quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Cantor Conde Só Brega esta entre as atrações da festa da Padroeira de Maraial - PE


A paróquia de Maraial, na Mata Sul de Pernambuco, celebra, nesta quarta-feira (1) e quinta-feira (2), os 58 anos da Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores.

Nesta quarta-feira (1), às 18h30 acontece o Santo Terço, já às 19h, a Santa Missa na Matriz. Na quinta-feira (2), às 18h30 haverá procissão luminosa da Matriz de Nossa Senhora das Dores, na rua Dr. Cloves de Barros, no centro, até o terreno da futura Igreja Matriz, o percurso encerra com a Santa Missa em Ação de Graças pelos 58 anos da paróquia.

De acordo com a secretaria de Cultura e Lazer da cidade, após as atividades religiosas da quinta-feira (2), haverá shows artísticos, a partir das 20h, na Av. Salvador Teixeira, no centro da cidade. As bandas Gigantes e Sentimentos irão se apresentar. Os cantores Conde Só Brega e Erico Neto também estão na programação.

Festa de São Sebastião em Limoeiro

Atenta às demandas da população da Vila Urucuba, a Prefeitura de Limoeiro diversificou a programação da Festa de São Sebastião da comunidade, evento mais tradicional da Zona Rural do nosso município. 🤩😍

📍 Programação completa:

📌 02/02 (quinta-feira)
🎤 Show de Calouros
🎤 Nel Araujo

📌 03/02 (sexta-feira)
🎤 Índio Show
🎤 Grupo Plenitude
🎤 Garotos Show 

📌 04/02 (sábado)
🎤 Cézar Fontinelly 
🎤 Chacal
🎤 Léo Aliados

📌 05/02 (domingo)
🎤 Mestre Anderson Miguel & Ciranda Raiz da Mata Norte
🎤 Ítalo Bruno
🎤 Roberto Voice 

Festa de São Sebastião da Vila Urucuba: 140 anos de fé, cultura e tradição! ❤️

Descrição da imagem: O card apresenta a programação completa da 140ª Festa de São Sebastião da Vila Urucuba (Limoeiro/PE) e os logotipos do evento e da Prefeitura Municipal de Limoeiro.

Imprensa Limoeiro PE

Ansiedade pós-férias: como superar a insônia e dormir bem


A ansiedade pós-férias é aquela sensação de angústia que surge quando percebemos que em breve voltaremos à rotina. Muitas vezes, esse retorno acaba interferindo nas noites de sono, um dos momentos mais importantes de relaxamento e recuperação do corpo e mente. Seria maravilhoso se houvesse um botão para nos desligarmos das preocupações na hora de dormir, como não existe, ao deitar, a ansiedade pode não nos dá trégua e, ao contrário do relaxamento, surge a tensão e inquietamento, que faz a gente ficar se revirando na cama. 

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, apontou que 41,7% dos entrevistados que estão voltando das férias, tem apresentado distúrbios do sono, como dificuldades para dormir, pois é através de um boa noite de sono que são produzidas citocinas (proteínas responsáveis pelas defesas do organismo contra os processos infecciosos), além da restauração das funções cognitivas do cérebro, permitindo uma maior concentração nas tarefas do dia a dia, bem-estar, diminuindo o risco de quadros de depressão. 

A cama é um lugar sagrado. Por isso, é fundamental que ela seja um local aconchegante, reconfortante e que proporcione uma condição ideal para o descanso. Devido a isso, o Home Center Ferreira costa separou algumas dicas, em como melhorar a noite de sono. 

A primeira dica é a do colchão. Ele importa e muito! O conforto do colchão precisa estar em harmonia com as cobertas. Diferentes texturas de tecido podem trazer mais conforto para dias mais quentes e mais frios. O ideal seria colocar primeiro o lençol superior, depois o edredom mais “encorpado” por cima. Deixe uma manta ou cobertor mais fino sempre dobrado aos pés da cama, além de ficar elegante e útil para quem tem muito frio à noite. Prefira tecidos com fibras naturais, que aquecem e “respiram”. Lãs, flanelas, algodões e veludos são ótimos para a estação mais fria do ano. Para deixar decoração da cama mais completa, a dica é usar almofadas. Elas trazem cor e alegria para a decoração do quarto. 


Assim como o colchão, o Home Center também lembra sobre a importância de escolher o travesseiro com bastante cuidado. Isso porque ele não é um mero apoio para a sua cabeça. Sem uma estrutura adequada, o travesseiro pode ser responsável por dores como: cervicalgia, cefaleias, torcicolos, formigamentos nos braços e mãos. 

O importante é que ele se adapte à necessidade individual, considerando a distância entre a face e o ombro. Ao deitar, o ombro não deve ficar sobre o travesseiro, independentemente da posição utilizada. Para quem prefere ficar de lado, o ideal é que o travesseiro acomode bem o ombro e a cabeça. Usar outro travesseiro entre os joelhos ajuda a aliviar a pressão nas costas e alinhará o quadril e a região lombar, permitindo uma noite de sono ainda melhor. Evitar dormir de bruços é outra indicação, porque pode causar dores na coluna. Se for inevitável, o ideal é utilizar um travesseiro baixo no pescoço e outro sob a região abdominal para aliviar a pressão lombar. 

Ao escolher o travesseiro para uma criança, o cuidado deve ser redobrado. Como elas estão em crescimento, têm um tempo maior de sono e estão mais sujeitas a alterações posturais nessa fase. O uso de um travesseiro inadequado pode acabar trazendo vícios de postura. 

Trocar os travesseiros a cada dois anos é outro fator de extrema importância. Diferente de um colchão, a vida útil de um travesseiro é bem menor e deve ser respeitada para evitar dores e noites mal dormidas. 

É recomendado também usar uma capa e trocar a fronha do travesseiro a cada dois dias. Por estar em contato direto com o rosto, é normal que secreções acumulem e com o calor do corpo, formam um microclima favorável ao surgimento de ácaros, fungos e bactéria que podem causar vários problemas de saúde, entre eles, as alergias. Exponha o travesseiro à luz solar e ventilação, para evitar umidade. Se optar por uma limpeza mais profunda, consulte a etiqueta para verificar as recomendações do fabricante. 

Outra dica é ter sempre um tapete fofinho ao lado da cama, diminuindo o choque de temperatura ao levantar. Uma ideia legal é colocar um tapete sobre o outro (ou carpete). 

A Ferreira Costa também não podia esquecer da iluminação. É fundamental entender que a luz influencia o ritmo do nosso corpo, tanto a luz artificial das lâmpadas, quanto a luz natural, a luz do sol é o que regula nosso relógio biológico e faz com que funcione corretamente. A luz tem uma forte influência na produção de melatonina no organismo, que é o hormônio que nos manda alertas de que está na hora de dormir.  

Para se ter uma boa noite de sono, o corpo precisa começar a relaxar horas antes e a luz do quarto tem um papel importante nisso. A luz quente ou amarela induz o corpo ao relaxamento, sendo mais indicada para iluminar os quartos. Isso acontece porque as lâmpadas que emitem uma luz mais quente, de até 3.000K, criam um clima mais acolhedor, ideal para um ambiente de descanso. Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de estimular o sono, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho, salas e outros ambientes. 

E para quem anda se identificando com essa situação e vem sentindo falta de algum produto, eles podem ser encontrados no www.ferreiracosta.com, aplicativo ou nas lojas físicas. Mas, o mais importante é nunca esquecer de falar com um especialista. 

Sobre a Ferreira Costa: 

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Produção agrícola atrai visitantes a Bom Jardim no início do ano


Desde o dia 24 de janeiro o município do Bom Jardim, Agreste do Estado, tem vivenciado a festa do Co-padroeiro, São Sebastião. As comemorações acontecem nos quatro cantos da cidade, mas o que vem chamando a atenção dos visitantes são as variedades de frutas que o município vem cultivando ao longo dos anos. 

Como o maior produtor de limão do Agreste, Bom Jardim tem ao seu favor uma região brejeira que dá para cultivar a fruta na forma de cerqueiro, sem precisar da utilização de irrigação, e alguns produtores têm fontes de água que ajudam nesta atividade. Podemos encontrar esse trabalho nas localidades de Lagoa Comprida, Bizarra, Pindobinha, Várzea Alegre, Pedra Fina, Chã de Preguiça, Cacimba entre outras.

O coco e a graviola são outras frutas que vem crescendo na cidade. Um dos locais que cultivam esses produtos é a Fazenda Campinas, situada nas margens da PE-90, através da sua Fábrica Campinas, confecciona polpa e sucos, 95% de sua produção são exportadas para estados como: São Paulo, Paraná, Bahia e Ceará, ficando 1% de seus produtos a serem consumidos no estado pernambucano. A fábrica vem gerando empregos na região, atualmente 120 pessoas compõem o quadro de funcionários do estabelecimento. Outro ponto importante na cidade é o Sitio Pedra Fina, com sua grande quantidade de plantações de graviola. 

*Cursos de Qualificação*

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Juventude, com a Secretaria de Agricultura do município tem capacitado seus agricultores rurais e vem oferecendo variados cursos. Já foi disponibilizado aos munícipes através do Programa Qualifica Mais Bom Jardim, os de Culinária Rural, Bolo de Casamento, , Bolos e Tortas, Pães, Biscoitos e Bolachas, Bolo de Rolo, de Eletricistas e de Microempreendedor Individual. Os locais contemplados com a iniciativa foram Umari, Tamboatá e Bom Jardim. As ações tiveram a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Serviço Rural (Senar) e da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE). 

*Terra da Música*

Bom Jardim também é conhecido como a terra da música, o município possui um grêmio lítero musical, que tem papel fundamental nas manifestações culturais e religiosas da região, com suas belíssimas canções que encantam os bonjardinenses há quase cem anos. 

*Religiosidade* 

Há 105 anos Bom Jardim comemora a festa de São Sebastião. Mas essa história começa em meados de 1925, quando a peste bubônica assolava toda região do Agreste pernambucano, em decorrência do temor e da preocupação causadas pela doença, surgiu a ideia de fazer uma promessa para evitar a terrível ameaça. O Sr. Napoleão Gonçalves Souto Maior sugeriu a sua esposa fazer uma promessa a São Sebastião, para interceder a Deus contra a peste, já que o santo é protetor contra as epidemias, fome e guerra.

Caso fossem atendidos, teriam que pedir esmolas de porta em porta, para distribuir aos pobres, desesperados sem saber o que fazer, resolveu aceitar a sugestão de Dona Júlia do Nascimento de rezar, todos os anos, um novenário em louvor a São Sebastião. Na verdade, a epidemia não atingiu a cidade do Bom Jardim. Mas desde então, é comemorado em janeiro a festa do Co-padroeiro no município. A primeira Missa em honra ao glorioso Santo foi realizada em 1926.

Em 1964, Rinaldo Barros e Irineu Wilson reconstruíram a Capela São Sebastião com a cooperação do povo do município. Rinaldo Barros foi um personagem importante em Bom Jardim, na organização da festa de São Sebastião e na sua vida política. Sua filha, Fabiane Albuquerque, recorda das vezes que seu pai lutava para que as festividades acontecessem na cidade. 

“Impossível não se lembrar de Rinaldo Barros na tradicional festa do Mártir São Sebastião e o que ele fez durante os 32 anos como organizador da mesma. Ele tinha um programa que se chamava “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”, neste espaço Rinaldo pedia às pessoas dinheiro para ajudar os necessitados em qualquer tipo de situação, como alimentação, e até para poder fazer o sepultamento daqueles que não tinham a mínima condição. Foi vereador por cinco mandatos, e todo dinheiro que recebia com essa função, era para ajudar as pessoas com roupas e medicações”, afirmou Fabiane. 

*Atrações Culturais*

Neste final de semana, a prefeitura municipal apresentou shows com artistas consagrados para animar a noite dos bonjardineses. Sábado, 28 de janeiro, o público poderá curtir as apresentações de Batista Lima e a Banda Gatinha Manhosa. Já nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, dia da Festa, os munícipes poderão dançar ao som de Dorgival Dantas e de Márcia, “A Fenomenal”. Todas as atrações irão se apresentar no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa, centro da cidade, a partir das 22h.

Expo Mini na Ferreira Costa Tamarineira


A Expo Mini, o maior encontro de colecionadores de carrinhos em miniaturas acontecerá nos dias 04 e 05 de fevereiro no Mall do Home Center Ferreira Costa localizado na Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE. Para quem pretende frequentar o evento irá encontrar uma média de 2 a 3 mil miniaturas que pertencem a 15 colecionadores diferentes e alguns modelos estarão à venda a partir de R$14,99.  

O grupo que se intitula Pernambuco Diecast (Nome da liga metálica com a qual são feitas a maioria das miniaturas) agrega 12 clubes de colecionadores de 06 estados do Nordeste. Os perfis e focos são diferenciados, alguns colecionam por escala, sendo a 1:64 a mais comum; 1:43 como minis mais detalhados; as 1:24,1:18 e 1:6 são miniaturas maiores e com maiores detalhes (Essa numeração significa quanto a miniatura é menor em relação aos veículos reais). 

Mesmo dentro de cada escala, existem focos diferentes para cada colecionador. Uns colecionam por modelos, como: Ferraris, Porches, Fuscas e etc. Já outros, colecionam por ano ou até mesmo miniaturas temáticas de filmes e desenhos, mas, a grande maioria sempre começa colecionando carrinhos da Hot Wheels, da Marvel (a marca mais popular). 

Os encontros acontecem mensalmente, em alguns estados do Nordeste, sempre no primeiro sábado do mês. Essa periodicidade acontece desde que o Clube surgiu, em agosto de 2014, e já foram 69 encontros mensais ininterruptos. Apenas na época da pandemia que eles não aconteceram.  

Sobre a Ferreira Costa: 

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Prefeito de Goiana apresenta Plano de Expansão e Urbanização ao Ministério Público


Na manhã dessa quarta-feira (1º), aconteceu uma reunião no Ministério Público de Goiana e no Fórum da Comarca de Goiana - Desembargador Nunes Machado, onde o prefeito Eduardo Honório apresentou o Plano de Expansão e Urbanização da Prefeitura de Goiana para a promotora do município, Patrícia Ramalho Vasconcelos e à juíza de Direito, Aline Cardoso dos Santos. Os principais pontos do projeto são o Centro Poliesportivo e o Centro de Referência em Educação e Cultura (Escola do Futuro). "Com esse projeto pensamos no social e no desenvolvimento do município que vem através da educação", declarou o prefeito, Eduardo Honório.

O Centro Poliesportivo tem o objetivo de proporcionar um local de negócios, entretenimento, ensino, lazer, cultura, gastronomia, esportes e integração socioambiental.  Terá um estádio com capacidade para 10 mil pessoas, quadra poliesportiva para 6 mil pessoas, campo auxiliar, quadras abertas, pista de skate, pista de atletismo, caixa de areia, quadra de futevôlei e beach soccer, quadra society, piscina semi olímpica, centro administrativo, refeitório, lojas comerciais, espaço multiuso, auditório, espaço verde para caminhada e pátio de eventos. No centro será trabalhado o social, econômico, educação ambiental e inovação tecnológica. Além disso, o local oferecerá cursos voltados às áreas de conhecimento integradas com as necessidades do município, possibilitando um maior desenvolvimento na região.

Já o Centro de Referência em Educação e Cultura (Escola do Futuro) oferecerá um espaço de ensino extracurricular e complementar com objetivo de uma formação escolar que promova conhecimentos em que o patrimônio cultural, esportivo, artístico, tecnológico sejam incluídos. A Escola do Futuro atenderá estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e contemplará instalações de espaços esportivo, cultural e tecnológico. 

Para o arquiteto do Projeto de Expansão e Urbanização, Cláudio Manguinho, o projeto trará mais desenvolvimento para o município e região. "O complexo poderá ser usado para entretenimento e tem o lado social. As crianças terão cursos e aqueles que quiserem poderão se dedicar ao esporte", comentou.

Os projetos serão construídos na área de expansão de Goiana, próxima a PE-75. Participaram da reunião o prefeito Eduardo Honório, o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, os secretários municipais Maria Goretti e Gilberto Miranda e autoridades locais.

Imprensa Goiana PE 

Galo Ancestral empodera e legitima berço do Carnaval Recifense


Um galo majestoso que flerta com o futuro, ao mesmo tempo que reverencia suas origens carnavalescas e traz a representatividade da etnia brasileira e, sobretudo, da população negra, do nascimento dos brinquedos populares e do frevo. Estas são algumas das inspirações que o artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega bebeu para criar o "Galo Ancestral", alegoria que irá reinar absoluto na Ponte Duarte Coelho durante o Carnaval 2023. A aposição da obra de arte gigante na ponte matará as saudades dos brincantes e encerrará o hiato de dois anos de suspensão da folia devido às causas sanitárias.
 
Para o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, o encontro com o Galo Ancestral reverencia a cultura popular basilar  inerente ao ciclo momesco recifense. “Quando falamos em uma volta ‘com todos os Carnavais’, estamos atentos à diversidade, à pluralidade única desse ciclo cultural, no Recife, mas também às referências temporais, das várias épocas, encontrando assim as origens da folia. Isso nos remete à necessária reverência feita à cultura popular, ao surgimento de tudo, a quem está na base de um Carnaval singular, construído pela alegria e pela resistência das nossas manifestações originais, que norteiam e inspiram a Cidade da Música e da Cultura Patrimônio, o Recife, a ser o que ele é. Essa foi a fonte conceitual, traduzida claramente nas homenagens a Zenaide Bezerra e Dona Marivalda, mulheres negras que dedicaram a vida a um ofício apaixonado, no qual estão desde sempre. O frevo e o maracatu são, para elas, muito mais do que expressões culturais ou festa, são afirmações de luta, história, resistência e identidade, com a marca da paixão pela arte, a dança, a música, além de reconhecimento à ancestralidade. Assim nos encontramos com o Galo Ancestral”, pontua Mello.

Leopoldo Nóbrega, que assina a escultura, ressalta o empoderamento social presente na obra de arte. “Em reconhecimento à História e toda riqueza do legado afrodescendente para a formação multiétnica nacional, evocamos a nossa ancestralidade africana e brindamos um novo tempo colorido, de paz, igualdade, inclusão e valorização das diferenças como potência cultural e estímulo ao fortalecimento das identidades através do empoderamento social, das narrativas humanistas e práticas sustentáveis presentes na escultura gigante do Galo da Madrugada”.

Ao todo, serão mais de 7 toneladas de insumos utilizados, incluindo - além da estrutura de ferro - todos os revestimentos que sintonizam as tendências de moda e arte da obra. Toda a estrutura da alegoria é feita sob medida para ser encaixada no guindaste de 70 toneladas que garante a estabilidade do Galo na ponte. São cerca de 20h de trabalho na Ponte Duarte Coelho, que deve ser iniciado na noite do dia 16 de fevereiro. Quando pronto e montado, a alegoria chegará a 28 metros de altura. A obra de arte também traz traços cubistas e angulosos inspirados em Picasso que, por sua vez, também se inspirou na arte africana no início do século passado, e terá 90% de materiais e resíduos recicláveis.
 
Assim como suas duas últimas edições, também assinadas por Leopoldo Nóbrega e a designer e arquiteta Germana Xavier, a sustentabilidade e upcycling são fundamentais no processo de confecção da obra de arte gigante. A indumentária vem de descartes de tecidos como malhas e jeans coletados em cidades como Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe e também de revestimentos de pisos em eventos. “A gente vem com um galo pós-moderno, inclusivo e que dialoga com a redução de impactos ambientais”, ressalta Nóbrega, que manteve a co-criação da escultura gigante em parceria com mulheres artesãs de comunidades periféricas, como Bomba do Hemetério, Morro da Conceição, Santo Amaro e Ponto de Parada. É pelas mãos delas que a indumentária do Gigante da Ponte ganha vida. A formação das artesãs é fruto de metodologias próprias para Eco Arte Educação, idealizada pela Professora e Artista Plástica Maria do Carmo da Silveira Xavier, e vem acontecendo em oficinas permanentes através dos Núcleos Produtivos voluntários e solidários Arte Plenna, a exemplo do projeto Sonhar e Bordar, em parceria com a Artesã e Ativista Ester Bispo.  

 
Pela primeira vez, o Galo reverencia pretos e pardos, pilares da cultura carnavalesca e do surgimento dos brinquedos populares tão caros à população, como o próprio frevo. É pelas mentes e mãos da classe trabalhadora que surgiram todas as manifestações que permeiam o ciclo momesco. Maracatus são ligados às casas de santo, Caboclinhos idem, com suas reverências e referências afro-ameríndias, assim como os Ursos. Sejam Escolas de Samba, ou Afoxés, as ligações com a cultura de matriz religiosa africana e indígena corre e pulsa nas veias dos brincantes e suas manifestações únicas no Recife. Pois são justamente as manifestações populares que fazem da festa no Recife um Carnaval único, inclusivo, plural e popular.
 
A indumentária do Galo bebe na fonte de padronagens e paletas de cores africanas e Pernambucanas (ou AfroPernambucanas) e traz tons quentes, como as tonalidades presentes na bandeira de Pernambuco. “Teremos também tons flúor e metálicos. O Manto Sagrado do Galo terá uma cartela de cores vibrantes, com influências afropunk.  A roupa será um caleidoscópio em Patchwork de inspirações étnicas”, antecipa Leopoldo Nóbrega.  As pontas das asas serão douradas, em franca reverência a Oxum, deidade das águas, que também é reverenciada na cidade, cuja padroeira vem a ser Nossa Senhora do Carmo, em franco sincretismo com a ancestralidade negra. No pescoço, mais dourado, desta vez com um colar no estilo gargantilha africana. A cauda, por sua vez, traz todas as cores da paleta do arco-íris para rememorar que o Carnaval é, sim, de todos, todas e todes. Mosaicos de espelhos tecnológicos serão confeccionados com descartes de DVDs, iluminando a importância do consumo consciente e compondo a indumentária, reforçando o sagrado que reflete e transmuta as energias, presentes na gola e partes do figurino do gigante.
 
Na roupa, Leopoldo também mascarou alguns símbolos sagrados da folia. A exuberância de cores e texturas esconderá verdadeiros talismãs,  simbologias que fazem referência ao Frevo e Maracatus, como coroas, escudos e sombrinhas de frevo, que farão as vezes de proteção. A cabeça do Galo Ancestral será um espetáculo à parte. Pinturas africanas em cor branca irão adornar o rosto do Gigante, cuja crista passa a adotar dreadlocks, embelezados com fitas de múltiplas cores. Sua majestade, o Galo Ancestral, promete reinar na Ponte Duarte Coelho a partir da sexta-feira que antecede o Sábado de Zé Pereira, dia 17 de fevereiro.

Pretas Juntas assume mandato na Câmara do Recife

Dentre os três suplentes que tomaram posse na reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), a primeira a se dirigir à tribuna da Casa foi a vereadora Elaine Cristina, representando o Coletivo Pretas Juntas (PSOL). “Hoje é um dia histórico para o povo recifense, para as mulheres negras, mães, jovens e todos os grupos que tiveram seus direitos de participação política negados ao longo da história", afirmou. Ela assumiu a vaga de Dani Portela (PSOL), que foi eleita deputada estadual em 2022.

O Coletivo é composto por Elaine Cristina, que assumiu o nome parlamentar Pretas Juntas, e Débora Aguiar. Ambas fazem parte de um projeto político constituído, em sua maioria, por mulheres mães, negras e moradoras de favelas.

A vereadora Pretas Juntas enfatizou que os trabalhos serão conjuntos. "Pela primeira vez, a Casa de José Mariano vai receber uma mandata coletiva, um jeito nosso de compartilhar poder. Hoje, essa mandata coletiva chega aqui formada por mim, Elaine Cristina, nascida e criada em Roda de Fogo, mãe de Pedro, uma criança atípica e meu filho amado. Foi com ele que aprendi sobre a necessidade de lutar, por um sistema de saúde melhor, por uma educação inclusiva, por mais direitos para Pedro e tantas mães e crianças atípicas de nossa cidade”.

Ela enfatizou o papel de Débora Aguiar. Minha co-vereadora, Débora Aguiar, também faz parte dessa mandata: mais uma mulher negra jovem, LGBT, periférica, mãe de duas meninas, sendo uma delas, Nina, também uma criança atípica. Débora atua há mais de oito anos como defensora de direitos humanos, é educadora popular e amiga fiel do povo". Também citou diversos agradecimentos no plenário. "Gostaríamos de agradecer às que vieram antes de nós e tornaram possível estarmos aqui hoje. Nós somos o legado de Marielle Franco, que não será interrompido, Marielle Presente! Um agradecimento especial e caloroso a todas as pessoas que nos apoiaram, nossas eleitoras e eleitores que foram às urnas e depositaram seus desejos de esperança por uma nova estética política, uma política com a nossa cara, nosso jeito”.

A mais nova parlamentar do Recife citou que seguirá no compromisso de defesa intransigente da democracia e da ampliação de direitos, em especial direitos das mulheres, crianças, jovens, população LGBTQIAP+, população com deficiência, população negra e indígena, e o povo das periferias. “E por acreditar na democracia, temos o compromisso de trabalhar respeitando a todas e todos que fazem parte de nosso dia a dia, respeito ao trabalho de cada vereadora e vereador desta Casa, assim como as suas posições políticas, porque acreditamos que é na diversidade de pensamentos que construímos democracia”.

Imprensa Câmara Recife

Pernambuco registra 1º caso da subvariante XBB.1.5 do Coronavírus


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou nesta quarta-feira (01/02), a confirmação do 1º caso da subvariante XBB.1.5 da Covid-19 em território pernambucano. Esse resultado veio a partir do sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE), a partir de amostras de material biológico coletado dos pacientes.    

Ao todo, das 13 amostras positivas para a linhagem Ômicron, coletadas entre o final de novembro até dezembro de 2022, apenas uma registrou a presença da subvariante XBB.1.5. O caso é de um paciente do sexo masculino, da faixa etária de 70 anos e mais, morador do município do Recife. Nesse período, destaca-se, que não houve registro de alteração de gravidade dos casos de Covid-19 no Estado.

"A XBB.1.5, que já está circulando em todo o mundo desde de dezembro de 2022, foi identificada em Pernambuco, por isso, precisamos continuar com os cuidados de prevenção da Covid-19 e suas variantes. É fundamental que todos tenham consciência de que o vírus continua circulando e nossa principal aliada para a proteção são as vacinas", afirma a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.

A gestora também reforça a importância da dose de reforço, principalmente em idosos e pessoas imunossuprimidas. "Os idosos têm uma proteção imunobiológica menor do que os outros grupos populacionais. Alguns meses após as duas primeiras doses, há uma queda considerável dos anticorpos. Desta forma, é necessário conscientizar aqueles com 60 anos ou mais da importância em fazer as doses essenciais e o respectivo reforço vacinal. Essa medida favorece que o organismo desta população tenha uma quantidade de anticorpos suficiente para a proteção, reduzindo assim as chances de infecção e casos mais graves da doença, mais comuns nessa idade", alerta novamente Zilda Cavalcanti.

Pernambuco ainda não bateu a meta de 90% de vacinados para o grupo da faixa etária 60 anos e mais.  Atualmente, 63% e 76% da população com 60 a 69 anos e 70 anos e mais, respectivamente, estão com as quatro doses da vacina em dia (duas doses do esquema básico e dois reforços). Além da vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço recomendadas, medidas de prevenção como uso de máscara,  higienização das mãos e manutenção de ambientes arejados, contribuem para diminuir os riscos de transmissão da variante XBB.1.5.

Imprensa PE

FAB inicia controle do espaço aéreo Yanomami

 

A Força Aérea Brasileira iniciou às 0h desta quarta-feira (1º) o controle aéreo da área da Terra Indígena Yanomami e adjacências. A implantação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no espaço aéreo da Região Norte foi estabelecido com base no Decreto Presidencial N° 11.405/2023 e tem o objetivo de contribuir para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR). Trata-se da deflagração da Operação Escudo Yanomami 2023.

Com a implantação da Zida, haverá uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), e caberá ao Comando da Aeronáutica a adoção de Medidas de Controle do Espaço Aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica. Na Área Vermelha, somente as aeronaves envolvidas na Operação Escudo Yanomami 2023 estarão autorizadas.

As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Dentro destas medidas vão da identificação da aeronave, pedidos de mudança de rota e para pouso obrigatório até tiros de advertência e tiros de detenção, que “na realização de disparo de tiros com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do voo da aeronave transgressora."

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial durante a Operação Escudo Yanomami 2023, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando na área de interesse. Durante a operação a FAB vai utilizar aeronaves de modelos A-29, R-99 e E-99.

A Força Aérea Brasileira planeja, ainda, a instalação de um radar modelo TPS-B34, que pode ser aerotransportado de Santa Maria (RS), com o objetivo de aumentar a capacidade de defesa aérea, reforçando o poder de detecção e controle na região. As aeronaves radar E-99 e R-99 já estão em Roraima e o alerta de Defesa Aérea de Boa Vista foi reforçado.

Agência Brasil


Conselho de Administração de Suape aprova Marcio Guiot para presidência do complexo

 

Com 20 anos de expertise no setor, Marcio Guiot é o novo diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado no município de Ipojuca, no Grande Recife. A nomeação de Guiot - indicado pelo Governo de Pernambuco para comandar a estatal portuária - foi confirmada, na manhã desta quarta-feira (1/2), na segunda reunião ordinária do Conselho de Administração de Suape (Consad) em 2023, em cumprimento à norma regimental da empresa.

O executivo substitui o engenheiro Francisco Martins, que estava à frente do complexo desde novembro de 2022. O Consad é formado por 8 pessoas, tendo o arquiteto Marcos Baptista como presidente. A indicação de Guiot pelo governo estadual foi anunciada na segunda-feira (30) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

“A escolha do executivo para presidir o Complexo de Suape, um dos mais importantes polos industriais e de logística do Brasil, está em sintonia com o compromisso da governadora Raquel Lyra de atrair nomes técnicos para funções estratégicas na gestão pública”, pontua.

O secretário revela que o time que vem montando tem como missão elevar Suape a um novo patamar de competitividade, sustentabilidade, efetividade e adequação a um modelo de governança orientado à atração de investimentos.

PERFIL

Com 47 anos e natural do Rio de Janeiro, Guiot tem larga experiência no setor portuário, um dos mais importantes para desenvolvimento econômico local, regional e nacional.

Ele acumula passagens em cargos de liderança por várias companhias do segmento, além de ter atuado como consultor em diversos projetos. Foi diretor da Brasil Terminal Portuário (Porto de Santos), Porto de Itapoá (Santa Catarina) e Libra Terminais Santos (também em Santos) e superintendente da Ceará Terminal Operator (CTO), no Complexo de Pecém (São Gonçalo do Amarante).

Formado em Ciências Náuticas pela Academia de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, o novo diretor-presidente de Suape tem MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização em ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP) e cursos de desenvolvimento executivo no Brasil e no exterior.

PLANOS

Marcio Guiot destaca o estilo de gestão que vai conduzir à frente do porto-indústria, um dos mais movimentados e dinâmicos do Brasil. “Vamos trabalhar em sintonia com todas as partes envolvidas para que o complexo gere cada vez mais valor para os pernambucanos”, enfatiza, acrescentando que esse objetivo será alcançado por meio da valorização das pessoas, respeito ao meio ambiente, segurança jurídica e transparência para atrair mais negócios.

“A melhoria contínua dos nossos processos e o uso de tecnologia também proporcionarão mais eficiência nas operações, tornando o atracadouro mais competitivo no Brasil e no mundo”, enfatiza.

SOBRE SUAPE

Fundado há 44 anos, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas.

Situado a apenas 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes). Soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais, com mais de 220 empresas instaladas, gerando mais de 40 mil empregos. Exemplo em sustentabilidade, 59% do território ocupado pela estatal pernambucana compõem a Zona de Preservação Ecológica (ZEPC).

Em 2022, o atracadouro registrou movimentação de 24,7 milhões de toneladas, aumento de 12% em relação ao ano anterior (22 milhões de toneladas), mantendo a liderança nacional em transporte de granéis líquidos e navegação por cabotagem (entre os portos do país), e recorde de movimentação de contêineres no Norte/Nordeste.

Os granéis líquidos (derivados de petróleo) representam 72,1% do total de cargas transportadas, seguidos de carga conteinerizada (22,8%), granel sólido (2,7%) e carga geral solta (2,4%). Para este ano, a estimativa é de aumento de 8% em relação à movimentação do ano passado.


Imprensa Suape

Robertto Vitor canta no primeiro Praça Musical de Carnaval

 

Nesta quinta-feira (02), o Camará Shopping dá início à programação de Carnaval com a primeira apresentação de fevereiro do projeto Praça Musical. Quem se apresenta é o cantor Robertto Vitor, que vai cantar os sucessos do momento. O show é gratuito e acontece, a partir das 19h, no piso L3 do shopping.

Para o show desta quinta (02), Robertto Vitor trará um repertório novo, que incluirá MPB e muito frevo. Entre as canções que farão parte das duas horas de apresentação, clássicos do carnaval como “Turbilhão”, “O último regresso”, “Bela” e “Madeira do Rosarinho”. Será o momento de o público dançar e curtir o melhor da programação carnavalesca de Camaragibe.

Maioria do ouro vendido no país em 2021 tinha indício de ilegalidade

 

Nas últimas semanas, as fortes imagens de indígenas yanomami desnutridos e de grandes áreas de florestas devastadas pelo garimpo suscitaram a pergunta: para onde vai o ouro retirado das terras indígenas (TIs)? O Instituto Escolhas, que sistematiza estudos sobre mineração e uso da terra, aponta que, em 2021, 52,8 toneladas de ouro comercializadas no Brasil tinham graves indícios de ilegalidade, o que corresponde a mais da metade (54%) da produção nacional.

Entre 2015 e 2020, o total de ouro com indícios de ilegalidade comercializado no Brasil foi de 229 toneladas.

O instituto destaca, ainda, que quase dois terços do ouro (61%) são extraídos da Amazônia. A suspeita é de que 32 toneladas do metal recolhido na região, em 2021, eram irregulares. Em relatório, a entidade também cita quais os estados de onde saiu o ouro, no ano analisado. Mato Grosso é o principal local de origem (16 toneladas), seguido pelo Pará (13,6 toneladas), Rondônia, Tocantins, Amapá e Amazonas.

Embora se possa identificar a origem do ouro, saber o destino das pepitas é um desafio, conforme ressalta a gerente de Portfólio do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, que coordenou o estudo. Por isso, o instituto apresentou, junto com o diagnóstico, uma proposta de rastreio do ouro.

A medida envolveria diversos agentes públicos, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Banco Central, que é quem fornece informações sobre as instituições financeiras autorizadas a operar com ouro, atualiza e valida essas informações, além de fiscalizar as operações.

A proposta privilegia a tecnologia blockchain, que é uma sequência de registros digitais (blocks) conectados uns aos outros, formando uma corrente (chain). Tal recurso asseguraria que cada registro recebesse uma identificação única, que não pudesse ser alterada, o que garantiria a segurança das informações e, portanto, o rastreio do ouro.

Na avaliação de Larissa, a proposta é inovadora para o setor de ouro, em particular, mas não é exatamente uma novidade, de modo geral, pois mercados de outros produtos já adotam um modelo semelhante. Ademais, sublinha, a digitalização já é algo adotado pela ANM em seus processos.

"Um sistema como esse, digital, de coordenação de órgãos, já existe para a madeira, para a carne, em certa medida. Ou seja, são coisas já aplicadas em outras cadeias, não é algo que seria um esforço que o governo jamais fez. O governo brasileiro já fez esse tipo de sistema para outros produtos. E por quê? Muito pelo que a gente está começando a ver no ouro agora: por pressão de importadores, dos consumidores. Porque esses produtos, antigamente, também tinham muita ilegalidade e, aí, por pressão dos mercados, o governo começou a controlar como não se controlava antes", diz. “O que a gente tem para o ouro é mais ou menos o que a gente tinha na cadeira do couro, da cana, 20 anos atrás”, acrescenta.

A gerente comenta que, no Brasil, dois dos instrumentos que ajudam a confundir a percepção sobre o setor são o princípio da boa-fé nas negociações e aumento do rigor sobre o registro de transporte do ouro. Quanto à boa-fé, o que ocorre é a facilitação da “lavagem de ouro”, porque é por meio dela que os garimpeiros ou qualquer agente envolvido possa vendê-lo para as distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs), apenas preenchendo um formulário de papel, em que indicam a origem do metal. Isto é, não é feita nenhuma verificação das informações prestadas, o que permite que vendam o ouro ilegal como se fosse proveniente de área regular. Há também conflito de interesses, uma vez que os donos das DTVMs, seus familiares ou sócios podem ter lavras garimpeiras e serem eles mesmos os vendedores do ouro.

Larissa pontuou à Agência Brasil que, durante o levantamento dos milhares de registros, conseguiu rastrear apenas um dos lotes até o fim. O que geralmente ocorre é que se pode achar, no máximo, o estado ou o país onde o ouro é entregue, de modo que somente com um esforço, como o de jornalistas investigativos, é que se prossegue nas buscas, identificando-se, por exemplo, as joalherias, bancos ou tradings que compram o ouro ilegal. Nesse caso, a equipe do instituto descobriu que o ouro foi levado para a Índia.

"É uma situação de crime perfeito", afirma Larissa sobre as brechas da mineração de ouro.

Poder público

Perguntada sobre a obtenção de apoio de parlamentares junto à causa, Larissa responde que o Brasil passa por uma "janela de pressão" em torno do tema. O que pode propiciar a aprovação de leis ou mesmo de uma medida provisória para endurecer as regras.

Ao lado de parlamentares, pode haver outras vias de auxílio, na redução dos problemas. Os yanomami estão presentes nos estados do Amazonas e Roraima e na Venezuela. Seu território é imenso, o que pressupõe complexidade em relação às operações de segurança pública e atendimento de saúde.

Da logística dos garimpos ilegais na TI Yanomami fazem parte, entre outros pontos, esquemas de desvio de combustível de aviação e centenas de pistas de pouso clandestinas. Outro elemento imprescindível é a comunicação, o que faz com que garimpeiros precisem arranjar rádios e também ter acesso à internet.

Ciente de tal organização, no início de junho de 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso exigiu que a União apresentasse um plano detalhado de ações de desmantelamento dos acampamentos dos garimpeiros presentes na TI. Barroso pediu explicações à Polícia Federal e também à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre as empresas que fornecem internet aos garimpos ou como esse acesso está ocorrendo. A Agência Nacional de Petróleo (ANP), por sua vez, foi chamada pela Corte para listar quais distribuidoras e revendedoras de combustível de aviação que atendem a região.

O presidente da Urihi Associação Yanomami, Júnior Hekurari Yanomami, entende que um aliado fundamental na defesa dos direitos de seu povo tem sido o Ministério Público Federal (MPF). Ele conta que garimpeiros circulam sem esboçar nenhum temor, com armas como submetralhadoras.

"A gente vive nas nossas comunidades, nas nossas casas, com medo, porque os garimpeiros ameaçam as lideranças, dizendo que essa terra tem dono, que quem manda aqui é [Jair] Bolsonaro", relata.

No último dia 21, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, antecipou, em sua conta no Twitter, que oficiaria a Polícia Federal para apurar os “fortes indícios de genocídio e de outros crimes” relacionados “aos sofrimentos criminosos impostos aos yanomami”. Quatro dia depois, a corporação instaurou inquérito para apurar a possível prática de genocídio, omissão de socorro, crimes ambientais, além de outros atos ilícitos contra o povo yanomami.

Agência Brasil

LOL’s Surprise são atração do carnaval do Camará

 

Neste sábado(4), o Camará Shopping será palco do Baile das LOL’s Surprise, uma atração inédita que promete animar a criançada de Camaragibe. A apresentação acontece a partir das 16h na Praça de Alimentação e terá a presença das bonecas mais amadas da internet dançando e cantando junto com a plateia.

A programação de carnaval junto às LOL’s Surprise será uma mega festa, para essa apresentação foram convidadas 3 LOS's, a Queen Bee, a Splash e a Unicorn, que estarão animando a garotada ensinando coreografias com músicas originais. Será um momento de diversão misturando o mundo fashion e carnavalesco num grande baile à fantasia. Vale lembrar que o show dura em média 45 minutos, com sessão de fotos no final.

Etapa regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League acontece no SESI Paulista

 


Estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e privadas vão colocar a criatividade para funcionar, neste final de semana, e pensar o futuro da energia, desenvolvendo projetos ligados ao tema. O desafio acontece neste sábado (4) e domingo (5), no SESI Paulista, durante a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) Challenge, que traz a temporada SUPER POWERED e desafiará os jovens a encontrarem novas maneiras de gerar energia. Ao todo, 31 equipes participam da competição e as mais bem avaliadas serão classificadas para a fase nacional, que acontece em Brasília, entre 15 e 18 de março deste ano.

De Pernambuco, participam da fase regional 29 escolas, sendo 12 unidades do SESI-PE (Caruaru, Escada, Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Paulista, Camaragibe, Araripina, Goiana, Moreno, Petrolina, Vasco da Gama, Belo Jardim) e 17 escolas particulares ou públicas (estaduais e municipais). Os outros 2 times são do estado de Alagoas. Os jovens são liderados por dois técnicos e constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

As equipes serão avaliadas em quatro categorias: desempenho do robô, inovação, design do robô e core values, que são os valores fundamentais da competição, baseados na revelação, integração, interação e valorização do trabalho em equipe. A dinâmica dos dois dias de torneio funcionará desta forma: enquanto algumas equipes apresentam os projetos em sala aos juízes para avaliar os core values, o design do robô e o projeto de inovação, outras estarão competindo na arena. No desafio da arena, cada equipe participa de três rounds oficiais e a melhor pontuação das três é somada à pontuação das outras áreas avaliadas.

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo destaca que a FLL Challenge é muito além de uma competição. “A Robótica tem o poder de alavancar o jovem para o seu próprio protagonismo. Quem participa do Torneio SESI consegue desenvolver habilidades, além de impulsionar os conhecimentos em diversas disciplinas”, avalia, destacando a importância do tema, uma vez que crianças e adolescentes vão conseguir explorar as fontes de energia, pensando em maneiras de inovar na forma de distribuir e armazenar.

SERVIÇO
Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League
Data: 4 e 5 de fevereiro, a partir das 9h
Local: SESI Paulista - Rua São Pedro, 2800 – Arthur Lundgren I, Paulista/PE

Imprensa SESI PE





Governo suspende novas autorizações de acesso ao território Yanomami

 

O governo federal suspendeu a concessão de novas autorizações de ingresso à Terra Indígena Yanomami, em Roraima, e vai reavaliar todas as já concedidas. A decisão consta de uma portaria conjunta editada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º).

Segundo os dois órgãos federais, o objetivo dos procedimentos é “resguardar” as comunidades yanomami em meio a grave crise humanitária que, segundo o governo federal, causou a morte de ao menos 570 crianças da Terra Indígena Yanomami, em apenas quatro anos.

Denunciada por lideranças indígenas e organizações indigenistas há anos, a situação mobilizou a opinião pública após a imprensa divulgar, em meados de janeiro, novas imagens de yanomami adultos e crianças visivelmente subnutridos, muitos com malária, à espera de assistência médica na terra indígena ou lotando a Casa de Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista, para onde são levados os indígenas que precisam de atendimento hospitalar, com malária, infecção respiratória aguda e outras doenças para as quais não há remédios nos polos base.

Cinco dias após enviar a Roraima equipes técnicas encarregadas de elaborar um diagnóstico sobre a situação de saúde dos cerca de 30,4 mil habitantes da Terra Indígena Yanomami, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Também criou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Y), responsável por coordenar as medidas a serem implementadas, incluindo a distribuição de recursos para o restabelecimento dos serviços e a articulação com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria conjunta que Funai e Sesai publicaram hoje estabelece que, pelo tempo que vigorar a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, somente profissionais de saúde e saneamento e servidores públicos em serviço poderão ingressar na Terra Indígena Yanomami, seguindo as orientações e regulamentações de seus órgãos e respeitando os direitos das comunidades indígenas.

Visando o “resguardo e respeito aos povos indígenas”, o ingresso na reserva de usufruto exclusivo yanomami deverá estar em consonância com as ações prioritárias definidas pelo COE-Y. E os servidores públicos em missão deverão apresentar a Funai comprovante de que tomaram todas as doses da vacina contra a covid-19 e de que testaram negativo para a doença até, no máximo, 24 horas antes de ingressar na terra indígena, além de um atestado médico comprovando não terem nenhuma doença infectocontagiosa e Termo de Compromisso Individual assinado.

Caberá a Funai avaliar eventuais pedidos de ingresso na Terra Indígena Yanomami não detalhados na Portaria, em comum acordo com as comunidades indígenas, com a Sesai e com o COE. Nestes casos específicos e justificados, contudo, a solicitação deverá ser apresentada com no mínimo cinco dias de antecedência.

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Prefeitura do Recife abre inscrições para curso gratuito em tecnologia para jovens

 

Com o intuito de democratizar e estimular o acesso dos jovens ao universo da tecnologia, o Programa Conexões Periféricas abre inscrições, a partir desta quarta-feira (1º), para curso gratuito sobre programação web. O Programa é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, desde 2018, em parceria com a ThoughtWorks. Neste ano, a 3ª edição do Conexões Periféricas será realizada também em parceria com o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e com o hub de educação FA.VELA. As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro por meio do formulário disponível no link [https://forms.gle/4RpvBqspSzQLnnrR7].

Serão selecionados 25 alunos para formar a turma. Podem participar, jovens residentes no Recife e que tenham entre 16 e 25 anos de idade. Do total de vagas, 75% serão reservadas para candidatos negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. As demais vagas serão de livre concorrência. No processo seletivo, mediante preenchimento do formulário, serão levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero, fator socioeconômico e interesse pelo curso.

"O programa Conexões Periféricas é uma iniciativa que busca somar diferentes atores para oportunizar o acesso de jovens em contextos periféricos ao universo da tecnologia da informação. A gente está bem empolgado para viver essa experiência junto com a juventude e ver os resultados positivos que, certamente, essa política irá trazer", reforçou o secretário executivo da Juventude do Recife (Sejuv), Marcone Ribeiro.

As aulas do Conexão Periférica terão início no dia 13 de março e ocorrerão ao longo de três encontros semanais por três meses, totalizando 72 horas-aula. Será ofertada uma bolsa incentivo para contribuir com a formação dos jovens selecionados durante os três meses. O curso será presencial e acontecerá das 18h às 20h na Casa Zero, que fica na Rua do Bom Jesus, número 237, no Bairro do Recife.

Para Andrea Motta, diretora da UK-Brazil Tech Hub do Consulado Britânico, o futuro do trabalho, da educação e da cidadania está também no ambiente digital. “Queremos que todos possam acessar as oportunidades com habilidades para usar e criar tecnologias capazes de transformar a sociedade. O Governo Britânico é parceiro da Prefeitura do Recife para a inclusão e acesso digital e estamos muito felizes em trabalharmos conjuntamente para que mais jovens se conectem com o mundo através da tecnologia”, disse a diretora.

“Nós, Thoughtworkers, acreditamos que, como Tecnologistas, temos um papel único a desempenhar ao nos posicionarmos sobre como a tecnologia deve beneficiar nossa comunidade. Essa parceria com a Prefeitura do Recife, mais uma vez, nos deixa muito felizes, sabendo que é do interesse de ambas as partes promover oportunidades para esses jovens”, contou o consultor de desenvolvimento sênior na Thoughtworks, Helson Cruz.

A diretora executiva da organização social FA.VELA, Tati Silva, acredita que democratizar o acesso digital é essencial para reduzir desigualdades. “Em um mundo cada dia mais híbrido entre o online e o offline, capacitar pessoas para ocuparem espaços de dignidade e cidadania é prioridade. É uma honra atuar com instituições como o Governo Britânico e a Prefeitura de Recife, que compartilham essa visão de futuros inclusivos, e que acreditam na educação para transformar vidas e romper barreiras", afirmou Tati.

O resultado do processo seletivo do Conexões Periféricas será divulgado a partir do dia 7 de março no site da Prefeitura do Recife e no Instagram da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (instagram.com/sejuvrecife). Mais detalhes sobre o Programa Conexões Periféricas estão no edital disponível no site da Prefeitura do Recife (recife.pe.gov.br).

SERVIÇO:
O que: Programa Conexões Periféricas abre inscrições para curso gratuito de desenvolvimento web
Quando: de 1 a 24 de fevereiro, através de preenchimento do formulário
Quem: o curso é para jovens de 16 a 25 anos de idade, residentes no Recife


CRONOGRAMA:01/fev - Início das Inscrições
24/fev - Término das Inscrições
27/fev - Fase de Seleção
03/Mar - Término da Seleção
06/Mar - Publicação do Resultado
07 a 10 de Mar - Período de Matrícula


13/Mar - Aula Inaugural


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Desenvolvimento pessoal
○ Liderança juvenil/ Cidadania ativa: coletividade e individualidade
○ Os Direitos das Juventudes – Estatuto da Juventude
○ Habilidades técnicas e competências interpessoais para a vida e trabalho
○ O Futuro do trabalho, criatividade e inovação
○ Habilidades e competências para o futuro do trabalho
○ A experiência da TW em tecnologia – emprego.
○ Identidades juvenis e suas realidades territoriais;

Desenvolvimento na área de desenvolvimento Web
○ Introdução a HTML + CSS
○ Introdução a Algoritmos
○ Introdução a Linguagem de Programação JavaScript
○ Entrada e Saída, Eventos e Interação com DOM(Document Object
Model)
○ Variáveis, Tipos de dados, Objetos e Funções
○ Operadores Aritméticos e Lógicos
○ Condicionais, Repetições e Arrays
○ React Js
○ Introdução
○ Componentes em react, Props, Listas e Keys
○ (criando e mapeando dados no React)
○ react - Introdução aos Hooks e eventos (onChange e onClick)
○ State, UseEffect, Rotas

Imprensa Recife

Agência Brasil Explica: como funciona a revisão da vida toda

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam uma oportunidade de rever o valor do benefício. No último dia 1º, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a revisão da vida toda. Por 6 votos a 5, os segurados ganharam o direito de recalcular os benefícios com base nas contribuições de toda a vida. A decisão, no entanto, não vale a pena para todo mundo e exige cuidados.

Em tese, a revisão pode ser pedida por aposentados e pensionistas que começaram a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, mês de criação do Plano Real, e que se aposentaram entre 1999, quando o governo alterou as regras de cálculo dos benefícios após fazer uma reforma da Previdência no ano anterior, e a reforma da Previdência de 2019.

A história que resultou no julgamento no STF vem de um imbróglio relacionado à regra de transição introduzida pela Lei 9.876/1999. A legislação modificou a regra de cálculo dos benefícios e introduziu o fator previdenciário.

Antes da lei, todos os benefícios do INSS eram calculados com base nas 36 últimas contribuições nos 48 meses antes do pedido de aposentadoria. A regra era criticada porque permitia que trabalhadores que não contribuíram quase nada para a Previdência ao longo da vida profissional turbinassem as contribuições quatro anos antes de se aposentarem e recebessem benefícios iguais aos de quem contribuiu a vida toda.

A lei estabeleceu que 80% das contribuições de maior porte ao longo de toda a vida seriam usadas para calcular os benefícios, multiplicados pelo fator previdenciário. No entanto, essa regra só valeria para quem começasse a trabalhar com carteira assinada e a contribuir para a Previdência Social a partir da publicação da lei.

Quem contribuía para o INSS antes da publicação da lei entrou em uma regra de transição, que calculava o benefício com base em 80% das maiores contribuições sem a multiplicação pelo fator previdenciário. No entanto, as contribuições não eram sobre toda a vida profissional e só eram contadas a partir de julho de 1994, quando o Plano Real foi instituído.

Imbróglio

Ao longo de décadas, a lei criou um passivo jurídico. Segurados que recebiam altos salários antes do Plano Real e teriam aposentadoria, pensões ou auxílios maiores na regra definitiva, mesmo com a incidência do fator previdenciário, passaram a acionar a Justiça para serem retirados da regra de transição.

Foram criadas, então, duas regras, a definitiva e a regra de transição. Na regra de transição, utilizada para o cálculo de todos os benefícios de quem já estava contribuindo com o INSS antes da nova regra, só deveriam ser considerados os salários de contribuição a partir de julho de 1994.

Em dezembro de 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu ganho de causa a esses segurados e decidiu que a regra definitiva poderia ser aplicada nessas situações. O caso foi para o STF, que começou a julgar a ação em fevereiro deste ano no plenário virtual. Na ocasião, a corte tinha formado maioria de 6 a 5, mas um pedido de destaque do ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento virtual e remeteu o processo ao plenário físico.

Requisitos

Para pedir a revisão da vida toda, o aposentado ou pensionista deve cumprir os seguintes requisitos:Ter contribuído com o INSS antes de julho de 1994;
ter se aposentado entre 29/11/1999 e 12/11/2019, para que tenha havido a aplicação da regra de transição, que considerava 80% dos maiores salários desde o Plano Real;
ter recebido o primeiro pagamento do INSS nos últimos dez anos, desde que seja antes da reforma da Previdência promulgada em novembro de 2019.

Nos casos em que o segurado pediu revisão nos últimos dez anos, o prazo é interrompido e só volta a ser contado após a resposta do INSS. Caso o órgão não tenha fornecido respostas, o protocolo pode ser usado como prova de interrupção do prazo.

Benefícios que podem ser revistos

Aposentadoria por idade;
aposentadoria por tempo de contribuição;
aposentadoria especial;
aposentadoria por deficiência;
aposentadoria por invalidez;
pensão por morte.

Casos em que vale a pena

O segurado precisa estar atento e fazer um cálculo minucioso, com a conversão ao real das contribuições anteriores à criação da moeda, para verificar se terá a aposentadoria ou pensão elevada.

Mesmo após a conversão das contribuições antigas ao real, é necessário verificar se os salários antigos de baixo valor não podem resultar em benefícios menores. O cálculo também deve levar em conta o fator previdenciário – que considerava a expectativa de vida, a idade e o tempo de contribuição – para verificar se receberia mais pela regra definitiva em 1999. O fator previdenciário foi abolido com a reforma de Previdência de 2019.

Como pedir a revisão

No momento, só é possível pedir a revisão na Justiça. O INSS informou que, só depois de o STF publicar o acórdão sobre a sentença, definirá procedimentos administrativos para que o segurado possa entrar com processo administrativo na Previdência Social.

Quem for entrar na Justiça precisa considerar o valor da causa. Processos de até 60 salários mínimos podem tramitar no Juizado Especial Federal, que julgam mais rápido. Processos acima desse valor só são julgados pela Justiça Federal.

Quem está com ação na Justiça pode pedir ao juiz para antecipar a decisão, mas o ideal é esperar a publicação do acórdão pelo STF, que confirma que a revisão da vida toda deverá ser seguida por todas as instâncias.

Documentos necessários

RG e CPF;
comprovante de residência atualizado e em nome do segurado;
cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), obtido no portal meu.inss.gov.br;
carta de concessão da aposentadoria, ou processo administrativo da concessão;
para contribuições até 1981, não listadas no CNIS, é necessário pedir ao INSS a microfilmagem dos extratos antigos.

Golpes

Na última quinta-feira (8), o INSS alertou para o risco de golpes relativos à revisão da vida toda. Fraudadores estariam se passando por representantes do órgão para contatarem segurados com promessas de recálculo dos valores dos benefícios.

O órgão esclareceu que não entra em contato com seus segurados, por telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais, para oferecer serviços ou benefícios nem revisão de valores. O INSS fez as seguintes recomendações:

Não passar dados pessoais, como CPF, telefone, endereço ou número do benefício;

não enviar foto de documentos ou fotos pessoais;

nunca compartilhar a senha de acesso ao Portal Gov.br;

não fazer depósitos, pagamentos ou transferências. Os serviços prestados pelo INSS são todos gratuitos;

se suspeitar de golpe, bloquear o contato e fazer boletim de ocorrência.


Uma prestação de Serviços da Agência Brasil

LaMínima estreia temporada de A Divina Farsa em São Paulo

 

Em uma versão carregada de bom humor e atualidade, o LaMínima apresenta A Divina Farsa, de 1º a 26 de fevereiro de 2023, no Itaú Cultural - quarta a sábado às 20h; domingos e feriados às 19h. A temporada faz parte das comemorações pelos 25 anos da companhia de circo e teatro e inaugura a temporada 2023 de cênicas do Itaú Cultural.

A direção artística é de Sandra Corveloni, as ilustrações do programa de sala são da cartunista Laerte e os figurinos são de Christiane Galvan. No elenco, além do núcleo artístico fixo do grupo - Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim - estão Alexandre Roit, Mônica Augusto, Marina Esteves e Rebeca Jamir. A dramaturgia da peça é assinada por Newton Moreno, Alessandro Toller e LaMínima e a direção musical e música original de Marcelo Pellegrini.

Como de costume na trajetória do LaMínima, A Divina Farsa mistura comicidade, música e teatro. O espetáculo atualiza os mitos gregos, com referências aos acontecimentos dos dias atuais, mostrando a importância da coletividade, fazendo menção à criação teatral e circense e da própria companhia, que comemorou 25 anos em 2022.

No novo espetáculo, Dionisio chega ao Olimpo para reivindicar a atenção de seu pai Zeus. Filho bastardo, encontra-se no Panteão com deusas e deuses, no momento em que deliberam quem descerá à Terra para acudir a humanidade, mais uma vez à beira de uma crise. Apolo é escolhido e encaminhado para um circo mambembe, o território do deus do teatro. Com seus disfarces, Dionisio enreda a trupe em estratagemas para mostrar que conhece mais a natureza dos humanos do que seu meio-irmão, Apolo.

Transitando entre o cômico e o poético, A Divina Farsa brinca o tempo todo com a ideia de que no circo cabe todo mundo, todo tipo de gente. E com a gangorra entre se pensar divino e se pensar humano, quem é deus e quem não é, afinal, o divino está em cada um.

Concepção - Um dos primeiros nomes dados à peça seria Com Dionisio Não se Brinca, evidenciando que com o deus do teatro não se brinca. Não à toa, os dois deuses vão parar no circo “Olimpo”, que encampa e acolhe todas as questões.

Enquanto Dionisio quer criar conflitos e alimentar o caos, surge a personagem Dandara, que carrega a novidade, a criança, a curiosidade, o questionamento, sem se deixar seduzir pelos encantos do deus. E no ‘embate’ entre essas duas divindades, de origens tão diferentes, Dandara devolve para o circo a noção de questionar quem é aquele ser, desvenda a farsa, devolve para o coletivo e traz a sua herança. São outros outros valores, com muita poesia, dança, música e reflexão. Além do fato de reconhecer que a mitologia grega faz parte de tradição europeia, branca, colonialista.

Em seus 25 anos, o LaMínima vem criando espetáculos a partir de um tema ou de uma expressão original, seja ela romance, HQ, ópera ou texto teatral. A maioria dos espetáculos é fruto de pesquisas da companhia desenvolvidas em improvisações do elenco, na presença dos parceiros de criação.

A ideia do novo espetáculo surgiu em 2019 a partir de uma sinopse: “um espetáculo que pretende ser uma reunião de Deuses para discutir por que a humanidade deu errado...” a princípio direcionado para os deuses gregos. Em 2020, veio a pandemia, o isolamento social e os rumos tiveram que mudar. O circo passou para o virtual. E os relacionamentos humanos foram questionados.

Desse questionamento surgiu o 17º espetáculo do LaMínima, projeto contemplado pela 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Itaú Cultural.

Mitologia e Comicidade - A Divina Farsa sucede Ordinários (como espetáculo de sala). A peça anterior, que também estreou, em 2018, no Itaú Cultural, tratava da Guerra a partir da história de três soldados que, depois de uma longa e angustiante espera, enfim recebem uma missão. Ao avançar para o território inimigo, no entanto, percebem que escondem segredos uns dos outros e que são inadequados para a guerra. O que não deixa de ser emblemático, já que quando estreou o Bolsonaro tinha acabado de assumir.

Já A Divina Farsa trata da retomada da esperança e da vitória do coletivo, de sair de um mundo cheio de problemas, machucado, para a reconstrução. É uma peça mais leve, mais solar, mais humorada e mais coletiva no que diz respeito ao processo de construção do texto e da cena. Todos trazem provocações, fazendo da peça uma construção coletiva e conjunta.

A encenação procura, de um jeito muito bem humorado, tratar de algo sagrado - no caso os mitos gregos - fazendo um registro historiográfico, a partir de um conceito cênico.

No processo, a diretora e os dramaturgos mantiveram o aspecto crítico embutido na comicidade do LaMínima. Por isso, partiu-se da concepção apresentada pela companhia, e foram feitos tratamentos, inserções, reescritas, colaborações e mudanças, trazendo diversas vozes - inclusive dos atores e atrizes que compõem a peça (e seus modos de pensar e de fazer arte).

E o LaMínima ganhou novas parceiras. Estão em cena três atrizes - Marina Esteves, Mônica Augusto e Rebeca Jamir - de origens e especialidades diferentes, que trazem outros pontos de vista, outras maneiras de fazer e outros contextos e experiências, enriquecendo o fazer teatral, com números de dança, música e performance. A presença em cena das artistas traz mais feminilidade aos movimentos, menos luta, mais poesia, dança, show e festa.

Desenhando a ação

Em sala, será distribuído o programa da peça com ilustrações exclusivas feitas pela cartunista Laerte.

O LaMínima possui uma parceria com a Laerte tanto em trabalhos de criação artística e estética de comunicação: Luna Parke, Piratas do Tietê - o Filme e A Noite dos Palhaços Mudos. Além das montagens, a cartunista foi responsável por traduzir em tirinhas e comunicação visual o espetáculo Athletis, de 2011 e a programação da mostra “LaMínima ao Máximo” do Sesc Pompeia, em 2013.

Trajetória

O LaMínima nasceu no circo e se criou na rua. A base de sua pesquisa é o palhaço de picadeiro, que absorve as primeiras experiências dos palhaços da companhia. Ainda em 1997 fizeram as “rodas” realizadas em parques e praças da cidade de São Paulo, remuneradas “pelo chapéu”. A rua é onde a companhia reencontra suas origens e seu público.

Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criaram o Grupo LaMínima, com a estreia do espetáculo LaMínima Cia. de Ballet, baseado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, foram dezenas de criações e milhares de apresentações.

No ano de 2016, a dupla de palhaços Agenor e Padoca não existiria mais. Domingos Montagner saiu de cena, mas o legado do LaMínima e a trajetória de seus espetáculos continuam.

A Divina Farsa fecha um ciclo de comemorações dos 25 anos do LaMínima. Entre as dezenas de ações, entre elas: Oficinas de Formação; apresentações de espetáculos nas ruas e em diferentes lugares e formatos; e a publicação inédita com ilustrações da Laerte Especial 25 anos do La Mínima (distribuída nas sessões). A programação completa está nas redes sociais da Companhia e no site www.laminima.com.br/.

Ao longo desses 25 anos, a LaMínima produziu 16 espetáculos, se apresentando em todo o país e conquistando diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Teatro, APCA, Prêmio Governador do Estado para a Cultura. As obras são inspiradas em manifestações populares de comunicação e cultura que podem ser desde literatura clássica ou arte medieval, quadrinhos ou programas de rádio.

Serviço
A Divina Farsa
LaMínima
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Itaú Cultural
Av. Paulista 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000
De 1 a 26 de fevereiro, de quarta-feira a domingo
Horário: quarta, quinta, sexta e sábado 20h e domingo e feriados 19h
Entrada gratuita

Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Essa temporada contará com acessibilidade em libras em todas as sessões.


SINOPSE: Dionisio chega ao Olimpo para reivindicar a atenção de seu pai Zeus. Filho bastardo, encontra-se no Panteão com deusas e deuses, no momento em que deliberam quem descerá à Terra para acudir a humanidade, mais uma vez à beira de uma crise. Apolo é escolhido e encaminhado para um circo mambembe, o território de Dionisio (deus do teatro) que, através de seus disfarces, enreda a trupe em estratagemas para mostrar que conhece mais a natureza dos humanos do que seu meio-irmão, Apolo.

Ficha técnica:
CONCEPÇÃO: LaMínima – Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim
DRAMATURGIA: Newton Moreno e Alessandro Toller
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Sandra Corveloni
DIREÇÃO MUSICAL E MÚSICA ORIGINAL: Marcelo Pellegrini
ILUSTRAÇÕES: Laerte
DESENHO DE LUZ: Aline Santini
CENOGRAFIA: PalhAssada Ateliê
FIGURINO: Christiane Galvan
VISAGISMO: Carol Badra e Leopoldo Pacheco
ELENCO: Marina Esteves, Mônica Augusto, Rebeca Jamir, Alexandre Roit, Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim
ARTISTAS STAND-IN: Carol Badra, Christiane Galvan e Thomas Huszar
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Lucas Nascimento
PROGRAMAÇÃO VISUAL: Sato do Brasil
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Luciana Lima
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Priscila Cha
PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO: Chai Rodrigues
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Vanessa Zanola