terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Amanhã tem Carnaval da Resistência

Com o tema "Desigualdades e Políticas Públicas”, será promovido na quarta-feira (27) , das 9h às 12h, no Clube Náutico Capibaribe, o Carnaval da Resistência, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para cerca de 2 mil pessoas, entre crianças e adolescentes - com idade de 04 a 17 anos -, responsáveis familiares e pessoas idosas atendidas pelo SCFV - programas de transferência de renda como o Bolsa Família, em situação de isolamentos, trabalho infantil, vivência de violência negligência, fora da escola ou com defasagem escolar, situação de abuso e/ou exploração sexual, em situação de rua, além de outras situações de vulnerabilidade. Numa reunião democrática de ritmos, a festa vai trazer apresentações realizadas pelos jovens, a arte da grafitagem, encerrando com uma grande ciranda.


Imprensa Recife
Foto: Andrea Rego Barros

Casa Tropical Devassa

A Devassa Puro Malte Tropical é a cerveja oficial da Casa Tropical, um projeto da In Loco (empresa de inteligência de localização) que leva ao Marco Zero três dias de festa no Carnaval. A primeira edição da Casa Tropical será toda ambientada dentro do conceito “Tropical Transforma”, que direciona ao novo posicionamento da marca. 

Os três andares do palacete terão bares Devassa, buffet especial e palcos para shows diários, com atrações como Letrux, Romero Ferro e MC Troinha, além de DJs de festas consagradas como Odara, Santo Forte, Batekoo, Terça do Vinil, Embrazado e Tropical Absurdo, todos em curadoria do Coquetel Molotov.

Toda a programação estará inserida em uma cenografia que remete à glorificação da criatividade e da cultura local, em sintonia com a vista privilegiada das sacadas do casarão para o Marco Zero e o Parque das Esculturas Francisco Brennand. No dia 3 de março, Devassa abre a programação com uma festa para convidados, e show da Academia da Berlinda. Após a festa, a programação segue com abertura ao público, às 19 horas.

Camarote Olinda - A Devassa Puro Malte Tropical também será a cerveja oficial do Camarote Olinda, nos dias 3, 4 e 5 de março. O espaço vai ser palco para gigantes da música popular como Wesley Safadão, Simone & Simaria, Marília Mendonça, Alok, Gusttavo Lima e Gabriel Diniz, entre outros.

Caruaru: Atletas beneficiados conquistam o “Ganhe o Mundo Esportivo”

Três atletas de Caruaru foram contemplados pelo programa "Ganhe o Mundo Esportivo" do Governo de Pernambuco. Eles foram recebidos na manhã de segunda-feira (25), na sala das bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, no Recife, pelo governador Paulo Câmara e o secretário executivo de esportes, Diego Pérez. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Perpétua Dantas, também esteve presente.

Os atletas contemplados contaram com o incentivo e apoio da Prefeitura de Caruaru para conseguir atingir a pontuação necessária e ingressar no programa do Governo do Estado. A judoca Mariana Vitória dos Santos Silva, de 14 anos, é uma das três selecionadas da “Capital do Agreste”. Ela foi beneficiada pelo Chamamento Público de Projetos Esportivos de Caruaru, por meio do Projeto Judô Comunitário Maurício Tibúrcio, do qual faz parte.

A karateca Camilla Mirelly Medeiros da Silva, de 17 anos, da Associação Santana Dojô de Karate de Caruaru, foi incentivada pelo Bolsa Atleta Municipal de Caruaru e também conseguiu ingressar no programa. Já o nadador Diangel’s Rafael Praxedes Florêncio, de 14 anos, recebeu incentivo e apoio da prefeitura municipal em competições que disputou até conquistar o “Ganhe o Mundo”.

Os esportistas irão passar dois meses no Canadá para estudos e treinamento de alto rendimento. Participaram da convocação estadual 50 atletas de todo Estado, onde 25 foram aprovados. 


Imprensa Caruaru

Belo Jardim ganha sistema de esgoto

A interiorização dos serviços de esgotamento sanitário tem avançado no Governo Paulo Câmara. Belo Jardim, distante 184 quilômetros do Recife, é a mais nova cidade a receber obras para implantação de sistema público de coleta e tratamento de esgoto. As intervenções foram iniciadas nesta semana, no bairro da Boa Vista, com previsão de término para julho do próximo ano. Além desse bairro, a obra ainda contemplará os bairros Cohab 1, Airton Maciel e Pontilhão, beneficiando 28 mil pessoas.

A obra de Belo Jardim está sendo realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. “Além de propiciar a melhoria da qualidade de vida da população, a obra terá grande alcance ambiental, uma vez que contribuirá para despoluir o Rio Ipojuca, manancial importante que corta a cidade”, ressalta o presidente da Compesa, Roberto Tavares. O empreendimento recebe investimento de R$ 35 milhões, recursos assegurados mediante financiamento entre o Governo do Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A obra de esgoto de Belo Jardim consiste, entre outras intervenções, na implantação de 17 quilômetros de rede coletora, 65 quilômetros de ramais condominiais e oito mil ligações domiciliares. O projeto também prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, que está em processo de licitação. Haverá ainda a construção de uma estação elevatória (sistema de bombeamento), além de obras complementares para melhorar a qualidade de atendimento da Compesa no município, como a reforma da loja que a companhia mantém no Centro de Belo Jardim.

A Compesa vem realizando obras semelhantes em outras cidades do Agreste do Estado que são cortadas pelo Rio Ipojuca, como Gravatá e Sanharó. Um dos centros econômicos mais importantes da região, Caruaru deve receber obras para ampliação e melhoria do sistema de esgotamento sanitário nos próximos meses. Nos municípios de Bezerros, no Agreste, e Escada, na Zona da Mata Sul, também serão iniciadas as obras para construção de sistemas de esgotamento sanitário - ambos estão em fase de licitação. Tacaimbó foi a primeira cidade beneficiada com serviços de coleta e tratamento de esgoto, no início do ano passado, tornando-se ambientalmente sustentável, contribuindo com a despoluição do Rio Ipojuca.

Imprensa Compesa

PE registra aumento de violência psicológica contra a pessoa idosa já em 2019

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu, só no mês de janeiro deste ano, 42 registros de violação psicológica contra pessoas idosas. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 32 denúncias. 

Gritos, medo, agressões verbais, humilhação e insultos são algumas das características da violência psicológica contra a pessoa idosa, de acordo com a assistente social do programa, Glória Cavalcante. “Às vezes fica claro que o idoso sofre este tipo de violência. Mas, em outros casos, não, e aí começamos com o acolhimento, fazendo com que o idoso fique à vontade, e no decorrer da conversa vamos identificando todas as características de violação. É necessário destacar que violência psicológica é crime”, alerta.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, vem intensificando a atuação das equipes do CIAPPI. De acordo com o secretário executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, “o centro atua com o objetivo difundir, cada vez mais, as ações de enfrentamento às violações contra a pessoa idosa, além de sensibilizar a sociedade quanto ao seu papel de denunciar”, explica.

SERVIÇO:

CIAPPI

Formado por uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI atua com atendimento especializado, escuta qualificada e humanizada, serviço de orientação psicossocial e jurídica. Também realiza encaminhamentos dos casos de violência, maus-tratos e abandono à rede integrada de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; acompanhamento e visitas periódicas a instituições filantrópicas, públicas e privadas. O CIAPPI fica na Rua Santo Elias, 535 – bairro do Espinheiro – Recife/PE

Telefone: 3182-7649

Imprensa SEDH PE
Foto: Ray Evllyn

Mobilização para tirar dúvidas sobre a Reforma da Previdência na Praça do Derby

Daqui a pouco, às 15h, um grupo de estudantes, empresários, professores e profissionais liberais, vai estar reunido na Praça do Derby, esquina com a Avenida Agamenon Magalhães, com o objetivo de tirar dúvidas da população sobre a Reforma da Previdência.

Durante a ação, serão distribuídos panfletos com emails e telefones dos deputados federais eleitos por Pernambuco, para que o pernambucano possa cobrar um posicionamento mais claro do seu representante.

Para Érico Santos, um dos organizadores do movimento não partidário, não dá pra ficar parado vendo a possibilidade de ver a Reforma da Previdência ser aprovada na Câmara dos Deputados. "Acredito que uma reformulação na previdência seja necessária. Porém, que haja equilíbrio e senso comum entre as diversas áreas de atuação", destacou Érico.