sexta-feira, 24 de agosto de 2018

COMDICA e Prefeitura de Caruaru realizam 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) em parceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou na última quinta-feira (23) o 1º Fórum Comunitário e o Seminário para construção do Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA). A ação fez parte das atividades do Selo UNICEF, a fim de debater indicadores das políticas públicas do município concorrentes à edição 2017-2020, dedicadas às crianças e adolescentes. Foi também uma atividade do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) realizada com o intuito de convocar os envolvidos para dar prosseguimento aos trabalhos que vêm sendo realizados nesse sentido. O encontro aconteceu durante todo o dia na UNINASSAU.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve presente no evento, e destacou, em sua fala, o investimento em educação que vem realizando no município como caminho articulador para todas as políticas de atenção integral à criança e ao adolescente. “Nós estamos extremamente engajados não só na elaboração de mais um plano (PMIA), mas sobretudo, na necessidade de conseguir acolher os direitos as crianças e adolescentes do município”, frisou.

“Nós precisamos fazer com que nossos adolescentes venham com essa voz do diálogo, como as que ouvimos hoje, e não com a voz da violência, e como conselho a gente vem tentado fazer isso”, destacou Verônica Alves, presidente do COMDICA, após ouvir uma das adolescentes participantes do encontro falar sobre a importância da juventude se fazer presente e atuante nas políticas públicas voltadas para eles.

Participaram do encontro o secretariado municipal das pastas de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Políticas para Mulheres, Fazenda, Planejamento Orçamento e Gestão, além de representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, e dos conselhos Tutelar, Municipal de Assistência Social, e da presidência do COMDICA.

Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA)

É uma das atividades exigidas pela Fundação Abrinq, no Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que tem por objetivo estimular a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à promoção e à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, mediante suporte técnico aos gestores municipais que aderem à proposta, durante os quatro anos da gestão municipal, culminando no reconhecimento dos esforços realizados e dos resultados conseguidos.

Em 31 de julho de 2017 o Município de Caruaru assinou o Termo de Adesão para concorrer à edição Selo UNICEF 2017-2020. Sendo assim, a gestão municipal assumiu o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de zero à 18 anos incompletos, e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios de forma participativa e ainda, desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Selo UNICEF

É uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido, em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. Os municípios certificados passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Os maiores beneficiados são as crianças e os adolescentes que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade. 

Imprensa Caruaru

Domingo tem prova do concurso pra Soldado da PMPE

A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é a instituição organizadora do concurso público para o cargo de praça da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

NÚMERO DE INSCRITOS:
81.396 – ampla concorrência

368 - deficientes

VAGAS: 500 vagas para ampla concorrência
25 vagas para deficientes (5%)


DIA DE PROVA: domingo (26/08/18)

LOCAIS DE PROVA: 146 prédios, distribuídos no Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Arcoverde e Petrolina

HORÁRIOS DAS PROVAS: manhã: das 8h15 às 12h15. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. O candidato só poderá sair da sala de prova após quatro horas do seu início.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões. Não será admitido ingresso de candidato aos locais de realização da prova após o horário fixado para o fechamento dos portões.

Nota: NÃO será permitido o acesso de candidatos aos prédios, ou às salas de aplicação das provas, portando mochilas, bolsas, pochete ou quaisquer tipos de bagagens, armas, capacete, uso de boné, relógio ou óculos escuros, assim como a utilização de quaisquer materiais de consulta ou de quaisquer outros equipamentos eletrônicos, inclusive telefone celular, smartphones, smartwatches, ainda que desligado e sem a respectiva bateria, sob pena de ELIMINAÇÃO do concurso.

A comunicação entre os candidatos, utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos, ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta a códigos e à legislação também NÃO são permitidas.

CARTÃO INFORMATIVO: podem ser emitidos até o dia do exame (26/08/18), no site: http://www.upenet.com.br, no link link Praças da PM - 2018. Nesse caso, o candidato, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão. A Comissão não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova, por desconhecer o local de sua realização.

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO: para o acesso do candidato à sala de aplicação de provas, será necessária a apresentação do Cartão Informativo e do Documento de Identidade Original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes e, ainda, de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Documentação: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar de outras unidades da federação; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos); passaporte, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (modelo com foto).

Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

PROVAS: DA PRIMEIRA FASE DO CONCURSO - EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS: de caráter eliminatório e classificatório, esse exame consistirá de prova escrita que constará de 60 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, no gabarito padrão nas opções de A, B, C, D e E, e uma discursiva, em forma de redação dissertativa.


PROVA OBJETIVA – 60 Questões
Disciplinas
Número Total de Questões
Número Mínimo de Acertos
Conhecimentos de Língua Portuguesa
 15
06
Conhecimento de Matemática
10
04
Conhecimentos de Geografia
10
04
Conhecimentos de História
10
04
Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais
15
06
Cada questão da Prova Objetiva terá o valor de um ponto.
A prova será realizada em 4h.



GABARITO: O gabarito preliminar das provas será divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, após a conclusão da aplicação das provas.

RECURSOS: deverão se encaminhados para o e-mail: iaupe.pracapm2018@gmail.com, em até cinco dias úteis, a contar do primeiro dia útil após a sua divulgação.

CLASSIFICAÇÃO: Serão considerados aprovados na primeira etapa do concurso apenas os candidatos de que tratam os itens 7.1 e 7.1.1 do Edital que venham a ser considerados aptos em todas as fases dessa etapa. Todos os demais candidatos serão eliminados do concurso público.

A classificação dos candidatos na primeira etapa dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas no Exame de Habilidades e Conhecimentos, em conformidade com o que estabelecem os itens 6.5.1 e 6.5.2.1 do mesmo edital.

DAS ETAPAS DO CONCURSO:

DA PRIMEIRA ETAPA: Destinada à seleção de candidatos ao Curso de Formação de Praças PM, a Primeira Etapa constará das seguintes fases:

a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) 2ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório;

c) 3ª FASE: de Aptidão Física, de caráter eliminatório; e

c) 4ª FASE: Avaliação psicológica, de caráter eliminatório.

DA SEGUNDA ETAPA: A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação e Habilitação de Praças PM, de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Secretaria de Defesa Social, para o qual serão convocados apenas os 500 melhores classificados na primeira fase e considerados aptos em todas as demais fases da primeira etapa.

RESULTADO: O resultado final do Concurso será homologado através de Portaria Conjunta dos Secretários de Administração e de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do Estado, na qual constarão duas relações de candidatos classificados, em ordem crescente de classificação, contendo o nome do candidato e pontuação final, respectivamente, a primeira contendo todos os classificados e a segunda contendo, apenas, os candidatos classificados pessoas com deficiência.

VALIDADE: Este Concurso será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

DAS INSCRIÇÕES: aconteceram de 10/06/2018 a 16/07/2018, via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, mediante o pagamento no valor de R$ 135,00.

A Comissão lembra que será terminantemente proibido conduzir telefone celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico aos prédios dos locais de provas, sob a pena de ser excluído do processo de seleção.

Imprensa UPE

Ana Clara: essa bebezinha precisa de nossa ajuda

A Ana Clara é essa princesinha que está nos braços da mãe, a Andréa. Andréa e seu esposo Adriano são catadores de material reciclável e dormiam nas escadarias de uma igreja. Mas aí, Aninha nasceu e o casal decidiu alugar um pequeno quartinho, pagando R$ 50 por semana. Adriano começou a trabalhar fazendo bicos numa barraca de tapioca no Alto da Sé, em Olinda, enquanto Andréa cuida da filha. Nem é preciso dizer que a situação é complicadíssima para essa família, que não tem condições de cuidar da menina e por isso, eles precisam de doações. Uma parte do enxoval Andréa recebeu de uma outra mãe que perdera seu bebê na mesma maternidade onde Ana Clara nasceu. Mas agora, o casal precisa de fraldas, pomada pra assaduras e outros itens de higiene par a menina, além de alimentos parra o casal (a menina, de dois meses, está sendo amamentada). Diante dessa situação, a atriz e produtora Rafaela Quitino está mobilizando pessoas para ajudar essa família. "Quem quiser doar qualquer coisa, entra em contato comigo pelo meu Whatsapp (81) 99559-0061. Fiquei mesmo comovida com a história de vida deles e muito encantada com a Ana Clara", afirma Rafaela.

Roda de Diálogo no Morro da Conceição


O Rural e o Urbano em debate na UFRPE


Mata Assombrada em Olinda


Vamos ao teatro?


Obra ampliará oferta de água na cidade de Bom Conselho

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a empresa de produtos alimentícios Lactalis/ Batavo, em Bom Conselho, na região Agreste, firmaram um convênio para realizar uma obra que aumentará em 40% o volume da água que abastece a cidade. Além da ampliação da oferta hídrica, a população será beneficiada com a geração de mais empregos diretos e indiretos, através da melhoria da capacidade de produção da fábrica da Batavo, localizada no município. A obra vai receber um investimento de R$ 1,9 milhão, recursos do Governo do Estado, Compesa, prefeitura de Bom Conselho e da Lactalis. A iniciativa foi aprovada pelo governador Paulo Câmara por entender que a parceria trará benefícios à melhoria da qualidade de vida da população, além de contribuir com o desenvolvimento econômico do município.

Está previsto implantar sete quilômetros de adutora, entre um stand pipe - uma espécie de reservatório elevado que possibilita transportar a água por gravidade – e o ponto de derivação para Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Conselho. Desse total, cinco quilômetros serão assentados pela Lactalis e dois mil metros de tubulações serão implantadas na área urbana da cidade pela prefeitura do município, fruto de uma parceria estabelecida entre o presidente da Compesa, Roberto Tavares e o prefeito Danilo Godoy. Bombas e outros equipamentos das unidades de bombeamento também serão substituídos por versões mais atualizadas. Mais de 40 mil pessoas serão impactadas positivamente com a obra que tem um prazo de execução de 90 dias. Para reforçar o abastecimento da cidade será utilizada a água da Barragem do Bálsamo – manancial que já é responsável pelo atendimento de 60% da cidade. A Compesa vai aumentar a captação no Bálsamo e transportar esse incremento de água pela nova adutora que será assentada.

Os serviços de escavações para implantação da nova adutora serão feitos na estrada que liga Bom Conselho aos distritos de Rainha Izabel, Mata Verde, Baixa Grande e ao Sítio Coruja para possibilitar a execução da obra. “Em parceria com a Lactalis/ Batavo, tanto no investimento quanto na execução dos serviços, será promovida uma melhoria o abastecimento de Bom Conselho. A indústria também vai gerar mais oportunidades. Reforçamos que, durante a obra, pode haver paralisação no abastecimento para interligação e correção de possíveis rupturas na rede. Caso seja necessário, informaremos à população”, ressalta o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo.

Imprensa Compesa