segunda-feira, 18 de março de 2013

Anvisa determina suspensão da fabricação e venda de Ades


Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18) suspende a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma linha de produção da fábrica da Unilever de Pouso Alegre (MG).
Segundo a resolução, a medida foi tomada "por suspeita de [os produtos] não atenderem às exigências legais e regulamentares da agência". A Anvisa afirmou que a medida é temporária e que foi adotada como precaução. Nesta segunda, a vigilância sanitária do estado de Minas e da cidade de Pouso Alegre fará inspeção na fábrica. 
A empresa ainda não se pronunciou.
Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto AdeS Maçã 1,5 l".
"Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura', afirmou a Unilever, em comunicado. "A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos".
Na ocasião, procurada pelo G1, a Unilever informou que a empresa estava colaborando e oferecendo todas as informações solicitadas pela Anvisa e que a fábrica de Pouso Alegre estava aberta para receber a inspeção da Vigilância Sanitária.
No dia seguinte, a Anvisa informou que solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais que realizasse inspeção sanitária na fábrica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi fabricado o lote de suco Ades de maçã envasado com solução de limpeza.
Recomendação ao consumidor
Os produtos do lote de maçã com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Segundo a empresa, a falha identificada "já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos".

O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. "Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico", orienta a Anvisa.
Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.
Em casos de dúvidas, a  Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
14 consumidores relataram problemas
Segundo a Unilever, até a manhã desta sexta-feira (15), 14 consumidores tinham entrado em contado com a empresa para relatar problemas com o produto.
"Dos catorze atendimentos já realizados pelo SAC, doze já receberam atenção médica adequada e estão sendo acompanhados e dois não aceitaram", informou a Unilever.
Segundo a empresa, os clientes atendidos relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Ainda segundo a Unilever, todos já receberam atendimento médico, sem necessidade de internação.
O Procon-SP informou que também está acompanhando o caso. "A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor", afirmou o órgão.
O Procon lembra ainda que os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar "por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos".
Portal G1

Projeto Dentistas do Bem no Recife


Nesta segunda-feira dia 18 de março, a Oral-B e a Turma do Bem vão realizar a maior triagem odontológica do mundo, que acontecerá simultaneamente em mais de 250 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal. Em Recife a triagem acontecerá na escola Professor Motta, que fica na Rua Soares Moreno, Tamarineira, 117, das 08h às 17h e contará com o apoio do Home Center Ferreira Costa que além da montagem e entrega dos kits (escova e creme dental) estará com uma equipe de voluntários, antes e durante a ação.

“Para nós da Ferreira Costa é muito gratificante fazer parte de projetos como este, que beneficiam tantas pessoas que não teriam condições sem o apoio necessário. Já faz parte da história dessa empresa a preocupação pelo social, através do programa “Por Um Mundo Melhor” que desenvolve projetos de Sustentabilidade Socioambiental em parceria com outras instituições, cliente e colaboradores, participando de ações que beneficiam crianças, adolescentes e comunidade próximas das nossas lojas como é o caso da triagem que será realizada na escola do bairro da Tamarineira”, ressalta Alexandre Fernandes – Gerente corporativo de Trade Marketing.

O objetivo do projeto Dentista do Bem é identificar adolescentes de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Segundo Cleferson Moura - Coordenador da Turma do Bem em Recife, a triagem consiste em um processo simples, rápido e não invasivo. O dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. A expectativa é que 15 mil jovens passem pela triagem no dia 18 de março em todo o brasil.

Há quase dois anos, a Oral-B apoia e incentiva o projeto Dentista do Bem, incentivando o maior movimento de dentistas do mundo para a melhoria da saúde bucal dos jovens. Desde que Oral-B se uniu ao Dentista do Bem, o projeto cresceu significativamente: foram mais de 8 mil jovens contemplados com tratamento odontológico gratuito e mais de 4 mil dentistas se tornaram voluntários e aderiram ao movimento. “A Oral-B estabelece uma relação muito próxima com dentistas, desde o desenvolvimento da renomada linha Oral-B Pro-Saúde, que é resultado de um grande trabalho realizado em conjunto com esses profissionais. Por isso, temos muito orgulho em fazer parte desse projeto, que é o maior movimento de dentistas do mundo”, conta Danielle Panissa, diretora de Marketing de Oral-B no Brasil.


Vídeo sobre A maior triagem do mundo:


O projeto Dentista do Bem

Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito.  Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Os dentistas voluntários atendem os adolescentes selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Mais de 310 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista.


Sobre a TdB – Turma do Bem
A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br

Hospital Memorial de Jaboatão inaugura o primeiro tomógrafo do município

Nesta segunda-feira (18) , o Hospital Memorial Jaboatão (HMJ) irá inaugurar o primeiro tomógrafo do município homônimo, situado na Região Metropolitana do Recife. O equipamento vai amenizar a demanda da população local, o que reduzirá os deslocamentos dos usuários para a realização do exame em outras cidades. 
A instituição, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também receberá pacientes de outros municípios, desde que encaminhados pelo Estado. Para colocar o serviço em funcionamento, o HMJ formou uma grande equipe, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de radiologia.


Com informações da jornalista Carla Leão

Acidente mata criança no Cabo de Santo Agostinho

Na tarde de ontem um capotamento de um Spacefox de placa KKE-5867 resultou na morte do pequeno Ely Renan dos Santos Rodrigues, de apenas seis anos. O motorista do carro, Ely Viana Rodrigues, ficou gravemente ferido no acidente. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.

Crime ambiental no Canal de Santa Cruz


Preocupados com a pesca predatória no Litoral Norte de Pernambuco, pescadores da Colônia Z-10 realizaram abaixo assinados, reunindo mais de 400 assinaturas, pedindo a proibição e fiscalização desta prática no Canal de Santa Cruz. Documento foi entregue aos representantes do CPRH e do Ibama. Na próxima quarta-feira(20) será realizada uma reunião com a participação de aproximadamente 150 pescadores locais, além de representantes das instituições citadas.
Desde outubro de 2012, a colônia de pescadores de Itapissuma vem recebendo denúncias sobre a prática de pesca com malhas miúdas em pescaria de camboa. Este tipo de prática, segundo os pescadores, é predatória e os praticantes são oriundos da comunidade do Gamba e Carrapicho, na cidade de Goiana. No último final de semana, os pescadores presenciaram que a prática ilegal pescou cerca de 700 quilos de tainha juvenil, com tamanho inferior a 2 centímetros. Logo depois o responsável pelo crime ambiental, despejou os peixes mortos no Canal. Esta pesca predatória traz como conseqüência a morte de cardumes ainda juvenis, não permitindo que os mesmos cheguem à idade de maturação, o que traz a escassez e até mesmo a extinção de algumas espécies.
Na reunião estarão presentes os coordenadores da Area de Proteção Ambiental – APA de Santa Cruz (CPRH), representantes do setor de Fiscalização do Ibama e aproximadamente 150 pescadores locais. O encontro está agendado para as 14horas, na casa de eventos Quintal Bar, Avenida João Pessoa, s/nº, centro. Itapissuma (próximo à escola Nercy Amazonas).
Com informações da jornalista Criz Rodrigues