domingo, 28 de fevereiro de 2021

Iterpe anuncia conjunto de ações do Propriedade Legal no município de Pombos

 

Um conjunto de ações de acesso à terra voltado a implementação das ações que geram o desenvolvimento dos assentamentos públicos foi anunciado, neste sábado (27), durante reunião realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pombos (STRAF).

As ações, que englobam regularização dos assentamentos, construção de casas, melhorias nas estradas, entre outras melhorias levantadas como prioritárias pelas famílias rurais assentadas, foram anunciadas pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, junto com o gestor de divisão de desenvolvimento de assentamentos e projetos da Superintendência do Incra Pernambuco, Tyronilson Vasconcelos.

A ocasião, que representou o compromisso firmado pela parceria do Iterpe, Incra e a prefeitura municipal de Pombos, teve como foco divulgar as ações do Propriedade Legal, programa do Governo de Pernambuco que visa a entrega de 65 mil títulos de propriedade, somando os beneficiários que vivem em áreas rurais e urbanas.

“O Iterpe está aqui, em parceria com o Incra e a prefeitura de Pombos, para ouvir as demandas das famílias rurais que vivem nos assentamentos do município, porque elas precisam da terra para trabalhar e meios para produzir. Enquanto representante do Governo de Pernambuco responsável pelas ações que resultam na regularização das terras, temos a missão de promover o Propriedade Legal”, afirmou Henrique Queiroz.

Através dos títulos de acesso à terra, entregues pelo Iterpe, os/as agricultores/as têm a oportunidade de acessar créditos rurais e o leque de políticas públicas que geram o desenvolvimento no campo, a exemplo da habitação rural. A reunião contou com a participação dos gestores do Iterpe, Ivison Souza (Ações Fundiárias), Priscila Carneiro (Crédito Fundiário) e Cleodon Ricardo (Monitoramento), bem como o secretário de agricultura do município, Jairo Rubem, o presidente do STRAF, João de Ronda, junto com o novo corpo diretório nomeado e agricultores dos assentamentos.

lmprensa lterpe

Governo de Pernambuco negocia com laboratório compra da vacina Sputnik V

 

O governador Paulo Câmara se reúne, nesta terça-feira (02.03), em Brasília, com a diretoria da farmacêutica União Química, produtora no Brasil da vacina Sputnik V, para negociar a aquisição direta do imunizante russo. A iniciativa é uma ação conjunta do Fórum de Governadores do Brasil.

O laboratório União Química protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido para uso emergencial no Brasil de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. A empresa também informou que o imunizante será produzido no Brasil nas fábricas de Brasília e Guarulhos. A vacina tem origem russa e apresentou eficácia acima de 90% contra o novo coronavírus na última etapa de testes, segundo a Rússia.

Na última terça-feira (23.02), o Supremo Tribunal Federal autorizou Estados e municípios a adquirir vacinas contra o novo coronavírus, mesmo sem a certificação da Anvisa, no caso de as doses previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) serem consideradas insuficientes.

Novos leitos - O Governo de Pernambuco ativou, neste final de semana, mais 20 leitos de UTI para reforçar a rede estadual de combate à Covid-19. As novas vagas foram abertas no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, localizado no bairro da Estância, no Recife. Com isso, a unidade soma 30 vagas para receber pacientes com sintomas ou diagnóstico do novo coronavírus. Além disso, outras 10 vagas de terapia intensiva devem ser disponibilizadas à população nos próximos dias. A expectativa é, nas próximas semanas, ofertar até 80 leitos para a Central de Regulação do Estado.

A rede estadual de saúde passou a contar também, neste final de semana, com outras duas vagas de terapia intensiva no Hospital Rui de Barros Correia, localizado em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. A unidade conta agora com 10 leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.

“Neste domingo tivemos mais uma reunião importante no Gabinete de Enfrentamento à Covid-19. Recebemos o prefeito João Campos para monitorar a abertura dos novos leitos de UTI no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, que já estão em funcionamento e recebendo os primeiros pacientes”, disse Paulo Câmara. O governador destacou ainda que o comitê segue analisando em tempo real todos os dados do novo coronavírus, além de acompanhar o trabalho de fiscalização das medidas restritivas no Estado.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco