quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Conheça o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e as sobras


Nas eleições de outubro, os mais de sete milhões de eleitores e eleitoras do estado de Pernambuco vão escolher 2.149 vereadores para as Câmaras Municipais das 184 cidades pernambucanas pelo sistema proporcional de votação. Mas como é feito o cálculo para determinar quais representantes são eleitos? Por que muitas vezes um candidato ou candidata com menos votos conquista o mandato, e outro com mais votos não se elege? Como é determinada a escolha desses parlamentares?

Isso se deve ao sistema proporcional de votação, que é utilizado no país nas eleições para Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados. Já nas eleições para prefeituras, governos estaduais, Senado e Presidência da República, é adotado o sistema majoritário, em que aquele ou aquela que recebeu mais votos se elege.

Por que existe o sistema proporcional? A ideia é fortalecer os partidos políticos, que são um dos pilares da democracia representativa. Nela, diferentes pessoas com afinidades ideológicas se organizam em uma agremiação partidária para disputar eleições. Dessa forma, diversas correntes de pensamento são eleitas para os parlamentos municipais, estaduais e Câmara dos Deputados, representando um recorte da sociedade.

E como isso funciona? Por meio de dois cálculos chamados quociente eleitoral e quociente partidário. Isso parece um pouco complicado, mas para se eleger o candidato ou candidata precisa apenas cumprir dois requisitos: 1. ter votação equivalente a pelo menos 10% do quociente eleitoral; e 2. estar dentro das vagas a que o seu partido ou federação terá direito — isso é determinado pelo quociente partidário.

Para fazer o cálculo de quociente partidário, as federações de partidos são consideradas como um único partido político. Já as coligações para eleições proporcionais foram extintas em 2017.

Mas, afinal, como são feitos esses cálculos?

Quociente eleitoral

O quociente eleitoral é calculado dividindo-se a quantidade de votos válidos para determinado cargo pelo número de vagas para aquele cargo.

Entenda o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e as sobras

Por exemplo, nas eleições para vereador de Recife em 2020, foram 776.968 votos válidos. A Câmara Municipal da capital, naquele ano, tinha 39 vagas para o cargo. Então, em 2020, para calcular o quociente eleitoral da capital naquele ano, dividiu-se 776.968 por 39. O resultado foi 19.922 (esse foi o quociente eleitoral de Recife em 2020).

O primeiro requisito que o candidato ou candidata precisa cumprir para se eleger é ter votos equivalentes a pelo menos 10% do quociente eleitoral. Ou seja, isso seria 1.992,2 votos.

Mas, como não existe fração de voto, o que vem depois da vírgula é arredondado. Como? Quando a fração é maior que 0,5, arredonda-se para cima. Se for menor ou igual a 0,5, a fração é desprezada. Por exemplo, se o resultado fosse 1.992,5 ou menos, para se eleger seriam necessários pelo menos 1.992, desprezando-se a fração.

Nesse caso da capital em 2020, o que veio depois da vírgula foi 0,2, então o valor desprezou a fração (1.992). Ou seja, para se eleger vereador do Recife em 2020, o primeiro requisito era ter pelo menos 1.992 votos.

O número de vagas para as Câmaras é definido em Lei Orgânica de cada município, respeitando o limite máximo estabelecido pela Constituição Federal (art. 29, inciso IV), de acordo com o número de habitantes da cidade.

Quociente partidário

O quociente partidário define o número de vagas a que cada partido terá direito. Esse cálculo é feito dividindo-se a quantidade de votos válidos para determinado partido ou federação pelo quociente eleitoral. Em eleições gerais, a conta é feita separadamente para caga cargo (deputado estadual ou deputado federal).

TRE-PE IMG 2 Entenda o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e a...

Por exemplo, nas eleições para vereador do Recife em 2020, imagine que um partido tivesse recebido 100 mil votos válidos no total. A soma para se fazer esse cálculo engloba os chamados votos nominais (dados especificamente a um candidato ou candidata) e os chamados votos de legenda (dados diretamente ao partido político).

Para determinar quantas vagas na Câmara Municipal do Recife esse partido teria direito, seria necessário dividir 100 mil pelo quociente eleitoral daquele ano na cidade, que foi de 19.922. O resultado dessa conta é 5,0195763... Como não existe fração de vaga, o que vem depois da vírgula é desprezado (não há arredondamento para o quociente partidário). Ou seja, nesse caso hipotético, esse partido teria direito a 5 vagas.

Então, para conquistar o mandato de vereador do Recife em 2020, um candidato ou candidata de um partido que tivesse 100 mil votos precisaria ter pelo menos 1.992 votos e estar entre os 5 candidatos mais votados do seu partido para se eleger.

Cálculo das sobras

Mas o que acontece se, depois que são feitos esses cálculos, ainda sobrarem vagas que não foram preenchidas? Nesse caso, é feita uma espécie de repescagem por meio do cálculo da média, que vai determinar quem ficará com essas vagas — também chamadas de sobras.

Foi o que aconteceu na capital de Pernambuco em 2020, por exemplo, quando 9 dos 39 vereadores foram eleitos por média (os outros 30 foram eleitos por meio do quociente partidário).

Nas Eleições 2022, para ter direito a uma vaga pelo cálculo da média, também era preciso cumprir dois requisitos: 1. o partido ou federação precisaria ter conseguido votos equivalentes a pelo menos 80% do quociente eleitoral; e 2. o candidato ou candidata tinha que ter recebido votação nominal mínima de pelo menos 20% do quociente eleitoral.

Depois disso, ainda havendo vagas residuais, as cadeiras eram distribuídas aos partidos que apresentassem as maiores médias (desde que tivessem cumprido os dois requisitos anteriores). 

Era o que determinava a Lei 14.211/2021. No entanto, em julgamento realizado em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou essa regra da última etapa da distribuição das sobras. Agora, todas as legendas podem participar da última etapa (as sobras das sobras), independentemente de terem alcançado a cláusula de desempenho. O colegiado definiu, ainda, que a decisão será aplicada a partir das Eleições 2024.

E como é feito o cálculo da média de cada partido político? É preciso dividir a quantidade de votos válidos que o partido recebeu para determinado cargo pelo quociente partidário (que corresponde ao número de vagas obtidas pelo partido) acrescido de 1.

TRE-PE IMG 3 Entenda o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e a...

Se houver apenas uma vaga a ser preenchida, o partido que obtiver a maior média fica com a vaga da sobra.

Se estiver sobrando mais de uma vaga, essa operação é repetida até que todas as vagas sejam preenchidas, entre os partidos que obtiveram votos equivalentes a pelo menos 80% do quociente eleitoral e candidatos ou candidatas com votação nominal mínima de pelo menos 20% do quociente eleitoral. Nesse caso, se um partido já obteve uma vaga pelo cálculo da média, para disputar as próximas sobras, na hora da divisão o número de vagas obtidas por média por esse partido deve ser somado ao número de vagas que ele obteve originalmente, acrescido de 1. Assim:

TRE-PE IMG 4 Entenda o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e a...

TRE-PE IMG 5 Entenda o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e a...

Se mesmo assim ainda sobrarem vagas, as cadeiras serão distribuídas aos partidos que apresentarem as maiores médias, independentemente de terem atingido a cláusula de desempenho.

Se houver empate na média, fica com a vaga o partido ou federação com maior votação. Se houver empate na média e no número de votos dados aos partidos ou federações, fica com a vaga o candidato ou candidata que tiver a maior votação nominal, entre os que estão disputando a vaga.

Suplentes

Por fim, a última chance que um candidato ou candidata a vereador, deputado estadual ou deputado federal tem de assumir o mandato é ser eleito suplente e ser um dos mais votados dentro do seu partido. Caso ocorra a vacância, ou seja, aconteça algo e o mandato de vereador fique vago, o 1º suplente do partido ou federação do vereador eleito e empossado assumirá o mandato e tomará posse em seu lugar.

Para ser eleito suplente, basta que o seu partido ou federação tenha conseguido eleger pelo menos um representante — todos os outros candidatos do mesmo partido ou federação que não foram eleitos se tornam automaticamente suplentes e passam a figurar em uma lista por ordem de votação. Quando é aberta uma vaga, o suplente do partido ou federação que teve mais votos é chamado. Nesse caso, não é preciso ter atingido nenhuma votação mínima.

Imprensa TRE-PE com informações do TRE-SP

Na Federação das Indústrias de São Paulo, Silvio Costa Filho lança debêntures da infraestrutura para fortalecer setores portuário e da aviação


Nesta quinta-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou a portaria que regulamenta o Decreto 11.964/2024, que estabelece critérios para facilitar a emissão de debêntures de infraestrutura. Segundo o ministro, esse é um novo marco para investimentos nos setores portuário e da aviação do Brasil.

“O Ministério está apresentando as debêntures da infraestrutura para fortalecer os setores portuário e aeroportuário brasileiro. A nossa agenda vem na direção da desburocratização, para acelerar a carteira de investimentos e poder dar previsibilidade ao setor. Não tenho dúvida que isso vai fortalecer muito a agenda de crédito do setor portuário, do setor da aviação e do setor hidroviário. Se acertarmos o passo, nós poderemos, nesses 24 meses, assinar mais de 20 bilhões de debêntures”, afirmou o ministro.


Costa Filho afirmou ainda que a agenda de debêntures dialoga com a agenda de crédito que o Ministério vem trabalhando desde o começo. “Primeiro foi o fortalecimento do Reporto, da Reid [Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura], do Fundo da Marinha Mercante, FNAC, que foi aprovado ontem pelo Congresso Nacional, e agora o projeto de debêntures de infraestrutura, que vai alavancar mais investimentos no Brasil, acelerando também a carteira do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], entre outros investimentos no país”, destacou.



A regulamentação definida pela Portaria vai permitir que a emissão das debêntures para financiar os investimentos em infraestrutura de portos e aeroportos seja realizada sem a necessidade da autorização prévia do Ministério, o que dá celeridade ao processo. Atualmente há uma espera de dois a três meses para essa autorização.

As modalidades foram criadas por lei com o intuito de incentivar os investimentos em infraestrutura por meio do mercado de capitais. A atualização das regras busca dar maior transparência aos processos de emissão de dois tipos de valores mobiliários. As debêntures de infraestrutura foram criadas em janeiro deste ano, por meio da Lei 14.801.



A secretária-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, explicou que, a partir da portaria, o processo será mais célere e a análise dos projetos, que poderiam levar até três meses para serem analisados, agora poderão ser feitos em até um dia útil.

“Com certeza vai ser mais atrativo para os investidores internacionais e para o mercado estrangeiro vir investir no Brasil por meio de debênture de infraestrutura. E temos uma expectativa de ampliação do volume de investimentos no setor portuário, aeroportuário e hidroviário, que vai gerar emprego e renda para o país”, comemorou.



No portal do Ministério de Portos e Aeroportos, o investidor interessado poderá acessar a página com o passo a passo ensinando como protocolar os documentos. Um formulário eletrônico também será disponibilizado. Na portaria, que será publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (30), terá toda a documentação necessária para preencher o Formulário de Projeto de Investimento.

Para o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, a portaria das debêntures da infraestrutura vai aumentar os investimentos no setor, principalmente na aviação e nos portos, e é motivo de celebração para o País. “Do País porque, por meio dos aeroportos, a gente leva desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, oportunidades. É um meio de transporte que faz com que a gente possa escoar a produção, especialmente de produtos de maior valor agregado”, explicou. Franca ressaltou ainda que o ano de 2024 será de recorde de investimento no setor, com quase R$ 4 bilhões entregues pelo ministro Silvio Costa Filho, em cerca de 50 aeroportos do país.



Como vai funcionar


O formulário eletrônico deverá ser preenchido por meio do site Gov.BR. Não haverá necessidade de autenticação ou reconhecimento de firma. Após o preenchimento, será emitido um número do protocolo, em até um dia útil.

Com o número do protocolo, o emissor poderá ir até a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e registrar a oferta pública da debênture. Em cinco dias úteis, na Secretaria Executiva do MPor, será feito um check list, para garantir que toda a documentação e informações foram prestadas. Se houver necessidade de informações adicionais, os investidores terão um prazo de 15 dias úteis para se informar com o Ministério.



Enquanto a CVM está fazendo o processo de emissão de debêntures, o investidor tem até 30 dias úteis para ir até a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou até à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pegar uma declaração que comprove que o investimento está atrelado a um contrato e esse contrato está vigente e operacional.

Araçoiaba promove a terceira edição do Festival da Cana-de-Açúcar


A cidade de Araçoiaba sedia, pela terceira vez, o Festival da Cana-de-Açúcar, um evento que reforça a cultura e tradição da região. Com uma programação diversificada, o festival atrai moradores e turistas em busca de entretenimento e valorização das tradições locais.

O evento teve início no último sábado, 24 de agosto, com o concurso Gola de Caboclo e Caboclo Mestre, seguido, no domingo, 25 de agosto, pela Copa Pernambuco de Cross, uma competição de esporte radical que movimentou a cidade. Ainda no domingo, foi realizado o concurso Rainha Cana-de-Açúcar, que elegeu a representante da beleza feminina do festival.

A programação do festival continua ao longo da semana. Na quarta-feira, 28 de agosto, acontece o Show de Calouros, dividido em duas categorias. Já na quinta-feira, 29 de agosto, será realizado o concurso gastronômico, que desafia os participantes a criarem receitas inovadoras utilizando a cana-de-açúcar como ingrediente principal.

O ponto alto do festival será no final de semana, com shows de grandes artistas no Campo Gerson Vieira. As atrações incluem:

**Sexta-feira, 30 de agosto:**
- Lipe Lucena
- Banda Líbanos
- Dorgival Dantas

**Sábado, 31 de agosto:**
- Caviar com Rapadura
- Nadson O Ferinha
- Forrozão das Antigas

**Domingo, 1º de setembro:**
- Forró dos Plays
- Limão com Mel
- Henry Freitas

**Segunda-feira, 2 de setembro:**
- Davi Sacer

O Festival da Cana-de-Açúcar é uma oportunidade para a comunidade e visitantes desfrutarem de momentos de lazer, cultura e tradição. A expectativa é de que o evento atraia um grande público, fortalecendo o turismo local e promovendo a cultura regional.

Fim de semana tem brincadeiras infantis, encontro de amamentação e contação de histórias no Shopping Recife


Valorizando a contribuição da convivência e do lazer para o desenvolvimento, entretenimento e bem-estar das crianças e seus responsáveis, o Shopping Recife está com uma programação especial na Pracinha Recife do mall. O espaço ao ar livre (próximo ao restaurante Coco Bambu), projetado para a integração do mall com dinâmicas que pulsam a vida nas cidades, receberá, no último sábado de agosto e nos fins de semana de setembro, uma série de atividades gratuitas com foco no público infantil, combinando diversão, ludicidade, integração e aprendizados.
 
Nos dias 31/8 e 1º, 7 e 8/9, as crianças poderão vivenciar o espaço com atividades lúdicas e gincanas em um ambiente seguro e acolhedor. No repertório de brincadeiras, a garotada poderá se aventurar na corrida de sacos, pula-corda e oficina de bolhas de sabão gigantes, além das três sessões de gincanas, que acontecem a cada hora (16h, 17h e 18h), com Torta na Cara, Batata Quente e a educativa Seres Vivos, que ensina sobre a biodiversidade ao separar animais em suas respectivas classes
 
“Crescer em uma cidade é vivenciar a riqueza de nossa cultura, tradições, se conectar com repertórios lúdicos e interagir com espaços ao ar livre que a cidade oferece. Com essa novidade na Pracinha Recife, as famílias poderão viver o Recife sob esse prisma, cultivando memórias de bem-viver, lazer e fortalecendo as conexões entre a família”, pontua Mariuche Ismerim, gerente de Marketing do Shopping Recife. 

*Baú de Histórias*
E se estamos falando em tradição para os pequenos , não pode faltar uma boa história sendo contada! Neste sábado e domingo (31/8 e 1º/9), a atração Baú de Histórias segue sua agenda dentro da feira de livros da Livraria Leitura, em frente à RiHappy, proporcionando uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação com a criançada. Serão duas sessões diárias (sábados e domingos), sempre às 15h e 17h.
 
*Amamentar livremente*
No mês dedicado ao aleitamento materno, a Pracinha Recife encerra a programação de agosto recebendo o “Mamaço”, um encontro de mães em apoio ao ato de amamentar livremente, conscientizando sobre a importância do alimento para o desenvolvimento dos bebês. Promovido pelo Espaço Mãetamorfose, a agenda acontece no próximo dia 31, a partir das 16h. Por lá, as mães também terão na programação uma aula de dança ao ar livre com seus filhos, além de contarem com um espaço exclusivo de brincadeiras para os bebês.
 
*Serviço:*
 
Atividades infantis na Pracinha Recife
Quando: 31/8 e 1, 7 e 8/9
Horário: 16h às 19h
Gratuito
Próximo ao Terraço de Eventos do Shopping Recife

Baú de Histórias
Quando: 31/8 e sábados e domingos de setembro
Horário: sessões às 15h e 17h
Gratuito
Feira de Livros da Livraria Leitura, em frente à RiHappy
 
Mamaço
Quando: 31/8
Horário: A partir das 16h
Gratuito
Na Pracinha Recife, próxima ao Terraço de Eventos do mall

Amcham Sessions , realizado pela primeira vez, em Pernambuco, reuniu lideranças e especialistas no Cinemark Prime RioMar


Estar em uma sala de cinema, geralmente, remete a momentos de diversão, cultura e inspiração, mas a Amcham/PE trouxe uma experiência diferenciada e focada no conhecimento e networking, durante a realização do primeiro Amcham Sessions Edição Pernambuco. O evento, realizado na última quarta-feira (28), no Cinemark Prime Riomar, reuniu autoridades do setor público e privado, além de executivos de empresas pernambucanas para tratar sobre os temas que estão moldando o futuro dos negócios: a liderança e a tecnologia. 

Com o mote “Em cartaz: Onde estamos e para onde vamos: Pop up’s sobre liderança e tecnologia”, o evento ocupou duas salas de cinema em espaços de insights e paineis simultâneos. Na Sala Tecnologia, foram apresentadas palestras como “As ondas da tecnologia: avanços e tendências”, ministrada pelo Head of Geo Partnerships LATAM, Google, Ivan Patriota; “Metamorfose digital: redefinindo o futuro dos negócios”, apresentada por Flávia Brito, CEO da Bidweb Security IT; além da palestra “IA em ação: colocando a tecnologia a serviço da humanidade”, ministrada pelo CEO da DI2WIN, Paulo Tadeu Araújo . Nesta palestra, o palestrante, que tem mais de 35 anos de experiência no setor de tecnologia, destacou a importância de humanizar a tecnologia, colocando a IA a serviço das pessoas e empresas, abordando pontos como a democratização da IA, demonstrações de como a IA pode ser utilizada para liberar o potencial humano.

A Sala Liderança apresentou discussões como revolução do futuro, vulnerabilidade como poder, além das palestras “A Chave para Conexões: liderar com empatia”, ministrada pela Diretora da Mondelez em Vitória de Santo Antão, Cibele Esteves; e “Ser Você Mesmo: A Jornada da Liderança Autêntica”, apresentada pela fundadora e CEO do Grupo Awaken, Kris Foster.

O evento superou as expectativas da Amcham no formato inovador e no interesse do público, que lotou as duas salas de cinema, numa audiência empolgada e ávida pelo compartilhamento do conhecimento apresentado. Diante do sucesso desta primeira edição, o Amcham Sessions já pode estar previsto para o calendário fixo de eventos da Amcham Pernambuco.

Novo prazo para inscrição na seleção do Rotas e Travessias: projeto que apoia jovens do Cabo interessados no mundo do trabalho


O mercado de trabalho prioriza contratar quem tem alguma qualificação profissional, por isso os jovens que concluem o ensino médio e pouco conhecem do mundo do trabalho têm mais dificuldades. O programa Rotas e Travessias é voltado para solucionar essa situação.
O Rotas é um programa de formação profissional gratuita e online, para jovens de 17 a 24 anos, cursando o 3º ano ou com ensino médio concluído em escola pública. Ele representa uma oportunidade para moradores do Cabo de Santo Agostinho. 

O programa desenvolve a qualificação profissional, as habilidades socioemocionais e o empreendedorismo. Os selecionados vão desenvolver sua comunicação, auto-estima e o empreendedorismo é direcionado no estímulo à iniciativa e proatividade. O Rotas é totalmente gratuito. São 100 vagas e a carga horária é de 200 horas distribuídas em 2 aulas por semana em formato online. O programa empresta tablet com pacote de dados quitado. 

O Rotas e Travessias tem apoio financeiro da Amazon Brasil e é desenvolvido pelo Instituto Aliança, em parceria com a Fundação Forge, da Argentina, e conta com financiamento do Grupo Zurich (Z Zurich Foundation, Seguradora Zurich e Zurich Santander).

Sobre o Instituto Aliança
O Instituto Aliança foi fundado em janeiro de 2002 com a perspectiva de desenvolver projetos e programas voltados, especificamente, para o desenvolvimento integral e integrado de jovens e adolescentes. O instituto tem como missão educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Em 2023, o Instituto Aliança contou com 20 parceiros financiadores que investiram em 21 programas e projetos. Em 214 municípios de nove estados brasileiros, as ações do Instituto Aliança beneficiaram mais de 635.738 pessoas diretamente, com mais de 80% dos atendimentos na região Nordeste do Brasil.

Sobre a Amazon
 A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse aboutamazon.com.br.

*Serviço:*
Rotas e Travessias
Curso online e gratuito para jovens do Cabo de Santo Agostinho
Até 3 de setembro 2024
Inscrição:https://institutoalianca.org.br/landing-page-rotas/

Novo prazo para se inscrever na Escola Social do Varejo


A Escola Social do Varejo tem novo prazo para jovens de 17 a 24 anos se inscreverem na seleção da nova turma. São 150 vagas para o programa gratuito, mantido pelo Grupo Carrefour Brasil. A formação oferece 300 horas de capacitação, ampliando as oportunidades para quem busca o primeiro emprego, com foco no setor varejista.
É necessário se inscrever para participar da seleção. Os candidatos devem ter entre 17 e 24 anos e ter concluído o ensino médio na rede pública. Os selecionados recebem um tablet com pacote de dados para uso durante o curso, além de benefícios como auxílio transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais. O programa existe desde 2010 e contribui para mais de 12 mil jovens iniciarem a vida profissional.
A Escola Social do Varejo desenvolve as competências socioemocionais, as habilidades digitais e técnicas, além de conhecimentos sobre varejo supermercadista, com simulação de processos e visita guiada às lojas. A última etapa da formação é de orientação na busca por oportunidades de emprego. O programa tem alto índice de inserção no mercado de trabalho, em empresas de médio e grande porte. O certificado de conclusão do curso de extensão é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Documentação 
Os candidatos aprovados precisam apresentar RG; CPF; comprovante de residência; declaração de conclusão do ensino médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou; título de eleitor; foto 3x4; carteira de trabalho; PIS/NIS. Os jovens do sexo masculino devem ter certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento)..
Sobre o Instituto Aliança
O Instituto Aliança foi fundado em janeiro de 2002 com a perspectiva de desenvolver projetos e programas voltados a educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Em 2023, o Instituto Aliança contou com 20 parceiros financiadores que investiram em 21 programas e projetos. Em 214 municípios de nove estados brasileiros, as ações do Instituto Aliança beneficiaram mais de 635.738 pessoas diretamente, com 82% dos atendimentos na região Nordeste do Brasil.
 
*Inscrições:*
Escola Social do Varejo
Curso online gratuito para jovens da Região Metropolitana do Recife
Escola Social do Varejo: https://bit.ly/ESV-PE-2024-1

Shopping Boa Vista encerra mês de aniversário com show gratuito de Almir Rouche


O Shopping Boa Vista encerra a programação de shows em celebração ao aniversário de 26 anos com um nome que arrasta multidões no Carnaval do Recife. Nesta quinta-feira (29), a partir das 18h, quem sobe ao palco montado na Praça de Alimentação da 3ª etapa é o cantor Almir Rouche para um show gratuito e aberto ao público.

Somando mais de 30 anos de carreira, o cantor e compositor Almir Rouche é certeza de agito e diversão onde se apresenta, a exemplo do desfile do Galo da Madrugada e do palco do Marco Zero, além de casas de shows e outros espaços. Tem um repertório formado por ritmos como coco, ciranda, maracatu e frevo, entre outros, sendo dono de sucessos como A vida inteira te amar e Galo, eu te amo.

Ao longo do mês de agosto, o Shopping Boa Vista promoveu uma programação musical gratuita que animou o público do centro de compras. Durante esse período, passaram pelo Boa Vista os cantores Kelly Oliveira e Silvana Salazar, a banda Samba de Mesa e o próprio Almir Rouche, que também abriu a agenda de apresentações.

*História*
Inaugurado em 8 de agosto de 1998, o Shopping Boa Vista está localizado no principal corredor de circulação da capital pernambucana. O centro de compras possui mais de 200 operações, duas praças de alimentação, seis salas de cinema e um parque de diversões, além de um edifício-garagem com mais de mil vagas. Apresenta um fluxo médio de 50 mil pessoas por dia e é responsável pela geração de 1,5 mil empregos de forma direta.

Priscilla Senna e Raphaela Santos: Juntas & Misturadas


No próximo sábado (31), Caruaru vai se tornar a capital do brega no agreste pernambucano. As cantoras Priscila Senna e Raphaela Santos gravam o DVD do projeto “Juntas & Misturadas”, no Pátio do Forró, a partir das 18h. Além das artistas, sobem ao palco Noara Marques, Zezo e Walkyria Santos.

A estrutura ao ar livre que o público encontrará no dia, promete ser gigante, jamais vista em produções audiovisuais no cenário brega anteriormente. E a preparação segue a todo vapor. A Musa e a Favorita realizaram o último ensaio, antes da gravação, no Silver Room do Seven Life, um estúdio conceito no mercado fonográfico brasileiro, reconhecido pela gama de equipamentos e recursos tecnológicos de ponta, localizado em Olinda, e bastante frequentado por artistas e bandas locais e nacionais, como João Gomes, Jonas Esticado, Calcinha Preta, Desejo de Menina, Geraldo Azevedo, Conde Só Brega, Eric Land, Menos é Mais, Joelma, Latino, eentre outros. 

Para a gravação, Priscila e Raphaela prepararam um repertório especial, com músicas inéditas, muito romantismo e histórias inspiradas na vida real. A expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas nesta noite memorável que vai marcar o Pátio de Eventos de Caruaru. Os ingressos para as áreas VIP, FrontStage e Backstage estão sendo vendidos no site da Bilheteria Digital, a partir de R$ 50,00. Para adquirir, basta acessar https://www.bilheteriadigital.com/gravacao-dvd-juntas-e-misturadas-31-de-agosto

Eli Summit 2024: Sebrae lança evento de informação em coletiva no Recife

 

Na última terça-feira (27), o Sebrae Pernambuco, por meio de uma entrevista coletiva, lançou a terceira edição do Eli Summit 2024, que, pela primeira vez, será realizado em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Mas, por que realizar no Interior do Estado, após duas edições de sucesso na Capital Pernambucana?

Petrolina foi a sede escolhida porque hoje, o município, que está a 712 km do Recife, é o segundo maior polo de desenvolvimento econômico de Pernambuco e se destaca, não apenas no Nordeste, mas no Brasil como um todo. E mais: a partir de 2025, o Eli Summit deve ser realizado em outros estados.

Divulgação - A gerente de inovação do Sebrae, Evelyne Labanca (foto ao lado), fez uma apresentação detalhada mostrando que sim, Petrolina é o lugar, e que o Sertão hoje é símbolo de desenvolvimento e progresso. O município é o epicentro da Fruticultura Irrigada, responsável por 50% da balança comercial da produção e comercialização de frutas no Brasil – especialmente mangas e uvas – e que hoje se mostra viável devido a uma série de inovações.

“A divulgação desse evento é fundamental para nós e por isso mesmo, agradecemos a presença da imprensa hoje”, afirmou o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Murilo Guerra (foto abaixo). “Além do mais, Petrolina hoje é o segundo polo de inovações de Pernambuco”, complementa Guerra.

Desenvolvimento - Ao longo das décadas, Petrolina percorreu um ciclo virtuoso de promoção do desenvolvimento local sob a ótica da inovação. Hoje, no Brasil, há 350 municípios-polo de Ecossistema de Inovação Local e , em Pernambuco, são 14 municípios trabalhados pelo Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sebrae (entre essas cidades, por exemplo, estão o Recife e Igarassu).

O Eli Summit é um evento para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e a edição deste ano está com expectativa de 600 participantes de todas as partes do Brasil e do Exterior. O evento, que será realizado na Orla de Petrolina, ainda pode ser traduzido em números: 15 palestrantes brasileiros; 10 palestrantes de outros países, como Argentina, Cuba, Colômbia e Espanha, entre outros; seis palestras-master; 13 visitas técnicas; nove oficinas; seis painéis e mais de 200 sessões de benchmarking.

Alguns dos palestrantes são Lara Secchi Coelho (uma empresária local, do setor de Fruticultura); Heraldo Ourem (Porto Digital); Paulo Álvaro Roriz Dantas (Agrodan); Michel Couto (Agência Formô, entidade gaúcha especialista em projetos de inovação nas periferias) e a investidora-anjo Cris Alessi. Na programação também estão previstas visitas técnicas em locais como a Vinícola Rio Sol; Senar; Univasf; Central Valle e Sweet Valley, entre outros.

Serviço:
Eli Summit 2024
Datas: 11 a 13 de setembro
Local: Orla de Petrolina



Juntos pela Cidadania: Iniciativa do Governo do Estado leva diversos serviços para mais perto da população


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em coordenação conjunta a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Secretaria de Defesa Social (SDS) e Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), iniciam no sábado (31), a primeira ação do Juntos pela Cidadania que ocorrerá em Ponte dos Carvalhos, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Escola Estadual de Referência ao Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, a partir das 8h.

Na ocasião, serão oferecidos serviços de acesso à cidadania para a população, por meio de diversas ações integradas entre o governo estadual e o município. No dia 21 de setembro, a mesma ação acontecerá em Jaboatão dos Guararapes, no Núcleo Estadual de Prevenção Social, em Cajueiro Seco. E, posteriormente, o calendário junto a outros municípios será divulgado.

O Juntos pela Cidadania visa, também, promover a integração intersetorial entre redes de prevenção social, com a execução de ações estratégicas para a garantia do acesso a direitos e, consequentemente, redução do crime e violências. Aproximando, assim, ainda mais os órgãos do governo do estado junto aos municípios, fortalecendo os laços dentro das comunidades e firmando o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.

“Entende-se que quanto mais serviços de acesso à direitos estiverem próximos à população, mais efetivamente se consegue mitigar situações de violações de direitos humanos. Assim, esse instrumento funciona como porta de entrada para a política de prevenção à violência, porque não apenas lida-se com os sintomas, mas, também, abordam as multicausalidades da violência, promovendo, assim, uma sociedade mais segura”, destacou a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo.


As ações serão realizadas aos sábados, das 8h às 12h, para facilitar a adesão da população aos serviços.

Durante a ocasião, a iniciativa irá oferecer, também, atividades de lazer. Saiba quais são os serviços disponibilizados:

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH)

Emissão de 2º via das certidões de nascimento, casamento e óbito
Atendimento do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH)
Atendimento do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI)
Difusão, atendimento e Orientação para Mediação de Conflitos
Orientação e entrega de formulário para obtenção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Pernambuco (CIPTEA)
PE Livre Acesso - Orientação e entrega de formulário para obtenção do passe livre intermunicipal voltado às pessoas com deficiência de Pernambuco
Vem Livre Acesso - Orientação e entrega de formulário para obtenção do passe livre Metropolitano do Recife voltado às pessoas com deficiência de Pernambuco.
Procon-PE - Orientações e divulgação sobre os direitos e deveres do consumidor.

Secretaria de Defesa Social (SDS)

Palestra da Unidade de Planejamento e Coordenação de Eventos da Polícia Civil de Pernambuco (UNICEV/PMPE)
Palestra do Departamento da Polícia Militar da Polícia Civil de Pernambuco
Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) - Salas de espera para atendimento da SDS, palestras, difusão das operativas, triagem e cópias
Emissão de RG pela Polícia Civil de Pernambuco através do Instituto de Identificação Tavares Buril
Alerta Celular/Bike pelo 6º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco
Policiamento com música da Companhia Independente de Música da banda da Polícia Militar de Pernambuco (CIMUS/PMPE)
Oficinas com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCÃES/PMPE)
Oficinas com o Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso da Polícia Militar de Pernambuco (RPMON/PMPE)
Oficinas com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA/PMPE)
Palestra com a Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH/PMPE)
Oficina com a Diretoria Geral de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (DGO/CBMPE)

 Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas (SAS)

Divulgação do Programa Mães de Pernambuco
Divulgação da Campanha Infância Longe das Ruas
Divulgação sobre segurança alimentar nutricional: Panfletagem e orientações
Atividade de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes
Difusão do Programa Atitude
Distribuição de Preservativos: Feminino e masculino

Secretaria da Mulher (SECMULHER)

Distribuição de material informativo sobre a violência contra as mulheres em Pernambuco
Jogo educativo “O Jogo é DELAS”
Palestras informativas sobre a Violência Contra as Mulheres/Agosto Lilás

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE)

Inscrição nos cursos ‘Qualifica Trabalho’
Orientação Profissional Individualizada
Intermediação de Mão de Obra
Inscrição nos cursos ‘Qualifica Empreendedor’
Serviços de apoio e atendimento ao empreendedor



Secretaria da Criança e Juventude

Cadastramento e orientações sobre o IDJOVEM, com distribuição de material gráfico
Palestra sobre garantia de Direitos da Juventude e orientação dos serviços estaduais para população de 15 a 29 anos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Divulgação do Programa Morar Bem

Defensoria Pública

Ofício de encaminhamento para 2º via de certidão de nascimento, casamento e óbito
Ofício para retificação extrajudicial de registro
Ofício para habilitação de casamento
Solicitação via sistema CRC para pessoas registradas em outros estados
Orientação jurídica
Judicialização (ações de alimentos, guarda e divórcio)
Propositura de ações judiciais (alimentos, divórcio, investigação de paternidade, retificação de registros
Organização e casamentos coletivos
Mutirões de Exame de DNA

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

CadÚnico
Programa Criança Feliz: Oficinas de arte e de pintura com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Avaliação nutricional
Orientação sobre IST’s/AIDS, com distribuição de preservativos
Atendimento odontológico com distribuição de kits de higiêne bucal
Atendimento médico
Citologia (Prevenção)
Vacinação humana
Vacinação animal
Corte de cabelo
Atração musical

Durante a semana que antecede a estreia da ação, o programa 'Juntos pela Escola', promovido pela SDS, realizará palestras para compartilhar o objetivo da iniciativa com os estudantes da Escola de Referencia em Ensino Médio Maria Eugênia e da Escola Douglas Menezes, ambas localizadas em Ponte dos Carvalhos.

Foto: Divulgação/SJDH

Bezerros: Repórter Rinaldo Luiz lança candidatura à Câmara Municipal


O jornalista, radialista e repórter Rinaldo Luiz lançou oficialmente, na noite dessa terça-feira (27), sua candidatura ao cargo de vereador no município de Bezerros, no Agreste pernambucano. Rinaldo vai disputar uma das 15 vagas na Câmara Municipal pelo Partido Liberal (PL), que integra a Coligação “Bezerros no Rumo Certo”. O profissional chega ao cenário político como uma das grandes opções para o Poder Legislativo bezerrense em 2024, principalmente por conhecer de perto os problemas e dificuldades enfrentadas pela população. 

“Ao longo de tantos anos, atuando na comunicação e na defesa das pessoas mais necessitadas, sinto-me preparado e encorajado pelo cidadão bezerrense que deposita em meu trabalho a esperança de uma cidade melhor e mais digna para se viver. Sei que a confiança de quem conhece a minha história é coletiva e isso me torna uma opção viável para ser também um representante do povo na Câmara Municipal. No plenário, serei a voz e a vez de quem acredita em Bezerros e de quem me escolheu para ser seu vereador”, destacou o repórter Rinaldo Luiz.

Com vasta experiência no rádio, na televisão e na internet, o repórter Rinaldo sempre desempenhou um papel fundamental como mediador entre as demandas da sociedade e o poder público, principalmente, dando vez e voz à população mais carente e desassistida pelas políticas públicas. O profissional, que vem de origem humilde, conhece a realidade dos moradores e tem como premissa defender os direitos das comunidades de bezerrenses, tanto na cidade quanto na zona rural. A decisão de ingressar na vida pública e lutar pelos direitos do cidadão bezerrense atende ao pedido feito pela própria população bezerrense, segundo o próprio repórter, que atua na comunicação desde os 12 anos de idade. 

“Por você, Rinaldo, eu estou aqui e defenderei seu nome para fazer parte da Câmara porque sei que você vai chegar lá e representar nosso povo, de fato. Você é fruto do legado da educação pública e das lições da Irmã Júlia, por isso luta, todos os dias, por dias melhores. Posso afirmar sem dúvida nenhuma, conte comigo”, pontuou o gestor escolar Eduardo Ferreira. Já o empresário e ex-procurador municipal Dr. Paulo Alves enfatizou o papel do repórter Rinaldo Luiz na defesa dos interesses da população. “Seu nome, Rinaldo Luiz, é um nome que merece nosso respeito e eu, particularmente, desejo que você conquiste uma vaga na Câmara Municipal. Deus lhe proteja e abençoe seus passos para que você chegue lá e possa ser o representante que a população bezerrense precisa ”, afirmou. 

Realizado no espaço Amarílis Recepções, no Bairro São Sebastião, o evento contou com aproximadamente 300 pessoas entre autoridades, empresários, convidados especiais, lideranças políticas, líderes comunitários, militantes e eleitores. A atual prefeita do município e candidata à reeleição Lucielle Laurentino, bem como o presidente municipal do PL, Wemerson Silva, e o apresentador de televisão Dilson Oliveira também estiveram presentes no lançamento. 

“Através de um trabalho sério, responsável e comprometido com a verdade dos fatos, descobri que é possível mudar a nossa realidade, mas para isso precisamos ter uma voz ativa também nos microfones da Câmara de Vereadores, que é a Casa do Povo e onde os projetos de lei são criados e aprovados. Não adianta ter um discurso bonito se o cidadão continua sofrendo pela ausência do poder público no seu dia a dia. Estou aqui porque o povo me chamou para lutar ainda mais pelos que não tem voz e, acima de tudo, ser um elo entre a população e o poder público municipal. No Plenário, igualmente na imprensa, serei uma voz a serviço do povo”, concluiu Rinaldo Luiz.

.

SESI-PE lança edital com 650 bolsas de estudo gratuitas para o Novo Ensino Médio


O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) abrirá, de dois a oito de setembro, inscrições para o processo seletivo que oferece, ao todo, 650 bolsas de estudo integrais para quem vai cursar o Novo Ensino Médio em 2025. As vagas são para estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2025. Em Caruaru e Belo Jardim estão disponíveis, respectivamente, 90 e 30 vagas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde está o edital com todas as informações.

Os processos seletivos serão realizados por avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. De acordo com a unidade ofertante, os alunos poderão optar por itinerários formativos nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; ou pela Formação Técnica e Profissional, em parceria com o SENAI-PE. Para os estudantes que optarem por este último, será possível escolher entre os cursos de Eletromecânica, Programação de Jogos Digitais, Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial.

Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes de trabalhador da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas em cada unidade:

Araripina - 80
*Belo Jardim - 30*
Cabo - 80
Camaragibe - 30
*Caruaru - 90*
Escada - 35
Goiana - 45
Ibura - 45
Moreno - 35
Paulista - 45
Petrolina 45
Vasco – 90

Especialista alerta para os riscos do uso de celular nas escolas


Entre livros, cadernos e outros materiais de papelaria, o celular passou a fazer parte dos itens levados pelos alunos para as escolas. Muito além de ser um canal de contato com os pais, os celulares cumprem a função de atender ao desejo de crianças e adolescentes de se manterem atualizados sobre o que acontece fora das salas de aula. Mas, o uso do equipamento tem preocupado profissionais de saúde e de educação por ser um concorrente direto com a atenção aos conteúdos ministrados e a participação efetiva nas demais atividades pedagógicas.

A constante presença de aparelhos eletrônicos no cotidiano fez surgir um novo problema de saúde mental: o medo de ficar sem o aparelho, a chamada Nomofobia, que já é reconhecida pela Classificação Internacional de Doenças (CID). A psicóloga do Colégio GGE, Luciana Rios, explica que os efeitos observados no uso excessivo são comparáveis aos vícios comportamentais e de substâncias, a exemplo do abuso de álcool, drogas ou de jogos de azar. “A dependência do celular pode levar a sintomas semelhantes aos vícios, incluindo ansiedade, irritabilidade e dificuldades em manter o foco em atividades essenciais”. 

A especialista explica ainda que a utilização sem controle pode ter um peso a mais na infância e na adolescência. “Pode causar danos emocionais, sociais e psicológicos, principalmente durante essas fases de crescimento, devido à pressão para se manter constantemente conectado e on-line. Essa cobrança social para não perder nenhuma interação nas redes sociais pode ter efeitos profundos e negativos”, alerta a psicóloga Luciana Rios. 

Os prejuízos também englobam o comprometimento progressivo da capacidade de focar a atenção, o que representa um risco para a fase escolar. Isso ocorre porque o cérebro é forçado a fazer escolhas constantes e rápidas durante o uso do dispositivo, prejudicando a concentração em atividades pedagógicas e no dia a dia fora da escola. “O efeito se reflete na dificuldade de concentração em atividades que requerem atenção prolongada e profunda, como estudar para provas, completar tarefas escolares ou participar de conversas mais significativas. Alternar entre tarefas e a necessidade de responder imediatamente às notificações prejudicam a capacidade de focar em uma única ação por um período extenso, prática que é fundamental para a aprendizagem eficaz e o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas”. 

No Colégio GGE, já existe um protocolo sobre os celulares nas unidades da Instituição, que estão localizadas nas cidades de Caruaru, Aldeia, Recife, Petrolina e João Pessoa. “Existe uma parceria entre professores e alunos para que os celulares sejam deixados em suportes específicos para essa finalidade que foram colocados em todas as salas. Esse procedimento assegura que os celulares não se tornem uma fonte de distração e permite que a atenção dos alunos esteja voltada para as atividades pedagógicas”.

A psicóloga orienta ainda que é preciso lidar de maneira equilibrada com essa realidade para que isso não cause um ruído na relação entre a equipe pedagógica e os estudantes. “Quando o uso do celular é necessário para fins pedagógicos, ele é realizado de forma supervisionada e estruturada. Os professores orientam o uso dos dispositivos para garantir que estejam sendo empregados de maneira relevante para o aprendizado. Isso permite que a tecnologia seja integrada ao processo educacional de forma que enriqueça a experiência de aprendizagem sem comprometer a concentração e a qualidade do ensino”, finalizou.