram as que são dadas nos primeiros meses de vida porque fui obrigada, mas não foram todas. O caçula, por exemplo, não tomou reforços da tríplice viral e a da poliomielite”, disse. Gerusa diz ser contra vacinar seus filhos por achar a imunização desnecessária em crianças saudáveis e por medo de possíveis reações.

“Meus meninos nunca tomaram vacinas como a da gripe ou febre amarela, mas são mais saudáveis que muitas crianças porque têm boa alimentação, fazem tratamento com homeopatia. As vacinas atrapalham essa imunização natural que desenvolveram.”

Ela conta, no entanto, que os dois já tiveram catapora – doença que pode ser evitada com a vacina tetra viral.

A designer Fátima (nome fictício), de 39 anos, é mãe de um menino de 3 anos que só foi vacinado, pelo calendário oficial, até os 15 meses. Ela pediu para não ser identificada, por medo de ser denunciada e porque o pai do menino não sabe que o filho não tomou todas as vacinas.

“Quando ele tinha quatro meses, tomou as vacinas tetravalente e rotavírus e dias depois seu comportamento mudou, ficou agitado, não conseguia comer, teve alergia por todo o corpo. Na época, eu não entendia o que tinha acontecido, mas, depois de conhecer os grupos que falam sobre as verdadeiras reações das vacinas, tenho certeza de que foi uma consequência delas.” 

Foi depois de entrar nos grupos que ela decidiu não dar as vacinas seguintes no menino, mesmo sem ter o apoio de familiares e do pediatra. “Não comento com ninguém sobre isso, nem com o meu marido, só a minha mãe sabe que eu parei de dar as vacinas. Não vou dizer nada para o médico nem na escola para evitar qualquer problema. Essa é uma decisão minha e sei que estou cuidando bem do meu filho de outra forma, com uma alimentação saudável e tratamento homeopático”, disse.

Risco - Especialistas ressaltam que a decisão de Fátima, Gerusa e de outros pais contrários à vacinação não traz consequências apenas individuais: a queda na cobertura vacinal pode causar problemas de saúde pública. “Imagine se 5% da população deixar de tomar a vacina a cada ano. Isso forma um nicho de pessoas suscetíveis a doenças que, caso contaminadas, podem infectar mais gente”, alerta Guido Carlos Levi, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Estadão (SP)



Dois meninos tailandeses são resgatados de caverna

Ao menos dois dos doze meninos presos há duas semanas em uma caverna alagadiça na Tailândia junto com seu treinador de futebol foram resgatados neste domingo, informaram autoridades locais.

“Duas crianças estão bem. Elas foram encaminhadas para o hospital de campanha montado perto da caverna para passarem por exames”, disseram membros da equipe de resgate. 

A operação de resgate dos 12 meninos e seu técnico presos em uma caverna inundada na Tailândia está em andamento. 

​A ação teve início às 10h da manhã (horário local) e tem previsão de durar de três a quatro dias a partir de hoje. 

A única maneira de retirar o grupo de lá é navegando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu.

Especialistas no trabalho em cavernas consideram a operação como a última saída para o resgate, especialmente com pessoas não treinadas como os meninos. O caminho é particularmente complicado devido a passagens estreitas, cheias de curvas e inundadas. 

Mas os líderes da equipe de resgate afirmam que as condições favoráveis, com tempo menos instável e nível das águas diminuindo, não deve durar. 

Tempestades são esperadas para os próximos dias e, além disso, a queda dos níveis de oxigênio dentro da caverna também preocupa a equipe de resgate. 

Neste sábado (7), autoridades haviam anunciado que a melhor janela para começar a operação de resgate seria em três ou quatro dias, apesar de chuvas.

Para conseguir chegar até o fim do caminho, os meninos receberam aulas de mergulho e serão acompanhados, cada um, por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local.

Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento. 

Dezenas de mergulhadores chegaram à caverna de Tham Luang na manhã de domingo, e as autoridades montaram lonas bloqueando a área de operação.

Na noite deste sábado (8), jornalistas e familiares precisaram deixar a área ao redor da entrada da caverna e, segundo o jornal britânico The Guardian, a medida aconteceu para facilitar a operação de resgate.

CHUVAS PESADAS

Ainda segundo o The Guardian, uma chuva pesada aconteceu na manhã deste domingo (8). O tempo, entretanto, melhorou logo em seguida. 

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, de 25 anos, ficaram presos no dia 23 de junho, quando foram visitar o local depois de um treino de futebol. Uma chuva forte começou e a água subiu no complexo de cavernas, bloqueando a saída. 

Com isso, acabaram presos em uma área remota, que só pode ser acessada por mergulhadores.

A Tailândia está entrando na temporada de chuvas das monções, que pode durar cerca de quatro meses. Inicialmente, chegou a se cogitar que os garotos esperassem dentro do local até que as monções chegassem ao fim. 

Folha SP com informações da Agência Reuters