sábado, 16 de outubro de 2021

Caruaru: Ceaca distribui protetor solar para fiscais e agentes de limpeza

 

Com os raios solares mais intensos por conta da aproximação do verão, a Prefeitura de Caruaru, através da Central de Abastecimento (Ceaca), realizou a distribuição de protetores solares, gratuitamente, para as equipes de limpeza e fiscais que trabalham constantemente em exposição ao sol. Mais de 50 funcionários foram beneficiados com o produto com o Fator de Proteção Solar (FPS) 30.

O objetivo da entrega é proteger a saúde dos agentes que trabalham diariamente na Ceaca, sob forte impacto dos raios solares, garantindo melhor qualidade de vida aos colaboradores e evitar complicações pela exposição ao sol sem a devida proteção.

Para a presidente da Ceaca, Thallyta Figueroa, a iniciativa reforça o comprometimento e o respeito aos trabalhadores que atuam no local. “Buscamos o melhor para os nossos profissionais, por isso estamos sempre em busca de investimentos que promovam o bem-estar e beneficiem melhores condições de trabalho, o que, com certeza, contemplará em uma contribuição de serviço de mais qualidade aos servidores”, ressaltou.

Durante a entrega do protetor solar, os servidores também receberam orientações sobre a importância do uso correto do produto, além dos riscos à saúde devido à exposição solar.

lmprensa Caruaru

BRK Ambiental abre inscrições para seu primeiro programa de trainees

 

A BRK Ambiental, empresa privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, abre inscrições para o primeiro programa de Trainee da companhia, o BRK Transformadores 2022, com oportunidades de trabalho no escritório corporativo de São Paulo e em operações da companhia em todas as regiões do país.

O processo de seleção busca por pessoas com tradições e vivências distintas, para que sejam agregados diversos pontos de vista em um mesmo ambiente. Para participar, é preciso ter até três anos de formação no ensino superior, disponibilidade de mudar de cidade e de estado, além do desejo de contribuir com a transformação do país por meio dos serviços de água e esgoto.

“O saneamento está entre os segmentos que terá um papel fundamental na retomada econômica. Com a expansão dos serviços, cada vez mais ampliaremos as oportunidades de emprego. Diante disso, o nosso objetivo é dar oportunidade também aos jovens. Estamos em busca de pessoas que estejam alinhadas com a nossa missão, que é construir um mundo melhor e mudar a realidade de milhões brasileiros que ainda não contam com os serviços de água e esgoto”, destaca Lívia Borela, diretora de RH da BRK.

O programa de Trainee oferece vagas para atuação nas áreas financeira, comercial, engenharia, operação e novos negócios. As oportunidades de trabalho são para o escritório corporativo de São Paulo e para as unidades de Limeira (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Blumenau (SC), Maceió (AL), Palmas (TO), Recife (PE) e Paço do Lumiar (MA).

As inscrições para o Trainee BRK Transformadores 2022 estão disponíveis no site transformadoresbrk.com.br e vão de 13 de outubro ao dia 16 de novembro. O processo seletivo inclui avaliações online e painéis com executivos da empresa e os benefícios incluem vale refeição e alimentação, vale transporte, previdência privada, seguro de vida, seguro de saúde e odontológico.


Vagas por unidade
- 2 vagas em Saneatins, sendo 1 para operação e 1 para engenharia;
- 2 vagas pra RMR, sendo 1 para operação e 1 para engenharia;
- 2 vagas para Goiás, sendo 1 financeiro e 1 engenharia;
- 1 vaga para Maceió, comercial;
- 1 vaga Maranhão, operação;
- 1 vaga Blumenau (Regional Sul), comercial;
- 1 vaga Limeira (Regional SP Interior), financeiro.

Cordel celebra Outubro Rosa na UPA de Olinda

 

A Unidade de Pronto Atendimento Gregório Lourenço Bezerra, na Cidade Tabajara, em Olinda, encerrou nessa sexta-feira (15), a programação de ações referentes ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. Ontem e hoje, usuários e colaboradores da UPA puderam assistir à apresentação do grupo de jovens do Programa Vida Nova, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que recitaram estrofes de literatura de Cordel sobre o tema.

A atividade de cultura e comunicação foi desenvolvida na recepção da UPA, coordenada pelo professor Edilson Cândido, do Centro da Juventude de Santo Amaro, no Recife. O Programa Vida Nova atende jovens na faixa etária de 18 a 29 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo atendimento e acompanhamento psicossocial e pedagógico, além de atividades artísticas, culturais, de cidadania e qualificação profissional.

Na UPA, os seis jovens declamaram versos sobre a Campanha Outubro Rosa. As rimas falaram do conhecimento do próprio corpo, da importância da consulta médica, do tratamento e da conscientização sobre o câncer de mama. Antes, porém, a assistente social Grace Rocha deu uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, autoexame e rede de atendimento e tratamento.

De acordo com Milena Moura, coordenadora da UPA, o Cordel pode gerar mais adesão à atividade, em um momento de integração entre funcionários e usuários: “A apresentação dos jovens pode trazer, de forma lúdica, um assunto tão pesado como o câncer. Foi uma forma diferente de abordagem, que prendeu a atenção de todos sobre como foi repassada a temática, de um jeito mais leve, mas não menos importante”.

A programação do Outubro Rosa na UPA de Olinda começou no início do mês, com ações de conscientização, palestras e reforço do Programa “O ingrediente é o amor”, que leva mensagens de carinho e esperança aos usuários do serviço que permanecem em observação através das refeições. Desta vez, as quentinhas preparadas pelo serviço de Nutrição alertaram para a importância do exame das mamas.


Com informações da jornalista lana Gouveia

PCR leva ações de prevenção das arboviroses para bairros de San Martin e Iputinga

 

A Prefeitura do Recife continua atuando fortemente na prevenção das arboviroses e, neste fim de semana, promove mais um mutirão de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. São 38 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) farão a inspeção de dois mil imóveis e pontos estratégicos nos bairros de San Martin e Iputinga, na Zona Oeste da cidade. Além disso, profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município também realizarão vacinação antirrábica animal nos bairros de São José, Peixinhos e Cajueiro.


Nos dois dias, os asaces visitarão 500 imóveis em San Martin e outros 500 na Iputinga. Neste último, os profissionais da Vigilância Ambiental contarão com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças.


Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.


Os asaces ainda visitarão 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Eles ainda farão a verificação em três cemitérios do Barro, da Várzea e no Parque das Flores, em Tejipió. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.


As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.


VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - A Secretaria de Saúde do Recife montará pontos de vacinação antirrábica animal para que a população possa levar cães e gatos para serem vacinados contra a raiva no Residencial Saramandaia, em Peixinhos, e para o Polo Jovem Cap da Academia da Cidade, em Cajueiro.


lmprensa Recife

Guarda Municipal de Olinda segue com apoio e fiscalização durante o fim de semana

 

A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda promove, neste fim de semana ações de segurança para moradores e para quem vem visitar a cidade. Já no sábado, equipes da Guarda Municipal vão atuar nas feiras livres e mercados públicos do município. A ação tem como finalidade manter os protocolos sanitários, evitando principalmente as aglomerações. Para assegurar a tranquilidade, o lazer e a ordem pública dos banhistas e demais frequentadores da faixa litorânea, haverá a fiscalização nas praias dos Milagres, Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce.

A força-tarefa atuará também nos pontos turísticos do Sítio Histórico, dando apoio as secretarias municipais de Mobilidade e Executiva de Controle Urbano, além da Polícia Militar, todos envolvidos na “Operação Vamos Olindar”. A medida foi posta em prática no último fim de semana com objetivo de reaquecer o turismo na cidade. O trabalho é educativo e tem como proposta criar um ambiente agradável entre motoristas e pedestres que frequentam áreas de grande movimentação, como o Alto da Sé.

lmprensa Olinda

Grande Recife ativa linha especial para partida entre Sport x Santos, na Arena

 

Com a volta gradual do torcedor aos estádios, o Grande Recife divulga um esquema de mobilidade para o jogo Sport X Santos, este domingo (17), na Arena Pernambuco. Para este dia, será ativada a linha especial 047 - TI Cosme e Damião/Arena com os primeiros ônibus saindo do Terminal Integrado Cosme a partir das 18h30, conforme a demanda. Confira, abaixo, como ter acesso aos coletivos:

Os usuários podem usar a linha Centro do Metrô e desembarcar na estação Cosme e Damião. Em seguida, é só acessar o Terminal Integrado, embarcar na linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena e seguir para o Estádio. Para acessar ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,75, facilitando o retorno para casa. Por se tratar de um serviço especial, não haverá abatimentos como meia passagem ou gratuidades.

Itinerário de ida para a Arena: TI Cosme e Damião, R. Paulo Afonso (rua sobre o elevado do Metrô), Ramal Externo da Copa, Pte. sobre o Rio Capibaribe, Ramal Interno da Copa, Ramal Interno Norte da Copa, Av. Deus é Fiel, Parada em frente a Arena PE.

Itinerário de volta para o TI Cosme e Damião: Av. Deus é Fiel (em frente ao Estádio), Retorno na primeira rotatória, Av. Deus é Fiel, Pte. sobre o Rio Capibaribe, Ramal Externo da Copa, R. Tomas Ferreira, R. sob o Viad. do Metrô, R. Paulo Afonso, TI Cosme e Damião.

Especialmente neste dia, após o jogo, os ônibus deverão seguir para o Terminal do Cais de Santa Rita realizando o seguinte percurso: Arena (Praça Sul), Ramal da Copa, Av. Belmínio Correia, Av. Caxangá, Praça do Derby, Av. Conde da Boa Vista, Av. Dantas Barreto, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife

Livro sobre a Galeria Janete Costa foi lançado neste sábado (16)

 

Neste sábado a Galeria Janete Costa recebeu o lançamento do livro “Investigações do percurso do educativo da Galeria Janete Costa”, escrito por Mariana Ratts (foto) e contemplado pelo financiamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

No ano em que a Galeria Janete Costa completa uma década em funcionamento, a obra, que será disponibilizada em formato digital (Ebook), aborda as memórias das ações educativas realizadas na instituição, além de analisar suas diretrizes e orientações. A publicação tem o selo da Editora Cubzac e produção executiva de Karuna de Paula, da Equinócio Criações.

O ebook apresenta entrevistas com os coordenadores e diretores da Galeria, pessoas responsáveis por fomentar o debate das exposições a partir do educativo. Ademais, os leitores poderão usufruir de uma linha do tempo das ações realizadas no equipamento, ou seja, uma ferramenta de pesquisa capaz de localizar os eventos realizados anualmente na instituição. O material tem ainda uma seleção especial de imagens.

Além de Mariana Ratts, estarão presentes também a arte-educadora Luana Rito, assistente de pesquisa da obra, e Renato Valle, artista que dará um relato sobre as ações educativas promovidas por sua exposição, realizada em 2017 na GJC. Na ocasião, também será lançado o site do projeto, onde o público poderá fazer o download gratuito da publicação.

Sobre Mariana Ratts - Mariana Ratts é pesquisadora, tem realizado projetos e pesquisas no campo de artes visuais, patrimônio e arte-educação, resultando em publicações, exposições, seminários e produtos afins. Foi coordenadora de Ações Educativas da Galeria Janete Costa nos anos de 2016 e 2017, quando estruturou a pesquisa e desenvolveu nos anos de 2019 a 2021.

Recife oferece testagem para covid-19 no Parque da Jaqueira

 

Neste domingo (17), a Prefeitura do Recife ofertará testagem gratuita para covid-19 no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. A ação acontecerá das 9h às 17h e tem o objetivo de contribuir para a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. A capacidade é de aplicar 200 testes de antígeno por dia.

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa. Os casos positivos serão cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Durante a ação, os profissionais da Sesau também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

A testagem gratuita está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, e visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais

TESTE DE ANTÍGENO - Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito através da coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, é entregue em, aproximadamente, 30 minutos. 

Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. A indicação é que o exame seja feito em até 10 dias após o início dos sintomas, com preferência entre o quinto e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.

lmprensa Recife

“Macacos” estreia temporada virtual abordando o racismo

 

Depois de se apresentar em diversos festivais e ganhar prêmios, Macacos, da Cia. do Sal, com direção, criação e atuação de Clayton Nascimento, faz sua primeira temporada no formato on-line. As apresentações acontecem nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2021, sempre às 21h, no youtube.com/corporastreado. Convidados especiais como Alexandre Mate e Jhonny Salaberg participam de bate-papo sobre temas que perpassam o espetáculo, como o racismo estrutural, respostas artísticas à sociedade atual, criação cênica ao final de algumas das sessões ao final do espetáculo. 

 

O nome do espetáculo faz referência a uma das formas de xingamento mais usada para ofender os negros no mundo todo. O preconceito contra os povos pretos é abordado em cena a partir do relato de um homem-negro que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade. 

 

Macacos se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, pautados na história do Brasil e situações vividas por grandes artistas negros, de Elza Soares a Machado de Assis, até alcançar relatos e estatísticas de jovens presos e executados pela polícia. Aílton Graça fez a provocação cênica.

 

O projeto foi contemplado pela  Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

O dever do artista

 

Macacos começou a ser escrita em 2015 e fez sua estreia em 2016. Desde então, a peça já participou de festivais em Fortaleza, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São

Paulo, Fortaleza, Pernambuco e Amazonas. E acumula mais de uma dezena de premiações, entre eles “Prêmio Especial do Júri por Relevância Temática e Proposição Cênica” do IX Festival Niterói em Cena, do XIV Fesq, do XX Festival de Teatro do Rio de Janeiro e do VIII Festival de Teatro do Amazonas.

 

Na versão virtual, o monólogo absorve questões atuais e cada vez mais urgentes. O Brasil é o território com maior índice de homicídios causados pela Polícia Militar e Sociedade Civil à comunidade negra e indígena quando comparado a qualquer país do mundo. 

 

“Como disse Nina Simone, o dever do artista é refletir seus tempos”, diz Clayton Nascimento. “Macacos faz um jogo entre arte cênica, as palavras, os fatos e o discurso para debater com o público a violência do racismo que sempre esteve presente na sociedade brasileira. O texto reforça o compromisso de se comunicar com o povo negro, com o nosso olhar”, completa o dramaturgo. Todas os profissionais envolvidos na produção são negros.

 

O texto da peça traz à luz fatos que não estão escritos nos livros didáticos, fazendo a  relação entre números das estatísticas como as coletadas pelo Atlas da Violência do IPEA, e estatísticas coletadas pelo IBGE, e experiências cênicas. 

 

A dramaturgia foi criada a partir do caso do goleiro Aranha, do Grêmio, ofendido pela torcida tricolor gaúcha em 2014. “Já que o xingamento é infelizmente inevitável, transformamos em uma expressão artística. Como diz a professora Rosane Borges é preciso mexer na podridão para provocar a reflexão. A peça é um convite a pensar sobre isso”, completa o artista.

 

A montagem traz somente Clayton no palco, usando a iluminação, um batom e uma garrafa d’água para falar sobre a urgência da vida negra no Brasil. Para amplificar esse debate, Clayton receberá, ao final de cada apresentação, convidados para desdobrar temas pertinentes aos assuntos, fatos e estatísticas abordados na peça, os convidados/as e datas serão divulgados nas redes sociais da Cia do Sal.

 

Macacos é uma criação da cia do Sal, fundada por Clayton para desenvolver seus projetos artísticos para fazer parcerias com artistas que compartilham a visão de fomentar o

empoderamento político-social e aproximar essa discussão ao público.

 

Ficha Técnica

Clayton Nascimento  Diretor, Ator e Dramaturgo

Ailton Graça – Provocador cênico

Aninha Maria Miranda - Diretora de Movimento

Daniele Meirelles - Iluminação

Muca - Arte

Bará Produções – Produção

Corpo Rastreado - Produção

 

Serviço

Macacos, com Cia do Sal

Online e Gratuito

Dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2021, sábados e domingos, às 21h, no youtube.com/corporastreado

Duração: 80 min | Recomendação: 14 anos

Passeio ciclístico neste domingo em Paulista

 

O bairro do Janga, em Paulista, vai receber o passeio ciclístico Onda Azul, no próximo domingo (17). A concentração acontece às 8h, na orla do Janga, nas proximidades das torres. Organizado pela KS Eventos Esportivos, o evento vai recolher alimentos não perecíveis para doação a uma instituição sem fins lucrativos.

Para começar o dia, os participantes irão fazer o aquecimento com zumba, com a supervisão de professores de educação física.

A passeata percorrerá a toda a orla do Janga, passando por Pau Amarelo, Nossa Senhora do Ó, Conceição, até chegar ao Pontal de Maria Farinha, quando fará o retorno até terminar no ponto de partida.

É estimada a presença de 200 pessoas para a ocasião. De acordo com a organização, o passeio foi liberado após a flexibilização das atividades com público, mas os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão respeitados. O uso da máscara será obrigatório e haverá a disponibilização de álcool 70%.

lmprensa Paulista

Inscrições para novas turmas do curso Sebrae Delas – Mulheres de Negócios começam nesta segunda-feira

 

As inscrições para as turmas três e quatro do curso Sebrae Delas – Mulheres de Negócios estarão abertas a partir desta segunda-feira (18.10) e poderão ser realizadas de forma virtual pelo perfil no Instagram da Sala do Empreendedor de Olinda: @saladoempreendedordeolinda. Quem preferir também pode realizar o procedimento, das 8h às 13h, de segunda a sexta, presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, que coordena o projeto. O foco será no público feminino que já empreende em áreas como moda, gastronomia e beleza. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Olinda com o Sebrae.

Outra novidade é que na próxima quinta-feira (21.10), as mulheres que concluíram as turmas um e dois vão participar de uma feirinha apresentando tudo que a capacitação oferecida proporcionou, das 9h às 17h. O momento também servirá para a entrega dos certificados de conclusão, com a presença do prefeito, Professor Lupércio. Seguindo todos os protocolos contra Covid-19, será no estacionamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, na Avenida Liberdade, 68, Carmo.

As atividades para os cursos com inscrições abertas a partir desta segunda são para 60 inscritas no total e as aulas já começam no dia 25 de outubro. A programação é extensa: como organizar as finanças; vendas na era digital; empreendedorismo feminino; fotografia para vender na internet; liderança e comunicação; como vender pelas redes sociais; produção de doces e salgados; formalização do MEI; Personal Branding - qual é a sua marca pessoal? e outros temas.

lmprensa Olinda

Paulista divulga programação da vacinação contra a Covid-19 para este domingo (17)

 

Neste domingo (17), a Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar dez polos de vacinação contra a Covid-19, com funcionamento das 9h às 16h. O governo municipal reforça a necessidade da população completar o ciclo vacinal, tomando a segunda e a terceira aplicação.

De acordo com o critério idade, a etapa atual do Plano de Imunização de Paulista contempla o público a partir de 12 anos. O grupo é imunizado com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adolescentes entre 12 e 17 anos.

A dose de reforço (D3) está disponível para os idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde que tomaram a segunda aplicação há no mínimo 6 meses. Além disso, podem receber o reforço os imunossuprimidos que foram vacinados com a segunda aplicação há 28 dias ou mais.


Agendamento - Para receber o imunizante, é necessário fazer o cadastro e o agendamento no site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do endereço. No dia e hora marcados, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência. Para a segunda e terceira dose, também é preciso portar o cartão de vacinação.

Domingo (17/10)

Polos disponíveis das 9h às 16h

- Drive-thru: Parque Aurora, Centro do Paulista;
- Clube Municipal do Nobre: Rua do Nobre, s/n;
- Paulista North Way Shopping: Centro de Paulista
- Faculdade de Saúde de Paulista: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga
- Atacadão: Centro de Paulista
- Shopping Norte Janga
- Drive-thru PE-22: Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha
- Paróquia Nossa Senhora do Ó: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7113 - Nossa Sra. do Ó, Paulista - PE
- Feira Livre de Paratibe
- Praça Aníbal Fernandes, Jardim Paulista Baixo

lmprensa Paulista

Nnguém solta a mão da Lola!

Escreva Lola Escreva: O PRIMEIRO PROCESSO QUE PERCO É POR ME SOLIDARIZAR...: Não falei nada até agora, mas nesta quinta soube que perdi um processo. O primeiro processo que perco na vida!  Terei q pagar R$ 2.500(...)

Quem puder ajudá-la...


José de Abreu: "Minhas raízes e meu tronco são as pautas progressistas e identitárias"

 

O ator José de Abreu anunciou que pretende se candidatar a deputado federal pelo Rio de Janeiro. A decisão inclui dar um tempo em sua bem sucedida carreira de ator, com 50 anos de trajetória. Abreu recém terminou de gravar a novela Um Lugar ao Sol, com estreia prevista para novembro e a façanha de ser uma novela 100% gravada antes da estreia. 

Enquanto a candidatura não sai, Abreu lança os dois volumes de sua autobiografia, a Abreugrafia, nome sugerido por um seguidor no Twitter. O primeiro volume vai da chegada dos avós italianos ao Brasil, passando pela infância e adolescência do artista; a entrada no movimento estudantil em plena ditadura (1964-1985); a prisão, em 1968; as experiências como hippie; o exilio na Europa, a volta ao Brasil, o nascimento de quatro dos cinco filhos; o inicio da carreira de ator e o pontapé inicial da fama: o prêmio de melhor ator do Festival de Gramado, pelo filme A lntrusa, onde contracena com os atores Arlindo Barreto e Maria Zilda Bethlem.  

Já o segundo volume mostra a trajetória de Abreu na TV Globo, de 1980 até os dias atuais, não apenas em frente às câmeras, mas também com muitas histórias de bastidores, onde não falta talento, trabalho, muito menos amor. O prefácio da Abreugrafia é do ex-presidente Luiz lnácio Lula da Silva, de quem o ator é um grande amigo. Por sinal, a entrada de Abreu na seara político-partidária (porque politico ele já é desde sempre) passa por querer estar na linha de frente do Congresso Nacional na bancada de apoio a um eventual governo Lula a partir de 2023.

E nas redes sociais Abreu escreveu um textão para anunciar sua pré-candidatura:

"Como artista, sempre tive uma ligação profunda com o povo brasileiro, seus dramas e seus problemas. Como cidadão, sempre tive lado: o lado de quem luta por uma sociedade mais justa, igualitária, sem preconceitos, mais inclusiva, capaz de respeitar as diferenças e, sobretudo,uma sociedade que ofereça o mínimo de dignidade a todos. O Brasil, o povo brasileiro, foi mais do que generoso comigo. Foi maravilhoso. Acolheu-me em seus lares e me concedeu todas as demonstrações de amor e da mais sincera pureza que os seres humanos podem oferecer.

Minha gratidão não tem palavras. E, agora, acho que seria um tanto egoísta me deitar em berço esplêndido e viver os anos mais valiosos da minha vida no conforto do distanciamento e do isolamento. Foi por isso que decidi suspender por um tempo minha carreira de ator e seguir o que chamo de encontro entre minha trajetória como artista e meu caminho como indivíduo. Pretendo postular minha candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores pelo estado do Rio de Janeiro.

De certa forma, farei o que sempre fiz, só que por outros meios, para outros fins. Irei representar. Representar agora não um papel ficcional escrito por um autor, mas ser o representante que seguirá um script escrito por milhares e milhares de pessoas, durante a eleição e, depois, durante o mandato. Atuarei, se eleito, num palco: o da política; mais especificamente do parlamento, onde – assim como no teatro – se tem a palavra como principio, meio e fim. E como ator político estaremos todos ali cumprindo a missão sagrada da cidadania: escrever a História.

Lula, que precisará de suporte mais do que nunca diante de um país destroçado que irá herdar. Meu compromisso é apoiar Freixo governador e reconstruirmos o Rio de Janeiro. E meu compromisso fundamental é algo que soa até absurdo quando pronunciado: a reerradicação da fome no Brasil - sim, reerradicação, pois foi erradicada durante os governos do PT e foi reintroduzida depois do golpe de 2016.

Enxergo meu mandato como uma árvore. Minhas raízes e meu tronco são as pautas progressistas e identitárias. O mundo mudou e as instituições, e as leis, precisam se adaptar a um mundo cada vez mais diverso, avesso aos preconceitos tacanhos e aberto e às orientações e às escolhas de cada indivíduo.

Ao mesmo tempo, quero dialogar com a diversidade num sentido mais amplo, a diversidade que é esse caldeirão cultural, étnico e social chamado Brasil, que o Rio de Janeiro sintetiza de forma tão exuberante. Os galhos de minha árvore querem dialogar e representar todos aqueles que almejam um Rio de Janeiro melhor, um Brasil melhor, acima de dogmas partidários e ideologias.

A dona de casa, o estudante, o intelectual, o operário, o empresário, a galera da zona sul, os moradores das comunidades... como ator de uma grande emissora, eu pude ver que é possível sintonizar diferentes setores de uma sociedade que mais parece um mosaico em torno de algo em comum, muitas vezes um personagem, uma trama de folhetim. Mas o importante é que essa capacidade de união entre os diferentes em torno de algo comum existe entre nós. E podemos usar isso para o bem de todos.

A questão central de minha decisão de dar esse passo foi a pergunta que fariam no futuro sobre quem eu fui. - Quem foi José de Abreu? Os que se lembrassem talvez dissessem: - Um ator razoável... Pois eu gostaria muito, enquanto ainda estou vivo e ainda tenho tempo, de interferir nessa resposta.

- José de Abreu? Representou inúmeros papéis como ator, mas seu principal papel foi representar o povo brasileiro e ajudar a reconstruir o país, junto com muitos outros, quando o Brasil mais precisava.

Não tenho a pretensão ou a vaidade de ser protagonista. Na vida real da política, o protagonista é sempre o povo. Mas acho que ficar na plateia, depois de tudo que o Brasil me deu, seria cômodo demais. Saio da estória para fazermos juntos a História. Vamos? 

Zé de Abreu".


A Feira de Flores de Holambra acontece no Home Center Ferreira Costa 

 

Na entrada do Home Center Ferreira Costa localizado no bairro da Tamarineira, está acontecendo a Feira de Flores de Holambra. Uma oportunidade ideal para quem quer estimular a criatividade e ter um momento relaxante. A jardinagem alivia o estresse e promove diversos benefícios para a saúde, proporcionando momentos de lazer, interação e afeto entre a família e desenvolve, nos pequenos, a consciência ambiental.

A Feira irá funcionar do dia 16 de outubro até o dia 05 de novembro, de segunda a segunda à sábado das 08h às 21h e nos domingos, das 08h às 18h..Lá, você poderá encontrar mais de 200 espécies de plantas e flores ornamentais, como Bonsai, orquídeas, suculentas, cactos, rosas do deserto, dentre outras variedades. Plantas que podem ser cultivadas tanto em ambientes internos, quanto nos externos.

E sabe o que é melhor? Quem visitar a Feira de Flores de Holambra no Home Center irá encontrar produtos a partir de R$5. E para quem tem dúvida em como cultivar a planta escolhida, o cliente receberá orientações no local. E para quem estiver visitando a Feira, pode dar um pulinho no setor de jardinagem do Home Center. Lá, poderá encontrar diversos produtos para cultivar e decorar suas plantinhas, como: adubos, jarros, cachepôs, ferramentas para plantio e muitas outras coisas.

Berço Esplêndido: Uma comédia Necropolítica

 

É uma tragicomédia sobre a intolerância; sobre a linha fronteiriça que separa o amor do ódio; sobre a incapacidade de dialogar e de tentar ver o mundo pela perspectiva do outro; sobre a política de morte que nos leva a criar trincheiras e a rechaçar tudo o que não estiver conforme o nosso ponto de vista; sobre o Efeito Manada que nos adequa a padrões de pensamento, nos impedindo de refletir e julgar as coisas por nós mesmos. É uma comédia absurda e grotesca sobre a imoralidade política e sobre vidas desperdiçadas num país de tantos e tantos genocídios.

Com Sóstenes Vidal e Cleusson Vieira (prêmio de melhor ator no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2020)




Atenção: (OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA!)

Ficha Técnica
Coreografia: @rinosandra
Mídia Social: @btzagfotografia
Iluminação: @lucianaraposoluz
Som: @brunaluizabarros__
Produção: @pedroacores
Direção: Quiercles Santana.

Serviço:
Espetáculo: BERÇO Esplêndido
Onde: Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife, Recife-PE.)
16 de outubro (sábado) às 20h.
17 de outubro (domingo) às 18h.
Ingressos: inteira: R$40
Meia: R$20

Cobogó das Artes leva Lady Macbeth para os palcos do Recife

 

No mês passado a Cobogó das Artes fez um retorno triunfante aos palcos do Recife. Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues e Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare levaram o público – quase 900 pessoas distribuídas em quatro dias de apresentações – ao teatro. E se a última peça trouxe elfos, fadas e duendes, agora é a vez de bruxas, trevas e feitiçaria. Dia 16 de outubro, às 19h, no teatro Barreto Júnior, a Cobogó vai apresentar Lady Macbeth, do bardo Shakespeare. De acordo com o crítico literário Harold Bloom, o texto é o mais tenebroso dos dramas shakespearianos.

 

A história acontece na Escócia do século XI. Os generais Macbeth (Ednilson Azevedo) e Banquo (Ericsson Chagas) voltam vitoriosos de uma guerra. No regresso, eles se deparam com três bruxas que fazem uma profecia: Macbeth ganhará um título real e depois será rei; já os filhos de Banquo serão os próximos soberanos. O primeiro presságio logo ocorre, então Lady Macbeth (Kamila Ferreira) fica entusiasmada com a possibilidade de se tornar rainha. Perversa e ardilosa, ela convence o marido de que o assassinato do rei (Adriano Portela) é um passo imprescindível para a realização da profecia. A partir daí inúmeros fatos envolvendo ganância, traição, cobiça e morte passam a acontecer, e o espectador ainda terá um final surpreendente.

 

A adaptação é de Adriano Portela, fundador da Cobogó das Artes, e a direção é de Portela e Polyana Luna. “Esta peça é uma das mais contundentes de Shakespeare. Na época da sua primeira encenação – segundo os pesquisadores foi em 1611, no Globe Theatre, em Londres –, as mulheres não podiam participar das montagens e os homens eram que interpretavam os papéis femininos. Mas, na minha concepção, a Lady Macbeth é a mente pensante desta história. Juntei essa teoria e dei vida a outras personagens mulheres fundamentais para o contexto, e agora essa soberania feminina faz bastante sentido em nossa adaptação”, pontua Portela.

 

“Fui convidada por Portela para estrear na direção. Fico imensamente feliz por essa oportunidade e acredito que estamos fazendo um trabalho lindo. Portela precisava desse olhar feminino em sua adaptação e eu estou me dedicando ao máximo para suprir essa necessidade, ele me escuta e estamos em total sintonia”, acrescenta Polyana Luna.   

 

O visual gráfico da peça é de responsabilidade de Antonio Valença. Ele que fez um trabalho surpreendente com as artes de Perdoa-me por me traíres e Sonho de uma noite de verão, agora traz um traço mais sombrio e elegante ao mesmo tempo, bem no clima da peça mais sangrante de Shakespeare. “O bom de trabalhar em uma escola de artes é isso, explorar a sua criatividade. O que dá muitas inspirações para criar um material diferente para cada espetáculo. E receber a alegria dos alunos em se vê estampado em um cartaz é muito gratificante. 

  

“Vamos fechar o ciclo dos espetáculos Cobogó em grande estilo. Montar Lady Macbeth é mais que um desafio, é levar o nome do maior dramaturgo de todos os tempos para um momento em estamos encerrando uma fase e já iniciando outra, porque a arte é este ciclo criativo-amoroso sem fim”, diz Rafaella Gomes, diretora de Produção. Ela também garante ao público que o espetáculo vai seguir todos os protocolos de prevenção ao COVID-19.

 

Na sua equipe, Portela também conta com a atriz e bailarina Vanessa Sueidy na coreografia e trabalho de corpo, com o cosplayer Pedro Hugo na coreografia de luta. Camylla Herculano, figurinista da casa, desta vez trabalhou em parceria com cosmaker Chris Oliveira, que produziu as roupas. As fotos de divulgação são de Rafaella Gomes;  a luz do espetáculo é de Horácio Falcão e a maquiagem é de Alê Moura e equipe.   

 

Sobre a Cobogó:

 

Desde agosto de 2017, Adriano Portela e sua equipe estão à frente da Cobogó das Artes, um espaço de iniciação a todas as categorias artísticas (teatro, dança, cinema, música, artes plásticas etc.). Em maio e julho do ano 2018, a escola estreou o seu primeiro espetáculo: Lisbela e o Prisioneiro, do pernambucano Osman Lins.

 

A Cobogó também produziu a comédia Lua de Sangue (2019) e o infantil Como se fora brincadeira de roda (2019), ambos do dramaturgo Robson Teles, e fez barulho com o musical A Família Addams (2020).

 

O objetivo da escola, segundo Portela, é ocupar tanto a mente dos adolescentes da comunidade como levar a arte para quem estiver interessado e que, por vezes, encontra muita dificuldade de acesso, o que inclui a dificuldade financeira.  A Cobogó das Artes fica no bairro de Areias, ao lado do estúdio da Portela Produções.

 

Sobre Adriano Portela (Fundador da Cobogó):

 

Portela é Jornalista, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutorando em Teoria da Literatura (UFPE). Professor de Comunicação e Artes (Unicap). Fundador da Escola Social Cobogó das Artes. Escritor com 11 obras publicadas (romance, conto, ensaio e prefácio); seu romance A última volta do ponteiro recebeu o prêmio internacional José de Alencar 2012 pela UBE do Rio de Janeiro e foi adaptado para o teatro. No cinema, além de vários curtas realizados e premiados, é diretor do primeiro longa-metragem de terror de Pernambuco: Recife Assombrado (2019). O filme foi  financiado pela ANCINE e hoje faz parte do quadro do Canal Brasil. Portela também já foi repórter das emissoras: Rede TV!, TV Jornal, TV Clube e TV Golfinho, em Fernando de Noronha.

 

Serviço:

Teatro Barreto Júnior

Dia: 16 de outubro de 2021

19h

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)

https://www.sympla.com.br/lady-macbeth---cobogo-das-artes__1365418