domingo, 3 de março de 2024

Crônica: Amor de Fã

 

No verão de 1985, o Brasil estava em polvorosa: democratização batendo às portas, o Rock In Rio fazia a cabeça da juventude mais descolada, em breve estrearia a melhor novela de todos os tempos: Roque Santeiro e a Seleção Brasileira de Futebol lutava pela classificação para a copa do ano seguinte, no México. Com tanta informação assim, cinco meninos porto-riquenhos conseguiram conquistar espaço na vida de crianças e adolescentes.

No ano anterior, já estavam se fazendo conhecidos no País através de um tema da novela Partido Alto, If you not here (By my side) e de clipes no Rio de Janeiro: Robi Rosa (que hoje assina Draco); Charlie Massó; Ray Reyes (1970-2021); Rick Melendez (que seria substituído por Ricky Martin) e Roy Rosselló (esse da imagem ao lado, cdedida pela Ana Cláudia) eram esses rapazes que moravam no coração da moçadinha em 84.

Em 1985 começaram uma turnê que percorreu várias cidades brasileiras e a data escolhida para o Recife não poderia ser mais significativa para esta que vos escreve: 1º de março. Haveria maior presente de aniversário para aquela criança? E nesse dia, lá fomos nós, a família e mais uma amiguinha (a Suzana), para o Estádio do Arruda, a casa do Santa Cruz Futebol Clube e na época o maior estádio de Pernambuco.

Corta pra 2024 - O verão promete ser o mais quente da história e as sensações térmicas ultrapassam os 40º; as novelas já não têm o mesmo frisson de antes, disputando espaço com séries e doramas nos streamings da vida; a seleção de futebol não é mais aquela, mas eu pude ver que um jovem senhor porto-riquenho ainda fazia parte do coração de algumas fãs, dentro e fora do Brasil.

E foi assim que na noite do dia 02 de março, aconteceu uma live de convivência internacional com incríveis quatro horas de duração. O astro? O cantor e missionário evangélico Roy Rosselló, que conseguiu falar, ao mesmo tempo, inglês, português e espanhol pra dar conta das fãs brasileiras, argentinas, colombianas, mexicanas e norte-americanas.

A maioria das fãs estava na faixa de 45 anos para cima, claro, as que realmente viveram o frisson dos anos 1980. No entanto, jovens na casa dos 20 anos também estavam fazendo parte do grupo. A parte mais bonita é que o amor de todas as fãs, antigas e recentes, estava intacto. Na ocasião, Rosselló quis saber de todas como foi que elas conheceram o grupo e se haviam ido a shows.


Histórias para contar
– Um dos caras mais desejados de sua juventude, atualmente está solteiro. “Sou muito exigente quando se trata de mulheres, acho que por isso estou só atualmente”, revela. Ele é pai de cinco filhos – cada um de uma mãe diferente – e afirmou ter boas relações com eles, especialmente os que vivem no Brasil.

A pele está sempre bronzeada. “Amo estar sempre na praia, mergulhando, a água salgada tem feito bem pra minha pele”, conta entre risos. O bronze e a jovialidade de sua alma seguem mantendo a sua beleza física. Bem diferente da beleza dos anos 80, que acendeu a imaginação de tantas fãs, mas Roy ainda tem pinta de galã, brilho nos olhos e um bonito sorriso.

Convertido ao protestantismo há algum tempo, Roy segue fazendo testemunhos em igrejas, contando partes dolorosas de sua história e de como a Fé o está ajudando a curar as dores. E por isso mesmo, sua música agora tem o objetivo de louvar a Deus. Temas como “No Fundo do Poço” e “Deus vai abrir o Céu” fazem parte do repertório gospel do artista. Em breve deve lançar uma nova canção. “O mundo está tão ameaçado, que sim, é preciso que se fale do fim do mundo”, afirma.

Homenagens – O Fã-clube “Roy: Una Historia de Amor”, sediado em Buenos Aires, Argentina fez uma homenagem mostrando faixas, bottons carteirinha de sócio, tudo padronizado com imagens, bandeiras e nomes. Outra fã mostrou bonecos do Menudo que vinham até com vinis que tocavam de verdade. Fotos de todas as épocas eram mostradas nas imagens e até um coro improvisado da música “Alegra esa cara” foi feito e tirou de Roy um sorriso bem emocionado.

Ray Reyes foi muito bem lembrado durante a live. O artista, falecido em 2021 devido a graves problemas cardíacos, foi o grande companheiro de Roy durante a passagem de ambos no Menudo (Reyes saíra do grupo um ano antes de Rosselló). Haveria uma participação do cantor e dublador Raul Reyes, irmão de Ray. Mas infelizmente, problemas técnicos impossibilitaram a participação. Tomara que seja possível em uma próxima oportunidade.

Sim, porque eu já estou esperando por outra live como essa.


Amor de Fã – Em 1985, eu havia acabado de mudar de casa, mudar de bairro, mudar de escola, mudar de turno, ou seja, dar adeus a uma primeira infância feliz para mudar toda uma rotina (coisa que detesto até hoje). E isso me levou a uma difícil adaptação a tudo. E para piorar, a escola era rígida e quase sempre tirava notas baixas e só com o tempo e a adaptação à rotina de lá é que pude melhorar minha vida estudantil. Avalie que eu só tinha sete anos na época e ainda estava aprendendo a ser gente.

Em meio a essa turbulência emocional, o Menudo apareceu na minha vida. Na TV eu sempre acompanhava o Noti Menudo pela antiga TVS (hoje o SBT, cuja afiliada é a gloriosa TV Jornal) e o Momento Menudo, programa da Rádio Clube, das 11h30 às 12h e que a abertura era a música “Doces Beijos”. Minha irmã Taciana tinha um caderno onde colecionava figurinhas, fotos, notícias, copiava as matérias, altamente organizada (e eu admirando tudo, querendo ser como ela).

Quase 40 anos se passaram e eu vi que muito daquele amor que coloria aquela fase difícil ainda resiste. Quem me conhece sabe o quanto passei por poucas e (nada) boas pra chegar aonde estou hoje. Com recém-completados 46 anos de idade e 27 anos de profissão completados neste domingo (03), eu vi o quanto posso me orgulhar da pessoa que sou e ser muito grata a tudo isso.

Eu não tenho mais sete anos de idade. Nem Roy está mais na adolescência. Crescemos, amadurecemos e florescemos para o mundo. Ele agora está numa fase de cura de suas dores e de busca por justiça e mesmo tudo de ruim que ele passou na vida não foi capaz de tirar a sua alegria nem o brilho dos seus olhos. O homem de hoje, esse jovem senhor de pele bronzeada, espírito livre, lindo sorriso, mas acima de tudo, com muita força de caráter, brio e coragem, é o Roy que eu amo muito e o qual tive a honra de conhecer.

Isso é Amor de Fã.



Pernambuco para além do Brasil


O Governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) e da Empetur, leva Pernambuco para a Europa. Além de participar de importantes e tradicionais feiras do segmento turístico como a 34ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa - que ocorre na capital portuguesa, de 28 de fevereiro a 3 de março, e a ITB Berlin, na Alemanha, de 5 a 7 de março, o estado ainda foi divulgado em um roadshow promovido pela operadora turística Solférias em três cidades portuguesas, Porto, Coimbra e Lisboa, ainda neste mês de fevereiro. Também houve divulgações em diversos países da América do Sul, dentre eles Uruguai, Argentina, Chile, Peru e colômbia, no roadshow Visit Brasil 2024, que é promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Sebrae.

Na BTL, Pernambuco é um dos destinos apresentados durante os cinco dias de feira que nesta edição pretende reunir mais de 60 mil pessoas, dentre público geral e profissionais da cadeia do turismo. Portugal é o segundo maior mercado emissor, a nível internacional, para Pernambuco e atualmente, a capital pernambucana possui conexão direta com Lisboa, por meio de voos operados pela companhia aérea TAP Air Portugal. A companhia ainda aumentou a ligação entre as duas cidades, passando de 7 para 10 voos semanais, que passa a ser operada no mês que vem, sendo o maior incremento da TAP em todo o Brasil.  

A ITB Berlin recebe os principais nomes do setor de todo o mundo e abrange diversos segmentos como Viagens de Aventura e Turismo Responsável, Viagem de Negócios, Turismo de Cultura, Turismo LGBTQ+, Turismo Médico e de Saúde, dentre vários outros, que se fazem presentes e têm força em Pernambuco. 


*Roadshows*

O roadshow promovido pela operadora turística Solférias, de Portugal, uma das maiores da Europa, foi mais uma oportunidade de destacar o que Pernambuco possui de melhor, de atrair novos turistas para o estado e fechar parcerias relevantes com a operadora que é importante para Pernambuco e vende bastante o nosso destino, além de ser referência no mercado. A Solférias oferece programas turísticos de lazer e negócios para cerca de 50 destinos espalhados pelos cinco continentes. 

Já a participação no Visit Brasil 2024, teve o objetivo de fortalecer a presença de Pernambuco como um destino turístico atrativo para alguns países vizinhos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país e para o estado. O evento reforçou a promoção de destinos de sol e praia, posicionando os resorts brasileiros como uma alternativa ao Caribe. Vale destacar que a Argentina é o principal emissor de turistas internacionais para Pernambuco. O estado possui ligação direta com a cidade de Buenos Aires, capital argentina, por meio de voos semanais operados pela Gol. 

"Participar de importantes e consolidadas feiras de turismo do mundo, bem como dos roadshows, é sem dúvidas grandes oportunidades. Além dos inúmeros visitantes, reunidos nesses eventos, que têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso estado, sendo possíveis turistas, a curto ou longo prazo, todas essas ocasiões geram diversos ganhos para Pernambuco que vão desde prospecção e fechamento de novas parcerias até o fortalecimento das nossas relações, das nossas conexões com o mercado europeu e com países vizinhos que buscam o nosso estado", explica o presidente da Empetur Eduardo Loyo.

Governo de Pernambuco convoca artistas e grupos culturais para o Ciclo Junino 2024


Atendendo a pleitos da classe artística, a convocatória, com inscrições abertas entre os dias 5 e 28 de março, pelo Mapa Cultural de Pernambuco, aceitará que artistas, grupos e coletivos sejam representados por MEI
Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024 - Está aberta a temporada das fogueiras, do forró no terreiro, do milho assado, das quadrilhas e de todas as brincadeiras que animam a tradicional festa do São João de Pernambuco. Para garantir a manutenção das tradições culturais deste festejo nas doze regiões de desenvolvimento do Estado, o Governo de Pernambuco divulga o edital do Ciclo Junino 2023. A convocatória, lançada nesta quinta-feira (29), tem como objeto a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos.

As inscrições terão início no dia 5 de março e seguirão abertas até as 16h59 do dia 28 do mesmo mês, devendo ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). O resultado final será divulgado no dia 8 de maio deste ano.

Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Ciclo Junino de Pernambuco 2024 traz algumas novidades. Microempreendedores Individuais (MEI) podem representar artistas, grupos e coletivos – um dos principais pleitos atuais da classe artística. Há também, neste edital, o atendimento à atualização da Lei das Contratações (Lei 14.104/2010), que foi divulgada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no começo do ano. Agora, o vínculo de contrato de exclusividade não precisa ser seis meses retroativo, mas pode ser celebrado próximo ao edital.
Atendendo ainda a outro pedido dos fazedores de cultura do Estado, o Governo de Pernambuco ampliou os limites de apresentações no Ciclo Junino 2024 para até seis apresentações para as categorias Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversas, Quadrilha Junina e Trios Pé-de-Serra.

“A convocatória busca atender às demandas da classe artística em conjunto com a política de fomento do Governo de Pernambuco. Temos orgulho da nossa riqueza cultural e, por meio do edital, podemos oportunizar que todas as linguagens do ciclo sejam representadas. Em Pernambuco existe uma rica representação de manifestações artísticas do São João, e com nossos artistas pernambucanos iremos manter e fortalecer a tradição dessa festa em todo o Estado”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, ressalta a força da cultura pernambucana no Brasil e no exterior. Segundo ela, Pernambuco tem potencial para realizar uma grande festa apenas com nomes da terra. “Estamos trabalhando de forma integrada, Turismo e Cultura, para fazer um São João rico e tradicional. Vamos fortalecer não só os artistas pernambucanos, mas também o turismo interno. Queremos valorizar o que temos de melhor: nossa cultura! E mostrar que Pernambuco tem o melhor São João do País”.

“A gente abre o ciclo junino que marca toda a força da cultura pernambucana interior afora. O São João tem eventos e festas em todas as regiões do Estado. E mais uma vez o Governo de Pernambuco, sob orientação da governadora Raquel Lyra, vai fazer todo o investimento para valorizar os nossos ritmos, a nossa cultura e principalmente o artista pernambucano, que precisa ser valorizado. O grande diferencial do São João pernambucano é exatamente os nossos artistas, o nosso forró, o baião, o xaxado e todos os ritmos e manifestações culturais que fazem de Pernambuco a capital da cultura nacional”, celebra Daniel Coelho, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

Para Eduardo Loyo, presidente da Empetur, o Ciclo Junino é bastante esperado em todo o Estado. “As festas juninas têm um grande significado para o turismo pernambucano. São quase dois meses de festas, em todas as regiões do Estado, na qual buscamos divulgar e valorizar o que temos de melhor: nossa tradição e nossa cultura. A Empetur tem como objetivo fomentar o turismo do nosso estado e o Ciclo Junino tem um grande papel nesse processo. Mais uma vez, vamos mostrar que Pernambuco tem o melhor São João do País”.

Serão aceitas propostas em seis categorias: Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversa, Música de Difusão de Repertório Junino, Trios Pé-de-Serra, Quadrilha Junina e Outros Gêneros Musicais.
O processo de habilitação das inscrições será realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros; e avaliação artística, que validará se a proposta está em consonância com a categoria em que foi inscrita.

Podem participar do edital atrações de Pernambuco; ou que comprovem domicílio no Estado há, pelo menos, um ano (a contar da data de inscrição neste edital); ou que tenham o título de cidadania pernambucana concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os proponentes podem se inscrever como Pessoa Física (desde que maiores de 18 anos), Microempreendedor Individual (MEI) ou Pessoas Jurídicas, desde que se enquadrem em algumas regras determinadas pelo edital.
No caso de inscrição como Microempreendedor Individual, não será possível se candidatar na categoria Dança, pois não existe CNAE compatível com a atividade.

É fundamental a leitura completa da convocatória bem como de todos seus anexos disponibilizados na página de Editais de Incentivo do portal Cultura.PE.

Imprensa Cultura PE

HRA dá boas-vindas a novos residentes de enfermagem e ortopedia



 Na manhã desta sexta (1º), o Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, recebeu os novos residentes de enfermagem e ortopedia que vão atuar na unidade. Os enfermeiros vão trabalhar nas áreas de emergência, UTI e enfermagem cirúrgica, pelos próximos dois anos. Já os médicos vão dedicar-se, durante quatro anos, nas várias áreas de ortopedia.

 Maior emergência do interior do estado e referência nos atendimentos de trauma, o HRA tem, também, a maior residência médica do interior de Pernambuco. “A gente tá recebendo hoje dois residentes do primeiro ano e dois do quarto ano. Isso é um acréscimo muito grande para o ensino e treinamento de uma área que é essencial devido à grande epidemia de traumas ortopédicos que estão acontecendo, principalmente com motocicletas. Eles vão dar um suporte maior aqui, ao Regional, um hospital que está qualificado e capacitado para atender os tipos de traumas que a gente tem na nossa região”, explica Marcelo Capela, coordenador de Ortopedia do HRA. 

 Os residentes de enfermagem foram recepcionados pela coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem (PRENF), Raianne Monteiro, além de equipe de preceptores. “São dois anos de muito aprendizado com esses residentes que já são enfermeiros e que, agora, vão ter a oportunidade de se especializar e ter expertise para poderem atuar no hospital com mais segurança, com mais qualidade. Isso é bom para eles, isso é bom para os pacientes, isso é bom para o estado como um todo. Porque é a certeza de profissionais capacitados e que vão atuar no mercado de trabalho com ética, competência e responsabilidade”, ressalta Raianne.

 Formada no ano passado na Universidade de Pernambuco (UPE), melhor universidade estadual do Nordeste e sexta melhor do Brasil, a enfermeira Ana Karolainny Barbosa espera contribuir para a melhoria do serviço do SUS para a população. “Espero crescer profissionalmente e fazer da saúde pública um serviço melhor para as pessoas. Aqui, espero aprender o máximo e cooperar com uma assistência melhor para o paciente”, afirma.

 A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais da saúde, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de especialistas.

Abimael Santos alerta sobre o risco de faltar merenda na rede estadual de ensino


Durante sua participação na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na última quarta-feira (28), o deputado Abimael Santos levantou um sério alerta quanto ao risco iminente de faltar merenda nos colégios e escolas técnicas da rede estadual de ensino. De acordo com o parlamentar, algumas empresas terceirizadas responsáveis pelo fornecimento de alimentos para os colégios estão enfrentando atrasos nos pagamentos e ameaçam interromper o abastecimento dos itens essenciais da merenda.

Uma das empresas contratadas pelo estado acumula uma dívida que já ultrapassa a marca dos 5 milhões de reais, colocando em xeque a continuidade do fornecimento dos alimentos. Diante dessa preocupante situação, o deputado Abimael Santos fez um apelo veemente ao governo estadual para que tome medidas urgentes a fim de regularizar os pagamentos aos fornecedores.

"Estou alertando a governadora Raquel Lyra, pois talvez ela não saiba do que está acontecendo, pode ser que ela esteja trabalhando com pessoas que estão criando problemas para a administração. Peço que resolva isso o mais rápido possível, pois ainda dá tempo, caso contrário, o problema vai ficar maior. Temos que garantir a continuidade do fornecimento de alimentos nos colégios", ressaltou o deputado durante sua intervenção na Alepe.

O alerta de Abimael Santos evidencia a gravidade da situação e a urgência de medidas por parte das autoridades competentes para evitar que a falta de pagamento comprometa o acesso dos estudantes a uma alimentação adequada. O parlamentar reforçou a importância de priorizar a regularização dos débitos e assegurar que os serviços terceirizados de fornecimento de merenda não sejam interrompidos, visando garantir o direito à educação e à alimentação dos alunos da rede estadual de ensino.

Cultura: documentário sobre bandas marciais será gravado em Toritama


O documentário “A História e o Brilho das Bandas Marciais de Toritama” está sendo gravado na Capital do Jeans. O filme vai acompanhar a preparação de dois grupos rivais para o desfile de 7 de Setembro, enquanto remonta os momentos históricos que marcaram as principais bandas marciais de Toritama.

Com roteiro e direção de Brendo Hoshington, caruaruense e morador de Toritama, o documentário está sendo contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo Federal, e deve ser lançado até agosto de 2024. 

“Nós estamos muito otimistas com a ideia de resgatar as histórias das bandas marciais de Toritama, existe muita coisa importante aqui que ainda não foi contado, e a ideia é que esse documentário possa servir como instrumento de orgulho e de incentivo para as próximas gerações”, explica Brendo Hoshington.

O filme conta ainda com a fotografia de Natália Araújo e produção de Bárbara Petrimperni. Além das contribuições dos depoimentos de figuras marcantes como Alex Marques, Henrique Costa, João Carlos e outras personalidades importantes.

Confira a sinopse do documentário:

O documentário "A História e o Brilho das Bandas Marciais de Toritama" é um registro fascinante que destaca a rica trajetória das principais bandas marciais do município enquanto acompanha os preparativos de dois grupos rivais para o 7 de Setembro: a Bamut e a Professor Falcão.

Uma cobertura inédita que vai explorar as origens profundas de cada banda, revelando os bastidores e os preparativos que antecedem os desfiles. Além disso, o documentário vai capturar os grandes momentos que ao longo do tempo contribuíram para moldar a identidade única de cada banda. Emocionante e envolvente, a narrativa busca revelar de forma íntima o brilho que celebra não apenas as tradições locais, mas também homenageia o comprometimento e a dedicação daqueles que nasceram para desfilar.

Recife ganha nova casa de shows e eventos


Recife ganhou um novo espaço para eventos, shows e confraternizações: a Esquina 203, localizada no bairro de Afogados, que promete agitar as noites da capital pernambucana. A casa será inaugurada no dia 16 de março, a partidas das 20h, com a presença de diversas atrações, como Eduarda Alves, MC Cego, MC Elvis e Os Tralhas, com participação do MC Reina, DJ Guilherme e DJ Alan Imperador. 

‘’ Estamos extremamente entusiasmados com a inauguração da Esquina 203! Sem dúvida, será um marco na cena cultural de Afogados, pois contará com uma estrutura impecável, ambiente climatizado, segurança reforçada e instalações acessíveis, além de promover e dar espaço aos artistas locais. Estamos prontos para oferecer uma experiência única aos nossos clientes! A expectativa é alta e estamos confiantes de que a Esquina 203 se tornará um ponto de referência na região, contribuindo significativamente para a diversidade e qualidade de eventos locais’’, comentou Igor France, sócio da casa.

Com capacidade máxima de 800 pessoas, a Esquina 203 também promete proporcionar a melhor experiência aos clientes: um cardápio recheado de comidinhas de primeira qualidade, assinado por chefs de cozinha, além de drinks diferenciados criados especialmente por um chef de bar. Tudo planejado para encantar e surpreender o paladar e os sentidos de todas as pessoas. A entrada custa a partir de R$ 30 (pista), e gazebos a partir de R$ 500 (para até 10 pessoas).

*Serviço:*
Inauguração da Esquina 203
Atrações: Eduarda Alves, MC Cego, MC Elvis e Os Tralhas, com participação do MC Reina, DJ Guilherme e DJ Alan Imperador
Data: 16 de março
Horário: A partir das 20h
Endereço: R. Prof. Frederico Curió, Nº 203 – Afogados, Recife-PE
Entradas: Pista a partir de R$30,00 e gazebos a partir de R$500,00
Link de venda dos ingressos: https://outgo.com.br/inauguracao-esquina-203

*Mais informações via Instagram:* 
@esquina203oficia

Rio de Janeiro: Clínica odontológica realiza mutirão de avaliação bucal no Flamengo


Iniciativa visa promover a saúde bucal e oferecer direcionamento para tratamentos especializados
Em uma iniciativa voltada para o bem-estar e a saúde bucal da comunidade local, a Clínica-Escola de Odontologia da UNINASSAU Rio de Janeiro promove um mutirão de avaliação odontológica nos dias 4 e 5 de março. Os atendimentos são fornecidos às 13h e 15h.

“Esses eventos de triagem odontológica desempenham um papel crucial para garantir que a comunidade tenha acesso facilitado e rápido aos cuidados essenciais de saúde bucal, além de proporcionar uma oportunidade imediata para avaliações dentárias”, afirma Cynara Damasceno, cirurgiã-dentista e responsável pela Clínica-Escola.

Devido à limitação de vagas, os interessados devem agendar o serviço por meio do número (21) 96712-2592 (WhatsApp). A Clínica-Escola de Odontologia da Instituição fica localizada na Marquês de Abrantes 55, Flamengo.

Suape inicia plantio de mais 70 hectares de Mata Atlântica na Zona de Preservação Ecológica


Serão utilizadas 116,7 mil mudas para cobrir toda a área. Desde 2011, mais de mil hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação 

O Programa de Restauração Florestal de Suape inicia, nesta sexta-feira (1º/3), o plantio de 70 hectares de Mata Atlântica no Engenho Setúbal, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A ação é parte do compromisso assumido pela estatal ao aderir ao Pacto pela Restauração do bioma. Desde 2011, mais de mil hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na Zona de Preservação Ecológica (ZEPC), que ocupa 59% dos 17,3 mil hectares do território da estatal portuária.

Na ação, serão utilizadas 120 mil mudas exclusivamente de espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas no Viveiro Florestal de Suape, onde são cultivadas 80 espécies distintas. As mudas são destinadas ao projeto de restauração florestal da ZPEC, que compreende a parcela de terras com características ambientais diversas, delimitada como área de proteção para fins de preservação ecológica. 

“Com mais um plantio de mudas da Mata Atlântica, almejamos acelerar o retorno da floresta em uma área onde a vegetação nativa foi suprimida ou impactada por ações humanas, como derrubadas e queimadas. A restauração florestal surge como alternativa que pretende buscar a condição original, ou o mais próximo possível, promovendo a reconstrução gradual da floresta, resgatando sua biodiversidade e sua função ecológica”, explica Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade de Suape.

A metodologia predominante a ser utilizada nessa etapa será o plantio total da área. Para essa ação, Suape investirá cerca de R$ 250 mil. Parte dessas áreas de restauração está localizada na Unidade de Conservação Estação Ecológica de Bita e Utinga, reforçando a importância da criação desses ambientes protegidos, alinhada aos objetivos da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas da Organização das Nações Unidas - ONU.

PREMIAÇÃO

A restauração de ambientes degradados é um compromisso estabelecido por leis e normas na busca por compensar impactos sobre a vegetação, bem como auxiliar na captura do carbono atmosférico e mitigação das mudanças climáticas. O compromisso contínuo com a restauração florestal se destaca no trabalho diário de manutenção dessas áreas em processo de recuperação, um esforço reconhecido, em 2021, com o Prêmio Lighthouse Awards Program AAPA na categoria de Mitigação concedido ao Complexo Industrial Portuário de Suape.

Imprensa Suape

FIEPE discute desenvolvimento, produtividade e sustentabilidade durante reunião em Petrolina-PE


Desenvolvimento, produtividade e sustentabilidade foram os temas principais da primeira reunião, em 2024, do conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE/URSF). O encontro foi aberto, nesta quinta-feira (29), em Petrolina, pelo diretor regional da FIEPE no São Francisco, Albânio Venâncio, que destacou os avanços do segmento industrial na região e convocou o empresariado a unir forças para enfrentar os desafios, visando a geração de empregos, renda e crescimento do setor.

Convidado a apresentar o programa Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal, o gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI-PE, Carlos Vinotti, lembrou que a iniciativa foi amplamente reestruturada com o objetivo de elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, assim como apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País. “No setor industrial, o programa tem como meta impactar até 200 mil empresas por meio da Plataforma de Produtividade e realizar mais de 90 mil atendimentos diretos dessas empresas”, ressaltou.

A assessora regional e representante da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Virgínia Fialho, também falou em produtividade e desenvolvimento. Garantindo que Pernambuco é o melhor lugar para investir no Nordeste e que Petrolina está pronta para receber os investimentos, a assessora enumerou alguns motivos para acreditar no estado. “Possuímos uma estrutura sólida e favorável, mercado promissor e uma série de incentivos fiscais”, frisou. Virgínia Fialho acrescentou ainda que, em Petrolina, a Adepe tem 33 lotes disponíveis para indústrias e empresas se instalarem na região e concede desconto no terreno que vai de 30% a 80%, oferecendo 12 meses de carência e 36 meses para pagamento, dando um total de 48 meses. Além de um crédito presumido sobre saldo devedor de até 95% no ICMS. “Com as ações do programa PE Produz, estamos ampliando a interiorização do desenvolvimento econômico e abrindo grandes perspectivas para Petrolina e região”, frisou.

E para falar sobre sustentabilidade ambiental, o conselheiro regional da FIEPE e CEO da Sanvale Soluções Ambientais, Rogério Ribeiro, começou a apresentação, alertando para a importância do uso consciente dos recursos naturais na produção industrial. Na sequência, Ribeiro mostrou um vídeo destacando o trabalho da Sanvale nas áreas de gerenciamento ambiental; coleta e transporte de resíduos; acondicionamento e disposição final de resíduos industriais, agrícolas e comerciais, além da produção de compostos orgânicos para a agricultura; manufatura reversa e destinação final de eletroeletrônico.

Natura lança linha Bothânica

A Natura, multinacional brasileira de cosméticos, firma a sua entrada no segmento de produtos para a casa com o lançamento de Bothânica, sua nova marca que traz fragrâncias e óleos essenciais exclusivos em produtos que cuidam, transformam e se integram em diferentes espaços. Itens como óleos de massagem, sabonetes líquidos, hidratantes para as mãos, velas aromáticas e spray de ambientes já estão disponíveis desde dezembro em mais de 30 lojas físicas da empresa. A partir de março, os produtos também poderão ser adquiridos via e-commerce ou na Revista Interativa digital.

Bothânica chega para expandir a prática do conceito de Bem Estar Bem, razão de ser da Natura, para além dos cuidados com o corpo. “Nosso propósito sempre foi oferecer produtos e serviços que contribuem para uma relação mais harmoniosa dos indivíduos consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Agora, queremos ampliar essa visão para os lares dos clientes, que ganham cada vez mais protagonismo no dia a dia, exercendo papéis não somente de descanso e lazer, mas também de trabalho e outras responsabilidades”, explica Tatiana Ponce, CMO e Head Global de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura.

A chega de Bothanica também representa a criação de novas oportunidades de negócios e conexão com os clientes para a Natura. Segundo o Future Market Insights (FMI), só o mercado de velas aromáticas resultou em um ano em cerca de 30% a 40% de participação no mercado global de velas, atingindo a marca de U$$ 3,6 bilhões em 2022, é esperado que até 2032 as vendas totalizem U$$ 5,4 bilhões. Além disso, o mercado de sprays de ambientes e aromatizadores tem uma previsão de crescer 6% por ano até 2026.

“Com esse lançamento, não somente conquistamos novos meios de atender a demandas de outros perfis de consumidores, que se interessam por itens premium para além do uso pessoal, como fornecemos opções diferenciadas com forte apelo para aqueles que desejam presentear alguém. Dessa forma, expandimos a nossa penetração em novos mercados, de maneira alinhada ao nosso propósito como marca, que é gerar bem-estar-bem, e complementar o nosso portfólio original”, complementa Tatiana.

A marca apresenta uma proposta integrada e convida as pessoas a se conectarem consigo mesmas, seus sentidos e com os espaços que habitam diante de um contexto social em que mais lares se tornaram escritórios e há um maior interesse entre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com fórmulas naturais e fragrâncias sofisticadas, os itens proporcionam a sensação de bem-estar-bem e trazem exclusivos blends de óleos essenciais da etnobotânica latino-americana. Os produtos também apresentam um design elegante e minimalista, que se integram a diferentes ambientes da casa.

Ingredientes e embalagens que priorizam a sustentabilidade

A nova marca está alinhada aos princípios da bioinovação, já característicos da Natura, devido às suas fórmulas com alto índice de naturalidade e embalagens sustentáveis. Suas composições incluem ingredientes e ativos naturais, biodegradáveis, plant based e sem adições de petrolatos, além da presença de óleos essenciais puros da biodiversidade latino-americana em todas as suas formulações. As embalagens priorizam o uso de materiais reciclados pós-consumo, como PET 100% reciclado e frascos de vidro. Nos próximos meses, os produtos também irão contar com refil.

Conheça mais sobre os produtos

Óleo Hidratante Corpo Bothânica – 190ml / R$154,90
O Óleo de Massagem Bothânica oferece hidratação de até 48 horas e proteção da barreira cutânea por meio de uma fórmula vegana com 97% de ingredientes de origem natural e cruelty free. Pode ser utilizado durante o banho ou a seco, proporcionando um toque aveludado e sensação revigorante graças à sua combinação de óleos vegetais, como canola e amêndoas, e essenciais, como Estoraque e Priprioca. Sua fragrância sofisticada possui propriedades terapêuticas devido a ingredientes como Mandarina, Manjericão, Gerânio, Patchouli e Cedro, que promovem frescor com aroma cítrico e intenso.

Sabonete Líquido Bothânica Ficus Herb – 230ml / R$ 121,90
O sabonete líquido Bothânica proporciona uma limpeza suave, hidratante e protetora da barreira cutânea da pele, sem sulfato e com tensoativos de aminoácidos. Com fragrância fresca, verde e frutal, uma combinação de Folhas de Figo com Hortelã-Pimenta, Fava tonka e Alecrim, além de blend exclusivo de óleos essenciais latino-americanos de Estoraque e Priprioca.

Hidratante para Mãos Bothânica Ficus Herb – 230ml / R$ 161,90
Com 24h de hidratação e fórmula de rápida absorção, o hidratante proporciona uma hidratação profunda, deixando a pele macia e permitindo a manutenção da fragrância após a lavagem das mãos com o sabonete líquido. Com fragrância fresca, verde e frutal, uma combinação de Folhas de Figo com Hortelã-Pimenta, Fava tonka e Alecrim, além de blend exclusivo de óleos essenciais latino-americanos de Estoraque e Priprioca.

Sabonete Líquido Fructus Folium – 230ml / preço
Fórmula suave, e gentil que não agride a pele devido a sua composição de aminoácidos e sem sulfato. Proporcionando limpeza e frescor junto a 24 horas de hidratação. Com alta concentração de fragrância de notas verdes e especiadas composta por Folhas de Tomate, Cardamomo e Feno Grego potencializadas pela exclusiva combinação de óleos essenciais puros latino-americanos de Palo Santo e Ishpink.

Hidratante para Mãos Bothânica Fructus Folium – 230ml / R$ 161,90
A outra opção de Hidratante para Mãos Bothânica também oferece hidratação profunda através de uma fórmula com rápida absorção, enquanto sua fragrância garante uma sensação de bem-estar e refrescância proporcionada pela combinação de aromas de Folha de Figo, Hortelã-Pimenta, notas cítricas, Cassis Suculento, Alecrim e óleos essenciais de Estoraque e Priprioca.

Velas Aromáticas Bothânica (4 fragrâncias) – 180g / R$ 190 – preço unitário
As Velas Aromáticas Bothânica têm alta concentração de fragrância e combinações de óleos essenciais latino-americanos exclusivos, potencializando seu desempenho e permanência no ambiente. Com cera 100% vegetal, pavio de algodão e frasco em vidro, as velas foram formuladas para proporcionarem uma queima uniforme enaltecendo as suas fragrâncias. Sem parafino e sem petrolatos. Além disso, cada vela inclui o seu elemento decorativo de design de monotipia exclusivo.

• CYAN SERENUM: Sutileza herbal e floral da camomila azul, benjoin, olíbano e sálvia combinadas com exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano de poejo e cumaru

• DIVINUS PLANTAE: Combinação verde, leve e floral da lavanda, melaleuca e folha de violeta combinadas com exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano poejo e cumaru

• AURA GINGI: Frescor cítrico e aromático do Gengibre, Capim santo vermelho, Litsea cubeba & Alecrim combinadas com exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano estoraque e priprioca.

• NOBILIS ANTIQUE: Combinação de notas amadeirados, intensas e envolventes do gálbano, patchouli e cacau associadas ao exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano de poejo e cumaru
Home Sprays Bothânica (4 fragrâncias) – 230ml / R$ 235,90 – preço unitário

Indicado para a perfumação de ambientes, com alta concentração de fragrâncias e óleos essências exclusivos latino-americanos. Os sprays foram desenvolvidos para potencialmente serem usadas junto às velas, enaltecendo ainda mais as exclusivas fragrâncias. Com frasco de vidro e válvula trigger, este produto foi desenvolvido para estimular o seu uso diário e abundante, além de se adaptar a qualquer espaço do ambiente.

• CYAN SERENUM: Sutileza herbal e floral da camomila azul, benjoin, olíbano e sálvia combinadas com exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano de poejo e cumaru

• DIVINUS PLANTAE: Combinação verde, leve e floral da lavanda, melaleuca e folha de violeta combinadas com exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano poejo e cumaru

• AURA GINGI: Frescor cítrico e aromático do Gengibre, Capim santo vermelho, Litsea cubeba & Alecrim combinadas com exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano estoraque e priprioca.

• NOBILIS ANTIQUE: Combinação de notas amadeirados, intensas e envolventes do gálbano, patchouli e cacau associadas ao exclusivo blend de óleos essenciais latino-americano de poejo e cumaru