sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Gota D'água deve reunir 10 mil foliões na sexta-feira de Carnaval

O desfile do bloco Gota D'água vai garantir a animação da Festa de Momo na próxima sexta-feira (24) de Carnaval, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Há 37 anos, o bloco dos funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) mantém a tradição de colocar na rua o cortejo de trios elétricos, bonecos gigantes e passistas de frevo, que inicia na Avenida Cruz Cabugá, passa pelo Parque Treze de Maio e encerra nas imediações da Assembleia Legislativa. Para este ano, o Gota vai presentear os foliões com novidades nas atrações. Pela primeira vez, a programação vai contar com a participação dos cantores Silvério Pessoa e Diego Cabral, além do já aguardado Trio Asas da América.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 10 mil pessoas no desfile de rua do Gota D'Água, como nos anos anteriores. O bloco também contará com a animação dos Trios Balada e Planeta, e de um carro de apoio - ainda podem ser anunciadas outras atrações, até a próxima semana. O bloco sairá pontualmente, às 20h30, da Compesa localizada na Avenida Cruz Cabugá (número 1387), e seguirá o percurso com cerca de quatro quilômetros.

"Antes existiam outros blocos que animavam esse bairro do Recife, mas que deixaram de desfilar, o que lamentamos muito. Hoje, só restou o Gota D'água para levar diversão e alegria aos moradores do bairro na sexta-feira de Carnaval. As comunidades da região aguardam com ansiedade esse dia", conta o presidente do Gota D'água, Jaime Meira, lembrando que este é o único bloco de companhias de saneamento do Brasil. Durante todo o trajeto, o cortejo do Gota contará com o apoio da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) para organizar o trânsito, e do 16º Batalhão da Polícia Militar, que vai disponibilizar efetivos da ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Choque e Cavalaria para acompanharem o desfile.

A concentração do Gota D'água começa às 17h, no pátio interno da Compesa. A programação, voltada para os colaboradores, familiares e convidados, terá os shows da Orquestra de Frevo 100% Mulher e do cantor Geraldo Maia e Orquestra. Também haverá apresentação de passistas de frevo, estandarte e bonecos gigantes. Para dar conforto aos foliões, será montada uma estrutura com palco, mesas e cadeiras, além de barracas padronizadas para venda de bebidas e comidas a preços populares.


SERVIÇO:

Bloco Gota D'água - 37 anos

Início do desfile de rua: às 20h30

Trajeto: começa na sede da Compesa da Cruz Cabugá (nº 1387, Santo Amaro), segue até o Parque Treze de Maio, e encerra nas imediações da Assembleia Legislativa.

Atrações: Trio Asas da América, Trio Balada, Trio Planeta, Diego Cabral, Silvério Pessoa e Orquestra, carro de apoio.



Imprensa Compesa

Congresso Mariano acontece em Gravatá neste fim de semana

A cidade de Gravatá, no Agreste, sedia o maior evento da região, dedicado a Nossa Senhora: Congresso Mariano Diocesano, indo de hoje(17) até domingo(19), no Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas). 

A Diocese de Caruaru sensível aos apelos da Igreja no Brasil promove o evento que reúne representações de todas as forças eclesiais para celebrar, refletir, estudar e se formar sobre temas marianos mais atuais, além de discernir modos de vivenciar o Ano Mariano. 

Na programação, encontro das imagens de Nossa Senhora vindas de Fátima em Portugal, e de Aparecida em São Paulo, procissão luminosa para o Alto do Cruzeiro, consagração da Diocese, palestras, oficinas, pregações e shows. Da sexta ao domingo, o evento é aberto ao público. Apenas a manhã e tarde do sábado (18) será restrita aos congressistas inscritos.

O Congresso contará com a presença de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru e presidente do evento, que coordenará os trabalhos. Os assessores principais serão os padres João Carlos de Almeida (padre Joãozinho SCJ), autor de livros e CDs sobre temas marianos e Fábio José de Farias Leite SDB, mestre em Teologia pelo Instituto Marianum em Roma. Além desses, vários especialistas nas mais diferentes áreas e vindos de diversos lugares ajudarão na reflexão e enriquecerão os momentos de estudo.

A Igreja do Brasil proclamou 2017 como Ano Mariano Nacional. A iniciativa celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima (1917). O caminho da reflexão já foi dado por Maria no Evangelho de João: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), expressão que é o coração do evento. O Congresso, num clima de fé e de oração, procura então descobrir como traduzir em atos práticos a indicação da Mãe de Jesus.

A iniciativa conta também com momentos públicos de devoção mariana (caminhadas, procissões, ofício, missa e celebrações) quando o Povo de Deus se unirá aos congressistas para celebrar as alegrias da “Serva do Senhor” (Lc 1,38).

O Congresso é um momento rico, oportunidade única de viver o tempo da graça do Ano Mariano e a colocar-se em caminho “apressadamente para a região montanhosa” (Lc 1,39) das periferias existenciais do nosso mundo levando aos corações humanos a alegria do Evangelho de Jesus.

Confira a programação completa:

CONGRESSO MARIANO DIOCESANO – FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER

17/02 – sexta-feira:

18h00: Saída das caminhadas simultâneas saindo da Igreja Matriz das Graças com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e da Comunidade Canção Nova com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

19h00: Encontro das procissões na Praça Rodolfo de Morais no centro de Gravatá, saudação de Dom Bernardino Marchiò, bispo diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano, acolhida aos congressistas e caminhada em direção à Quadra do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas).

19h30: Celebração de Abertura presidida por Dom Bernardino Marchió, Bispo Diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano

20h00: Palestras de abertura:
“O que significa Ano Mariano Nacional?”: Pe. Joãozinho, SCJ
“Quais os objetivos de um Congresso Mariano?” – Pe. Fábio José de Farias Leite

21h00: Apresentações Culturais


18/02 – sábado:

08h00: Acolhida – Credenciamento

09h00: Santa Missa


10h00:  Palestras:

“Lumen Gentium – Cap. VIII – Maria no mistério de Cristo e da Igreja” (Pe. Fábio José de Farias Leite)
“Aparecida – A mensagem para o Brasil a partir das reflexões do Papa à CNBB na JMJ (Pe. Joãozinho, SCJ)

14h00: Palestra: Propostas para a Ação evangelizadora no Ano Mariano (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva, coordenador diocesano de pastoral)

14h45: Distribuição dos congressistas pelas oficinas

15h00-17h00: Oficinas Temáticas:

Maria na Liturgia – com o Pe. Adriano Davi Curvelo de Souza
Maria nas Escrituras – com o Pe. José Bartolomeu Félix de Lima
Maria e a Devoção Popular – com o Pe. Sivonaldo Pedro de Oliveira
Os Papas e Maria – com o Pe. Emerson Mozart da Silva
Maria e o diálogo ecumênico – com o Pe. Everaldo Fernandes da Silva
Espiritualidade Mariana e o papel da mulher na Igreja – com Zezé da Comunidade Manaim
Maria nos Documentos da Igreja – com o Frei Luiz Vieira da Silva OFM Cap.
Aparições Marianas – com o Pe. Luiz Antônio da Silva Filho
As mensagens de Fátima – com o Pe. Janailton Alves da Silva
Maria numa Igreja em saída: Pastorais Sociais – com o Pe. Luiz Eduardo da S. Feitosa


19h00: Caminhada Luminosa em direção ao Cruzeiro com meditação do Terço – Consagração da Diocese à Nossa Senhora – Festa do Povo com a animação do Pe. Joãozinho SCJ.


19/02 – domingo – Encontrão Mariano

08h00: Oração Mariana – Ofício de Nossa Senhora (com explicação inicial) - Acolhida

09h00: Palestras:


“Os Dogmas Marianos” (Pe. Joãozinho, SCJ)
“As devoções marianas e os desvios da espiritualidade mariana” (Pe. Fábio José de Farias Leite )
“Síntese das Propostas para o Ano Mariano na Diocese” (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva)

12h00: Missa de Encerramento presidida pelo bispo de Caruaru e presidente do Congresso Mariano e concelebrada pelo clero da Diocese de Caruaru.


Mais informações:



Serviço:

Congresso Mariano Diocesano

De 17 a 19 de fevereiro
Instituto Nossa Senhora de Lourdes – Rua Dr. Regis Velho, Cruzeiro
Gravatá - PE
Evento aberto ao público sexta e sábado (noite) e Encontrão no domingo pela manhã
Inscrições: R$ 40,00 (apenas para as oficinas e atividades no sábado pela manhã e tarde)

Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana

Amanhã tem Resgatando Cidadania em Jaboatão

A Secretaria de Defesa Social – SDS, através da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC/SDS, oferece ações integradas de cidadania em bairros da Região Metropolitana do Recife e Mata Sul de Pernambuco.

Ao todo, 350 pessoas serão beneficiadas por meio do Projeto Resgatando Cidadania, que visa levar serviços gratuitos de documentação básica para população carente, promover a qualidade de vida e estreitar laços entre polícia e comunidade.

Para tirar a identidade, é necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento original junto com uma cópia, além de duas fotos 3 x 4 recentes com o fundo branco.

As ações sociais serão realizadas com o apoio de grandes parceiros, como o Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB/SDS, a Polícia Científica, a Prefeitura de Gameleira e o Governo Presente.


Serviços:

Jaboatão dos Guararapes
Dia: 18/02, a partir das 8h
Local: Escola de Referência Professor Benedito de Cunha Melo
Endereço: Av. Conjunto Praia do Sol, s/n, Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes - PE
Serviços: Emissão de 200 carteiras de identidade
Parceiros: GPAC/SDS/GGPOC/IITB e Governo Presente

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Consultores de crédito aposentados serão selecionados em março

Encerradas ontem, as inscrições para bancários aposentados interessados em trabalhar como consultores de crédito do Sebrae atraíram 1.466 interessados em todo o país. Agora, a instituição vai selecionar até 510 inscritos que integrarão uma rede nacional para auxiliar empresários de micro e pequenas empresas a conseguirem financiamento para capital de giro.

Os consultores selecionados começarão a prestar serviço a partir do dia 16 de março. Antes da divulgação do resultado final do edital, agendado para 9 de março, os aposentados inscritos participarão de um treinamento sobre o universo dos pequenos negócios entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março, e ao final serão avaliados.

De acordo com o edital, os consultores vão aconselhar os empresários e avaliar a capacidade de pagamento dos pequenos negócios. Além disso, eles receberão orientação para acessar linhas de crédito do Banco do Brasil. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018. A remuneração será de R$ 453 para cada empresa assessorada e os aposentados recrutados poderão trabalhar em casa. Ao final de cada atendimento, eles vão emitir um relatório comprovando o trabalho. Cada consultor deverá atender, em média, dez empresas por mês. A previsão é de que 70 mil pequenos negócios recebam o serviço durante o período.

Agência Sebrae de Notícias

Carnaval de Igarassu

Pensando em valorizar as atrações locais, a Prefeitura de Igarassu promove um carnaval de Paz dedicado às famílias e suas crianças contemplando uma programação cultural, rica em grupos de Maracatu, de Coco, Afoxé, Passistas de frevo, Blocos Líricos e outras manifestações artísticas da terra. 

Por conta da segurança e pensando em ofertar mais tranquilidade aos foliões, além de driblar a atual crise, o reinado de Momo em Igarassu será apenas nos horários da manhã e tarde, encerrando as festividades sempre às 18h. 

Já na abertura oficial, próximo dia 24, as apresentações terminarão às 22h. Os homenageados da folia 2017 no município serão, In Memoriam, Esdras Uchôa e Maria José de Souza, conhecida por Bichinha, diretora do bloco Ge rê rê, que há 28 anos desfila pelas ruas de Igarassu.

Confira a programação:

POLO INFANTIL/ PRAÇA CRUZ DE REBOUÇAS
Pensando em um carnaval onde as crianças possam se divertir e brincar, a gestão municipal promoverá na Praça de Cruz de Rebouças em um Polo Infantil, oficinas de frevo, atrações infantis e muito mais. A folia será nos dias 26, 27 e 28, sempre das 16h até 18h.

DOMINGO (26/02)
A abertura acontecerá com o Concurso de Fantasias Infanto-juvenil
- Atrações culturais infantis

SEGUNDA (27/02)
- Atrações culturais infantis
TERÇA (28/02)
   - Atrações culturais infantis

RECREAÇÃO
Para recreação das crianças, teremos alguns espaços que são:
PASSINHO DO FREVO
Uma oficina de frevo onde contará com bailarinos para orientar as crianças
PINTURA FACIAL
Terá maquiagem e pintura para a garotada cair no passo

PASSARELA CULTURAL /SÍTIO HISTÓRICO
SEXTA-FEIRA (24/02) - Abertura
19h às 22h
Abertura com Rala Coco Maria
Momento dos Homenageados
Cortejo do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu

SÁBADO (25/02) – DIA DO FREVO
15h às 18h
Desfile dos passistas com Orquestra
Orquestras de Frevo

DOMINGO (26/02) - DIA LÍRICO
16h às 18h
Orquestra Pau e Corda
Encontro dos Blocos Líricos

VILA SARAMANDAIA
12h às17h
Tradicional Banho de Cheiro

SEGUNDA-FEIRA (27/02) - DIA DOS CABOCLOS
15h às 18h
Tradicional encontro de Maracatus e Caboclinhos de Igarassu

TERÇA-FEIRA (28/02) – DIA DOR TAMBORES
15h às 18h


Secretaria de Imprensa de Igarassu

Governo de Pernambuco e Fida firmam convênio a fim de viabilizar US$ 40 milhões para agricultura familiar

Foi assinado o convênio de cooperação financeira entre o Governo de Pernambuco e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), entidade financeira ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), para viabilizar US$ 40 milhões para o fortalecimento da agricultura familiar. A parceria prevê um projeto que visa diversificar a produção agrícola, para produção de alimento e geração de renda, contemplando 40 municípios da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste Central e Agreste Setentrional.
Do montante total que será investido no projeto, US$ 20 milhões serão recursos do FIDA, outros US$ 16 milhões serão contrapartida do Governo de Pernambuco e o remanescente será captado a partir da contribuição dos beneficiários. O período de execução do projeto será de sete anos, a partir da data de entrada em vigor do acordo de financiamento com o FIDA. Ao todo, cerca de 35 mil famílias  serão beneficiados de forma direta com ações de caráter organizacional, assistência técnica e/ou investimentos produtivos.

FIDA - O FIDA é uma agência das Nações Unidas, que, em 1977, estabeleceu-se como uma instituição internacional de financiamento, sendo considerada como um dos principais objetivos alcançados da Conferência Mundial de Alimentos de 1974. A agência tem sede em Roma e atua em 100 países em todo o mundo. No Brasil, o FIDA vem atuando desde 1980 com foco em estados do Nordeste. Atualmente, as ações mais representativas do fundo na América Latina e região do Caribe concentram-se no Brasil.
As ações financiadas pelo FIDA consistem em contribuir para o aumento da renda e melhorar a subsistência, principalmente através da promoção de saneamento hídrico, apoiando o desenvolvimento agrícola e gestão dos recursos naturais; além de incentivar a participação da população pobres nos processos de desenvolvimento por meio da melhoria do acesso à educação, infraestrutura e outros serviços.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Inscrições para o InovAtiva Brasil vão até o dia 20

Quem quiser participar do InovAtiva Brasil, programa que oferece mentorias e acelera startups de forma gratuita, tem até o próximo dia 20 para aplicar seus projetos no primeiro ciclo de 2017. Os interessados devem acessar o site oficial  (www.inovativabrasil.com.br) e se candidatar a uma das 300 vagas para receber capacitação, mentoria e conexão com possíveis investidores. 

Podem submeter projetos startups que tenham negócios inovadores com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e que não tenham recebido investimentos de terceiros (investidor-anjo, fundo de investimento etc.) acima de R$ 500 mil. Em 2016, o InovAtiva Brasil recebeu 2.521 inscrições e selecionou 600 startups para serem aceleradas nos dois ciclos anuais. “O InovAtiva traz uma série de impactos positivos para as empresas participantes. Esses resultados podem ser percebidos na sobrevivência das empresas, no crescimento do quadro de funcionários, na expectativa de faturamento e na valorização das empresas no mercado em que atuam”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

O programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador, por meio de cursos gratuitos; acesso a uma ampla e qualificada rede de mentores nacionais e internacionais; conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas, para as finalistas do Programa; suporte para internacionalização; e vantagens adicionais na adesão a outros programas públicos e privados de instituições parceiras do InovAtiva Brasil.

Entre as atividades promovidas, destaca-se o bootcamp de encerramento do ciclo, um final de semana inteiro de imersão, no qual os representantes das empresas aceleradas participam de palestras, treinamento, dinâmicas e simulações de pitch. No último dia do evento, o demoday, eles têm a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca especializada de potenciais clientes, investidores e parceiros.

Agência Sebrae de Notícias

100 mil trabalhadores rurais entram em greve no Sertão

Na última quinta-feira (16) mais de 100 mil trabalhadores rurais assalariados da hortifruticultura cruzaram os braços na região do Vale do São Francisco, que compreende Pernambuco e Bahia. Os sindicatos avaliaram que estava impossível dar continuidade às negociações salariais, alegando que os empresários só propunham redução dos direitos conquistados nos últimos anos pela categoria. A última greve dos trabalhadores da hortifruticultura da região ocorreu há 13 anos.

Segundo os agricultores, os patrões estão querendo retirar as conquistas das convenções coletivas. Entre as propostas dos empresários estão: o fim dos 45 dias de estabilidade, sem demissões, após a data base da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT); o fim do pagamento das horas extras, sugerindo a criação do “banco de horas”; o fim do pagamento das “horas in tinere”, que são as horas gastas no trajeto para o trabalho quando não há transporte público para o estabelecimento; e a classe patronal sugere ainda que os trabalhadores passem a arcar com as despesas do transporte para o local de trabalho. As negociações da campanha salarial tiveram início em janeiro.

Após seis reuniões com a classe patronal, os sindicatos realizaram nova escuta da categoria em seus locais de trabalho, informando a proposta dos empresários. No dia 8, durante uma visita à empresa de hortifruti Shimabukuro, a dirigente sindical Simone Paim, do STR Petrolina, foi agredida verbal e fisicamente em frente aos trabalhadores. A agressora, a empresária chinesa Mikiko Koshiama Shimabukuro, foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os trabalhadores decidiram, no dia 14, deflagrar a greve, que teve início após o prazo legal de 48 horas. As negociações foram conduzidas pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Inajá e Belém do São Francisco, em Pernambuco, pelos STRs de mais cinco cidades da Bahia; pelas federações de trabalhadores assalariados rurais de Pernambuco (Fetaepe), trabalhadores na agricultura de Pernambuco (FETAPE) e da Bahia (FETAG).

Os trabalhadores reivindicam piso salarial unificado em R$ 987,00, cesta básica e um reajuste de 10% para os que recebem salário acima do piso. O diretor de política salarial da FETAPE, Gilvan José Antunes, afirma que “os empresários não reconhecem que os milhares trabalhadores e trabalhadoras assalariados da hortifruticultura têm contribuído diretamente para o desenvolvimento da região do Vale do São Francisco”. Antunes reclama que o patronato continua apresentando propostas que ameaçam os direitos da categoria. “A negociação da campanha salarial está travada, por isso é importante a deflagração da greve. Não podemos aceitar retrocessos. Se os patrões mudarem a posição, a categoria estará aberta ao diálogo”.

Brasil de Fato - PE

Rede de esgoto de Recife e Olinda recebe ações de limpeza

Para garantir que o Carnaval ocorra sem transtornos para a população, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está executando, desde o início do ano, ações preventivas de limpeza na rede coletora de esgoto nas ruas que estão localizadas nos focos de folia. Já foram executados serviços como desobstruções e pequenos reparos em cerca de cinco mil metros de tubulações que atendem a área dos principais polos carnavalescos de Olinda e Recife, na Região Metropolitana (RMR). As ações devem prosseguir até o dia 22 de fevereiro.

Só na cidade do Recife, até agora, já foram realizados mais de 65 reparos na rede situada nos percursos dos blocos Galo da Madrugada, Cabeça de Touro, Turma da Jaqueira, Parque da Macaxeira, Parque da Jaqueira, Pátio de São Pedro, Gota DÁgua e Os Irresponsáveis. "O trabalho começou com um prévio planejamento dos principais percursos e locais de concentração das festividades. Fizemos um cronograma de ações, que iniciamos com vistorias, para verificar a necessidade de atuação e execução dos serviços, já determinada no momento do diagnóstico", informa o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto.

As ruas Imperial, Avenida Sul, Avenida Cruz Cabugá e Estrada do Encanamento já receberam os serviços de limpeza e desobstrução da rede coletora de esgoto. Em Olinda, foram limpos mais de quatro mil metros de rede nas ruas Bica dos Quatro Cantos, Avenida Sigismundo Gonçalves e Avenida Joaquim Nabuco, entre outras vias. "Realizamos um trabalho preventivo intenso, mas contamos com a contribuição das pessoas para descartar o lixo no local correto, e não na rede coletora de esgoto. Essa iniciativa é fundamental para evitar os extravasamentos", explica Ricardo Barretto.

A Compesa executa as ações preventivas com a Odebrecht Ambiental, parceira no programa Cidade Saneada. "Fora os trabalhos de diagnóstico em pontos críticos da rede de esgoto, as equipes têm feito ações de desobstrução de redes e ramais, substituição de tampas de poços de visita (local por onde a rede de esgoto é vistoriada) e caixas de inspeção e ainda limpezas nas tubulações", detalha o diretor de operações, engenharia e obras da Odebrecht Ambiental em Pernambuco, Rodrigo Dias.

Além do trabalho preventivo, equipes de plantão também estarão realizando o atendimento, durante o dia e à noite, para fazer o diagnóstico e desobstrução da rede coletora de esgoto, evitando assim interferir nas comemorações do Carnaval. Para acionar os serviços de esgotamento sanitário e de água, a população pode ligar para o 0800.081.0185.

Imprensa Compesa

Vagas ampliadas para seleção do CFOA

Em portaria publicada ontem (16) no Boletim Geral da SDS, disponível no endereço www.sds.pe.gov.br, foram ampliadas as vagas para seleção interna do Curso de Formação de Oficiais da Administração (CFOA), que prevê ascensão na carreira profissional dos praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. 
Inicialmente, o edital do certame, publicado no final de janeiro, ofertava 90 para a PM e 54 para o Corpo de Bombeiros. Com a mudança, o quantitativo dobrou para PM, que passa a ter 194 vagas. No caso do CBMPE, vai para 60 oportunidades.
O CFOA dá a possibilidade de ascensão dos sargentos e subtenentes, as duas últimas graduações dos praças, ao oficialato. Quem for aprovado, torna-se tenente, melhorando sua remuneração e qualificando sua atuação na corporação. O último concurso realizado pelas corporações para formação de oficiais da administração ocorreu em 2009.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Incêndio destrói acampamento do MST em Gameleira

O Acampamento Riacho de Pedra no município de Gameleira, Zona da Mata sul de Pernambuco, foi atacado noite do domingo (12). Camponeses relatam em torno das 22h dois carros se aproximaram do acampamento e dispararam armas de fogo contra os acampados, que fugiram. Em seguida os atiradores atearam fogo em todos os barracos e pertences dos acampados. Os agricultores aguardavam posicionamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que prometera se posicionar em março.

Há três anos trabalhadores rurais sem-terra ocuparam as terras improdutivas da massa falida da Usina Pumaty. A usina fica no município de Joaquim Nabuco, mas as terras ocupadas, do antigo engenho, ficam na divisa de Gameleira e Água Preta. Sessenta famílias viviam no local. “A massa falida nada fazia naquelas terras. Mas os acampados têm muitas lavouras, passaram a produzir e comercializar na feira de Gameleira. Já vendem macaxeira, inhame, mandioca, melancia, hortaliças e feijão verde”, conta Vilma Maria, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Mas os vizinhos começaram a chegar no acampamento dizendo que iriam arrendar as terras, para não deixar os acampados tomarem conta”, afirma. Um homem identificado como “Zé do Carneiro” se afirma rendeiro da massa falida.

Vilma conta que no último mês de dezembro houve uma audiência na Comarca de Água Preta para debater a situação daquelas terras. Na audiência o responsável pela Comarca, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), teria dito que a situação não mudaria enquanto não houvesse um posicionamento oficial do Incra, o que deveria acontecer – a pedido da Justiça – dentro de um prazo de três meses. “O Incra precisa se posicionar, dizer se vai desapropriar as terras para a reforma agrária ou se vai colocar as famílias noutras terras”, diz Vilma Maria. Uma segunda audiência foi agendada para a primeira semana de março.

Mas na última sexta-feira (10) oficiais de justiça e policiais militares chegaram ao acampamento levando uma ordem de despejo. “Eles disseram que o juiz da comarca mudou e que o novo tinha assinado o despejo”, reclama a militante. O mandado de reintegração de posse (referente ao processo 0000977-24.2014.8.17.0140) é assinado pelo juiz Rodrigo Ramos Melgaço, que está em função cumulativa na Comarca de Água Preta. “Na sexta-feira tiraram o pessoal de lá. Mas na noite do sábado reocupamos”, conta Vilma. Das 60 famílias que deixaram o Acampamento Riacho de Pedra, 51 voltaram a ocupar 24 horas depois.

Na noite do domingo (12) capangas chegaram ao acampamento em dois carros, atirando. “Eles vieram prontos para matar. Todo mundo saiu correndo, deixando os pertences para trás. Uma companheira nossa, Valéria, ficou perdida. De madrugada fomos a um assentamento vizinho pedir ajuda e graças a Deus ela foi encontrada sem grandes ferimentos”, conta. Mas os capangas atearam fogo em todo o acampamento. “Até na motocicleta de Valéria tocaram fogo”, se queixa. Segundo Vilma, parte das famílias estão temporariamente em casas de familiares em municípios vizinhos. Outras, que não têm para onde ir, foram abrigadas num assentamento do MST próximo ao local do acampamento.

A militante do MST afirma que os capangas continuam na estrada, nas proximidades do acampamento, armados. “O povo não está nem conseguindo sair de casa. Nem conseguimos fazer o Boletim de Ocorrência ainda, porque estamos ameaçados”, conta.

Região com histórico de violência

Próximo ao acampamento atacado há as terras da Usina Estreliana. Segundo o dirigente nacional do MST Jaime Amorim, a usina foi a mais violenta da região durante a ditadura militar. “Naquela época eles chegaram a assassinar oito trabalhadores no pátio da Usina Estreliana. A violência na região é histórica e vem do Poder Judiciário, da polícia e dos proprietários que usam grupos paramilitares”, afirma Amorim. Tanto a Usina Estreliana como a Usina Pumaty estão falidas.

No acampamento Riacho de Pedra os camponeses ocuparam e já estavam se autossustentando com a produção. “Após a ordem de despejo, no dia 10, eles reocuparam defendendo a produção deles, para evitar que os proprietários e pistoleiros destruíssem a produção dos trabalhadores”, conta o dirigente do MST.

Além do Riacho de Pedra, o MST ocupa mais quatro engenhos nas proximidades: os engenhos São Gregório, Alegre 1, Alegre 2 e Pereira Grande, todos pertencentes à Usina Estreliana. Nos três primeiros vivem 114 famílias desde 1998. “Todos na mesma situação: briga judicial, violência da Usina Estreliana com grupos paramilitares e violência da Justiça sempre que tem reintegração de posse”, reclama Amorim.“O Incra nunca conseguiu legalizar. O proprietário sempre recorre à Justiça, ganham no Tribunal Regional Federal (TRF), nós ganhamos no Supremo Tribunal Federal (STF), mas eles recorrem novamente. No ano que vem essa batalha judicial completa 20 anos, sempre com ameaças de despejo”.

O dirigente do MST afirma que em 2005 o Incra pediu desapropriação de uma área de 1.800 hectares do Engenho Pereira Grande, da Usina Estreliana. Mas o proprietário recorreu e venceu na Justiça. “De lá para cá se seguiram uma série de violências contra os trabalhadores: despejos, ameaças, sequestros, assassinatos. E viemos denunciando isso desde 2005. O Incra não consegue finalizar a desapropriação. As famílias hoje estão acampadas ao lado do terreno, esperando o dia em que serão definitivamente assentados em Pereira Grande”, relata Jaime Amorim.

Ao lado dessa área há o Sítio do Meio, que também recebeu decreto de desapropriação e o Incra não conseguiu concluir. “As famílias estão nas terras, mas volta e meia também recebem ordem de despejo”, diz Jaime.

Desapropriação, produção e paz

O dirigente nacional do MST conta que no mesmo município de Gameleira o movimento conseguiu importantes vitórias: a desapropriação dos engenhos Pereirinha, Dona e Frei Godin. Antes engenhos, as terras hoje superaram a monocultura da cana. “Nenhum desses assentamentos planta cana. A maioria das famílias substituiu a cana por graviola, banana e acerola. No Frei Godin temos uma agroindústria de graviola. Nos engenhos Dona e Pereirinha temos experiências de produção agroecológica e de produção de peixe”, conta Jaime. “Isso é tudo o que a burguesia agrária dessa região não permitiu”.

Segundo Amorim, o movimento tem grandes objetivos para a região. “Uma hora o MST vai ganhar essas áreas em disputa e teremos a primeira grande área reformada da zona da cana. E vamos substituir a cultura da cana por diversificação da produção”, aposta.

Sobre a violência que ameaça os camponeses nas terras ocupadas, Jaime Amorim acredita que a única forma de evitar a violência é a desapropriação para reforma agrária. “O Estado precisa usar sua força para desapropriar as áreas que estavam improdutivas e que estão sendo reivindicadas pelos trabalhadores”, reclama. Segundo o MST, entre os dias 19 e 25 o movimento vai à sede regional do Incra, no Recife, reivindicar as desapropriações. “Queremos que o Incra tenha ousadia, no mínimo. Eles precisam usar toda sua capacidade técnica para desapropriar o engenho Riacho de Pedra e avançar na situação das outras áreas para concluir a desapropriação”.

Questionado sobre se o movimento tomará medidas judiciais em resposta aos ataques aos acampados, Jaime Amorim afirmou que o MST vai entrar com uma ação contra a violência e o ataque dos pistoleiros, mas é cético quanto ao seguimento do caso. “É uma ação que pouco repercute e pouco se espera, porque estamos ‘denunciando eles para eles mesmos’. Então dificilmente avança”. O ceticismo se dá porque, segundo Jaime, há um “conluio histórico de violência” entre o Poder Judiciário e os grandes proprietários de terras no Brasil. “Isso ocorre em todo o Estado brasileiro. Os parentes dos juízes são usineiros. Os usineiros têm parentes em todo o escalão da Justiça comum e federal. É território todo dominado: Poder Judiciário, Polícia Civil que são os delegados, Polícia Militar e grupos paramilitares”.

Apesar da atuação conjunta dessas forças, Jaime avisa que o MST não vai descansar ou desistir. “A saída que temos é continuar lutando, resistindo na terra, negociando com o Incra e denunciando o Poder Judiciário. Lutaremos pela desapropriação de toda a Usina Estreliana e de toda a Usina Pumaty. É a única forma de superar essa violência histórica da usina e da cana contra os trabalhadores da Zona da Mata sul de Pernambuco”.


Brasil de Fato - PE

Mudança nos comandos da Segurança Pública em Pernambuco

Na tarde de hoje (17), o Governo de Pernambuco promoveu mudanças nos comandos da Polícia Civil de Pernambuco e na Polícia Militar de Pernambuco. O coronel Vanildo Maranhão substituirá o coronel Carlos D’Albuquerque (foto à esquerda) no comando da Polícia Militar. Atualmente, o coronel Vanildo ocupa o cargo de diretor das Especializadas da PMPE. O delegado Joselito Amaral substituirá Antônio Barros (foto à direita) como chefe da Polícia Civil. Amaral é o atual diretor da Área Integrada Metropolitana. A transmissão dos cargos ocorrerá na segunda-feira (20).

O atual comandante do Estado-Maior da PMPE, coronel André Cavalcanti, assume o subcomando da corporação. Ele troca de posição com o coronel Adalberto Freitas, que passa a chefiar o Estado-Maior da Polícia Militar. Na Polícia Civil, o chefe-adjunto será o delegado Charles Gutiergues.

Crise -  A mudança de comando ocorreu porque a segurança pública de Pernambuco passa por uma crise institucional, que reflete em números: nos 31 dias do mês de janeiro deste ano, Pernambuco teve 479 homicídios, o maior número de assassinatos no estado dos últimos 10 anos. 

No Recife, 70 assassinatos foram registrados no mês passado, o equivalente a 10,63% dos 658 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) registrados no ano passado na capital. Na série anual, foram contabilizados 4.479 homicídios no estado em 2016, o número mais alto desde 2009, dois anos após a criação do Pacto Pela Vida.
Também aumentou o número de roubos e furtos de celulares no estado, com alta de 47% no ano passado. No País, o aumento de roubos de celulares foi de quase 50% no mesmo período.
Com informações da
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
e do Portal Brasil 247

Compesa busca parceiros no Reino Unido para investir em saneamento

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, irá  participar em Londres, na Inglaterra, na próxima segunda-feira (20), do evento mundial sobre Saneamento, o World Water-Tech Innovation Summit. Ele irá apresentar aos empresários do Reino Unido o modelo do Programa Cidade Saneada, a maior PPP (Parceria Público Privada) do setor no Brasil. 

A conferência acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro, mas Tavares ainda prossegue em Londres, até a sexta-feira (26), para cumprir agenda de reuniões organizadas pelo Consulado Britânico com investidores internacionais e empresas ligadas ao setor que querem expandir suas fronteiras. Roberto Tavares busca atrair parceiros para investir em Pernambuco, considerando que o Reino Unido é o país que tem mais tradição em parcerias com o setor privado. Foi lá também que surgiram as primeiras PPPs, no mundo.

O modelo da PPP em Pernambuco é um case de sucesso e é esse o caminho que a Compesa pretende seguir para ampliar os investimentos no interior do estado. O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, representantes do BNDES, além de consultorias brasileiras que atuam no setor do saneamento também participarão do evento em Londres.

Imprensa Compesa

Horário de verão termina neste domingo

O horário de verão acaba no próximo dia 19, na madrugada de sábado para domingo, a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.
Moradores das regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão e não precisam alterar o horário. 
Economia - A economia alcançada com o horário de verão será divulgada na próxima semana, informou o MME (Ministério de Minas e Energia).
A previsão do governo é que o horário de verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição passada, a adoção da medida possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo  -- das 18h às 21h -- nos últimos 10 anos.
O governo também afirma que há uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, que conta com 2,8 milhões de habitantes.
Portal UOL
Nota do Blog: Embora não tenhamos horário de verão, moradores dos estados do Norte e Nordeste precisam ficar atentos em relação a compromissos, horários de voos e programações televisivas, que normalmente seguem o horário de Brasília.

Itep participa de programa inovador para avaliação de alimentos orgânicos

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), através do Laboratório de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e de Bebidas Alcoólicas (LabTox), será uma das instituições responsáveis pela realização de análises de resíduos de agrotóxicos em produtos orgânicos oferecidos em diferentes cidades do País. Trata-se do programa de avaliação e monitoramento da qualidade de produtos orgânicos colocados no mercado brasileiro, cujas amostras serão coletadas por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em feiras e supermercados. 

Coordenado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), o programa foi elaborado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Novação (MCT&I) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Itep. O LabTox - ligado ao Núcleo Alimento Seguro e Sustentável do Itep - receberá, inicialmente, 320 amostras para avaliação.

Com uma legislação recente – regulamentada em 2011 – os alimentos orgânicos no Brasil seguem o chamado “controle social para a venda direta sem certificação”, ou seja, se baseiam na confiança do produtor e não exigem a certificação do produto. A ideia do programa é contribuir para o controle dos orgânicos em circulação no mercado nacional. Os alimentos coletados passarão por análises para monitorar a presença de 200 compostos distintos.

“Esperamos que o programa tenha sucesso, pois a atuação na área de controle dos alimentos orgânicos ainda é muito tímida. Também é importante a continuidade da ação para assegurar os benefícios alcançados”, aponta Adelia Araújo, gerente do Núcleo de Alimento Seguro e Sustentável do Itep.

As primeiras amostras chegarão ao Itep na próxima semana, provenientes do Estado da Paraíba. Também integram o programa o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz-RJ), o Laboratório de Toxicologia da Universidade de Brasília (UnB), o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Instituto Biológico de São Paulo (IB) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

CONSUMO – O consumo de alimentos orgânicos no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos interessados em manter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Segundo dados da Organics Brasil, ligada à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o mercado vem crescendo a uma taxa de 25% ao ano desde 2009. 

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Mais de 2 mil professores são nomeados em Pernambuco

O governo de Pernambuco começou hoje o processo de nomeação de 2.677 novos professores aprovados em Concurso Público. Após nomeação no Diário Oficial do Estado, os aprovados serão convocados no prazo legal de 30 dias para realização de perícia médica e posse.

Do total dos novos professores, 2.333 são para ensinar disciplinas como Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Educação Física. Outros 166 profissionais serão chamados para as vagas de braillista (intérprete de leitura e escrita Braille, para o ensino de alunos portadores de deficiência visual) e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ambos nos níveis médio e superior. A convocação ainda contempla 178 profissionais que atuarão nos cursos de educação profissional nas áreas de Ambiente e Saúde, Segurança do Trabalho, Produção Cultural e Design, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura  e Hospitalidade e Lazer.
 
Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, serão nomeados 735 candidatos aprovados a mais do que número das vagas previstas no edital (1.282), totalizando 2.017 candidatos nomeados nessas disciplinas.
 
A Região Metropolitana do Recife receberá 1.071 novos professores. Já no interior do Estado serão 1.606 novos docentes na Rede Estadual de Educação. Atualmente, Pernambuco possui 1.049 escolas, 37 mil professores e 610 mil estudantes.

O edital da seleção conta a oferta de 3 mil vagas distribuídas nas áreas da Educação Básica, Educação Especial e Educação Profissional. Ainda haverá a conclusão do certame para os profissionais de Biologia e instrutor de LIBRAS, com previsão de finalização para março deste ano.

IDEB - A Rede Estadual de Pernambuco vem apresentando uma evolução nos dados do Ideb desde 2007, saindo da 21ª posição até alcançar o primeiro lugar no ranking, em 2015. São registradas também outras conquistas importantes: Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o Ensino Médio desde 2007 e um dos dois que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb. É também o Estado que apresenta a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual. Esta diferença já havia sido de 2,6 pontos Hoje, é de apenas um ponto. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco