sexta-feira, 28 de abril de 2023

Blog da Revista Movimentto estreia hoje nas redes

clique aqui e visite o blog

Em agenda com Marina Silva, vereadora Carol Gonçalves busca alternativas para o combate à poluição do ar em Toritama


A vereadora Carol Gonçalves (MDB) realizou uma agenda, nessa quinta-feira (27), com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro teve como objetivo apresentar o relatório final da Assembleia Cidadã ‘RespirAR Puro’ e buscar alternativas para o combate à poluição do ar causada pelas lavanderias industriais, em Toritama-PE. 

Além disso, Carol falou sobre outros projetos voltados para o meio ambiente no município, como a criação do primeiro Centro de Reciclagem, o plano de descarte correto de resíduos sólidos, a recuperação do Rio Capibaribe, bem como as emendas de mais de R$ 1 milhão conquistadas pela vereadora e que serão utilizadas para o desenvolvimento sustentável de Toritama. 

De acordo com Carol Gonçalves, o encontro com a ministra do Meio Ambiente vem para fortalecer as políticas ambientais realizadas pelo o seu mandato. “Estamos dando o pontapé inicial no futuro que queremos para Toritama, e poder articular essa mudança junto da Marina Silva vem para concretizar que estamos no caminho certo. Esse dia, com certeza, ficará marcado na história do meu trabalho e da nossa cidade”, comemora a parlamentar. 

Durante a agenda, Marina Silva destacou sobre a importância dessa movimentação. “É muito importante que a gente faça os levantamentos e que a gente possa caminhar pras soluções, então eu só quero dizer pra população de Toritama que estamos juntos para que a gente possa ter um ambiente saudável, que gera emprego, renda e vida digna pras pessoas”, pontuou a ministra. 

Além da agenda no Ministério do Meio Ambiente, Carol também esteve em uma reunião no Ministério de Ciências e Tecnologia, onde foi recebida pela ministra Luciana Santos. No encontro, a vereadora apresentou reivindicações sobre a qualificação da mão de obra e o emprego da tecnologia na cadeia produtiva da confecção de Toritama.

Maria Arraes volta ao Sertão em busca de soluções conjuntas para os desafios locais


Após os três primeiros meses de mandato, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) está de volta ao Sertão para ouvir as demandas locais e se aprofundar nos desafios da região, em busca de construir coletivamente soluções para os problemas de quem mais precisa. “Esse retorno é um compromisso desde a pré-campanha, que cumpro com muita alegria e responsabilidade. É trabalhando junto com a população, de forma atenta e respeitosa, que vamos chegar conjuntamente aos melhores resultados”, afirmou a parlamentar. 

Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, Maria Arraes foi recebida por lideranças. Ouviu reivindicações acerca das condições das estradas, principalmente as PEs 638 e 639, que interligam seis agrovilas (N1, N3, N5, N6, N7 e N8). Mais de 800 produtores rurais são prejudicados pela dificuldade de deslocamento e logística para escoar a produção, o que afeta diretamente a economia local.

A saúde também é motivo de preocupação na região. A população enfrenta a falta de postos de saúde e ambulâncias, além de atendimento lento e precário. Quem precisa de assistência médica especializada sofre com a demora na marcação de consultas e procedimentos, o que evidencia a necessidade de melhorias na área.

“Temos tentado estabelecer um diálogo com o governo do Estado e enviado requerimentos para obter explicações sobre os principais problemas enfrentados pelos moradores. O planejamento e a ação são urgentes para sanar esses problemas, o que parece não existir na atual gestão estadual”, apontou Maria Arraes, em entrevista à Rádio Petrolina FM. 

De Petrolina, a parlamentar seguiu para Santa Maria da Boa Vista, onde participou de um almoço com o vereador Valter Firmino e o grupo de oposição da cidade.

As principais necessidades apontadas pela população no município dizem respeito ao abastecimento de água nas áreas de sequeiro e revitalização do sistema de irrigação do Projeto Fulgêncio, para garantir a operação e manutenção do sistema, além da assistência técnica aos produtores.

Ainda em Santa Maria, a deputada concedeu entrevista à Radio Boa Vista FM e se reuniu com representantes de diversas entidades, entre elas a Associação das Pessoas com Deficiência. Maria Arraes é autora de um projeto de lei que visa tornar permanente o laudo para deficiências e transtornos irreversíveis, como o do espectro autista. 

A parada seguinte do giro pelo Sertão foi em Orocó, no Projeto Brígida (Agrovila 10), onde a parlamentar esteve ao lado do ex-vereador Luiz Bernardino e do Dr. Sandro Santos, no diálogo com as lideranças locais. 

A agenda continua no fim de semana pelo Sertão Central, do Pajeú e do Araripe. 

Em Brasília, Anderson Correia apresenta políticas animalistas no Fórum de Vereadoras e Vereadores pelos Direitos Animais


Referência em todo o Estado quando o assunto é Direito Animal, o vereador Anderson Correia (PP) levou seus conhecimentos para a Brasília, onde participou, na tarde desta quarta-feira (26), do Fórum de Vereadoras e Vereadores pelos Direitos Animais. No evento, que aconteceu no Auditório do Ibama, na Capital Nacional, o parlamentar caruaruense apresentou políticas animalistas, debatendo leis e políticas públicas. 

Promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Fórum tem o objetivo de promover o diálogo com vereadoras e vereadores de todo o país sobre proteção, defesa e direitos animais, além de compartilhar experiências de políticas públicas. Na ocasião, o Defensor dos Animais trocou experiências com grandes nomes do legislativo do país, ligados à causa animal, e ressaltou a importância do fórum.

“O Fórum de Vereadoras e Vereadores pelos Direitos Animais é um evento ímpar, onde o foco é naquilo que lutamos todos os dias no nosso mandato, com ações para defesa animal, combate aos maus-tratos e diversas políticas públicas que promovam o bem-estar e saúde dos animais. Estou extremamente grato pela oportunidade de levar conhecimento do Direito Animal, como advogado animalista e contribuir com esta causa tão nobre, elevando também o nome de Caruaru em meio a tantos representantes legislativos de todo Brasil”, destacou Anderson.

Faculdade Nova Roma oferece curso gratuito de preparação para o exame da OAB a partir de amanhã


O programa Gabarita OAB da Faculdade Nova Roma inscreve, gratuitamente, para quem quer se preparar para a primeira fase da prova da OAB – PE. As aulas acontecerão aos sábados, a partir de amanhã (29), e serão trabalhados os principais assuntos exigidos na prova da OAB – PE, que acontecerá em julho. 

As aulas são ministradas pela equipe de professores do curso de Direito da Nova Roma, composto por mestres e doutores, e acontecerão em formato online com a resolução de questões das disciplinas mais recorrentes no exame da ordem. Serão 40 horas de aulas distribuídas durante oito encontros, todos aos sábados.  

Os interessados em participar, podem se inscrever pelo link http://novaroma.edu.br/gabarita-oab.

Ponto Cidadão faz coleta de óleo para reciclagem em Igarassu


O Ponto Cidadão, projeto voltado para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de capacitação profissional em Igarassu, tornou-se ponto de coleta para óleo de fritura, dentro do programa “Mundo Limpo”, iniciativa socioambiental do Grupo ASA, que tem como intuito mitigar os impactos ambientais da atividade industrial. O projeto intitulado Coleta Solidária propõe uma reeducação dos hábitos coletivos em relação ao descarte de lixo, e, ao mesmo tempo, promover boas ações ao interligar o descarte correto de resíduos a doações filantrópicas, tendo como instituição escolhida o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

O Coleta Solidária aposta em locais de atuação coletiva, como é o caso do Ponto Cidadão, para incentivar a população a promover uma reeducação dos modos de descarte de lixo. No caso do óleo de cozinha, a ONG reforça os danos que pode causar ao ecossistema local, além de provocar entupimento das tubulações de água e atrair animais transmissores de doenças como ratos, baratas e mosquitos. Dentro do programa, a instituição parceira que atinge a marca de 300 litros de óleo recolhido no prazo de até dois meses, recebe uma bonificação por meio de doação de produtos de limpeza, como sabão, água sanitária e lava-louça. 

A proposta da iniciativa é que essa conscientização seja feita pela equipe do centro de coleta de maneira orgânica e direta com a população da área, sensibilizando toda a comunidade. “Além de despertamos nos jovens a empatia e a solidariedade, teremos a oportunidade de reduzir impactos no meio ambiente e, neste caso, ainda ajudar uma instituição de saúde, no caso do IMIP”, afirma Roberta Cavalcanti, coordenadora do Ponto Cidadão.

Sobre o Ponto Cidadão

O Ponto Cidadão é um projeto voltado para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de capacitação profissional, além de promover, também, atividades socioeducativas como workshops de tecnologia, feiras culturais e aulas de informática.

A ONG atende jovens de 16 a 24 anos e promove, paralelo ao crescimento profissional, o crescimento ético e pessoal. Em 2022 o Ponto Cidadão inseriu 80% dos seus participantes no mercado de trabalho, e formou 102 jovens com cursos voltados para área administrativo-financeira e comportamental. Desde sua fundação, em 2003, cerca de 1882 pessoas se formaram através do projeto.

 Como reconhecimento por sua atuação, a entidade já recebeu diversos prêmios, e em 2021 foi reconhecido com o Título Atitude Cidadã 2021 pelas iniciativas sustentáveis e de lixo zero, entregue pelo Instituto Lixo Zero Brasil. 

O projeto é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e é mantido por uma rede de 12 empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.

Defesa Civil do Paulista intensifica trabalhos preventivos nos morros

Para prevenir acidentes decorrentes da época de chuvas, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista está intensificando os trabalhos preventivos nos pontos de risco.

Entre as principais ações estão a colocação de lonas plásticas em barreiras monitoradas nos bairros de Jardim Paulista, Vila Torres Galvão e Mirueira. A operação também engloba vistorias técnicas de engenharia em imóveis nos bairros de Maranguape I, Mirueira e Arthur Lundgren I e II.

As atividades seguem durante o mês de maio dentro da programação do órgão municipal.

Imprensa Paulista PE 


Feira da Mesa Posta de Pernambuco

Esta blogueira recebeu esse kit maravilhoso e é exatamente para lembrar que vai ter a Feira da Mesa Posta de Pernambuco. Vamos anotar pra não esquecer:

IV FEIRA DE MESA POSTA DE PERNAMBUCO
Local: Portus Delicatessen, Mercado da Torre

Data: 5 a 7 de maio 2023

Horário: 10h00 às 20h00 Entrada grátis (sugestão de levar uma doação)

O que doar: Leite em pó e produtos de higiene para bebê (os mais necessitados são condicionador, sabonete líquido e lavanda) para doar ao Lar do Neném.

Em Paulista, programa Segue Cuidando recebe novos veículos


O programa Segue Cuidando, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Paulista, terá a frota renovada. São quatro novas vans que irão substituir as que já vinham operando no município.

Os veículos são utilizados no transporte de pessoas que precisam se deslocar, principalmente, aos hospitais que ofertam quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

Imprensa Paulista PE