terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rota alternativa para desvio de obra de esgoto em Olinda


A Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, encontra-se desde ontem (5) com um trecho de 20 metros interditado, entre as Ruas Martinada e Fernando César de Andrade, para que a Compesa realize o conserto de uma tubulação de esgoto quebrada que estava causando o extravasamento na Rua Belo Horizonte e adjacências, no bairro de Casa Caiada. O problema era alvo de queixas frequentes dos moradores e transeuntes dessa área e a Compesa agilizou os procedimentos para resolver a questão, que afeta, inclusive, a saúde pública.

Segundo o superintendente da Compesa, Alex Ramos, não havia alternativa para promover os reparos sem quebrar o asfalto e interditar um trecho da via. “Infelizmente as obras causam impacto no trânsito, mas os transtornos com esgotos estourados nas vias também afetam a vida de muita gente”, argumenta.

Para executar o serviço foi necessário bloquear uma faixa e meia da Carlos de Lima Cavalcanti, uma das principais vias de Olinda. De acordo com as autoridades de trânsito do município, uma alternativa para quem vem pela Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, sentido subúrbio-cidade, e quer desviar do trecho em obras, é pegar a Avenida Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, logo após a Avenida Fagundes Varela, e voltar a Carlos de Lima Cavalcanti. Já quem vem pela avenida no sentido cidade-subúrbio pode desviar pela Rua Fernando César de Andrade, pegar a Rua Nilson Sabino Pinho e seguir caminho, podendo voltar para a Carlos de Lima.

O trecho em obras está sinalizado com placas, cavaletes, iluminação e conta com agentes de trânsito para orientar o tráfego na área. A Compesa prevê que os trabalhos sejam finalizados até o dia 25 de novembro.

Imprensa Compesa

Governo anuncia pagamento do 13º e antecipação da folha de dezembro


O Governador do Estado, Eduardo Campos, anuncia esta tarde, na Secretaria de Planejamento, a tabela de pagamento do 13º Salário e a antecipação da folha de dezembro dos servidores estaduais. Cada folha engloba 220 mil contracheques e tem um impacto financeiro de R$ 600 milhões.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco


Acusados de tráfico e de roubo de cargas são presos pela Polícia Civil

Na manhã de hoje, A Polícia Civil apresentou a prisão de um motorista de caminhão e de um comerciante. Ambos são acusados de desvio e receptação de cargas de cervejas e desodorantes. Logo em seguida, foram apresentados três homens e apreendido um adolescente. Os quatro foram pegos em flagrante com 50 quilos de maconha. 

Polícia Civil de Pernambuco


Corregedoria do TJPE realiza campanha para reconhecimento voluntário de paternidade.


O corregedor-geral de Justiça de Pernambuco (CGJ), Frederico Neves, vai lançar - no dia 11 de outubro, às 14h, no seu gabinete - uma campanha para reconhecimento de paternidade coordenada pela juíza assessora do Extrajudicial, Ana Cláudia Brandão, em parceria com a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (Apemas) e outros órgãos, como prefeituras, Ministério Público, Secretaria da Criança e da Juventude, Anoreg-PE, Unicef e Defensoria Pública. A campanha será realizada do dia 20 a 23 de novembro em todo Pernambuco.

“O objetivo da campanha é massificar, durante um período de duas semanas antes dos dias de reconhecimento voluntário, a ideia da importância deste ato para a cidadania e para a boa formação psicológica de todo ser humano”, afirma o corregedor Frederico Neves. Os processos de reconhecimento de paternidade poderão ser realizados em todo o Estado de Pernambuco (Fórum do Recife, Núcleo da Defensoria em Jaboatão, Fórum de Olinda, Fórum de Caruaru, Fórum de Garanhuns e Fórum de Petrolina, das 9 às 17h).

Magistrados, defensores públicos, promotores e servidores públicos atuarão nos municípios na divulgação dos processos de reconhecimento, na preparação da documentação, e, junto aos Fóruns de Justiça, no acompanhamento dos casos. Os documentos necessários para o processo são: cópia da certidão de nascimento da criança e do adolescente e cópia da carteira de identidade do pai e da mãe (caso seja maior de idade, deve portar identidade).

Segundo o Censo Escolar 2009, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 311.254 alunos da rede pública de ensino estadual, municipal e federal em Pernambuco não têm o nome do pai nos registros de nascimento. “Seja Herói do Seu Filho” está em sintonia com o projeto “Pai Presente” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece medidas a serem adotadas pelos juízes.

Data: entre os dias 20 e 23 de Novembro

Atendimento nos seguintes locais:
Recife: Fórum Rodolfo Aureliano saguão do 1º andar;
Jaboatão: Núcleo da defensoria de Jaboatão;
Olinda: Fórum de Olinda;
Caruaru: Fórum de Caruaru;
Garanhuns: Fórum de Garanhuns;
Petrolina: Fórum de Petrolina;
Estabelecimentos prisionais.

Documentos necessários para o atendimento:
Cópia de Certidão de Nascimento;
Cópia de Carteira de Identidade do pai e da mãe;
Cópia de identidade do filho, se este filho for de maior.

Prazo de recebimento da nova certidão com a paternidade alterada:
Se o registro for daqui do Estado , serão 10 dias.
Se o registro for em outro Estado , serão 30 dias.


Mais um Escola de Referência do Ensino Médio tem Núcleo de Estudos de Gênero


A Secretária da Mulher, Cristina Buarque, esteve nesta segunda, 05, na Escola Referência em Ensino Médio – Erem -Trajano de Mendonça, em Jardim São Paulo, no Recife, onde assinou um termo de cooperação técnica para dar inicio oficialmente às atividades do Núcleo de Estudos de Gênero.  
Com isso, foi instituído o grupo Margarida Maria Alves, nome que homenageia uma líder  rural paraibana, que passa a desenvolver ações e promover debates para as questões de gênero na unidade escolar.  
O evento ocorreu no auditório lotado do EREM, com a presença da Coordenadora de Estudos de Gênero da SecMulher, Dóris Cavalcanti e da diretora da escola Maria José Barbosa, além de estudantes  do 3º ano e professores que já desenvolvem algum trabalho neste sentido naquela escola. 
Em sua fala, Cristina Buarque falou sobre as ações da SecMulher referentes ao enfrentamento à violência contra a mulher. Ela destacou que deve haver uma desconstrução da cultura machista e patriarcalista, que segundo ela, tem feito muito mal ao longo dos anos.  
Cristina Buarque incentivou os alunos a mudarem esse quadro social de violência contra a mulher e, disse que espera que um dia possam dizer “temos orgulho de fazermos parte da geração que teve o maior número de homens lutando pela Justiça Social e em favor da paz”, incentiva a secretária.  
Nesta terça-feira, 06, a Secretária Cristina Buarque assina mais dois termos de cooperação técnica criando os núcleos de estudos do gênero de municípios no Agreste pernambucano. A partir das 10 horas será firmado o convênio com o EREM de Garanhuns. Às 16 horas, será a vez do EREM de Caruaru.  
EREM – A diretora do EREM, Maria José Barbosa, disse a escola vem desenvolvendo periodicamente atividades relacionadas ao combate à violência contra a mulher, como a semana Rosa e Lilás, que acontece todos os anos na primeira semana de março, com atividades em comemoração ao dia da mulher.  
A gestora da unidade, considera de grande importância todas as ações que são desenvolvidas na escola com relação aos estudos do gênero e acredita que, agora com o convênio com a secretaria da Mulher, as atividades darão ainda mais resultados positivos.  “ Estamos formando agentes multiplicadores para dar um basta na violência como um todo
Em 2010, a escola foi vencedora do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, realizado anualmente no Estado, conseguindo a primeira colocação na categoria de redação de alunos, além da premiação de uma professora da unidade, que também inscreveu uma redação abordando o tema.
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Colégios 2001 e Contato são campeões do Voleibol dos JEPs‏

Os vencedores da modalidade Voleibol dos Jogos Escolares de Pernambuco, realizados pela Secretaria dos Esportes do Estado, já estão garantidos para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares – 15 a 17 anos, de 25 de novembro a 08 de dezembro em Cuiabá – MT. O confronto para a classificação da delegação de Pernambuco ocorreu no dia 02 de novembro, em Pesqueira. O Colégio 2001 ganhou no vôlei masculino para a Escola Noronha Filho por 2x1. No vôlei feminino o Contato venceu a Escola Teresa Torres por 2x0. A final foi realizada entre os campeões da rede pública e privada.

Secretaria de Esportes de Pernambuco