quarta-feira, 17 de março de 2021

SDA e Adagro firmam parceria com a prefeitura de Bodocó para legalização das queijarias artesanais do município

 

Uma parceria foi firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), e a prefeitura de Bodocó para a regularização das queijarias artesanais do município, localizado no Sertão do Araripe. A reunião que deu início ao acordo foi realizada nesta quarta-feira (17), na sede da SDA, no Recife, com a presença do assessor do secretário Claudiano Martins, Saulo Malta; do presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima; e do prefeito Doutor Otávio.

Por meio da parceria, será possível legalizar as fábricas dos pequenos produtores de queijo do município, que tem como base a bovinocultura e a agricultura familiar, com o plantio de sementes como feijão e milho. Atualmente, a produção leiteira fica em torno de 100 mil litros por dia. “Estamos confiantes de que esse acordo vai trazer benefícios tanto aos produtores quanto aos consumidores do nosso município, com produtos certificados e de qualidade”, afirmou o prefeito, acrescentando que já iniciou o trabalho de cadastramento dos produtores.

O presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima, afirmou que o município terá todo o apoio e o suporte necessários no processo de regularização das queijarias, trabalho que vem sendo executado pela instituição, a exemplo da região do Agreste. “Se a queijaria tiver a condição mínima sanitária exigida, já pode obter a licença provisória de comercialização, até a regularização definitiva, com a obtenção do certificado SIE - Serviço de Inspeção Estadual e do posterior Selo Arte”, explicou.

Com a obtenção do SIE, o produto pode ser comercializado em todo o estado de Pernambuco. Já com o Selo Arte, concedido pela Adagro com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os produtores passam a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional. O certificado atesta a conformidade dos produtos com as boas práticas agropecuárias e de fabricação, possibilitando a agregação de valor, ampliação de mercado e o aumento de renda dos produtores.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Governo, Articulação e Política e de Administração de Bodocó, respectivamente Pedro Pedrosa e Carlos Eduardo Calado, além do vereador Nilson de Anchieta.

lmprensa SDA