segunda-feira, 27 de julho de 2020

Frente de Luta pede 100% da frota dos ônibus no Grande Recife

A Frente de Luta pelo Transporte Público, por meio dos seus coordenadores Pedro Josephi e Márcio Morais, protocolou pedido, nesta segunda-feira, para que seja aprovado um cronograma para retorno de 100% (cem por cento) da frota de ônibus do Sistema de Transporte do Grande Recife.

O pedido vai ser apreciado na próxima sexta-feira, 31/07, às 10h, quando se reúne o Conselho Superior de Transporte Metropolitano, presidido pelo Secretário Marcelo Bruto. 

Segundo Pedro Josephi, que é advogado e membro do Conselho, “o número de veículos, em tempos normais, já não atendia à demanda da população. O Grande Recife desativou diversas linhas, reduziu o número de viagens e de veículos, mas além de grande parte dos serviços já terem voltado a funcionar, o metrô está funcionando em horário reduzido. Isso tem causado inúmeros transtornos a quem precisa do transporte para se deslocar. Por isso, queremos que o Conselho aprove a volta imediata de 100% da frota”.

Além deste ponto, serão apresentados os trabalhos do Governo para concessão dos Terminais Integrados para iniciativa privada administrar. Na última sexta-feira, 24/07, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pelo projeto, realizou audiência pública de forma virtual para coletar as sugestões e críticas da população.

O Conselho deliberará também sobre a permanência de algumas linhas, no bairro do Ibura, que tiveram, durante a pandemia, os seus itinerários alterados para o centro, sem a necessidade de ida ao Terminal Tancredo Neves, atendendo um antigo pleito dos moradores do Bairro. “Defendemos e conseguimos o compromisso do Grande Recife para permanência das linhas da forma como estão, mas, por precaução, queremos que o CSTM aprove, pois as linhas deixarão de ser do SEI para poderem ir diretamente ao centro da cidade”, complementa Josephi.