quarta-feira, 4 de maio de 2022

Comércio está otimista com a segunda principal data do ano, diz CDL Recife

 

Considerada a segunda principal data de vendas no ano, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães promete amaciar os corações dos consumidores e trazer mais ânimo ao varejo. “Diferente da Páscoa, que aquece alguns setores, o Dia das Mães movimenta o comércio como um todo”, adiantou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal. Entre eles, a data aquece principalmente o segmento de beleza, calçados, confecções, eletroeletrônicos, bijuterias, gastronomia e serviços. A expectativa da CDL Recife é que o Dia das Mães incremente em 7% os negócios do varejo da capital pernambucana deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.

Conforme o representante do varejo recifense, o comércio do Centro e de bairros está otimista e já reforçou estoque com variados itens para atender aos diversos gostos e bolsos. E além das vendas físicas, os lojistas também apostam na entrega de itens, negócios on-line, promoções e facilidade na forma de pagamento. Tudo para agradar o freguês. Outra estratégia é atrair os clientes localizados próximos ao estabelecimento.

Pesquisa - Em outras capitais, a expectativa também é de confiança, apesar da inflação e redução do poder de compra da população, que está mais cautelosa. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 79% dos consumidores pretendem ir às compras. Essa projeção, segundo a sondagem feita em todas as capitais, fica próxima aos 77% apurados em 2021.

Marina Merola e Maitê Ferreira estreiam programa no YouTube

 

Nas redes sociais o programa já vem fazendo sucesso no Instagram e agora em breve estará disponível no YouTube sob o comando das apresentadoras teens. O intuito do “Hora Teen” é dar dicas culturais para diversos lugares de São Paulo e seus arredores. O programa traz conteúdos dinâmicos voltados para crianças e adolescentes.

A ideia de lançar um conteúdo exclusivo veio após uma reunião de ambas com suas mães Bianca e Adriely, as grandes idealizadoras do “Hora Teen”. O programa conta com quadros inéditos e com uma equipe pra lá de especial, com Everton Carvalho na direção e Luiz Carloto da empresa LFX Vision no comando da captação.

Siga as apresentadoras e fique por dentro de todas as novidades!

Recife registra 99,8% de queda no número de óbitos por covid-19, em abril

 

O Recife registrou uma queda de 99,8% no número de óbitos por covid-19, em abril deste ano - se tornando o mês com menos mortes causadas pela doença desde o início da pandemia. Até o momento, na capital, houve o registro de um óbito, em 18 de abril de 2022, cuja causa foi a infecção pelo novo coronavírus. A comparação é feita com o mesmo período de 2021, quando foram registrados 617 óbitos deste tipo. Estes números ainda podem sofrer alterações, tendo em vista a qualificação diária do banco de dados.

Outro marco importante é que a capital registrou, também, o maior período sem registro de óbitos: 21 dias consecutivos (de 28 de março a 17 de abril) sem nenhuma morte causada pela covid-19 desde a chegada da doença na cidade. Antes disso, a marca era de apenas 10 dias seguidos, entre os dias 11 e 20 do último mês de março.

A mudança no cenário epidemiológico da covid-19, no Recife, também é notada na diminuição do número de casos desta doença, com uma redução de 88,2% quando comparado ao ano passado. Em abril de 2021, foram confirmados 18.349 casos - sendo 16.824 leves e 1.525 de síndrome respiratória aguda grave (srag). Já em abril de 2022, houve a confirmação de 2.165 casos - sendo 2.082 leves e 83 de srag.

O avanço da vacinação contra a covid-19 tem contribuído fortemente para as mudanças deste cenário. Somente no último sábado (30), a capital pernambucana aplicou 28.150 doses dos imunizantes anticovid. Atualmente, o Recife registra a aplicação de 3.466.572 doses das vacinas anticovid em pessoas acima de 12 anos - sendo 1.362.513 de primeira dose; 1.135.515 de segunda dose; 67.665 de dose única; 813.621 de primeiro reforço; 87.258 de segundo reforço. Isso representa um total de 86,72% da população com esquema vacinal completo, 65,74% de cobertura vacinal de primeiro reforço e 37,06% de cobertura de segundo reforço.

Já em crianças de cinco a 11 anos, cuja vacinação começou em janeiro deste ano, foram aplicadas 145.650 doses dos imunizantes contra covid-19 - 101.917 de primeira dose e 43.733 de segunda dose. Estes números representam 63,87% de cobertura vacinal da primeira dose e 27,41% com esquema vacinal completo.

lmprensa Recife

Erasmo Carlos faz show em homenagem às mães no Rio

 

O Dia das Mães, não poderia estar em melhores mãos. Erasmo Carlos comandará o domingo, de 8 de maio, no Qualistage.

Erasmo Carlos sempre foi um artista do futuro. Ou melhor, um artista que une presente, passado e futuro num tempo próprio, repleto de rock ́n ́roll e poesia, numa viagem da qual, há 60 anos, ele nos convida a participar. Erasmo nos leva nessa viagem através de suas composições solo ou em parcerias históricas e novas, de suas versões para composições de artistas que admira, de seu jeito de tocar e cantar seu rock ́n ́roll ou seu romantismo, no protagonismo no samba-rock brasileiro, ou durante a explosão das novas informações e liberdades das décadas de 1970 e 80.

É assim desde os anos 1960, quando foi um dos criadores da Jovem Guarda, movimento cultural que mudou o comportamento dos jovens na época e introduziu o rock no Brasil.

Passando por todas estas revoluções musicais e sociais, o Tremendão chega pleno aos 80 anos, completados em junho. Pisando firme nos palcos, feliz, ele se prepara para arrombar a festa novamente com sua nova turnê, O FUTURO PERTENCE À... JOVEM GUARDA.

No show, que já passou pelo RS, SP e RJ, Erasmo põe a plateia para cantar e dançar com sua alquimia única dos tempos e nos brinda, com sua super banda, com a recriação de hits marcantes e baladas inesquecíveis da Jovem Guarda, resgatando a pressão, a atitude, a força, o olhar amoroso, a alegria e o otimismo da criação de um mundo novo, fundamentais tanto naquela época como agora, neste futuro que já está aí.

O FUTURO PERTENCE À... JOVEM GUARDA - O SHOW

No show O FUTURO PERTENCE À... JOVEM GUARDA, Erasmo apresenta músicas que se tornaram parte da história cultural brasileira - e da vida de todos nós -, além de algumas surpresas. Afinal, Erasmo nos palcos cantando “Gatinha Manhosa” o Brasil já viu. Cantando “Festa de Arromba”, também. Mas cantando " Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear”, de Eduardo Araújo, isso não foi visto. "Estou guardando o que há de bom, em mim" sucesso da dupla os Vips, também não.

Acompanhado por sua banda, com o Maestro José Lourenço nos teclados, Luiz Lopes no violão, guitarra e vocal, Pedro Dias no baixo e vocal, Billy Brandão na guitarra e Rike Frainer na bateria, Erasmo apresenta um show histórico, mostrando para o Brasil onde começou este tal de rock ́n roll por aqui.

O FUTURO PERTENCE À... JOVEM GUARDA - O ÁLBUM

Além da turnê, o projeto também ganha formato em álbum homônimo, lançado dia 4 de fevereiro. O primeiro single, a faixa "A Volta” (composição de Erasmo e Roberto Carlos, grande sucesso com a dupla Os Vips) teve lançamento nacional no dia 17 de dezembro. Ouça nas plataformas de streaming - ouça aqui -, ou assista ao videoclipe no YouTube - assista aqui. Erasmo entrou em estúdio em setembro, retomando a parceria com o produtor Pupillo e com direção artística de Marcus Preto. No repertório, músicas que foram sucessos com gigantes da época: Golden Boys, Vips, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo, Roberto Carlos entre outros.

ERASMO CARLOS

Artista em permanente ebulição, efervescente, inspirado, há 60 anos o Tremendão vem embalando gerações com suas canções. São mais de 500 composições que refletem, da ingenuidade da Jovem Guarda e sua doce proposta de mudanças comportamentais, à maturidade dos dias atuais, alçando Erasmo ao posto de Gigante Gentil da música brasileira (título reafirmado com o Grammy Latino 2014 de Melhor Álbum de Rock por Gigante.

Gentil e com sua escolha como Homem do Ano na Música da Revista GQ). Em 2018, Erasmo foi homenageado com o Grammy Lifetime Achievement (Prêmio à Excelência Musical), concedido pela Academia Latina de Gravação e, em 2019, foi lançado o filme baseado em seu livro autobiográfico, “Minha Fama de Mau”.



Show 
ERASMO CARLOS - O FUTURO PERTENCE À ... JOVEM GUARDA 
(ESPECIAL DIA DAS MÃES)



Data: 8 de maio de 2022 (domingo)

Início do show: 20h (a casa abre 18h30)

Preço: a partir de R$ 100,00

Local: Qualistage (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ)


Classificação etária: 18 anos
Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas


O espaço possui acessibilidade

A casa segue os protocolos de segurança, como disponibilizar álcool em gel. O local será periodicamente higienizado. Tudo para garantir a diversão com segurança.

Procon Recife divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia das Mães e encontra variação de preços de até 400%

 

O Dia das Mães, tradicionalmente comemorado no segundo domingo de maio, é uma das datas mais importantes para o comércio local, devido ao grande volume de compras, perdendo apenas para o Natal. Para manter essa tradição, mas alertando sobre a importância de sempre pesquisar antes de adquirir qualquer produto, o Procon Recife divulga uma lista com 56 itens, destacando o menor e o maior preço,. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 de abril, em 24 estabelecimentos localizados na capital pernambucana.

Foram pesquisados 12 tipos de celular (Apple, Xiaomi, Samsung, Motorola), perfumes importados, flores , arranjos florais, cestas com produtos alimentícios e aparelhos para os cabelos como secador, chapinha, modelador.

A grande variação de preço foi constatada nas floriculturas. Em uma loja o preço de uma determinada flor custa R$10 e, em outra floricultura custa R$50, uma variação de 400%.

Vale ressaltar que as variações constatadas referem-se aos dias em que foi realizada a pesquisa, e por essa razão é importante que o consumidor esteja atento às possíveis mudanças nos preços dos produtos listados, inclusive por ocasião de descontos e promoções.

De acordo com o secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismack, o Dia das Mães é aquele dia que se costuma agradar as mães, os pais que são mães e as mães de coração, com os mais variados tipos de presentes, mas que deve-se manter também a prática de pesquisar os produtos antes de comprar. "Os fiscais do Procon Recife foram a campo e visitaram diversos estabelecimentos localizados em oito bairros do Recife que oferecem produtos com uma diferente variação de preços", ressalta o secretário, lembrando que o presente ideal é aquele que cabe no orçamento pessoal e familiar.

Também foi constatado que um celular da Apple apresenta uma variação de 43,88%, sendo comercializado por R$ 4.663,00 e R$ 6.709,00. Já um celular da Samsung tem uma variação de preço de até 65,03%, custando R$1.999,00 em uma loja e R$ 3.999,00 em outra. Um secador de cabelo aparece na lista com preço de R$ 169,00 e R$ 289,90, uma variação de 71,54%.

A pesquisa com todos os itens está disponível no site do Procon Recife procon.recife.pe.gov.br

lmprensa Recife

Amupe discute diretrizes para gestão do Transporte Escolar em Pernambuco

 

Preocupada com a segurança do transporte escolar nos municípios, a presidenta Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Surubim, Ana Célia, coordenou nesta terça-feira (03/05) a reunião de um Grupo de Trabalho com membros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Undime/PE e da secretaria estadual de Educação, para discutir os desafios do transporte escolar e definir procedimentos e orientações para os gestores municipais.

A presidenta da Amupe, Ana Célia frisou que “o debate da melhoria da gestão do transporte escolar municipal não é de hoje, sempre sentamos e discutimos para melhor informar aos municípios. Estamos em constante diálogo com os órgãos de controle e acompanhamos de perto as atuais recomendações, resoluções e demais ferramentas legais publicadas pelos órgãos de controle”.

Por estar ao lado dos municípios pernambucanos para assegurar a qualidade do transporte escolar, a Amupe vai promover no próximo dia 10/05, uma assembleia extraordinária com prefeitos e prefeitas para expor as diretrizes e orientações do Grupo de Trabalho, com vistas a otimização da gestão dos processos.

Participaram da reunião desta terça-feira (03/05), o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Sérgio Souto, o Analista de Controle do TCE/PE, Elmar Robson, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Gustavo Massa, a secretária executiva da União dos Dirigentes Municipais da Educação de Pernambuco - Undime/PE, Socorro Gomes e Sinésio Monteiro, representante da Secretaria Estadual de Educação.

lmprensa AMUPE

Recife promove CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos

 

Com o intuito de levar serviços referentes ao Cadastro Único para a população mais vulnerável, a Prefeitura do Recife realiza a ação CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos, Zona Norte da cidade. A iniciativa itinerante acontece na Rua 21 de junho, número 580, no Alto da Esperança, nesta quarta (4) e quinta-feira (5). O CadÚnico nos Bairros consiste em levar os serviços de inscrição e atualização no Cadastro Único do Governo Federal para que as pessoas não precisem se deslocar aos equipamentos da Assistência Social. A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e conta com a parceria da Secretaria de Governo e Participação Social. Uma equipe da Neoenergia também estará no local para a inclusão da população na Tarifa Social.

Para realizar a inscrição no CadÚnico, não é necessário o comparecimento de todos os integrantes do núcleo familiar. A partir dos 16 anos, a pessoa pode ser o Responsável Familiar (RF) e levar os respectivos documentos de todas as outras pessoas que moram na casa. O responsável pelo núcleo familiar deverá comparecer à entrevista em posse de CPF ou Título de Eleitor. Além desses, também é ideal levar certidão de nascimento, ou certidão de casamento, ou carteira de identidade (RG), ou carteira de trabalho.

É importante lembrar que devem ser levados os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, independente de vínculos sanguíneos. Outros documentos importantes são: comprovante de endereço; comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Caso não tenha comprovante da escola, pode ser levado o nome da escola de cada criança ou jovem.

Para se inscreverem no Cadastro Único, as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50); as que possuem renda mensal total de até três vezes o valor do salário mínimo (R$ 3.135,00); ou se estiverem em situação de rua, mesmo que seja uma pessoa sozinha.

Cadastro Único - O Cadastro Único para Programas Sociais é um banco de dados que reúne informações sobre quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico é gerenciado pelo Governo Federal, mas é atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais do Governo Federal. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre a inscrição no CadÚnico atualizada.


SERVIÇO:
O que: Atendimento itinerante dos serviços referentes ao CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)
Quando: 4 e 5 de maio. Das 9h às 15h
Onde: Rua 21 de junho, nº 580, Alto da Esperança, Dois Unidos

lmprensa Recife

Primeiro espetáculo infantil da Focus Cia. de Dança, Bichos Dançantes, faz duas sessões no Teatro Alfa, em São Paulo

 

Com direção, texto, concepção e coreografia de Alex Neoral, o espetáculo Bichos Dançantes, primeira obra infantil da Focus Cia. de Dança (RJ), chega a São Paulo para duas apresentações no Teatro Alfa por meio do patrocínio da Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, nos dias 7 e 8 de maio de 2022, sábado e domingo, às 16h. O trabalho, que estreou em setembro no Rio de Janeiro, conta com vozes de grandes artistas, como Reynaldo Gianechini, Lucinha Lins, Evelyn Castro, Gabriel Leone, José Loreto e Mateus Solano, entre outros. Além dos espetáculos, a companhia realizará o Projeto Escola com atividades gratuitas para os alunos do EMEI Geloira de Campos.

A criação de um espetáculo direcionado ao público infantil era desejo antigo de Alex Neoral, diretor artístico e coreógrafo da Focus Cia de Dança. E assim, através da Chamada Petrobras Cultural de Artes Cênicas para Crianças, como mais um desafio cumprido com excelência pela companhia, nasceu Bichos Dançantes, com o intuito de reforçar o comprometimento com a comunicação e um maior acesso de todos à arte.

Este trabalho é um convite ao entretenimento para crianças de todas as idades, de 0 a 100 anos, e é também uma oportunidade de compartilharem um momento lúdico e de aprendizado através da arte e da dança.

O espetáculo narra a história da jabuti Elisa, que completa 100 anos e, cansada do tradicional “parabéns a você”, convida oito bichos para comemorarem com ela essa data tão importante, mas não por acaso - esses bichos têm um desejo em comum: todos querem ser felizes. Com alguma experiência que acumulou durante tantos anos, Elisa propõe desafios e uma grande aventura para que eles encontrem, juntos, a felicidade.

O texto é de autoria do próprio Neoral e virou livro pela editora Cobogó. As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por grandes artistas brasileiros. São eles: Lucinha Lins (Elisa, a jabuti aniversariante), Reynaldo Gianecchini (Lauro, o coelho sabichão), José Loreto (Dalton, o cavalo destemido), Mateus Solano (Felício, o macaco astuto), Juliana Alves (Shirley, a bailarina cisne), Fernanda Abreu (Vitória, a água-viva descolada), Gabriel Leone (Paixão, o peixe apaixonado), Evelyn Castro (Janair, a barata carente), Tânia Alves (Suely, a coruja protetora), Bianca Byington (Esperança, a inocente esperança), Vilma Melo (Cordélia, a galinha maternal), Jefferson Schroeder (Alberto, o cão inquieto), Paula Raia (Tuim, o passarinho cantante) e Pedro Lima (Vento, o poderoso vento). Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos da Focus Cia de Dança, que dão vida a esses personagens, formado por Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares.

Alex Neoral conta que tem expectativas muito positivas para esse universo que se abriu na Focus. "Fico lisonjeado por poder estar contribuindo para a formação de meu país, a base: as crianças. Ali posso estar fomentando plateias, e convidando as pessoas a terem mais acesso a arte. Quando o espetáculo vira um livro, além do teatro, também incentivamos a leitura", conta o artista.

As músicas são compostas pela dupla TUIM, Felipe Habib e Paula Raia, com letras e arranjos todos originais, criados especialmente para o projeto. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa, que mistura humor, alegria, questionamentos e muita diversão.

Sobre os figurinos e visagimo, Alex Neoral explica: “Buscamos nos figurinos e no visagismo algo que siga a linha das obras da Cia, mesmo entrando nesse universo infantil. Não queria algo óbvio e caricato. A busca foi algo mesmo que direto e identificável, ter uma leitura contemporânea e sofisticada. Conseguimos! Através do olhar da figurinista Ursula Félix e do visagista Daniel Reggio, as crianças e adultos conseguem ler os animais no palco, porém sem ser primário na concepção e sim abusando da criatividade e da beleza visual”.

Neoral conta que, ao pensar em criar um espetáculo infantil, queria criar algo que também tocasse os adultos, com mensagens que possam ser apreendidas de formas diferentes em momentos distintos. Ao lançar o livro, teve a ideia de sugerir aos bailarinos que dançassem o texto com o apoio de grandes atores que dariam vozes a esses corpos. "Uni a competência dos bailarinos da Focus com a excelência de 14 atores estelares que compraram a ideia com muito entusiasmo", conclui.

Compromisso com a Educação

A Cia irá se apresentar em mais de 10 cidades do país com a consciência da importância e relevância da educação e da cultura para a formação das crianças. Sendo assim, parte importante do nosso planejamento será constituído de oficinas e apresentações em escolas públicas em algumas cidades por onde o espetáculo. As apresentações são uma maneira de proporcionar atividades lúdicas através da dança para crianças, permitindo uma nova leitura do espetáculo.

Ficha técnica
Direção Artística, concepção, coreografia e texto: Alex Neoral
Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias
Dançado e criado por: Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares
Coordenação de Projeto: Buenos Dias Projetos e Produções Culturais
Produção Executiva: Giselli Ribeiro
Produção Local: Nashara Silveira
Assistente de Direção e Ensaiado: Luisa Vilar
Direção dos atores: Alex Neoral e Felipe Habib
Trilha original: Tuim | Felipe Habib e Paula Raia
Iluminação: Renato Machado
Figurinos: Ursula Felix
Cenário: Natália Lana
Visagismo: Daniel Reggio
Adereços: Orlando Sergio
Efeitos Especiais: Fernando Soares
Programação Visual: Barbara Lana
Ilustração: Eléonore Guisnet
Fotos: Dantas Jr., Manu Tasca, Sabrina da Paz

Atores | vozes em off:

Lucinha Lins, Reynaldo Gianecchini, Mateus Solano, Tânia Alves, José Loreto, Bianca Byington, Vilma Melo, Juliana Alves, Evelyn Castro, Fernanda Abreu, Gabriel Leone, Jefferson Schroeder, Pedro Lima, Felipe Habib e Paula Raia

Serviço
Bichos Dançantes | Focus Cia de Dança
Temporada: 7 e 8 de maio de 2022. Sábado e domingo, 16h
Local: Teatro Alfa | R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas pelo site da Sympla



Seleção de futebol de Paulista se prepara para a Copa do Interior de Seleções

 

A seleção de futebol da Cidade do Paulista está se preparando para a Copa do Interior de Seleções. A estreia na competição está marcada para o dia 29/05, em Vitória de Santo Antão, contra a equipe local.

O grupo conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude.

Na preparação para o torneio, a equipe está treinando no estádio Ademir Cunha às terças e quintas, a partir das 15h, sob o comando do técnico Paulo Júnior e sua comissão técnica.

O treinador tem a expectativa de que o trabalho realizado com apoio do Secretário Sidney Valério, do Prefeito Yves Ribeiro e do administrador do estádio, Sérgio Ferreira (Serjão), seja coroado com mais um título para Paulista.

A equipe paulistense é tricampeã da Copa do Interior de Seleções e já revelou jogadores como Auremir, Branquinho e Sid.

lmprensa Paulista