domingo, 3 de março de 2024

Crônica: Amor de Fã

 

No verão de 1985, o Brasil estava em polvorosa: democratização batendo às portas, o Rock In Rio fazia a cabeça da juventude mais descolada, em breve estrearia a melhor novela de todos os tempos: Roque Santeiro e a Seleção Brasileira de Futebol lutava pela classificação para a copa do ano seguinte, no México. Com tanta informação assim, cinco meninos porto-riquenhos conseguiram conquistar espaço na vida de crianças e adolescentes.

No ano anterior, já estavam se fazendo conhecidos no País através de um tema da novela Partido Alto, If you not here (By my side) e de clipes no Rio de Janeiro: Robi Rosa (que hoje assina Draco); Charlie Massó; Ray Reyes (1970-2021); Rick Melendez (que seria substituído por Ricky Martin) e Roy Rosselló (esse da imagem ao lado, cdedida pela Ana Cláudia) eram esses rapazes que moravam no coração da moçadinha em 84.

Em 1985 começaram uma turnê que percorreu várias cidades brasileiras e a data escolhida para o Recife não poderia ser mais significativa para esta que vos escreve: 1º de março. Haveria maior presente de aniversário para aquela criança? E nesse dia, lá fomos nós, a família e mais uma amiguinha (a Suzana), para o Estádio do Arruda, a casa do Santa Cruz Futebol Clube e na época o maior estádio de Pernambuco.

Corta pra 2024 - O verão promete ser o mais quente da história e as sensações térmicas ultrapassam os 40º; as novelas já não têm o mesmo frisson de antes, disputando espaço com séries e doramas nos streamings da vida; a seleção de futebol não é mais aquela, mas eu pude ver que um jovem senhor porto-riquenho ainda fazia parte do coração de algumas fãs, dentro e fora do Brasil.

E foi assim que na noite do dia 02 de março, aconteceu uma live de convivência internacional com incríveis quatro horas de duração. O astro? O cantor e missionário evangélico Roy Rosselló, que conseguiu falar, ao mesmo tempo, inglês, português e espanhol pra dar conta das fãs brasileiras, argentinas, colombianas, mexicanas e norte-americanas.

A maioria das fãs estava na faixa de 45 anos para cima, claro, as que realmente viveram o frisson dos anos 1980. No entanto, jovens na casa dos 20 anos também estavam fazendo parte do grupo. A parte mais bonita é que o amor de todas as fãs, antigas e recentes, estava intacto. Na ocasião, Rosselló quis saber de todas como foi que elas conheceram o grupo e se haviam ido a shows.


Histórias para contar
– Um dos caras mais desejados de sua juventude, atualmente está solteiro. “Sou muito exigente quando se trata de mulheres, acho que por isso estou só atualmente”, revela. Ele é pai de cinco filhos – cada um de uma mãe diferente – e afirmou ter boas relações com eles, especialmente os que vivem no Brasil.

A pele está sempre bronzeada. “Amo estar sempre na praia, mergulhando, a água salgada tem feito bem pra minha pele”, conta entre risos. O bronze e a jovialidade de sua alma seguem mantendo a sua beleza física. Bem diferente da beleza dos anos 80, que acendeu a imaginação de tantas fãs, mas Roy ainda tem pinta de galã, brilho nos olhos e um bonito sorriso.

Convertido ao protestantismo há algum tempo, Roy segue fazendo testemunhos em igrejas, contando partes dolorosas de sua história e de como a Fé o está ajudando a curar as dores. E por isso mesmo, sua música agora tem o objetivo de louvar a Deus. Temas como “No Fundo do Poço” e “Deus vai abrir o Céu” fazem parte do repertório gospel do artista. Em breve deve lançar uma nova canção. “O mundo está tão ameaçado, que sim, é preciso que se fale do fim do mundo”, afirma.

Homenagens – O Fã-clube “Roy: Una Historia de Amor”, sediado em Buenos Aires, Argentina fez uma homenagem mostrando faixas, bottons carteirinha de sócio, tudo padronizado com imagens, bandeiras e nomes. Outra fã mostrou bonecos do Menudo que vinham até com vinis que tocavam de verdade. Fotos de todas as épocas eram mostradas nas imagens e até um coro improvisado da música “Alegra esa cara” foi feito e tirou de Roy um sorriso bem emocionado.

Ray Reyes foi muito bem lembrado durante a live. O artista, falecido em 2021 devido a graves problemas cardíacos, foi o grande companheiro de Roy durante a passagem de ambos no Menudo (Reyes saíra do grupo um ano antes de Rosselló). Haveria uma participação do cantor e dublador Raul Reyes, irmão de Ray. Mas infelizmente, problemas técnicos impossibilitaram a participação. Tomara que seja possível em uma próxima oportunidade.

Sim, porque eu já estou esperando por outra live como essa.


Amor de Fã – Em 1985, eu havia acabado de mudar de casa, mudar de bairro, mudar de escola, mudar de turno, ou seja, dar adeus a uma primeira infância feliz para mudar toda uma rotina (coisa que detesto até hoje). E isso me levou a uma difícil adaptação a tudo. E para piorar, a escola era rígida e quase sempre tirava notas baixas e só com o tempo e a adaptação à rotina de lá é que pude melhorar minha vida estudantil. Avalie que eu só tinha sete anos na época e ainda estava aprendendo a ser gente.

Em meio a essa turbulência emocional, o Menudo apareceu na minha vida. Na TV eu sempre acompanhava o Noti Menudo pela antiga TVS (hoje o SBT, cuja afiliada é a gloriosa TV Jornal) e o Momento Menudo, programa da Rádio Clube, das 11h30 às 12h e que a abertura era a música “Doces Beijos”. Minha irmã Taciana tinha um caderno onde colecionava figurinhas, fotos, notícias, copiava as matérias, altamente organizada (e eu admirando tudo, querendo ser como ela).

Quase 40 anos se passaram e eu vi que muito daquele amor que coloria aquela fase difícil ainda resiste. Quem me conhece sabe o quanto passei por poucas e (nada) boas pra chegar aonde estou hoje. Com recém-completados 46 anos de idade e 27 anos de profissão completados neste domingo (03), eu vi o quanto posso me orgulhar da pessoa que sou e ser muito grata a tudo isso.

Eu não tenho mais sete anos de idade. Nem Roy está mais na adolescência. Crescemos, amadurecemos e florescemos para o mundo. Ele agora está numa fase de cura de suas dores e de busca por justiça e mesmo tudo de ruim que ele passou na vida não foi capaz de tirar a sua alegria nem o brilho dos seus olhos. O homem de hoje, esse jovem senhor de pele bronzeada, espírito livre, lindo sorriso, mas acima de tudo, com muita força de caráter, brio e coragem, é o Roy que eu amo muito e o qual tive a honra de conhecer.

Isso é Amor de Fã.