segunda-feira, 27 de julho de 2020

Ball Corporation implanta creche em Fernando de Noronha

Acreditando na educação ambiental como esperança para o futuro, a Ball Corporation implanta em Fernando de Noronha, o espaço Cantos de Leitura, Creche com foco na educação sustentável, que irá beneficiar cerca de 250 crianças da Ilha, de até 5 anos. O espaço de interação também comportará uma biblioteca com acervo de mais de 1.200 livros e irá empregar mais de 70 funcionários da Instituição de Educação Infantil Bem me Quer. A obra já foi iniciada e é realizada pela Rede Educare. A previsão da entrega é o outubro deste ano.

Para a Ball Corporation, uma das maiores recicladoras e fabricantes de latas do mundo, o investimento em ações que fomentem a sustentabilidade é uma urgência do planeta. "Estaremos juntos com Noronha pois a ilha, com toda a sua riqueza ambiental, é um espaço incrível para que pessoas de todo o mundo possam experimentar cada vez mais o turismo sustentável. E a Ball, por produzir a embalagem mais amiga do meio ambiente, acredita que essa experiência só pode ampliar o consumo consciente", afirma Estevão Braga, Gerente de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul. Segundo Estevão, o Cantos de Leitura é a primeira iniciativa parte de um projeto maior da empresa com a ilha, que colocará o Arquipélago em uma rota inovadora completamente conectada com ações pensadas para o futuro.

Ao investir na educação, na sustentabilidade e na cultura, o Cantos de Leitura contribui com a geração de novos leitores e a criação de um espaço para sociabilização social das comunidades, tendo a leitura e os livros como ponte. "Além de estimular o prazer pelo ato de ler queremos promover o respeito a natureza, a sustentabilidade e também a autoestima de pessoas que nunca tiveram acesso a um livro em suas vidas”, comenta Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare. “O projeto tem como premissa ‘Aprender a ser’, ‘Aprender a fazer’, ‘Aprender a conviver’ e ‘Aprender a conhecer’, princípios ensinados pelo educador Jacques Delors”, completa Kátia Brasileiro.

Rio Ave abre showroom com novo conceito ao mercado imobiliário

Para apresentar ao mercado e criar experiência sensorial com o público de seu novo residencial de alto padrão na Zona Sul, a Rio Ave – com mais de 50 anos de atuação e referência no mercado de alto padrão - traz novo conceito de showroom ao mercado imobiliário. Uniu parceiros de peso de diversos segmentos e abriu o espaço, nesta quarta-feira (22). O showroom tem 200 m2 e traz diversos detalhes e elementos naturais que vão compor o novo residencial de alto padrão em Boa Viagem, o Alameda Brunehilde Trajano. Inovador e de projeto arrojado, o conceito leva a assinatura de empresas como Florense, Tidelli, Villa Garden, Eco Green, Casa Revest e Kriese Automação Residencial e Light Design.

Os detalhes vão desde o projeto, iluminação, paisagismo, à arquitetura e mobiliário. “A ideia é a pessoa ter a vivência do pé na areia, do verde e dos elementos naturais e não só o concreto – como será no empreendimento - e perceber também inovação, segurança e conforto”, observa Carolina. Itens da arquitetura industrial também são utilizados na estrutura. Além de visita agendada individualmente e atendimento personalizado, são adotadas medidas sanitárias de segurança no showroom.

O Alameda Brunehilde Trajano é um residencial de alto padrão, que será erguido na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem. Serão duas torres, mall de serviços e de conveniência integrado ao empreendimento e ainda uma praça como gentileza à cidade, em terreno de 5 mil metros quadrados, onde antes era a Galeria Alameda Center. O projeto verde leva a assinatura do arquiteto paisagista Alex Hanazaki, reconhecido internacionalmente por transformar jardins em verdadeiras obras de arte, e o projeto arquitetônico é assinado pela Metro Arquitetura. Entre os diferenciais, há inúmeras áreas verdes e diversos equipamentos para lazer, em espaços ao ar livre para a família. Na estrutura, madeira, plantas, pedras, água e até areia para trazer a sensação de praia. Tudo com modernidade, inovação e segurança. Em duas semanas de pré-venda, a Rio Ave já comercializou 70% das unidades deste empreendimento.

-Localizado na Rua dos Navegantes, esquina com Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira;

-Ocupará 5 mil metros², onde antes funcionou a Galeria Alameda Center;

-Empreendimento multiúso com mall de serviços e de conveniência integrado e uma praça como gentileza à cidade;

-Serão duas torres, uma com 32 e outra com 31 pavimentos;

-Total de 94 apartamentos;

-Plantas com apartamentos de 175m2 e 180m2;

-Todos com quatro suítes;

-Três vagas de garagem por apartamento;

-Várias áreas verdes e espaços ao ar livre;

-Elementos naturais como madeira, plantas, pedras e água integram a estrutura;

-Projeto paisagístico é do arquiteto paisagista Alex Hanazaki, reconhecido internacionalmente por transformar jardins em verdadeiras obras de arte;

-Nas áreas comuns, haverá terraços arborizados para leitura e convivência, piscinas e diversos equipamentos para a prática de atividades físicas ao ar livre como academia, quadra e gym garden;

-Prainha com quadra de beach tênis, redário, slackline e espiribol para trazer o clima de praia para dentro do residencial;

-Infraestrutura completa para eventos, salão e spa para serviços como massagem e manicure, coworking, bicicletário e pet place (com pet wash e parcão);

-Brinquedotecas infantis, um espaço aventura a céu aberto e uma ludoteca climatizada;

-Projeto arquitetônico é da Metro Arquitetura.

-Projeto de interiores é da SMA Arquitetos.



Pernambuco abre 258 novos leitos no Sertão para enfrentamento à Covid-19

O governador Paulo Câmara, mantendo seu compromisso com a qualificação da rede de atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 no Sertão do Estado, inaugurou, na manhã do último sábado (25.07), três novos equipamentos em Petrolina e Serra Talhada, sendo dois hospitais de campanha e a primeira etapa do Hospital Eduardo Campos (HEC). Ao todo, serão disponibilizados mais 258 leitos, sendo 30 de UTI e os demais de enfermaria, para a rede estadual de saúde, dentro do maior esforço sanitário e logístico da história da saúde pública pernambucana. As vagas serão abertas gradativamente, seguindo os fluxos administrativos e de assistência necessários ao pleno funcionamento e garantia da segurança e cuidado aos pernambucanos.

A primeira parada do governador foi em Petrolina, para conhecer a estrutura do hospital de campanha, montado com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão no terreno do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Gerido pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz, o serviço iniciará suas atividades com 20 leitos de enfermaria, chegando à capacidade máxima de 100, sendo cinco leitos de estabilização com respiradores.

“São 100 leitos que estão sendo disponibilizados e que vão se juntar à infraestrutura já existente. O intuito é justamente fortalecer a IV Macrorregião, que abrange o Sertão do São Francisco e do Araripe. As estruturas já estão prontas e os equipamentos, disponibilizados. Nós temos ainda 40 novos respiradores que vamos distribuir da melhor forma na região”, disse Paulo Câmara.

Ao todo, 175 profissionais atuarão na estrutura, garantindo atendimento não apenas à população de Petrolina, mas para mais de dois milhões de pessoas das 53 cidades que integram a Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede Peba) – 25 de Pernambuco e 28 da Bahia.

“Petrolina é uma das nossas referências como polo de saúde no Sertão pernambucano, e também de parte de cidades da Bahia. O hospital de campanha vem se somar às estruturas que já estão funcionando na localidade, como a UPAE e os leitos contratualizados no Neurocárdio, neste momento em que os números ainda apontam uma tendência de aumento na demanda por atendimento. Estamos permanentemente dialogando com a população sobre as medidas de segurança e higiene, além da importância do isolamento social, por acreditarmos que a prevenção ainda é a melhor solução para enfrentarmos esse delicado momento e doenças graves como a provocada pelo novo coronavírus”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com o secretário, o Governo de Pernambuco tem empenhado todos os esforços necessários para enfrentar a pandemia, e continuará trabalhando para ofertar a estrutura necessária à população. Em Petrolina, além de André Longo, o governador estava acompanhado do deputado federal Sebastião Oliveira e do deputado estadual Lucas Ramos.

Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, Paulo Câmara inaugurou a primeira etapa do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC). Na unidade, colocou também em funcionamento outro hospital de campanha, voltado para o tratamento da Covid-19. O governador e o secretário de Saúde entregaram os primeiros 10 leitos de UTI da unidade. Com uma programação gradual de abertura, o novo equipamento contará com 58 vagas, sendo 30 de UTI, para compor a rede de enfrentamento ao novo coronavírus.

Essa estrutura funcionará integrada ao hospital de campanha, montado em sua área externa, que inicia as operações com 20 vagas de enfermaria, sendo duas de estabilização com suporte de ventilador, e chegará à capacidade máxima de 100 leitos gradualmente. Para erguer a estrutura, foram investidos R$ 1,3 milhão do Governo de Pernambuco. Ambos têm gestão do Hospital Tricentenário, que está contratando mais de 400 funcionários para atender cerca de 842 mil habitantes de 35 municípios das VI, X e XI Geres, que englobam a Macrorregional III.

“Temos a oportunidade de entregar essa primeira etapa do Hospital Eduardo Campos já adaptada para atender pacientes da Covid-19. Esperamos, com isso, dar uma condição de atendimento adequada e que abranja toda essa macrorregião. Serra Talhada e Petrolina estão recebendo novas estruturas e o Sertão ganha uma melhor condição de enfrentar a pandemia. Esperamos a estabilidade dos números para iniciarmos o processo de convivência, como acontece na Região Metropolitana do Recife”, afirmou Paulo Câmara.

O Hospital Eduardo Campos conta com a estrutura mais moderna do Sertão de Pernambuco, construída com investimentos da ordem de R$ 32 milhões. Após a inauguração das próximas etapas, a expectativa é que o montante gasto na edificação ultrapasse os R$ 47 milhões. Até o final do ano, será aberta a segunda fase de construção, com a inauguração de mais 14 leitos de internação, emergência geral com 39 leitos, ambulatório, além de outras estruturas administrativas e operacionais.

No próximo ano, será entregue a terceira etapa das obras. Quando estiver em sua plena capacidade, o hospital contará com cerca de 200 leitos, sendo 140 de internação. Ao todo, o hospital terá 10 mil metros quadrados de área construída, ampliando ainda mais o atendimento ao trauma e outras patologias na região, e evitando que a população sertaneja precise se deslocar para outras cidades ou para a capital.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Amanhã tem live sobre a volta às aulas presenciais

A maior dúvida dos pais de alunos é sobre a higienização e os cuidados dos espaços em que os estudantes deverão ocupar quando for autorizada a volta às aulas em Pernambuco. Os colégios devem readequar os espaços e manter uma higienização que evite qualquer tipo de contaminação entre os alunos nos espaços de uso comum. Por isso, o Colégio Motivo irá promover nesta terça-feira (28), uma live com o médico infectologista Dr. João Prats (foto), para conversar sobre como deve acontecer esse retorno e as medidas que devem ser tomadas para que os estudantes voltem em segurança.

A live será realizada a partir das 19h na plataforma Eventials, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://www.eventials.com/webcastescolas/retorno-as-aulas-presenciais-orientacoes-com-o-infectologista-dr-joao-prats-2/

Dr João Prats é médico infectologista, consultor em doenças infecciosas em Oncohematologia e Transplantes de Medula Óssea na BP – A Beneficiência Portuguesa de São Paulo. Além disso, ele é Doutorando em Infectologia e membro do Grupo de Infecções Fúngicas da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. O médico é professor e consultor do grupo Saber Educacional.

Testes rápidos da Covid-19 são oferecidos pelo SESI Saúde à população

Para ajudar no combate à pandemia e zelar pela saúde da população, o SESI Saúde está realizando testes rápidos para detecção da Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na rua Frei Cassimiro, nº 88, no bairro de Santo Amaro. O exame precisa ser previamente agendado, por meio do telefone 3202-9300, e custa R$ 118 para o público geral, já os trabalhadores da indústria e seus dependentes que apresentarem os documentos pessoais e o contracheque atualizado têm até 20% de desconto.

Aplicado pelos técnicos de Enfermagem do SESI-PE, o exame identifica, em cerca de meia hora, se a pessoa tem anticorpos contra o coronavírus. O procedimento é feito a partir de duas amostras de sangue do paciente, na ponta do dedo, e utiliza a metodologia imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo).

Os resultados indicarão a presença ou a ausência dos anticorpos e são chamados de IgM (aponta se o paciente está ou esteve infectado e se o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção) e IgG (indica se o paciente teve infecção anterior, com pelo menos três semanas, e está possivelmente imunizado).

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas realizem os testes rápidos. Com a iniciativa, o SESI-PE espera contribuir diretamente com o aumento da capacidade de testagem na cidade do Recife e ajudar no diagnóstico precoce dos pacientes. “Várias medidas de prevenção estão sendo adotadas e uma das mais importantes é a massificação da testagem, pois, dessa forma, será possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a disseminação dessa doença altamente contagiosa. Nosso objetivo é cuidar da saúde da população, sobretudo dos trabalhadores da indústria”, comenta a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra.

SERVIÇO
Testes rápidos da Covid-19 do SESI Saúde
Local: Rua Frei Cassimiro, nº 88, no bairro de Santo Amaro
Valor: R$ 118 para o público geral. Trabalhadores da indústria têm direito a até 20% de desconto nesse valor
Marcação de exames: 3202-9300

Imprensa FIEPE

Funase oferta 120 vagas em cursos profissionalizantes para socioeducandos

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, deu início, nesta segunda (27), a cursos profissionalizantes para 120 adolescentes e jovens em internação. Esse total de inseridos, o maior registrado em uma única semana desde o início da pandemia da Covid-19, está sendo viabilizado graças a uma oferta descentralizada, com turmas formadas por número reduzido de alunos em quatro unidades socioeducativas do Estado. Todos os cursos têm certificação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), parceiro da Funase.

As aulas estão sendo ministradas por agentes socioeducativos e outros instrutores vinculados ao Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da instituição. O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, tem o maior número de alunos inseridos nas turmas: 80. Eles estão participando dos cursos de Introdução ao Reparo de Computadores, Encadernação Manual Artística, Tapeçaria, Introdução aos Cinco Sensos e Corte de Cabelo Masculino. Cada uma dessas temáticas tem 16 matriculados, mas a distribuição deles em sala de aula ocorre em dias e horários alternados.

A oferta de vagas também está ocorrendo no Interior. No Case Timbaúba, na Mata Norte, há 20 socioeducandos matriculados: cinco em Informática Intermediária, seis em Informática Básica, quatro em Informática Avançada e cinco em Operador Logístico. No Case Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, outros 16 alunos iniciaram o curso de Corte de Cabelo Masculino. Já no Agreste, o Case Caruaru recebeu o curso de Artesanato em Material Reciclável, com uma turma de quatro alunos. Na semana passada, adolescentes atendidos na unidade ao lado – o Centro de Internação Provisória (Cenip) – haviam começado aulas de tapeçaria.

De acordo com o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, a mobilização das equipes das unidades socioeducativas envolvidas, por meio de coordenadores, profissionais técnicos e agentes socioeducativos, tem sido fundamental para assegurar a oferta de cursos. “Temos contado com o empenho dos gestores locais para não interromper o atendimento aos socioeducandos. A mobilização dos agentes socioeducativos para atuarem na educação profissional é fundamental nesse processo. Em breve, teremos a oferta permanente de cursos também em Garanhuns”, afirmou.

Imprensa Funase

Celpe é a empresa mais reclamada após retomada do Procon Pernambuco

A sede do Procon Pernambuco retornou com o atendimento presencial no último dia 13 de julho e, de lá pra cá, já foram realizados 969 atendimentos. A empresa com o maior número de reclamações é Celpe, 58 consumidores abriram reclamação contra a Companhia, a grande maioria por conta de cobranças indevidas e/ou abusivas. Os atendimentos estão acontecendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O segundo lugar de reclamações, com 35 queixas, está com a Via Varejo, que engloba o grupo Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Neste caso, a maior parte das reclamações é por publicidade enganosa e atraso na entrega do produto. As reclamações são abertas e na sequência são marcadas as audiências para a realização da conciliação entre consumidor e fornecedor.

As outras empresas mais reclamadas completando o ranking das cinco mais, nesse período de 15 dias de atendimento presencial, são: a OI móvel (31 reclamações); Magazine Luiza (26 reclamações); e a Oi Fixo (20 reclamações). “O órgão está trabalhando com todos os cuidados necessários para evitar aglomerações e, assim, oferecer mais segurança para consumidores e servidores”, explica o gerente de atendimento, Pedro Cavalcanti. No local, foram instaladas placas de acrílico, que separam consumidor e servidor, além de tapete sanitizante e da disponibilização de álcool gel para higienização das mãos.

Mesmo com o retorno do atendimento presencial, o consumidor continua podendo tirar dúvidas e fazer denúncias pelos canais remotos. São eles: 0800.282.1512 e o WhatsApp: (81) 3181.7000.

Imprensa Procon PE

Tapete Sanitizante ajuda no combate ao novo coronavírus

A atual pandemia do novo coronavírus tem feito com que nos preocupemos mais com a higiene. Lutar contra um inimigo microscópico requer a adoção de uma rotina de limpeza mais rígida. A principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é lavar sempre as mãos, com água e sabão, tomando cuidado para limpar entre os dedos e unhas, ou aplicar álcool em gel 70% quando não for possível o método anterior.

Essas orientações da OMS são fundamentais para evitar o contágio direto entre os indivíduos. Entretanto, é importante que cada um de nós adote hábitos de higiene também nos afazeres diários. Dessa forma, podemos impedir a propagação do vírus que está no ar ou depositado em superfícies. Isso incluí medidas de prevenção na ida ao mercado ou farmácia, no trajeto ao trabalho ou até mesmo recebendo produtos em casa.

Em tempos de pandemia, a busca por inovações que tornem a vida das pessoas mais fácil, prática e segura virou prioridade para a Ferreira Costa. Com base nisso, o Home Center Ferreira Costa vem procurando cada vez mais estar atento aos produtos que proporcionem a prevenção, como o novo tapete Sanitizante. Com ele, você consegue criar uma área de desinfecção de vírus e bactérias para os sapatos na porta de sua casa ou de seu estabelecimento comercial. 

Sabemos que o tapete é um item importante para a entrada do lar ou do comércio. Além de receber os visitantes, ele serve para reter sujeira e microrganismos. Agora ele se tornou ainda mais essencial, proporcionando segurança e proteção para você e sua família. Com o tapete Sanitizante, você pode reduzir mais de 90% da contaminação que você traria de fora para dentro de casa. Basta aplicar uma solução higienizadora no capacho e limpar os calçados antes de entrar.

O tapete foi criado no início da pandemia e do mês de maio para cá, o Home Center Ferreira Costa teve um aumento de 120% nas vendas do item. A população em geral vem tentando se proteger da melhor forma possível. Além das lojas físicas da Ferreira Costa, o tapete Sanitizante pode ser adquirido através do site www.ferreiracosta.com com a opção de clique e retire ou receber no conforto do seu lar.

Olinda oferece atendimento fonoaudiológico para pacientes pós-Covid

Duas vezes por semana, nas segundas e terças, das 7h às 17h, o Centro de Reabilitação de Olinda, em Bairro Novo, oferece o atendimento de forma presencial ou remota para os pacientes que apresentem sequelas pós-Covid, com sintomas relacionados à área fonoaudiológica como disfagia, que seria dificuldade na deglutição dos alimentos ou saliva; disfonia (rouquidão) ou perda da qualidade vocal. A unidade está localizada na Rua Professor José Cândido Pessoa, 1216. O contato telefônico com a Rede de Reabilitação do município de Olinda pode ser feito através do número 3431-6785.

O atendimento é oferecido para crianças e adultos. Os pequenos são recebidos pela fonoaudióloga Joseane Fontes, já os maiores de idade são atendidos pela fono Albelisa Souto, que recomenda aos olindenses que apresentem sequelas após o Coronavírus a procura dos especialistas da rede de reabilitação municipal.

“Nosso tratamento busca uma melhor qualidade de vida, proporcionando aos pacientes uma melhor funcionalidade em sua alimentação e comunicação. O atendimento fonoaudiológico busca reabilitar os pacientes que apresentam perdas funcionais relacionadas a voz e deglutição”, disse Albelisa

Imprensa Olinda

Diagnosticados com Covid-19 devem redobrar os cuidados com a higiene na volta ao trabalho, diz especialista

Com o avanço para a quinta etapa do plano de retomada econômica, o Governo de Pernambuco liberou que os escritórios voltem a funcionar com 50% da carga. Para o retorno ao trabalho presencial ser seguro, as empresas precisam adotar medidas para proteger os funcionários da Covid-19 e os trabalhadores devem se prevenir, até os que foram infectados com coronavírus. Agora que esses diagnosticados já estão recuperados e saudáveis, como devem voltar ao cotidiano em escritórios, fábricas e outros ambientes de trabalho? Quais os cuidados devem ser tomados para preservar a vida dessas pessoas e dos que estão ao redor, como os colegas de trabalho?

O médico do trabalho do SESI Saúde, Luiz Regueira, explica que o retorno dos diagnosticados às atividades profissionais só deve ser liberado após a alta médica. “Quando o paciente passa até 15 dias afastado, é recomendável que ele fique três dias sem apresentar sintomas para estar apto a exercer as funções profissionais. Já nos casos mais graves em que o enfermo passa mais de 30 dias afastado é necessário estar assintomático, ter a alta previdenciária e realizar o exame ocupacional de retorno ao trabalho”, disse.

De volta ao ambiente laboral, onde os equipamentos são de uso coletivo, o indicado por Regueira, que soma mais de 35 anos de experiência como profissional de saúde no SESI-PE, é redobrar os cuidados com a higiene e usar sempre máscara de proteção. “Lavar com frequência as mãos até os punhos com água e sabão, evitar tocar no rosto quando as mãos não estiverem higienizadas e não compartilhar itens de uso pessoal são alguns hábitos que os recuperados devem manter para preservar a própria saúde e a de todos. Se tem um legado que essa doença deixará é a importância da prática da higiene para prevenir outros vírus, germes e bactérias que provocam doenças respiratórias”, comentou. Outra dica é reforçar o sistema imunológico, aderindo uma alimentação balanceada rica em frutas e proteínas, praticando exercício físico, ingerindo bastante líquido e dormindo bem.

Já para as empresas receberem esse funcionário com cautela o recomendado é elaborar um plano de contingenciamento da doença, com ações de saúde e segurança, ampliar a frequência da limpeza dos pisos, corrimãos, móveis, bancadas, maçanetas e banheiros, além de abrir as janelas para arejar o local duas vezes ao dia por, no mínimo, 30 minutos. Tomando todas essas medidas preventivas, a empresa diminui o absenteísmo coletivo e zela pela saúde dos trabalhadores, enquanto as autoridades de saúde pública investigam medidas curativas. “Em torno de 20 a 30% da população estará com coronavírus, mas não terá febre, tosse e dificuldade de respirar. Essas pessoas são apenas transmissoras, portanto é preciso que todos se protejam”, enfatiza Regueira.

Imprensa FIEPE

#NinguémSoltaAMãoDeninguém [40]

Esta é a Karina Rodini, de Curitiba - PR, que luta contra uma doença rara, a neurofibromatose, doença rara que faz surgir o crescimento de tumores no sistema nervoso. Ela mesma nos conta sobre sua luta.

Acompanhe a Karina no Instagram:


Aqui é o link para doações:


A seguir, o relato dela:



Oieee
Tudo bem?
Sou a Karina moro em Curitiba no Paraná.
Tenho uma doença rara chamada Neurofibromatose,essa doença faz com que tumores cresçam sem parar. Estou com tumores grandes pesando aprox 45kg nas pernas. Estou fazendo uma campanha no meu Instagram para o meu tratamento. Para cobrir alguns gastos que estou tendo com plano de saúde,medicamentos e curativos e transportes para as consultas.
Gostaria de ajuda para obter divulgar 🙏🏻❤️

CONTA PARA AJUDAR
AG:2553
OP:013
CONTA:39420-8
CPF:069.307.299.73
Karina Andressa Rodini


ME AJUDE NESSA LUTA
COMPARTILHE MINHA HISTÓRIA.

#GiselleGomes Bíblia, Fé e Política: a força que nunca seca em tempos de pandemia

Tomei emprestado este título desta música do Chico César pois falar de Bíblia, Fé e Política na atualidade dentro das igrejas cristãs significa falar de força, luta e resistência. 

É um processo educativo para despertar as lideranças religiosas e leigas para a importância de uma inserção transformadora nas relações sociais vigentes, através de uma organização coletiva e com embasamento teológico que responda aos anseios do povo, até porque a desigualdade social é gritante. Sendo assim, a unidade da Igreja é gerada a partir de uma construção de força, luta e resistência.

A unidade da Igreja é percebida na diversidade dos caminhos que percorremos e ainda assim, continuamos Um. Um quando o nosso olhar é para a Bíblia. Um quando o nosso olhar é para a fé nos credos. Um quando voltamos o nosso olhar para uma política que garante os Direitos dos pobres e dos excluídos da sociedade em que vivemos.

É uma nova história a ser construída com força política, com fé em Deus e com a proclamação da Palavra. Como semente que vai fermentando a terra, que sejamos portadores de uma nova vida, ajudando a construir um novo céu e uma nova terra. 

Que Deus sempre nos mostre o caminho através da sua Palavra que liberta. Que a força que vem de Deus nunca seque dentro dos nossos corações.


Revda. Giselle Gomes 
(Coordenadora Estadual das Evangélicas pela Igualdade de Gênero EIG- Pernambuco e membro do Fórum de Mulheres Cristãs de Pernambuco)

Frente de Luta pede 100% da frota dos ônibus no Grande Recife

A Frente de Luta pelo Transporte Público, por meio dos seus coordenadores Pedro Josephi e Márcio Morais, protocolou pedido, nesta segunda-feira, para que seja aprovado um cronograma para retorno de 100% (cem por cento) da frota de ônibus do Sistema de Transporte do Grande Recife.

O pedido vai ser apreciado na próxima sexta-feira, 31/07, às 10h, quando se reúne o Conselho Superior de Transporte Metropolitano, presidido pelo Secretário Marcelo Bruto. 

Segundo Pedro Josephi, que é advogado e membro do Conselho, “o número de veículos, em tempos normais, já não atendia à demanda da população. O Grande Recife desativou diversas linhas, reduziu o número de viagens e de veículos, mas além de grande parte dos serviços já terem voltado a funcionar, o metrô está funcionando em horário reduzido. Isso tem causado inúmeros transtornos a quem precisa do transporte para se deslocar. Por isso, queremos que o Conselho aprove a volta imediata de 100% da frota”.

Além deste ponto, serão apresentados os trabalhos do Governo para concessão dos Terminais Integrados para iniciativa privada administrar. Na última sexta-feira, 24/07, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pelo projeto, realizou audiência pública de forma virtual para coletar as sugestões e críticas da população.

O Conselho deliberará também sobre a permanência de algumas linhas, no bairro do Ibura, que tiveram, durante a pandemia, os seus itinerários alterados para o centro, sem a necessidade de ida ao Terminal Tancredo Neves, atendendo um antigo pleito dos moradores do Bairro. “Defendemos e conseguimos o compromisso do Grande Recife para permanência das linhas da forma como estão, mas, por precaução, queremos que o CSTM aprove, pois as linhas deixarão de ser do SEI para poderem ir diretamente ao centro da cidade”, complementa Josephi.

Quanto a Prefeitura do Recife já gastou com a Covid-19?

A pergunta que parece nāo ter resposta motivou a realizaçāo da Nota Técnica de N⁰05  do mandato Ivan Moraes (PSol-PE), que pode ser vista em nota técnica aqui: https://bit.ly/notatecnica05Igastoscovidrecife

Para cada problema identificado, apontamos uma soluçāo técnica simples e de rápida execuçāo. 

Resta agora, sem dúvida alguma, apenas vontade política da Prefeitura do Recife para dar a devida transparência em relaçāo aos gastos da gestāo com a covid-19.

O que foi lançado de forma correta no Portal da Transparência, conforme determina a lei federal de n⁰ 13.979/2020, a gente mostra de forma descomplicada, aqui: https://gastoscovid.recife.br/

Imprensa Ivan Moraes

Dr. Francisquinho, memória viva de Camaragibe

Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, é uma cidade que tem muitas histórias, algumas delas de ainda antes da sua emancipação, na década de 1980. Engenhos como o Timbi e o Camaragibe trazem muito de memória, inclusive da história do Brasil. O nome "Timbi", em tupi, significa "água que bate nas pedras do rio".

Os grandes engenhos de cana de açúcar do século XVI, que abrigavam famílias de cristãos-novos (judeus forçosamente convertidos ao catolicismo), como a de Branca Dias, vinda de Portugal com 11 filhos, para fugir da Inquisição Europeia. Ao longo dos séculos, a terra dos índios camarás passou a ter muito mais histórias e personagens.

Por conta disso, personagens como o Dr. Francisquinho  - à direita na foto ao lado do ator Pedro Dias, que o interpretou na peça Camaragibe: Redescobrindo sua História - que é da família Correa de Araújo, dona do Engenho Timbi, cuja sede existe até hoje e recebe visitantes, quase sempre estudantes de colégios da região. Na casa grande, há um rico acervo histórico, com a mobília e muitos objetos de uso cotidiano. 

Conversando com Dr. Franisquinho, se observa como o sentimento de pertencer a Camaragibe existe, mesmo antes da emancipação (até 1982 Camaragibe era um distrito de São Lourenço da Mata). "Eu me sinto camaragibense desde que nasci", afirma. Isso fez a diferença pra ele, quando Camaragibe se emancipou e acabou sendo convidado para ser o primeiro secretário de obras do município. "Nunca fui político e quando fui chamado pra secretaria, ainda falei que não sou engenheiro civil, sou engenheiro agronômico", conta.

No entanto, sua passagem à frente da Secretaria de Obras de Camaragibe durou até 1988.Mais de 100 ruas foram asfaltadas e quatro escolas foram construídas, além da sede da prefeitura. "Me orgulho de nunca ter pedido um centavo de empréstimo, tudo foi feito com recursos próprios dos contribuintes", afirma Dr. Francisquinho. Emoção semelhante foi a de se ver interpretado (pelo ator Pedro Dias, com ele na foto)  na peça Camaragibe Redescobrindo sua História. "Fiquei muito feliz de ver a história da cidade sendo mostrada para as novas gerações".