terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mais um Escola de Referência do Ensino Médio tem Núcleo de Estudos de Gênero


A Secretária da Mulher, Cristina Buarque, esteve nesta segunda, 05, na Escola Referência em Ensino Médio – Erem -Trajano de Mendonça, em Jardim São Paulo, no Recife, onde assinou um termo de cooperação técnica para dar inicio oficialmente às atividades do Núcleo de Estudos de Gênero.  
Com isso, foi instituído o grupo Margarida Maria Alves, nome que homenageia uma líder  rural paraibana, que passa a desenvolver ações e promover debates para as questões de gênero na unidade escolar.  
O evento ocorreu no auditório lotado do EREM, com a presença da Coordenadora de Estudos de Gênero da SecMulher, Dóris Cavalcanti e da diretora da escola Maria José Barbosa, além de estudantes  do 3º ano e professores que já desenvolvem algum trabalho neste sentido naquela escola. 
Em sua fala, Cristina Buarque falou sobre as ações da SecMulher referentes ao enfrentamento à violência contra a mulher. Ela destacou que deve haver uma desconstrução da cultura machista e patriarcalista, que segundo ela, tem feito muito mal ao longo dos anos.  
Cristina Buarque incentivou os alunos a mudarem esse quadro social de violência contra a mulher e, disse que espera que um dia possam dizer “temos orgulho de fazermos parte da geração que teve o maior número de homens lutando pela Justiça Social e em favor da paz”, incentiva a secretária.  
Nesta terça-feira, 06, a Secretária Cristina Buarque assina mais dois termos de cooperação técnica criando os núcleos de estudos do gênero de municípios no Agreste pernambucano. A partir das 10 horas será firmado o convênio com o EREM de Garanhuns. Às 16 horas, será a vez do EREM de Caruaru.  
EREM – A diretora do EREM, Maria José Barbosa, disse a escola vem desenvolvendo periodicamente atividades relacionadas ao combate à violência contra a mulher, como a semana Rosa e Lilás, que acontece todos os anos na primeira semana de março, com atividades em comemoração ao dia da mulher.  
A gestora da unidade, considera de grande importância todas as ações que são desenvolvidas na escola com relação aos estudos do gênero e acredita que, agora com o convênio com a secretaria da Mulher, as atividades darão ainda mais resultados positivos.  “ Estamos formando agentes multiplicadores para dar um basta na violência como um todo
Em 2010, a escola foi vencedora do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, realizado anualmente no Estado, conseguindo a primeira colocação na categoria de redação de alunos, além da premiação de uma professora da unidade, que também inscreveu uma redação abordando o tema.
Secretaria da Mulher de Pernambuco