segunda-feira, 27 de julho de 2020

Testes rápidos da Covid-19 são oferecidos pelo SESI Saúde à população

Para ajudar no combate à pandemia e zelar pela saúde da população, o SESI Saúde está realizando testes rápidos para detecção da Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na rua Frei Cassimiro, nº 88, no bairro de Santo Amaro. O exame precisa ser previamente agendado, por meio do telefone 3202-9300, e custa R$ 118 para o público geral, já os trabalhadores da indústria e seus dependentes que apresentarem os documentos pessoais e o contracheque atualizado têm até 20% de desconto.

Aplicado pelos técnicos de Enfermagem do SESI-PE, o exame identifica, em cerca de meia hora, se a pessoa tem anticorpos contra o coronavírus. O procedimento é feito a partir de duas amostras de sangue do paciente, na ponta do dedo, e utiliza a metodologia imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo).

Os resultados indicarão a presença ou a ausência dos anticorpos e são chamados de IgM (aponta se o paciente está ou esteve infectado e se o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção) e IgG (indica se o paciente teve infecção anterior, com pelo menos três semanas, e está possivelmente imunizado).

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas realizem os testes rápidos. Com a iniciativa, o SESI-PE espera contribuir diretamente com o aumento da capacidade de testagem na cidade do Recife e ajudar no diagnóstico precoce dos pacientes. “Várias medidas de prevenção estão sendo adotadas e uma das mais importantes é a massificação da testagem, pois, dessa forma, será possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a disseminação dessa doença altamente contagiosa. Nosso objetivo é cuidar da saúde da população, sobretudo dos trabalhadores da indústria”, comenta a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra.

SERVIÇO
Testes rápidos da Covid-19 do SESI Saúde
Local: Rua Frei Cassimiro, nº 88, no bairro de Santo Amaro
Valor: R$ 118 para o público geral. Trabalhadores da indústria têm direito a até 20% de desconto nesse valor
Marcação de exames: 3202-9300

Imprensa FIEPE