sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Cantata de Natal no Vitória Park Shopping

As ações de Natal continuam no Vitória Park Shopping. O centro de compras, em Vitória de Santo Antão, recebe neste sábado (13), a Cantata de Natal do Colégio Adventista.  O evento acontece na Praça de Eventos I, dentro do shopping.
Será uma apresentação de 30 minutos, com mais de 40 pessoas, entre crianças de 7 a 12 anos, além de professores da própria instituição. A ação contará com apresentações de flautas e canto. Entre as músicas, temas de Natal como Noite Feliz, É Natal e Jingle Bells. A responsável é a maestrina Raquel Ross.
 O evento também contará com a participação da Orquestra de Sino Musicar, novidade na cidade de Vitória de Santo Antão.
Serviço:
 Vitória Park Shopping recebe Cantata de Natal do Colégio Adventista
Quando: Sábado – 13/12
Onde: Praça de Eventos I
Horário: 18h

Controle urbano em debate

A Gestão Compartilhada do Controle e Uso do Solo no Território Estratégico de Suape, tendo como base a execução do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental será a temática do encontro que a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco promove na próxima segunda-feira, 15.12. 
O evento ocorrerá no auditório desta instituição na rua das Ninfas, 65, Boa Vista, com a participação de autoridades e técnicos ligados ao assunto, entre eles secretários  dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno,  Ribeirão, Rio Formoso e Sirinháem, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES e da empresa Suape
O encontro integra as atividades da série Seminários sobre os Desafios Metropolitanos – Como Enfrentá-los, que a Agência Condepe/Fidem vem promovendo com o objetivo de debater questões relacionadas ao enfrentamento aos impactos causados pela nova dinâmica econômica do Estado de Pernambuco, em especial na Região Metropolitana do Recife (RMR).  
A abertura será feita pelo presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima.  Na programação está prevista a realização de palestra da Secretária de Licenciamento e Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Recife, Taciana Sotto-Maior, sobre Gestão Compartilhada do Controle Urbano. Em seguida, haverá a apresentação do Estágio Atual e Agenda 2015 do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do TE de Suape, pela equipe do GT Suape da Agência Condepe/Fidem.
PROGRAMA - O Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do TES já investiu quase 70,0% ou seja, pouco mais de R$ 7, 5 milhões do total de R$ 10,9 milhões cedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDESnos últimos quatro anos. Do total de 40 ações previstas para serem executadas através do programa: 23 já foram concluídas, 4 estão em andamento, 10 estão por iniciar e 3 foram canceladas.
Os recursos foram aplicados em ações voltadas para o apoio ao exercício do Controle Urbano e Ambiental das entidades envolvidos, abrangendo capacitação, atualização da base cartográfica, aquisição de mobiliário funcional, equipamentos/infraestrutura de informática e veículos, além da revisão / elaboração da legislação urbanística básica de municípios do TES.
Devido a importância do Programa, seu prazo de execução foi prorrogado até o final de 2015, para que se cumpra todas as ações em andamento que ainda não foram iniciadas, tais como: Revisão dos Planos Diretores de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho; Desenvolvimento do Sistema Integrado Informações -  o SIG do TES; Monitoramento dos Resultados e Programa de Comunicação / Divulgação.
Agência Condepe/Fidem



Pesquisador do IPA faz visita técnica a universidade dos EUA

Na próxima segunda-feira (15/12), o gerente do Departamento de Pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Geraldo Majella, apresentará às 10h, no auditório da sede do Instituto, Relatório Técnico sobre a visita, que fez juntamente com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, à Universidade do Texas. De acordo com Majjela, será apresentada uma nova visão sobre as atividades de pesquisa e extensão rural, desenvolvidas no Estado do Texas. Além disso, ele ainda fará um comparativo entre os segmentos de pesquisa e extensão, em Pernambuco e no Texas.

Instituto Agronômico de Pernambuco

Domingo Cidadão em Ipojuca

O Distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, recebe, mais uma vez, neste domingo (14), a edição do Projeto Domingo da Cidadania. A programação, que é uma das ações do Pacto Pela Cidadania coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e tem o objetivo de oferecer entretenimento para as crianças, além de promover oficinas de artesanato. As atividades aconteceram a partir das 9h.
A criançada local irá receber várias atividades lúdicas, entre elas, palhaços de perna de pau,  brincadeiras com corda, jogo da velha, amarelinha, corridas de saco e bambolês. Além disso, um cantinho permanente de leitura com a Biketeca e contação de histórias. A ideia é proporcionar uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Um olhar para 2035

Estar entre os cinco melhores estados para viver, trabalhar, empreender e prosperar. A meta acima resume a visão de futuro prospectada para Pernambuco para os próximos 20 anos, através do Projeto Pernambuco 2035 - Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo. O documento final do projeto foi apresentado nesta sexta-feira (12/12), no auditório do Banco Central do Brasil, no Centro do Recife, com a presença do governador João Lyra Neto. O projeto completo já está disponível no site www.seplag.pe.gov.br, na página do Pernambuco 2035.
 
Lançado em junho de 2013 e concluído neste mês, o documento final conta com uma carteira que congrega 47 projetos com metas a serem alcançadas até o ano de 2035. O projeto foi dividido em cinco eixos estratégicos (Educação e Conhecimento, Instituições de Qualidade, Prosperidade, Coesão Social e Qualidade de Vida), com 14 áreas de resultado, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos pernambucanos pela promoção do desenvolvimento econômico. O Pernambuco 2035 é uma parceria do Governo do Estado com o Movimento Brasil Competitivo, com trabalhos técnicos do Consórcio Pernambuco do Amanhã, responsável pela elaboração do Plano Estratégico, com acompanhamento do Instituto de Gestão, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco. 
 
Em discurso para uma plateia formada por secretários estaduais, gestores do setor público e da iniciativa privada, além de colaboradores do projeto, o governador João Lyra Neto destacou que o documento é um patrimônio não apenas do Governo de Pernambuco, mas do povo pernambucano. "Fico muito feliz em entregar esse projeto à sociedade, encerrando um ciclo que foi iniciado por Eduardo Campos em 2007, para que ela possa permanentemente aperfeiçoá-lo e ampliá-lo", disse Lyra Neto. O chefe do Executivo estadual também ressaltou a "extrema importância" do documento, ao lembrar que o Brasil sempre careceu de um planejamento estratégico de médio e longo prazo.

Entre os resultados previstos pelo projeto Pernambuco 2035, no eixo Educação e Conhecimento, por exemplo, está o aumento do nível de escolaridade e a melhoria na qualidade da educação em Pernambuco através da ampliação do ensino em tempo integral. Já na área de Qualidade de Vida, o projeto prevê um aumento de 11 anos na expectativa de vida dos pernambucanos. Nos eixos social e de prosperidade, o documento prospecta como meta, respectivamente, que 94 em cada 100 pernambucanos viverão acima da linha de pobreza e que o Estado será três vezes mais rico do que é hoje.
 
Responsável pelo detalhamento do projeto, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, destacou como o objetivo será alcançado. "O projeto tem metas para serem alcançadas a cada ciclo de cinco anos, de forma que a gente possa acompanhar o alcance das metas e a implantação desse conjunto de projetos ao longo do tempo. Não são projetos para dar resultados em apenas 20 anos, mas sim ao longo de 20 anos, de forma que, em 2035, o Estado esteja em um patamar ainda melhor de qualidade de vida para população pernambucana", afirmou.

Líder técnico do Consórcio Brasil Competitivo, Sérgio Buarque, sublinhou o engajamento da equipe de gestores públicos pernambucanos para o cumprimento das metas traçadas no planejamento do estado e destacou a celeridade com a qual Pernambuco avança. "Foi o Estado que mais avançou no conjunto de 64 indicadores entre todos da Federação, incluindo o Distrito Federal. Constatei que Pernambuco não é só imagem, mas um caso de sucesso", elogiou Buarque.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Orquestra Cidadã Meninos do Ipojuca

O acorde do violino agora divide espaço com o som da folhagem da cana-de-açúcar do distrito de Camela, em Ipojuca. Há três meses, não só este instrumento de corda, mas contrabaixos, violoncelos e violas espalham harmonia e esperança para cem crianças do distrito ipojucano. A música está mudando a realidade local desde a implantação, em setembro, da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca, um dos projetos prioritários da Prefeitura do Ipojuca, desenvolvido pela Secretaria da Juventude e Esportes.
Na sede da Orquestra, um prédio totalmente modernizado e adaptado para o projeto, crianças com idades entre seis e 16 anos estão sendo preparadas para ganhar o mundo voando nas asas da música. Prova disso serão as duas apresentações oficiais do grupo que acontecerão nos próximos dias 23 e 26, respectivamente, no município, em comemoração às festividades natalinas do Ipojuca.
A orquestra será a grande atração deste período, juntamente a iluminação especial que será inaugurada pelo prefeito Carlos Santana, na próxima terça-feira (16), em Nossa Senhora do Ó, às 19h.
As atividades já terão início na próxima terça-feira (16) com a apresentação do Grupo de Flautas e Coral da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque na Praça Capitão Antonio Braz, em frente à Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Ó, a partir das 20h.
Pertinho do Natal, dia 23, os músicos subirão no palco que será montado no pátio do belíssimo Convento de Santo Cristo, em Ipojuca Sede. O convento, com seus 408 anos, será o cenário natural para 150 jovens das duas orquestras entoarem canções clássicas e populares. 
No dia 26 será a vez da população de Camela, terra dos meninos da Orquestra se encantar com a evolução dos jovens em tão pouco tempo de estudo. Lá, os moradores vão conferir os primeiros acordes dos alunos em frente à sede da Orquestra. Em ambos locais, os músicos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque farão uma participação especial. 
Entre as músicas que serão apresentadas pela orquestra ipojucana estão Nuctcracker March (P.L.Tchaukovsky); Cancion de Cuna (Johannes Brahms); Yesterday (J. Lennon); Bate O Sino; Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Noite Feliz. 
Transformando Vidas – A dona de casa Maristela Maria da Silva, moradora de Camela, acompanha sempre quando pode as aulas do filho Washington Alves, 8 anos. Estudante da Escola Municipal Jarbas Passarinho, o jovem, desde cedo, já demonstrava interesse pela música. “Nossas vidas mudaram completamente após a realização desse projeto aqui em Camela. Ele sempre teve interesse em tocar algum tipo de instrumento, mas nunca tinha tido oportunidade. Quando soubemos que isso iria acontecer aqui, próximo de nós, resolvemos inscrevê-lo.
Nesses meses em que ele está participando do projeto, já noto uma diferença, tanto no comportamento dentro de casa, com os país e irmãos, quanto na atividade escolar. Nos domingos, quando ele não vai para o projeto ele fica muito ansioso, torcendo logo que chegue a segunda-feira para tocar. A vontade dele em tocar profissionalmente nos motiva e me deixa esperançosa em relação ao seu futuro”, relatou Maristela, acrescentando que nos dias em que o filho estará se apresentando para os moradores de Ipojuca, nos concertos natalinos promovidos pela Prefeitura, a emoção tomará conta. “É um sentimento de realização misturado com orgulho. A todas as pessoas que conheço falo que ele vai se apresentar. Só em saber que ele não está na Rua e que ele está junto com outras crianças aprendendo música, me sinto esperançosa em relação ao seu futuro”, revelou.  
Meninos do Ipojuca – Implantado pela Prefeitura do Ipojuca, o núcleo da Orquestra Criança Cidadã - Meninos do Ipojuca, consiste numa parceria com o projeto Criança Cidadã, que atua na comunidade do Coque, no Recife. 
Para a realização do projeto municipal, a prefeitura investiu na readequação do prédio onde funciona o espaço, além de garantir toda a assistência aos alunos selecionados como a doação de instrumentos musicais, assistência psicológica, alimentação e reforço escolar. Para o secretário de Juventude e Esportes do município, Miquéias Silva, a iniciativa tem possibilitado que os alunos tenham durante todo o dia atividades pedagógicas. “Os jovens que antes passam a maior parte do tempo nas ruas, hoje já contam com toda uma estrutura de estudo e aulas de música. É gratificante vê-los agora.”, afirmou. 
O prefeito Carlos Santana, em recente audição dos estudantes da Orquestra, ficou emocionado com a alegria e dedicação do grupo. “Fiquei impressionado com a evolução dessas crianças e jovens, que em tão pouco tempo já tocam músicas populares e até mais complexas. Isso é uma prova de que nós fizemos o certo em dar condições para que esses jovens tenham um futuro melhor”, sentencia. 
Cem estudantes de escolas públicas de Camela participam do projeto no contraturno escolar. Para participar é preciso estar com boa frequência na escola e ter boas notas. São oferecidas três refeições diárias, às 7h30; 12h e 16h30, respectivamente. A iniciativa tem como parceira a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra, que é responsável pela capacitação das crianças. 
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Data para recebimento do FGTS será anunciada na próxima segunda-feira


A 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca liberou, na tarde desta sexta-feira (12), o alvará para o saque do FGTS dos 4.877 ex-empregados da Alusa e suas consorciadas. O alvará já foi encaminhado para a Caixa Econômica Federal para que haja o processamento da ordem de liberação.
Da mesa forma que aconteceu em outros processos, a Caixa está preparando um esquema especial para que os trabalhadores tenham atendimento diferenciado para o saque do FGTS. O banco marcou uma reunião para a próxima segunda-feira (15), às 14h, na superintendência da Caixa no Recife. Na ocasião, serão divulgados os locais e horários de atendimento.
O Sintepav-PE divulgará também na segunda-feira, por meio do site e redes sociais, os locais e horários de atendimento informados pela Caixa.
Carteira de trabalho
Enquanto isso, os trabalhadores continuam indo ao Ginásio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho, para dar baixa nas carteiras de trabalho.

Botão "Não Curtir" está cogitado para o Facebook

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, está pensando em como adicionar um botão para expressar desagrado no Facebook, mas não pela razão que pareceria ser a mais natural.

egundo a “CNET”, o executivo-chefe da maior rede social do mundo disse na quinta-feira que está considerando a adição de um botão para publicações no Facebook, permitindo que as pessoas tenham uma terceira forma de expressar reação além de clicar em “Curtir” (Like) ou deixar um comentário.

“Mas não é para expressar descontentamento”, disse ele. Em vez disso, ele notou que os usuários têm se esforçado para responder quando as pessoas postam coisas infelizes, como uma morte na família ou uma dificuldade pessoal.

“As pessoas dizem que não se sentem confortáveis pressionando o ‘Curtir’”, disse ele.
“Há algo fácil sobre o botão ‘Curtir’ que o torna valioso, e o Facebook está tentando descobrir uma maneira de ajudar a expressar uma gama mais ampla de emoções”, complementou.

Zuckerberg fez seus comentários durante uma sessão de perguntas e respostas com uma hora de duração na sede da empresa. O evento foi uma continuação de outro semelhante realizado em novembro, durante o qual ele discutiu o filme “A Rede Social”, bem como várias novas políticas do site. Ele disse que pretende realizar mais sessões desse tipo em 2015.

Para quem acredita que adicionar um botão ao Facebook é uma alteração simples, Zuckerberg disse que vai continuar a ter uma abordagem comedida porque quer estar consciente de como os usuários poderiam responder.

“No caso de um botão ‘Dislike’, não seria ‘bom para o mundo’ permitir que os usuários digam que efetivamente não concordam com algo”, ponderou.


Jornal O Globo

Irmão do ator Marco Ricca está desaparecido

A polícia de São Paulo está investigando o desaparecimento do produtor cultural Giuliano Ricca, irmão do ator Marco Ricca (no ar como o personagem Fernando, da novela Boogie Oogie) . Segundo a família, ele desapareceu quando fazia uma viagem pela Via Dutra, entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Na quinta-feira (11), Marco Ricca pediu ajuda da população para tentar encontrar o irmão.
Giuliano está desaparecido desde o dia 19 de outubro. A família divulgou uma nota pedindo ajuda da população. Marco Ricca diz que “ele e a família estão passando por um momento muito difícil” e que "qualquer dado sobre o paradeiro do irmão é fundamental para a conclusão do caso".
O caso de Giuliano está desde o início com a divisão anti-sequestro da Delegacia de Homicídio de São Paulo, mas em quase dois meses, a polícia não conseguiu nenhuma pista e nem houve pedido de resgate. Por isso, agora a família resolveu divulgar o desaparecimento na esperança de conseguir alguma informação.
A última pessoa conhecida que falou com o produtor cultural foi a namorada dele, em torno das 22h30, no dia 19 de outubro, quando ele desapareceu. Ele estava na Via Dutra, em direção ao Rio de Janeiro, na altura do município de Arujá.
Quem estiver alguma informação sobre Giuliano deve ligar para o Disque Denúncia do seu estado.

Jornal Hoje - Rede Globo

Papa causa polêmica ao dizer que "cachorros vão para o Céu"

O papa Francisco deu esperança aos gays, aos casais não casados e aos defensores da teoria do Big Bang. Agora, ganhou o carinho dos donos de cachorros, dos defensores dos direitos dos animais e dos vegans.
Ao tentar consolar um garotinho triste pela morte de seu cachorro, Francisco disse em recente aparição pública na Praça de São Pedro que “o paraíso está aberto a todas as criaturas do Senhor”.
Embora não esteja claro se as declarações do papa ajudaram a confortar o menino, elas foram bem recebidas por organizações como a Humane Society e a People for the Ethic Treatment of Animals (PETA), que as viram como repúdio da teologia católica conservadora segundo a qual animais não podem ir para o céu porque não têm alma.
“Minha caixa de e-mails lotou”, diz Christine Gutleben, diretora sênior de contato com religiões da Humane Society, a maior organização de proteção aos animais nos Estados Unidos. “Quase imediatamente, todo mundo começou a falar no assunto”.
Charles Camosy, escritor e professor de ética cristã na Universidade Fordham, disse que era difícil saber com precisão o que Francisco havia pretendido dizer, porque ele falou “em linguagem pastoral, e não de forma a ser dissecada pelos acadêmicos”.
Mas perguntado se a declaração havia causado novo debate sobre os animais terem ou não almas, sofrerem e poderem ir para o céu, Camosy respondeu: “Em duas palavras: com certeza”.
Em seu mandato relativamente curto como líder do mais de um bilhão de católicos romanos do planeta, depois de substituir Bento 16, Francisco, 77, vem causando repetidos incômodos aos conservadores da Igreja.
Sugeriu posições mais lenientes que as de seu predecessor quanto a questões como a homossexualidade, os filhos nascidos fora do casamento, casais que coabitam sem casar e a teoria da evolução.
Assim, em alguma medida não foi surpresa que Francisco, um jesuíta argentino que escolheu seu nome pontifical em homenagem a São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, viesse a sugerir a uma criança entristecida que seu bichinho de estimação teria lugar no além.
Mencionando passagens bíblicas que não só afirmam que os animais vão para o céu mas se dão bem com os demais animais ao lá chegar, Francisco foi citado pela mídia italiana como tendo declarado que “um dia veremos nossos animais de novo na eternidade de Cristo. O Paraíso está aberto a todas as criaturas de Deus”.
Teólogos acautelaram que Francisco falou casualmente, e não fez uma afirmação de doutrina.
O padre James Martin, jesuíta e editor sem pauta da revista católica norte-americana “America”, diz acreditar que Francisco estivesse ao menos afirmando que “Deus ama e Cristo redime toda a criação”, ainda que teólogos conservadores tenham declarado que o Paraíso não tem lugar para animais.
“Ele disse que o Paraíso está aberto a todas as criaturas”, afirmou Martin. “Isso parece bastante claro para mim”.
A questão de se animais têm ou não lugar no céu foi tema de debate muito emotivo ao longo de boa parte da história da Igreja. O papa Pio 9º, que comandou a Igreja de 1846 a 1878, um período mais longo do que o de qualquer outro pontífice, sustentava fortemente a doutrina de que cachorros e outros animais não têm consciência. Ele até tentou impedir a fundação de uma divisão italiana da Sociedade pela Prevenção da Crueldade contra os Animais.
O papa João Paulo 2º parece ter revertido a postura de Pio 9º, nos anos 90, ao proclamar que os animais têm almas e “estão tão perto de Deus quanto o homem”. Mas o Vaticano não divulgou amplamente essa declaração, talvez por ela contradizer diretamente a posição de Pio 9º, o primeiro pontífice a declarar a doutrina da infalibilidade papal, em 1854.
O sucessor de João Paulo 2º, Bento 16, pareceu rejeitar enfaticamente essa visão em um sermão de 2008 no qual afirmou que quando um animal morre, “isso significa o fim de sua existência na terra”.
Gutleben disse que a aparente reversão por Francisco da declaração de Bento poderia ter enormes consequências. “Se o papa quis dizer que todos os animais vão para o céu, a implicação é a de que os animais têm alma”, ela afirmou. “Se isso é verdade, então deveríamos começar a refletir seriamente sobre como os tratamos. Precisamos admitir que eles são seres conscientes, e que significam algo para Deus”.
Sarah Withrow King, diretora de contato com organizações cristãs da PETA, uma das mais ativistas entre as organizações que combatem o abate de animais, disse que as declarações do papa confirmavam o retrato bíblico do paraíso como lugar pacífico e amoroso, e poderia influenciar os hábitos alimentares, afastando os católicos do consumo de carne – algo que ela diz já vir acontecendo, de qualquer forma.
“É um mundo vegan, de vida triunfando sobre a morte e paz entre as espécies”, ela afirmou. “Não sou historiadores do catolicismo, mas o lema da PETA é que os animais não são nossa propriedade, e os cristãos concordam. Os animais não são nossos; eles pertencem a Deus”.
Determinar se as declarações do papa se provarão uma razão nova e persuasiva para que as pessoas abandonem o consumo da carne, um desdobramento potencialmente preocupante para as bilionárias indústrias da carne bovina, suína e de aves, e de frutos do mar, é algo que não há como responder agora. Mas elas certamente provocaram discussão.
“Como no caso de diversas outras coisas que o papa Francisco disse, seus recentes comentários sobre todos os animais irem para o céu foram mal compreendidos”, disse Dave Warner, porta-voz do Conselho Nacional dos Produtores de Carne Suína dos Estados Unidos, em e-mail. “Eles certamente não significam que abater animais e comê-los seja pecado”.
Warner citou trechos do Gênese, que afirmam que foi dado ao homem “domínio sobre os peixes do ar e as aves dos céus e sobre todas as coisas vivas que caminham na terra”.
“Embora o termo ‘domínio’ signifique uso para o benefício do homem, também requer cuidado – tratamento humano e alimentação -, algo que todos os criadores de animais praticam a cada dia de cada ano”, afirmou Warner.
Martin disse não acreditar que as declarações do papa possam ser entendidas como comentário sobre o vegetarianismo. Mas, disse, “ele está nos lembrando de que toda criação é sagrada e que, na opinião dele, o Paraíso está aberto a todas as criaturas; francamente, concordo com ele”.
Laura Hobgood-Oster, professora de religião e estudos ambientais na Universidade Southwestern, em Georgetown, Texas, e especialista na história da interação entre homens e cachorros, disse acreditar que haveria reação dos religiosos conservadores, mas que isso demoraria.
“Historicamente, a Igreja Católica jamais foi clara sobre essa questão, porque ela implicaria tantas outras questões”, disse Hobgood-Oster. “Meu Deus, para onde vão os mosquitos?”
Folha SP

Indianos criam super heroína sobrevivente de estupro

Um grupo de indianos lançou uma HQ para chamar atenção ao problema de violência sexual contra a mulher na Índia. A protagonista é Priya, uma jovem que sobrevive a um estupro coletivo e se torna uma super-heroína.
A HQ Priya’s Shakti foi inspirada por contos mitológicos hindus, tendo a deusa Parvati como uma das personagens principais. Ao lado de Priya, as duas lutam para erradicar os crimes de gênero no país.
O cineasta indiano Ram Devineni, um dos criadores do quadrinho, contou à BBC que teve a ideia de criar a história após o assassinato de uma estudante em um ônibus em Nova Déli, que gerou uma onda de protestou na Índia.
"Eu estava em Déli quando os protestos começaram e me envolvi em alguns deles”, disse ele. "Eu conversei com um policial e ele disse uma coisa que me surpreendeu. Disse que garotas sérias não andam sozinhas à noite. A ideia começou desse jeito. Eu percebi que o estupro e a violência sexual na Índia são culturais e sustentados pelo patriarcado, pela misoginia e pela percepção popular."

Revista Rolling Stone