quarta-feira, 17 de março de 2021

Projetos de extensão integram universidade e sociedade

 

A extensão universitária é considerada um dos principais pilares do ensino superior, complementando-se à pesquisa e ao ensino. As unidades do Grupo Tiradentes desenvolvem, desde sua fundação, um grande volume de serviços prestados às comunidades onde atua, com mais de 20 projetos de extensão desenvolvidos com a participação de professores e estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os projetos buscam inserir os alunos nas atividades práticas desenvolvidas em cada curso, de modo a prepará-lo para o mercado de trabalho.

"A extensão é onde está a transferência do conhecimento, é o momento de levar o conhecimento para a sociedade. A discussão da pesquisa é muito hermética, não é toda a população que conhece que decifra um artigo científico. No ensino, você precisa ter uma jornada de quatro ou cinco anos para se formar um bacharelado ou licenciatura. A extensão é exatamente a parte na formação do nosso aluno que vai interagir com a sociedade. É o ponto de aproximação entre o que se produz do conhecimento que se produz da universidade que pode dialogar com a sociedade. Ela tem um papel preponderante dentro da formação de um aluno de ensino superior", define o diretor de Educação Corporativa do Grupo Tiradentes, professor Marcos Wandir Nery Lobão.

Entre os principais projetos de extensão, estão os Núcleos de Prática Jurídica, mantidos pelos cursos de Direito, e serviços da área de saúde, como as clínicas de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição. Essas clínicas, com participação orientada dos alunos dos cursos de Saúde, realizam a maior parte de seus atendimentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Aracaju, dois exemplos disso são o Laboratório Central de Biomedicina (UnitLab), único laboratório ambulatorial do Estado que realiza a coleta e análise de líquor, e o Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, que oferece tratamento fisioterapêutico a pacientes encaminhados pela rede pública.

Esses projetos também estão integrados a iniciativas sociais das unidades do Grupo, que atendem a comunidades carentes das cidades onde os campi onde estão instalados. No Recife, a Unit Pernambuco mantém projetos extensionistas de caráter social permanente no Mercado da Madalena e no Distrito Sanitário IV, perto dos cursos da área de saúde. E em Maceió, eles são voltados principalmente às comunidades circunvizinhas à Unit Alagoas, como Aldeia do Índio, São Rafael, Santo Onofre, Grota do Arroz e Novo Horizonte, cujos moradores também têm acesso a tratamentos odontológicos e fisioterápicos, dentre outros. "Há uma transformação social aí. Do ponto de vista externo, quando a população olha para a universidade, vê um portal para a melhoria da qualidade de vida", define Wandir.

No currículo - Estes e outros projetos podem ganhar mais força com uma maior participação dos estudantes. Isso será possível através de uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que reserva 10% da grade curricular de cada curso para projetos e disciplinas de extensão em todas as faculdades e universidades do país. As instituições do Grupo Tiradentes já adaptaram todos os seus currículos e terão, a partir do segundo semestre deste ano, a primeira experiência com disciplinas inseridas nos projetos de extensão.

Para a gerente de operações acadêmicas do Grupo, Irinea de Salles Almeida Moura, a curricularização da extensão, além de dar mais experiências práticas aos estudantes, permitirá o aumento do portfólio de parcerias entre as unidades e instituições como governos estaduais, prefeituras, repartições públicas, associações e ONGs. "Agora, eles estão ampliando esse portfólio para atender também a curricularização, porque o número de estudantes que vão agora fazer extensão se ampliou. Uma vez curricularizado, todos os alunos terão que fazer a extensão, e aí, todo esse portfólio precisa ser revisto", explicou ela, informando que esse trabalho que já começou a ser feito pelas coordenações de extensão de cada instituição do Tiradentes.