segunda-feira, 27 de julho de 2020

Dr. Francisquinho, memória viva de Camaragibe

Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, é uma cidade que tem muitas histórias, algumas delas de ainda antes da sua emancipação, na década de 1980. Engenhos como o Timbi e o Camaragibe trazem muito de memória, inclusive da história do Brasil. O nome "Timbi", em tupi, significa "água que bate nas pedras do rio".

Os grandes engenhos de cana de açúcar do século XVI, que abrigavam famílias de cristãos-novos (judeus forçosamente convertidos ao catolicismo), como a de Branca Dias, vinda de Portugal com 11 filhos, para fugir da Inquisição Europeia. Ao longo dos séculos, a terra dos índios camarás passou a ter muito mais histórias e personagens.

Por conta disso, personagens como o Dr. Francisquinho  - à direita na foto ao lado do ator Pedro Dias, que o interpretou na peça Camaragibe: Redescobrindo sua História - que é da família Correa de Araújo, dona do Engenho Timbi, cuja sede existe até hoje e recebe visitantes, quase sempre estudantes de colégios da região. Na casa grande, há um rico acervo histórico, com a mobília e muitos objetos de uso cotidiano. 

Conversando com Dr. Franisquinho, se observa como o sentimento de pertencer a Camaragibe existe, mesmo antes da emancipação (até 1982 Camaragibe era um distrito de São Lourenço da Mata). "Eu me sinto camaragibense desde que nasci", afirma. Isso fez a diferença pra ele, quando Camaragibe se emancipou e acabou sendo convidado para ser o primeiro secretário de obras do município. "Nunca fui político e quando fui chamado pra secretaria, ainda falei que não sou engenheiro civil, sou engenheiro agronômico", conta.

No entanto, sua passagem à frente da Secretaria de Obras de Camaragibe durou até 1988.Mais de 100 ruas foram asfaltadas e quatro escolas foram construídas, além da sede da prefeitura. "Me orgulho de nunca ter pedido um centavo de empréstimo, tudo foi feito com recursos próprios dos contribuintes", afirma Dr. Francisquinho. Emoção semelhante foi a de se ver interpretado (pelo ator Pedro Dias, com ele na foto)  na peça Camaragibe Redescobrindo sua História. "Fiquei muito feliz de ver a história da cidade sendo mostrada para as novas gerações".