sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Orquestra Cidadã Meninos do Ipojuca

O acorde do violino agora divide espaço com o som da folhagem da cana-de-açúcar do distrito de Camela, em Ipojuca. Há três meses, não só este instrumento de corda, mas contrabaixos, violoncelos e violas espalham harmonia e esperança para cem crianças do distrito ipojucano. A música está mudando a realidade local desde a implantação, em setembro, da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca, um dos projetos prioritários da Prefeitura do Ipojuca, desenvolvido pela Secretaria da Juventude e Esportes.
Na sede da Orquestra, um prédio totalmente modernizado e adaptado para o projeto, crianças com idades entre seis e 16 anos estão sendo preparadas para ganhar o mundo voando nas asas da música. Prova disso serão as duas apresentações oficiais do grupo que acontecerão nos próximos dias 23 e 26, respectivamente, no município, em comemoração às festividades natalinas do Ipojuca.
A orquestra será a grande atração deste período, juntamente a iluminação especial que será inaugurada pelo prefeito Carlos Santana, na próxima terça-feira (16), em Nossa Senhora do Ó, às 19h.
As atividades já terão início na próxima terça-feira (16) com a apresentação do Grupo de Flautas e Coral da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque na Praça Capitão Antonio Braz, em frente à Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Ó, a partir das 20h.
Pertinho do Natal, dia 23, os músicos subirão no palco que será montado no pátio do belíssimo Convento de Santo Cristo, em Ipojuca Sede. O convento, com seus 408 anos, será o cenário natural para 150 jovens das duas orquestras entoarem canções clássicas e populares. 
No dia 26 será a vez da população de Camela, terra dos meninos da Orquestra se encantar com a evolução dos jovens em tão pouco tempo de estudo. Lá, os moradores vão conferir os primeiros acordes dos alunos em frente à sede da Orquestra. Em ambos locais, os músicos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque farão uma participação especial. 
Entre as músicas que serão apresentadas pela orquestra ipojucana estão Nuctcracker March (P.L.Tchaukovsky); Cancion de Cuna (Johannes Brahms); Yesterday (J. Lennon); Bate O Sino; Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Noite Feliz. 
Transformando Vidas – A dona de casa Maristela Maria da Silva, moradora de Camela, acompanha sempre quando pode as aulas do filho Washington Alves, 8 anos. Estudante da Escola Municipal Jarbas Passarinho, o jovem, desde cedo, já demonstrava interesse pela música. “Nossas vidas mudaram completamente após a realização desse projeto aqui em Camela. Ele sempre teve interesse em tocar algum tipo de instrumento, mas nunca tinha tido oportunidade. Quando soubemos que isso iria acontecer aqui, próximo de nós, resolvemos inscrevê-lo.
Nesses meses em que ele está participando do projeto, já noto uma diferença, tanto no comportamento dentro de casa, com os país e irmãos, quanto na atividade escolar. Nos domingos, quando ele não vai para o projeto ele fica muito ansioso, torcendo logo que chegue a segunda-feira para tocar. A vontade dele em tocar profissionalmente nos motiva e me deixa esperançosa em relação ao seu futuro”, relatou Maristela, acrescentando que nos dias em que o filho estará se apresentando para os moradores de Ipojuca, nos concertos natalinos promovidos pela Prefeitura, a emoção tomará conta. “É um sentimento de realização misturado com orgulho. A todas as pessoas que conheço falo que ele vai se apresentar. Só em saber que ele não está na Rua e que ele está junto com outras crianças aprendendo música, me sinto esperançosa em relação ao seu futuro”, revelou.  
Meninos do Ipojuca – Implantado pela Prefeitura do Ipojuca, o núcleo da Orquestra Criança Cidadã - Meninos do Ipojuca, consiste numa parceria com o projeto Criança Cidadã, que atua na comunidade do Coque, no Recife. 
Para a realização do projeto municipal, a prefeitura investiu na readequação do prédio onde funciona o espaço, além de garantir toda a assistência aos alunos selecionados como a doação de instrumentos musicais, assistência psicológica, alimentação e reforço escolar. Para o secretário de Juventude e Esportes do município, Miquéias Silva, a iniciativa tem possibilitado que os alunos tenham durante todo o dia atividades pedagógicas. “Os jovens que antes passam a maior parte do tempo nas ruas, hoje já contam com toda uma estrutura de estudo e aulas de música. É gratificante vê-los agora.”, afirmou. 
O prefeito Carlos Santana, em recente audição dos estudantes da Orquestra, ficou emocionado com a alegria e dedicação do grupo. “Fiquei impressionado com a evolução dessas crianças e jovens, que em tão pouco tempo já tocam músicas populares e até mais complexas. Isso é uma prova de que nós fizemos o certo em dar condições para que esses jovens tenham um futuro melhor”, sentencia. 
Cem estudantes de escolas públicas de Camela participam do projeto no contraturno escolar. Para participar é preciso estar com boa frequência na escola e ter boas notas. São oferecidas três refeições diárias, às 7h30; 12h e 16h30, respectivamente. A iniciativa tem como parceira a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra, que é responsável pela capacitação das crianças. 
Secretaria de Imprensa de Ipojuca