terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

PE registra aumento de violência psicológica contra a pessoa idosa já em 2019

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu, só no mês de janeiro deste ano, 42 registros de violação psicológica contra pessoas idosas. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 32 denúncias. 

Gritos, medo, agressões verbais, humilhação e insultos são algumas das características da violência psicológica contra a pessoa idosa, de acordo com a assistente social do programa, Glória Cavalcante. “Às vezes fica claro que o idoso sofre este tipo de violência. Mas, em outros casos, não, e aí começamos com o acolhimento, fazendo com que o idoso fique à vontade, e no decorrer da conversa vamos identificando todas as características de violação. É necessário destacar que violência psicológica é crime”, alerta.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, vem intensificando a atuação das equipes do CIAPPI. De acordo com o secretário executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, “o centro atua com o objetivo difundir, cada vez mais, as ações de enfrentamento às violações contra a pessoa idosa, além de sensibilizar a sociedade quanto ao seu papel de denunciar”, explica.

SERVIÇO:

CIAPPI

Formado por uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI atua com atendimento especializado, escuta qualificada e humanizada, serviço de orientação psicossocial e jurídica. Também realiza encaminhamentos dos casos de violência, maus-tratos e abandono à rede integrada de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; acompanhamento e visitas periódicas a instituições filantrópicas, públicas e privadas. O CIAPPI fica na Rua Santo Elias, 535 – bairro do Espinheiro – Recife/PE

Telefone: 3182-7649

Imprensa SEDH PE
Foto: Ray Evllyn