quinta-feira, 30 de março de 2017

Formação continuada para mediadores de conflitos

Fortalecer os Núcleos Comunitários de Conflitos e capacitar os mediadores voluntários que atuam nesses espaços. Com este objetivo a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), do Governo do Estado de Pernambuco, deu inicio a uma Formação Continuada, nesta quarta-feira (29/03), no Núcleo de Nova Descoberta, bairro da Zona Norte do Recife. A violência contra a mulher foi a temática abordada nesta primeira fase pela palestrante, a assessora do Sistema de Proteção da Secretaria da Mulher, Lívia Arruda. 

Coordenadora do programa Mediação de Conflitos, Kátia Pintor explica que, ao longo do ano, outras temáticas serão discutidas com os mediadores comunitários. “No segundo semestre de 2016 realizamos visitas aos núcleos para traçar um diagnóstico e identificar as principais necessidades dos núcleos. A partir daí, definimos um cronograma de formação continuada que também vai contemplar temas como técnicas de mediação de conflitos, direitos humanos, direitos da família, direito da pessoa com deficiência, criança e adolescente, entre outros”, detalhou.

Presidente da Associação de Moradores do Alto Antônio Félix e coordenador do núcleo, Alcino Alves ressaltou a importância da presença da ação na comunidade. “A capacitação nos ajuda a aprimorar conhecimentos, principalmente para usarmos para resolver desentendimentos e problemas de convivência. Por sermos da própria comunidade, os envolvidos se sentem muito à vontade”, disse. 

Também é objetivo da ação fomentar a cultura de paz e o respeito aos direitos da pessoa humana através do debate sobre as temáticas propostas. Por isso, a formação foi aberta a comunidade e contou com a participação de muitos moradores, como Mirtes Jéssica, que elogiou a ação. “Vai resolver muitos conflitos e isso ajuda. A informação é muito importante, pois conheci hoje muitos tipos de violência e posso ficar mais atenta em colaborar", explicou. 

Além da Secretaria da Mulher e dos moradores, também participaram da formação representantes da Secretaria de Defesa Social, Prefeitura do Recife e lideranças comunitárias que se comprometeram a fortalecer o trabalho desenvolvido.

CALENDÁRIO – O Núcleo Comunitário do Ibura de Cima será o próximo a receber a formação continuada, no mês de abril. Esta é a primeira de seis formações continuadas, que acontecerão em duas etapas contemplando os núcleos de Nova Descoberta, Ibura, Pina, Prazeres, Várzea, Paulista. A primeira etapa acontece neste primeiro semestre, e tem continuidade no segundo semestre.

Imprensa SEDH PE