quarta-feira, 17 de março de 2021

Projetos de extensão integram universidade e sociedade

 

A extensão universitária é considerada um dos principais pilares do ensino superior, complementando-se à pesquisa e ao ensino. As unidades do Grupo Tiradentes desenvolvem, desde sua fundação, um grande volume de serviços prestados às comunidades onde atua, com mais de 20 projetos de extensão desenvolvidos com a participação de professores e estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os projetos buscam inserir os alunos nas atividades práticas desenvolvidas em cada curso, de modo a prepará-lo para o mercado de trabalho.

"A extensão é onde está a transferência do conhecimento, é o momento de levar o conhecimento para a sociedade. A discussão da pesquisa é muito hermética, não é toda a população que conhece que decifra um artigo científico. No ensino, você precisa ter uma jornada de quatro ou cinco anos para se formar um bacharelado ou licenciatura. A extensão é exatamente a parte na formação do nosso aluno que vai interagir com a sociedade. É o ponto de aproximação entre o que se produz do conhecimento que se produz da universidade que pode dialogar com a sociedade. Ela tem um papel preponderante dentro da formação de um aluno de ensino superior", define o diretor de Educação Corporativa do Grupo Tiradentes, professor Marcos Wandir Nery Lobão.

Entre os principais projetos de extensão, estão os Núcleos de Prática Jurídica, mantidos pelos cursos de Direito, e serviços da área de saúde, como as clínicas de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição. Essas clínicas, com participação orientada dos alunos dos cursos de Saúde, realizam a maior parte de seus atendimentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Aracaju, dois exemplos disso são o Laboratório Central de Biomedicina (UnitLab), único laboratório ambulatorial do Estado que realiza a coleta e análise de líquor, e o Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, que oferece tratamento fisioterapêutico a pacientes encaminhados pela rede pública.

Esses projetos também estão integrados a iniciativas sociais das unidades do Grupo, que atendem a comunidades carentes das cidades onde os campi onde estão instalados. No Recife, a Unit Pernambuco mantém projetos extensionistas de caráter social permanente no Mercado da Madalena e no Distrito Sanitário IV, perto dos cursos da área de saúde. E em Maceió, eles são voltados principalmente às comunidades circunvizinhas à Unit Alagoas, como Aldeia do Índio, São Rafael, Santo Onofre, Grota do Arroz e Novo Horizonte, cujos moradores também têm acesso a tratamentos odontológicos e fisioterápicos, dentre outros. "Há uma transformação social aí. Do ponto de vista externo, quando a população olha para a universidade, vê um portal para a melhoria da qualidade de vida", define Wandir.

No currículo - Estes e outros projetos podem ganhar mais força com uma maior participação dos estudantes. Isso será possível através de uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que reserva 10% da grade curricular de cada curso para projetos e disciplinas de extensão em todas as faculdades e universidades do país. As instituições do Grupo Tiradentes já adaptaram todos os seus currículos e terão, a partir do segundo semestre deste ano, a primeira experiência com disciplinas inseridas nos projetos de extensão.

Para a gerente de operações acadêmicas do Grupo, Irinea de Salles Almeida Moura, a curricularização da extensão, além de dar mais experiências práticas aos estudantes, permitirá o aumento do portfólio de parcerias entre as unidades e instituições como governos estaduais, prefeituras, repartições públicas, associações e ONGs. "Agora, eles estão ampliando esse portfólio para atender também a curricularização, porque o número de estudantes que vão agora fazer extensão se ampliou. Uma vez curricularizado, todos os alunos terão que fazer a extensão, e aí, todo esse portfólio precisa ser revisto", explicou ela, informando que esse trabalho que já começou a ser feito pelas coordenações de extensão de cada instituição do Tiradentes.

Decreto Municipal de Paulista regulamenta Comitê de Enfrentamento à Covid-19

 

Com o aumento expressivo dos números de casos da covid-19, no período de 18 a 28 de março, irão funcionar apenas as atividades classificadas como essenciais em Pernambuco, assim como determina o Decreto Estadual nº. 50.433. Diante disso, a Prefeitura da Cidade do Paulista, como medida de combate à pandemia, regulamenta três decretos sobre as ações no município.

O Decreto nº 026/2021 cria o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, já o Decreto nº. 027/2021 suspende o atendimento presencial nas repartições do município. O Decreto nº. 028/2021, por sua vez, institui o trabalho remoto dos servidores do município que estão nos grupos de risco. O objetivo é reduzir o número de casos no município. Desde 2020, o município contabiliza 520 mortes por covid-19; desses números, 68 mortes em 2021.

Na manhã dessa quarta-feira (17), o Comitê observou a vacinação no Clube Municipal do Nobre. Durante os 10 dias de quarentena, a partir de quinta-feira (18), a vacinação será realizada normalmente, das 8h às 13h, mas somente para os idosos que estiverem agendados na plataforma www.agendamentovacinapaulista.com.br. Após o cadastramento, o cidadão acessará o aplicativo com o login do CPF cadastrado e a senha será a data de nascimento. Para incentivar o uso correto da máscara, foi criado o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Composto por cinco secretarias, o objetivo é realizar uma severa fiscalização nas feiras e fazer cumprir as medidas restritivas do Governo do Estado. Em Paulista, as secretarias que integram o comitê são: Saúde; Infraestrutura e Serviços Públicos; Políticas Sociais e Direitos Humanos; Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil; Finanças; Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; e Assuntos Jurídicos. A união das pastas será fundamental para uma reorganização urbanística das feiras, com objetivo de proporcionar o tráfego seguro dos munícipes e fomentar a prevenção contra a covid-19, por intermédio da implementação dos protocolos de biossegurança. As primeiras ações visam ampliar o número de leitos do município, garantir a segurança alimentar para a população de baixa renda, intensificar a fiscalização do funcionamento dos serviços não essenciais e flexibilizar o pagamentos de tributos municipais.

Na noite da terça-feira (16), os secretários que participam do comitê debateram a situação das feiras. "Os ambulantes do centro de Paulista terão que ser remanejados para um outro local. Mas como o prefeito Yves Ribeiro é uma pessoa muito sensível às questões sociais, cada questão é pontual e a proporção que ela vai surgindo a gente vai discutindo dentro do Comitê", disse a presidente do comitê, Terezinha Mousinho.

Vacinação - Cadastro Online Para realizar o agendamento, é obrigatório primeiro o cidadão se cadastrar. Todo processo é online e o beneficiário precisará informar os seguintes dados pessoais: nome completo, endereço e documento de identidade e CPF. O cidadão também precisa anexar um comprovante de residência e um documento com foto (RG). Passo a passo do agendamento online A princípio, o agendamento se dará através de aplicativo compatível com a plataforma Android e estará disponível para download no site www.agendamentovacinapaulista.com.br.

Após o cadastramento, o cidadão acessará o aplicativo com o login do CPF cadastrado e a senha será a data de nascimento. Em breve o aplicativo estará disponível para os dispositivos IOS. Importante Neste momento, os idosos poderão fazer seu agendamento baixando o aplicativo no seu celular usando o sistema operacional Android. Pontos de Vacinação Conferir na plataforma o seu local de vacinação. Horário O horário de atendimento será das 8h00 às 13h00.

O que pode e não pode funcionar, de 18 a 28 de março de 2021?

Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar 

  • os serviços de bares e restaurantes; 
  • shoppings e galerias comerciais; 
  • óticas; 
  • salas de cinema e teatros; 
  • academias; 
  • salão de beleza e similares; 
  • comércio varejista de vestuário, 
  • calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; 
  • escolas e universidades (públicas e privadas); 
  • clubes sociais , esportivos e agremiações; 
  • práticas e competições esportivas; 
  • praias, parques e praças; 
  • ciclofaixas de lazer, 
  • eventos culturais e de lazer, além dos sociais. 
  • Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet. 

Permanecerão ativos os serviços essenciais, a exemplo de: 
  • supermercados; 
  • padarias; 
  • farmácias; 
  • postos de combustíveis; 
  • hospitais veterinários; 
  • clínicas, ambulatórios e similares; 
  • bancos e lotéricas; 
  • transporte público; 
  • indústrias, 
  • atacado e termoelétricas; 
  • construção civil; 
  • material de construção; 
  • equipamentos de informática;
  • lojas de materiais e equipamentos agrícolas, 
  • oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.
lmprensa Paulista PE

SDA e Adagro firmam parceria com a prefeitura de Bodocó para legalização das queijarias artesanais do município

 

Uma parceria foi firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), e a prefeitura de Bodocó para a regularização das queijarias artesanais do município, localizado no Sertão do Araripe. A reunião que deu início ao acordo foi realizada nesta quarta-feira (17), na sede da SDA, no Recife, com a presença do assessor do secretário Claudiano Martins, Saulo Malta; do presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima; e do prefeito Doutor Otávio.

Por meio da parceria, será possível legalizar as fábricas dos pequenos produtores de queijo do município, que tem como base a bovinocultura e a agricultura familiar, com o plantio de sementes como feijão e milho. Atualmente, a produção leiteira fica em torno de 100 mil litros por dia. “Estamos confiantes de que esse acordo vai trazer benefícios tanto aos produtores quanto aos consumidores do nosso município, com produtos certificados e de qualidade”, afirmou o prefeito, acrescentando que já iniciou o trabalho de cadastramento dos produtores.

O presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima, afirmou que o município terá todo o apoio e o suporte necessários no processo de regularização das queijarias, trabalho que vem sendo executado pela instituição, a exemplo da região do Agreste. “Se a queijaria tiver a condição mínima sanitária exigida, já pode obter a licença provisória de comercialização, até a regularização definitiva, com a obtenção do certificado SIE - Serviço de Inspeção Estadual e do posterior Selo Arte”, explicou.

Com a obtenção do SIE, o produto pode ser comercializado em todo o estado de Pernambuco. Já com o Selo Arte, concedido pela Adagro com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os produtores passam a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional. O certificado atesta a conformidade dos produtos com as boas práticas agropecuárias e de fabricação, possibilitando a agregação de valor, ampliação de mercado e o aumento de renda dos produtores.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Governo, Articulação e Política e de Administração de Bodocó, respectivamente Pedro Pedrosa e Carlos Eduardo Calado, além do vereador Nilson de Anchieta.

lmprensa SDA

Exercício ou alimentação: o que é mais importante para perder peso?

Para entender a importância da alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos num processo de emagrecimento, o nutrólogo Diego Pascaretta explica que é fundamental conhecer como ocorre a redução de peso. "Uma pessoa perde peso quando consegue realizar um “Balanço Energético Negativo”, ou seja, ingerir menos calorias e/ou aumentar o gasto energético em atividades do dia a dia e na prática de algum exercício físico". "Para haver perda de peso, é preciso gerar um déficit calórico. Mas na maioria das vezes, as pessoas consomem mais calorias através da dieta do que gastam com a atividade física e acabam engordando se não tiverem um cuidado especial com a alimentação. Hábitos alimentares saudáveis são cruciais não só para a perda de peso, mas também para a manutenção, evitando o “efeito sanfona”, esclarece.

 

#NãoProcede Empresários brasileiros fretam avião para se vacinarem em Cuba

 

Hoje (17) saiu em vários portais de noticias que um grupo de empresários do Mato Grosso estaria fretando um avião por 30 mil Reais para viajarem a Cuba, com o intuito de se vacinarem. No entanto, o consulado da ilha em São Paulo tratou de fazer uma nota oficial desmentindo. Vamos traduzir a seguir:

NOTA DE ESCLAREClMENTO

Foi publicado um artigo pelo portal  "O Documento"  onde se afirma que empresários de Cuiabá - MT, Brasil, iriam fretar um avião para vacinarem-se em Cuba, com a vacina Sputinik V, por um custo de 30 mil Reais por pessoa.

ESTA NOTlClA É COMPLETAMENTE FALSA

Cuba nunca faria tal coisa com a finalidade de cobrar somas volumosas em troca de um serviço humano.

Por outro lado, Cuba não dispõe, em nenhum caso, da Vacina Sputinik V, muito menos para comercializá-la .

As noticias falsas têm o propósito de causar danos, o que é doloroso em uma conjuntura tão difícil, como a que vive agora a Humanidade.

Consulado Geral de Cuba - São Paulo






Feirão Celpe para negociar débitos com prefeituras

 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai promover, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), o Feirão de Negociação de Débitos com as prefeituras do Estado. Os municípios que possuem débitos com mais de seis meses de vencidos com a concessionária terão a oportunidade de quitar a dívida sem os encargos de juros, multas e correção monetária. A intenção da Celpe é contribuir principalmente com a reestruturação da economia dos municípios que veem sofrendo nos últimos meses com a diminuição na arrecadação devido à pandemia da covid19.

Os prefeitos que desejarem negociar as dívidas devem ficar atentos, pois o prazo para agendar o atendimento termina nesta quarta-feira (17). Apenas as cidades que estiverem agendadas poderão fazer as negociações na quinta e na sexta-feira. “Estamos nos organizando para atender a cada um dos gestores inscritos de forma virtual. Toda a negociação poderá ser concretizada no momento do atendimento. Esta é uma ação pioneira realizada pela Celpe por entender o cenário atual. Desta forma, estamos esperando uma boa adesão dos prefeitos e secretários municipais”, afirmou o gerente comercial da Celpe, Luiz Paulo.

As prefeituras que participarem do Feirão poderão pagar à vista ou mesmo dividir o montante em até seis vezes, sendo 1 + 5. Para parcelar, o cliente precisa pagar pelo menos 20% da dívida na entrada.

Para organizar o processo da melhor forma possível, a Celpe disponibilizou dois links para a inscrição das prefeituras. As cidades do Litoral e da Zona da Mata se inscrevem neste site: https://form.jotform.com/210703798089061. No caso das prefeituras do Agreste e do Sertão, o link é https://form.jotform.com/210705569389062. Após o envio da solicitação de reunião para negociação, o gestor municipal vai receber um e-mail de volta confirmando o agendamento virtual e o link para o momento da negociação.

lmprensa Celpe

Festival Coquetel Molotov será lançado em formato de revista digital

 

O Festival No Ar Coquetel Molotov.EXE, com data de estreia marcada para o dia 29 de março, será lançado de uma forma inusitada. Em formato de Revista Digital, o Moloto.EXE traz apresentações inéditas, oficinas, masterclasses e o cantor e compositor Thiago Pethit (foto), o pianista Vitor Araújo, a performer e coreógrafa Flavia Pinheiro e a curadora independente Paulete Lindacelva são os primeiros nomes confirmados na programação.

 

Somam-se a eles os trabalhos de AfroitoAurora JameloBabi Jaques e LasserreDJ IncidentalDJ PunnyEvelli EllerHanni PalecterInaê SilvaJEANKleber de OliveiraMatheus de BezerraMayara, Okado do Canal e RENNA, artistas pernambucanos selecionados via convocatória online.

 

“O formato de revista digital é algo que sempre amei. Quem conhece a nossa história, sabe que começamos com um programa de rádio e logo em seguida com um zine e revista impressa. O conteúdo está ficando incrível e um pouco mais experimental. Isso ainda vai se desdobrar em mais coisas legais que não posso contar ainda. Muito animada”, comentou Ana Garcia, diretora do festival.

 

Atrações - De São Paulo, Thiago Pethit marca sua participação ministrando um vídeo/oficina em que ensina técnicas de preparação, respiração e expressão corporal para apresentações em público. Com quatro discos lançados, ele  tem formação em teatro e atuou em diversos espetáculos teatrais além do cinema (em 2016, estrelou como o protagonista Diego no primeiro longa-metragem dirigido por Vera Egito, Amores Urbanos).

 

A dançarina Flavia Pinheiro com um vídeo/performance inédito em parceria com Francisco Baccaro. Seus trabalhos envolvem o corpo em movimento em relação a diferentes dispositivos. Flavia tem uma bagagem extensa na dança. Formada em Artes Cenicas na UFPE, a coreógrafa ainda fez mestrado em História da Arte na UNSAM (Universidad de San Martin/ Argentina) e é pós - graduada em Arte Visuais-Linguagens Artísticos Combinados no UNA (Argentina). Em 2016/17 foi premiada com a Bolsa Funarte para Formação em Artes Cênicas, estudando no Centre Nacional de la Danse CND/Pantin na França.

 

Já Vitor Araújo lançará uma vídeo-performance original, realizada em parceria com o cineasta pernambucano Pedro Maia de Brito, vencedor do prêmio do júri de melhor filme no último Festival de Brasília. O trabalho foge radicalmente aos moldes das "Lives" tão presentes durante a pandemia e versa tanto sobre o ato de compor quanto sobre as propriedades que uma música pode ter para se transformar, se reciclar e se reproduzir em novas composições. 

 

Paulete Lindacelva é curadora independente, DJ, artista visual e apresentadora. Sua pesquisa se interessa por questões raciais, desobediência de gênero e políticas de afirmação. Em 2019 criou o programa de rádio Mote, além de apresentar desde 2020 o webshow Manas e Monas. O Mote é um espaço que promove a reflexão, a partir de questões filosóficas e um olhar contemporâneo, sobre a arte e a cultura, fazendo ainda um mergulho nos processos criativos de cada convidado. Para o Coquetel Molotov.EXE ela bate um papo com a convidada artista/curadora/pesquisadora Yná Kabe Rodríguez.

 

O Coquetel Molotov. EXE é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc em edital realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e conta com patrocínio do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, parceria da Mídia Ninja, S.O.M., Abrafin e realização da Coda Produções. A curadoria desta edição tem como convidada especial a pesquisadora audiovisual e produtora cultural Libra Lima. 

 

Coquetel Molotov.EXE

Lançamento da revista digital: 29 de março

www.coquetelmolotov.com.br 

GRATUITO

Mais informações: contato@coquetelmolotov.com.br 

Pesquisa aponta impactos do cooperativismo de crédito no Brasil

 

O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), anuncia uma pesquisa inédita sobre os “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.  

Os resultados estimados pelo Sicredi a partir do estudo, consideraram o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período de pesquisa. Os cálculos do Sicredi, com base no estudo da Fipe, mostram um impacto agregado nestas cidades de mais de R$ 48 bilhões em um ano. Ainda, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.  

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred, Luís Aureliano de Barros Correia, “A riqueza gerada fica na localidade, trazendo renda, incrementando e valorizando a economia local. E esse é um diferencial das cooperativas financeiras, que deixam os recursos nas cidades onde estão sediadas” 

Mesmo oferecendo crédito a públicos menos assistidos pelo sistema financeiro tradicional, como micro e pequenas empresas, segundo o Banco Central, o índice de ativos problemáticos de uma cooperativa de crédito, que considera, por exemplo, a inadimplência, ainda é menor que o índice dos bancos tradicionais.  

No Relatório de Estabilidade Financeira de 2019, o Banco Central apontou uma diferença expressiva nos ativos problemáticos, que chegaram a 5,9% nas cooperativas de crédito do Brasil, enquanto as instituições financeiras tradicionais tiveram 7,4%. 

A pesquisa encomendada à Fipe pelo Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, utilizou a metodologia de Diferenças-em-Diferenças, principal método científico para avaliações de impacto de políticas públicas no mundo. 

Multiplicador do Crédito Cooperativo 

A pesquisa da Fipe também calculou o Multiplicador do Crédito Cooperativo, um coeficiente que indica o impacto do crédito concedido pelas cooperativas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – cada R$ 1,00 concedido em crédito gera R$ 2,45 no PIB da economia e a cada R$ 35,8 mil concedidos pelas cooperativas, uma nova vaga de emprego é criada no país.  

De acordo com a Fipe, a inclusão financeira de famílias, pequenos produtores e empresas forma um ciclo virtuoso que fomenta o empreendedorismo local, reduz desigualdades econômicas e aumenta a competitividade e a eficiência no sistema financeiro nacional. A Fipe concluiu ainda que os princípios e a disseminação das cooperativas de crédito se mostram convergentes com objetivos maiores no campo das políticas públicas, tendo em vista o seu potencial impacto na redução das desigualdades econômicas e inter-regionais, bem como no aumento da concorrência e da eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional. 

O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio presente em 118 países, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu 2018), reunindo mais de 274 milhões de associados e ultrapassando a marca dos US$ 2,19 trilhões em ativos. No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito está presente em quase metade (47%) das cidades e representa 2,7% dos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Já são mais de 9,9 milhões de associados a 925 cooperativas de crédito com uma carteira de R$ 123 bilhões em depósitos e R$ 137 bilhões em crédito – aproximadamente R$ 250 bilhões em ativos totais.  

Atendimento presencial será suspenso na Compesa

 

A partir desta quinta-feira (18), as 157 lojas de atendimento da Compesa no Estado estarão com atendimento presencial suspenso, em virtude do Decreto Estadual que estabelece novas regras de distanciamento social. Nesse período, os clientes da Companhia contarão com os serviços on-line na Loja Virtual da Compesa acessando o site www.compesa.com.br e também do App Compesa Mobile. O atendimento presencial nas lojas ficará suspenso durante o período de vigência do decreto, até o domingo (28).

Nos canais de atendimento digital da Compesa estão disponíveis os principais serviços para os clientes, a exemplo de consulta de fatura, acompanhamento de serviços, calendário de abastecimento, consulta de débitos, retificação de conta, vazamento, mudança de titularidade, entre outros. O atendimento pode ser realizado a qualquer hora do dia. O diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, Carlos Júnior, destaca a facilidade do atendimento virtual durante o período de enfrentamento da pandemia.

“Os canais de atendimento digital são ferramentas já consolidadas, mas que nesse período ganham ainda importância oferecendo aos clientes Compesa a comodidade de solucionar questões mantendo o distanciamento social. Sabemos o momento desafiador que estamos atravessando e a importância de mantermos as medidas sanitárias necessárias, em conformidade com as diretrizes do Governo de Pernambuco”, destaca Carlos Júnior.

TARIFA SOCIAL – Também foi anunciada no domingo (14) pelo Governo de Pernambuco a suspensão da cobrança da conta para os 120 mil clientes enquadrados na tarifa social pelo período de três meses, o que representa um impacto em cerca de 600 mil pessoas. A suspensão já está em vigor e será válida até maio de 2021. A medida já havia sido adotada em março do ano passado em função da situação emergencial decretada devido à pandemia da Covid-19.

lmprensa Compesa

Sefad suspende atendimento presencial a partir desta quinta-feira

 

Devido às determinações previstas no Decreto Estadual n° 50.433 de 15/03/2021 o atendimento presencial da Secretaria da Fazenda e da Administração de Olinda (Sefad) ficará presencialmente suspenso no período de 18 a 28 de março de 2021. A medida vem no sentido estratégico para combater a covid-19.

A Sefad entrará em contato com os contribuintes que estão agendados para atendimento presencial no período citado acima para realizar o atendimento remoto ou remarcação.

A pasta conta com diversos serviços disponíveis no modelo online pelo Portal do Contribuinte, incluindo a abertura de processos, que podem ser acessados sem sair de casa, dispensando o atendimento presencial.

Segue abaixo a lista de números dos canais de atendimento telefônico disponíveis para auxiliar o contribuinte no que for necessário e os serviços que podem ser acessados através do Portal do Contribuinte.

CANAIS DE ATENDIMENTO:


Serviços oferecidos pelo Portal do Contribuinte :

✓ ABERTURA DE PROCESSOS ON-LINE

✓ ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS

✓ FALE CONOSCO (Orientações Gerais)

✓ EMISSÃO DE BOLETOS

✓ PARCELAMENTOS

✓ EMISSÃO DE CERTIDÕES

✓ MANUAIS E ORIENTAÇÕES

✓ CONSULTA DE DÉBITOS

✓ EMISSÃO DE FICHA DO IMÓVEL

✓ EMISSÃO DE NOTA FISCAL AVULSA

✓ EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Telefones:

(81) 3429 8000/ 99208 8023 / 0800 717 0017

AGENDAMENTO PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL E ORIENTAÇÕES GERAIS

(De segunda a sexta-feira: das 8h às 13h)

✆ (81) 99243 6644 / 99208 2254 (TELEFONE E WHATSAPP)

EXCLUSIVO PARA SUPORTE REDESIM

(De segunda a sexta-feira: das 8h às 13h)




lmprensa Olinda

Bezerros avança módulo do Projeto Comunitas

 

O município de Bezerros, no Agreste pernambucano, através da gestão Lucielle Laurentino (foto), avançou para mais um módulo da iniciativa “Comunitas: Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas”. A cidade está entre as 12 selecionadas, no Brasil, para integrar o projeto que leva em consideração critérios como pluralidade de perfis de lideranças e territoriais, engajamento da prefeita, capacidade técnica interna e relacionamento com o legislativo.

A jornada tem como objetivo apoiar governos municipais nos processos de reformas administrativas e projetos de melhoria de gestão de pessoas, com o intuito de alcançar gestões públicas cada vez mais eficientes e que ofereçam maior qualidade na prestação de serviços ao cidadão.

Única gestora selecionada em Pernambuco, Lucielle está recebendo mentorias individuais e diagnósticos personalizados das áreas mais críticas do município como finanças, educação, saúde e desenvolvimento socioeconômico. A iniciativa, desenvolvida pela organização da sociedade civil Comunitas, integra a Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos (transição governamental, 100 primeiros dias e planos de metas).

SELEÇÃO COMUNITAS - A organização da sociedade civil Comunitas, tem como objetivo garantir uma “gestão pública cada vez mais eficiente”, a partir de um pacto coletivo entre os setores sociais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, acompanhando e oferecendo, desde novembro de 2020, conhecimento gratuito para dezenas de novos prefeitos e prefeitas brasileiros, por meio da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos (transição governamental, 100 primeiros dias e planos de metas).

Dentre os gestores e gestoras dos 184 municípios pernambucanos, Lucielle Laurentino foi a única prefeita do estado selecionada no processo, que conta apenas com três representantes da Região Nordeste. A jovem bezerrense é Mestre em Engenharia Florestal pela Universidad de Valladolid, na Espanha, professora de geografia (UFPE), líder RenovaBR, Fundação Lemann e RAPS.

O processo seletivo dos gestores e gestoras municipais seguiu critérios previamente estabelecidos como participação e engajamento na primeira fase da jornada, perfil da liderança, pluralidade partidária e diversidade territorial.

lmprensa Bezerros

Pianista Luis Fernando Cirne apresenta recital Devaneio com recursos de videomapping

 

Federico Mompou (1893 - 1987), Domenico Scarlatti (1685 - 1757), Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) e Frédéric Chopin (1810 - 1849) são alguns dos compositores eleitos pelo pianista Luis Fernando Cirne para o concerto Devaneio, criado com recursos visuais de cenografia, iluminação e videomapping, oferecendo uma experiência sinestésica de música clássica para o público. Criado com apoio do PROAC Expresso Lei Aldir Blanc o concerto será exibido pelo canal do Youtube do pianista e pelo Facebook do Teatro Arthur Azevedo nos dias  26, 27 e 28 de março (sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h) e do Teatro Paulo Eiró nos dias 2, 3 e 4 de abril (sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h). A direção e produção são de Otávio OscarDaniele Desierrê assina cenografia e figurino, Luciana Ramin produz o videomapping e Luana Gouveia concebe a iluminação.
 
O repertório não seguiu critérios temporais ou estilísticos - a seleção privilegiou aspectos harmônicos e de caráter - músicas lentas, movidas, alegres, melancólicas, oníricas etc. O pianista selecionou tanto músicas muito conhecidas pelo grande público quanto outras de menor alcance popular.
 
"A não linearidade cronológica e estilística na ordem das músicas causa a cada nova peça uma surpresa, uma mudança de atmosfera musical que, pelo contraste, torna as diferenças entre os compositores e seus estilos mais evidentes e também a escuta mais dinâmica e interessante", conta o pianista.
 
Pianista, midi-controller performer e professor de piano online, Luis Fernando Cirne é graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre pela School of Music of Arizona State University (ASU) e Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo com a tese “Scarlatti e Beethoven: Proximidades?”. Iniciou seus estudos musicais em 1980, recebendo instrução nas áreas da teoria musical, prática e interpretação pianística, história da música, percepção auditiva e análise musical. Desde 1983 trabalha como músico-educador no ensino de piano, interpretação pianística, teoria musical, percepção, análise musical, história da música, apreciação e reflexão musical.
 
Concepção de Devaneios
 
Desde o início da pandemia, em março de 2020, Luis Fernando Cirne iniciou uma série de estudos com o piano digital MIDI adquirido em 2017, um teclado da marca Roland, empresa de pianos elétricos que desenvolveu uma tecnologia avançada de teclado para pianos digitais bastante precisa.
 
Por conta da sua estrutura de contrapesos (para imitar o peso da máquina do piano acústico), o teclado da Roland é mais pesado do que os outros teclados eletrônicos comuns e imita quase com exatidão o "toque" de um piano de cauda inteira.
 
O piano digital (teclado Roland ligado ao computador) permite uma independência em relação a recursos de estúdio - microfones, salas com isolamento acústico etc - já que o teclado emite diretamente um sinal digital para o computador, que é lido pelo software e o transforma em som de piano, permitindo que o áudio seja reproduzido sem interferência de sons externos e possa ser gravado e/ou veiculado em tempo real para a internet, por meio de transmissão ao vivo.
 
"Depois de inúmeros testes, finalmente chegamos a um modelo final que integra uma série de softwares que permitem a veiculação do áudio, em conjunto com o vídeo da câmera, através do youtube, assim como em salas de videoconferência. A partir dessa estrutura para apresentações online de piano, montada na sala de casa, criei o concerto Devaneio", conta o pianista.
 
O convite para realizar o espetáculo trouxe para o projeto três artistas da visualidade, para complementar o 'devaneio' estético e sonoro-visual da obra. A cenógrafa e figurinista Daniele Desierrê desenha um piano como uma escultura em formato de rocha (e ao mesmo tempo prisma), forma sólida que se transmuta a cada nova projeção de vídeo - onde Luciana Ramin experimenta videoartes abstratas que mapeiam e compõem novos contornos  ao piano-pedra. A iluminação de Luana Gouveia dialoga com as formas retas da cenografia, com fachos de luz recortados e um delicado trabalho de cores em composição com os vídeos.
 
Repertório:
 
J.S.Bach (1685-1750)                          
Präludium BWV 846
 
Erik Satie (1866-1925)
Gnossiennes nº1
 
Federico Mompou (1893-1987)
Musica Callada - VII - Lento
 
Camargo Guarnieri (1907-1993)
Ponteio nº49
 
Luis Fernando Cirne (1966)
Livre Improvisação (ad libitum)
 
Enrique Granados (1867-1916)
Danzas Españolas nº5 "Andaluza"
 
Scarlatti (1685-1757)                          
Sonata K.247
 
Chopin (1810-1849)                           
Valse op. 69 nº2
 
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)        
Poema Singelo
A Lenda do Caboclo
 
 
Ficha técnica
Piano: Luis Fernando Cirne
Direção e Produção: Otávio Oscar
Cenografia e Figurino: Daniele Desierrê
Videoarte: Luciana Ramin
Iluminação: Luana Gouveia
Cenotecnia: Gabriel Urasaki
Produção Executiva: Luanah Cruz
Produção de Set: Amanda Yamada
Fotografia: Caroline Moraes
Design Gráfico: Ana Novi
Redes Sociais: Matheus Candido
Assessoria de imprensa: Diogo Locci
Produção Audiovisual: Assum Filmes
Direção de filmagem: Jorge Yuri
Operação de câmera II: Ju Lima
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura - Teatro Artur Azevedo e Teatro Paulo Eiró
Agradecimentos: Julio Doria, Daniel C. Batista, Patricia Borges Roggero, Nathália Gabriel, André Luís Corrêa, Egydio Bottura Junior, Tânia Regina Henrique, Eduardo Vieira de Souza, Marcelo Cavalcante Bessa, Paulo Alexandre Pompeo (Pepe), Eduardo Cabral Dias, Kelly Cristina Freire Ferreira, Rodrigo Ortega Evangelista da Silva, Stefany Santos Oliveira, Eliana de Oliveira, Rosimeire Silva Brito, Silvana Pedrina de Andrade, Zileide Pereira da Silva,  César Costa, Daniel Isaias, Edmilson Isaac, Felipe de Souza, Flaviano Santos da Silva, José Ivanildo, Equipe do Teatro Paulo Eiró.
 
Serviço
Transmissão online pela página do Facebook dos teatros da Secretaria Municipal de Cultura e pelo canal do Youtube do pianista Luis Fernando Cirne.
Teatro Arthur Azevedo
Dias 26, 27 e 28 de março, sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h
Teatro Paulo Eiró
Dias 2, 3 e 4 de abril, sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

OGE/SCGE e ABO-PE celebram o Dia Nacional do Ouvidor

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março, profissionais da área que atuam na Rede de Ouvidorias do Poder Executivo estadual e de outras instituições públicas e privadas participaram, na manhã de ontem (16), de encontro virtual. Realizado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) –, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombusdman – Seccional Pernambuco (ABO-PE), o evento foi marcado por uma conversa descontraída sobre “O desafio de ouvir”, conduzida pelo psicólogo clínico Oscar Vilaça.

 

Ao abrir o encontro festivo, a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, parabenizou a todos pelo dia e exaltou a importância das ouvidorias, principalmente as do setor púbico. “É uma missão árdua. Quem trabalha em ouvidoria sabe disso. Eu vim conhecer profundamente o trabalho, quando cheguei na Controladoria, em 2019, e me encantei. Tem todo o meu respeito e admiração”, enfatizou.

 

Ela destacou, ainda, que para o trabalho de ouvidoria, além do conhecimento técnico é preciso ter empatia. “É necessário a gente saber receber e se colocar no lugar do outro, daquela pessoa que vem buscar a solução de um problema. É preciso ter empatia, especialmente em momentos tão desafiadores como foi 2020 e como deve ser 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus”, ressaltou.

 

Presente na reunião, a vice-presidente da ABO-PE, Zélia Correia, agradeceu a OGE pela parceria de quase 13 anos e enfatizou a relevância da data. “Hoje eu parabenizo todos vocês pelo desempenho, força de vontade e determinação, principalmente neste período de pandemia. Parabenizo tanto os ouvidores públicos, como os ouvidores que atendem os clientes de suas empresas, que são os associados da ABO”, frisou Zélia, que também é a coordenadora de Atendimento ao Cidadão da OGE.

 

ESCUTATÓRIA – O psicólogo clínico Oscar Vilaça iniciou sua explanação dizendo ser preciso repensar a palavra desafio, inserida no tema do bate papo. “Ouvir é um dom que a pessoa tem, especialmente numa carreira sensível como é a do ouvidor”, disse. Oscar, que também é procurador da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), falou, ainda, que muito mais que ouvir é preciso escutar.

 

“Ouvir é algo muito mecânico, é uma questão sensorial, automática. Já escutar é entender o contexto e ter empatia para enxergar o mundo através dos olhos do outro”, explicou, ressaltando que “escutar está além do simples ouvir”. É necessário, segundo ele, ressignificar conceitos, transformado, por exemplo, o desafio de ouvir na arte de escutar. “Trabalhem a arte de escutar”, recomendou.

 

Ao encerrar o encontro, a diretora da OGE, Elisa Andrade, ressaltou que a missão diária de todos os que fazem a ouvidoria é escutar, estando sempre em contato com a sociedade, tratando com cordialidade. “Precisamos escutar e falar com clareza e objetividade, nos fazendo entender”, concluiu. Da equipe da DOGE, também participaram da reunião, Maria Luiza Trindade e Ana Luiza Trapiá, que respondem, respectivamente, pela Coordenação e chefia da Rede de Ouvidorias.

 

HISTÓRICO – O Dia Nacional do Ouvidor foi instituído em 16 de março de 1995, em decorrência da criação da ABO. Porém, apenas em 2012, com a publicação da Lei Federal de No 12.232, a data foi oficializada. Receber críticas, sugestões, denúncias, reclamações e agir na defesa imparcial da comunidade são funções básicas do ouvidor. É ele quem dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um estado democrático.


lmprensa SCGE PE