quarta-feira, 4 de maio de 2022

Recife promove CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos

 

Com o intuito de levar serviços referentes ao Cadastro Único para a população mais vulnerável, a Prefeitura do Recife realiza a ação CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos, Zona Norte da cidade. A iniciativa itinerante acontece na Rua 21 de junho, número 580, no Alto da Esperança, nesta quarta (4) e quinta-feira (5). O CadÚnico nos Bairros consiste em levar os serviços de inscrição e atualização no Cadastro Único do Governo Federal para que as pessoas não precisem se deslocar aos equipamentos da Assistência Social. A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e conta com a parceria da Secretaria de Governo e Participação Social. Uma equipe da Neoenergia também estará no local para a inclusão da população na Tarifa Social.

Para realizar a inscrição no CadÚnico, não é necessário o comparecimento de todos os integrantes do núcleo familiar. A partir dos 16 anos, a pessoa pode ser o Responsável Familiar (RF) e levar os respectivos documentos de todas as outras pessoas que moram na casa. O responsável pelo núcleo familiar deverá comparecer à entrevista em posse de CPF ou Título de Eleitor. Além desses, também é ideal levar certidão de nascimento, ou certidão de casamento, ou carteira de identidade (RG), ou carteira de trabalho.

É importante lembrar que devem ser levados os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, independente de vínculos sanguíneos. Outros documentos importantes são: comprovante de endereço; comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Caso não tenha comprovante da escola, pode ser levado o nome da escola de cada criança ou jovem.

Para se inscreverem no Cadastro Único, as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50); as que possuem renda mensal total de até três vezes o valor do salário mínimo (R$ 3.135,00); ou se estiverem em situação de rua, mesmo que seja uma pessoa sozinha.

Cadastro Único - O Cadastro Único para Programas Sociais é um banco de dados que reúne informações sobre quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico é gerenciado pelo Governo Federal, mas é atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais do Governo Federal. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre a inscrição no CadÚnico atualizada.


SERVIÇO:
O que: Atendimento itinerante dos serviços referentes ao CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)
Quando: 4 e 5 de maio. Das 9h às 15h
Onde: Rua 21 de junho, nº 580, Alto da Esperança, Dois Unidos

lmprensa Recife