terça-feira, 25 de maio de 2021

2º Festival Canavial Artes Cênicas e Cultura Popular apresenta 14 espetáculos pernambucanos online

 














A 2ª edição do Festival Canavial Artes Cênicas e Cultura Popular (FCAC), promete agitar a internet nesta sexta-feira (28), sábado (29) e domingo 30 de maio. O evento tem como premissa mapear, valorizar, registrar e divulgar os espetáculos culturais e artísticos produzidos nas cidades do interior do estado de Pernambuco. Durante três dias, o evento vai exibir cerca de 14 espetáculos. Entre eles: teatro adulto, teatro infantil, teatro de bonecos e teatro de rua A programação inclui, ainda, apresentações de seminário, contação de história e dança. Por conta da pandemia de covid-19, as atividades serão transmitidas gratuitamente, pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=zJbHBdNFQME

O festival reúne apresentações de seis regiões de desenvolvimento do estado: Aliança, Itambé, Glória de Goitá e Goiana na Mata Norte; Vitória de Santo Antão, na Mata Sul,; Limoeiro, no Agreste Setentrional; Gravatá e Caruaru, no Agreste Central; Serra Talhada no Sertão do Pajeú; e Recife, na Região Metropolitana. Além dessas cidades há, também, um convidado ilustre de Brasília (Distrito Federal - DF), o mestre Chico Simões, artista pernambucano, que há mais de 40 anos encanta o público do Brasil e do exterior com o seu espetáculo: Mamulengo Presepada.

O Festival Canavial Artes Cênicas nasceu da ideia e parceria entre o artista, professor, especialista em gestão cultural, escritor, coreógrafo, diretor de teatro, produtor e gestor cultural, Cleiton Carlos Santiago da Silva (Santiago) e, também, do produtor e gestor Cultural, professor, curador, pesquisador, projetista expográfico e designer gráfico, Alexandre Ribeiro de Lima Veloso. (Alexandre Veloso).

Formação - No sábado (29), acontecerá o Seminário Online: A produção Cultural das Artes Cênicas nas Cidades do Interior de Pernambuco. O evento terá a participação de vários convidados do estado: Karl Marx, ator, historiador e membro do Grupo de xaxado Cabras de Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú; Ricardo Lima, diretor de teatro, produtor cultural, Gravatá – Agreste Central; Radamés Moura, co-fundador da Companhia De Eventos Lionarte, Limoeiro, no Agreste Setentrional; Agricélia Genuíno, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UFBA, do Recife – RMR.

Também estão entre os debatedores: Edjane Lima / Mestra Titinha – co-fundadora da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e Fundadora do Mamulengo Flor do Mulungu, composto apenas por mulheres, de Glória Goitá; Williams Santana, coordenador Artístico e Pedagógico do Centro CARCARÁ, membro do Conselho Estadual de Políticas Culturais, Assessor de Gestão Pública da Cultura e Parecerista de Projetos Culturais, Recife; e Washington Santos, ator, diretor e dramaturgo da Companhia de Teatro ATO da cidade de Itambé. Programação também recebe Afonso Oliveira, produtor cultural, idealizador do Movimento e Método Canavial. A transmissão será realizada por meio do canal do festival no Youtube, às 10h. A mediação será de Cleiton Santiago, idealizador do FCAC.

Homenageados - Neste ano, a mostra homenageia o político, patrocinador da primeira edição do festival, e incentivador das artes e cultura pernambucana, Osvaldo Rabelo Filho ( Osvaldinho), que foi ex-prefeito da cidade de Goiana, falecido em janeiro deste ano. A programação também reverencia o ator, diretor e professor de teatro, Ricardo Lima, responsável por contribuir na formação de atores e atrizes nos municípios do interior do estado.

Acessibilidade - Com a proposta de realizar uma programação inclusiva e acessível, a segunda edição do festival traz, em todos os espetáculos, o recurso de tradução em LIBRAS.

O evento é realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc - PE, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo Estado e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

2º Festival Canavial Artes Cênicas – Lab 2021

ONLINE:

Canal no YOUTUBE - festivalcanavialartescenicas

Dia 28 de Maio de 2021 – Sexta-feira

19:30h – Chega! - Valéria Vicente – RECIFE/PE

- Espetáculo de Dança – Classificação LIVRE



20:20h - A Feira de Gonzaga – Grupo Ato / Itambé-pe

Teatro Adulto – Classificação 12 anos



21:00h – E, antes de tudo seria fim – Cia De Eventos Lionarte / Limoeiro

Teatro – Classificação 14 anos



Dia 29 de abril de 2021 – Sábado





SEMINÁRIO:

10:00h – A produção Cultural e das Artes Cênicas nas Cidades do Interior de Pernambuco.



15:00h - Mamulengo Arte Da Alegria / Mestre Bel – Glória De Goitá

(Teatro de Bonecos – Classificação - 10 anos



16:00h - Contação de História: A Lua Do Barqueiro - Classificação Livre

Projeto Tenda de Histórias - ANDRÉ SANTOS – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE



19:30h - Cavalo Marinho Mestre Batista – Chã De Camará – Aliança-pe

Cultura Popular – Classificação LIVRE



20:20h – Iandê – Adri Popular / Upatininga – Aliança-pe

Espetáculo de Dança – Classificação LIVRE



21:00h – 3º DEGRAU – Trupe Alumiarmente / CARUARU

Teatro Adulto – Classificação 14 anos.



Dia 30 De Maio De 2021 – Domingo

15:00h - MAMULENGO Presepada – Chico Simões – Olho D’água/DF

Tetro de Bonecos – Classificação LIVRE



16:00h - Mamulengo Nova Geração / Mestra Titinha – Glória De Goitá (Teatro De Boneco) – Classificação 10 Anos



17:00 h – A Fantástica Máquina de Escrever – Pirilampos Produções De Entretenimento/ Vitória De Santo Antão - Teatro Para Infância E Juventude – Classificação Livre



19:00 h – Diário de Um Passista – Gil Silva - Serra Talhada

Espetáculo de Dança - Classificação LIVRE



20:00 h – A Chegada de Lampião do Inferno

Cabras de Lampião – Serra Talhada - Teatro Adulto – Classificação 14 anos



21:00h – Para Sempre Teresina –

Filó Produções / GRAVATÁ - Teatro Adulto – Classificação 14 anos

Espetáculo de Dança

CHEGA! - Classificação LIVRE

Valéria Vicente (Recife-PE)



Adentrar no presente e conectar com as forças que movem e que imobilizam. Através da dança adentrar memórias profundas e coletivas. Localizar o gesto que encerra tudo que precisa ser resolvido e o gesto que abre espaço para o que traz renovação. Chega de genocídio, Chega! Chega o tempo em que o presente é o que nos conecta com a vida, chega.

Mesmo de longe, chega junto.



Ficha Técnica:

Concepção, direção e performance: Valéria Vicente

Assistente de direção e operação de som: André Dib

Trilha sonora: Isaura Tupiniquim

Figurino: Valéria Vicente e Tereza Raiz




Espetáculo de Dança

DIÁRIO DE UM PASSISTA - Classificação LIVRE

Gil Silva (Serra Talhada-PE /Sertão do Pajeú

O “Diário de um Passista” é uma produção solo que conta o encontro do artista Gil Silva com os ensinamentos do Mestre Nascimento do Passo, trazendo sua história no frevo e nas demais danças populares. No seu solo, Gil Silva faz a leitura da brincadeira de carnaval “la ursa”, tradicional na sua infância, no bairro em que morava em Olinda. Depois conta o encontro com Nascimento do Passo por meio de um programa de TV, onde pôde ver o casamento da música e do passo. A interpretação se volta para os momentos em que o artista acompanha o mestre, difundindo seu trabalho em comunidades, descobrindo novos talentos e participação em projetos. Por fim, Gil Silva mostra aquilo que Nascimento sempre dizia “O frevo está contido em todas as danças, e todas as danças, contém o Frevo.”




Ficha Técnica:

Direção: Carlos Silva

Concepção e performance: Gil Silva



Espetáculo de Dança

ÎANDÉ - Classificação LIVRE

Adri Popular (Upatininga – Aliança-PE / Mata Norte)



Îandé é uma palavra do tupi antigo, que significa nós. O espetáculo solo do artista aliancense Adri Popular é uma adaptação do vídeo-arte, homônimo, premiado no Edital Arte do Quilombo, da Fundação Cultural Palmares, em 2020, em que questões sobre políticas e culturais são trazidas à tona através de histórias, da gestualidade e musicalidade da cultura afro brasileira, fazendo refletir sobre pertencimento, posicionamento, aceitação e participação social no movimento de reparação histórica com negros e indígenas. O espetáculo surgiu a partir das vivências culturais do artista, que desde criança participa de ações sócio educativas na comunidade e reconhece a importância dessas ações para a cidadania e valorização da cultura.

Ficha Técnica:

Concepção, direção e performance: Adri Popular






Teatro adulto

A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO - Classificação 14 ANOS

Cabras de Lampião (Serra Talhada-PE /Sertão do Pajeú)



O espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno” é uma adaptação da obra de José Pacheco, considerada um clássico da Literatura de Cordel. Após tentar ajudar uma viúva, Lampião é morto pela polícia. Acorda no inferno e descobre que o lugar não é tão ruim quanto pensava e que no Sertão tem muito mais problemas que no inferno.



Ficha Técnica:

Autor: Antonio Alexandre

Direção: Anildomá Willans

Iluminador: Sebastião Costa

Sonoplastia: Pedro Póla

Atores/Atrizes: Karl Marx, Gorete Lima, Sandino Lamarca, Emanuel Carvalho, Gil Silva, Gildo Gildo Alves, Laísa Magalhães, Otávio Alexandre, Suzane Stéfany, Luíza Moura, Diego Adones.




Teatro adulto

A FEIRA DE GONZAGA - Classificação 12 anos

Companhia de teatro ATO (Itambé-PE / Mata Norte)

O Espetáculo A Feira de Gonzaga vem trazendo em suas entrelinhas, o dia a dia na feira do interior, com situações engraçadas e fomentando também, a linha característica de cada personagem que lá existe. O espetáculo em si tem sua base de criação na música; Feira de Mangaio (Marinez), Feira de Caruaru (Luiz Gonzaga), Dia de Feira (O Rappa), e Comadre Sebastiana (Jackson do Pandeiro), do qual traz, em suma situações diversas e dos quais foram suporte para a criação. O mesmo contém 09 (Nove) personagens que como base tiveram suas personagens, na Comédia Dell’Art.








Ficha Técnica:

Autor e Diretor: Washington Santos

Atores/atrizes: Emanuel Senna, Raniery Maria, João Lucas, Camily Souza, Kaju Soares, Clessiano Amorim, Gilberto Santos, Washington Santos e Antonio Paulo.



Teatro adulto

PARA SEMPRE TERESINA – Classificação 14 anos

Filó Produções (Gravatá-PE / Agreste Central)



Nascida em 1949, Maria Tereza de Aguiar, molestada pelo próprio pai e desacreditada por sua mãe, em meio a uma briga, resolve fugir de casa em busca de liberdade. Dormindo em um banco de praça, a menina de apenas 14 anos é encontrada por Madame Valdete, dona de um luxuoso prostíbulo frequentado por poderosos clientes da alta sociedade.

Tendo vocação pra prostituição e gosto pela vida no bordel à jovem desconhecia a dura realidade de envelhecer, e mesmo tendo um filho, a mesma não conseguiu construir laços de família tradicional, e hoje aos 70 anos de idade, revive os melhores momentos e lembranças do seu passado, revela seu presente, e chora seu futuro, tendo como objetivo alertar os riscos ocorridos por quem decide viver em prostituição, em suas pluralidades e formas de acesso.



Ficha Técnica:

Autor/Diretor e Ator: Ricardo Lima

Maquiagem: André Santos

Fotografia: Lucivânio Moura




Teatro adulto

3º DEGRAU – Classificação 12 anos

Trupe Alumiarmente (Caruaru-PE / Agreste Central)

Se a vida fosse uma escada, ela teria quatro degraus. A partir dessa metáfora, “3º DEGRAU” conta a história de Elias e Emanuel, dois velhos amigos que acabaram de ganhar R$ 10.000.000,00 (dez milhões) de reais num bolão de loteria. A amizade e os preceitos morais são colocados à prova quando um deles tem a ideia de ficar com a parte de Douglas, o terceiro amigo que também participou do bolão.

Num misto de tensão e suspense, Elias e Emanuel vão desvendando o mistério que permeia o terceiro degrau da metáfora.



Ficha Técnica:

Autor e Diretor: Emerson Deyvison

Atores/atrizes: Wendel Mendonça e Charles Belo

Sonoplastia: Ronaldo Leal

Iluminação: Rhamon Gutierrez.




Teatro adulto

E, ANTES DE TUDO, SERIA O FIM – Classificação 14 anos

Companhia Lionarte (Limoeiro-PE / Agreste Setentrional)



Em ‘E, Antes de Tudo, seria o fim’, fala do universo particular que cada personagem vive, a partir do prisma de uma Matriarca, presa em suas convicções, tradições criadas por suas sombras e recalques. Ela mantém suas sete filhas agrilhoadas às suas normas de sobrevivência; comendo da sua comida, dormindo sobre sua proteção e devendo-lhe obediência.

A trama apresenta sentimentos variados como a solidão, a paixão, o ódio, a humilhação, o arrependimento e a traição, que se completam e compõem a narrativa dramática de um drama burguês e épico, diante da relação familiar, principalmente interiorana, agregada a um discurso opressor, segregador e discriminador, que perpetua toda história, criando um leque de possibilidades para debates, propondo análises ao discurso que as mulheres, obrigadas ou não, tiveram ou tem que reproduzir a cada minuto, a cada hora, a cada dia, ferindo sua dignidade, sua história.



Ficha Técnica:



Direção: Edinaldo Ribeiro e Cleiton Santiago

Atores/atrizes: Ially Pollyne, Luiz Pereira Neto, Luanna Santos, Paullino Henryque, Karla Catyara, Radaméis Moura, Rosângela Maria e Wallace Hallan

Sonoplastia: Alisson Almeida

Iluminação: Elivelton Amorim

Contrarregragem: Lillian Lima






Teatro Infanto - Juvenil

A FANTÁSTICA MÁQUINA DE ESCREVER - Classificação LIVRE

Pirilampos Produções e Entretenimento (Vitória de S. Antão-PE / Mata Sul)



Uma aventura mágica, moderna, poética, onírica, num universo surreal, onde sons, cores, luzes, performances e tecnologia, criam o universo imaginário de Zárabe, uma escritora, que tenta encontrar uma história para escrever, como num passe de mágica, uma Bruxa, faz ressurgir os contos de fadas, que haviam sido extinguidos pelo Reizinho Mandão. Uma fada nasce e na fuga das garras do Reizinho, ela percorre o mundo imaginário, onde encontrar personagens, que a ajudam e ensinam sobre ética, honestidade, amor, superação, Máquina de Escrever e diversos personagens que à ajudam a fugir do Reizinho Tirano, assim vivendo uma aventura mágica, fantástica e empolgante.








Ficha Técnica:

Autor e Diretor: Cleiton Santiago

Maquiagem: André dos Santos Silva, Ilhantina Islanditini

Atores/atrizes: Elizabete Feliciano, André Santos, Josicleide Aragão, Ivo Vicente, Kénya Taynara, Cecília Lopes, Cecília Marçal, Ilhantina Islanditini, Ricardo Lima, Mikael

Músicos Sonoplasta: Alexandre Alexsandre, Jhonatan Silva

Fotografia: Lucivânio Moura

Apoio: Nielle Ferreira

Assessoria de Imprensa/Designer: Neto Pereira







Teatro de Bonecos

OS ENCANTOS DA FAZENDA PACARU – Classificação LIVRE

Mamulengo Arte da Alegria - Mestre Bel - (Glória de Goitá-PE / Mata Norte)



O espetáculo é uma festa de bonecos, como um casal de agricultores Caroca e Catirina e com a força que ela tem de ter uma profissão e passar no vestibular para direito saindo com uma música e loas. Entra o compadre Caso Sério a procura da cobra Chibana até achar e dançar com ela; logo depois vem o Cego e a guia pedindo esmola e quando ninguém dar ele fica bravo e briga com as pessoas. Em seguida entra os caboclos da Jurema cantando, fazendo versos e toadas e o espetáculo encerra com a despedida de Quitéria dançando.



Ficha Técnica:

Autor: Mestre Bel – Mestre mamulengueiro

Direção: Mestre Bel e Mestra Titinha – Contra-mestra mamulengueira

Músicos: Tonho dos Oito Baixos (oito baixos), Nido (zabumba) e Jacy Mateus (triangueira)




Teatro de Bonecos

A FAZENDA DE MANÉ PACARU, TEM FESTA NA ROÇA - Classificação LIVRE

Mamulengo Nova Geração – Mestra Titinha (Glória de Goitá-PE / Mata Norte)

O espetáculo é uma noitada para comemorar com muita música e brincadeira dos bonecos como, Mané Pacaru que está atrás de um trabalhador e aparece o Simão onde é encontrado pra tomar conta da esposa a Quitéria e acaba se aproveitando e dançando com ela. Tem João Carcundo dançando e animando, logo depois aparece o Janeiro com sua Alegria ó Janeiro, vai ó Janeiro vem feliz daqueles que Deus quer bem. Ele fica bravo e briga com as pessoas. Em seguida entra os caboclos da Jurema cantando versos e loas e encerra com a Quitéria dançando.



Ficha Técnica:

Autor/Direção: Mestra Titinha – Mestra mamulengueira

Contra mestre: Mestre Bel

Músicos: Tonho dos Oito Baixos (oito baixos), Nido (zabumba) e Jacy Mateus (triangueira)




Teatro de Bonecos

O ROMANCE DO VAQUEIRO BENEDITO - Classificação LIVRE

Mamulengo Presepada - Chico Simões (Olho D’Àgua – DF)



Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular, e trazem parentesco próximo com os personagens da Commedia Dell`Arte; Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou Lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem brasileiros; Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai . Alguns são mitológicos; Alma da Defunta Sem Vergonha e Jaraguá. Outros são animais simbólicos como a cobra grande Carpina, o Bumba-meu-boi Estrela e o passarinho Boa Nova. Esses são básicos, mas outros podem entrar ao sabor dos improvisos e da comunicação direta com o público.



Ficha Técnica:

Autor/Direção: Chico Simões



Cultura Popular

Cavalo Marinho Mestre Batista - Classificação LIVRE

Ponto de Cultura Estrela de Ouro - (Chã de Camará-Aliança-PE / Mata Norte)

O Cavalo Marinho é um Teatro encontrado em quase toda a Zona da Mata Norte de Pernambuco, região fronteiriça com a Paraíba. Nele são retratados momentos da vida dos moradores dos engenhos em pequenos dramas teatrais; sob a direção de um capitão, um baile é realizado, apesar dos diversos problemas que são apresentados pelos personagens, culminando com a morte e a ressurreição de um boi.

Fundado na Chã de Camará em setembro de 1950, por Severino Lourenço da Silva – o grande Mestre Batista – profundo conhecedor desse brinquedo, que durante décadas desempenhou o seu papel ensinando diversos mestres e brincantes da região; vindo a ser uma referência para os atuais mestres de Cavalo Marinho de toda a Zona da Mata Norte de Pernambuco. Isto, porque, Mestre Batista fez escola para importantes mestres, grandes personalidades da cultura popular pernambucana, nomes como: João Salustiano (rabequeiro) e seu filho Manoel Salustiano (rabequeiro) – mais conhecido como Mestre Salú; Luiz Rosa (Figureiro), Biu Roque (Tocador de Bajé) e seu filho Mané Roque (Tocador de Bajé), Mané Deodato (Pandeirista), Sidrak (Mineirista), Luiz Paixão (rabequeiro). E na qualidade de brincantes e capitão, mestrando a brincadeira, estiveram presentes: Domício, Grimário, Biu Alexandre e Mestre Mariano Teles, todos formados naquele terreiro.




Ficha Técnica:

Presidente: Mestre José Lourenço

Mateu: Mestre Luiz Caboclo

Rabeca: Luiz Paixão

Contação de história - Infantil

A Lua do Barqueiro - Classificação LIVRE

Projeto Tenda de Histórias (Vitória de Santo Antão-PE / Mata Sul)



Uma dupla de viajantes contadores de histórias, escolhe entre uma folia e outra a história de era uma vez, da vez, que “A Lua do Barqueiro!” Um barqueiro em busca de uma amizade inusitada, com uma figura irreverente, a lua. O barqueiro que teme o mar, veleja a noite para tentar encontrar e levar pra casa a lua, sem muita conversa a lua que tem suas fases, lhe diz que não é possível ser amiga de um barqueiro. No meio da história um peixe lanterna se aventura na superfície do mar, saindo das profundezas do oceano em busca de uma amizade, é aí que nasce uma grande amizade entre o peixe e o barqueiro. Uma lição sobre amizade, resiliência e superação.



Ficha Técnica:

Autor: Cleiton Santiago

Diretor: André Santos

Maquiagem: Alessandra Cristine, André Santos

Figurino/Adereços: André Santos

Contador (a) de história: André dos Santos Silva, Alessandra Cristine

Músicos Sonoplasta: Alexandre Alexsandre, Jhonatan Silva e Ilhatina Slanditini

Apoio: Elizabete Feliciano

Assessoria de Imprensa/Designer: Neto Pereira




Foto divulgação em anexo.

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Serviço

O quê: 2º Festival Canavial Artes Cênicas apresenta 14 espetáculos pernambucanos online


Quando: Dias 28, 29 e 30 de maio.

Classificação: Livre para todos os públicos.

Paulista retoma vacinação em grávidas e puérperas com o imunizante da Pfizer nesta quarta-feira (26)

 

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Saúde, retoma nesta quarta-feira (26) a vacinação contra a Covid-19 para gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com idade a partir de 18 anos. O agendamento já está disponível no site e aplicativo. Serão disponibilizados 100 agendamentos para esta quarta-feira (26) e 100 agendamentos para a quinta-feira (27).

O imunizante administrado é o da Pfizer. A vacinação ocorre das 9:00 às 13:00, em dois pontos. As gestantes precisam levar uma cópia do comprovante de residência e cartão de gestantes e as puérperas devem levar cópia do resumo de alta ou a declaração de nascido vivo e comprovante de residência.

O agendamento já está disponível para nesta terça-feira (25), através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou através do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site. Os pontos de vacinação funcionam das 9h00 às 13h00.


Confira os locais de vacinação (9h00 às 13h00):

FASUP
Av. Doutor José Claudio Gueiros Leite, 5380

Policlínica Manoel Caldas (Adolfo Speck)
Rua Mimoso, 35 - Arthur Lundgren I


Informações sobre a imunização da segunda dose da CoronaVac

Até o momento, Paulista já completou o ciclo de imunização da Coronavac em 3152 pessoas até a última terça-feira (25). A Secretaria de Saúde do município informou que continuará administrando a segunda dose do imunizante até que o saldo chegue ao fim. O agendamento para segunda dose encontra-se disponível no site e aplicativo.

O município do Paulista disponibilizou o agendamento da segunda dose da CoronaVac para idosos que já podem receber a segunda aplicação. As vagas estão sendo preenchidas através do site www.agendavacinapaulista.com.br ou pelo aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site.

A vacinação ocorre das 9h00 às 16h00, nos pontos disponíveis no site e aplicativo. O idoso precisa levar o cartão de vacinação no dia e hora marcados.

Informações sobre a vacinação com o imunizante da AstraZeneca

Paulista ampliou a vacinação contra a Covid-19 para contemplar pessoas de 50 a 54 anos com diversos tipos de comorbidades definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina. O agendamento continua disponível para este grupo através do site www.agendavacinapaulista.com.br ou pelo aplicativo Cidadão Digital, disponível para download na página inicial do site.

Os pontos de vacinação funcionam das 9h00 às 16h00. Confira no site os locais para agendamento e as comorbidades contempladas nesta etapa.

lmprensa Paulista PE

Eme Barbassa estreia novo espetáculo via Instagram

 

Após o sucesso de "Phantasmagoria", espetáculo criado em pleno ápice da pandemia do coronavírus no Brasil, os artistas Eme Barbassa e Davi Tostes repetem a parceria no inédito "Antropotomia ou a Delicadeza nos Tempos do Ódio". Desta vez, a dupla pesquisa o lugar da corporalidade nas redes sociais e desenvolve um trabalho criativo fomentado pelo Centro Cultural da Diversidade (@ccdiversidade), de São Paulo.

"Antropotomia" aborda questões de identidade, gênero e sexualidade a partir de um futuro distópico onde uma mulher trans (Barbassa) é capturada por cientistas após se revelar imune a um novo vírus que vem dizimando a população. Sua rotina diária inclui exames e lives transmitidas por uma plataforma de entretenimento, além da visita de um enigmático cuidador (Tostes).

"Nos interessa pensar o papel dos corpos dissidentes nas redes sociais, local onde somos constantemente apresentados a imagens manipuláveis e impressionantes o tempo todo. Isso acaba por interferir em nossas percepções acerca de nós mesmos, dos nossos desejos e afetos", fala Eme Barbassa. "Com o avanço tecnológico, fomos ganhando vantagens e maior liberdade social e pessoal. Por outro lado, ficamos cada vez mais expostos e vulneráveis ao poder e ao controle dessas relações interativas", afirma Davi Tostes.

A pesquisa inédita da dupla de Ribeirão Preto conta com provocação da diretora Mika Lins. "Considero a Eme uma artista inquieta e talentosa. Sua escrita é bastante interessante e reflete questões do aqui e agora. Gosto muito dela como atriz também. Nessa nossa experiência, vi sua entrega e disponibilidade para ser dirigida e percorrer novos caminhos", afirma Mika. Junto aos criadores do projeto, ela participa no próximo dia 28, às 19h, de uma live mediada pelo jornalista e apresentador Pedro Leão e que será exibida no Instagram do CCD (@ccdiversidade). Os quatro vão falar sobre o processo de criação e sobre os desafios dessa temática no contexto atual.

"Antropotomia", termo que significa dissecação do corpo humano, nasce a partir de uma série de ataques virtuais que a diretora e atriz Eme Barbassa sofreu ao falar em entrevista ao jornal O Globo, em março de 2020, por ocasião da estreia de "Phantasmagoria". Trans, gorda e feminista, ela abordou o lugar dos corpos marginalizados nas representações audiovisuais, teatrais e midiáticas em geral.


Antropotomia ou a Delicadeza nos Tempos do Ódio
Quando: dia 30/5, às 19h, no Instagram do CCD (@ccdiversidade)

Live com a provocadora cênica Mika Lins e os criadores
Dia 28/5, sexta-feira, às 19h, no Instagram do CCD (@ccdiversidade)

Ficha técnica
Direção e Dramaturgia: Eme Barbassa
Elenco: Davi Tostes e Eme Barbassa
Produção: Davi Tostes
Provocação Cênica: Mika Lins
Visagismo: Louise Helène
Design de Luz: Michel Mika Masson
Figurino (Eme): Robes Britto
Trilha Sonora: Jonas Tostes e Davi Tostes
Participação especial: Katia Calsavara
Social Media: Rafael Corrêa
Fotos: Cleber Corrêa

Geraldo Maia comemora aniversário com live-show gratuita

 

No dia 28 de maio (sexta-feira), às 20h, Geraldo Maia faz uma live-show especial, no YouTube, para comemorar o aniversário.

Com um repertório diverso, e mais intimista, Geraldo vai cantar e tocar violão. Além disso, ele terá a participação especial de Renato Bandeira, que o acompanha na viola e no violão, em algumas músicas, e, pela primeira vez, o cantor faz um dueto com Leila Maria (RJ) que, juntamente com ele, foi finalista do programa The Voice Mais, exibido recentemente pela TV Globo, pelo mesmo time, o de Mumuzinho.

A live-show de aniversário será, como sempre, realizada de forma democrática. O acesso é gratuito, através do Sympla, porém, por conta da pandemia, e dos artistas e músicos ainda estarem impossibilitados de trabalhar, a live também terá espaço para contribuições, seja através de valores pré-definidos, disponíveis no Sympla, ou através de contribuição espontânea, através do PIX, no dia da live.

O objetivo da live-show, é que a música de Geraldo Maia chegue a todos, sem exceção, e que o público possa ter um momento de entretenimento e arte, em meio a esses tempos tão difíceis.

SERVIÇO:
Quando: 28 de maio de 2021
Horário: 20h
Onde: Youtube Geraldo Maia Oficial (inscrições pelo Sympla)
Evento gravado em 18/05/2021, no estúdio Mau Mau, no Recife (PE).
Participações especiais: Leila Maria (RJ) e Renato Bandeira (PE)
Comunicação: Manu Siqueira
Mídias Sociais: Agência Raro
Edição: Maurício Barreto
Edição de Áudio: Azula

ECI/SCGE divulga programação online do mês de junho

 

A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), oferecerá no mês de junho seis cursos – um deles com duas turmas – e uma oficina. Realizada de forma online, a programação terá 148 horas de conteúdo ministrado e deve promover 310 capacitações de servidores públicos do Poder Executivo estadual.

A agenda será aberta na semana de 7 a 11, com os cursos “Prestação de Contas Eletrônica através do SEI Pernambuco” – primeira turma – e “Módulo A do SICONV – Atos preparatórios e execução”, que terão a instrutoria de Simone Leite, chefe da Unidade de Contas do Governo da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), e de Ana Catarina Machado, coordenadora de Convênios de Receita da Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), respectivamente.

No período de 7 de junho a 5 de julho, será realizado o curso “Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”. Nova na grade da ECI, essa programação será no formato de Ensino à Distância (EAD) com tutoria de Renato Cirne, gestor governamental de Controle Interno e coordenador de implantação da LGPD na SCGE. Já a segunda turma do curso “Prestação de Contas Eletrônica através do SEI Pernambuco” será ministrada por Jamerson Souza, coordenador de Orientação e Contas de Governo da DOGI/SCGE, na semana de 14 a 18 de junho.

Dia 17 tem a oficina “Sistema de atualização das Páginas de Acesso à Informação (LAI)”. Direcionada exclusivamente para ouvidores e autoridades da LAI das secretarias e órgãos do Governo de Pernambuco, essa capacitação será dada por Luiz Geraldo Albuquerque, que integra a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE).

Também ministrado por Ana Catarina Machado, da DCON/SCGE, o curso “Módulo B do SICONV – Execução e prestação de contas” será promovido nos dias 21, 22, 28, 29 e 30 de junho. Direcionado especialmente para servidores das Unidades de Controle Interno (UCIs), o novo curso “Gerenciamento de Riscos em 7 passos: Aspectos práticos” será realizado de 28 de junho a 1 de julho, com aulas proferidas por Pedro Hilário, que integra a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE). Finalizando a programação, no período de 28 de junho a 02 de julho, terá o curso “Tomada de Contas Especial: Aspectos da Resolução TC Nº 36/2018”, com Daniel Tiné, diretor de Correição (DCOR/SCGE).

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Estado, no enfoque do Controle Interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Controladoria-Gerl da União (CGU), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).


SERVIÇOS

Inscrições – Público Interno e Externo

- Prestação de Contas Eletrônica através do SEI Pernambuco: www.sgic.pe.gov.br/Sgic/public/pages/login.jsf

- Módulo A do SICONV - Atos Preparatórios e Execução: www.sgic.pe.gov.br/Sgic/public/pages/login.jsf

- Introdução à Lei Geral da Lei de Proteção de Dados - LGPD): credencial.imasters.com.br/cefospe-ead

- Prestação de Contas Eletrônica através do SEI Pernambuco: www.sgic.pe.gov.br/Sgic/public/pages/login.jsf

- Sistema de Atualização das Páginas de Acesso à Informação - LAI: doity.com.br/oficina-sistema-de-atualizacao-das-paginas-de-acesso-a-informacao-1

- Módulo B do SICONV - Execução e Prestação de Contas: www.sgic.pe.gov.br/Sgic/public/pages/login.jsf

- Tomada de Contas Especial: Aspectos da Resolução TC Nº 36/2018: www.sgic.pe.gov.br/Sgic/public/pages/login.jsf

lmprensa SCGE PE

História do Olho

 

Desdobramento direto das investigações do espetáculo Stabat Mater – vencedor do Prêmio Shell de Teatro de melhor dramaturgia – Ensaios Escopofílicos para uma História do Olho abre ao público os processos e estudos de Janaina Leite para sua nova montagem História do Olho – um conto de fadas pornô-noir, que deve chegar aos palcos em 2022. Nesta nova proposta, partindo da célebre novela História do Olho, de Georges Bataille, a atriz e diretora ao lado dos parceiros André Medeiros Martins, Lara Duarte e Lillah Halla, se debruça sobre uma história do olhar tomando a imagem pornográfica como mote.

A abertura para o público acontece de 28 a 30 de maio com as performances autônomas Camming 101 Noites [dias 28 e 30 de maio, sexta-feira, às 22h e domingo, às 21h], que foi apresentada em março na MIT+ e em abril no Festival Internacional FITEI, em Portugal e joga com o trabalho das camgirls como Sherazades virtuais que precisam entreter os clientes pelo máximo de tempo possível e Pornoshow O Armário Normando [dia 29 de maio, sábado, às 22h], que se utiliza da estrutura da plataforma Zoom para desenvolver performances artístico-pornográficas a partir de um dos capítulos da obra de George Bataille.

Limites da representação

Se em Stabat Mater a pornografia serviu de anteparo para discutir maternidade e sexualidade e foi um meio para problematizar os limites entre representação e performance, Ensaios Escopofílicos para uma História do Olho (projeto contemplado pela Lei Federal Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Edital ProAC Expresso LAB nº 47) traz à cena as provocações que a pornografia causa à estética, ao colapsar pares dicotômicos como arte/não arte, sexo simulado/sexo real, atuação/performance, fruição estética/ interesse lascivo, ficção/documento e metaforicidade/literalidade.

Para Janaina Leite, o projeto interessa-se pelo uso do dispositivo documental em sua tensa relação com o real, sobre a performance em seu potencial de "complicadora cultural", associado ao tema tabu do erotismo e da linguagem pornográfica. “Sigo me perguntando sobre os limites da representação e o seu potencial de assegurar ou não uma mediação para o espectador e busco nos implícitos e explícitos da imagem, esse potencial profanatório que, como conclama Agamben, é a ‘tarefa política da geração que vem’”, explica ela.

Nova montagem em 2022

O projeto Ensaios Escopofílicos para uma História do Olho contempla a realização de uma série de ensaios, processos e estudos abertos ao público ao longo de seu desenvolvimento culminando na criação do espetáculo teatral inédito para 2022, que atrita as linguagens do teatro e da pornografia, e contará com artistas profissionais e amadores da pornografia.

“A onda de censura no Brasil torna ainda mais pungente trabalhar esse potencial desestabilizador da imagem. A esse quadro, somam-se novas perguntas sobre a “imagem” no contexto de uma pandemia que exige o isolamento, a interdição do contato físico e nos obriga a uma mediação quase que “exclusivamente” pelas plataformas virtuais. Por outro lado, existe um distanciamento construído pela sociedade entre o que é pornográfico e o que é artístico, atribuindo àqueles que se aproximam da pornografia um lugar subalternizado. Enquanto o sexo explícito associado à poesia, à metaforização – que muitas vezes vem de um elitismo intelectual – pode ganhar status de conteúdo celebrado e proteger os artistas envolvidos.

Sabendo que este projeto pretende ser um exercício teatral, artístico, e metafórico, a proposta pretende não abandonar os estigmas e precarizações dos trabalhadores do sexo, já que é a partir deles que despejamos todos os preconceitos de um conteúdo que ao mesmo tempo é abjetado na vida pública e consumido e exaltado na intimidade masturbatória. Não abandonar essa perspectiva é não corroborar com todas as violências causadas em nome dessa dissociação de vida pública e íntima”, acredita Janaina Leite.

Para isso, o projeto trará em seu elenco trabalhadores sexuais como a jovem Camgirl Anita Saltiel e artistas produtores de conteúdos adultos como André Medeiros Martins que vem construindo um território híbrido entre arte e pornografia de forma a ampliar diálogos e quebrar fronteiras. “Acreditamos que pensar linguagem, sexualidade e gênero participa da formação política e subjetiva de cada um de nós, de forma que a quebra dos tabus é emancipatória não só para aqueles que são estigmatizados na sociedade, mas para toda se todos que desejam construir espaços múltiplos de vivência das relações e afetos”, finaliza a atriz e diretora.

PROGRAMAÇÃO

CAMMING 101 NOITES
28 e 30 de maio, sexta-feira, às 22h e domingo, às 21h, no Zoom.
Ingressos – de R$ 20,00 a R$ 40,00 no linktr.ee/salaabertarec . Duração – 70 minutos. Capacidade – 95 pessoas. Recomendado para maiores de 18 anos.

Performance virtual de Janaina Leite criada a partir da experiência imersiva em plataformas de sexo virtual pago e em colaboração com Lara Duarte, Lillah Halla e Mateus Capelo. As “101 noites” do título fazem referência ao livro de contos As mil e uma noites, em que Sherazade precisa entreter seu esposo e rei lhe contando histórias, noite após noite, para não ser morta. A ação joga, de um lado, com o trabalho das camgirls profissionais que precisam manter a atenção dos clientes (visto que elas ganham por minuto então parte do trabalho não é sexual, mas erótico, imaginário, dramatúrgico, terapêutico de forma a prender a atenção do espectador/cliente pelo máximo de tempo possível), de outro, se refere ao tempo que Janaina se dedicou a essa experiência no período auge do isolamento social devido à pandemia. 101 noites de isolamento, 101 noites de interação erótica sem risco de “contágio”.

Concepção e Performance: Janaina Leite I Participação Especial: Anita Saltiel I Dramaturgismo: Lara Duarte e Lillah Halla I Edição de vídeo: Mateus Capelo I Direção de produção: Carla Estefan I Operação de zoom: Juracy de Oliveira | Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta.

PORNOSHOW O ARMÁRIO NORMANDO

30 de maio, sábado, às 22h, no Sympla Streaming Beta.

Grátis. Ingressos no linktr.ee/salaabertarec . Duração – 120 minutos. Capacidade – 120 pessoas. Recomendado para maiores de 18 anos.

O público é convidado a transitar livremente em salas virtuais com performances pornográficas e interativas. Criado por Janaina Leite em colaboração com André Medeiros Martins, Lara Duarte e Mateus Capelo, a ação foi desenvolvida no contexto da pandemia, inteiramente virtual e audiovisual. Partindo da orgia descrita no capítulo O Armário Normando do livro A História do Olho, de Georges Bataille, e utilizando como estrutura a plataforma Zoom, 10 performers, entre amadores e profissionais do sexo, são convidados a explorar seus armários pornográficos. Os espectadores, na posição de exibicionistas ou voyeurs, completam a dinâmica de cada noite.

Concepção: Janaina Leite em colaboração com André Medeiros Martins, Mateus Capelo e Lara Duarte I Performers Núcleo do Olho: Bixaputa, Manfrin, Georgia Vitrilis, K-reaux, Cyber Succubus, Dante Pacolla, Ana de O., Pedro, Emilene Gutierrez, Dalva Bataille, Oliver Olivia e Ultra Martini. Direção de produção: Carla Estefan I Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta.

Importância do brincar e de políticas públicas para primeira infância

 

Qual a importância do brincar para as crianças? Como a primeira infância pode dispor de espaços públicos para interagir socialmente e receber cuidados e estímulos adequados, gerando impacto no desenvolvimento e nos indicadores de saúde para toda vida? Esses temas serão discutidos nesta quinta, 27, pelo gestor do programa Primeira Infância, executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Pedro Mazzarolo, a partir das 10h, durante webinário que contará com a presença de diversos especialistas. O debate integra a programação da 7ª Semana do Bebê, que começou nesta segunda-feira, 24, e segue até o próximo domingo, 30.

O evento, que ocorre mundialmente de modo presencial e virtual devido à pandemia da Covid-19, é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assegurar atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. No Recife, a programação está sendo promovida pela prefeitura e contará com a participação da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) que executa o Plano Recife 500 Anos, projeto estratégico de longo prazo da capital pernambucana que conta com ações direcionadas para a primeira infância.

A agência é responsável pela execução de dois projetos que já são realidade na cidade, as praças Arari Ferreira, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste; e da Árvore que fica no Compaz Eduardo Campos, no bairro da Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. Para realizar essas intervenções urbanas e campanhas educativas com foco para a primeira infância, os projetos contaram com o apoio da fundação holandesa Bernard Van Leer e com expressiva participação popular que resultou em uma nova forma de pensar e desenhar coletivamente soluções adequadas para este grupo de recifenses.

Além das intervenções urbanas, uma das propostas que tem como foco a primeira infância no Plano Recife 500 Anos é a alfabetização das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas municipais, a melhoria da atenção materno infantil para reduzir a mortalidade e a pesquisa de desenvolvimento e inovação na área da saúde visando incorporar novas tecnologias para construir soluções para doenças infecciosas e doenças não transmissíveis.

O debate será transmitido pelo canal do Youtube no canal REC500.

Artistas plásticos vão pintar obras ao vivo no Shopping Costa Dourada

 

A arte é resistência e solidariedade. Um grupo de artistas plásticos pernambucanos vai se reunir para pintar telas ao vivo, nesta quarta-feira (26), às 13h, na Praça de Eventos do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho. A ação batizada Arte Solidária vai reunir nomes como Santos, Alexandre Almeida, Guimarães, Ferreira, João Brito, Ivan Marinho, Bernardo Valença, Felipe Santos e muitos outros. A iniciativa é do artista plástico cabense Luzarcus, que é Embaixador da Cultura na cidade.

Os 27 artistas participantes irão doar as telas pintadas ao vivo e a renda será doada para outros artistas do município em situação de vulnerabilidade. "Estamos passando por um momento difícil e aqueles que vivem da arte ainda mais. É muito bonito quando a gente vê artistas se mobilizando ajudando artistas. A solidariedade tem que começar na gente. Foi isso que nos motivou a tornar esse projeto realidade", explica Luzarcus. “Alguns deles vão mandar as telas já prontas, para evitarmos a aglomeração. Seguiremos todos os protocolos de higienização, com distribuição de luva, máscara e álcool gel e o material artístico para uso individual”, acrescenta.

Após a ação, as obras ficarão em exposição no local até o dia 31 de maio, para apreciação do público visitante. Em seguida, as telas serão vendidas e toda a renda arrecadada será doada aos artistas em situação de vulnerabilidade do município do Cabo de Santo Agostinho.

Confira a lista de artistas participantes:

Alexandre Almeida
Bernardo Valença
Caio Lenda
Da Matta
Elder Lima
Ewerton Carlos
Felipe Santos
Ferreira
Filipe Arruda
Genival Junior
Genival Lima
Guimarães
Ivan Marinho
João Brito
Junior
Lalita
Maraçane
Marcos Medeiros
Nadilson Júnior
Nicola
Paulo Lins
Pedro Dias
Ramos
Ravel
Santos
Sintia Alves
Zé de Moura

Serviço
Ação Arte Solidária
Quando: Quarta-feira (26), às 13h
Onde: Praça de Eventos do Shopping Costa Dourada
Exposição de 26 a 31 de maio
Gratuito

Grupo de Apoio à Adoção de Paulista promove encontros mensais

 

Como adotar uma criança? Quais os passos necessários? O que determina a legislação sobre o tema? Como conviver com um filho adotivo? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Grupo de Apoio a Adoção de Paulista (GAAP). organização criada desde 2015 por pais por adoção, profissionais e interessados no tema promove discussões e socializa informações entre os interessados pela adoção de crianças e adolescentes, incentivando também o apadrinhamento das crianças que se encontram nas instituições.

O NAPA/GAAP - Núcleo de Apoio Pós-Adoção é, especialmente direcionado aos pais que estejam em fase de aproximação, convivência ou já com adoção ajuizada para auxiliá-los nesta fase com os filhos por adoção. As pessoas que queiram compartilhar experiências e obter esclarecimentos podem participar das reuniões que ocorrem sempre no último sábado do mês, das 15h às 17h, gratuitamente, no período da pandemia, virtualmente pela plataforma do Google Meet.

Informações:
Contato: (81) 98166-0691 / 98788-3359 / 99979-9714

Teatro Estadual de Araras transmite sua programação física pela internet

 

A reabertura do Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, conhecido como Teatro Estadual de Araras, vem ao encontro da celebração de seus 30 anos. Essa comemoração inclui um modelo de apresentações que deve ocorrer também nas próximas semanas: em um dia, apresentação de um espetáculo infantil e, no outro, de uma peça para adultos. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o equipamento pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerido pela Amigos da Arte.

A programação de reabertura é presencial, com capacidade limitada e respeitando todos procedimentos de segurança para evitar o contágio por Covid-19, e também online, com transmissão via Sympla Streaming, plataforma criada pela Sympla com o objetivo de criar soluções para a realização de eventos online. As duas modalidades são gratuitas.

Na semana de retomada das atividades, o espaço oferece duas opções de espetáculos: o stand-up Perco a namorada, mas não perco a piada, de Dinho Machado, no dia 29/5, sábado, 20h; e o infantil O Jogo do Folclore, da Evoé Cia de Teatro, no dia 30/5, domingo, às 11h.

O objetivo do Teatro Estadual de Araras é democratizar o acesso à cultura, já que pessoas de todo o mundo poderão prestigiar a programação do espaço via transmissão online. A iniciativa dialoga com outra ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerida pela Amigos da Arte: a plataforma #CulturaEmCasa, que oferece centenas de eventos artísticos de diversas naturezas, como dança, teatro, música e performance.

"É uma alegria poder reabrir o Teatro Estadual de Araras, em especial no ano em que ele comemora 30 anos de história. Dessa vez, além do público presencial, que será recebido com todos os protocolos sanitários exigidos, teremos a transmissão online dos espetáculos de forma gratuita, ampliando o alcance da arte e da cultura através da difusão", diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação:

Dinho Machado em Perco a namorada, mas não perco a piada


Sinopse: Dinho Machado se tornou um verdadeiro coach de relacionamento depois de dois casamentos, quatro namoros fracassados e outros milhares de foras. Em seu show, o artista compartilha sua experiência e histórias com o público com muito humor e música. Todo relacionamento tem uma trilha sonora e Dinho Machado traz ao seu show canções engraçadas que retratam a vida de quem vive, viveu ou viverá um relacionamento. Andréia, sua atual companheira, aproveita para expor o seu lado da história, com muita intriga e humor.

29 de maio de 2021, sábado, 20h
Gratuito
Exibição no teatro, presencialmente, e com transmissão pela plataforma Sympla
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade 186 lugares (40% da capacidade total da sala)
Gênero: Stand-Up

O Jogo do Folclore - Evoé Cia de Teatro

Sinopse: O Jogo do Folclore é uma mistura de narrativas presentes nas lendas e mitos folclóricos. Tudo começa quando o domador de feras, também dono do circo,
precisa sair e deixa três palhaços responsáveis pelo espaço. Ao invés de
cuidar do circo, eles decidem olhar o que o domador guarda na sala secreta
protegida por Tibério, o Rei dos leões. Ao passarem pela porta, encontram uma
caixa com fantoches e tem a ideia de inventar um jogo, no qual cada palhaço
deverá contar uma história do folclore Brasileiro, utilizando os fantoches e o
que a imaginação permitir.

30 de maio de 2021, domingo, 11h.
Gratuito
Duração: 50 minutos
Exibição no teatro, presencialmente, e com transmissão pela plataforma Sympla
Classificação: A partir de 2 anos
Capacidade 186 lugares (40% da capacidade total da sala)
Gênero: Infantil

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Museu da Diversidade Sexual e o Teatro Estadual de Araras.

Funcionamento de Shoppings até 6 de junho

 

Shopping Costa Dourada

Até o próximo dia 6 de junho, o Shopping Costa Dourada estará funcionando de segunda a sexta, das 10h às 20h. Como nos próximos dois finais de semana estarão abertos apenas os serviços essenciais (Arco Vita, farmácias e bancos e lotérica), o Shopping irá reforçar o sistema de drive-thru, que funciona de segunda a sábado das 10h às 20h, e aos domingos das 12h às 20h. O mall também disponibiliza o serviço de atendimento SAC pelo WhatsApp (81) 9.9164-4411.

Shopping Boa Vista

De acordo com as novas determinações do Governo de Pernambuco, o Shopping Boa Vista mantém o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados e domingos as operações do mall estarão fechadas. O drive-thru e delivery do centro de compras continuarão funcionando sem alterações. Esses horários são válidos até o dia 6 de junho.

Camará Shopping

A partir desta quarta-feira (26) até o dia 6 de junho, o Camará Shopping, em Camaragibe, vai abrir normalmente das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira. Já aos sábados e domingos as lojas do centro de compras estarão fechadas. Durante este período, as opções de entrega e retirada no drive-thru e delivery do mall vão continuar operando das 10h às 22h diariamente.

Glaucoma: conheça a doença que pode levar à cegueira

 

Nesta quarta (26) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo, atrás apenas da catarata. Ele ocorre por conta da pressão intraocular associada a neuropatia óptica, que causa um dano no nervo – parte do olho que leva a informação visual até o cérebro, ocasionando perda progressiva e irreversível da visão.

Ainda de acordo com a OMS, cerca de 2,5 milhões de pessoas têm glaucoma no Brasil. A doença degenera o nervo ótico, parte do olho que conduz as imagens da retina ao cérebro para que possamos enxergar. Mas, ela tem cura? Quais são as causas? É possível prevenir? O oftalmologista Alexandre Ventura (foto), do Instituto de Olhos Fernando Ventura, tira dúvidas sobre o problema.

Causas
“As causas do aumento da pressão dos olhos são desconhecidas, porém colírios dilatadores, drenagem restrita ou bloqueada, uso de corticoides, má circulação ou redução sanguínea no nervo óptico e pressão arterial alta são algumas situações que influenciam”.

Hereditário
“Pessoas que têm casos na família têm mais chances de desenvolvê-la. Nessa situação, a chance de desenvolver a doença é seis vezes maior que uma pessoa sem histórico familiar. Pessoas com diabetes, problemas cardíacos, hipertensão, negros e idosos também têm mais probabilidades”.

Tipos de glaucoma
“São quatro: primário de ângulo aberto ou crônico (mais comum); de ângulo fechado ou agudo (mais emergencial); congênito (atinge os bebês logo em seu nascimento) e secundário (causada por complicações médicas)”.

Tem cura?
“Não, porém a doença pode ser controlada. É necessário que o paciente mantenha a continuidade do tratamento para reduzir a pressão intraocular e evitar a perda de visão. Quanto mais rápido, menor será a perda”.

Prevenção
“Alimentação saudável, praticar exercícios, usar óculos de sol quando possível, reduzir nível de estresse, moderar no consumo de álcool, não abusar de medicamentos e, claro, consultar um oftalmologista, no mínimo, uma vez por ano para um check-up geral”.


Quatro anos da Casa Natura Musical - uma referência de impacto em cultura e Branded Entertainment



Desde a sua inauguração, em 11 de maio de 2017, a Casa Natura Musical se propõe a ser mais do que uma casa de shows, atuando como um equipamento cultural que celebra a pluralidade da música brasileira e amplifica as vozes de artistas, coletivos e movimentos de todo o país, conectando fãs e artistas por meio da sua programação física e produção de conteúdo virtual.

Empreendimento dos sócios Paulinho Rosa (Canto da Ema), Edgard Radesca (Bourbon Street) e Vanessa da Mata, a Casa Natura Musical completa, em maio de 2021, quatro anos de atividade, mais uma vez longe dos palcos, mas trabalhando muito para continuar conectando artistas e públicos. Desde 2017, a Casa realizou mais de 400 shows que reuniram 500 artistas e um público estimado em mais de 150 mil pessoas. A partir de março de 2020, também promoveu mais de 160 lives, reunindo mais de 250 artistas de Estados como Minas Gerais, Acre, Bahia, Roraima, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal, entre muitos outros.

O espaço nasceu com uma vocação de branded entertainment, uma plataforma contínua de experiências e conteúdos a partir da música, que conecta vozes de artistas e movimentos culturais com propósito das marcas parceiras. Desde sua criação, a Casa Natura Musical é patrocinada pela Natura, ligado ao Natura Musical, plataforma de cultura da marca Natura.

"Procuramos desenvolver uma plataforma que, a longo prazo, fosse capaz de construir um sólido legado para a música brasileira. A partir do Edital, fomos expandindo a plataforma Natura Musical para explorar outras experiências com a música, a partir da criação de parcerias, eventos, conteúdos próprios, a Casa Natura Musical e ações de comunicação, que geram engajamento, identificação e mobilização de público a partir da conexão com posicionamento e causas da marca", diz Fernanda Paiva, head de cultural branding e responsável pela plataforma.

“A parceria com a Casa Natura Musical foi pensada em cada detalhe: do naming à arquitetura, dos pilares de curadoria e programação até a experiência com os produtos e discursos da marca, do impacto no mercado de cultura ao conteúdo digital, tudo é construído tendo como premissa a interpretação cultural e artística da essência da marca. Buscamos continuamente tornar nossas experiências a cada ano mais plurais, inclusivas e relevantes , para a cultura e para as pessoas”, complementa.

Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, um laboratório de curadoria, experiência e conteúdo. “Claro que quando falamos de uma casa de shows também falamos de celebração, encontros, emoção, memória e muita experiência de marca. Mas a Casa, como equipamento cultural, é um território de conexão e diálogo onde a Natura também expande seu posicionamento e suas causas. A gente não fala com consumidor, mas fala com pessoas. É sobre encontrar paixões, vínculos e bandeiras em comum, é sobre humanidade. É baseado no real, no que faz sentido, no que conecta o ser humano”, diz Suyanne Keidel, diretora-executiva do espaço.

O relacionamento do espaço com a plataforma Natura Musical vai muito além do valor do investimento e se refere a construção de uma grande parceria e sinergia de projetos que tem a música e a cultura como agentes de transformação e impacto positivo, seja por meio de shows ou da atuação nos canais de digitais com a criação de conteúdos.

"Entendemos que um dos papéis fundamentais da cultura é atuar no imaginário de quem a consome, promovendo valores, abrindo diálogos, quebrando muros. É essencial que neste país multicultural, com dimensões continentais que formam tantos 'Brasis', cada vez mais os espaços de cultura tragam artistas e personalidades que defendam pautas como inclusão racial, diversidade de gênero, acessibilidade, sustentabilidade, e que se posicionem frente às transformações necessárias para um mundo igualitário", diz a curadora e coordenadora artística da Casa, Michelly Mury, sobre alguns dos parâmetros do espaço para recepção de artistas e criação de novos projetos.

Um dos objetivos centrais da Casa é fazer curadoria com relevância e significado, o que requer estudo, discussão, contexto, coerência e propósito. Para isso, a equipe opera um trabalho de questionamento sobre o que está pulsando na sociedade, o que tensiona e como a marca pode contribuir para promover mudança. "Entendendo que o público ao nosso redor é cada vez mais interseccional e plural, nossa equipe de planejamento e curadoria musical conecta artistas e suas trajetórias com discussões e comportamentos emergentes”, conta Suyanne.

"Enxergar a cultura como uma ferramenta para a transformação da sociedade é abrir espaços de diálogo, fazer pontes e criar novas conexões. Um caminho é a co-criação com artistas e produtores e com as comunidades", aponta Fernanda Paiva, Head de Cultural Branding do Natura Musical.

As pautas trabalhadas tanto no palco físico quanto virtual fazem um grande panorama de obras que abordam a diversidade e riqueza musical do Brasil em ritmos, gêneros e estilos musicais enquanto refletem sobre temas como autocuidado, diversidade, igualdade racial, direito das mulheres e meio ambiente. Essas escolhas são de grande coerência com os pilares da Natura, que é a relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o todo. Algumas lideranças representativas dessas frentes que já participaram da programação online da Casa são os líderes indígenas e ambientalista Ailton Krenak e Sônia Guajajara, além da ambientalista Angela Mendes, filha de Chico Mendes.

A curadoria de shows e conteúdos da Casa se associam também à pluralidade de vozes, movimentos, gerações e gêneros que já passaram pelo seu espaço físico. Alguns dos destaques ao longo desses anos são Dona Onete, Linn da Quebrada, Lia de Itamaracá, Alceu Valença, Margareth Menezes, Maria Rita, Luedji Luna, Gal Costa, Emicida, Baco Exu do Blues, João Bosco, Duda Beat, Liniker, Johnny Hooker, Clarice Falcão, Mestrinho, Silva, Rubel e Jorge Drexler, artista uruguaio e nome de destaque na música mundial.

A Casa ficou conhecida por trazer para os palcos o que existe de mais diverso, inovador e relevante na música brasileira, além de também ter realizado lançamento de documentários de música, debates e festas especiais. Alguns exemplos são O Fervo, noite de lançamento do documentário de mesmo nome dirigido por Adriana Couto e que capta bastidores de um show do grupo As Baías (antiga As Bahias e a Cozinha Mineira), Tássia Reis e Liniker; o show gratuito e a céu aberto FILHXSENETXS, que reuniu Mahal Pita, Rico Dalasam e outros artistas negros com conexões ancestrais e artísticas com a Bahia e o Brasil afrodiaspórico; o lançamento do livro Quem Tem Medo do Feminismo Negro?, da filósofa Djamila Ribeiro; o show de Nego Bala seguido da exibição do documentário Da Boca do Lixo e duas ballrooms que reuniram performers, atrações musicais, batalhas de dança e mesas de debate sobre a cultura voguing. O painel de LED na fachada do espaço também abrigou exposições de artes visuais, criando diálogos entre a música e outras linguagens artísticas.

Por realizar e promover eventos que se relacionam com temáticas ligadas à diversidade de gênero e corpos, a Casa recebeu, em 2020, o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, um distintivo por incluir em suas diretrizes, propostas artísticas e canais de comunicação a diversidade e inclusão LGBTQIA+.

Parcerias de marcas

Além dos canais digitais em 2020, pela primeira vez a Casa Natura Musical levou seu palco para a televisão e, em parceria com a Zoe Films, se transforma na curadora da 4ª temporada do MINIDocs, série exibida nas emissoras Arte1 e TV Cultura e hospedada no Youtube. Nela, artistas realizam apresentações musicais e dão entrevistas sobre suas carreiras. Além da curadoria, os onze episódios foram gravados no espaço físico da Casa.

A estreia do programa, que aconteceu em setembro de 2020, recebeu Tim Bernardes. Ainda se apresentaram Doralyce, Luê, Jadsa, Alice Caymmi, Rico Dalasam, Maria Beraldo, Pedro Viáfora, Bia Ferreira, Marcia Castro e Nicolas Krassik. O espaço também trabalhou em ações conjuntas com outras marcas a fim de ampliar a rede de parceiros com sinergia de propósito com a Natura e a Casa Natura Musical.

"Temos parceiros como a Heineken, a Azul Linhas Aéreas e a mais recente parceria com o Descomplica, start-up que inaugurou no ano passado a Faculdade Descomplica. Juntos, criamos um projeto chamado Seguindo a Canção, que propõe ao público a imersão em conversas entre artistas mediados por um professor, com conteúdo que une aprendizado e fruição artística. O objetivo é ampliar repertórios, contando vivências, histórias e unindo curadoria musical, cultura e educação. Não existe desenvolvimento social sem arte e cultura", diz Suyanne. Até o momento, participaram do projeto MC Tha, Leci Brandão, Liniker, Zélia Duncan, MC Carol de Niteroi, KL Jay, Tássia Reis, Xande de Pilares, Chico Cesar e Letrux.


Reforço de conteúdo digital

Em março de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus se agravou no Brasil, mais de 30 shows presenciais precisaram ser adiados por tempo indeterminado. O adiamento dos shows não significou, no entanto, uma pausa no trabalho. Ao contrário: acarretou numa acentuação da presença do espaço no ambiente online, com lives, divulgação de conteúdos nos canais de comunicação e de novos projetos online.

Além das 160 lives, a Casa desdobrou sua produção digital em editorias semanais, quinzenais e mensais. Alguns dos exemplos são o Capa do Disco, entrevistas com artistas e designers sobre o processo criativo da produção de capas de CDs; o Giro, editoria quinzenal composta por um vídeo que reúne acontecimentos de destaque da música; o Artista Indica Artista, em que nomes variados da música contam sobre o que andam ouvindo por meio de um vídeo curto; playlists semanais baseadas em diversos assuntos e publicações de homenagens e lembranças de datas comemorativas, forma de preservar a memória da cultura brasileira por meio das redes da Casa.

Algumas das homenagens realizadas foram uma série de encontros virtuais dedicados à memória de Dona Ivone Lara em lives com artistas e jornalistas especializados na história da cantora; série de debates entre artistas africanos de países que falam em português em comemoração à Semana da Língua Portuguesa, uma playlist sobre Visibilidade Lésbica composta por músicas criadas e interpretadas por mulheres LGBTQ+ e lives informativas sobre assuntos como a cultura ballroom e a obra de Baden Powell.

Nesse período, as redes da Casa tiveram aumento superior a 30%, com alto engajamento e alcance de público - antes de São Paulo, Grande São Paulo e Rio de Janeiro e, em seguida, de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Durante as lives, os acessos internacionais aumentaram e foram citados pelos próprios artistas, que destacaram mensagens vindas de uma audiência de Portugal, França, México, Venezuela e Argentina, entre outros.

Ainda sem uma data definida para o retorno ao espaço presencial, a Casa continua apostando no poder de conexão da música, mesmo que digitalmente. A programação está disponível por meio de suas redes sociais e pelo site www.casanaturamusical.com.br.