terça-feira, 20 de setembro de 2011

Testes do Sistema Pirapama causa rodízio por 26 horas

Como parte dos trabalhos para a entrada da terceira e última etapa de Pirapama, prevista para o próximo mês, a Compesa programou para esta quinta-feira (22) uma paralisação de 26 horas de parte do sistema. A intervenção será necessária para que a companhia realize serviços de interligação no Reservatório do Jordão, o maior de Pirapama. A paralisação será iniciada às 6h de quinta e prosseguirá até as 8h da sexta-feira (23), quando será iniciado o processo de regularização do abastecimento para as localidades afetadas.

Durante a paralisação, 16 bairros do Recife voltarão temporariamente ao rodízio no abastecimento: Cabanga, Coque, Santo Antônio, São José, Graças, Boa Vista, Coelhos, Madalena, Ilha do Leite, Prado, Bongi, Mustardinha, San Martin, Joana Bezerra, Cordeiro e Jardim São Paulo.

Os serviços de interligação no Reservatório do Jordão ocorrerão em uma rede de ferro fundido, com 1.200mm de diâmetro, localizada na BR-101 Sul, em Prazeres, Jaboatão, próximo ao trevo da Muribeca. Com capacidade para acumular 90 mil metros cúbicos de água, o reservatório iniciará a fase de testes.

Imprensa Compesa

PROCON-PE realiza fiscalização preventiva e orientações sobre o CDC no interior do Estado

O PROCON Pernambuco realiza de 20 a 30 de setembro, fiscalização preventiva e palestra educativa no interior do Estado. O objetivo é informar consumidores e fornecedores sobre o Direito do Consumidor. A ação conjunta dos técnicos do projeto PROCON-PE Educa e da Fiscalização do PROCON-PE acontecerá nas seguintes cidades: Gravatá, Bonito, Vitória, São Joaquim do Monte, Sairé e Camocim São Félix.
A proposta é que os fiscais verifiquem as irregularidades nos estabelecimentos comerciais e os técnicos do PROCON-PE Educa repassem orientações aos comerciantes e aos consumidores sobre como respeitar o Código de Defesa do Consumidor. A atividade ocorrerá nas cidades, sempre das 8h às 16h e os locais visitados serão as lojas do comércio do centro.

SERVIÇO:
Fiscalização preventiva e orientação para comerciantes e consumidores
Quando: de 20 a 30 de setembro
Hora: das 8h às 16h.
Local: Comércio do Centro das cidades.

Programação:
Gravatá (20/09)
Bonito (22/09)
Vitória de Santo Antão (23/09)
São Joaquim do Monte (28/09)
Sairé (29/09)
Camocim São Félix (30/09)

Imprensa PROCON/PE

Aumento do teto do Simples Nacional encontra resistência

Brasília - O aumento em 50% das faixas e do teto da receita bruta anual das empresas do Simples Nacional, proposto pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/11, enfrenta resistência de secretários estaduais de Fazenda. Eles só aceitam o ajuste de 25% e mobilizam-se no Congresso Nacional com esse objetivo, conforme informou o relator do projeto no Senado, senador José Pimentel (PT/CE). O PLC estava na pauta de hoje da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, mas sua análise foi adiada para a próxima terça-feira (27).

Pimentel chegou a apresentar seu parecer defendendo a aprovação da proposta sem alterações, mas o processo foi suspenso por causa do pedido de vista feito pelo líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). “Sem mobilização teremos muita dificuldade em aprovar qualquer matéria do Simples Nacional. Existe uma posição muito forte dos secretários de Fazenda estaduais contrários à atualização da tabela de enquadramento das micro e pequenas empresas em até 50%”, ressaltou.

O objetivo, explicou Pimentel, é permitir a aprovação do PLC 77/11 ainda em 2011, para que comecem a valer mudanças como o parcelamento automático de débitos de empresas do Simples. Ele explicou que questões como a entrada de novas categorias no Simples e o fim da substituição tributária para as empresas do sistema foram excluídas porque enfrentam oposição de secretários de Fazenda. “Essa matéria precisa ser melhor trabalhada para que o problema seja resolvido”, destacou, comprometendo-se em trabalhar pela inclusão dessas questões no Projeto de Lei do Senado 467/11, da então senadora e agora ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. “O problema é que não estamos conseguindo consenso nem para aprovar o projeto 77”, reforçou o relator.

Para o senador Armando Monteiro (PTB-PE) “é preciso insistir” no assunto. Ele é integrante da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional e autor da emenda apresentada ao PLC 77/11, que acaba com a cobrança da substituição tributária das empresas do Simples Nacional.

O ex-governador do Paraná, senador Roberto Requião (PMDB-PR), defende a aprovação do projeto que altera o Supersimples. Ele define como "tola" a resistência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em ampliar em 50% as faixas e o teto da receita bruta anual das empresas do Supersimples. “A pequena empresa capitalizando-se torna o comércio formal o estuário da sua capitalização. Com isso, a arrecadação aumenta”, avaliou . Requião implantou o sistema especial de tributação das micro e pequenas empresas no estado e garante que “foi uma alavanca do desenvolvimento e uma defesa incrível no momento da crise”.

Agência Sebrae

Turfe: Quadriball, o reforço da Coudelaria FBL para o Bentão 2011

Já está na Madalena, alojado nas cocheiras do treinador Isaias Ferreira, o castanho Quadribal. Trazido pela Coudelaria FBL. Quadriball terá a difícil missão de repetir o feito do tordilho Recompensado que no ano de 2009, venceu com muita classe a maior prova do turfe nordestino o Grande Prêmio Bento Magalhães.

Filho de Pt Indy (USA) e Cryptocrystalline Criação do Haras Ponta Porá, Quadriball desembarcou na Madalena na última 4ª feira dia 15/09. Ele chegou com 455 kilos, 25 abaixo do peso o qual vinha atuando em Cidade Jardim. Isaias Ferreira começou a movimentar Quadribal nessa segunda- feira 19/09, apenas com passeio na raia. Assim que ele recuperar o peso ideal que é de 480 kilos, irão começar os trabalhos visando à preparação para o Bentão 2011.

Quanto à possibilidade de estreia de Quadriball no Grande Prêmio Edisio Pereira, Isaias disse que existe uma possibilidade, mas vai depender muito do seu estado físico. Seria um bom teste para o filho de Pt Indy correr o Bento bem mais aguerrido. Disse o treinador.

Com a chegada de Quadriball, o castanho Verano, vencedor do Clássico Roberto Sá 2011, deverá ser a opção da Coudelaria FBL para os clássicos Antonio Pereira (23/10, 1.700 metros) e Pedro Allain Teixeira (27/11, 1.700 metros), ou nos clássicos; Severino Ferreira Maia (23/10) e José Maria
Sampaio (27/11), ambos na distância de 2.000 mil metros.

Com informações do radialista Francisco Mendonça

Estouramento paralisa abastecimento de bairros em Olinda

A Compesa precisou paralisar, na manhã de hoje (20), o abastecimento de água para cinco localidades de Olinda em virtude de um estouramento na PE-15, próximo ao quartel do 7ª RO. Em virtude do estouramento, estão sem água as seguintes localidades: Amparo, Guadalupe, Bomsucesso, Monte e parte dos Bultrins.

Técnicos da companhia já trabalham no local para realizar o conserto da adutora de 400mm, pertencente ao Sistema Botafogo. Para a realização do serviços, a companhia precisou interditar a faixa esquerda da rodovia, no sentido Recife. A previsão é concluir os serviços até as 16h, quando será retomado o abastecimento para as áreas afetadas.

Imprensa Compesa


Brasileiras participam de intercâmbio na Itália

Brasília - As vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2010, Patrícia Giordani, de Vilhena (RO), e Maria de Fátima de Oliveira, de Tamboril (CE), participam de uma missão internacional de intercâmbio de experiências na Itália. A viagem teve início na última sexta-feira (16) e o retorno está previsto para o próximo sábado (24). Na viagem, elas são acompanhadas de representantes do Sebrae, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e da Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil).

Na segunda-feira (19), a missão foi recebida na sede da União das Câmaras do Comércio Italiano (Retecamere), em Roma. As empreendedoras do Brasil puderam trocar experiências com empresárias italianas, destacando dificuldades e fatores que conduziram ao sucesso de seus negócios. Na ocasião, foram apresentados dados de pesquisas e relatório sobre a situação das empresas femininas na Itália.

O último levantamento, realizado entre junho de 2009 e junho de 2010, revelou que há no país 1,4 milhão de empresas com mulheres à frente dos negócios. As atividades estão concentradas no setor de serviços, com destaque nos segmentos de hospedagem, alimentação, saúde e assistência social.

Subsídios - O processo de industrialização da Itália marcou a transição de uma sociedade predominantemente rural e artesanal para a industrial e do terciário, mas o papel feminino só recentemente teve a merecida visibilidade. “Os subsídios para possibilitar a implantação de projetos de empreendedorismo feminino foram determinantes para a elevação da participação da mulher no mercado empreendedor”, destacou Enzo Santurro, coordenador da área de programa integrado da Retecamere. Do início dos anos 90 ao ano 2000, foram subsidiados pelo governo italiano a fundo perdido 75% dos novos projetos tocados por mulheres.

Nesta terça (20), a missão visita a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Itália). Na quarta (21), segue para Milão, onde estão programadas visitas à sede do Programa de Fomento do Empreendedorismo Feminino e à agência da Câmara do Comércio de Milão para Internacionalização das Micros e Pequenas Empresas. Também estão previstos um encontro com uma empreendedora da Câmara e outras visitas.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma realização do Sebrae Nacional, em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil) e Secretaria de Políticas para as Mulheres, com apoio da Fundação Nacional da Qualidade- FNQ.

Agência Sebrae


Apoio Cultural: