sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Corrida pela Diversidade

Acontece neste domingo (18) a I Corrida da Diversidade. A concentração será a partir das 6h na frente do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A saída está marcada para as 8h, de onde os atletas devem seguir até a padaria Boa Viagem, localizada na mesma avenida, com retorno ao Parque. São apenas 3,4 km de percurso. A corrida é uma promoção da Secretaria dos Esportes do Estado de Pernambuco. “A corrida faz parte de uma campanha contra a homofobia que a Secretaria está realizando, aproveitando a deixa da Parada. Nela corre todo mundo, independente da orientação sexual. Correr significa prevenir doenças”, explica a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti.

Para ao presidente da Federação de Atletismo e também coordenador técnico da corrida Warlindo Carneiro “promover um evento esportivo associado a um evento cultural é uma iniciativa espetacular do Governo do Estado. A parada é uma realidade. Esse ano o número de participantes deve dobrar. Seria ótimo que todos os eventos culturais e esportivos fossem associados porque o esporte além de prevenir doenças é democrático. Todas as camadas sociais podem participar de uma corrida de pedestrianismo como essa”.

Serviço:

I Corrida da Diversidade
18/09/2011
Concentração: 6h no Parque Dona Lindu
Saída: 8h
Percurso: Parque Dona Lindu - Padaria Boa Viagem – Parque Dona Lindu


Apoio Cultural:

Grande Recife monta esquema especial para a Parada da Diversidade

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de transporte para os usuários que vão conferir a 10ª edição da “Parada da Diversidade”, a qual vai acontecer no próximo domingo (18/09), a partir das 09h da manhã, na Avenida Boa Viagem. O evento tem a expectativa de levar milhares de pessoas ao local.

O Consórcio irá reforçar o serviço de sete linhas, que representará um acréscimo de 12 coletivos e 108 viagens extras durante todo o período do evento. Durante o próximo domingo, o Grande Recife vai ofertar um total de 806 viagens com destino aos arredores do trajeto da parada.

Além do incremento de frota e viagens das linhas, o Grande Recife preparou uma estocagem de três veículos, sendo dois no Terminal Integrado Pelópidas da Silveira, que estarão à disposição dos passageiros das 08h às 12h e outro no Terminal Integrado de Joana Bezerra, o qual será utilizado das 13h às 19h. Fora essas sete linhas, o passageiro poderá contar com outras 22 que trafegam aos domingos pela Avenida Conselheiro Aguiar ou Avenida Domingos Ferreira.

Outras informações sobre o esquema especial de transporte montado para a 10ª Parada da Diversidade, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), através do telefone 0800 081 0158.

Saiba os detalhes da programação

Lista das sete linhas reforçadas
050–PE 15/Boa Viagem
061–Piedade
062–Jardim Piedade
070–Candeias/Joana Bezerra
080–Joana Bezerra/Boa Viagem
110–Ibura/Boa Viagem
440–CDU/Caxangá/Boa Viagem


Apoio Cultural:

Compesa promete melhorar prestação dos serviços no Dia do Cliente

Dentro de dois anos, a Compesa prestará um serviço bem melhor do que é oferecido hoje e Pernambuco dará uma virada no setor de saneamento. Foi com essas palavras que o diretor Comercial da Compesa, Décio Padilha, abriu hoje o evento de comemoração ao Dia do Cliente, realizado pela manhã em uma sala de cinema do Shopping Center Recife. Representando o presidente da companhia, Roberto Tavares, Padilha destacou os investimentos superiores a R$ 2 bilhões, entre elas o Sistema Pirapama, que a empresa está aplicando em todo o Estado para a universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário.

"Os recursos continuam chegando e isso vai mudar a Compesa não apenas pelas obras, mas pela decisão de estabelecermos um novo relacionamento com os nossos clientes”, destacou Padilha. Segundo o diretor, está errado quem acha que empresa pública não deve satisfação ao cliente. "É por isso que temos buscado cada vez mais novos canais de relacionamento e integração, pois o cliente é o sentido da existência da Compesa e merece ser respeitado", afirmou.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que contou inclusive com um intérprete de libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Os clientes presentes puderam ainda conferir duas palestras. A primeira com Rony Melo, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que falou sobre a importância da água e a atual situação do abastecimento no Brasil e no mundo.

Em seguida, a ouvidora da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Graça Reis, falou sobre a atuação do órgão no atendimento aos usuários dos serviços públicos. "A ouvidoria existe para intermediar a relação entre a empresa e o cliente. Nossa função é ajudar o usuário", destacou Graça Reis. Na sequência, o coral do Movimento Pró-Criança emocionou a todos os presentes ao interpretar a canção "Planeta Água", de Guilherme Arantes.

No encerramento do evento, houve a distribuição de 16 prêmios entre todos os clientes presentes (foto). Foram sorteados uma TV de LCD de 32 polegadas,10 procedimentos de Podologia no Clinical School, dois procedimentos estéticos no Centro de Beleza Maria Bonita, dois almoços completos no restaurante Boneco de Barro e uma diária com acompanhante no Viver Hotel Fazenda, em Moreno.

O Dia do Cliente foi instituído no calendário oficial do Recife através da Lei Municipal nº 17.502/08, a ser celebrado anualmente.

Imprensa Compesa

Apoio Cultural:

Dilma será a primeira mulher a abrir Assembleia Geral da ONU

Brasília – A dois dias da viagem para Nova York, onde a presidenta Dilma Rousseff fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), uma intensa agenda internacional que inclui reuniões privadas com cinco presidentes e discussões que vão desde a crise econômica internacional até energia nuclear e os conflitos nos países muçulmanos aguarda a presidenta. Será a primeira vez que uma mulher fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Para diplomatas, é o principal evento internacional do ano.


Antes da abertura da assembleia, no dia 21, Dilma vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na próxima terça-feira (20) à tarde. De acordo com assessores, será a continuidade das conversas que eles iniciaram em março, em Brasília. Depois da conversa, Dilma participa da reunião denominada Governo Aberto – que engloba 60 países que se dispõem a adotar medidas transparentes e de apoio conjunto.

Obama comandará a reunião do Governo Aberto. O tema da reunião que se refere às medidas de transparência foi proposto pelo presidente norte-americano. O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, disse que a próxima reunião do grupo deve ocorrer no Brasil, em 2012. O tema está em discussão na Controladoria Geral da União (CGU).

Um dos temas que deverá ser mencionado na reunião, segundo assessores, é a questão dos conflitos no Norte da África e no Oriente Médio. A presidenta destacará a necessidade de respeito e preservação dos direitos humanos, do fim da repressão e da adoção de medidas que consolidem a democracia na região.

Paralelamente às reuniões conjuntas, Dilma tem conversas reservadas com os presidentes do México, Felipe Calderón, e da França, Nicolas Sarkozy, além de uma previsão de encontro com o nigeriano, Goodluck Jonathan. A presidenta tem ainda reunião agendada com o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron.

Depois dos acidentes radioativos, no Japão, em março, quando houve explosões e vazamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, o assunto entrou na pauta da comunidade internacional. Dilma participará da reunião de alto nível sobre segurança nuclear. O objetivo da reunião, segundo o porta-voz, é desenvolver mecanismos de uso e exploração da energia nuclear com segurança.

Pelo menos seis ministros deverão acompanhar a presidenta na viagem aos Estados Unidos. Dilma seguirá na companhia dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Saúde, Alexandre Padilha; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; dos Esportes, Orlando Silva; da Comunicação, Helena Chagas, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Luciana Lima, Renata Giraldi e Rivadávia Severo – Agência Brasil



Apoio Cultural:

Frente em Defesa do Diploma será reinstalada. FENAJ convoca mobilização para 6 de outubro

Com o número de assinaturas necessárias já alcançado, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo será reinstalada no Congresso Nacional no início de outubro. Com este reforço, a Executiva da FENAJ e o Grupo de Trabalho da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma convocam para dia 6 de outubro mobilização no Congresso Nacional, em Brasília, para pressão direta sobre os parlamentares pela aprovação das PECs do diploma.

Já foram obtidas as 198 assinaturas necessárias para criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo no Congresso. O próximo passo agora é instaurar a frente, o que deve ocorrer no início de outubro, segundo o gabinete da deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), autora da proposta. Com as articulações da parlamentar e os contatos dos Sindicatos de Jornalistas e de profissionais junto aos gabinetes parlamentares, nas três últimas semanas foram conquistadas mais de 90 assinaturas de adesão.

Em documento encaminhado às entidades que participam do movimento, a Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha alertaram seus apoiadores para a necessidade de um esforço urgente de mobilizações e contatos com parlamentares pela reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma e pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados, tendo em vista a crescente expectativa de que a PEC 386/09 seja votada em plenário em outubro ou novembro.

Autor da PEC, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) já protocolou solicitação neste sentido à Mesa Diretora da Câmara. Ele também participou de audiência da direção da FENAJ com o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS), no final de agosto e quer reforçar o movimento pela aprovação da matéria com a assinatura do maior número possível de parlamentares ao requerimento.

Paralelamente, a FENAJ e a Coordenação da Campanha preparam um “placar” com a tendência de voto de cada deputado, para divulgação na página da entidade, à semelhança do que foi produzido com a tendência de votos à PEC 33/09, que tramita no Senado. “E é fundamental que nossos apoiadores continuem incentivando a adesão de todos cidadãos ao abaixo assinado virtual que pede a imediata votação das PECs”, destaca Valci Zuculoto, diretora da Federação e membro do GT.

Câmara de Fortaleza aprova projeto que exige diploma de jornalista
Em decisão unânime, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, no dia 1º de setembro, projeto de lei da vereadora Magaly Marques (PMDB) que estabelece a exigência do diploma de curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público municipal. O projeto, que regulamenta a contratação de profissionais pelo Poder Público, é fruto de uma reivindicação histórica do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, que acompanhou todos os passos de sua tramitação e mobilizou parlamentares em defesa da iniciativa, em contatos feitos pelos dirigentes sindicais da categoria.

Luta por diploma em cargo público é retomada no RJ
A luta pela a exigência de diploma superior de Jornalismo em concursos públicos no Rio de Janeiro prossegue. No ano passado a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa considerou inconstitucional o Projeto de Lei de autoria do deputado Alessandro Calazans (PMN), que foi arquivado, não indo a voto em plenário. Em articulação com o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, o parlamentar conseguiu desarquivar a matéria, agora rebatizada de PL 518/2011.

Diretores do Sindicato debateram, no início de setembro, o encaminhamento do projeto com a vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada Inês Pandeló (PT). A expectativa é de posicionamento favorável à matéria, pois projetos de lei semelhantes já foram aprovados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Alagoas, como também em cidades como Campina Grande (PB), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Natal (RN).


Boletim Fenaj



Apoio Cultural:

Projeto Vila para Todos - entrada franca!!

Amanhã (17) às 10 da Noite, acontece o show do Projeto Vila Para todos. Abrindo a temporada do sol em Porto de Galinhas, MICHELINE CARDOSO trará seu samba moderno à beira mar da Praia de Maracaípe, lançando seu 4º cd, "Cascadura Samba", numa grande festa que ainda contará com os shows de Victor Camarote e banda Arquibancada e do Conjunto Maravilha, além do DJ 440.

Integrante da banda Os Infernais que acompanha o músico e compositor Nando Reis, Micheline lança seu 4° álbum recheado de samba contemporâneo deixando mais clara as suas influências que costumava conviver com Mestre Marçal, Dona Ivone Lara e Darcy da Mangueira e nos diversos trabalhos os quais participou.

o brega de VICTOR CAMAROTE E BANDA ARQUIBANCADA com um repertório que passeia pela nova e velha safra dos hits do gênero e os olindenses do CONJUNTO MARAVILHA passeiam pela história do samba visitando nomes como Cartola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Originais do samba, dentre outros os quais bebem da fonte para inspiração de suas composições autorais que completam um repertório de reencontro com a alegria e brasilidade do verdadeiro samba.

A noite ainda contará com a discotecagem brasileiríssima do DJ 440 e suas raridades que embalam as principais festas da cidade.


ENTRADA FRANCA!

Realização:Vila de todos os santos e Refinaria Cultural
Xalés de Maracaípe
Info: 81 8810-0755



Apoio Cultural: