quinta-feira, 30 de março de 2017

Mostra de curtas no Cinema São Luiz celebra dez anos da Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap


A Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap completa dez anos em 2017 e comemora a marca com uma mostra de curtas metragens, no dia 10 de abril, no Cinema São Luiz, no Recife. Durante a Mostra Estudos Cinematográficos Unicap, o público poderá conferir 12 filmes com entrada gratuita. O curso, idealizado pelo professor Alexandre Figueirôa, tem como objetivo preparar profissionais para atuação no âmbito da crítica de artes e espetáculos e na pesquisa acadêmica.

Buscando reconhecer e possibilitar o debate sobre o cinema realizado nas escolas, o evento tenta dar conta de uma lacuna, já que em Pernambuco há poucas janelas de exibição destinadas a este tipo de produção. Na programação, estão “Quarto para Alugar”, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, “Teoria dos Nós” de Priscila Urpia e Ricardo Costa, “O Tempo da Vida” de Dan Ortega e “Feministas” de Synara Veras de Araújo.

A mostra exibe também “Eles Não Estão Lá” de Erickson Marinho, “Voltarei” de Roberto Alves, “Resposta” de Pedro Ivo e “Caldeirão” de Carol Vergolino. Completam a lista “A Dança de Júlia” de Igor Lopes, “O Diário de Sharon” de Silvana Campelo Guimarães, “Para Shock” de Carla Marinho, além de “Victor vai ao Cinema”, com direção de Albert Tenório.

Um dos incentivadores dos alunos é o professor Almir Guilhermino, responsável por lecionar a disciplina “Realização Fílmica e Linguagem”, que deu espaço para a criação de roteiros e, posteriormente, possibilitou a realização dos filmes. O gênero curta é um dos mais cobiçados, não só pela influência, como também pelo baixo custo e possibilidade de experimentação. A Pós-Graduação está com a sua quinta turma em curso e é coordenada pelo professor Cláudio Bezerra. A produção é do coletivo La Sangre Mamute Produções, formado por então estudantes da quarta turma, e do Cineclube Revezes. 

Serviço
Mostra Estudos Cinematográficos Unicap
Data: 10 de abril
Horário: 19h
Onde: Cinema São Luiz, Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife
Entrada gratuita
Informações: 99874-6214/99177-1521

Formação continuada para mediadores de conflitos

Fortalecer os Núcleos Comunitários de Conflitos e capacitar os mediadores voluntários que atuam nesses espaços. Com este objetivo a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), do Governo do Estado de Pernambuco, deu inicio a uma Formação Continuada, nesta quarta-feira (29/03), no Núcleo de Nova Descoberta, bairro da Zona Norte do Recife. A violência contra a mulher foi a temática abordada nesta primeira fase pela palestrante, a assessora do Sistema de Proteção da Secretaria da Mulher, Lívia Arruda. 

Coordenadora do programa Mediação de Conflitos, Kátia Pintor explica que, ao longo do ano, outras temáticas serão discutidas com os mediadores comunitários. “No segundo semestre de 2016 realizamos visitas aos núcleos para traçar um diagnóstico e identificar as principais necessidades dos núcleos. A partir daí, definimos um cronograma de formação continuada que também vai contemplar temas como técnicas de mediação de conflitos, direitos humanos, direitos da família, direito da pessoa com deficiência, criança e adolescente, entre outros”, detalhou.

Presidente da Associação de Moradores do Alto Antônio Félix e coordenador do núcleo, Alcino Alves ressaltou a importância da presença da ação na comunidade. “A capacitação nos ajuda a aprimorar conhecimentos, principalmente para usarmos para resolver desentendimentos e problemas de convivência. Por sermos da própria comunidade, os envolvidos se sentem muito à vontade”, disse. 

Também é objetivo da ação fomentar a cultura de paz e o respeito aos direitos da pessoa humana através do debate sobre as temáticas propostas. Por isso, a formação foi aberta a comunidade e contou com a participação de muitos moradores, como Mirtes Jéssica, que elogiou a ação. “Vai resolver muitos conflitos e isso ajuda. A informação é muito importante, pois conheci hoje muitos tipos de violência e posso ficar mais atenta em colaborar", explicou. 

Além da Secretaria da Mulher e dos moradores, também participaram da formação representantes da Secretaria de Defesa Social, Prefeitura do Recife e lideranças comunitárias que se comprometeram a fortalecer o trabalho desenvolvido.

CALENDÁRIO – O Núcleo Comunitário do Ibura de Cima será o próximo a receber a formação continuada, no mês de abril. Esta é a primeira de seis formações continuadas, que acontecerão em duas etapas contemplando os núcleos de Nova Descoberta, Ibura, Pina, Prazeres, Várzea, Paulista. A primeira etapa acontece neste primeiro semestre, e tem continuidade no segundo semestre.

Imprensa SEDH PE

Curso de Medicina Baseada em Evidências

Numa iniciativa inédita em Pernambuco, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, dá início nesta sexta-feira, dia 31, aoCurso de Capacitação para Tomada de Decisão Baseado em Evidências Científicas (Medicina Baseada em Evidências). Numa parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco, o curso teráduração de seis meses, com 3 horas de aulas por semana, no Centro de Fisioterapia da UFPE. A aula inaugural acontece nesta sexta, às 14h.

O curso tem 18 vagas e é dirigido aos médicos residentes de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes, com obrigatoriedade de presença. As aulas abordam aspectos éticos, psicológicos e jurídicos da tomada de decisão compartilhada baseada em artigos científicos. Ao final da capacitação serão emitidos certificados.

A Medicina Baseada em Evidências é um movimento médico que se baseia na aplicação do método científico a toda prática médica. O objetivo é realizar uma análise crítica das evidências científicas, encontrar a melhor delas e aplicar na prática diária, atendendo às preferências do paciente. Por isso o termo “decisão compartilhada”.


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Nova Descoberta receberá campanha integrada de prevenção à violência

O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, será alvo de um plano estratégico e integrado de prevenção à violência que envolverá secretárias estaduais e a ampla participação da população. Além de atividades regulares de cidadania na localidade, também foi definido durante reunião com lideranças comunitárias, na noite desta quarta-feira (29/03), um cronograma de encontros para mapear as vulnerabilidades da região e definir as ações de intervenção. Na ocasião, também foram detalhadas pelo major Gonçalves, do 11º Batalhão da Polícia Militar, as ações de segurança executadas pela Secretaria de Defesa Social no bairro.

As ações no bairro terão diversas frentes de atuação de caráter preventivo e educativo. A primeira delas acontece no sábado (08/04), com o Programa É Meu Direito, que vai oferecer gratuitamente serviços de saúde e emissão de documentação, além da realização palestras sobre temas diversos relacionados à violência. Já no sábado (29.04), será realizada uma nova reunião com as lideranças comunitárias e a comunidade para mapear as vulnerabilidades da região e definir as demais ações de intervenção no bairro, que vão compreender o enfrentamento a violação dos direitos da pessoa idosa, da população LGBT, da mulher, da criança e ao adolescente, além do combate ao uso de drogas e abuso sexual.

O conjunto de ações que serão realizadas em Nova Descoberta serão tocadas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Secretaria Executiva de Articulação Social (SEART). A construção das intervenções sociais e ações de cidadania serão executadas através do fortalecimento da rede de parceiros, integrando prefeituras, sociedade civil, articuladores comunitários e órgãos governamentais.

Líder comunitário na comunidade, Enoque Ramos, avaliou o encontro. “É muito importante vir debater com a comunidade, assim fica mais fácil para entender o que a gente realmente quer e precisa”. E acrescentou: “Acredito que com essas ações vamos diminuir os índices de violência, e garantir para os jovens da nossa comunidade mais oportunidades de cultura, esporte e lazer”, comemorou.

Secretario-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo destacou que a pauta de direitos humanos estará presente em todas as pastas e ações do Governo do Estado. “Ao aproximar a população para construção das políticas públicas de forma descentralizada, buscamos estreitar o vínculo das comunidades e os gestores públicos para, com coragem e de forma sincronizada, para fortalecer a cultura de paz, permeada pela proteção a pessoa idosa, a criança e o adolescente, respeito às diversidades, com foco na cidadania e articulação”, detalhou.

Secretária-executiva de Articulação Social, Anelena de Almeida, explicou a importância da ação articulada. “Quando integramos o governo, através de suas secretarias estaduais, e a sociedade conseguimos fazer com que a política pública chegue plena e efetivamente para quem está precisando dela, minimizando os impactos da violência”.

Imprensa SEDH

Inscrições para o Prevupe estão abertas

A partir de hoje (30/03) estão abertas as inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 11.040 vagas para 39 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.upenet.com.br.

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou de outros processos seletivos.

As inscrições seguem até o dia 10 de abril e a taxa, que custa R$ 35,00, deverá ser paga até o dia 10/04, em horário bancário. Os candidatos inscritos em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 02/04, no site. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 04 de abril no mesmo endereço eletrônico. Para concorrer, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em Escola Pública ou ser concluinte do programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja) ou o Travessia.

Para todos os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória e classificatória, que constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de língua portuguesa, matemática, física, química, história, geografia e biologia. O teste será aplicado no dia 23 de abril, no horário das 8h15 às 12h15, em locais estabelecidos no cartão informativo do candidato.

De acordo com o edital, os estudantes devem comparecer ao local designado para a prova com uma hora de antecedência, munido do cartão informativo, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A coordenação informa que não será permitido o uso de aparelhos de comunicação ou de máquina de calcular. O candidato só poderá sair da sala duas horas após o início dos exames, podendo levar o caderno de provas. O resultado do processo seletivo será divulgado no site, até o dia 05 de maio do corrente ano.

As matrículas serão realizadas nos dias 06 e 07 de maio, das 8h às 10h, na unidade em que o aluno fará o curso. Os dias 13 e 14/05 serão reservados para a matrícula dos retardatários, no mesmo local e horário. Na hipótese de remanejamento de candidatos, a primeira listagem será divulgada no dia 19/05, a partir das 14h, no site. A segunda lista será divulgada no dia 02/06/2017.

As aulas serão ministradas de abril a novembro, aos sábados em horário integral (das 8h às 17h) e aos domingos em turno parcial, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Outras informações através do telefone: (81) 3033-7387. Confira, em anexo, o edital na íntegra.

PREVUPE - Projeto de extensão da UPE que também se configura como uma estratégia de iniciação à docência para estudantes das licenciaturas da Universidade, e de outras IES públicas, pois, preferencialmente, são esses licenciados que atuam nas aulas do projeto, o que lhes garante uma mínima experiência profissional, essencial para sua formação como profissional.

Em suas últimas versões, o Prevupe conta com o fundamental apoio do Governo do Estado de Pernambuco, que, através da Secretaria de Educação, firma uma grande parceira, uma vez que além de financiar o projeto, o direciona ao seu público, pois se destina aos estudantes e egressos da rede pública.

Dessa forma, pode-se afirmar que o Prevupe enquanto projeto político/pedagógico se torna uma política pública pernambucana de inclusão, uma vez que, promove ações que potencializam uma educação básica de qualidade, permitindo que alcance todas as camadas sociais nas mais diversas mesos e microrregiões do estado de Pernambuco. Uma proposta construída com base na experiência e resultados dos anos anteriores, pautada sobretudo, nos instrumentos necessários para o desenvolvimento coletivo das lutas contra a apropriação privada da riqueza e do saber, situando a educação como política social do estado de Pernambuco.


Imprensa UPE

Mulher de Lasier Martins registra queixa contra senador por agressão

A mulher do senador Lasier Martins (PSD-RS) prestou queixa na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Brasília, onde afirmou ter sido agredida durante uma discussão na última terça-feira. O caso foi divulgado nesta terça-feira (30) pelo jornal Correio Braziliense. A Rádio Gaúcha confirmou com Janice todas as informações prestadas à polícia. Ela acusa o parlamentar de lesão corporal e injúria, e diz que esta não foi a primeira vez que sofreu agressões de Lasier.


"Foram pelo menos duas brigas muito feias. Ele me humilhava na frente da minha filha. Eu ainda estou com hematomas no corpo", contou a jornalista aos prantos. "Ele dizia que eu não era mulher para estar em Brasília". Janice também realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Contatado pela Gaúcha, o senador Lasier Martins negou a agressão e disse que "está sendo vítima de uma chantagem".


"Ela quer tirar o máximo de proveito com esse fato. Tenho testemunhas, a nossa empregada doméstica, outros funcionários são testemunhas do comportamento violento dela", afirmou.


Janice e Lasier Martins estão em processo de separação. No depoimento à polícia, a jornalista afirmou que o marido é um homem "violento e agressivo". Ela afirma que sofreu chutes nas pernas e que segurava um porta-joias no momento da briga. Janice contou à Gaúcha que no momento da discussão, teve a mão pressionada contra o acessório, o que provocou ferimento com sangue. 

O senador deu outra versão para o fato: "Ela tentou me agredir (com o porta-joias) e errou. Quando errou, ela acabou machucando a mão. Ali foi o ferimento, que ela tentou aumentar", disse Lasier.

A advogada de Janice, Renata França disse que vai aguardar a conclusão do inquérito policial para dar mais detalhes sobre o que ocorreu. Ela afirmou que orientou sua cliente a procurar a delegacia para denunciar a agressão.

"Há um bom tempo que ela tem passado por uma violência emocional e que chegou à violência física. Ela foi à delegacia a meu pedido, porque ela não queria. Mas as coisas foram se intensificando. Eu disse que ela precisava fazer a ocorrência, porque isso não para", afirmou.

Embora a queixa tenha sido prestada à Polícia Civil, a investigação terá de ser remetida à Procuradoria-Geral da República por conta da prerrogativa de foro. Segundo fontes consultadas pela Gaúcha, a polícia não tem competência para apurar o caso por se tratar de um parlamentar. Sendo assim, será remetido à PGR e, posteriormente, poderá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira, na íntegra, nota divulgada pelo senador:

A propósito de ocorrência policial registrada por sua mulher Janice, o senador Lasier Martins informa que está em processo judicial de separação litigiosa no Foro do Distrito Federal.

Esclarece que não houve a alegada agressão física, mas ações e manobras da mulher no sentido de tirar proveito em tentativa de acordo no processo judicial.

O senador está triste com o acontecimento e aguarda o andamento do processo judicial onde apresentará provas de sua inocência.

Meme Nacional - Antes de entrar na política, Lasier Martins, então repórter da Rede Brasil Sul (Afiliada da Rede Globo no Sul do País), virou meme ao levar um choque de 220 volts em plena festa da uva. A situação viralizou nas redes há mais de uma década e até hoje muita gente ainda se lembra. O agora senador ficou desacordado por segundos, quebrou vértebras e foi parar no hospital. Até hoje ele considera o episódio "lamentável":



Com informações da Rádio Gaúcha, do Portal Cab e 
do Canal do Youtube do Francisco Antunes

TRE do Pará cassa mandato do governador Simão Jatene

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Pará, cassou nesta quinta-feira (30) o mandato do governador Simão Jatene (PSDB) e de seu vice, Zequinha Marinho (PSC), por 4 votos a 2. A relatora da ação é a juíza federal Luciana Said Daibes. Cabe recurso da decisão.

A ação foi ajuizada em 2014 pelo então procurador regional eleitoral, Alan Rogério Mansur Silva, e pelos procuradores eleitorais auxiliares Bruno Araújo Soares Valente, Maria Clara Barros Noleto e Nayana Fadul da Silva.

Jatene e seu vice são acusados por abuso de poder político. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o abuso ocorreu por meio do uso do programa Cheque Moradia, do governo de Jatene, com a finalidade de obter votos para a candidatura à reeleição, prejudicando a normalidade das eleições.

A ação da Procuradoria Regional Eleitoral denuncia que os candidatos eleitos se utilizaram do cargo público eletivo já ocupado e exerceram influência nas eleições por meio do programa

Até o período da campanha eleitoral, o mês com maior investimento do Cheque Moradia havia sido janeiro, com um gasto total de R$ 9,2 milhões. Em agosto, esse gasto foi de R$ 15,1 milhões e em setembro pulou para R$ 31 milhões. Além disso, a ação judicial aponta que durante a campanha aumentou o número de eventos promovidos e o número de processos abertos pelo programa, além da entrega de cheque moradia a eleitores que prometeram voto nos candidatos Simão Jatene e Zequinha Marinho.

Jornal O Tempo (MG)

Condenação de Cunha repercute na Câmara; opositores torcem por delação premiada

A condenação do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) repercutiu na Câmara dos Deputados no dia em que o juiz federal Sérgio Moro participará de uma sessão da comissão do novo Código de Processo Penal. Para parlamentares, a pena de 15 anos de prisão servirá de exemplo para aliados. A expectativa agora é que Cunha faça a delação premiada para tentar reduzir a pena nos demais processos a que ainda responde.

“Essa é a primeira condenação de uma série”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), adversário político de Cunha. Na avaliação do deputado, a punição deixará o “pessoal mais ressabiado”, uma vez que o mundo político está se dando conta de que Moro não se inibe diante de personagens que já tiveram poder. “Até sombra de formiga vai assustar”, ironizou.

Delgado aposta que qualquer recurso da defesa de Cunha terá poucas chances de sucesso e que agora é a oportunidade dele assinar o acordo de colaboração premiada. “A delação dele agora o previne para o restante”, observou.

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) afirmou que a condenação do peemedebista é a prova de que os que defendiam sua cassação tinham razão. “Tomara que ele conte tudo o que sabe para que a gente possa passar a limpo o Parlamento”, disse.

Revista IstoÉ

Nota do Blog: A foto representava uma época de auge

Cunha é condenado a 15 anos e 4 meses de prisão


O juiz Sérgio Moro condenou o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e quatro meses de reclusão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, em regime fechado. Determinou ainda que o ex-deputado fique preso cautelarmente, mesmo na fase de recursos. Lembrou que, ao determinar a prisão preventiva, considerou que mesmo a perda do mandato não excluiu o risco da continuidade de crimes, de corrupção, extorsões e intimidações.

"A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele depositou para obter ganho próprio", disse Moro, ao frisar que Cunha recebeu a propina durante o exercício de mandato parlamentar, em 2011.

O crime de corrupção envolveu o recebimento de US$ 1,5 milhão - R$ 4,6 milhões pelo câmbio atual - pela aquisição, pela Petrobras, de um campo de exploração de petróleo em Benin, na África. Não foi achado petróleo e o contrato, segundo a Comissão Interna de Apuração da Petrobras, resultou em prejuízo de US$ 77,5 milhões à estatal.

AMEAÇA AO PRESIDENTE

Os advogados de Cunha haviam alegado cerceamento de defesa porque, durante o processo, Moro indeferiu perguntas dirigidas ao presidente Michel Temer.

Na sentença, Moro afirmou que as três perguntas dirigidas ao presidente, que fora arrolado como testemunha de defesa de Cunha, tinham como "motivo óbvio" constranger o presidente e buscar " alguma espécie intervenção indevida da parte dele em favor do preso".

“Para evitar qualquer mal-entendido, não há qualquer registro de que o Exmo. Sr. Presidente da República tenha cedido a essa tentativa de intimidação”, completou o juiz.

Ao enumerar as perguntas - Qual a relação de Vossa Excelência com o Sr. José Yunes?; O Sr. José Yunes recebeu alguma contribuição de campanha para alguma eleição de Vossa Excelência ou do PMDB? Caso Vossa Excelência tenha recebido, as contribuições foram realizadas de forma oficial ou não declarada? - o juiz afirmou que, além de não ter competência para apurar as condutas do presidente, ele não pode "permitir que o processo judicial seja utilizado para que a parte transmita ameaças, recados ou chantagens a autoridades (..)"

Os advogados de Cunha também contestaram o testemunho de colaboradores da Lava-Jato, e foram rebatidos. Para o juiz, quem critica a colaboração premiada é favorável à regra do silêncio das organizações criminosas

"Em outras palavras, crimes não são cometidos no céu e, em muitos casos, as únicas pessoas que podem servir como testemunhas são igualmente criminosos", disse Moro no despacho.

DEFESA PERPLEXA

Em Brasília, os advogados Pedro Velloso e Ticiano Figueiredo criticaram Moro por suposta pressa na decisão de condenar Cunha. Eles protocolaram as alegações finais do processo contra o ex-deputado na noite de segunda-feira e hoje, dois dias depois, Moro já tinha deliberado pela condenação de Cunha.

— Causa perplexidade a velocidade com que a sentença foi proferida, o que nos leva a duas conclusões: a peça da defesa, para o juiz, foi mera formalidade, eis que, muito provavelmente sua excelência já tinha, no mínimo, uma minuta de decisão elaborada; e, mais uma vez, tenta evitar que o STF julgue a ilegalidade das prisões provisórias por ele decretada. Isso é lamentável e demonstra a forma parcial que aquele juízo julgou a causa — disse Pedro Velloso.


Jornal Extra (Rio)

Linguistas lutam para reviver o cristang, dialeto português de mais de 500 anos

Até dois anos atrás, o universitário Kevin Martens Wong (foto), de Cingapura, mal tinha ouvido falar em uma língua falada por ancestrais seus.

O jovem linguista pesquisava línguas em extinção quando se deparou com um livro em cristang, também conhecida como papiá cristang ou português malaká. Ao aprofundar-se no assunto, percebeu que ela era falada por seus avós maternos.

Ele tinha ouvido um pouco de cristang na infância. Mas seus avós não eram fluentes, e sua mãe não falava a língua.

"Eu aprendi mandarim e inglês na escola - e meus pais falam inglês comigo. Então nunca reconheci este lado da minha herança", disse Wong, que é metade chinês e metade português eurasiano - nome dado em Cingapura e na Malásia aos descendentes dos portugueses que chegaram no século 16 ao então sultanato de Malaca e se misturaram à população local.

Malaca, hoje um Estado da Malásia, tornou-se base estratégica para o comércio dos navegadores portugueses, que também ocuparam enclaves no Japão e na China.

O contato de Portugal com a região terminou na metade do século 17, quando os portugueses foram derrotados pelos holandeses, que tomaram Malaca. No século 18, o controle passou para os britânicos até que, em 1957, a Malásia declarou sua independência.

Cristang - o nome é uma referência a "cristão" - é uma língua crioula, ou seja, surge da mistura de várias outras. No caso, deriva do português, do malaio e tem elementos do chinês, como o mandarim e hokkien (um dialeto asiático).

No século 19, era falada por pelo menos 2 mil pessoas, afirma Wong. Hoje, calcula-se que apenas cerca de 50 em Cingapura e outras poucas centenas espalhadas pela Malásia sejam fluentes.

A principal razão apontada para o declínio é que a comunidade se tornou menos relevante economicamente.

Quando Malásia e Cingapura ainda eram colônias britânicas, muitos portugueses eurasianos encontraram trabalho no serviço público. Com isso, o inglês se tornou mais importante, e muitos começaram a desencorajar seus filhos a falar cristang.
'Fui punido por falar cristang'

Bernard Mesenas, de 78 anos, lembra que apanhava do pai com um cinto quando era pego falando cristang.

"Meu pai não gostava, dizia que eu não podia falar a língua porque estragaria meu inglês", disse à BBC.

"Eu argumentava que era a língua da minha avó. Ele então colocava as mãos em seu cinto - e eu me escondia atrás da minha mãe."

Quando os britânicos deixaram a região, os recém-independentes Malásia e Cingapura decidiram quais línguas faladas por sua população multicultural deveriam ser oficialmente reconhecidas - e cristang não estava entre elas.

O declínio continuou à medida que os portugueses eurasianos se casavam com outros grupos étnicos e suas crianças passavam a falar outras línguas.

Em Cingapura, onde toda criança deve aprender uma segunda língua depois do inglês, muitos eurasianos escolheram o mandarim.

Até no vilarejo conhecido como "Vila Portuguesa" de Malaca, onde ainda vive uma comunidade de portugueses eurasianos, a língua foi lentamente desaparecendo.

O pesquisador de cristang Stefanie Pillai, da Universidade da Malásia, explica que muitas famílias locais preferiram que seus filhos aprendessem o inglês.

"Infelizmente, embora seja possível ouvir a língua crioula sendo falada no povoado... Há pessoas jovens que cresceram aqui, mas não são fluentes nela, falam principalmente inglês", disse.
Para as futuras gerações

Mas Wong e um grupo de linguistas esperam mudar a situação.

O grupo chamado Kodrah Kristang - algo como "Acorde o Cristang" - oferece aulas gratuitas semanais da língua. A ideia é que mais pessoas se tornem fluentes e, assim, transmitam o aprendizado a gerações futuras.

A cada semana, cerca de 200 estudantes - muitos portugueses eurasianos - assistem às aulas. Entre eles estão os avós de Wong.

A ironia de aprender sua língua nativa com a ajuda do neto tem um significado especial.

"Nunca me ocorreu que cristang era a minha língua, sempre pensei que fosse o inglês", disse Maureen, de 80 anos. "Eu sentia saudade, achava que tinha de tê-la aprendido melhor para poder falar com meus filhos."

"Mas não é tarde demais para aprender", afirmou a vó de Wong. "E acho que é ótimo que jovens possam ensinar uma pessoa mais velha, especialmente quando é seu próprio neto."
Preenchendo as lacunas

Mas reviver uma língua que estava prestes a morrer não é fácil. E um dos maiores desafios é que o cristang é principalmente uma língua falada, sem muitos registros.

Não existe um sistema de ortografia e pronúncia normalizado, e uma palavra pode ter dezenas de variações. Um exemplo: a palavra para o número "quatro" - quartu em cristang - pode ser falada e pronunciada de 20 maneiras diferentes.

E como a língua está em declínio há muito tempo, existem várias lacunas em seu vocabulário.

Cristang não tem palavras para conceitos básicos como maçã, enfermeiro, estação ou câmera. "Mas temos várias palavras para genitália", conta Wong, brincando.

Para resolver este problema, o grupo inventou novas palavras a partir da mistura de línguas que estão nas raízes do cristang.

A palavra em cristang para maçã se tornou manzang, uma adaptação da palavra em português com uma regra gramatical malaia. "Panda" agora é um bruangatu, ou "gato urso", uma tradução da palavra em chinês com influência malaia.

Algumas dessas invenções podem ter até uma inclinação poética: uma câmera é pintalumezi, ou "máquina de pintar com a luz", enquanto a palavra para "gramática" é osulingu -"ossos da linguagem".

Além das aulas, o grupo organizou visitas à Vila Portuguesa de Malaca, começou a desenvolver um dicionário e um livro didático, criou cursos de áudio online gratuitos e até gravou covers de músicas populares em cristang, que foram publicados no YouTube.

Em maio, eles realizarão o primeiro festival de cristang, o Festa, que terá palestras, workshops e um passeio histórico.

Eles acham ainda estar longe de ressuscitar o cristang e de vê-la sendo usada como língua corrente. Mas veem o esforço como um primeiro passo.

"Gostaríamos que o cristang um dia fosse reconhecido pela comunidade em geral", diz Wong.

"Não há razões econômicas para ele voltar, mas é parte da nossa história e herança."








BBC Brasil

Prefeitura de Olinda inscreve candidatos para o Conselho Municipal de Políticas Culturais

Artistas e produtores culturais de Olinda podem se inscrever, até o dia 22 de abril, para disputar as eleições de renovação da diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais, para o biênio de 2017 a 2019. Para participar, é preciso fazer o cadastro pelo site da prefeitura e comparecer à sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura do município, no Varadouro, das 8h às 13h, e registrar a candidatura. A eleição está prevista para o dia 24 de maio.

Composto por representantes governamentais e por membros da sociedade civil, o Conselho Municipal tem por objetivo discutir, propor diretrizes e desenvolver e fomentar as ações culturais promovidas no município. Ao todo, serão nomeados 12 integrantes para as áreas de Artes Plásticas, Artesanato, Artes Cênicas, Carnaval, Artes Visuais, Cultura Popular, Costumes e Saberes, Entidades não Governamentais, Literatura, Patrimônio, Música e Trabalhadores de Cultura.

Após a eleição, os profissionais escolhidos irão analisar projetos, direcionar apoio financeiro e dar suporte necessário à Prefeitura de Olinda. A posse está prevista para o dia 13 de junho.

Entre os dias 27 e 31 de março, serão realizados seminários preparatórios com o objetivo de promover a interação entre os participantes do Conselho. Ocorrendo sempre às 19h, os eventos acontecem nos bairros de Rio Doce, Ouro Preto, Peixinhos e Alto da Conquista.


Portal G1

Secretária Nacional das Mulheres usa espaço público como local de culto

A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, tem realizado cultos evangélicos na sede do órgão em Brasília, o que tem constrangido profissionais da pasta.

Uma foto enviada à reportagem de CartaCapital mostra a secretária e funcionárias de sua equipe em um momento de oração dentro do gabinete, acompanhadas de um homem ao violão.

De acordo com uma fonte que não quis se identificar, subordinadas diretas de Pelaes têm aproveitado eventos de confraternização para fazer rodas de oração com os funcionários. “A equipe que assumiu chegou, digamos, com essa mania. Isso tem causado mal-estar”, disse a fonte. “Quem já estava na secretaria se surpreendeu, porque isso nunca fez parte da lógica dali.”

O Estado brasileiro é laico, e igreja nenhuma pode interferir no Estado. Além disso, o artigo 5º da Constituição Federal define que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença”.

Leia aqui a íntegra da reportagem na Carta Capital.


Portal Brasil 247

Empresários apoiaram o "Impeachment" e em troca, recebem mais imposto pra pagar

O governo Michel Temer acaba de trair os empresários que apoiaram o golpe de 2016 ao anunciar, nesta quarta-feira 29, o fim das desonerações sobre a folha de pagamentos para a maioria dos setores. A equipe econômica anunciou ainda cobrança de IOF e corte nas despesas para cumprir a meta fiscal de 2017.

Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, "a grande maioria deixa de ter desoneração da folha de pagamentos". Em comunicado divulgado nesta quarta, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) afirmou que o arrocho de Temer pode provocar demissões em massa, num país com desemprego recorde.

Para o setor do transporte rodoviário, metroviário e ferroviário de passageiros, porém, a desoneração em folha será mantida, assim como para construção e comunicação.

A equipe econômica anunciou a cobrança de IOF para cooperativas de crédito - prevendo arrecadar R$ 1,2 bilhão com o imposto. O corte nas despesas será de R$ 42,1 bilhões. Segundo o governo, as medidas devem ter um impacto positivo de R$ 4,8 bilhões na arrecadação.

Antes, Temer já havia traído os empresários com o fim do conteúdo nacional no setor de óleo e gás e o fim dos empréstimos no BNDES.

Leia mais na reportagem da Reuters:

Governo anuncia fim parcial de desoneração da folha e corte de R$42 bi do Orçamento de 2017

(Reuters) - O governo promoverá o fim parcial da desoneração da folha e elevará alíquota sobre IOF para cooperativas de crédito, dentro dos esforços para garantir o cumprimento da meta fiscal de 2017, disse nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, prevendo arrecadação extra de 6 bilhões de reais neste ano com as medidas.

Além disso, haverá contingenciamento de 42 bilhões de reais no Orçamento deste ano para atingir o objetivo, que também contará com receitas de 10,1 bilhões de reais por decisões favoráveis na Justiça envolvendo a retomada para a União de usinas hidrelétricas.

Na semana passada, o governo havia identificado rombo excedente no Orçamento de 58,2 bilhões de reais, que impedia cumprir a meta de déficit primário de 139 bilhões de reais.

Portal Brasil 247

Sobrevivente de latrocínio em Caruaru tem sinais de recuperação

O sobrevivente do latrocício que deixou três pessoas mortas em Lagoa do Paulista, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está respondendo a estímulos dos médicos. O estado de saúde foi divulgado em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (29). A vítima de 23 anos está internada no Hospital da Restauração, no Recife, desde a última terça-feira (21).

A assessoria de imprensa do HR informou que o estado de saúde ainda é grave, mas está estável. O jovem, que foi atingido por um tiro na cabeça e outro em um dos braços, consegue mexer membros e responde com os olhos aos chamados dos médicos. Mas, ainda não há previsão de sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de receber alta, nem de identificar possíveis sequelas.

"Após nós retirarmos a sedação ele mostrou sinais de recuperação. Isso pra gente é uma grande vitória. Ele respondeu ao chamado dele abrindo os olhos e movimentando espontaneamente membros", afirmou a médica Fátima Buarque, responsável pela UTI.

Portal G1

Alagoas: Saúde Pública em alerta após morte de macaco

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) foi informada que a morte de um macaco em uma mata de Maceió, registrada no mês de setembro, deu-se por complicações provocadas pelo vírus da febre amarela. Diante do resultado, o secretário estadual de Saúde, Christian Teixeira, disse que vai se reunir com representantes do governo federal ainda esta semana para pedir as medidas profiláticas necessárias para evitar a expansão do vírus. 

Por meio de nota enviada à imprensa, a Sesau informou que, apesar de não haver o registro de casos de febre amarela em humanos no território alagoano, foi detectado o vírus da doença em um primata. A secretaria disse que o animal foi encontrado em uma região de mata situada no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Portal Brasil 247

O Lampião do Youtube vai se casar!

Whindersson Nunes, o maior youtuber do Brasil, surpreendeu a namorada, Luísa Sonza, e a pediu em casamento durante a gravação de um de seus vídeos para o YouTube, o registro foi ao ar nesta quarta-feira (29/3). Sem que ela soubesse, Whindersson a chamou e disse que, naquela edição, fariam uma brincadeira chamada “cinco coisas que você não sabe que tá na caixa (sic)”.

Segundo o youtuber, a brincadeira tinha o seguinte esquema: ele colocou objetos pessoais em uma caixa e ela, vendada, tinha que adivinhar o que era. Entre os itens estava um lubrificante e um descongestionante nasal. No entanto, em determinado momento, ela pega uma caixinha de anel.

“É um anel? Tu tá brincando comigo?”, questiona Luísa. Whindersson, então, pede para que ela tire a venda, ajoelha-se e diz: “Quer casar comigo?”. “Quero!”, é a resposta da namorada. Nesse momento, o vídeo começa a tocar a música “Quando Deus Criou Você”, de Tatiana Costa.

Em seguida, Whindersson, que estava tremendo muito, diz: “Eu não sei em que dedo coloco, eu nunca casei!”. “Você me fez ficar apaixonado. Agora, é minha noiva”, diz. “Tem um ano que eu sou o cara mais feliz do mundo e, agora, vou ser mais feliz para sempre. Você e a mulher da minha vida”, finaliza.

Bem-sucedido - O piauiense Whindersson Nunes Batista, de 22 anos, é humorista, cantor e mantém um canal no Youtube há quatro anos. De forma simples, monta seus vídeos, quase sempre em um quarto de hotel (pois viaja o País inteiro com seus shows de comédia). No YouTube, ele recebeu as honrarias do canal: O quadro de prata (100 mil inscritos), o quadro de ouro (1 milhão de inscritos) e o quadro de diamante (10 milhões). Hoje, com 18 milhões de seguidores na plataforma de vídeos, ele ostenta o título de maior youtuber do País.

Com 15 anos de idade decidiu que queria fazer vídeos para o YouTube, tentou por diversas vezes fazer com que o seu canal fosse reconhecido, porém não obteve êxito. No entanto, pouco tempo depois voltou a produzir vídeos para o canal, e os vídeos começaram a receber mais visualizações, foi quando ele lançou a paródia Alô vó, tô reprovado, em 2012, que em uma semana alcançou a marca de cinco milhões de visualizações, na época a paródia se transformou em um viral. Whindersson então se mudou para Teresina. Não tinha onde morar e se hospedou na casa de um amigo, também youtuber. E em 2013 colocou seus sonhos em prática.

O conteúdo de seu canal é diversificado que inclui paródias, vlogs, músicas autorais e críticas de filmes. Suas principais marcas são as simplicidades de edição, cenário e figurino usados por Whindersson, que quase sempre grava sem camisa em um quarto bagunçado, sem qualquer tipo de edição além de cortes. Suas paródias, como "Vó tô reprovado", "Eu virei gay" e "Qual a senha do wi-fi" são sucesso de público. Ele participa de comerciais e está no elenco de dois filmes: "Os Penetras 2" e "Internet, o filme".E até filme de animação ele já participou como dublador, em "A Era do Gelo - O Big Bang".


Veja o vídeo do seu pedido de casamento:


Se você não conhece o canal, assista a seguir um de seus vídeos mais recentes:

Com informações do Metropolis e da Wikipedia

Cinco de sete conselheiros do TCE do Rio são alvos de prisão temporária

A Operação O Quinto do Ouro, da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (29), pegou cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O conselho deliberativo da Corte de Contas tem sete membros.

São alvos de prisão temporária o atual presidente da Corte Aloysio Neves Guedes (mandato de 2017 a 2018), o vice-presidente Domingos Inácio Brazão e os conselheiros José Gomes Graciosa, Marco Antonio Alencar e José Mauricio Nolasco.

Segundo o site do Tribunal de Contas, Aloysio Neves Guedes foi advogado e jornalista e exerce funções públicas desde 1966. Tomou posse como conselheiro em abril de 2010, eleito vice-presidente para o biênio 2015-2016.

Domingos Brazão foi deputado estadual, no exercício do mandato desde 1999 até 2015, perfazendo 17 anos de mandato parlamentar.

José Gomes Graciosa é advogado e foi presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro de 2001 a 2006. O conselheiro foi prefeito de Valença (31/01/82 a 31/01/88), no interior do Estado.

Marco Antonio Alencar é advogado e ocupou cargos públicos municipais e estaduais, entre os quais o de Secretário-Chefe do Gabinete Civil da Governadoria do Estado do Rio de Janeiro. Foi vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro no período de 2001 a 2006.

José Mauricio Nolasco é advogado, professor e especialista em Planejamento e Orçamento, Direito Empresarial, Falimentar e Público. Foi presidente da Corte eleito para os biênios de 2007/2008 e 2009/2010.Um dos principais trabalhos de fiscalização do Tribunal de Contas do Rio é a prestação de contas do Chefe do Poder Executivo do Governo do Estado.

As contas do governador são julgadas pela Assembleia Legislativa com base no parecer prévio (contrário ou favorável) emitido pelo Tribunal - que verifica, por exemplo, se a Lei Orçamentária Anual aprovada pela Assembleia Legislativa foi respeitada, bem como o cumprimento dos limites constitucionais, em termos de aplicação de recursos em diferentes áreas, tais como educação, saúde e meio ambiente, entre outras.

A Quinto do Ouro teve origem na delação premiada do conselheiro Jonas Lopes, ex-presidente da Corte de Contas, e de seu filho à Procuradoria-Geral da República. Em dezembro do ano passado, Jonas Lopes foi levado para depor na Operação Descontrole, desdobramento da Lava Jato.

Os conselheiros do TCE são investigados por supostamente fazerem parte de um esquema de pagamentos de vantagens indevidas que pode ter regularmente desviado valores de contratos com órgãos públicos para agentes do Estado.

Revista Época Negócios

Picciani presta depoimento durante três horas na Polícia Federal

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), saiu da Superintendência da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, zona portuária, cerca de três horas depois de ser conduzido coercitivamente para depor. O deputado saiu sem falar com a imprensa.

Picciani foi conduzido para depor em meio à Operação Quinto do Ouro, deflagrada nesta manhã, que também cumpriu mandados de prisão contra cinco conselheiros e um ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Os seis presos estão na Superintendência da PF e, após depoimento, serão levados para o Instituto Médico-Legal. Segundo a assessoria da PF, de lá, eles serão encaminhados a unidades do sistema prisional ainda não divulgadas.

Os conselheiros detidos tiveram bens e valores bloqueados.

De acordo com nota da Polícia Federal (PF), os presos são investigados por fazerem parte de um esquema de pagamentos de vantagens indevidas relacionadas a contratos com órgãos públicos para agentes do Estado, em especial membros do TCE-RJ e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

As investigações da PF indicam que agentes públicos teriam recebido valores indevidos para viabilizar a utilização do fundo especial do TCE-RJ para pagamentos de contratos do ramo alimentício atrasados junto ao governo. Esses agentes receberiam uma porcentagem do contrato faturado.

As investigações tiveram origem em uma colaboração premiada feita por dois investigados na Operação Lava Jato à Procuradoria-Geral da República.

O nome da operação – Quinto do Ouro – é referência a um imposto cobrado por Portugal dos mineradores de ouro no período do Brasil Colônia.

Agência Brasil

Nota do Blog: O deputado Jorge Picciani é pai do ministro dos esportes Leonardo Picciani